Friday, September 05, 2014

Sugestões para 10.º 12.ª


Português, 10.º 12.ª, em meados de fevereiro

 

Por vezes, refiro tepecês em falta, remetendo para o número da aula em que foram passados. Para acesso rápido ao enunciado de cada um desses tepecês veja-se, em Gaveta de Nuvens, Sumários e tepecês (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/sumarios-e-tepeces.html). Se se estiver à procura de tarefas feitas em aula, pode procurar-se nas secções onde se transcrevem as aulas: Aulas (1.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_61.html; 2.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_62.html; 2.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas-2-periodo-1-parte-53.html). Por aconselho o estudo de páginas de gramáticas: sobre matérias que demos neste 2.º período — atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/atos-de-fala.html), variação linguística (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/variacao-e-normalizacao-linguistica.html), anáfora, catáfora e elipse (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/coesao-referencial.html) — ou o relance a fichas do caderno de atividades — sobre acentuação (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-acentuacao.html), atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-atos-ilocutorios.html) e anáfora (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-coesao.html). Há ainda a tarefa de ir lendo livro(s) (instruções para leituras: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/leituras.html). Para aqueles a quem recomendei que fizessem ainda a gravação não entregue no 1.º período: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/instrucoes-para-microfilme.html.

 

Bia (1)

Tem baixado relativamente ao 1.º período, porque falhou alguns trabalhos, ora por não ter estado em aula (questionário de compreensão da aula 63-64, redações das aulas 53-54 e 55-56) ora por não ter feito trabalhos de casa (os das aulas 63-64 e 65-66). Em aula continua a ter boa atitude de trabalho.

As suas áreas mais fortes são a escrita e a leitura em voz alta (no fundo, os domínios de expressão). Na receção — compreensão dos textos — ainda tem de melhorar, mas a área em que ainda tem de progredir mais é mesmo a gramática (no período passado teve notas insuficientes nesta área).

Recomendações: ser assídua; rever — estudar — gramática (pelas folhas da aula ou pelas páginas de gramática que reproduzi no blogue). Em aula, manter a boa atitude de trabalho que tem revelado. (Por vezes, não trouxe livro para a aula, ao que parece porque o emprestara a outra colega que entretanto adoecera. Para quê emprestar o livro a colegas, se sabe que eu próprio empresto fotocópia a quem dele se esqueça?)

 

Ana S. (2)

Em aula, tem trabalhado bem. Recentemente, falhou duas pequenas redações pedidas para casa (tepecês das aulas 63-64 e 67-68), embora até há pouco tenha feito sempre os tepecês.

No 1.º período, em gramática esteve um pouco abaixo do nível atingido nas outras áreas, pelo que vale a pena não deixar agora de tentar rever tudo e estudar o que fui pedindo (ver as reproduções no blogue e o caderno de atividades). Na escrita, recomendo particular atenção aos acentos, mas é domínio em que também tem havido progressos E, claro, que mantenha o bom trabalho que tem mostrado em aula.

 

Luísa (3)

Costuma trabalhar bem em aula, mesmo se, numa ou noutra aula, se mostrou um pouco mais conversadora. Também costuma entregar as redações pedidas para casa (falhou apenas, recentemente, o tepecê da aula 67-68 e a reformulação a que correspondia o tepecê da aula 65-66).

A escrita é talvez a área em que ainda pode progredir mais. Vale a pena rever mais o que escreva, já que há erros (faltas de acentos em esdrúxulas, por exemplo) que se vão repetindo. Quanto ao resto, continuar como tem estado.

 

Ana N. (4)

Em todas as áreas do Português (compreensão de textos, escrita, leitura em voz alta e gramática) tem revelado boas capacidades.

Tem trabalhado sempre bem aula e em casa (embora, recentemente, tenha falhado duas redações pedidas para casa: as dos tepecês 63-64 e 67-68).

Que continue o bom trabalho que tem feito é a minha recomendação. (Nas leituras em voz alta decerto pode fazer melhor, como mostrou ser capaz no trabalho de gravação.)

 

André F. (5)

Tem boas capacidades em todas as áreas do Português (da compreensão à expressão escrita, mas também na leitura em voz alta). Embora seja capaz de se focar bem no trabalho, durante o 1.º período e talvez no início do segundo, aqui e ali deixou-se desconcentrar um pouco por conversas (sem que, porém, deixasse de ir trabalhando). No novo lugar em que está, tem trabalhado já sem essas dispersões que aconteciam por vezes.

Em aula, deve continuar como tem estado agora. Evitar falhar tepecês (não fez o da aula 63-64 nem entregou a reformulação que era o tepecê 65-66) e fazer os trabalhos com o cuidado que merecem e nos prazos fixados. O trabalho mais importante do primeiro período foi feito, salvo erro, bastante à pressa.

 

André S. (6)

Não tenho razões de queixa quanto ao trabalho em aula. Embora sinta que há alguma conversa perto da zona em que está, não deixa de ir tentando fazer as tarefas.

Juntamente com a gramática, a compreensão de textos é talvez o domínio em que se tem mostrado mais fraco (a melhoria passará por ir lendo o mais possível — por exemplo, há já livro que esteja a ler como lhes foi pedido fizessem a partir das férias do Natal?). Já na escrita, tem de começar por fazer os trabalhos de casa (até agora, não fez nenhum dos do 2.º período — assim, a sua nota tenderá a baixar). Também para a gramática, a solução passa por ir lendo em casa o que eu fui aconselhando (ver as reproduções de páginas de gramática no blogue e o caderno de atividades).

 

Catarina (7)

Trabalha bem em aula, embora me pareça que demora mais a acabar as tarefas do que deveria (por, numa fase inicial, haver alguma desconcentração ou conversa? por ficar um tanto hesitante sem começar logo a escrever, por uma espécie de perfecionismo?).

Nos trabalhos de casa tem falhado, o que se refletirá muito na classificação, se não for rapidamente alterado. Não fez nenhumas das redações pedidas para casa neste segundo período. É este o aspeto que acho mais importante corrigir.

 

David (8)

Tem boas capacidades linguísticas, que se revelam na escrita, na compreensão de textos, na leitura em voz alta. Ao contrário, no 1.º período a gramática foi o seu domínio mais fraco — talvez porque implicasse já outro esforço de trabalho em aula e em casa (valia a pena ver as páginas que reproduzi no blogue tiradas de gramáticas ou mesmo as nossas foilhas de aula e o caderno de atividades).

Até agora, nunca fez trabalhos de casa, o que prejudica  a nota que poderia ter em escrita. Esse é um dos aspetos a procurar melhorar: tem de haver mais trabalho em casa. Deve procurar fazer ainda o trabalho de fundo do primeiro período (gravação) e não falhar o trabalho maior que aí venha. No final do 1.º período, não fui tão punitivo como devia nos casos de trabalhos de fundo não feitos, na presunção de que esses trabalhos seriam agora entregues.

Em aula, resolve bem as tarefas em que se envolve. É mais rezingão com as que não lhe agradem (embora, se quisesse, as resolvesse também muito bem). Deve encarar todas as tarefas com mais paciência, aplicando-se em todas.

Por outro lado, costuma ir falando com outros colegas de outras filas, o que é muito prejudicial ao ambiente da aula. Corrigir este aspeto também. Terei de passar a sancionar disciplinarmente ocorrências desse tipo, porque se tornaram demasiado repetidas e os meus apelos a que não aconteçam também já só têm funcionado como ruído adicional. (Durante tempos, costumava não trazer o manual, mas esse aspeto já foi corrigido.)

 

Duarte (9)

Tem baixado relativamente ao 1.º período. Não entregou nenhuma das redações pedidas para casa neste 2.º período.

Em aula, tem exagerado no estilo de ir conversando bastante (com a colega do lado, mas também, o que é muito prejudicial à aula, com colegas mais longe). Como digo no texto sobre David, terei de passar a sancionar disciplinarmente ocorrências desse tipo, por não estarem a funcionar os simples pedidos (e estes já provocarem também «ruído» que não melhora a situação). Outra solução em que se poderá pensar será a mudança de lugar. Não voltar também a usar o telemóvel em aula (apanhei-o uma vez, embora já perto do fim da aula).

Tem capacidade nos vários domínios (compreende, escreve e lê em voz alta sem dificuldade; em Gramática, no 1.º período, mostrou que até terá havido estudo), mas não tem tido um trabalho arrumado, regular. Por exemplo, a tarefa de gravação do 1.º período foi feita com pouco cuidado, ficando muito aquém do que seria capaz de fazer. Em aula, como só se concentra na tarefa já tarde, alguns trabalhos têm ficado incompletos. Conselhos: em aula, levar tudo mais a sério; entretanto, não falhar nenhuma tarefa pedida para casa.

 

Elly (10)

Em aula empenha-se bem nas tarefas, embora, numa fase inicial destas ou em momentos em que estou eu a falar, por vezes tenha havido distração provocada por um estilo demasiado descontraído nesta zona da sala (que não será de sua iniciativa mas em que acaba por colaborar). Costuma fazer as redações pedidas para casa (falhou só o tepecê da aula 63-64).

Deve procurar fazer alguma revisão de gramática (o que demos agora pode ser visto em reproduções de gramáticas no blogue), porque foi esta a área em que não esteve bem no 1.º período. Futuramente, também não deve aproveitar as aulas de Português para fazer tepecês de outras disciplinas. De resto, tem feito bom trabalho.

 

Gonçalo (11)

As áreas em que falha mais são as da compreensão de textos e a da gramática (esta, provavelmente, porque também não lê com cuidado as perguntas). Na leitura em voz alta e na escrita até consegue melhores resultados (embora, a falha de quase todos os trabalhos pedidos para casa — neste período só fez um, o da aula 67-68 — acabe por prejudicar também a nota neste domínio).

Em aula, tem havido demasiada desconcentração, sendo poucos os momentos de trabalho seguido. Está demasiado tempo virado para trás, obrigando-me a constantes intervenções que têm prejudicado todos. Embora vá fazendo as tarefas, acaba por resolver tudo em pouco tempo, ficando os seus textos incompletos, pouco cuidadosos. Considero que é aluno inteligente, mas que precisa de controlar mais a sua dispersão na sala de aula, fazer as tarefas com mais demora, sem tanta precipitação, ir fazendo algum trabalho em casa (e também de estudo).

Se se mantiver o estilo atual, tenderá a baixar a classificação.

 

Helena (12)

Trabalha muito bem em aula. Em casa, só falhou o tepecê da aula 63-64.

Embora não tenha grande facilidade com o meio escrito (quer na leitura, quer na produção escrita), tem vindo a melhorar na redação. Aconselho também algum estudo na parte de gramática.

Recomendação: continuar assim.

 

Henrique (13)

Tem capacidades (de compreensão e de redação) para bastante mais do que a nota que teve no 1.º período. O que tem acontecido é que não faz muitas das redações (ainda não fez, em qualquer dos períodos, um único trabalho de casa; certas faltas a aulas também fizeram com que falhasse redações feitas então), pelo que a classificação final é muito mais baixa do que as suas reais capacidades.

Em aula, tem boa atitude. Mantê-la. Ser assíduo.

Devia ainda tentar fazer o trabalho de gravação do 1.º período e passar a entregar todas as tarefas pedidas doravante. Poderia assim melhorar muito a nota que traz do ano passado.

 

Joana G. (14)

Tem mais dificuldades na compreensão de textos e na gramática do que na escrita e na leitura em voz alta. As notas em gramática talvez se devam, em parte, à dificuldade na interpretação das perguntas.

Em aula, parece-me trabalhar bem. No 1.º período, falhou dois trabalhos de escrita feitos em aula, que terão calhado a aulas em que não esteve. E, sobretudo, não fez o trabalho «grande», de gravação, o que prejudicou a sua classificação. Prometeu que o entregaria agora, o que espero faça ainda. De resto, costuma fazer os trabalhos de casa. (recentemente, falhou o da aula 63-64).

As minhas recomendações é que recupere ainda o tal trabalho de gravação. Que faça também alguma revisão dos assuntos de gramática (ver repruduções de gramáticas no blogue ou relancear oi caderno de atividades e a nossas folhas. No resto, continuar como tem estado.

 

Joana San (16)

Tem boas capacidades linguísticas (compreensão, escrita, leitura em voz alta), tendo um rendimento um pouco menos forte em gramática.

Tem trabalhado bem em aula e em casa (julgo só que ainda não entregou a reformulação que correspondia ao tepecê da aula 65-66).

Aconselho apenas algum estudo mais de gramática (pode ver as reproduções de gramáticas postas no blogue, relancear as nossas folhas e as do caderno de atividades).

E continuar com o bom trabalho que tem feito.

 

Joana M. (17)

Durante o 1.º período trabalhou bem (tanto em aula como em casa). Não tem áreas fracas, tendo razoáveis, ou mesmo boas, capacidades em todas (compreensão, escrita, leitura em voz alta, gramática). Parece-me que será relativamente fácil melhorar a leitura em voz alta em aula (num trabalho de gravação mostrou muita facilidade). Em gramática, com algum estudo, conseguirá decerto melhores resultados.

Neste segundo período falhou alguns trabalhos de casa (os das aulas 65-66, 63-64 e 67-68). Quanto ao resto, é continuar com a atitude trabalho que costuma ter.

 

Joana Sim (18)

Tem baixado relativamente ao 1.º período. Não fez até agora nenhuma das redações pedidas para casa (os tepecês das aulas 57-58, 63-64, 65-66, 67-68).

Tem boas capacidades nas várias áreas do Português (leitura, escrita, leitura em voz alta e até em gramática — embora nesta área ainda haja mais para progredir).

Em aula, trabalha bem quando há tarefa muito concreta para entregar, mas acaba por se distrair quando se trata apenas de seguir os trabalhos da aula. Foram já várias as vezes em que percebi que estava a fazer trabalhos de outras disciplinas (desta última vez, andei toda a aula a pedir-lhe que o não fizesse e o caderno de Geografia lá esteve sempre a ser usado). Também já aconteceu estar a fazer um tepecê de Português quando eu pretendia que me estivesse antes a ouvir. Igualmente já me apercebi de situação em que usava telemóvel. Enfim, tudo isto mostra que há atitude em aula que, sendo de trabalho, é, digamos, pouco intrínseca, e talvez demasiado escolar (muito apegada ainda aos testes, aos deveres, mas pouco aberta a uma aprendizagem mais verdadeira). Algumas vezes não trouxe o livro para a aula.

E não deve levar a mal que eu lhe faça estas críticas. Faço-as porque sinto que tem capacidades para ter muito melhor rendimento.

 

Laura (19)

Tem boas capacidades nesta disciplina (nas áreas de «produção» — escrita e leitura em voz alta — mas também quando está em jogo a receção — compreensão de textos e gramática). Em aula tem tido sempre boa atitude trabalho, sendo das mais eficazes a resolver as tarefas.

Neste 2.º período terá baixado, o que será devido a ter estado doente e ter tido de faltar, mas, precisamente por isso, é injusto estar já a fazer alguma apreciação. Logo que recupere, deveria procurar fazer um trabalho de gravação que ainda é do 1.º período.

 

Madalena (20)

Não tem dificuldades em nenhumas das áreas do Português e mostra até bastante facilidade em gramática. No 1.º período, poderia perfeitamente ter tido melhor classificação, mas falhou várias tarefas (faltas a aulas e falhas de tepecês). Também houve, em algumas aulas, demasiada conversa e desconcentração.

No início do segundo período, voltaram a verificar-se todos estes males. No entanto, recentemente, a atitude em aula já tem sido diferente. Também já me foi entregue o trabalho de gravação que ficara por fazer no 1.º período. Tudo indica, portanto, que a partir de agora haverá bons progressos. Devemos ter como objetivo prático melhorar ao máximo a nota do ano passado, o que me parece francamente ao alcance da Madalena.

 

Madga (21)

Em aula, trabalha bem. Porém, tem falhado as redações pedidas para casa (todos os tepecês deste período). No período passado, aconteceram já algumas falhas, mas não tão sistematicamente.

Tem capacidade para ter melhor nota do que a que teve, já que não tem dificuldades em nenhuma das áreas do Português. É preciso ter alguma arrumação no que se refere a trabalhos pedidos para casa. Gostaria que ainda fizesse agora a tarefa de gravação pedida para o 1.º período, até porque costuma ler bem em voz alta. Quanto ao resto, continuar coma boa atitude de trabalho em aula.

 

Márcia (22)

Em aula, trabalha bem. Neste período, porém, falhou alguns dos trabalhos de casa (os das aulas 63-64 e 67-68 e uma reformulação que correspondia ao tepecê da aula 65-66).

A área em que mostrou menos facilidade no 1.º período foi a Gramática, pelo que deveria fazer agora algum estudo (através das nossas folhas; das gramáticas que reproduzi no blogue; ou do caderno de atividades).

De resto, continuar com a mesma atitude de trabalho em aula mas passar também a fazer sempre as redações pedidas para casa.

 

Margarida (23)

Em aula, trabalha bem. (Houve só umas aulas — talvez no início do 2.º período — em que esteve demasiado conversadora.) Tem feito sempre as tarefas pedidas para casa.

Como no 1.º período a área em que mostrou menos facilidade foi a da Gramática, aconselho a que faça alguma revisão deste domínio (estudando as nossas folhas, talvez relanceando também as páginas de gramática que repoduzo no blogue bem como o caderno de atividades). De resto, que continue com a boa atitude de trabalho que tem revelado.

 

Mariana (24)

Tem boas capacidades para esta disciplina (bons resultados em compreensão de textos, em escrita e em leitura em voz alta). No primeiro período, a área menos forte foi a da gramática.

Em aula trabalha muito bem. Há algumas falhas quanto a trabalhos de casa (neste 2.º período, falhou os das aulas 65-66 — reformulação —, 63-64 e 67-68).~Confio, porém, que ainda remedeie estas falhas.

A minha recomendação é que continue o bom trabalho em aula, e que procure rever sempre as matérias de gramática (pelas reproduções de gramáticas que pus no blogue; pelo caderno de atividades; pelas nossas férias).

 

Miguel (26)

No 1.º período houve muitos momentos de distração (algumas tarefas da aula não me chegaram a ser entregues, não percebi se por esquecimento se por efetivamente não terem sido realizadas). Depois que mudou de lugar, tem estado focado no trabalho. Por vezes, consegue ser bastante criativo.

No entanto, há um aspeto negativo que se mantém: continua a não fazer os trabalhos pedidos para casa. É este um dos pontos em que tem de melhorar: fazer sempre os tepecês. Baixará a classificação, se se mantiver este estado de coisas quanto a tarefas em casa (o que acabei por não punir no 1.º período). Também recomendo que desta vez seja mais cumpridor dos prazos relativos à tarefa «grande».

 

Patrícia (27)

Tem boas capacidades. Só um pouco mais fraca a área da gramática (nada que algum estudo não resolva facilmente).

No 1.º período, falhou alguns trabalhos que fizemos em aula (talvez porque tenha faltado). Ao contrário, raramente tem falhado tepecês (não fez recentemente os das aulas 63-64 e 67-68).

A minha recomendação talvez se centrasse na revisão de aspetos gramaticais que estudámos agora, no apelo a que vá fazendo sempre as tarefas pedidas para casa e que mantenha a boa atitude de trabalho em aula.

 

Bruna (28)

Tem capacidades bastante razoáveis em escrita, leitura, leitura em voz alta, mas não tem feito os trabalhos pedidos para casa, o que já a prejudicou na classificação do primeiro período (também faltaram trabalhos em aula, devidos a certa falta de assiduidade, que entretanto parece ter sido corrigida). Em gramática mostrou algumas insuficiências, o que tem que ver com faltas a aulas (e não foi também remediado com estudo).

Em aula, trabalha bem.

Recomendo: tentar fazer ainda o trabalho de gravação pedido no 1.º período; passar, a partir de agora, a fazer os restantes trabalhos que se peçam (incluindo certo estudo de gramática).

 

Francisco (29)

Em aula, tem tido boa atitude de trabalho. Também tem cumprido, em geral, os trabalhos pedidos para casa (falhou apenas o tepecê da aula 67-68).

Parece-me ter capacidades razoáveis em leitura e em escrita. Ainda conheço pouco as suas capacidades em leitura em voz alta e em gramática.

 
17 de fevereiro de 2015