Sunday, September 07, 2014

Bibliofilmes do 10.º 8.ª


Matilde



Matilde / Pedro Chagas Freitas, Prometo falhar / 17 // Pontos fortes Leitura expressiva, quase dramatizada (notei uma hesitação apenas em «sinto-me sufocado»). Como ainda é longo o texto que é dito, torna-se difícil não se cair na «sobredramatização» (solução talvez fosse a de baixar a voz, murmurar mais do que ler como se lêssemos para uma plateia). Articulação da redação e do filme a que se recorreu (embora se deva dizer que o trabalho em termos de imagens acaba por ser pouco pessoal). Redação boa (mas evitaria alguns bordões: «tal», «algo», «fiquei devastado», «hirto e hipnotizado»). Aspetos melhoráveis Relação com o livro é quase demasiado leve (ponto de partida é a frase «É essa a lei das aparências, noventa por cento do que vemos no mundo são as aparências e os outros dez têm mau aspeto»). E a tal parcimónia de criação própria em termos de imagens.


Afonso Puga



Afonso Puga / John Boyne, O rapaz do pijama às riscas / 12 // Pontos fortes Clareza da leitura, capacidade de síntese (embora esta sinopse seja decerto semelhante a milhares encontráveis na net). Aparente domínio técnico (até por isso, é pena que não se investisse mais em trabalho de criação pessoal, de que o Afonso seria muito capaz). Aspetos melhoráveis Livro escolhido (tinham a obrigação de ir ler agora um livro de outro estilo; por outro lado, como direi a propósito de todas as Annes Franks que me apareçam nestes trabalhos, fica-me sempre a ideia de que se limitaram a aproveitar leituras já feitas antes, por vezes em outros anos letivos). Formato também o desaconselhara (é uma sinopse, um resumo). Imagens são as do filme (também lhes tinha pedido que o evitassem).


Henrique



Henrique / Júlio Verne, A volta ao mundo em oitenta dias / 10,5 // Pontos fortes Nem sei (talvez a noção que tenho de que o Henrique era capaz de fazer bem melhor; uma outra leitura que entretanto já está a fazer, de livro de Alexandra Lucas Coelho). Aspetos melhoráveis Formato (um resumo, no fundo; um áudio e uma imagem googlada). Leitura tem várias hesitações. Tempo mínimo não foi cumprido (1.42). A corrigir: «poderia-se dar» (poder-se-ia dar); alguns «este» a mais.





Zé / Fernando Pessoa & Ofélia Queiroz, Cartas de amor de ... / 18,5 // Pontos fortes Trata-se de criação compósita, que obrigou a planificação cuidadosa e a investimento em áreas variadas: redação (de poesia rimada); representação; cenário-adereços; ... Conseguida transposição de contexto, incorporando-se bem o original (e aliás dizê-lo bem). Aspetos melhoráveis O tipo criado (o do poeta que ilude rapariga) não corresponderá à nossa intuição sobre Pessoa (mas talvez também aqui tenha havido um exercício de transposição de contextos). E talvez tivesse usado mais alguns pequenos fragmentos das cartas.


João A.



João A. / Vergílio, Eneida / 14 // Pontos fortes Resulta bem o estilo coloquial inicial. Adotar-se uma narração autodiegética (por Eneias) atenua o facto de estarmos perante um resumo da obra (o que eu desaconselhara). Livro bem escolhido (já agora, deve ter-se em conta que a obra lida é uma tradução, uma adaptação, do original; em rigor, deviámos citar o tradutor, Luís M. G. Cerqueira, professor da Faculdade de Letras de Lisboa e que, há muitos anos, chegou a ser professor da ESJGF). Aspetos melhoráveis Leitura em voz alta mostra, por vezes, bastantes hesitações, como se o texto estivesse pouco estudado ainda. A corrigir: «tinha intervido» (tinha intervindo); «á esquerda» (à esquerda).


Madalena F.



Madalena F. / Anne Frank, O diário de ... / 17 // Pontos fortes Muito boa leitura. Escrita também sempre correta (texto pessoal a partir de uma frase do livro, «o papel tem mais paciência»). Aspetos melhoráveis Livro escolhido. Solução para imagens não é uma muito valorizadora, pouco acrescenta. Tempo é rigorosamente o mínimo estipulado. Correções: «apercebo-me que estou sozinha» (apercebo-me de que estou sozinha); «invadindo-me de uma tristeza» (invadindo-me uma tristeza). Também evitaria uns quase lugares comuns: «fiel amigo», «segredos mais profundos», «simples folha de papel».


Madalena S.



Madalena S. / Eça de Queirós, O Primo Basílio / 18 // Pontos fortes Reflexão com transposições para época atual, em paralelo com abordagem estilizada (caricatural) da obra original. Planificação e realização (características do cinema), incluindo representação (de Madalena e, também, de Sofia), caracterização, cenário, guarda-roupa, música, estilo «oitocentista» de fotografia. Aspetos melhoráveis Sintaxe do passo a 50’-60’. Na leitura em voz alta, ligeiro excesso de rapidez («sofreguidão» causada pela angústia de se sentir estar a ler para um público). Pronúncia com assimilação em «m[a]ralizadora» (moralizadora).



Miguel





Miguel / Ricardo Araújo Pereira, Novas Crónicas da Boca do Inferno / 15 // Pontos fortes Representação. Capacidade de inovar, esboçando um novo formato (que, no entanto, não foi concretizado na íntegra). Expressividade da locução (mas também há hesitações na leitura em voz alta, decerto porque não se repetiu suficientemente). Aspetos melhoráveis O desequilíbrio a que já aludi (inicia-se o bibliofilme com um formato de espécie de «stand up comedy», mas, a partir de certo momento, a capa do livro monopoliza as imagens, como se não se tivesse levado até ao fim o projeto inicial). (Vera Tavares, a capista, será mesmo a que nos aparece na imagem? Creio que não. Veja-se aqui: http://www.tintadachina.pt/brasil/author.php?code=6bcba904f746b93970a1822fa575208a&tcsid=pibgh7tjaeqhfefa8q2240o0u7).





Catarina A.





Catarina A. / Anne Frank, O diário de ... / 13 // Pontos fortes Texto não ter erros de língua (um só: «desvaneios», que devia ser «devaneios»), embora, em termos de conteúdo, me pareça demasiado apenas hagiográfico. Catarina mostra boa capacidade de leitura em voz alta. Aspetos melhoráveis Livro escolhido (pretendia-se obra que fossem ler agora pela primeira vez; Anne Frank costuma ser livro dado no início do 3.º ciclo). Abordagem é essencialmente de sinopse-comentário, o que eu pedira que não fizessem.





Sara G.





Sara G. / Paul Auster, Diário de Inverno / 17,3 // Pontos fortes Formato adotado, bom exemplo de criação pessoal sem se deixar de dar conta do livro lido. Ilustrações disso: a escolha da 2.ª pessoa, como faz Paul Auster nestes seus fragmentos autobiográficos; a explicação (em folha que me foi entregue) das fases de vida de Auster a que corresponde a redação, que repõe a cronologia enquanto Auster fazia revisão do passado desordenadamente. Leitura em voz alta sempre correta e com entoações expressivas certeiras (embora pudesse ser ligeiramente mais lenta). Aspetos melhoráveis No que se refere às imagens, há apenas aproveitamento do que se recolheu na net (aliás, deve dizer-se, com o cuidado de se me fazer chegar as devidas referências). Não creio que venha grande benefício da ilustração do texto com imagens diretas (fala-se em tempo ou em passado e aparecem uns relógios; etc.).





Catarina S.





Catarina S. / William Shakespeare, Romeu e Julieta / 15 // Pontos fortes Leitura em voz alta, pausada, clara , sem erros. Obra escolhida, que a autora conhece efetivamente por leitura (e não apenas «culturalmente»). Redação não tem incorreções, embora se possa dizer que se escuda um tanto na lista de nomes (à trailer), evitando-se por isso dificuldades que podia pôr a sintaxe. Bom acabamento, destreza técnica. Aspetos melhoráveis A parte fílmica não é original (é um trailer, já assm composto), pelo que não houve grande invenção nem transposição. A corrigir: «Romeu e Julieta fascina-me pela sua juventude e alegria que os transporta» (estava a falar-se do título e, de repente, usa-se uma anáfora no plural, «os», que correferente de ‘as duas personagens’ ou ‘Romeu e Julieta’ que, na verdade, não estão na frase). Cumprimento de prazos.





João M.





João M. / José Rodrigues Miguéis, A Amargura dos Contrastes / 12 // Pontos fortes Tratar-se de trabalho pessoal (sem wikipedices e, em geral, original), honesto, e com boa compreensão do contexto histórico. Leitura em voz alta mostra alguns progressos, se a confrontarmos com outras performances do João. Aspetos melhoráveis Não ter havido leitura de todo o livro, focando-se o autor num único artigo (mas é verdade que esta crónica foi bem escolhida, porque versa sobre Raul Proença, um dos verdadeiros heróis do século XX português). A corrigir: «armargura» (amargura).





Carolina





Carolina / Allen Ginsberg, Uivo e outros poemas / 15 // Pontos fortes Escolha da obra, de que já nos ocupáramos em aula (e apesar de se poder dizer que se incumpriu assim uma das regras estipuladas, a de não se dever recorrer a texto de poesia). Solução, muito criativa, para a abordagem do livro: ler em voz alta texto sobre Uivo no preciso estilo de declamação adotada por Ginsberg (como se viu no filme em aula, mas está também documentado aqui e ali), a própria redação, segmentada, evoca igualmente os versos de Uivo. Leitura em voz alta sem erros (apesar de o ritmo da leitura, pela referida auto-imposição estilística, pôr dificuldades; é também verdade que nem sempre o fôlego foi bem gerido, mas isso até reforça o efeito de exaustão/êxtase a que aquele estilo pretende conduzir). Aspetos melhoráveis Parte visual do bibliofilme tem, salvo erro, pouco trabalho pessoal. Cumprimento do prazo estipulado. A corrigir: «o poeta demonstra uma revolta» (o poeta mostra uma revolta).



Catarina F.



Catarina F.


#