Aula 11-12
Aula 11-12 (3 [1.ª, 3.ª], 4/out [4.ª,
5.ª]) Devolução e correção de fragmentos com cada tipo
textual (ver Apresentação).
Repara na seguinte ligeira
atualização do português da cantiga de
amigo «Ondas do mar de Vigo» (p. 28), de Martim
Codax. Evitei trocar as palavras cujo sentido se percebe, mesmo
quando um pouco diferente do moderno.
Tendo em conta a estrutura
do poema, bastante repetitiva, conseguirás adivinhar os versos que faltam nas
estrofes 2, 3, 4. Copia-os nesse estilo adaptado ao português atual.
Ondas do mar de Vigo,
[dizei-me] se vistes o meu amigo.
E [sabeis], ai Deus, se virá cedo?
Ondas do mar levado,
[dizei-me] se vistes o meu amado.
_______________________
_______________________
aquele por quem suspiro.
_______________________
_______________________
aquele por quem tenho grande cuidado.
E [sabeis], ai Deus, se virá cedo?
Se já lançaste
os versos em falta, põe uma destas etiquetas à esquerda de cada um dos doze
versos da cantiga (usa só a inicial):
Apóstrofe (que identifica o
«confidente» da rapariga);
Reencontro com o namorado (impaciência
da rapariga pelo...);
Preocupação pelo namorado (rapariga
mostra...);
Saudade do namorado (rapariga
assume ter...);
Inquietação (rapariga exprime
desconhecimento do paradeiro do namorado e revela...).
Tenta
resolver os itens de gramática na p. 29 (já vão respondidos 1.1 e 3):
1.1 Na frase «A donzela
perguntou às ondas se tinham visto a sua prancha de surf», a palavra «se» é {escolhe}
A (conjunção subordinativa completiva)| B | C | D.
1.2 Em «Ondas do mar de Vigo,
vistes o meu amigo?», o sujeito é {escolhe} A | B | C | D.
2 Em «Ondas do mar levado,
/ se vistes meu amado» substitui o complemento direto por um pronome
pessoal: _________
3 a) modificador apositivo do
nome; b) modificador restritivo do nome; c) predicativo do sujeito;
d) complemento indireto; e) sujeito; f) complemento direto.
«Dicionário
Português-Manuelmachadês» (da série Diz que
é uma espécie de magazine) caricatura a linguagem de alguém do meio desportivo.
O tipo de discurso designado como «manuelmachadês» caracteriza-se pela complexificação
da sintaxe e do léxico, por pretensiosismo do enunciador. Essa exibição de linguagem
empolada acaba por prejudicar a clareza da mensagem.
Quais são os recursos expressivos (as _____ de
estilo) usados por Manuel Machado e que resultam no tal estilo complicativo?
Não são muitos. Em geral, pode dizer-se que se socorre de perífrases (circunlóquios;
isto é, diz em muitas palavras o que poderia ser dito
(1) troca de palavras/expressões
por outras suas sinónimas mas de registo mais cuidado (nestes casos,
pode surgir uma ou outra expressão com origem em metáfora);
(2) troca de palavras/expressões
por outras mais abrangentes, ou mesmo inadequadas, por eufemismo (evitando ‘ferir suscetibilidades’).
{Completa a tabela,
registando 1 ou 2 na coluna da direita.}
sentido denotativo |
manuelmachadês |
recurso |
como
ganhámos, fizemos bem em jogar assim |
a
pontuação obtida, de alguma maneira, ratifica as opções tomadas |
|
corrigiu
os erros |
retificou
alguns procedimentos que tinha denunciado como deficitários |
|
uma
estratégia atacante |
uma
estratégia que não pressupunha uma metodologia muito defensiva |
|
fim
do jogo |
parte
terminal do encontro |
|
últimos
lugares do campeonato |
lugares
da parte terminal da tabela |
|
o
árbitro decidiu mal |
o
critério disciplinar foi extremamente agudo |
|
não
digo que o árbitro seja desonesto |
nada
do que eu disse vai no sentido de melindrar essa cidadania e os seus direitos,
tudo o que eu disse é contextualizado a um processo desportivo |
|
tentar
não perder o jogo |
obstar
a que o Porto leve os pontos em disputa |
|
Na última fala — «este tipo
que andou no meio do terreno não presta» —, o inesperado é Machado não ter recorrido
a um ________ que adocicasse a crítica ao árbitro.
Compara o seguinte
poema de Adília
Lopes, poetisa nascida em 1960, com a cantiga de amigo de Martim Codax
(p. 28).
Nas ondas
do mar de Vigo
tomo banho
com o meu amigo
Vigo, 15-31 de agosto de 1993
Adília Lopes, Dobra. Poesia Reunida. 1983-2007, 2.ª
ed., Lisboa, Assírio & Alvim, 2014, p. 355
Não te preocupes com os aspetos
formais da cantiga e da quadra. Contrasta sobretudo circunstâncias, atitudes,
sentimentos. No teu comentário podem surgir, entre muitas outras, as seguintes
palavras:
sujeito (lírico, poético), cantiga
de amigo, quadra (ou quarteto), poema, saudade, preocupação,
angústia, concretização, namorado, confidente, mar,
ausente, presente]
. . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
[Solução possível:
A atitude do sujeito no
poema de Adília Lopes é mais de realização amorosa do que de saudade, preocupação
ou angústia. Enquanto na cantiga de amigo medieval o namorado está ausente (e é
esse mesmo o verdadeiro motivo dos apelos do eu), no poema do século XX está presente
e aliás numa situação que parece ser contemporânea da enunciação. Quanto ao mar,
que é confidente («Ondas do mar de Vigo») mas também causa da ansiedade (está
subentendido que o amigo é um mareante) em Codax, na quadra da poetisa serve de
espaço do encontro dos dois amantes.]
Lê o poema «Pedro de
Santarém», também de Adília Lopes
(que foi aluna da Pedro há exatos cinquenta anos). Escreve à direita um poema
no mesmo estilo. Haverá:
Título com nome de uma
escola (que o «eu» do texto tivesse frequentado);
Apóstrofes dirigidas ao
próprio enunciador («Querida rapariga primitiva que eu sou»; «Minha querida
rapariga»);
Quase nenhuma pontuação;
Versos pequenos e sem rima.
Pedro
de Santarém _______
Querida ________
rapariga ________
primitiva ________
que eu sou ________
fui ________
e hei de ser ________
Minha ________
querida ________
rapariga ________
para ti ________
os girassóis ________
são giros ________
e giram ________
e é o amor ________
que move ________
o Sol ________
que move ________
o girassol ________
E ________
é o girassol ________
que move ________
o Sol ________
Querida ________
rapariga ________
imperativa: ________
gira, Sol ________
gira, girassol ________
E ________
Deus ________
é ________
o girassol ________
Adília Lopes, Dobra. Poesia Reunida. 1983-2007, 2.ª
ed., Lisboa, Assírio & Alvim, 2014, p. 511
TPC
— Em Gaveta de Nuvens lê entrevista
com Adília Lopes, por colegas de há década e meia. Podes também experimentar
ouvir algumas versões musicais de «Ondas do mar de Vigo». E é útil ires lendo
os textos expositivos no manual sobre a lírica trovadoresca.
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