Sugestões para 10.º 12.ª
Português, 10.º 12.ª, em meados de fevereiro
Por vezes, refiro tepecês em falta, remetendo
para o número da aula em que foram passados. Para acesso rápido ao enunciado de
cada um desses tepecês veja-se, em Gaveta de Nuvens, Sumários e tepecês (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/sumarios-e-tepeces.html).
Se se estiver à procura de tarefas feitas em aula, pode procurar-se nas secções
onde se transcrevem as aulas: Aulas (1.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_61.html;
2.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_62.html;
2.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas-2-periodo-1-parte-53.html).
Por aconselho o estudo de páginas de gramáticas: sobre matérias que demos neste
2.º período — atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/atos-de-fala.html),
variação linguística (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/variacao-e-normalizacao-linguistica.html),
anáfora, catáfora e elipse (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/coesao-referencial.html)
— ou o relance a fichas do caderno de atividades — sobre acentuação (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-acentuacao.html),
atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-atos-ilocutorios.html)
e anáfora (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-coesao.html).
Há ainda a tarefa de ir lendo livro(s) (instruções para leituras: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/leituras.html).
Para aqueles a quem recomendei que fizessem ainda a gravação não entregue no 1.º
período: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/instrucoes-para-microfilme.html.
Bia
(1)
Tem
baixado relativamente ao 1.º período, porque falhou alguns trabalhos, ora por
não ter estado em aula (questionário de compreensão da aula 63-64, redações das
aulas 53-54 e 55-56) ora por não ter feito trabalhos de casa (os das aulas
63-64 e 65-66). Em aula continua a ter boa atitude de trabalho.
As
suas áreas mais fortes são a escrita e a leitura em voz alta (no fundo, os
domínios de expressão). Na receção — compreensão dos textos — ainda tem de
melhorar, mas a área em que ainda tem de progredir mais é mesmo a gramática (no
período passado teve notas insuficientes nesta área).
Recomendações:
ser assídua; rever — estudar — gramática (pelas folhas da aula ou pelas páginas
de gramática que reproduzi no blogue). Em aula, manter a boa atitude de trabalho
que tem revelado. (Por vezes, não trouxe livro para a aula, ao que parece
porque o emprestara a outra colega que entretanto adoecera. Para quê emprestar
o livro a colegas, se sabe que eu próprio empresto fotocópia a quem dele se
esqueça?)
Ana
S. (2)
Em
aula, tem trabalhado bem. Recentemente, falhou duas pequenas redações pedidas
para casa (tepecês das aulas 63-64 e 67-68), embora até há pouco tenha feito
sempre os tepecês.
No
1.º período, em gramática esteve um pouco abaixo do nível atingido nas outras
áreas, pelo que vale a pena não deixar agora de tentar rever tudo e estudar o
que fui pedindo (ver as reproduções no blogue e o caderno de atividades). Na
escrita, recomendo particular atenção aos acentos, mas é domínio em que também tem
havido progressos E, claro, que mantenha o bom trabalho que tem mostrado em
aula.
Luísa
(3)
Costuma
trabalhar bem em aula, mesmo se, numa ou noutra aula, se mostrou um pouco mais
conversadora. Também costuma entregar as redações pedidas para casa (falhou
apenas, recentemente, o tepecê da aula 67-68 e a reformulação a que
correspondia o tepecê da aula 65-66).
A
escrita é talvez a área em que ainda pode progredir mais. Vale a pena rever
mais o que escreva, já que há erros (faltas de acentos em esdrúxulas, por
exemplo) que se vão repetindo. Quanto ao resto, continuar como tem estado.
Ana
N. (4)
Em
todas as áreas do Português (compreensão de textos, escrita, leitura em voz
alta e gramática) tem revelado boas capacidades.
Tem
trabalhado sempre bem aula e em casa (embora, recentemente, tenha falhado duas
redações pedidas para casa: as dos tepecês 63-64 e 67-68).
Que
continue o bom trabalho que tem feito é a minha recomendação. (Nas leituras em
voz alta decerto pode fazer melhor, como mostrou ser capaz no trabalho de
gravação.)
André
F. (5)
Tem
boas capacidades em todas as áreas do Português (da compreensão à expressão
escrita, mas também na leitura em voz alta). Embora seja capaz de se focar bem
no trabalho, durante o 1.º período e talvez no início do segundo, aqui e ali
deixou-se desconcentrar um pouco por conversas (sem que, porém, deixasse de ir
trabalhando). No novo lugar em que está, tem trabalhado já sem essas dispersões
que aconteciam por vezes.
Em
aula, deve continuar como tem estado agora. Evitar falhar tepecês (não fez o da
aula 63-64 nem entregou a reformulação que era o tepecê 65-66) e fazer os
trabalhos com o cuidado que merecem e nos prazos fixados. O trabalho mais
importante do primeiro período foi feito, salvo erro, bastante à pressa.
André
S. (6)
Não
tenho razões de queixa quanto ao trabalho em aula. Embora sinta que há alguma
conversa perto da zona em que está, não deixa de ir tentando fazer as tarefas.
Juntamente
com a gramática, a compreensão de textos é talvez o domínio em que se tem
mostrado mais fraco (a melhoria passará por ir lendo o mais possível — por
exemplo, há já livro que esteja a ler como lhes foi pedido fizessem a partir
das férias do Natal?). Já na escrita, tem de começar por fazer os trabalhos de
casa (até agora, não fez nenhum dos do 2.º período — assim, a sua nota tenderá a
baixar). Também para a gramática, a solução passa por ir lendo em casa o que eu
fui aconselhando (ver as reproduções de páginas de gramática no blogue e o
caderno de atividades).
Catarina
(7)
Trabalha
bem em aula, embora me pareça que demora mais a acabar as tarefas do que
deveria (por, numa fase inicial, haver alguma desconcentração ou conversa? por ficar
um tanto hesitante sem começar logo a escrever, por uma espécie de perfecionismo?).
Nos
trabalhos de casa tem falhado, o que se refletirá muito na classificação, se
não for rapidamente alterado. Não fez nenhumas das redações pedidas para casa
neste segundo período. É este o aspeto que acho mais importante corrigir.
David
(8)
Tem
boas capacidades linguísticas, que se revelam na escrita, na compreensão de
textos, na leitura em voz alta. Ao contrário, no 1.º período a gramática foi o
seu domínio mais fraco — talvez porque implicasse já outro esforço de trabalho
em aula e em casa (valia a pena ver as páginas que reproduzi no blogue tiradas
de gramáticas ou mesmo as nossas foilhas de aula e o caderno de atividades).
Até
agora, nunca fez trabalhos de casa, o que prejudica a nota que poderia ter em escrita. Esse é um dos
aspetos a procurar melhorar: tem de haver mais trabalho em casa. Deve procurar
fazer ainda o trabalho de fundo do primeiro período (gravação) e não falhar o trabalho
maior que aí venha. No final do 1.º período, não fui tão punitivo como devia
nos casos de trabalhos de fundo não feitos, na presunção de que esses trabalhos
seriam agora entregues.
Em
aula, resolve bem as tarefas em que se envolve. É mais rezingão com as que não
lhe agradem (embora, se quisesse, as resolvesse também muito bem). Deve encarar
todas as tarefas com mais paciência, aplicando-se em todas.
Por
outro lado, costuma ir falando com outros colegas de outras filas, o que é
muito prejudicial ao ambiente da aula. Corrigir este aspeto também. Terei de
passar a sancionar disciplinarmente ocorrências desse tipo, porque se tornaram
demasiado repetidas e os meus apelos a que não aconteçam também já só têm
funcionado como ruído adicional. (Durante tempos, costumava não trazer o
manual, mas esse aspeto já foi corrigido.)
Duarte
(9)
Tem
baixado relativamente ao 1.º período. Não entregou nenhuma das redações pedidas
para casa neste 2.º período.
Em
aula, tem exagerado no estilo de ir conversando bastante (com a colega do lado,
mas também, o que é muito prejudicial à aula, com colegas mais longe). Como
digo no texto sobre David, terei de passar a sancionar disciplinarmente
ocorrências desse tipo, por não estarem a funcionar os simples pedidos (e estes
já provocarem também «ruído» que não melhora a situação). Outra solução em que
se poderá pensar será a mudança de lugar. Não voltar também a usar o telemóvel
em aula (apanhei-o uma vez, embora já perto do fim da aula).
Tem
capacidade nos vários domínios (compreende, escreve e lê em voz alta sem
dificuldade; em Gramática, no 1.º período, mostrou que até terá havido estudo),
mas não tem tido um trabalho arrumado, regular. Por exemplo, a tarefa de gravação
do 1.º período foi feita com pouco cuidado, ficando muito aquém do que seria
capaz de fazer. Em aula, como só se concentra na tarefa já tarde, alguns
trabalhos têm ficado incompletos. Conselhos: em aula, levar tudo mais a sério;
entretanto, não falhar nenhuma tarefa pedida para casa.
Elly
(10)
Em
aula empenha-se bem nas tarefas, embora, numa fase inicial destas ou em
momentos em que estou eu a falar, por vezes tenha havido distração provocada
por um estilo demasiado descontraído nesta zona da sala (que não será de sua
iniciativa mas em que acaba por colaborar). Costuma fazer as redações pedidas
para casa (falhou só o tepecê da aula 63-64).
Deve
procurar fazer alguma revisão de gramática (o que demos agora pode ser visto em
reproduções de gramáticas no blogue), porque foi esta a área em que não esteve
bem no 1.º período. Futuramente, também não deve aproveitar as aulas de
Português para fazer tepecês de outras disciplinas. De resto, tem feito bom
trabalho.
Gonçalo
(11)
As
áreas em que falha mais são as da compreensão de textos e a da gramática (esta,
provavelmente, porque também não lê com cuidado as perguntas). Na leitura em
voz alta e na escrita até consegue melhores resultados (embora, a falha de
quase todos os trabalhos pedidos para casa — neste período só fez um, o da aula
67-68 — acabe por prejudicar também a nota neste domínio).
Em
aula, tem havido demasiada desconcentração, sendo poucos os momentos de
trabalho seguido. Está demasiado tempo virado para trás, obrigando-me a
constantes intervenções que têm prejudicado todos. Embora vá fazendo as
tarefas, acaba por resolver tudo em pouco tempo, ficando os seus textos
incompletos, pouco cuidadosos. Considero que é aluno inteligente, mas que
precisa de controlar mais a sua dispersão na sala de aula, fazer as tarefas com
mais demora, sem tanta precipitação, ir fazendo algum trabalho em casa (e
também de estudo).
Se
se mantiver o estilo atual, tenderá a baixar a classificação.
Helena
(12)
Trabalha
muito bem em aula. Em casa, só falhou o tepecê da aula 63-64.
Embora
não tenha grande facilidade com o meio escrito (quer na leitura, quer na
produção escrita), tem vindo a melhorar na redação. Aconselho também algum
estudo na parte de gramática.
Recomendação:
continuar assim.
Henrique
(13)
Tem
capacidades (de compreensão e de redação) para bastante mais do que a nota que
teve no 1.º período. O que tem acontecido é que não faz muitas das redações
(ainda não fez, em qualquer dos períodos, um único trabalho de casa; certas
faltas a aulas também fizeram com que falhasse redações feitas então), pelo que
a classificação final é muito mais baixa do que as suas reais capacidades.
Em
aula, tem boa atitude. Mantê-la. Ser assíduo.
Devia
ainda tentar fazer o trabalho de gravação do 1.º período e passar a entregar
todas as tarefas pedidas doravante. Poderia assim melhorar muito a nota que
traz do ano passado.
Joana
G. (14)
Tem
mais dificuldades na compreensão de textos e na gramática do que na escrita e
na leitura em voz alta. As notas em gramática talvez se devam, em parte, à
dificuldade na interpretação das perguntas.
Em
aula, parece-me trabalhar bem. No 1.º período, falhou dois trabalhos de escrita
feitos em aula, que terão calhado a aulas em que não esteve. E, sobretudo, não
fez o trabalho «grande», de gravação, o que prejudicou a sua classificação.
Prometeu que o entregaria agora, o que espero faça ainda. De resto, costuma
fazer os trabalhos de casa. (recentemente, falhou o da aula 63-64).
As
minhas recomendações é que recupere ainda o tal trabalho de gravação. Que faça
também alguma revisão dos assuntos de gramática (ver repruduções de gramáticas
no blogue ou relancear oi caderno de atividades e a nossas folhas. No resto,
continuar como tem estado.
Joana
San (16)
Tem
boas capacidades linguísticas (compreensão, escrita, leitura em voz alta),
tendo um rendimento um pouco menos forte em gramática.
Tem
trabalhado bem em aula e em casa (julgo só que ainda não entregou a
reformulação que correspondia ao tepecê da aula 65-66).
Aconselho
apenas algum estudo mais de gramática (pode ver as reproduções de gramáticas
postas no blogue, relancear as nossas folhas e as do caderno de atividades).
E
continuar com o bom trabalho que tem feito.
Joana
M. (17)
Durante
o 1.º período trabalhou bem (tanto em aula como em casa). Não tem áreas fracas,
tendo razoáveis, ou mesmo boas, capacidades em todas (compreensão, escrita, leitura
em voz alta, gramática). Parece-me que será relativamente fácil melhorar a
leitura em voz alta em aula (num trabalho de gravação mostrou muita
facilidade). Em gramática, com algum estudo, conseguirá decerto melhores
resultados.
Neste
segundo período falhou alguns trabalhos de casa (os das aulas 65-66, 63-64 e
67-68). Quanto ao resto, é continuar com a atitude trabalho que costuma ter.
Joana
Sim (18)
Tem
baixado relativamente ao 1.º período. Não fez até agora nenhuma das redações
pedidas para casa (os tepecês das aulas 57-58, 63-64, 65-66, 67-68).
Tem
boas capacidades nas várias áreas do Português (leitura, escrita, leitura em
voz alta e até em gramática — embora nesta área ainda haja mais para
progredir).
Em
aula, trabalha bem quando há tarefa muito concreta para entregar, mas acaba por
se distrair quando se trata apenas de seguir os trabalhos da aula. Foram já várias
as vezes em que percebi que estava a fazer trabalhos de outras disciplinas
(desta última vez, andei toda a aula a pedir-lhe que o não fizesse e o caderno
de Geografia lá esteve sempre a ser usado). Também já aconteceu estar a fazer
um tepecê de Português quando eu pretendia que me estivesse antes a ouvir. Igualmente
já me apercebi de situação em que usava telemóvel. Enfim, tudo isto mostra que
há atitude em aula que, sendo de trabalho, é, digamos, pouco intrínseca, e
talvez demasiado escolar (muito apegada ainda aos testes, aos deveres, mas
pouco aberta a uma aprendizagem mais verdadeira). Algumas vezes não trouxe o
livro para a aula.
E
não deve levar a mal que eu lhe faça estas críticas. Faço-as porque sinto que
tem capacidades para ter muito melhor rendimento.
Laura
(19)
Tem
boas capacidades nesta disciplina (nas áreas de «produção» — escrita e leitura
em voz alta — mas também quando está em jogo a receção — compreensão de textos
e gramática). Em aula tem tido sempre boa atitude trabalho, sendo das mais
eficazes a resolver as tarefas.
Neste
2.º período terá baixado, o que será devido a ter estado doente e ter tido de
faltar, mas, precisamente por isso, é injusto estar já a fazer alguma
apreciação. Logo que recupere, deveria procurar fazer um trabalho de gravação
que ainda é do 1.º período.
Madalena
(20)
Não tem dificuldades em nenhumas das
áreas do Português e mostra até bastante facilidade em gramática. No 1.º
período, poderia perfeitamente ter tido melhor classificação, mas falhou várias
tarefas (faltas a aulas e falhas de tepecês). Também houve, em algumas aulas,
demasiada conversa e desconcentração.
No início do segundo período,
voltaram a verificar-se todos estes males. No entanto, recentemente, a atitude
em aula já tem sido diferente. Também já me foi entregue o trabalho de gravação
que ficara por fazer no 1.º período. Tudo indica, portanto, que a partir de
agora haverá bons progressos. Devemos ter como objetivo prático melhorar ao
máximo a nota do ano passado, o que me parece francamente ao alcance da
Madalena.
Madga
(21)
Em
aula, trabalha bem. Porém, tem falhado as redações pedidas para casa (todos os
tepecês deste período). No período passado, aconteceram já algumas falhas, mas
não tão sistematicamente.
Tem
capacidade para ter melhor nota do que a que teve, já que não tem dificuldades
em nenhuma das áreas do Português. É preciso ter alguma arrumação no que se
refere a trabalhos pedidos para casa. Gostaria que ainda fizesse agora a tarefa
de gravação pedida para o 1.º período, até porque costuma ler bem em voz alta.
Quanto ao resto, continuar coma boa atitude de trabalho em aula.
Márcia
(22)
Em
aula, trabalha bem. Neste período, porém, falhou alguns dos trabalhos de casa
(os das aulas 63-64 e 67-68 e uma reformulação que correspondia ao tepecê da
aula 65-66).
A
área em que mostrou menos facilidade no 1.º período foi a Gramática, pelo que
deveria fazer agora algum estudo (através das nossas folhas; das gramáticas que
reproduzi no blogue; ou do caderno de atividades).
De
resto, continuar com a mesma atitude de trabalho em aula mas passar também a
fazer sempre as redações pedidas para casa.
Margarida
(23)
Em
aula, trabalha bem. (Houve só umas aulas — talvez no início do 2.º período — em
que esteve demasiado conversadora.) Tem feito sempre as tarefas pedidas para
casa.
Como
no 1.º período a área em que mostrou menos facilidade foi a da Gramática,
aconselho a que faça alguma revisão deste domínio (estudando as nossas folhas,
talvez relanceando também as páginas de gramática que repoduzo no blogue bem
como o caderno de atividades). De resto, que continue com a boa atitude de
trabalho que tem revelado.
Mariana
(24)
Tem
boas capacidades para esta disciplina (bons resultados em compreensão de
textos, em escrita e em leitura em voz alta). No primeiro período, a área menos
forte foi a da gramática.
Em
aula trabalha muito bem. Há algumas falhas quanto a trabalhos de casa (neste
2.º período, falhou os das aulas 65-66 — reformulação —, 63-64 e 67-68).~Confio,
porém, que ainda remedeie estas falhas.
A
minha recomendação é que continue o bom trabalho em aula, e que procure rever
sempre as matérias de gramática (pelas reproduções de gramáticas que pus no
blogue; pelo caderno de atividades; pelas nossas férias).
Miguel
(26)
No
1.º período houve muitos momentos de distração (algumas tarefas da aula não me
chegaram a ser entregues, não percebi se por esquecimento se por efetivamente
não terem sido realizadas). Depois que mudou de lugar, tem estado focado no
trabalho. Por vezes, consegue ser bastante criativo.
No
entanto, há um aspeto negativo que se mantém: continua a não fazer os trabalhos
pedidos para casa. É este um dos pontos em que tem de melhorar: fazer sempre os
tepecês. Baixará a classificação, se se mantiver este estado de coisas quanto a
tarefas em casa (o que acabei por não punir no 1.º período). Também recomendo
que desta vez seja mais cumpridor dos prazos relativos à tarefa «grande».
Patrícia
(27)
Tem
boas capacidades. Só um pouco mais fraca a área da gramática (nada que algum
estudo não resolva facilmente).
No
1.º período, falhou alguns trabalhos que fizemos em aula (talvez porque tenha
faltado). Ao contrário, raramente tem falhado tepecês (não fez recentemente os
das aulas 63-64 e 67-68).
A
minha recomendação talvez se centrasse na revisão de aspetos gramaticais que
estudámos agora, no apelo a que vá fazendo sempre as tarefas pedidas para casa
e que mantenha a boa atitude de trabalho em aula.
Bruna
(28)
Tem
capacidades bastante razoáveis em escrita, leitura, leitura em voz alta, mas
não tem feito os trabalhos pedidos para casa, o que já a prejudicou na
classificação do primeiro período (também faltaram trabalhos em aula, devidos a
certa falta de assiduidade, que entretanto parece ter sido corrigida). Em
gramática mostrou algumas insuficiências, o que tem que ver com faltas a aulas
(e não foi também remediado com estudo).
Em
aula, trabalha bem.
Recomendo:
tentar fazer ainda o trabalho de gravação pedido no 1.º período; passar, a
partir de agora, a fazer os restantes trabalhos que se peçam (incluindo certo
estudo de gramática).
Francisco
(29)
Em
aula, tem tido boa atitude de trabalho. Também tem cumprido, em geral, os
trabalhos pedidos para casa (falhou apenas o tepecê da aula 67-68).
Parece-me
ter capacidades razoáveis em leitura e em escrita. Ainda conheço pouco as suas
capacidades em leitura em voz alta e em gramática.
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