Tuesday, September 06, 2022

Aula 91-92

Aula 91-92 (20 [1.ª, 3.ª], 21/mar [4.ª, 5.ª]) Podes situar-te na p. 322, na pequena secção dedicada ao Predicativo do complemento direto. Vai resolvendo os itens que ponho a seguir.

1. Sublinha o predicativo do complemento direto [ao lado, fui escrevendo os grupos que, em cada alínea, desempenham essa função; conselho: circunda primeiro o complemento direto]; já resolvi a alínea a:

a) Os populares aclamaram D. João I rei de Portugal. (predicativo do complemento direto é grupo nominal)

b) Álvaro Pais achou o esquema perfeito. (grupo adjetival)

c) As cortes têm-no como salvador da pátria. (grupo preposicional)

d) Os habitantes de Lisboa tratavam a rainha por «aleivosa». (grupo preposicional)

1.1 Copia das frases do exercício 1 os verbos que selecionam a função sintática de predicativo do complemento direto: a) aclamar; b) ____; c) ter (por); d) ________.

2. Sublinha o predicativo do complemento direto; [já pus a itálico o complemento direto]; já resolvi a primeira alínea:

a) Álvaro Pais designou para a missão um pajem.

b) Todos acharam o Mestre mais capaz.

c) A história julgará o Conde Andeiro como cúmplice.

d) O Mestre nomeou Álvaro Pais mentor da arruada.

3. Completa as frases de modo a incluir um predicativo do complemento direto [resolvi duas alíneas e, parcialmente, uma outra; faltam dois predicativos do complemento direto]:

a) Os populares creem Brahimi um mágico.

b) D. João supôs a situação vantajosa.

c) Os castelhanos julgaram os portugueses _________.

d) O povo proclamou ________________.

4. A pronominalização do que está sublinhado em a) não é possível, porque aí o complemento direto é maior. Tenta-a em b) (onde é possível pronominalizares só o complemento direto, mantendo a seguir o predicativo do complemento direto):

a) Álvaro Pais estudou o esquema perigoso. > *Álvaro Pais estudou-o perigoso.

b) Álvaro Pais achou o esquema perigoso. > Álvaro Pais ___________.

5. Transforma as frases de modo a substituíres o complemento direto e o predicativo do complemento direto por uma oração substantiva completiva [já resolvi a primeira alínea e avancei um pouco na segunda]:

a) O rei de Castela considerou Lisboa perdida. > O rei de Castela considerou que Lisboa estava perdida.

b) O Mestre estimava a batalha ganha no final do dia. > O Mestre estimava que _______.

c) O cronista declarou o Mestre a salvação de Portugal. > O cronista declarou ______.

Há umas aulas pedira que lesses em casa as pp. 156-157 (sobre complemento do nome) e 158-159 (sobre complemento do adjetivo). Abre o livro aí.

Na p. 157 resolve «Praticar»:

1. Sublinha os complementos do nome:

a. O primeiro marido de Inês dissimulou o seu caráter agressivo e autoritário.

b. A jovem esposa não escondeu o medo das ameaças de Brás da Mata.

c. A decisão de escolher um marido «pacífico» foi tomada por Inês depois do desaparecimento de Brás da Mata.

d. Pero Marques recebeu uma parcela da herança do pai.

e. A descrição do ataque do clérigo por Lianor Vaz mostrou a Inês a insegurança das mulheres solteiras.

2. Seleciona a única frase que não integra um complemento do nome: _____.

Na p. 159 resolve «Praticar»:

1. Seleciona as frases que incluem complemento do adjetivo e sublinha-o.

a. Atento à realidade do seu tempo, Gil Vicente denuncia a hipocrisia social dos membros da baixa nobreza.

b. Embora critique a dissimulação do amo, o Moço torna-se conivente com as mentiras do Escudeiro.

c. A carta que Inês recebe do seu irmão deixa-a feliz.

d. Desiludida com o «marido avisado», a jovem viúva reconsidera a proposta desinteressada de Pero Marques.

e. A alcoviteira presente na vida de Inês ao longo da ação confronta-a com a necessidade de rever as suas convicções sobre o casamento.

2. Identifica a única frase em que existe complemento do adjetivo: _____.

O cómico em O Inimigo Público resulta quase sempre de um facto insólito mas verídico da atualidade (que é exagerado ou cruzado com outros, tornando-se mais risível pelo absurdo da hipérbole ou transposição para outro contexto).

Integraríamos este processo no tipo de cómico dito de situação (cfr. situação irreal criada), mas, muitas vezes, a brincadeira começa pelo exagero de uma característica de uma personagem que esteve em foco nos dias anteriores, o que se pode associar ao cómico de caráter (ou de personagem).

Tenta reconhecer o facto da atualidade que levou a que o Inimigo Público resolvesse criar a notícia — no fundo, a parte verdadeira da notícia do IP. Escolhe notícias que percebas — como acompanham pouco os jornais ou a televisão, é natural que muitas destas brincadeiras lhes escapem. Depois, vê (1) se houve cruzamento com outro facto verídico; (2) se houve apenas um exagero da circunstância real já por si insólita (e em que consistiu esse exagero ou transposição inesperada); (3) se houve ainda algum outro processo que tornasse a notícia cómica.

Título da notícia

 

Facto verídico que fez que o assunto estivesse na ordem do dia (= notícia verdadeira)

 

Estratégia usada para tornar cómica a notícia do Inimigo Público.

(Tem em conta as situações 1, 2, 3, mas descreve o caso concreto.)

 

 

Título da notícia

 

Facto verídico que fez que o assunto estivesse na ordem do dia (= notícia verdadeira)

 

Estratégia usada para tornar cómica a notícia do Inimigo Público.

(Tem em conta as situações 1, 2, 3, mas descreve o caso concreto.)

 

Agora centra-te na última página do exemplar mais antigo . Na secção de entrevistas de rua (vox populi) — «Inquérito» — há com certeza, entre as personagens aí ficticiamente inquiridas, tipos sociais, ou sócio-psicológicos, que se pretende caricaturar.  Aponta os tipos aí aproveitados (nota que não é a definição que figura no jornal mas o que consigamos perceber pelo conjunto de nome, retrato, respostas dadas e até, no caso de pessoas reais, por conhecimento prévio nosso). Se a personagem entrevistada não corresponder a um tipo, põe apenas um traço.

nome da personagem

tipo social (ou psicológico) que se quer caricaturar

 

 

 

 

 

 

 

 

TPC e outros encargos (i) Para escalonar sorteio de Liga dos Campeões da Leitura em Voz Alta, prepara leitura em voz alta dos seguintes textos (o que implica que os tenhas lido em casa, percebido, investigado, ensaiado):

— para os da fila de mesas mais à esquerda da sala (a fila encostada à janela): «Texto A» e «Texto B» nas pp. 118- 119;

— para os da fila de mesas em que estão o meu computador e o meu projetor: «Texto C» e «Texto E» nas pp. 120-121;

— para os da fila de mesas à direita da minha (ou à esquerda da fila encostada à parede): «A representação do quotidiano» (p. 145) e «A dimensão satírica (2)» (p. 153);

— para os da fila de mesas que estão encostadas à parede, mais à direita da sala, portanto: «As personagens: caracterização e relações entre elas» (pp. 164-165).

(ii) Traz-me na próxima aula os livros que te tenha emprestado quer os tenhas lido quer não (excluo disto os livros que tenha emprestado já neste semestre).

(iii) Quem ainda não entregou o trabalho de gravação só o poderá fazer até ao final do próximo fim de semana.

(iv) Vou fechar também no final desta semana as secções da Classroom destinadas à ‘Palavra de estimação’ e a ‘Ética na vida e no desporto’ (ou texto pessoal sobre desporto).

 

 

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