Friday, September 05, 2014

Sugestões para 10.º 8.ª



10.º 8.ª |Recomendações em meados de fevereiro || Mais do que descrever, procurei redigir em termos já de recomendação (o que há a fazer para melhorar). Sob a apreciação atual, deixo também o que dissera em novembro, mas essa descrição estará, é claro, muito ultrapassada. | Não insisti nestas informações num ponto negativo que só agora vou identificando individualmente, mas que é decisivo: a demora (motivada por conversa, em geral, ou mesmo simples preguiça) ante uma tarefa distribuída. Este tipo de atitude e a falha continuada de tepecês constituem novidades que, se não forem agora rapidissimamente alteradas, vão refletir-se muito nas classificações finais no período. | Note-se que, neste período, ainda não testei gramática (e é preciso ir estudando) nem a expressão oral (começam agora os trabalhos nesta área que convém não deixar de cumprir). Também se supõe que os alunos têm andado a fazer leituras (de livros). || Para acesso rápido ao enunciado dos tepecês veja-se, em Gaveta de Nuvens, Sumários e tepecês (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/sumarios-e-tepeces.html). Se se estiver à procura de tarefas feitas em aula, pode procurar-se nas secções onde se transcrevem as aulas: Aulas (1.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_61.html; 2.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_62.html; 2.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas-2-periodo-1-parte-53.html). Por vezes, aconselho o estudo da gramática: sobre matérias que demos neste 2.º período — atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/atos-de-fala.html), variação linguística (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/variacao-e-normalizacao-linguistica.html), anáfora, catáfora e elipse (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/coesao-referencial.html) — ou o relance a fichas do caderno de atividades — sobre acentuação (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-acentuacao.html), atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-atos-ilocutorios.html) e anáfora (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-coesao.html). Há ainda a tarefa de ir lendo livro (instruções para leituras: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/leituras.html). Para aqueles a quem recomendei que fizessem ainda a gravação não entregue no 1.º período: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/instrucoes-para-microfilme.html.


Afonso Puga (1)
Deve fazer as redações que são pedidas para casa (neste segundo período, já falhou os tepecês das aulas 65-66, 63-64, 73-74; assim, dificilmente terá nota positiva neste domínio). Devia entregar também o trabalho de gravação pedido ainda no 1.º período. Convém ainda estudar gramática (no 1.º período esteve fraco nesta área). (Tinha, ou tem, condições para no final do ano melhorar a nota que obteve o ano passado, mas, para isso, deve seguir os conselhos que dei em cima.)

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente (+)
Gramática — Faltou no dia em que fizemos o questionário de gramática. (Além disso, nesta área, fez um bom trabalho de casa e falhou outro.)
Em aula, trabalha concentradamente. Fez a maioria dos trabalhos de casa.
Tem escrita criativa e não faz muitos erros (falha em alguma acentuação e em pontuação sem demasiada gravidade). Pode perfeitamente melhorar a classificação que obteve no ano passado nesta disciplina, mas não deve deixar de fazer todos os tepecês e trabalhos que venham a ser pedidos.]


Xana (2)
Tem de passar a fazer as redações pedidas para casa, se não quiser baixar bastante nesta área, a da escrita (este período só fez um de cinco trabalhos pedidos para casa). Também deve fazer revisões de gramática (é uma área em que esteve bastante insuficiente no 1.º período e que ainda não testámos agora).

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente -
Escrita — Suficiente -
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Insuficiente (+) (8,6)
Não tenho razões de queixa quanto à atitude em aula, mas tem de passar a fazer os trabalhos de casa: falhou a maioria. (As notas das áreas de escrita e de gramática seriam mais fracas se se contasse com trabalhos de casa que não foram feitos.)
Na escrita, o que há mais a melhorar é a noção de período (quando se deve fechar frases com ponto final). Parece poder conseguir subir bastante na leitura em voz alta. A nota em gramática mostra que não houve grande estudo (ou foi o enunciado que também lhe criou problemas e a dificuldade seria sobretudo de leitura?)]


Catarina S. (3)
Tem de alterar muito a atitude relativamente aos trabalhos pedidos para casa (neste período, ainda não fez nenhum tepecê de escrita; se a situação não for drasticamente alterada, descerá muito no final do 2.º período). (No 1.º período até foi fazendo quase todos os tepecês.)

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente - ? (faltou a um dos três questionários, portanto este resultado ainda é mais contingente do que sempre seria)
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente - (10,3)
Não tenho razões de queixa quanto a trabalho em aula, mas já aconteceu não trazer material. Tem feito quase todos os tepecês.
Na escrita, faz alguns erros ortográficos (de acentuação, sobretudo) e de pontuação (aqui, o aspeto mais importante a corrigir é a falta de uso de pontos finais).]


Filipa (4)
Deve evitar falhar trabalhos pedidos para casa (no 1.º período, esteve relativamente bem neste aspeto; mas, recentemente, falhou os três últimos trabalhos pedidos). Era importante fazer agora a gravação que fora pedida ainda no 1.º período e não foi então entregue. E ir relanceando o que temos estudado de gramática.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Insuficiente + / Suficiente - (tendo faltado a um dos questionários).
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — [Faltou na aula em que deveria ter lido (mas também não chegara a preparar a leitura).]
Gramática — Insuficiente (+) (9,1)
Por vezes, em aula, deveria ser mais ativa, mais pronta a resolver as tarefas. Tem feito quase todos os trabalhos de casa.
Escreve relativamente bem (faz apenas alguns erros, mas pouco importantes, de acentuação e pontuação). Falhou na gramática (eventualmente, porque ainda não está habituada a este tipo de enunciados? — seria portanto mais a leitura a falhar do que o conhecimento?); a solução será seguir tudo com mais atenção, estudar um pouco também.]


Ana (5)
Não deixar de fazer os trabalhos pedidos para casa (não fez as três últimas redações pedidas para casa, o que até aqui nunca sucedera). De resto, bem.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente (+)
Gramática — Suficiente (+) (12,6)
Não tenho razões de queixa do seu trabalho em aula, mas, por vezes, tem-me parecido faladora (com colegas de trás). Fez a maioria dos trabalhos de casa; mas deve fazer todos, é claro. Como parece ser bastante competente nas duas decisivas modalidades (ler, escrever), tem obrigação de chegar a resultados ainda melhores.
Escreve sem dificuldades. Faz raros erros e sem grande importância (falta de vírgulas em alguns modificadores e pouco mais).]


Bárbara (6)
Deveria retomar um estilo de atitude em aula e de trabalho em casa que houve durante o 1.º período mas que se esbateu neste 2.º período (em aula, tem estado demasiado conversadora, quando antes era das alunas mais eficientes; e falhou os trabalhos de casa das aulas 65-66, 63-64, 73-74).

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom - (teve resultados díspares: de Insuficiente + a Bom +, mas, pelo que vejo das tarefas mais informais em aula, terá mesmo boa capacidade de compreensão dos textos)
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente + (13,1)
Trabalha muito concentradamente em aula, resolvendo rapidamente as tarefas. Quanto a tepecês, tem cumprido quase sempre.
Na escrita, que é interessante, ainda há alguns problemas de ortografia (com escrita moldada pelo som). Para este tipo de falhas, o melhor remédio é ler livros, ler muito (é a única maneira de as grafias irem sendo memorizadas visualmente).]


Carolina (7)
Devia entregar logo que pudesse o trabalho de gravação pedido ainda no 1.º período. E estudar gramática (a sua área mais fraca no 1.º período).

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita — Suficiente
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Insuficiente + / Suficiente - (9,7)
Creio que costuma trabalhar razoavelmente em aula, mas já houve situações em que achei que havia demasiada conversa com colegas. Até há pouco tinha feito sempre os trabalhos de casa.
Na escrita, pode procurar melhorar acentuação (das esdrúxulas e não só) e ter mais noção de período (ou seja, da necessidade de fazer pontos finais).]


Catarina F. (8)
Recentemente, esteve um pouco menos cuidadosa a entregar trabalhos de casa do que tinha sido até aqui. Não tornar estas falhas recorrentes.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente (faltou num dos dias em que fizemos questionário, por isso ainda não tenho muitos dados nesta área: teve Suficiente + e Insuficiente +).
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente -
Gramática — Suficiente (11,4), mas fez também dois bons trabalhos neste domínio.
Costuma focar-se bem nas tarefas em aula. Em algumas tarefas, de escrita sobretudo, demora um tanto a começar, por alegada falta de inspiração... (ora é aluna que até escreve bem). Pode melhorar, sem grande dificuldade, a nota que teve no 10.º ano do ano passado, mas não deve deixar de ir fazendo as tarefas marcadas para casa (falhou uma). Faltas a certos primeiros tempos estão justificadas, salvo erro (mas então há que tentar recuperar o que se fez nesses tempos).
Escreve bem (raros erros de ortografia).]


Catarina A. (9)
Continua a não entregar quase nenhum trabalho de casa (falhou os das aulas 57-58, 63-64, 65-66, 73-74, tendo feito apenas o da aula 67-68). Deve corrigir este aspeto, que a prejudica depois muito nas classificações.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — [Não fez nenhum dos questionários, porque terá faltado nessas aulas — três aulas!]
Escrita — Suficiente (mas, se formos fazer média com trabalhos que não entregou, Insuficiente)
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Bom - / Suficiente + (13,7)
Problema maior são as faltas a aulas (houve trabalhos que ficaram por fazer) e a completa falha nos trabalhos de casa (não fez nenhum).
É uma aluna que, tanto quanto posso perceber, tem até razoáveis capacidades nesta disciplina (não escreve mal, por exemplo; da compreensão de textos, ainda pouco pude saber, mas a nota a gramática e em leitura em voz alta indicia que não será fraca). Mas é preciso levar isto mais a sério, com mais arrumação.]


Cláudia (10)
Deve fazer os trabalhos pedidos para casa (só fez o tepecê da aula 67-68, falhou outros quatro; a continuar assim, descerá). Procurar também estudar gramática (foi ponto fraco no 1.º período).

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom +
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Insuficiente (8)
Costuma ser aluna concentrada, mas, recentemente, achei-a um pouco mais distraída. Fez a maioria dos trabalhos de casa.
Parece ser a compreensão de textos o seu ponto forte e a gramática o aspeto em que tem de progredir mais. Na escrita, pode melhorar no uso da pontuação (sobretudo, na definição de períodos, usando pontos finais), na acentuação (esdrúxulas e não só) e em alguma sintaxe (pronomes relativos).]


Filipe (11)
Tem de haver algum trabalho em casa (neste período, ainda não recebi uma única redação sua das cinco pedidas para casa). No período passado, houve, em cima da hora, uma recuperação de algumas tarefas, mas este período não pretendo aceitar de novo esse estilo. Deveria haver também alguma revisão das matérias de gramática (área em que esteve muito insuficiente no 1.º período).

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente -
Escrita — Suficiente - / Insuficiente +
Expressão oral — Bom (-)
Gramática — Suficiente - /Insuficiente + (9,7)
Creio que, por vezes, tem vindo a distrair-se em conversas (mais por culpa da zona em que está). Tem falhado os trabalhos de casa quase todos. Teve boa nota numa leitura em voz alta preparada em casa (portanto, esse trabalho fê-lo decerto), o que significa que, mobilizando-se para o trabalho, conseguirá bons resultados.
Na escrita, há ainda erros na ortografia relacionada com verbos e pronomes, na acentuação (esdrúxulas também), no uso do ponto final. Até por isso, não deve deixar de ir fazendo as redações pedidas para casa.]


João A. (12)
Em termos de aula, depois de que mudou mais para o centro da sala, tem estado já mais concentrado. Também costuma fazer os trabalhos de casa (embora tivesse falhado, recentemente, os das aulas 67-68 e 73-74). É só preciso algum estudo de gramática.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom - / Suficiente +
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente (-)
Gramática — Suficiente - / Insuficiente + (9,7)
Nos últimos tempos, depois de o ter mudado de lugar, foi-se tornando mais conversador. Conselho: voltar a ser mais concentrado só no trabalho. Tem feito quase todos os trabalhos de casa.
Na escrita, há alguns problemas de ortografia (é sobretudo a leitura, o hábito de ler, que pode fazer com se habitue às grafias corretas). Também tem de ler com mais cuidado as instruções das tarefas (já aconteceu não fazer exatamente o que era pedido).]


João M. (13)
É importante fazer ainda a gravação que ficou de ser entregue no 1.º período. (Recentemente, houve duas falhas de trabalhos de casa, mas não tem sido esse um problema recorrente.)

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente (-)
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Suficiente (11,4)
Em aula, costuma focar-se no trabalho. Tem feito quase todos os trabalhos de casa.
Na escrita, ainda há bastante que melhorar: por um lado, a ortografia (incluindo acentos relativamente óbvios); por outro, a noção de frase (e o uso do ponto final).]


Zé (14)
Continuar o bom trabalho que tem feito.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom
Escrita — Bom (-)
Expressão oral — Suficiente (+)
Gramática — Suficiente (+) (12,6)
Trabalha muito bem em aula e também tem cumprido sempre em casa.
Escreve bem. Em termos de correção linguística, falha apenas em alguns acentos (-amos/-ámos; -ível). As áreas em que tem mais «margem de progressão» são a da leitura em voz alta e da gramática.]


Kristina (15)
Aguardo ainda a gravação que deveria ter sido feita no 1.º período (evitei fazer refletir essa falha na nota do 1.º período, mas tê-lo-ia de fazer agora, se a tarefa não for entretanto entregue). No resto, aconselho maior demora na conclusão das tarefas (no sentido de rever melhor), embora também me agrade que haja a focagem na tarefa que essa rapidez revela.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente -
Gramática — Suficiente - /Insuficiente + (9,7)
Trabalha concentradamente em aula. Também cumpriu todos os trabalhos de casa.
Na escrita, o que há a melhorar é sobretudo a acentuação. Há também alguns usos de preposições e de pronomes relativos que ainda não saem perfeitos, o que é natural. As áreas menos fortes (leitura em voz alta e gramática) são também aquelas em que os progressos costumam ser mais rápidos.]


Liane (16)
Neste período não me foi entregue nenhuma das tarefas de redação pedidas para casa. Se esta situação se mantiver, nota na área de escrita será muito fraca.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Insuficiente + (9,1)
Creio que tem trabalhado em aula. Já quanto a trabalho de casa, houve algumas falhas (talvez relacionáveis com aulas a que faltou).
Na escrita, ainda se notam muitos erros de ortografia (grafia dos verbos/pronomes). A sintaxe, a organização das frases, também ainda pode melhorar muito. Melhor conselho: ler livros.]


Madalena F. (17)
Em aula, muito bem a resolver as tarefas (só talvez tenha havido, aqui e ali, alguma conversa com colegas próximos, como acontece com toda a fila da parede). Tem capacidade para ter no final do período ou do ano notas da ordem do Muito Bom, mas para isso tem de evitar falhar trabalhos pedidos para casa (não recebi os tepecês 65-66, 63-64, 73-74).

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita — Bom +
Expressão oral — Bom -
Gramática — Bom - (14,3)
Trabalha bem em aula, com a devida concentração. Fez quase todos os trabalhos de casa.
Escreve muito bem (único erro de que me lembro: «daria-me» por «dar-me-ia»). Em todas as áreas desta disciplina tem boas capacidades.]


Madalena S. (18)
Continuar o bom trabalho que tem feito.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita — Bom -
Expressão oral — .Suficiente + / Bom -
Gramática — Suficiente (11,4)
Trabalha bem em aula. Em casa, também tem feito sempre os trabalhos.
Na escrita, quase não faz erros (umas vírgulas em falta na delimitação de modificadores e pouco mais; por vezes, o ponto final em falta também). Só a nota em gramática está a destoar, e um pouco a da leitura em voz alta, mas decerto facilmente as subirá.]


Marco (19)
O ponto mais urgente a alterar tem que ver com os trabalhos pedidos para casa (neste período, falhou quatro dos cinco que pedi). Algum estudo de gramática também é muito conveniente.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente -
Gramática — Insuficiente + (9,1), além de que falhou os dois tepecês neste domínio.
Não tenho razões de queixa quanto a trabalho em aula. No entanto, no trabalho em casa pode ser mais cumpridor. A fraca nota em gramática estará relacionada com certa falta de arrumação nesse campo, o dos tepecês (tal como o rendimento na leitura em voz alta, provavelmente). Pode melhorar bastante a nota com que vem do 10.º ano, mas não deve desleixar-se (como, por vezes, acontece com está a fazer melhoria de nota).
Na escrita, os acentos e a ortografia dos verbos ainda são muito melhoráveis.]


Matilde (20)
Continuar o bom trabalho que tem feito.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente + / Bom -
Escrita — Bom +
Expressão oral — Bom (-)
Gramática — Bom + (16,6), no questionário, mas mais fracos os tepecês nesta área
Em aula, trabalha muito bem. Também tem feito sempre os trabalhos de casa.
Só a compreensão de textos pode parecer menos forte, mas a verdade é que os questionários (apenas três) são contingentes. De resto, nas tarefas de compreensão de textos em aula mostra ser muito capaz. Também na leitura em voz alta, logo que consiga conjugar o risco da expressividade com certa segurança e controlo, melhorará facilmente o resultado.]


Miguel (21)
Em aula, geralmente bem. Ao contrário, é preciso mudar muito a maneira de encarar as redações pedidas para casa (até agora, no 2.º período, não fez nenhuma das redações pedidas).

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom (+)
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente + / Bom -
Gramática — Suficiente (11,4)
Em aula, recentemente, tem estado demasiado conversador (no início, mostrou até capacidades de se focar no trabalho). Também em matéria de trabalhos de casa, pode ser mais regular (falhou metade).
Tem escrita agradável. Em matéria de correção linguística, é a acentuação o aspeto mais melhorável. Interessantes os resultados na compreensão de textos.]


Natacha (22)
[Tem faltado.]

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente (-) mas falhando dois dos três questionários.
Escrita — Suficiente (+)
Expressão oral — [Não tenho elementos sobre a Natacha nesta área.]
Gramática — [Faltou no dia do questionário. Fez um tepecê sobre verbos perfeito.]
Quando está em aula trabalha bem.
Na escrita, mostra bastante destreza. A noção de período (uso do ponto final) ainda pode ser melhorada.]


Sara G. (23)
É interessante que goste de fazer as tarefas com certa demora (com efeito, é importante rever bem, reescrever, etc.), mas há que não exagerar (e também vai havendo certa conversa que a demorará um tanto). Deve melhorar a pontualidade. Atenção também à gramática (a área mais fraca no 1.º período). De resto, tem feito bom trabalho.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente + / Bom -
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Suficiente (+) (12,6)
Boa atitude em aula. Também tem feito sempre os trabalhos de casa.
Tem escrita inteligente e criativa. Já no campo da correção linguística, ainda há que melhorar (sobretudo, a nível da pontuação).]


Sara T. (24)
Só neste período já me faltam sete tarefas suas (três em aula, que não me terão sido entregues, mesmo estando em aula; e ainda quatro dos cinco trabalhos de casa). É preciso ir fazendo as coisas. Se não houver mudança deste estilo, nota descerá muito.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente / Suficiente (-)
Escrita — Suficiente, mas nota baixará muito se contarmos com trabalhos (de casa) que não foram feitos
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente - / Insuficiente + (9,7), mas classificação baixará porque não fez os restantes trabalhos passados para casa
Nunca fez os trabalhos de casa. Em aula, tem estado demasiado conversadora. A Sara não teria demasiadas dificuldades nesta disciplina, mas, não fazendo tantos trabalhos, terá nota fraca.
Na escrita, não faz demasiados erros (mas faz alguns de ortografia, associados a verbos e pronomes).]


Vasco G. (26)
Em aula, em geral, mostra trabalho concentrado (sobretudo, desde que, neste segundo período, mudou mais para o centro sala). Em termos de trabalho em casa é que ainda tem de melhorar bastante (fez só um de cinco trabalhos pedidos até agora). Espero ainda que, desta vez, invista mais na tarefa de gravação que haja (ficou imprestável a do 1.º período) e que faça alguma revisão de gramática (área mais fraca no 1.º período).

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita — Suficiente
Expressão oral — Suficiente
Gramática — [Não esteve no dia do questionário. Também não os fez ou teve resultados fracos nos restantes trabalhos nesta área.]
Em aula, começou por trabalhar bem. Faltou um tanto entretanto. Recentemente, por vezes, um pouco conversador. Também nos tepecês há que melhorar (falhou metade).
Na escrita, faz alguns erros ortográficos e ainda não domina bem a noção de período (uso do ponto final).]


Vasco Af. (27)
Fazer redações pedidas para casa (não fez nenhuma das cinco pedidas até agora). Investir também em gramática (a sua área mais fraca no 1.º período).

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral —  Suficiente (+)
Gramática — Insuficiente + (9,1)
Normalmente, trabalha bem em aula (embora, recentemente, o tenha achado um pouco conversador). Falhou metade dos trabalhos de casa.
Na escrita, o uso do ponto final ainda é melhorável, bem como o de certos pronomes relativos.]


Catarina P. (28)
Desde que mudou de lugar (neste 2.º período, portanto), deixou de haver as distrações que eram notórias no 1.º período. Ao contrário, é preciso ainda alterar a atitude face ao trabalho em casa (não fez nenhumas das redações pedidas como tepecê). Deveria ainda entregar o trabalho de gravação pedido no 1.º período (a certa altura, já em férias de Natal, tentou enviar-mo, mas nada me chegou, percebendo-se que também não se lera bem as instruções da tarefa).

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) —Suficiente -, mas mais fraco se se contar com as tarefas informais em aula.
Escrita — Suficiente -, mas menos se contar com trabalhos que não fez.
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Suficiente + (13,1), mas menos porque não fez nenhum dos tepecês neste domínio.
Em aula, não se foca suficientemente no trabalho, sendo demasiado conversadora. Também falhou quase todos os trabalhos de casa. Há que mudar de atitude.
Na escrita, faz alguns erros ortográficos e de uso de preposições, mas nada de insuperável.]


Henrique (29)
Fazer redações pedidas para casa (no período passado, remediou, já em cima da hora, este problema; mas no 2.º período, de novo, até agora não recebi um único trabalho de casa). Por vezes, também não chega a entregar tarefas que eram para ser feitas em aula.

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) —Suficiente
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente + / Bom - (13,7).
Em aula, tem boa concentração. Também tem feito a maior parte dos tepecês (recuperou há pouco alguns atrasados).
Na escrita, pode melhorar acentuação (esdrúxulas) e pontuação (ponto final, vírgulas em modificadores).]


Vitória (30)
Ser mais assídua (e mais pontual).

[Novembro:
Leitura (= Compreensão do escrito) —Suficiente +, no único questionário que fez.
Escrita — Suficiente -, mas falhou a maior parte dos trabalhos em casa e na aula, pelo que, em rigor, avaliação será mais fraca.
Expressão oral — Suficiente + / Bom -
Gramática — [Não esteve no dia do questionário nem fez nenhum dos outros trabalhos.]
Em aula, consegue focar-se bem no trabalho. Tem de passar a fazer os tepecês. É aluna inteligente, mas pouco cumpridora das, digamos assim, convenções escolares (assiduidade, pontualidade, trabalho em casa). Se remediar este aspeto, terá até facilidade na disciplina. De outro modo, terá classificação fraca.
Na escrita, pode melhorar o uso do ponto final).]