Sugestões para 10.º 1.ª
10.º
1.ª | Recomendações em meados de fevereiro
Mais do que descrever, procurei redigir em
termos já de recomendação (o que há a fazer para melhorar).
Não insisti nestas informações num ponto
negativo que só agora vou identificando individualmente, mas que é decisivo: a
demora (motivada por conversa, em geral, ou mesmo simples preguiça) ante uma
tarefa distribuída. Este tipo de atitude e a falha continuada de tepecês, se
não forem rapidamente alteradas, vão refletir-se muito nas classificações
finais no período.
Note-se que, neste período, ainda não testei
gramática (e é preciso ir estudando) nem a expressão oral (começam agora os
trabalhos nesta área que convém não deixar de cumprir). Também se supõe que os
alunos têm andado a fazer leituras (de livros).
Para acesso rápido ao enunciado dos tepecês
veja-se, em Gaveta de Nuvens, Sumários e
tepecês (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/sumarios-e-tepeces.html).
Se se estiver à procura de tarefas feitas em aula, pode procurar-se nas secções
onde se transcrevem as aulas: Aulas (1.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_61.html;
2.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_62.html;
2.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas-2-periodo-1-parte-53.html).
Por vezes, aconselho o estudo da gramática: sobre matérias que demos neste 2.º
período — atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/atos-de-fala.html),
variação linguística (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/variacao-e-normalizacao-linguistica.html),
anáfora, catáfora e elipse (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/coesao-referencial.html)
— ou o relance a fichas do caderno de atividades — sobre acentuação (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-acentuacao.html),
atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-atos-ilocutorios.html)
e anáfora (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-coesao.html).
Há ainda a tarefa de ir lendo livro (instruções para leituras: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/leituras.html).
Para aqueles a quem recomendei que fizessem ainda a gravação não entregue no
1.º período: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/instrucoes-para-microfilme.html.
André
(1)
O
aspeto a remediar mais urgentemente é o trabalho em casa (não fez nenhuma das
redações pedidas para casa neste período).
Também
decerto relacionável com alguma falta de estudo, a gramática foi a sua área
mais fraca no 1.º período, pelo que devia agora tentar alguma revisão ou
leitura das matérias que temos dado.
Em
aula, não posso dizer que não vá fazendo as tarefas (embora com alguma conversa
pelo meio).
Outra
área que o André devia desenvolver seria a da leitura, a da compreensão de textos.
Está já a ler algum livro como foi pedido?
Beatriz
Sá (2)
Tem
descido. Ao contrário do que sucedera no 1.º período, neste 2.º período não
entregou nenhuma das redações pedidas para casa.
Em
aula, creio que estará focada no trabalho.
No
1.º período, a área mais forte da Beatriz foi a da leitura em voz alta, mas
também mostrou capacidades de compreensão de textos e de escrita.
Por
outro lado, um domínio em que já falhara no 1.º período é o da gramática (há
todo o interesse em fazer agora algum trabalho de revisão).
Beatriz
S. (3)
Costuma
trabalhar bem em aula.
Durante
o 1.º período, também cumpriu sempre os trabalhos de casa. Neste 2.º período já
houve algumas falhas nas redações a entregar, mas tenho de admitir que se
tratasse de falha circunstancial, que a Beatriz ainda pode recuperar.
No
final do primeiro período, as duas áreas que indiquei como aquelas em que havia
mais «margem de progressão» foram as da leitura em voz alta e da gramática.
Como são precisamente as que ainda não testámos este período, vale a pena
haver agora alguma preparação destes domínios.
Bruno
(4)
O
Bruno tem algumas boas capacidades de base (destaco a facilidade de
compreensão, que pode ser, nesta e em outras áreas, uma grande vantagem). No
entanto, tem de procurar desenvolver mais trabalho.
Em
aula, poderia haver decerto menos conversa, mas até creio que as tarefas vão
sendo feitas (talvez com menos concentração do que merecessem). Porém, o aspeto
a melhorar com urgência é o trabalho em casa. Tem de haver um mínimo de esforço
para entregar as redações pedidas, o que, até agora, nem no 1.º período nem
neste segundo sucedeu.
A
manter-se assim, descerá.
Carlota
(5)
Tem
descido. Em aula, as tarefas vão sendo feitas mas talvez com demasiada conversa
pelo meio. (Admito que o malefício destas conversas — com Carolinas, creio —,
se notasse, por exemplo, no resultado fraco em gramática atingido no 1.º
período.)
Recentemente,
o aspeto mais preocupante é a falha de quase todas redações pedidas para casa.
Conselho
que daria: modificar atitude quanto ao trabalho em casa. Passar a fazer as
tarefas pedidas — mesmo o trabalho «de fundo» do 1.º período foi dado já muito
em cima da hora. Rever matérias de gramática que temos vindo a estudar).
Carolina
A. (6)
Tem
descido.
Em
aula, há alguma conversa mas as tarefas vão sendo feitas. Não tenho a certeza é
de que haja concentração quando se trata de ouvir (o que talvez explique os
resultados fracos em gramática).
Ponto
mais grave é não ter sido feito nenhuma das cinco redações pedidas neste período
para casa. Tentar atalhar rapidissimamente este aspeto.
Estudar
gramática.
Carolina
D. (7)
Ao
contrário do que sucedera no 1.º período, em que cumprira impecavelmente as
tarefas pedidas para casa, neste 2.º período já houve falhas de tepecês.
Recentemente,
também achei que a concentração em aula estava a ser menor do que a Carolina costumava
ter. Mas, em geral, foca-se nas tarefas.
Enfim,
que mantenha o que foi a sua atitude trabalho ao longo do 1.º período,
sobretudo.
Catarina
C. (8)
Tem
boas capacidades em todas as áreas do Português (por esta ordem: compreensão de
textos; leitura em voz alta; escrita; gramática). Talvez a última área seja
aquela em que tem mais «margem de progressão».
Em
aula, sempre bem.
Também
em casa costuma cumprir todas as tarefas.
Continuar
assim.
Catarina
F. (9)
Tem
descido, se considerarmos a falha de trabalhos que eram para entregar.
Deve
entregar a tarefa de gravação que devia ter feito já no 1.º período.
Também
nas restantes tarefas para casa deve mudar a sua atitude. Neste 2.º período, só
entregou uma de cinco tarefas. E atenção à gramática!
Em
aula, costuma ter a concentração devida.
Daniela
(10)
Tem
descido, sobretudo por não ter entregado trabalhos de casa.
Deve
entregar a tarefa de gravação que já deveria ter sido feita durante o 1.º
período.
Quantas
às redações pedidas para casa, neste 2.º período não entregou nenhuma.
Em
aula, creio que vai estando relativamente focada no trabalho.
Gonçalo
(12)
Em
aula, costuma estar bem focado no trabalho. Recentemente, porém, creio que tem
acabado por ser muito influenciado por certa desconcentração motivada por
conversa do colega de carteira. Outro aspeto a melhorar em aula é evitar certa
precipitação, não deixando de responder com certa demora.
Costuma
fazer as tarefas pedidas para casa.
Sugiro
ainda que não deixe de fazer algum estudo de gramática.
Inês
(15)
Tem
descido, se considerarmos a falha de trabalhos que eram para entregar. (Este
período não fez nenhuma das redações pedidas para casa.)
Em
aula, costuma focar-se razoavelmente nas tarefas, mas também há momentos em que
se distrai bastante na conversa com Isabela.
Deve
fazer algum estudo de gramática, área em que teve resultados fracos no 1.º
período.
Isabela
(16)
Tem
descido, se considerarmos a falha de trabalhos que eram para entregar. Neste
2.º período, não fez nenhuma das redações pedidas para casa.
Em
aula, parece-me focada no trabalho, embora suceda, por vezes, fazerem-se as
tarefas com certa ligeireza (prejudicando talvez a sua completude, e
favorecendo a conversa com a Inês).
Mas
o aspeto a remediar mais rapidamente é o do trabalho em casa.
No
1.º período revelou que a leitura em voz alta é domínio em que tem boa «margem
de progressão».
João
S. (17)
Deve
entregar tarefa de gravação que era para ser feita ainda durante o 1.º período.
Nos
restantes trabalhos de casa também não tem estado bem (fez uma de cinco
redações pedidas para casa este período). E o João precisa mesmo de ir
treinando a escrita.
Também
a gramática precisa de estudo em casa.
Em
aula, ainda que com intermitências, vai trabalhando.
Se
não houver mais cumprimento do que é pedido para casa, descerá.
João
C. (18)
Tem
trabalhado bem, em casa e em aula.
Em
aula, houve uma fase em que me parecia estar bastante conversador (com as
colegas de trás), mas essa desconcentração tem sido controlada.
Continuar
assim.
Uma
área em que deve fazer algum estudo é a da gramática — foi claramente a mais
fraca no 1.º período.
Madalena
A. (19)
Tem
descido.
Em
aula, a Madalena tem estado agora muitas vezes a falar com a colega do lado, a Maria,
não se focando de forma continuada nas tarefas. Não fez até agora nenhuma das
cinco redações pedidas para casa (ao contrário do que acontecera no 1.º
período, em que nunca falhou tepecês).
Também
deveria ser mais pontual (raramente tem chegado a horas)..
Tem
boas capacidades de escrita (mas não tem feito as redações pedidas; mesmo as
feitas em aula têm sido menos fortes do que as que fazia antes); tem boas
capacidades de compreensão (mas não se tem concentrado nas fichas de aula); a
gramática, essa já era o seu domínio mais fraco no 1.º período (tem estudado?).
Enfim,
tem de regressar à atitude que teve no 1.º período.
Maria
(20)
Tem
descido um pouco.
Em
aula conversa bastante com a colega do lado, concentrando-se nas tarefas menos
do que deveria. Não fez até agora nenhuma das cinco redações pedidas para casa,
o que significa que, em escrita, baixaria muito (em uma ou outra redação feita
em aula até terá mostrado evolução positiva em termos de escrita, mas nada
disso compensa tantas falhas de tepecês).
Também
deveria ser mais pontual (muitas vezes tem chegado atrasada à sala).
Deve
corrigir os aspetos que foquei. Também convém haver algum estudo de gramática,
a área em que falhou mais no 1.º período.
Madalena
J. (21)
Em
aula, tem feito bom trabalho (se houve alguma conversa, isso não a impediu de
estar geralmente focada nas tarefas).
Também
tem entregado todos os trabalhos de casa (eventualmente, com ligeiros atrasos).
Continuar
assim.
Recomendo
ainda alguma revisão das matérias que demos em gramática, porque se trata da
área em esteve menos bem no 1.º período.
Mariana
(23)
Tem
descido.
Em
várias aulas, em momentos em que deveria estar a ouvir, a seguir explicações
para todos, conversou muito (ficando, aqui e ali, desconcentrada). Talvez esta
situação alterne com momentos de relativo empenho nas tarefas, mas, para ser
franco, tenho notado muitos momentos de desfocagem da aula.
Também
fez poucas das redações pedidas para casa (fez a primeira do período e
respetiva reformulação), não entregou as três restantes redações.
Tem
de regressar a uma atitude mais focada no trabalho.
Marta
(24)
Tem
feito bom trabalho em aula (consegue, mesmo indo conversando alguma coisa,
manter-se focada nas tarefas).
Também
tem feito todas as tarefas pedidas para casa.
Continuar
assim, portanto.
A
área em que, no 1.º período, mostrou ter mais margem de progressão foi a da
gramática (vale por isso a pena investir também no estudo deste domínio).
Miguel
(25)
Em
aula, em geral mostra trabalho concentrado (com intermitências, porém, já que
também houve aulas em que me pareceu um pouco mais conversador). Talvez
aconselhe a que evite ficar encostado à parede, porque é posição que propicia a
conversa com outros colegas.
No
entanto, o aspeto a remediar prioritariamente é o trabalho em casa. Não fez até
agora uma única redação pedida para casa.
O
Miguel escreve bem, mas a falta de boa parte dos escritos pedidos, a manter-se,
prejudicará a sua nota nesta área.
Rodrigo
M. (26)
Deve
entregar o trabalho de gravação que era para ter sido feito no 1.º período e
que o Rodrigo me prometeu completar agora.
Não
fez até agora, neste período, nenhum trabalho de casa. Assim descerá.
Convinha
também fazer algum estudo de gramática, a área em que mais falhou no 1.º período.
R.
Leal (27)
Tem
descido.
A
atitude em aula tem sido demasiado displicente. Enquanto que, no 1.º período,
embora houvesse muita desfocagem e conversa, notava-se que o Rodrigo ia
progressivamente entrando nas tarefas, agora quase não há nenhum momento
seguido com alguma concentração na tarefa. Há demasiada conversa.
Também
não fez nenhum dos trabalhos pedidos para casa (ao contrário do que sucedera no
1.º período).
No
1.º período teve nota muito fraca em gramática, pelo que conviria fazer algum
estudo nesta área.
Sofia
(28)
Em
aula, mantém a concentração nas tarefas, embora com intermitências. Há alguma conversa
com o colega do lado, sobretudo.
Há
também muito mérito na boa disposição que revela sempre, motivadora do
trabalho, afinal de contas.
Ao
contrário do que acontecera no 1.º período, falhou agora a maioria dos
trabalhos de casa (os três últimos).
Ainda
não entregou a tarefa de gravação que era para ser entregue no 1.º período.
Tratar
desta tarefa e passar a fazer o que se lhe peça para casa seriam os objetivos a
perseguir de imediato.
Se
não for assim, poderá descer. Se tratar destes aspetos, tem capacidades até
para, no futuro, subir.
Tiago
(29)
Em
aula, a exemplo do que digo acerca de Sofia, vai trabalhando, embora haja
bastante conversa (precisamente, com a colega do lado).
Em
casa tem de trabalhar mais (apenas cumpriu um dos cinco trabalhos de casa deste
período).
Tem
boas capacidades (compreensão, que leva até a que seja também muito razoável em
gramática), que não deveria desperdiçar.
Rebeca
(31)
Tem
boas capacidades de compreensão dos textos. Tem escrita inteligente e elaborada
(falha, porém, nos acentos, sobretudo, o que é relacionável com o vocalismo
brasileiro, menos fechado que o português). Lê bem em voz alta.
Em
aula, é aluna muito concentrada.
Ao
contrário, falha muitos dos trabalhos pedidos para casa. É o que deve corrigir.
Hugo
(32)
Ainda
está em fase de adaptação. É notório que, por vezes, não conhece ainda as próprias
características das tarefas, o formato dos exercícios.
Nem
a sua escrita nem a compreensão de textos são fortes, mas tem tido boa atitude
em aula, procurando resolver as tarefas (e pedindo ajuda para compreender o que
se pretende).
Já
no trabalho em casa tem falhado mais. É, para já, este o aspeto que deve procurar
corrigir, mantendo a atitude interessada em aula.
<< Home