Aula 89-90
Aula 89-90
(15 [4.ª], 17 [1.ª, 3.ª], 20/mar [5.ª]) Correção de trabalho da aula anterior (sinopse; cfr.
Apresentação).
Nas pp. 166-167, lê o
texto «Entre marido e mulher mete sempre a colher». O título aproveita
um provérbio popular («________________»), que é alterado, de tal modo que
poderia servir enquanto slogan de uma campanha contra a __________.
Responde às perguntas 2 a 10
(pp. 167-168):
2. = ___ | 3. = ___ |
4. = ___ | 5. = ___ | 6. = ___ | 7. = ___
8. a. _______________;
b.
_______________;
c.
_______________;
d.
_______________;
e.
_______________;
f.
_______________;
g.
_______________.
9. ______________________
10. A oração «que este tipo
de violência pode assumir» (l. 33) é subordinada ________. É introduzida por
_______ e desempenha a função sintática de _______.
Relaciona o texto que lemos
com a Farsa de Inês Pereira e com Cantar! (a porco-espinho Ash?; a
porca Rosita?; o rato Mike?; ...).
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Completa o texto em baixo
com os termos seguintes:
público-alvo / comercial /
consumo / registos de língua / slogan / campanha / produto / institucional / causa
/ cidadania / conotações
Os sketches que acabámos de ver («Agência publicitária de Chelas» e «Pare
de estalar os dedos», ambos da série Lopes da Silva) servem para exemplificar dois
tipos de publicidade: a comercial e a
institucional.
«Agência publicitária de Chelas»
seria um exemplo de publicidade a incitar ao ______, encomendada por empresas,
destinada a vender um ______ ou marca, designável como publicidade ______. Já o conjunto «Pare de estalar os dedos»
ridicularizava a publicidade ______, aquela que é da iniciativa do governo ou de
associações não-lucrativas, que visa informar, despertar consciências, a adesão
a uma _____, enfim, educar para a _____.
Ao conceber a campanha para
a Super Sumo, a Agência Criativa de Chelas não adaptou a sua estratégia ao verdadeiro
_____ do produto em causa. Essa adaptação às pessoas suscetíveis de consumir o
refrigerante determinaria que se evitassem palavras de _____ muito marcados em termos
sociais ou situacionais. Quando o empresário manifesta a vontade de que houvesse
outra linha diretora da ______, com mais «classe», os publicitários de Chelas limitaram-se
a fazer figurar «requinte» no ______. O episódio termina com um quiproquó (um mal-entendido)
motivado pelas ______ policiais da expressão «está referenciada».
Roubei a um manual (Célia
Cameira, Fernanda Palma, Rui Palma, Mensagens, 10.º ano, Lisboa, Texto, 2016,
p. 47) slogans que ficaram célebres porque se sabe terem sido criados
por poetas que também trabalharam em publicidade. Tenta adivinhar o produto ou
instituição a que se destinavam:
Slogan |
Entidade ou produto |
Autor |
Há mar e mar, há ir e voltar. |
|
Alexandre O’Neill |
Mais seguro, mais futuro. |
|
Ary dos Santos |
Primeiro, estranha-se; depois, entranha-se. |
|
Fernando Pessoa |
Não por acaso, estes
slogans têm rima (em -ar, em -____ e em -anha-se). Quanto à métrica,
só há um slogan em que os dois versos não são isométricos (isto é, não têm o mesmo
número de sílabas métricas). Com efeito, os versos de _______ são um tetrassílabo
e um pentassílabo; nos outros dois slogans, temos dois versos _____ e dois versos
tetrassilábicos.
Na p. 236 repara em quatro
cartazes, todos com publicidade institucional (por isso, mais do que publicitar
um produto, parecem promover uma mensagem, fazer um apelo moral). Completa:
Entidade responsável |
Imagem |
Slogan |
Ideia que se pretende transmitir |
Quercus |
Quatro animais, cada um no seu habitat |
|
|
|
Uma gota de água pintada a branco no meio de dezenas
por preencher |
|
Devemos reduzir o consumo de água.
|
Pacto Português para os Plásticos |
|
Vamos reinventar o plástico. Obrigado por
reduzir |
|
Projeto Mobilizar |
|
Aposte numa mobilidade com ZERO POLUIÇÃO
|
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Cria slogans
(não de brincadeira mas originais e eficazes) para...
Livrarias (frequência de)
ou promoção da leitura:
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Promoção do novo teatro de
Buster Moon (ou do teatro em geral):
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Escola Secundária José
Gomes Ferreira (inscrição na):
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Um dado produto alimentar
ou marca [explicita qual:
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TPC
— Redige guiões para estes anúncios (pedidos na página que não chegámos a fazer
em aula):
Procurando responder à mensagem
que o empresário queria que a publicidade inculcasse — «É cool beber Super Sumo; e quem não bebe não é cool» — e mantendo um formato televisivo, cria o anúncio (enfim, melhor
do que o da ACC — e sem ser a gozar).
Guião simplificado (descrição da cena no filme, incluindo o que haja
de diálogos):
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Slogan (frase que fecharia o anúncio, depois repescada para a campanha
por cartazes):
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Se te sobrar
tempo, pensa em anúncio que incluísse um
dos slogans da p. 47 (o de O’Neill versava a segurança nas praias; o de Ary,
uma empresa de seguros; o de Pessoa, a Coca-Cola).
Guião simplificado (descrição da cena no filme, incluindo o que haja
de diálogos):
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Slogan (frase que fecharia o anúncio
— uma das seguintes, que circundarás):
Há mar e mar, há ir voltar. / Mais seguro, mais futuro / Primeiro,
estranha-se; depois, entranha-se.
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