Aula 79-80
Aula 79-80 (27 [1.ª, 3.ª], 28/fev [5.ª,
4.ª]) Correção do comentário comparativo escrito na aula anterior.
Na p. 135, definem-se tipos
de cómico. Lê essas definições e, depois de assistires a trecho de Último a sair — «O milagre de Bruno» —,
faz corresponder às descrições 1 a 7 as seguintes siglas para os três tipos de
cómico: S(ituação), C(aráter), L(inguagem).
1. Bruno Nogueira apanhado a
andar com relativo à vontade quando ainda usava cadeira de rodas no dia
anterior. Facto de, à pergunta sobre o que se estava a passar, responder que
comia um iogurte muito bom (e fingir não ter reparado estar em pé sem
auxílios).
2. Credulidade (ingénua mas também «beata») de Roberto Leal,
que aceita todas as explicações de Bruno acerca do milagre, mesmo as mais ridículas.
3. Descrição pormenorizada que Bruno faz da apresentação
atual de Nossa Senhora («topezinho da Bershka», «brincos da Accessorize», «mandou
alinhar a direção»).
4. Descaramento de Bruno ao inventar mentiras à medida que
Roberto lhe pede pormenores ou estranha a situação inicial.
5. «Aaaaaah» muitíssimo alongado de Bruno (para ganhar tempo
para pensar na mentira).
6. «Ganda Bruno», «já lerparam», «estive a esgalhar mais
três», «metem os outros num chinelo» no discurso de Nossa Senhora como reportado
por Bruno Nogueira (e «chuta» deste para a Virgem).
7. «Posso te dar um beijo?» — pergunta Roberto Leal. «Onde?
Não vale a pena» — responde Bruno.
Em «A
história de Bruno» (Último a sair),
encontra aspetos de cada tipo de cómico:
De situação — Quando Bruno julgava poder mentir sem ser
desmascarado (por nenhum dos presentes conhecer Angola), Luciana, que conhece
Angola, pergunta-lhe _______ em que tudo se passara.
De linguagem — ________ angolano cunhado por Bruno
(caricaturando certos nomes de localidades angolanas).
De caráter — ________, enquanto mitómano (mentiroso compulsivo); e todos
os outros, demasiado ________, embevecidos com a história obviamente inventada.
Vai ouvindo a canção cuja
letra pus atrás. Relaciona essa canção («Os
maridos das outras», de Miguel Araújo) — a sua moralidade — com o tópico
essencial da parte da Farsa que estivemos
a ver hoje (pp. 132-133). Inclui, pelo menos, uma citação da peça.
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«Os maridos
das outras» (Miguel
Araújo)
Toda a gente sabe que
os homens são brutos
Que deixam camas por fazer
E coisas por dizer.
São muito pouco astutos, muito pouco astutos.
Toda a gente sabe que os homens são brutos.
Toda a gente sabe que os homens são feios
Deixam conversas por acabar
E roupa por apanhar.
E vêm com rodeios, vêm com rodeios.
Toda a gente sabe que os homens são feios.
Mas os maridos das outras não
Porque os maridos das outras são
O arquétipo da perfeição
O pináculo da criação.
Dóceis criaturas, de outra espécie qualquer
Que servem para fazer felizes as
amigas da mulher.
E tudo os que os homens não...
Tudo que os homens não...
Tudo que os homens não...
Os maridos das outras são
Os maridos das outras são.
Toda a gente sabe que os homens são lixo
Gostam de músicas de que ninguém gosta
Nunca deixam a mesa posta.
Abaixo de bicho, abaixo de bicho.
Toda a gente sabe que os homens são lixo.
Toda a gente sabe que os homens são animais
Que cheiram muito a vinho
E nunca sabem o caminho.
Na na na na na na, na na na na na.
Toda a gente sabe que os homens são animais.
Mas os maridos das outras não
Porque os maridos das outras são
O arquétipo da perfeição
O pináculo da criação.
Amáveis criaturas, de outra espécie qualquer
Que servem para fazer felizes as
amigas da mulher.
E tudo os que os homens não...
Tudo que os homens não...
Tudo que os homens não...
Os maridos das outras são
Os maridos das outras são
Os maridos das outras são.
Se
terminares cedo, resolve o ponto 2 na p. 134 (mas decidindo apenas os
adjetivos aplicáveis a Pêro): . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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E,
em Escrita, o ponto 1.1 (da mesma p. 134):
(a) ________ (c) _________
(b) rico, ____, conhecido (d) eloquente, com capacidades _____, galante
Divide
em sílabas métricas os vv. 365, 366, 432, 443:
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
TPC — Lê (basta ler, não é preciso responder às perguntas),
em torno da Farsa, «As personagens:
caracterização e relações entre elas» (pp. 164-165).
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