Sugestões para 10.º 7.ª
10.º
7.ª |Recomendações em meados de fevereiro
Mais do que descrever, procurei redigir em
termos já de recomendação (o que há a fazer para melhorar).
Não insisti nestas informações num ponto
negativo que só agora vou identificando individualmente, mas que é decisivo: a
demora (motivada por conversa, em geral, ou mesmo simples preguiça) ante uma
tarefa distribuída. Este tipo de atitude e a falha continuada de tepecês, se
não forem rapidamente alteradas, vão refletir-se muito nas classificações finais
no período.
Note-se que, neste período, ainda não testei
gramática (e é preciso ir estudando) nem a expressão oral (começam agora os
trabalhos nesta área que convém não deixar de cumprir). Também se supõe que os
alunos têm andado a fazer leituras (de livros). || Para acesso rápido ao
enunciado dos tepecês veja-se, em Gaveta de Nuvens, Sumários e tepecês (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/sumarios-e-tepeces.html).
Se se estiver à procura de tarefas feitas em aula, pode procurar-se nas secções
onde se transcrevem as aulas: Aulas (1.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_61.html;
2.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_62.html;
2.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas-2-periodo-1-parte-53.html).
Por vezes, aconselho o estudo da gramática: sobre matérias que demos neste 2.º
período — atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/atos-de-fala.html),
variação linguística (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/variacao-e-normalizacao-linguistica.html),
anáfora, catáfora e elipse (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/coesao-referencial.html)
— ou o relance a fichas do caderno de atividades — sobre acentuação (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-acentuacao.html),
atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-atos-ilocutorios.html)
e anáfora (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-coesao.html).
Há ainda a tarefa de ir lendo livro (instruções para leituras: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/leituras.html).
Para aqueles a quem recomendei que fizessem ainda a gravação não entregue no
1.º período: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/instrucoes-para-microfilme.html.
Carolina
(1)
Falta
só ser mais regular a fazer as tarefas pedidas para casa. Fez a primeira
redação pedida para casa neste 2.º período, e depois a sua reformulação, mas já
não fez os restantes tepecês. Procurar não falhar estes tepecês.
Deveria
ainda fazer a gravação que fora pedida ainda no 1.º período.
Em
aula, tem atitude correta, focando-se nas tarefas.
Ana
Sofia (3)
Em
aula tem boa atitude de trabalho, concentrando-se bem nas tarefas.
Mas
devia fazer mais as redações pedidas para casa (neste 2.º período tem falhado
neste aspeto).
Gostaria
também que ainda fizesse a gravação relativa ao 1.º período.
Dani
(4)
Tem
de passar a fazer as redações pedidas para casa. Até agora, no 2.º período, não
fez nenhum tepecê. Será prejudicada na classificação que poderia ter, se se
mantiver esta situação.
Em
aula, tem boa atitude de trabalho, sendo bastante eficiente a resolver as
tarefas.
Tem
boas capacidades nos domínios linguísticos propriamente ditos (compreensão de
textos, escrita, leitura em voz alta), mas, no 1.º período, revelou-se mais
frágil em gramática. Deve, portanto, estudar também esta área.
Beatriz
S. (5)
Deve
fazer o trabalho de gravação que era para ser entregue no 1.º período.
Também
tem de passar a fazer as restantes tarefas pedidas para casa. Desde o início do
ano letivo (ou seja, nos dois períodos) não fez nenhum trabalho de casa.
Se
esta situação não for alterada, descerá.
Em
aula, a Beatriz tem boa atitude de trabalho.
Beatriz
Belo (6)
Em
aula tem mostrado muita capacidade para se focar nas tarefas e resolvê-las com
eficiência.
Ao
contrário, tem bastantes falhas de trabalhos em casa. Deveria alterar este
aspeto. Podia começar por recuperar o trabalho de gravação relativo ao 1.º
período e que não chegou a entregar.
Havendo
esse cumprimento de tarefas em casa — e como é realmente interessante a
concentração que tem nas aulas —, poderia melhorar a sua classificação.
Carlos
(7)
Em
vários trabalhos mostra a sua criatividade (por exemplo, no trabalho de
gravação, já realizado no 1.º período mas que só agora pude ver; mas também em
algumas redações).
Em
aula, tem atitude correta, em geral focado no trabalho (embora, por vezes,
também se vá envolvendo nas dispersões que podem acontecer entre a terceira e a
quarta filas da sala).
O
que tem falhado é o trabalho em casa (neste 2.º período, ainda não fez nenhuma
das redações pedidas para casa). É este aspeto que lhe pedia que corrigisse.
Nas
várias áreas do Português, aquela em que teve pior resultado no 1.º período foi
a da gramática. Tentar, por isso, rever as matérias que demos recentemente.
Catarina
(8)
Tem
descido. Não fez até agora nenhuma das redações pedidas para casa (o que não
acontecera no 1.º período). É o aspeto a corrigir mais urgentemente.
Em
aula, tem boa atitude de trabalho.
No
1.º período, mostrou boas capacidades nas áreas de expressão e de receção, mas
também revelou fragilidades em gramática. É preciso estudar este domínio.
Débora
(9)
Em
casa, fez apenas uma das cinco tarefas pedidas neste período. É este aspeto que
deverá ser corrigido mais urgentemente. (Aproveito aliás para dizer que ainda
não recebi dois textos que se incluíam na Prova de Recuperação feita para
resolver o excesso de faltas.)
Em
aula, trabalha bem.
Deve
ter cuidado com a gramática, procurando fazer algum estudo. No período passado
foi uma área em que teve nota muitíssimo mais fraca que as dos outros domínios.
Diogo
(10)
Neste
segundo período, em aula, tem estado sempre bastante focado no trabalho. (Devo
dizer que, mesmo no 1.º período, sempre teve, quase sempre, suficiente
concentração nas tarefas.)
Ao
contrário, continua a não haver muitos tepecês cumpridos, mas, recentemente, já
foi me foi entregue um desses textos.
Deveria
o Diogo tratar agora também do trabalho de gravação que era para ser feito no
1.º período. (No 1.º período, podia ter tido nota ligeiramente melhor se
tivesse feito esse trabalho.)
Inês
(11)
Tem
descido.
Só
fez o primeiro dos tepecês deste período. É este o aspeto que mais urgentemente
deve alterar.
Em
aula, trabalha com concentração. Deve, porém, ser mais pontual.
No
1.º período, revelou boas capacidades em escrita, compreensão e leitura em voz
alta, mas esteve um pouco mais fraca em gramática. É importante estudar as
matérias que demos recentemente neste domínio.
Iolanda
(12)
Neste
período, começou a ser corrigido um aspeto prejudicial que se notara no 1.º
período (os trabalhos feitos em aula e que se supunha eu levar para corrigir
não me serem entregues). Esta situação ainda sucedeu umas três vezes agora, mas
já tem sido evitada.
Tem
havido também mais concentração nas tarefas (embora sempre com algumas
interrupções para conversa). O passo próximo é não ficar tão dependente do
apoio da Leonor para ir avançando nas tarefas.
Continua
a falhar quanto a tarefas pedidas para casa (não fez nenhuma das deste
período). E era importante que fizesse ainda o trabalho de gravação pedido no
1.º período.
Tem
boas capacidades de base (não tem dificuldades em nenhum dos domínios do
Português — escrita, compreensão, leitura em voz alta, até gramática), precisa
só de ir fazendo o que é pedido.
Leonor
(13)
Tem
boas, ou muito boas, capacidades nos vários domínios do Português. Diria que
aquele em que me parece ter mais «margem de progressão» é o da leitura em voz
alta (talvez sugerisse que houvesse mais investimento nas tarefas pedidas nesta
área).
Nas
tarefas de escrita, creio que pode demorar-se mais nos aspetos de revisão.
Tem
boa atitude trabalho e de concentração. Tem feito todas as redações pedidas
para casa.
Continuar
assim.
Madalena
(14)
Tem
descido, se considerarmos as falhas de trabalhos que eram para entregar. Neste
2.º período, não fez nenhuma das redações pedidas para casa.
Também
ainda não entregou o trabalho de gravação que era para ter sido feito no 1.º
período.
Costuma
ter atitude correta em aula, concentrada em algumas tarefas, mas também já
sucedeu vê-la a dedicar-se em aula a outras tarefas.
A
área em que mais falhou no 1.º período foi a da gramática. Portanto, convém ir
estudando.
Quanto
ao resto, acho decisivo recuperar agora o que não entregou nas devidas alturas.
Beatriz
R. (15)
Sempre
fora já das alunas com correta atitude de trabalho, mostrando-se focada nas
tarefas da aula. No 1.º período falhara porém um tanto nas tarefas pedidas para
casa, o tem sido corrigido agora.
Devia
tentar fazer ainda, e entregá-la, a tarefa de gravação pedida no 1.º período
(essa falha prejudicou a sua classificação no 1.º período).
Outra
área em que tem de investir um pouco é a da gramática.
Maria
(17)
Tem
de melhorar muito quanto ao cumprimento de tarefas. A pouca assiduidade fez que
ficassem sempre a faltar várias tarefas feitas em aula.
Por
outro lado, continua a não haver trabalho em casa. Nenhuma das redações pedidas
para casa este 2.º período foi feita.
Também
continuo a aguardar o trabalho de gravação pedido no 1.º período.
Em
aula, tem boa atitude de trabalho, resolvendo as tarefas com concentração.
É,
portanto, preciso melhorar a assiduidade (e a pontualidade) e fazer as tarefas
pedidas.
Mário
(18)
Em
aula, tem atitude correta, de razoável concentração no trabalho, mesmo se, na
fila em que está, às vezes há alguma conversa (em geral, vinda da fila do
lado).
Aspeto
a melhorar muito são as redações pedidas para casa (neste 2.º período, não
entregou nenhuma).
Deve
também tentar seguir mais a gramática (foi a sua área mais fraca no 1.º
período).
Matilde
(19)
Tem
descido um pouco, já que não tem feito as tarefas pedidas para casa. (Fez
apenas uma redação das cinco pedidas este período.)
Em
aula, melhorou a focagem nas tarefas, mas continua a haver alguma intermitência
(tem de ser mais autónoma, interromper menos as tarefas com conversa ou até com
pedidos de ajuda). Também em momentos em que explico para todos conviria que a
Matilde estivesse mais continuadamente concentrada.
Tem
havido certo desperdício de algumas boas capacidades que tem (escrita, boas
bases em gramática).
Miguel
(20)
Em
aula, dispersa-se bastante com conversas. É correto no trato com todos, mas
desfoca-se das tarefas com bastante facilidade, embora já esteja talvez a haver
ligeiro progresso no sentido da sua maior autonomia.
Quanto
a trabalho em casa, tem de inverter completamente a sua atitude. Não entregou
nenhuma das tarefas pedidas neste 2.º período (mas já no 1.º período o retrato
era este.
Deve
fazer o trabalho de gravação pedido ainda no 1.º período. E fazer alguma
revisão de gramática, a sua área mais fraca no 1.º período.
Paulo
(21)
Tem
capacidades interessantes (na escrita, na compreensão; talvez nem tanto em
gramática), pelo que é pena que não cumpra mais as tarefas pedidas para casa. Não
fez nenhuma das tarefas pedidas neste 2.º período.
Também
deveria fazer ainda o trabalho de gravação pedido ainda para o 1.º período.
Em
aula tem atitude correta, consegue focar-se nas tarefas, embora se perceba que
há por vezes demoras motivadas pela conversa que se instala na sua fila.
Enfim,
deve resolver o problema dos trabalhos pedidos para casa.
Ariana
(22)
A
sua atitude em aula até é de trabalho e de quem procura ir fazendo as tarefas,
só que, por vezes, demasiado interrompida por conversas (o que faz que algumas
tarefas fiquem pouco revistas, pouco cuidadas).
Em
termos de tarefas feitas em casa, neste 2.º período tem descido. Fez só a
primeira redação pedida e a sua reformulação. É aspeto a recuperar (até porque,
no 1.º período, não falhou muitos tepecês).
As
suas áreas mais fortes são a da leitura em voz alta e da compreensão de textos.
A gramática é a área mais fraca, pelo que convém fazer algum estudo agora.
Sara
(23)
Poderia
repetir aqui o texto que usei com Ariana. Com efeito, a atitude da Sara em aula
até é de trabalho e de quem procura ir fazendo as tarefas, só que, muitas
vezes, demasiado interrompida por conversas (o que faz que algumas tarefas
fiquem pouco revistas, pouco cuidadas).
Quanto
a tarefas em casa, este período falhou três (em cinco).
Área
em que deve ter particular cuidado — estudando alguma coisa agora — é a da
gramática. Ao contrário, tem resultado razoáveis em compreensão de texto e em
leitura em voz alta.
Sebastião
(24)
Tem
boas capacidades nas várias áreas do Português (compreensão de textos, escrita,
leitura em voz alta, gramática).
Trabalha
concentradamente em aula.
Também
tem feito, em geral, as tarefas pedidas para casa (falhou as três primeiras do
período, creio que por estar doente — embora eu ache que era possível ir
fazendo esses tepecês).
Continuar
o bom trabalho que tem feito.
Solomiya
(24)
Distinguiria
duas faces. Em aula, consegue focar-se nas tarefas e tem atitude correta e de
trabalho (talvez deva porém ser cada vez mais autónoma, evitando a ajuda de
Sebastião).
Em
termos de trabalho em casa, não está a cumprir (como aliás já no 1.º período
falhara bastante). Neste 2.º período, não fez nenhum dos tepecês. É, portanto,
um aspeto a corrigir.
No
1.º período, a sua área mais forte foi a da leitura em voz alta. Ao contrário,
fraquejou muito em gramática, pelo que deve haver agora algum estudo.
Tomás
(25)
Deve
melhorar pontualidade.
Em
aula, tem boa concentração nas tarefas.
Em
casa, vai fazendo a maioria das tarefas, mas o ideal é faça mesmo todas: neste
2.º período, falhou duas em cinco.
A
gramática foi a sua área mais fraca no 1.º período, pelo que aconselho agora
algum estudo.
Anastasiia
(29)
Em
aula, tem muito boa atitude de trabalho, sendo capaz de grande concentração a
resolver as tarefas. (Pode, creio, melhorar a assiduidade — houve algumas
faltas a aulas.)
Quanto
a tarefas pedidas para casa, pode ainda melhorar (fez só duas das cinco pedidas
este período).
Tem
havido bons progressos quanto ao seu domínio do português.
Continuar
assim.
Emanuel
(30)
Apesar
das muitas faltas a aulas (e, portanto, apesar da falta de tarefas feitas),
atribuí-lhe classificação positiva no 1.º período, porque percebi que tinha
algumas boas capacidades e tinha a esperança de que passasse a haver mais
trabalho em casa e mais assiduidade.
Neste
2.º período, nada disso tem acontecido, pelo que descerá muito.
Deve
passar a vir às aulas.
E
ir fazendo tarefas pedidas. Por exemplo, prometera entregar-me a gravação
relativa ao 1.º período.
Bernardo
(31)
Em
aula, revela boa concentração nas tarefas (só uma vez o apanhei a fazer
trabalhos de outras disciplinas).
Tem
falhado bastante quanto a tarefas em casa. Em Português, as redações pedidas
para casa não são meros tepecês, são tarefas que terei em conta na classificação.
Ora, até agora, só entregou uma de cinco tarefas pedidas neste 2.º período.
Em
termos de domínios do Português, parece-me mais forte em escrita do que em
compreensão dos textos.
E
ainda não houve tarefas de leitura em voz alta ou de gramática. Ver-se-á.
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