Friday, September 05, 2014

Sugestões para 10.º 7.ª


10.º 7.ª |Recomendações em meados de fevereiro

 

Mais do que descrever, procurei redigir em termos já de recomendação (o que há a fazer para melhorar).

Não insisti nestas informações num ponto negativo que só agora vou identificando individualmente, mas que é decisivo: a demora (motivada por conversa, em geral, ou mesmo simples preguiça) ante uma tarefa distribuída. Este tipo de atitude e a falha continuada de tepecês, se não forem rapidamente alteradas, vão refletir-se muito nas classificações finais no período.

Note-se que, neste período, ainda não testei gramática (e é preciso ir estudando) nem a expressão oral (começam agora os trabalhos nesta área que convém não deixar de cumprir). Também se supõe que os alunos têm andado a fazer leituras (de livros). || Para acesso rápido ao enunciado dos tepecês veja-se, em Gaveta de Nuvens, Sumários e tepecês (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/sumarios-e-tepeces.html). Se se estiver à procura de tarefas feitas em aula, pode procurar-se nas secções onde se transcrevem as aulas: Aulas (1.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_61.html; 2.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_62.html; 2.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas-2-periodo-1-parte-53.html). Por vezes, aconselho o estudo da gramática: sobre matérias que demos neste 2.º período — atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/atos-de-fala.html), variação linguística (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/variacao-e-normalizacao-linguistica.html), anáfora, catáfora e elipse (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/coesao-referencial.html) — ou o relance a fichas do caderno de atividades — sobre acentuação (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-acentuacao.html), atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-atos-ilocutorios.html) e anáfora (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-coesao.html). Há ainda a tarefa de ir lendo livro (instruções para leituras: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/leituras.html). Para aqueles a quem recomendei que fizessem ainda a gravação não entregue no 1.º período: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/instrucoes-para-microfilme.html.

 

 

Carolina (1)

Falta só ser mais regular a fazer as tarefas pedidas para casa. Fez a primeira redação pedida para casa neste 2.º período, e depois a sua reformulação, mas já não fez os restantes tepecês. Procurar não falhar estes tepecês.

Deveria ainda fazer a gravação que fora pedida ainda no 1.º período.

Em aula, tem atitude correta, focando-se nas tarefas.

 

Ana Sofia (3)

Em aula tem boa atitude de trabalho, concentrando-se bem nas tarefas.

Mas devia fazer mais as redações pedidas para casa (neste 2.º período tem falhado neste aspeto).

Gostaria também que ainda fizesse a gravação relativa ao 1.º período.

 

Dani (4)

Tem de passar a fazer as redações pedidas para casa. Até agora, no 2.º período, não fez nenhum tepecê. Será prejudicada na classificação que poderia ter, se se mantiver esta situação.

Em aula, tem boa atitude de trabalho, sendo bastante eficiente a resolver as tarefas.

Tem boas capacidades nos domínios linguísticos propriamente ditos (compreensão de textos, escrita, leitura em voz alta), mas, no 1.º período, revelou-se mais frágil em gramática. Deve, portanto, estudar também esta área.

 

Beatriz S. (5)

Deve fazer o trabalho de gravação que era para ser entregue no 1.º período.

Também tem de passar a fazer as restantes tarefas pedidas para casa. Desde o início do ano letivo (ou seja, nos dois períodos) não fez nenhum trabalho de casa.

Se esta situação não for alterada, descerá.

Em aula, a Beatriz tem boa atitude de trabalho.

 

Beatriz Belo (6)

Em aula tem mostrado muita capacidade para se focar nas tarefas e resolvê-las com eficiência.

Ao contrário, tem bastantes falhas de trabalhos em casa. Deveria alterar este aspeto. Podia começar por recuperar o trabalho de gravação relativo ao 1.º período e que não chegou a entregar.

Havendo esse cumprimento de tarefas em casa — e como é realmente interessante a concentração que tem nas aulas —, poderia melhorar a sua classificação.

 

Carlos (7)

Em vários trabalhos mostra a sua criatividade (por exemplo, no trabalho de gravação, já realizado no 1.º período mas que só agora pude ver; mas também em algumas redações).

Em aula, tem atitude correta, em geral focado no trabalho (embora, por vezes, também se vá envolvendo nas dispersões que podem acontecer entre a terceira e a quarta filas da sala).

O que tem falhado é o trabalho em casa (neste 2.º período, ainda não fez nenhuma das redações pedidas para casa). É este aspeto que lhe pedia que corrigisse.

Nas várias áreas do Português, aquela em que teve pior resultado no 1.º período foi a da gramática. Tentar, por isso, rever as matérias que demos recentemente.

 

Catarina (8)

Tem descido. Não fez até agora nenhuma das redações pedidas para casa (o que não acontecera no 1.º período). É o aspeto a corrigir mais urgentemente.

Em aula, tem boa atitude de trabalho.

No 1.º período, mostrou boas capacidades nas áreas de expressão e de receção, mas também revelou fragilidades em gramática. É preciso estudar este domínio.

 

Débora (9)

Em casa, fez apenas uma das cinco tarefas pedidas neste período. É este aspeto que deverá ser corrigido mais urgentemente. (Aproveito aliás para dizer que ainda não recebi dois textos que se incluíam na Prova de Recuperação feita para resolver o excesso de faltas.)

Em aula, trabalha bem.

Deve ter cuidado com a gramática, procurando fazer algum estudo. No período passado foi uma área em que teve nota muitíssimo mais fraca que as dos outros domínios.

 

Diogo (10)

Neste segundo período, em aula, tem estado sempre bastante focado no trabalho. (Devo dizer que, mesmo no 1.º período, sempre teve, quase sempre, suficiente concentração nas tarefas.)

Ao contrário, continua a não haver muitos tepecês cumpridos, mas, recentemente, já foi me foi entregue um desses textos.

Deveria o Diogo tratar agora também do trabalho de gravação que era para ser feito no 1.º período. (No 1.º período, podia ter tido nota ligeiramente melhor se tivesse feito esse trabalho.)

 

Inês (11)

Tem descido.

Só fez o primeiro dos tepecês deste período. É este o aspeto que mais urgentemente deve alterar.

Em aula, trabalha com concentração. Deve, porém, ser mais pontual.

No 1.º período, revelou boas capacidades em escrita, compreensão e leitura em voz alta, mas esteve um pouco mais fraca em gramática. É importante estudar as matérias que demos recentemente neste domínio.

 

Iolanda (12)

Neste período, começou a ser corrigido um aspeto prejudicial que se notara no 1.º período (os trabalhos feitos em aula e que se supunha eu levar para corrigir não me serem entregues). Esta situação ainda sucedeu umas três vezes agora, mas já tem sido evitada.

Tem havido também mais concentração nas tarefas (embora sempre com algumas interrupções para conversa). O passo próximo é não ficar tão dependente do apoio da Leonor para ir avançando nas tarefas.

Continua a falhar quanto a tarefas pedidas para casa (não fez nenhuma das deste período). E era importante que fizesse ainda o trabalho de gravação pedido no 1.º período.

Tem boas capacidades de base (não tem dificuldades em nenhum dos domínios do Português — escrita, compreensão, leitura em voz alta, até gramática), precisa só de ir fazendo o que é pedido.

 

Leonor (13)

Tem boas, ou muito boas, capacidades nos vários domínios do Português. Diria que aquele em que me parece ter mais «margem de progressão» é o da leitura em voz alta (talvez sugerisse que houvesse mais investimento nas tarefas pedidas nesta área).

Nas tarefas de escrita, creio que pode demorar-se mais nos aspetos de revisão.

Tem boa atitude trabalho e de concentração. Tem feito todas as redações pedidas para casa.

Continuar assim.

 

Madalena (14)

Tem descido, se considerarmos as falhas de trabalhos que eram para entregar. Neste 2.º período, não fez nenhuma das redações pedidas para casa.

Também ainda não entregou o trabalho de gravação que era para ter sido feito no 1.º período.

Costuma ter atitude correta em aula, concentrada em algumas tarefas, mas também já sucedeu vê-la a dedicar-se em aula a outras tarefas.

A área em que mais falhou no 1.º período foi a da gramática. Portanto, convém ir estudando.

Quanto ao resto, acho decisivo recuperar agora o que não entregou nas devidas alturas.

 

Beatriz R. (15)

Sempre fora já das alunas com correta atitude de trabalho, mostrando-se focada nas tarefas da aula. No 1.º período falhara porém um tanto nas tarefas pedidas para casa, o tem sido corrigido agora.

Devia tentar fazer ainda, e entregá-la, a tarefa de gravação pedida no 1.º período (essa falha prejudicou a sua classificação no 1.º período).

Outra área em que tem de investir um pouco é a da gramática.

 

Maria (17)

Tem de melhorar muito quanto ao cumprimento de tarefas. A pouca assiduidade fez que ficassem sempre a faltar várias tarefas feitas em aula.

Por outro lado, continua a não haver trabalho em casa. Nenhuma das redações pedidas para casa este 2.º período foi feita.

Também continuo a aguardar o trabalho de gravação pedido no 1.º período.

Em aula, tem boa atitude de trabalho, resolvendo as tarefas com concentração.

É, portanto, preciso melhorar a assiduidade (e a pontualidade) e fazer as tarefas pedidas.

 

Mário (18)

Em aula, tem atitude correta, de razoável concentração no trabalho, mesmo se, na fila em que está, às vezes há alguma conversa (em geral, vinda da fila do lado).

Aspeto a melhorar muito são as redações pedidas para casa (neste 2.º período, não entregou nenhuma).

Deve também tentar seguir mais a gramática (foi a sua área mais fraca no 1.º período).

 

Matilde (19)

Tem descido um pouco, já que não tem feito as tarefas pedidas para casa. (Fez apenas uma redação das cinco pedidas este período.)

Em aula, melhorou a focagem nas tarefas, mas continua a haver alguma intermitência (tem de ser mais autónoma, interromper menos as tarefas com conversa ou até com pedidos de ajuda). Também em momentos em que explico para todos conviria que a Matilde estivesse mais continuadamente concentrada.

Tem havido certo desperdício de algumas boas capacidades que tem (escrita, boas bases em gramática).

 

Miguel (20)

Em aula, dispersa-se bastante com conversas. É correto no trato com todos, mas desfoca-se das tarefas com bastante facilidade, embora já esteja talvez a haver ligeiro progresso no sentido da sua maior autonomia.

Quanto a trabalho em casa, tem de inverter completamente a sua atitude. Não entregou nenhuma das tarefas pedidas neste 2.º período (mas já no 1.º período o retrato era este.

Deve fazer o trabalho de gravação pedido ainda no 1.º período. E fazer alguma revisão de gramática, a sua área mais fraca no 1.º período.

 

Paulo (21)

Tem capacidades interessantes (na escrita, na compreensão; talvez nem tanto em gramática), pelo que é pena que não cumpra mais as tarefas pedidas para casa. Não fez nenhuma das tarefas pedidas neste 2.º período.

Também deveria fazer ainda o trabalho de gravação pedido ainda para o 1.º período.

Em aula tem atitude correta, consegue focar-se nas tarefas, embora se perceba que há por vezes demoras motivadas pela conversa que se instala na sua fila.

Enfim, deve resolver o problema dos trabalhos pedidos para casa.

 

Ariana (22)

A sua atitude em aula até é de trabalho e de quem procura ir fazendo as tarefas, só que, por vezes, demasiado interrompida por conversas (o que faz que algumas tarefas fiquem pouco revistas, pouco cuidadas).

Em termos de tarefas feitas em casa, neste 2.º período tem descido. Fez só a primeira redação pedida e a sua reformulação. É aspeto a recuperar (até porque, no 1.º período, não falhou muitos tepecês).

As suas áreas mais fortes são a da leitura em voz alta e da compreensão de textos. A gramática é a área mais fraca, pelo que convém fazer algum estudo agora.

 

Sara (23)

Poderia repetir aqui o texto que usei com Ariana. Com efeito, a atitude da Sara em aula até é de trabalho e de quem procura ir fazendo as tarefas, só que, muitas vezes, demasiado interrompida por conversas (o que faz que algumas tarefas fiquem pouco revistas, pouco cuidadas).

Quanto a tarefas em casa, este período falhou três (em cinco).

Área em que deve ter particular cuidado — estudando alguma coisa agora — é a da gramática. Ao contrário, tem resultado razoáveis em compreensão de texto e em leitura em voz alta.

 

Sebastião (24)

Tem boas capacidades nas várias áreas do Português (compreensão de textos, escrita, leitura em voz alta, gramática).

Trabalha concentradamente em aula.

Também tem feito, em geral, as tarefas pedidas para casa (falhou as três primeiras do período, creio que por estar doente — embora eu ache que era possível ir fazendo esses tepecês).

Continuar o bom trabalho que tem feito.

 

Solomiya (24)

Distinguiria duas faces. Em aula, consegue focar-se nas tarefas e tem atitude correta e de trabalho (talvez deva porém ser cada vez mais autónoma, evitando a ajuda de Sebastião).

Em termos de trabalho em casa, não está a cumprir (como aliás já no 1.º período falhara bastante). Neste 2.º período, não fez nenhum dos tepecês. É, portanto, um aspeto a corrigir.

No 1.º período, a sua área mais forte foi a da leitura em voz alta. Ao contrário, fraquejou muito em gramática, pelo que deve haver agora algum estudo.

 

Tomás (25)

Deve melhorar pontualidade.

Em aula, tem boa concentração nas tarefas.

Em casa, vai fazendo a maioria das tarefas, mas o ideal é faça mesmo todas: neste 2.º período, falhou duas em cinco.

A gramática foi a sua área mais fraca no 1.º período, pelo que aconselho agora algum estudo.

 

Anastasiia (29)

Em aula, tem muito boa atitude de trabalho, sendo capaz de grande concentração a resolver as tarefas. (Pode, creio, melhorar a assiduidade — houve algumas faltas a aulas.)

Quanto a tarefas pedidas para casa, pode ainda melhorar (fez só duas das cinco pedidas este período).

Tem havido bons progressos quanto ao seu domínio do português.

Continuar assim.

 

Emanuel (30)

Apesar das muitas faltas a aulas (e, portanto, apesar da falta de tarefas feitas), atribuí-lhe classificação positiva no 1.º período, porque percebi que tinha algumas boas capacidades e tinha a esperança de que passasse a haver mais trabalho em casa e mais assiduidade.

Neste 2.º período, nada disso tem acontecido, pelo que descerá muito.

Deve passar a vir às aulas.

E ir fazendo tarefas pedidas. Por exemplo, prometera entregar-me a gravação relativa ao 1.º período.

 

Bernardo (31)

Em aula, revela boa concentração nas tarefas (só uma vez o apanhei a fazer trabalhos de outras disciplinas).

Tem falhado bastante quanto a tarefas em casa. Em Português, as redações pedidas para casa não são meros tepecês, são tarefas que terei em conta na classificação. Ora, até agora, só entregou uma de cinco tarefas pedidas neste 2.º período.

Em termos de domínios do Português, parece-me mais forte em escrita do que em compreensão dos textos.

E ainda não houve tarefas de leitura em voz alta ou de gramática. Ver-se-á.