Aula 85-86
Aula 85-86 (8
[4.ª], 10/mar [1.ª, 3.ª]) Correção do questionário de leitura sobre excerto 4 da
Farsa (cfr. Apresentação).
Regressamos nesta aula ao estudo
da flexão
verbal. Completa:
Um verbo é ______ {regular/irregular}, quando segue o modelo da sua conjugação (a primeira, de
tema em a; a segunda, em ___; a terceira,
em ____). Se o verbo apresentar modificações no radical (exemplo: «ouço», apesar de «ouvir») ou na flexão das pessoas («estou» [cfr. «cantas»]; «estás» [cfr. «cantas»]), é ______.
Verbos _______ {impessoais/unipessoais/defetivos} são
os que, na sua flexão, não se apresentam em algumas pessoas ou tempos (por exemplo,
os verbos «abolir» e «falir» não têm 1.ª pessoa do singular do ______ do Indicativo).
Há também verbos ______ {impessoais/unipessoais/defetivos} —
exemplo: «chover», «haver», «amanhecer» —, que são os que não têm _______ {sujeito/pessoa/tempos}.
Há ainda os verbos ______ {impessoais/unipessoais/defetivos},
os que, dado o seu sentido, só se costumam usar na _____ pessoa (exemplo: «cacarejar»,
«grasnar»).
Por fim, pode igualmente
aparecer o termo «verbo abundante», que designa os verbos que têm mais que uma
forma possível (em geral, duas formas no ______ ______ — «pago»/«pagado»; «aceite»/«aceitado»
—, ou, mais raramente, em outros tempos: «ele _____»/«ele construi»; «comprazesse»/«comprouvesse»;
«requere»/«requer»; «______»/«dize»).
Completa, depois de veres os
sketches da série Lopes da Silva:
Em «Debate sobre malbaratar»,
a estranheza de certas formas verbais não se deve apenas aos seus sons — como diz
o comentador que, a dada altura, intervém —, antes se pode atribuir ao facto de
se tratar de verbos que, na língua atual, se fossilizaram em poucas expressões
______ {idiomáticas/idiotas}, em fórmulas circunscritas a registos
e contextos específicos («alijar responsabilidades»; «colmatar falhas»; «enveredar
por maus ________ ou por uma carreira»; «untar as mãos»). Acabamos por estranhar
a flexão desses verbos, sempre que surjam fora daquelas frases feitas e, ainda
por cima, em diálogo (em registo literário, seria diferente). Sem as palavras que
os costumam acompanhar, esses verbos parecem-nos quase ______ {agramaticais/corretos}.
Em «Não faleci nada», o caso
é parecido. O verbo «falecer» não é defetivo (tem as várias pessoas e tempos), mas,
utilizado como verbo intransitivo e em situação de conversa banal, a sua flexão
na _____ e na _____ pessoas do Pretérito ______ do ______ («faleci», «faleceste»)
torna-se inverosímil.
Há vantagens em conhecer os
três tempos _______ {primitivos/derivados}, uma vez que estes nos permitem
chegar à flexão dos tempos _______ {primitivos/derivados}. Nas tabelas seguintes, preenche
as quadrículas vagas.
Tempos
derivados do Presente
Presente do Conjuntivo
Verbo |
1.ª pessoa do singular do
Presente do Indicativo |
- Vogal final |
+ E (1.ª conjugação) ou +
A (2.ª e 3.ª) [= 1.ª pessoa do singular do
Presente do Conjuntivo] |
|
Colmato |
Colmat- |
Colmate |
Malbaratar |
|
Malbarat- |
Malbarate |
Intuir |
Intuo |
|
Intua |
Falecer |
Faleço |
Faleç- |
|
Exceções: ser, dar,
estar, haver, ir, querer, saber (cujas primeiras pessoas do singular do Presente do Conjuntivo
são: «seja», « _______ », «esteja», «haja»,
«_______», «queira», «saiba»).
Imperativo
Verbo |
2.ª pessoa do singular do
Presente do Indicativo |
- S final [= 2.ª pessoa do
singular do Imperativo] |
Alijar |
Alijas |
|
Untar |
|
Unta |
Verbo |
2.ª pessoa do plural do Presente
do Indicativo |
- S final [= 2.ª pessoa do
plural do Imperativo] |
Enveredar |
|
Enveredai |
Esbanjar |
Esbanjais |
|
(Para imperativo negativo ou
para outras pessoas, ver Presente do Conjuntivo.)
Tempos
derivados do Perfeito
Mais-que-Perfeito
Verbo |
1.ª pessoa do plural do
Perfeito do Indicativo |
-desinência pessoal |
+ RA [= 1.ª pessoa do Mais-que-Perfeito] |
Fazer |
Fizemos |
Fize- |
|
Ir |
Fomos |
|
Fora |
Colmatar |
|
Colmata- |
Colmatara |
Imperfeito do
Conjuntivo
Verbo |
1.ª pessoa do plural do
Perfeito do Indicativo |
- desinência pessoal |
+ SSE [= 1.ª pessoa do Imperfeito do Conjuntivo] |
Trazer |
Trouxemos |
Trouxe- |
|
Vir |
Viemos |
|
Viesse |
Ver |
|
Vi- |
Visse |
Futuro do Conjuntivo
Verbo |
1.ª pessoa do plural do
Perfeito do Indicativo |
- desinência pessoal |
+ R [= 1.ª pessoa do Futuro
do Conjuntivo] |
Poder |
Pudemos |
Pude- |
|
|
Coubemos |
Coube- |
Couber |
Vislumbrar |
|
Vislumbra- |
Vislumbrar |
Tempo
derivados do Infinitivo
Futuro
Verbo |
Infinitivo |
+ EI [= 1.ª pessoa do Futuro] |
Untar |
Untar |
|
Vislumbrar |
|
Vislumbrarei |
Condicional (ou
Futuro do Pretérito)
Verbo |
Infinitivo |
+ IA [= 1.ª pessoa
do Condicional] |
|
Intuir |
Intuiria |
Almejar |
Almejar |
|
Imperfeito do
Indicativo
Verbo |
Infinitivo |
- Vogal temática e R |
+ AVA (1.ª conj.) + IA (2.ª ou 3.ª) [= 1.ª
pessoa do Imperfeito] |
Almejar |
Almejar |
Almej- |
|
Falecer |
Falecer |
Falec- |
|
Intuir |
Intuir |
Intu- |
|
Exceções: ser, ter,
vir, pôr (cujas primeiras pessoas do Imperfeito são: «era», «_______»,
«vinha», «________»).
Podes ter o manual aberto
nas pp. 146-147 (e, depois, nas pp. 148-149), enquanto veremos encenações correspondentes
a esse excerto 5 da Farsa de Inês Pereira. Como te
lembrarás, víramos a peça até ao momento em que Inês se casara com o Escudeiro
(Brás da Mata). Vê-la-emos agora já casada.
[Assistência a trechos da Farsa (correspondentes às pp. 146-149 do
manual)]
Sintetiza o que se passa,
em termos de intriga (enredo), neste excerto 5 da Farsa de Inês Pereira.
Cerca de 150 palavras e incluindo duas citações da peça. A tinta (sem medo de
riscar).
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TPC — Em Gaveta de Nuvens,
lê ficha (corrigida) do Caderno de Atividades sobre ‘Atos de fala’.
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