Sugestões para 10.º 5.ª
Português, 10.º 5.ª, em meados de fevereiro
Nestas informações
serei muito telegráfico. Se nada disser, significa que não houve alteração
significativa relativamente ao que se dizia em novembro ou ao que ficou
representado nas classificações do 1.º período. (Sob a apreciação atual, deixo
o que dissera em novembro.)
Mais do que
descrever, procurei redigir em termos já de recomendação (o que há a fazer para
melhorar). Note-se que ainda não testei gramática (e é preciso ir estudando)
nem expressão oral (começam agora trabalhos nesta área que convém não deixar de
cumprir). Também se supõe que os alunos têm andado a fazer leituras.
Cláudia (1)
Continuar o bom trabalho que tem feito. Atenção
à gramática (em que teve um resultado fraco no período passado).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita
— Suficiente (+) ou Suficiente +
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Bom- (13,7)
Em aula,
trabalha muito concentradamente. Tem feito sempre os trabalhos de casa.
Na
escrita — que é criativa —, faz alguns erros de orografia (daqueles que só o
hábito de leitura irá remediando). Porém, também há outros erros advertíveis
por regras, que deve ir tendo em conta (os de acentuação, sobretudo).]
Rita (2)
Deve passar a fazer as redações pedidas
para casa. (Até agora, neste período, não fez tepecês.)
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita
— Suficiente
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Suficiente (+) (12,6)
Deve
fazer mais os trabalhos de casa.
Em
rigor, as notas das áreas de escrita e de gramática até seriam mais fracas se
se contasse com trabalhos de casa que não foram feitos. Na escrita, é
interessante a tentativa de criar textos com alguma complexidade, mesmo se parte
dos erros que faz resulte dessa tentativa (que nem sempre consegue gerir bem).]
Ana (3)
Deve passar a fazer as tarefas pedidas
para casa. Neste período ainda não fez nenhum dos tepecês. Em situações de
explicação minha, nem sempre me parece atenta (muito conversadora com Bia).
[Novembro:
Leitura (=
Compreensão do escrito) — Suficiente + (ou mesmo Bom-?)
Escrita
— Suficiente (+)
Expressão
oral — Suficiente (+)
Gramática
— Suficiente - (10,3)
Não
tenho razões de queixa quanto a trabalho em aula. Falhou parte dos tepecês, o
que, no futuro, deve tentar evitar.
Na
escrita, faz alguns erros ortográficos e de pontuação.]
Bia G. (4)
Continuar o bom trabalho que tem feito.
(Um único reparo: por vezes, em situação de explicação minha para toda a turma,
creio que há talvez demasiada conversa com Ana.)
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom
Escrita
— Suficiente + / Bom -
Expressão
oral — Bom -
Gramática
— Suficiente (12)
Trabalha muito focadamente em aula. Quanto a trabalhos de
casa, também os tem cumprido na íntegra.
Na
escrita, pode melhorar ainda bastante (cfr. acentuação e alguns outros erros de
ortografia).
Beatriz R. (5)
Deve fazer sempre os trabalhos pedidos
para casa. Falhou alguns recentemente (porventura por causa de ausência em
competição?). Procurar rever gramática, área mais fraca no 1.º período.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita
— Suficiente +
Expressão
oral — Suficiente + / Bom -
Gramática
— Insuficiente (6,9)
Em aula,
trabalha bem. Em geral, também tem feito os tepecês.
A nota
em gramática foi fraca (talvez porque não estivesse habituada ao formato, ao
estilo, dos itens?), mas facilmente recuperará (são assuntos autónomos e ainda
estamos no início). Mas vale a pena reler as nossas fichas, algum estudo do que
fui aconselhando, etc.
Na
escrita, a noção de período (uso do ponto final) é o aspeto mais importante
(mais do que os erros ortográficos, que também faz).]
Bia S. (6)
Continuar o bom trabalho que tem feito.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita
— Suficiente + / Bom -
Expressão
oral — Bom -
Gramática
— Suficiente (-) (11,4)
Creio
que trabalha bem em aula. E, quanto a tepecês, tem cumprido sempre.
Na
escrita, alguns erros ortográficos (que o tempo e a leitura irão decerto
remediando) e de pontuação (ter mais noção da necessidade de ponto final).]
Catarina (7)
Continuar o bom trabalho que tem feito.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom (-)
Escrita
— Bom
Expressão
oral — Suficiente + / Bom -
Gramática
— Suficiente + (12,6), no questionário. (Neste domínio, fez também dois bons
trabalhos em casa.)
Costuma
resolver as tarefas com eficiência e rapidez. Tem feito sempre os trabalhos de
casa.
Escreve
bem. Julgo que os resultados na leitura em voz alta (cfr. expressão oral) e na
gramática ainda subirão muito (de certo modo, são as áreas onde a progressão é mais
fácil).]
Diana (8)
Continuar como tem estado. Gostaria que
fizesse agora o trabalho de gravação que era para ter sido entregue no 1.º
período.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente - / Insuficiente +
Escrita
— Suficiente +
Expressão
oral — Suficiente +
Gramática
— Insuficiente no questionário (7,4), mas fez bons trabalhos em casa neste
domínio.
Costuma
focar-se bem nas tarefas em aula. Tem feito sempre os trabalhos de casa.
Na compreensão
de textos difíceis (isto é, com o vocabulário que não é o corrente) reflete-se,
naturalmente, o facto de não ter o português como língua materna. E, no próprio
questionário de gramática, terá acontecido que a dificuldade do enunciado —
escolhas múltiplas muito finas — a terão prejudicado (mais do que o
desconhecimento de gramática). Não vale a pena, por isso, dramatizar demasiado
os resultados nestas duas áreas. A leitura de livros em português, e cada vez
mais literários, pode ser a melhor estratégia. Nas atividades de expressão
(escrita e leitura em voz alta) consegue, com bom trabalho, superar aquela
desvantagem. Escreve aliás com gosto e criatividade.]
Diogo (9)
Tem de mudar de atitude quanto a tarefas
em casa. Neste período ainda não entregou um único tepecê. Descerá se a
situação não for alterada.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom (-)
Escrita
— Suficiente -
Expressão
oral — Suficiente (-)
Gramática
— Bom (-) (14,9)
Em aula,
demora a concentrar-se nas tarefas. Não porque não as consiga fazer, mas porque
se entusiasma muito em conversas. Por vezes, isso tem levado a que os trabalhos
fiquem incompletos (ou tenham até de ser terminados em casa). Não tem feito a
maior parte dos tepecês. Reverter estas duas constantes é o conselho óbvio.
Na
escrita, deve atentar na acentuação (esdrúxulas, sobretudo) e evitar o abuso
(por desleixo? desconcentração?) de estruturas de mera justaposição (e + e
+ e). Creio que é o facto de também
os escritos decorrerem ao mesmo tempo que muitos comentários que faz que tudo
saia assim, pouco elaborado. Os resultados em leitura e em gramática mostram
que se trata de aluno com boas capacidades de compreensão.]
Gonçalo S. (10)
Continuar o bom trabalho que tem feito.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita
— Suficiente (+)
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Bom - (13,7), no questionário mais formal (mas fez também dois trabalhos bons
em casa).
Tem sido
aluno empenhado, preocupado com o trabalho, mesmo se houve momentos em que conversou
um tanto. Também é bastante cuidadoso no que faz em casa. Fez todos os
trabalhos de casa.
Na
escrita, a noção de período (fazer pontos finais) ainda tem de ser mais
interiorizada. A acentuação (sobretudo, esdrúxulas) e a ortografia em geral (a
relacionada com verbos, por exemplo) ainda podem melhorar.]
Gonçalo P. (11)
Deve passar a fazer as redações pedidas
para casa (neste período, ainda não entregou nenhuma). Também convém fazer
agora o trabalho de gravação que não entregou no 1.º período.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente + / Bom -
Escrita
— Suficiente
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Suficiente (+) (12,6)
Creio
que está razoavelmente concentrado em aula. Nos trabalhos de casa pode ser mais
perfeito (falhou um e fez outro bastante fora do que se pretendia).
Na
escrita, ainda pode progredir nalguma ortografia e adquirir melhor a noção de
período (quando se tem de usar o ponto final).]
Joana (12)
Continuar o bom trabalho que costuma
fazer (embora tenha falhado uma primeira tarefa de redação para casa neste 2.º
período). Sugiro também que vá revendo matérias de gramática (o aspeto em que revelou
mais fragilidade no 1.º período).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita
— Bom -
Expressão
oral — Bom
Gramática
— Bom- (13,7), no trabalho mais formal, mas também dois outros trabalhos muito bem
feitos.
Tem
trabalhado bem, tanto em aula como em casa. Que continue assim.
Na
escrita, em que não faz muitos erros, o que há a melhorar é de relativo
pormenor: uso dos pronomes (de complemento direto e indireto), vírgulas em
modificadores e, por vezes, pontos finais (em falta).]
J. Cabo (13)
Evitar certos momentos de «pouca
intensidade» face às tarefas distribuídas. Sobretudo, passar a fazer as tarefas
pedidas para casa (até agora, neste período, não fez nenhum trabalho de casa).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente -
Escrita
— Suficiente +
Expressão
oral — Suficiente +
Gramática
— Suficiente (11,4)
Em aula,
costuma focar-se no trabalho. Tem feito quase todos os trabalhos de casa.
Os
resultados mostram que é mais forte nas competências de produção (escrita e
leitura em voz alta) e que a área em que ainda tem que progredir é a da
compreensão de textos. Na escrita, quase não faz erros, o que não significa que
não possa ainda melhorar em outros aspetos da redação.]
J. Tavares (14)
Evitar certos momentos de «pouca
intensidade» face às tarefas distribuídas. Sobretudo, passar a fazer as tarefas
pedidas para casa (até agora, neste período, não fez nenhum trabalho de casa).
(Estas recomendações são exatamente as que deixei para J. Cabo, mas não foi
lapso.) Deve fazer trabalho de gravação que não chegou a ser entregue no 1.º
período.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente (+)
Escrita
— Suficiente (-)
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Suf-/Insuficiente+ (9,7)
Parece-me
razoavelmente focado nos trabalhos em aula e fez quase todos os tepecês.
Na
escrita faz alguns erros de certa importância (pronomes relativos, ortografia,
acentuação das esdrúxulas), mas falha também por falta de revisão, de cuidado,
portanto. É aspeto a desenvolver. Convém também não se desligar da gramática
(mais atenção às explicações em aula? mais um pouco de estudo também?).]
João (15)
Evitar desconcentração em momentos em
que se pretenda atenção a explicações ou começo de tarefas (por vezes,
parece-me que, na sua zona da sala, e de Leonor, há alguma dispersão). Atenção
também à gramática (no último trabalho, ainda no 1.º período, não teve boa
nota).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita
— Suficiente
Expressão
oral — Bom -/Suficiente +
Gramática
— Suficiente (12)
Creio
que, em aula, costuma ir fazendo as tarefas. E fez quase todos os trabalhos de
casa.
Na escrita,
o que há a melhorar é sobretudo a ortografia (e, mais ainda, a ligada à flexão
dos verbos).]
Leonor (16)
Como digo acerca do seu colega de
carteira, tem havido alguma dispersão, desconcentração (por conversa), acabando
por haver menos tempo para a tarefa ser elaborada. Também tem falhado a maior
parte dos tepecês, o que não sucedera no 1.º período. Deve tentar corrigir
estes dois aspetos.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom
Escrita
— Bom (-)
Expressão
oral — Suficiente + (quase Suficiente + /Bom -)
Gramática
— Bom (-) (14,9)
Tem
trabalhado bem em aula e em casa.
Na
escrita, quase não faz erros (alguns raros acentos em falta apenas). A leitura
em voz alta parece ser a área menos forte (e a com maior margem de progressão).]
Manel (17)
Em aula, tem atitude de trabalho muito
boa (para além das capacidades que tem, no domínio da escrita, sobretudo, e da
leitura). É por isso desperdício que não faça as redações pedidas para casa.
Deve alterar este aspeto. Próxima atenção à gramática, área em que falhou um
pouco no 1.º período.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente (-)
Escrita
— Bom +
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Bom (+) (16)
Trabalha
bem em aula. Fez quase todos os trabalhos de casa, embora talvez com menos eficiência
do que a de que seria capaz.
Escreve
com bastante desenvoltura, com inteligência. As áreas que destoam têm sido as
da compreensão de textos (contingência dos textos em causa?) e a da leitura em
voz alta (foi preparada em casa?).]
Maria (18)
Continuar como tem estado. Evitar falhar
tepecês (houve duas falhas este período).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita
— Suficiente
Expressão
oral — .Suficiente
Gramática
— Suficiente (11,4)
Não
tenho razões de queixa quanto a trabalho em aula. Em casa, também tem feito
sempre os trabalhos.
Na
escrita, é melhorável a noção de período (fazer ponto final), outros aspetos da
pontuação, alguma acentuação (incluindo esdrúxulas). Rever sempre.]
Patrícia (19)
Continuar o bom trabalho que tem feito.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom
Escrita
— Bom - / Suficiente +
Expressão
oral — Bom (-)
Gramática
— Bom (-) (14,9), no questionário (fez também dois trabalhos em casa bons).
Tem tido
a atitude certa no trabalho em aula. Também tem feito sempre os trabalhos de
casa. Escreve com criatividade e inteligência, mas, por vezes, com alguns erros
ortográficos.]
Pedro N. (20)
Continuar o bom trabalho que tem feito.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita
— Suficiente + / Bom -
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Suficiente (+) (12,6)
Em aula,
trabalha muito bem. Também tem feito sempre os trabalhos de casa.
Escreve
com gosto e certa sofisticação (em termos de criatividade e estrutura). Na
ortografia, ainda há erros. Desenho dos is é de difícil leitura.]
Pedro C. (Capela) (21)
Continuar o bom trabalho que tem feito.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita
— Bom -
Expressão
oral — Bom (-)
Gramática
— Bom - (14,3), no questionário. Fez
também dois bons trabalhos de casa neste domínio.
No
trabalho em aula, tem tido sempre boa concentração. Também tem feito todos os
trabalhos de casa.
Na
escrita consegue já interessante elaboração. Não costuma fazer erros.]
Susana (24)
Continuar a trabalhar como tem
trabalhado. Evitar falhar trabalhos de casa (falhou dois recentemente).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita
— Bom - / Suficiente +
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Suficiente - (10,3)
Sempre concentrada
nos trabalhos em aula. Fez todos os trabalhos de casa.
Na
escrita, pode melhorar ainda na sintaxe (algumas ligações, a pontuação). Um cuidado
que deve ter (mais específico): os seus acentos, de tão pequenos, quase parecem
pontos (dos is).]
Tety (25)
Continuar o bom trabalho que tem feito.
Ir revendo gramática, que se revelou a sua área mais frágil no 1.º período.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente (+)
Escrita
— Suficiente + / Bom -
Expressão
oral — Suficiente -
Gramática
— Suficiente -
Boa
atitude em aula. Também tem feito sempre os trabalhos de casa.
Nota-se
que há boa sensibilidade para a escrita. Como é natural, na sua redação ainda
se consegue perceber, aqui e ali, algumas características da sintaxe de quem
não teve o português como língua materna. Mas não faz muitos erros de
ortografia. Creio que conseguirá melhorar em gramática (ou a dificuldade veio
mais do enunciado do questionário do que do assunto?).]
Tomás (26)
Em aula tem trabalhado bem. Porém, já
houve este período falhas nos trabalhos de casa. Corrigir este aspeto.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita
— Suficiente - / Insuficiente +
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Suficiente (-) (10,9)
Não
tenho razões de queixa da atitude do Tomás em aula. Já em casa, falhou metade
dos trabalhos. Fazer sempre os tepecês é o conselho que darei.
Na
escrita, além de alguns erros ortográficos, é importante ir ganhando a noção de
período (e do uso do ponto de final, no fundo).]
Sam (27)
Em aula, revela boa atitude de trabalho.
Porém, continua a falhar muito no que respeita ao trabalho em casa. Deve fazer
trabalho de gravação que era para ser entregue no 1.º período.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita
— Suficiente (-) / Suficiente
Expressão
oral — Suficiente (-)
Gramática
— Bom - (14,3)
Em aula
trabalha bem. Ao contrário, falhou boa parte dos tepecês. É aspeto a melhorar.
Na
escrita, os acentos (isto é, a sua falta) são uma das falhas mais repetidas.]
Carolina (28)
Continuar o bom trabalho que tem feito.
Evitar falhar tepecês.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente (-)
Escrita
— Bom (-)
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Bom (-) (14,9)
Trabalha
bastante bem em aula. Também fez todos os trabalhos de casa.
Na
escrita, a acentuação tem-se revelado como aspeto que deve melhorar.]
Ariel (29)
Deve fazer os trabalhos de casa (só fez
um dos deste período). Devia tratar de entregar o trabalho de gravação pedido há
já tanto tempo. Já acerca do trabalho em aula, não tenho queixas a fazer.
Porém, atenção à gramática (deve procurar fazer revisões).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente -
Escrita
— Suficiente (+)
Expressão
oral — Suficiente (-)
Gramática
— Insuficiente (8)
Em aula,
tem boa atitude de trabalho. Também cumpriu todos os trabalhos de casa.
Deve
ter-se em conta que parte da matéria de gramática já tinha sido dada quando a
Ariel entrou na turma. Também é natural que tenha falhado um pouco mais por
causa do tipo de enunciado (leitura) do que pelos assuntos (gramática).
Amy (30)
Deve continuar com a mesma atitude (que
tem sido de trabalho). Ir estudando gramática.
[Novembro:
Ainda
tenho poucos elementos de avaliação. Fez o questionário de gramática (com esperado
resultado negativo, dado que não seguira esta matéria). De resto, como teve de
faltar num dias em que fizemos dois trabalhos, ainda não consigo dizer nada
sobre a Amy.]
Lucas (31)
Continuar como tem estado.
[Novembro:
Ainda
tenho poucos elementos, mas, por acaso, já três de áreas diferentes:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente -
Escrita
— Suficiente
Gramática
— Suficiente - (10,3)
Parece
aluno empenhado.]
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