Sugestões para 10.º 8.ª
10.º 8.ª |Recomendações em meados de fevereiro || Mais do que descrever, procurei redigir em termos já de
recomendação (o que há a fazer para melhorar). Sob a apreciação atual, deixo
também o que dissera em novembro, mas essa descrição estará, é claro, muito
ultrapassada. | Não insisti nestas informações num ponto negativo que só agora
vou identificando individualmente, mas que é decisivo: a demora (motivada por
conversa, em geral, ou mesmo simples preguiça) ante uma tarefa distribuída.
Este tipo de atitude e a falha continuada de tepecês constituem novidades que,
se não forem agora rapidissimamente alteradas, vão refletir-se muito nas
classificações finais no período. | Note-se que, neste período, ainda não
testei gramática (e é preciso ir estudando) nem a expressão oral (começam agora
os trabalhos nesta área que convém não deixar de cumprir). Também se supõe que
os alunos têm andado a fazer leituras (de livros). || Para acesso rápido
ao enunciado dos tepecês veja-se, em Gaveta de Nuvens, Sumários e tepecês (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/sumarios-e-tepeces.html).
Se se estiver à procura de tarefas feitas em aula, pode procurar-se nas secções
onde se transcrevem as aulas: Aulas (1.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_61.html;
2.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_62.html;
2.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas-2-periodo-1-parte-53.html).
Por vezes, aconselho o estudo da gramática: sobre matérias que demos neste 2.º
período — atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/atos-de-fala.html),
variação linguística (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/variacao-e-normalizacao-linguistica.html),
anáfora, catáfora e elipse (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/coesao-referencial.html)
— ou o relance a fichas do caderno de atividades — sobre acentuação (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-acentuacao.html),
atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-atos-ilocutorios.html)
e anáfora (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-coesao.html).
Há ainda a tarefa de ir lendo livro (instruções para leituras: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/leituras.html).
Para aqueles a quem recomendei que fizessem ainda a gravação não entregue no 1.º
período: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/instrucoes-para-microfilme.html.
Afonso Puga (1)
Deve fazer as redações que são pedidas
para casa (neste segundo período, já falhou os tepecês das aulas 65-66, 63-64,
73-74; assim, dificilmente terá nota positiva neste domínio). Devia entregar
também o trabalho de gravação pedido ainda no 1.º período. Convém ainda estudar
gramática (no 1.º período esteve fraco nesta área). (Tinha, ou tem, condições
para no final do ano melhorar a nota que obteve o ano passado, mas, para isso,
deve seguir os conselhos que dei em cima.)
[Novembro:
Leitura (=
Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita —
Suficiente + / Bom -
Expressão
oral — Suficiente (+)
Gramática
— Faltou no dia em que fizemos o questionário de gramática. (Além disso, nesta
área, fez um bom trabalho de casa e falhou outro.)
Em aula, trabalha
concentradamente. Fez a maioria dos trabalhos de casa.
Tem escrita
criativa e não faz muitos erros (falha em alguma acentuação e em pontuação sem
demasiada gravidade). Pode perfeitamente melhorar a classificação que obteve no
ano passado nesta disciplina, mas não deve deixar de fazer todos os tepecês e
trabalhos que venham a ser pedidos.]
Xana (2)
Tem de passar a fazer as redações pedidas
para casa, se não quiser baixar bastante nesta área, a da escrita (este período
só fez um de cinco trabalhos pedidos para casa). Também deve fazer revisões de
gramática (é uma área em que esteve bastante insuficiente no 1.º período e que
ainda não testámos agora).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente -
Escrita —
Suficiente -
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Insuficiente (+) (8,6)
Não tenho
razões de queixa quanto à atitude em aula, mas tem de passar a fazer os
trabalhos de casa: falhou a maioria. (As notas das áreas de escrita e de
gramática seriam mais fracas se se contasse com trabalhos de casa que não foram
feitos.)
Na
escrita, o que há mais a melhorar é a noção de período (quando se deve fechar
frases com ponto final). Parece poder conseguir subir bastante na leitura em
voz alta. A nota em gramática mostra que não houve grande estudo (ou foi o
enunciado que também lhe criou problemas e a dificuldade seria sobretudo de
leitura?)]
Catarina S. (3)
Tem de alterar muito a atitude
relativamente aos trabalhos pedidos para casa (neste período, ainda não fez
nenhum tepecê de escrita; se a situação não for drasticamente alterada, descerá
muito no final do 2.º período). (No 1.º período até foi fazendo quase todos os
tepecês.)
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente - ? (faltou a um dos três
questionários, portanto este resultado ainda é mais contingente do que sempre
seria)
Escrita —
Suficiente (-)
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Suficiente - (10,3)
Não tenho
razões de queixa quanto a trabalho em aula, mas já aconteceu não trazer
material. Tem feito quase todos os tepecês.
Na
escrita, faz alguns erros ortográficos (de acentuação, sobretudo) e de
pontuação (aqui, o aspeto mais importante a corrigir é a falta de uso de pontos
finais).]
Filipa (4)
Deve evitar falhar trabalhos pedidos para
casa (no 1.º período, esteve relativamente bem neste aspeto; mas, recentemente,
falhou os três últimos trabalhos pedidos). Era importante fazer agora a
gravação que fora pedida ainda no 1.º período e não foi então entregue. E ir
relanceando o que temos estudado de gramática.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Insuficiente + / Suficiente - (tendo faltado a um
dos questionários).
Escrita —
Suficiente +
Expressão
oral — [Faltou na aula em que deveria ter lido (mas também não chegara a
preparar a leitura).]
Gramática
— Insuficiente (+) (9,1)
Por
vezes, em aula, deveria ser mais ativa, mais pronta a resolver as tarefas. Tem
feito quase todos os trabalhos de casa.
Escreve
relativamente bem (faz apenas alguns erros, mas pouco importantes, de
acentuação e pontuação). Falhou na gramática (eventualmente, porque ainda não
está habituada a este tipo de enunciados? — seria portanto mais a leitura a
falhar do que o conhecimento?); a solução será seguir tudo com mais atenção,
estudar um pouco também.]
Ana (5)
Não deixar de fazer os trabalhos pedidos
para casa (não fez as três últimas redações pedidas para casa, o que até aqui
nunca sucedera). De resto, bem.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita —
Suficiente + / Bom -
Expressão
oral — Suficiente (+)
Gramática
— Suficiente (+) (12,6)
Não tenho
razões de queixa do seu trabalho em aula, mas, por vezes, tem-me parecido
faladora (com colegas de trás). Fez a maioria dos trabalhos de casa; mas deve
fazer todos, é claro. Como parece ser bastante competente nas duas decisivas
modalidades (ler, escrever), tem obrigação de chegar a resultados ainda
melhores.
Escreve
sem dificuldades. Faz raros erros e sem grande importância (falta de vírgulas
em alguns modificadores e pouco mais).]
Bárbara (6)
Deveria retomar um estilo de atitude em
aula e de trabalho em casa que houve durante o 1.º período mas que se esbateu neste
2.º período (em aula, tem estado demasiado conversadora, quando antes era das
alunas mais eficientes; e falhou os trabalhos de casa das aulas 65-66, 63-64,
73-74).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom - (teve resultados díspares: de Insuficiente +
a Bom +, mas, pelo que vejo das tarefas mais informais em aula, terá mesmo boa
capacidade de compreensão dos textos)
Escrita —
Suficiente +
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Suficiente + (13,1)
Trabalha muito
concentradamente em aula, resolvendo rapidamente as tarefas. Quanto a tepecês,
tem cumprido quase sempre.
Na
escrita, que é interessante, ainda há alguns problemas de ortografia (com
escrita moldada pelo som). Para este tipo de falhas, o melhor remédio é ler
livros, ler muito (é a única maneira de as grafias irem sendo memorizadas
visualmente).]
Carolina (7)
Devia entregar logo que pudesse o
trabalho de gravação pedido ainda no 1.º período. E estudar gramática (a sua área
mais fraca no 1.º período).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita —
Suficiente
Expressão
oral — Suficiente +
Gramática
— Insuficiente + / Suficiente - (9,7)
Creio que
costuma trabalhar razoavelmente em aula, mas já houve situações em que achei
que havia demasiada conversa com colegas. Até há pouco tinha feito sempre os
trabalhos de casa.
Na
escrita, pode procurar melhorar acentuação (das esdrúxulas e não só) e ter mais
noção de período (ou seja, da necessidade de fazer pontos finais).]
Catarina F. (8)
Recentemente, esteve um pouco menos
cuidadosa a entregar trabalhos de casa do que tinha sido até aqui. Não tornar
estas falhas recorrentes.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente (faltou num dos dias em que fizemos
questionário, por isso ainda não tenho muitos dados nesta área: teve Suficiente
+ e Insuficiente +).
Escrita —
Suficiente +
Expressão
oral — Suficiente -
Gramática
— Suficiente (11,4), mas fez também dois bons trabalhos neste domínio.
Costuma
focar-se bem nas tarefas em aula. Em algumas tarefas, de escrita sobretudo,
demora um tanto a começar, por alegada falta de inspiração... (ora é aluna que
até escreve bem). Pode melhorar, sem grande dificuldade, a nota que teve no
10.º ano do ano passado, mas não deve deixar de ir fazendo as tarefas marcadas
para casa (falhou uma). Faltas a certos primeiros tempos estão justificadas,
salvo erro (mas então há que tentar recuperar o que se fez nesses tempos).
Escreve
bem (raros erros de ortografia).]
Catarina A. (9)
Continua a não entregar quase nenhum
trabalho de casa (falhou os das aulas 57-58, 63-64, 65-66, 73-74, tendo feito
apenas o da aula 67-68). Deve corrigir este aspeto, que a prejudica depois
muito nas classificações.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — [Não fez nenhum dos questionários, porque terá
faltado nessas aulas — três aulas!]
Escrita —
Suficiente (mas, se formos fazer média com trabalhos que não entregou,
Insuficiente)
Expressão
oral — Suficiente +
Gramática
— Bom - / Suficiente + (13,7)
Problema
maior são as faltas a aulas (houve trabalhos que ficaram por fazer) e a
completa falha nos trabalhos de casa (não fez nenhum).
É uma
aluna que, tanto quanto posso perceber, tem até razoáveis capacidades nesta
disciplina (não escreve mal, por exemplo; da compreensão de textos, ainda pouco
pude saber, mas a nota a gramática e em leitura em voz alta indicia que não
será fraca). Mas é preciso levar isto mais a sério, com mais arrumação.]
Cláudia (10)
Deve fazer os trabalhos pedidos para casa
(só fez o tepecê da aula 67-68, falhou outros quatro; a continuar assim,
descerá). Procurar também estudar gramática (foi ponto fraco no 1.º período).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom +
Escrita —
Suficiente (-)
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Insuficiente (8)
Costuma
ser aluna concentrada, mas, recentemente, achei-a um pouco mais distraída. Fez a
maioria dos trabalhos de casa.
Parece
ser a compreensão de textos o seu ponto forte e a gramática o aspeto em que tem
de progredir mais. Na escrita, pode melhorar no uso da pontuação (sobretudo, na
definição de períodos, usando pontos finais), na acentuação (esdrúxulas e não
só) e em alguma sintaxe (pronomes relativos).]
Filipe (11)
Tem de haver algum trabalho em casa
(neste período, ainda não recebi uma única redação sua das cinco pedidas para
casa). No período passado, houve, em cima da hora, uma recuperação de algumas
tarefas, mas este período não pretendo aceitar de novo esse estilo. Deveria
haver também alguma revisão das matérias de gramática (área em que esteve muito
insuficiente no 1.º período).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente -
Escrita —
Suficiente - / Insuficiente +
Expressão
oral — Bom (-)
Gramática
— Suficiente - /Insuficiente + (9,7)
Creio que,
por vezes, tem vindo a distrair-se em conversas (mais por culpa da zona em que
está). Tem falhado os trabalhos de casa quase todos. Teve boa nota numa leitura
em voz alta preparada em casa (portanto, esse trabalho fê-lo decerto), o que
significa que, mobilizando-se para o trabalho, conseguirá bons resultados.
Na
escrita, há ainda erros na ortografia relacionada com verbos e pronomes, na
acentuação (esdrúxulas também), no uso do ponto final. Até por isso, não deve
deixar de ir fazendo as redações pedidas para casa.]
João A. (12)
Em termos de aula, depois de que mudou
mais para o centro da sala, tem estado já mais concentrado. Também costuma
fazer os trabalhos de casa (embora tivesse falhado, recentemente, os das aulas
67-68 e 73-74). É só preciso algum estudo de gramática.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom - / Suficiente +
Escrita —
Suficiente (-)
Expressão
oral — Suficiente (-)
Gramática
— Suficiente - / Insuficiente + (9,7)
Nos
últimos tempos, depois de o ter mudado de lugar, foi-se tornando mais
conversador. Conselho: voltar a ser mais concentrado só no trabalho. Tem feito
quase todos os trabalhos de casa.
Na
escrita, há alguns problemas de ortografia (é sobretudo a leitura, o hábito de
ler, que pode fazer com se habitue às grafias corretas). Também tem de ler com
mais cuidado as instruções das tarefas (já aconteceu não fazer exatamente o que
era pedido).]
João M. (13)
É importante fazer ainda a gravação que
ficou de ser entregue no 1.º período. (Recentemente, houve duas falhas de trabalhos
de casa, mas não tem sido esse um problema recorrente.)
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente (-)
Escrita —
Suficiente (-)
Expressão
oral — Suficiente +
Gramática
— Suficiente (11,4)
Em aula,
costuma focar-se no trabalho. Tem feito quase todos os trabalhos de casa.
Na
escrita, ainda há bastante que melhorar: por um lado, a ortografia (incluindo
acentos relativamente óbvios); por outro, a noção de frase (e o uso do ponto
final).]
Zé (14)
Continuar o bom trabalho que tem feito.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom
Escrita —
Bom (-)
Expressão
oral — Suficiente (+)
Gramática
— Suficiente (+) (12,6)
Trabalha
muito bem em aula e também tem cumprido sempre em casa.
Escreve
bem. Em termos de correção linguística, falha apenas em alguns acentos (-amos/-ámos; -ível). As áreas em que tem mais «margem de progressão» são a da
leitura em voz alta e da gramática.]
Kristina (15)
Aguardo ainda a gravação que deveria ter
sido feita no 1.º período (evitei fazer refletir essa falha na nota do 1.º
período, mas tê-lo-ia de fazer agora, se a tarefa não for entretanto entregue).
No resto, aconselho maior demora na conclusão das tarefas (no sentido de rever
melhor), embora também me agrade que haja a focagem na tarefa que essa rapidez
revela.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita —
Suficiente + / Bom -
Expressão
oral — Suficiente -
Gramática
— Suficiente - /Insuficiente + (9,7)
Trabalha
concentradamente em aula. Também cumpriu todos os trabalhos de casa.
Na
escrita, o que há a melhorar é sobretudo a acentuação. Há também alguns usos de
preposições e de pronomes relativos que ainda não saem perfeitos, o que é
natural. As áreas menos fortes (leitura em voz alta e gramática) são também
aquelas em que os progressos costumam ser mais rápidos.]
Liane (16)
Neste período não me foi entregue nenhuma
das tarefas de redação pedidas para casa. Se esta situação se mantiver, nota na
área de escrita será muito fraca.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita —
Suficiente (-)
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Insuficiente + (9,1)
Creio que
tem trabalhado em aula. Já quanto a trabalho de casa, houve algumas falhas
(talvez relacionáveis com aulas a que faltou).
Na
escrita, ainda se notam muitos erros de ortografia (grafia dos
verbos/pronomes). A sintaxe, a organização das frases, também ainda pode
melhorar muito. Melhor conselho: ler livros.]
Madalena F. (17)
Em aula, muito bem a resolver as tarefas
(só talvez tenha havido, aqui e ali, alguma conversa com colegas próximos, como
acontece com toda a fila da parede). Tem capacidade para ter no final do
período ou do ano notas da ordem do Muito Bom, mas para isso tem de evitar
falhar trabalhos pedidos para casa (não recebi os tepecês 65-66, 63-64, 73-74).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita —
Bom +
Expressão
oral — Bom -
Gramática
— Bom - (14,3)
Trabalha bem
em aula, com a devida concentração. Fez quase todos os trabalhos de casa.
Escreve
muito bem (único erro de que me lembro: «daria-me» por «dar-me-ia»). Em todas
as áreas desta disciplina tem boas capacidades.]
Madalena S. (18)
Continuar o bom trabalho que tem feito.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita —
Bom -
Expressão
oral — .Suficiente + / Bom -
Gramática
— Suficiente (11,4)
Trabalha
bem em aula. Em casa, também tem feito sempre os trabalhos.
Na
escrita, quase não faz erros (umas vírgulas em falta na delimitação de
modificadores e pouco mais; por vezes, o ponto final em falta também). Só a
nota em gramática está a destoar, e um pouco a da leitura em voz alta, mas
decerto facilmente as subirá.]
Marco (19)
O ponto mais urgente a alterar tem que
ver com os trabalhos pedidos para casa (neste período, falhou quatro dos cinco
que pedi). Algum estudo de gramática também é muito conveniente.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita —
Suficiente +
Expressão
oral — Suficiente -
Gramática
— Insuficiente + (9,1), além de que falhou os dois tepecês neste domínio.
Não tenho
razões de queixa quanto a trabalho em aula. No entanto, no trabalho em casa
pode ser mais cumpridor. A fraca nota em gramática estará relacionada com certa
falta de arrumação nesse campo, o dos tepecês (tal como o rendimento na leitura
em voz alta, provavelmente). Pode melhorar bastante a nota com que vem do 10.º
ano, mas não deve desleixar-se (como, por vezes, acontece com está a fazer
melhoria de nota).
Na
escrita, os acentos e a ortografia dos verbos ainda são muito melhoráveis.]
Matilde (20)
Continuar o bom trabalho que tem feito.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente + / Bom -
Escrita —
Bom +
Expressão
oral — Bom (-)
Gramática
— Bom + (16,6), no questionário, mas mais fracos os tepecês nesta área
Em aula,
trabalha muito bem. Também tem feito sempre os trabalhos de casa.
Só a
compreensão de textos pode parecer menos forte, mas a verdade é que os
questionários (apenas três) são contingentes. De resto, nas tarefas de
compreensão de textos em aula mostra ser muito capaz. Também na leitura em voz
alta, logo que consiga conjugar o risco da expressividade com certa segurança e
controlo, melhorará facilmente o resultado.]
Miguel (21)
Em aula, geralmente bem. Ao contrário, é
preciso mudar muito a maneira de encarar as redações pedidas para casa (até
agora, no 2.º período, não fez nenhuma das redações pedidas).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Bom (+)
Escrita —
Suficiente +
Expressão
oral — Suficiente + / Bom -
Gramática
— Suficiente (11,4)
Em aula, recentemente,
tem estado demasiado conversador (no início, mostrou até capacidades de se
focar no trabalho). Também em matéria de trabalhos de casa, pode ser mais
regular (falhou metade).
Tem
escrita agradável. Em matéria de correção linguística, é a acentuação o aspeto
mais melhorável. Interessantes os resultados na compreensão de textos.]
Natacha (22)
[Tem
faltado.]
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente (-) mas falhando dois dos três
questionários.
Escrita —
Suficiente (+)
Expressão
oral — [Não tenho elementos sobre a Natacha nesta área.]
Gramática
— [Faltou no dia do questionário. Fez um tepecê sobre verbos perfeito.]
Quando
está em aula trabalha bem.
Na
escrita, mostra bastante destreza. A noção de período (uso do ponto final)
ainda pode ser melhorada.]
Sara G. (23)
É interessante que goste de fazer as
tarefas com certa demora (com efeito, é importante rever bem, reescrever,
etc.), mas há que não exagerar (e também vai havendo certa conversa que a
demorará um tanto). Deve melhorar a pontualidade. Atenção também à gramática (a
área mais fraca no 1.º período). De resto, tem feito bom trabalho.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente + / Bom -
Escrita —
Suficiente + / Bom -
Expressão
oral — Suficiente +
Gramática
— Suficiente (+) (12,6)
Boa
atitude em aula. Também tem feito sempre os trabalhos de casa.
Tem
escrita inteligente e criativa. Já no campo da correção linguística, ainda há
que melhorar (sobretudo, a nível da pontuação).]
Sara T. (24)
Só neste período já me faltam sete
tarefas suas (três em aula, que não me terão sido entregues, mesmo estando em
aula; e ainda quatro dos cinco trabalhos de casa). É preciso ir fazendo as
coisas. Se não houver mudança deste estilo, nota descerá muito.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente / Suficiente (-)
Escrita —
Suficiente, mas nota baixará muito se contarmos com trabalhos (de casa) que não
foram feitos
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Suficiente - / Insuficiente + (9,7), mas classificação baixará porque não fez
os restantes trabalhos passados para casa
Nunca fez
os trabalhos de casa. Em aula, tem estado demasiado conversadora. A Sara não
teria demasiadas dificuldades nesta disciplina, mas, não fazendo tantos
trabalhos, terá nota fraca.
Na
escrita, não faz demasiados erros (mas faz alguns de ortografia, associados a
verbos e pronomes).]
Vasco G. (26)
Em aula, em geral, mostra trabalho
concentrado (sobretudo, desde que, neste segundo período, mudou mais para o
centro sala). Em termos de trabalho em casa é que ainda tem de melhorar
bastante (fez só um de cinco trabalhos pedidos até agora). Espero ainda que,
desta vez, invista mais na tarefa de gravação que haja (ficou imprestável a do
1.º período) e que faça alguma revisão de gramática (área mais fraca no 1.º
período).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita —
Suficiente
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— [Não esteve no dia do questionário. Também não os fez ou teve resultados
fracos nos restantes trabalhos nesta área.]
Em aula, começou
por trabalhar bem. Faltou um tanto entretanto. Recentemente, por vezes, um
pouco conversador. Também nos tepecês há que melhorar (falhou metade).
Na
escrita, faz alguns erros ortográficos e ainda não domina bem a noção de
período (uso do ponto final).]
Vasco Af. (27)
Fazer redações pedidas para casa (não fez
nenhuma das cinco pedidas até agora). Investir também em gramática (a sua área
mais fraca no 1.º período).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita —
Suficiente (-)
Expressão
oral — Suficiente (+)
Gramática
— Insuficiente + (9,1)
Normalmente,
trabalha bem em aula (embora, recentemente, o tenha achado um pouco
conversador). Falhou metade dos trabalhos de casa.
Na
escrita, o uso do ponto final ainda é melhorável, bem como o de certos pronomes
relativos.]
Catarina P. (28)
Desde que mudou de lugar (neste 2.º
período, portanto), deixou de haver as distrações que eram notórias no 1.º
período. Ao contrário, é preciso ainda alterar a atitude face ao trabalho em
casa (não fez nenhumas das redações pedidas como tepecê). Deveria ainda entregar
o trabalho de gravação pedido no 1.º período (a certa altura, já em férias de
Natal, tentou enviar-mo, mas nada me chegou, percebendo-se que também não se
lera bem as instruções da tarefa).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) —Suficiente -, mas mais fraco se se contar com as
tarefas informais em aula.
Escrita —
Suficiente -, mas menos se contar com trabalhos que não fez.
Expressão
oral — Suficiente +
Gramática
— Suficiente + (13,1), mas menos porque não fez nenhum dos tepecês neste
domínio.
Em aula, não
se foca suficientemente no trabalho, sendo demasiado conversadora. Também
falhou quase todos os trabalhos de casa. Há que mudar de atitude.
Na
escrita, faz alguns erros ortográficos e de uso de preposições, mas nada de
insuperável.]
Henrique (29)
Fazer redações pedidas para casa (no
período passado, remediou, já em cima da hora, este problema; mas no 2.º
período, de novo, até agora não recebi um único trabalho de casa). Por vezes,
também não chega a entregar tarefas que eram para ser feitas em aula.
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) —Suficiente
Escrita —
Suficiente (-)
Expressão
oral — Suficiente
Gramática
— Suficiente + / Bom - (13,7).
Em aula,
tem boa concentração. Também tem feito a maior parte dos tepecês (recuperou há
pouco alguns atrasados).
Na
escrita, pode melhorar acentuação (esdrúxulas) e pontuação (ponto final,
vírgulas em modificadores).]
Vitória (30)
Ser mais assídua (e mais pontual).
[Novembro:
Leitura
(= Compreensão do escrito) —Suficiente +, no único questionário que fez.
Escrita —
Suficiente -, mas falhou a maior parte dos trabalhos em casa e na aula, pelo
que, em rigor, avaliação será mais fraca.
Expressão
oral — Suficiente + / Bom -
Gramática
— [Não esteve no dia do questionário nem fez nenhum dos outros trabalhos.]
Em aula, consegue
focar-se bem no trabalho. Tem de passar a fazer os tepecês. É aluna
inteligente, mas pouco cumpridora das, digamos assim, convenções escolares
(assiduidade, pontualidade, trabalho em casa). Se remediar este aspeto, terá
até facilidade na disciplina. De outro modo, terá classificação fraca.
Na
escrita, pode melhorar o uso do ponto final).]
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