Tuesday, September 06, 2022

Aula 89-90

Aula 89-90 (15 [4.ª], 17 [1.ª, 3.ª], 20/mar [5.ª]) Correção de trabalho da aula anterior (sinopse; cfr. Apresentação).

Nas pp. 166-167, lê o texto «Entre marido e mulher mete sempre a colher». O título aproveita um provérbio popular («________________»), que é alterado, de tal modo que poderia servir enquanto slogan de uma campanha contra a __________.

Responde às perguntas 2 a 10 (pp. 167-168):

2. = ___ | 3. = ___ | 4. = ___ | 5. = ___ | 6. = ___ | 7. = ___

8.           a. _______________;

               b. _______________;

               c. _______________;

               d. _______________;

               e. _______________;

               f. _______________;

               g. _______________.

9. ______________________

10. A oração «que este tipo de violência pode assumir» (l. 33) é subordinada ________. É introduzida por _______ e desempenha a função sintática de _______.

Relaciona o texto que lemos com a Farsa de Inês Pereira e com Cantar! (a porco-espinho Ash?; a porca Rosita?; o rato Mike?; ...).

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Completa o texto em baixo com os termos seguintes:

público-alvo / comercial / consumo / registos de língua / slogan / campanha / produto / institucional / causa / cidadania / conotações

Os sketches que acabámos de ver («Agência publicitária de Chelas» e «Pare de estalar os dedos», ambos da série Lopes da Silva) servem para exemplificar dois tipos de publicidade: a comercial e a institucional.

«Agência publicitária de Chelas» seria um exemplo de publicidade a incitar ao ______, encomendada por empresas, destinada a vender um ______ ou marca, designável como publicidade ______. Já o conjunto «Pare de estalar os dedos» ridicularizava a publicidade ______, aquela que é da iniciativa do governo ou de associações não-lucrativas, que visa informar, despertar consciências, a adesão a uma _____, enfim, educar para a _____.

Ao conceber a campanha para a Super Sumo, a Agência Criativa de Chelas não adaptou a sua estratégia ao verdadeiro _____ do produto em causa. Essa adaptação às pessoas suscetíveis de consumir o refrigerante determinaria que se evitassem palavras de _____ muito marcados em termos sociais ou situacionais. Quando o empresário manifesta a vontade de que houvesse outra linha diretora da ______, com mais «classe», os publicitários de Chelas limitaram-se a fazer figurar «requinte» no ______. O episódio termina com um quiproquó (um mal-entendido) motivado pelas ______ policiais da expressão «está referenciada».

Roubei a um manual (Célia Cameira, Fernanda Palma, Rui Palma, Mensagens, 10.º ano, Lisboa, Texto, 2016, p. 47) slogans que ficaram célebres porque se sabe terem sido criados por poetas que também trabalharam em publicidade. Tenta adivinhar o produto ou instituição a que se destinavam:

Slogan

Entidade ou produto

Autor

Há mar e mar, há ir e voltar.

 

Alexandre O’Neill

Mais seguro, mais futuro.

 

Ary dos Santos

Primeiro, estranha-se; depois, entranha-se.

 

Fernando Pessoa

Não por acaso, estes slogans têm rima (em -ar, em -____ e em -anha-se). Quanto à métrica, só há um slogan em que os dois versos não são isométricos (isto é, não têm o mesmo número de sílabas métricas). Com efeito, os versos de _______ são um tetrassílabo e um pentassílabo; nos outros dois slogans, temos dois versos _____ e dois versos tetrassilábicos.

Na p. 236 repara em quatro cartazes, todos com publicidade institucional (por isso, mais do que publicitar um produto, parecem promover uma mensagem, fazer um apelo moral). Completa:

Entidade responsável

Imagem

Slogan

Ideia que se pretende transmitir

Quercus

Quatro animais, cada um no seu habitat

 

 

 

 

 

Uma gota de água pintada a branco no meio de dezenas por preencher

 

 

Devemos reduzir o consumo de água.

 

Pacto Português para os Plásticos

 

Vamos reinventar o plástico. Obrigado por reduzir

 

Projeto Mobilizar

 

Aposte numa mobilidade com ZERO POLUIÇÃO

 

 

Cria slogans (não de brincadeira mas originais e eficazes) para...

Livrarias (frequência de) ou promoção da leitura:

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Promoção do novo teatro de Buster Moon (ou do teatro em geral):

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Escola Secundária José Gomes Ferreira (inscrição na):

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Um dado produto alimentar ou marca [explicita qual:

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TPC — Redige guiões para estes anúncios (pedidos na página que não chegámos a fazer em aula):

Procurando responder à mensagem que o empresário queria que a publicidade inculcasse — «É cool beber Super Sumo; e quem não bebe não é cool» — e mantendo um formato televisivo, cria o anúncio (enfim, melhor do que o da ACC — e sem ser a gozar).

Guião simplificado (descrição da cena no filme, incluindo o que haja de diálogos):

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Slogan (frase que fecharia o anúncio, depois repescada para a campanha por cartazes):

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Se te sobrar tempo, pensa em anúncio que incluísse um dos slogans da p. 47 (o de O’Neill versava a segurança nas praias; o de Ary, uma empresa de seguros; o de Pessoa, a Coca-Cola).

Guião simplificado (descrição da cena no filme, incluindo o que haja de diálogos):

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Slogan (frase que fecharia o anúncio — uma das seguintes, que circundarás):

Há mar e mar, há ir voltar. / Mais seguro, mais futuro / Primeiro, estranha-se; depois, entranha-se.

 

 

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