Friday, September 05, 2014

Sugestões para 10.º 1.ª


10.º 1.ª | Recomendações em meados de fevereiro

 

Mais do que descrever, procurei redigir em termos já de recomendação (o que há a fazer para melhorar).

Não insisti nestas informações num ponto negativo que só agora vou identificando individualmente, mas que é decisivo: a demora (motivada por conversa, em geral, ou mesmo simples preguiça) ante uma tarefa distribuída. Este tipo de atitude e a falha continuada de tepecês, se não forem rapidamente alteradas, vão refletir-se muito nas classificações finais no período.

Note-se que, neste período, ainda não testei gramática (e é preciso ir estudando) nem a expressão oral (começam agora os trabalhos nesta área que convém não deixar de cumprir). Também se supõe que os alunos têm andado a fazer leituras (de livros).

Para acesso rápido ao enunciado dos tepecês veja-se, em Gaveta de Nuvens, Sumários e tepecês (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/sumarios-e-tepeces.html). Se se estiver à procura de tarefas feitas em aula, pode procurar-se nas secções onde se transcrevem as aulas: Aulas (1.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_61.html; 2.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas_62.html; 2.º período — 1.ª parte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/aulas-2-periodo-1-parte-53.html). Por vezes, aconselho o estudo da gramática: sobre matérias que demos neste 2.º período — atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/atos-de-fala.html), variação linguística (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/variacao-e-normalizacao-linguistica.html), anáfora, catáfora e elipse (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/coesao-referencial.html) — ou o relance a fichas do caderno de atividades — sobre acentuação (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-acentuacao.html), atos de fala (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-atos-ilocutorios.html) e anáfora (http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/caderno-de-atividades-coesao.html). Há ainda a tarefa de ir lendo livro (instruções para leituras: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/leituras.html). Para aqueles a quem recomendei que fizessem ainda a gravação não entregue no 1.º período: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2014/09/instrucoes-para-microfilme.html.

 

André (1)

O aspeto a remediar mais urgentemente é o trabalho em casa (não fez nenhuma das redações pedidas para casa neste período).

Também decerto relacionável com alguma falta de estudo, a gramática foi a sua área mais fraca no 1.º período, pelo que devia agora tentar alguma revisão ou leitura das matérias que temos dado.

Em aula, não posso dizer que não vá fazendo as tarefas (embora com alguma conversa pelo meio).

Outra área que o André devia desenvolver seria a da leitura, a da compreensão de textos. Está já a ler algum livro como foi pedido?

 

Beatriz Sá (2)

Tem descido. Ao contrário do que sucedera no 1.º período, neste 2.º período não entregou nenhuma das redações pedidas para casa.

Em aula, creio que estará focada no trabalho.

No 1.º período, a área mais forte da Beatriz foi a da leitura em voz alta, mas também mostrou capacidades de compreensão de textos e de escrita.

Por outro lado, um domínio em que já falhara no 1.º período é o da gramática (há todo o interesse em fazer agora algum trabalho de revisão).

 

Beatriz S. (3)

Costuma trabalhar bem em aula.

Durante o 1.º período, também cumpriu sempre os trabalhos de casa. Neste 2.º período já houve algumas falhas nas redações a entregar, mas tenho de admitir que se tratasse de falha circunstancial, que a Beatriz ainda pode recuperar.

No final do primeiro período, as duas áreas que indiquei como aquelas em que havia mais «margem de progressão» foram as da leitura em voz alta e da gramática. Como são precisamente as que ainda não testámos este período, vale a pena haver agora alguma preparação destes domínios.

 

Bruno (4)

O Bruno tem algumas boas capacidades de base (destaco a facilidade de compreensão, que pode ser, nesta e em outras áreas, uma grande vantagem). No entanto, tem de procurar desenvolver mais trabalho.

Em aula, poderia haver decerto menos conversa, mas até creio que as tarefas vão sendo feitas (talvez com menos concentração do que merecessem). Porém, o aspeto a melhorar com urgência é o trabalho em casa. Tem de haver um mínimo de esforço para entregar as redações pedidas, o que, até agora, nem no 1.º período nem neste segundo sucedeu.

A manter-se assim, descerá.

 

Carlota (5)

Tem descido. Em aula, as tarefas vão sendo feitas mas talvez com demasiada conversa pelo meio. (Admito que o malefício destas conversas — com Carolinas, creio —, se notasse, por exemplo, no resultado fraco em gramática atingido no 1.º período.)

Recentemente, o aspeto mais preocupante é a falha de quase todas redações pedidas para casa.

Conselho que daria: modificar atitude quanto ao trabalho em casa. Passar a fazer as tarefas pedidas — mesmo o trabalho «de fundo» do 1.º período foi dado já muito em cima da hora. Rever matérias de gramática que temos vindo a estudar).

 

Carolina A. (6)

Tem descido.

Em aula, há alguma conversa mas as tarefas vão sendo feitas. Não tenho a certeza é de que haja concentração quando se trata de ouvir (o que talvez explique os resultados fracos em gramática).

Ponto mais grave é não ter sido feito nenhuma das cinco redações pedidas neste período para casa. Tentar atalhar rapidissimamente este aspeto.

Estudar gramática.

 

Carolina D. (7)

Ao contrário do que sucedera no 1.º período, em que cumprira impecavelmente as tarefas pedidas para casa, neste 2.º período já houve falhas de tepecês.

Recentemente, também achei que a concentração em aula estava a ser menor do que a Carolina costumava ter. Mas, em geral, foca-se nas tarefas.

Enfim, que mantenha o que foi a sua atitude trabalho ao longo do 1.º período, sobretudo.

 

Catarina C. (8)

Tem boas capacidades em todas as áreas do Português (por esta ordem: compreensão de textos; leitura em voz alta; escrita; gramática). Talvez a última área seja aquela em que tem mais «margem de progressão».

Em aula, sempre bem.

Também em casa costuma cumprir todas as tarefas.

Continuar assim.

 

Catarina F. (9)

Tem descido, se considerarmos a falha de trabalhos que eram para entregar.

Deve entregar a tarefa de gravação que devia ter feito já no 1.º período.

Também nas restantes tarefas para casa deve mudar a sua atitude. Neste 2.º período, só entregou uma de cinco tarefas. E atenção à gramática!

Em aula, costuma ter a concentração devida.

 

Daniela (10)

Tem descido, sobretudo por não ter entregado trabalhos de casa.

Deve entregar a tarefa de gravação que já deveria ter sido feita durante o 1.º período.

Quantas às redações pedidas para casa, neste 2.º período não entregou nenhuma.

Em aula, creio que vai estando relativamente focada no trabalho.

 

Gonçalo (12)

Em aula, costuma estar bem focado no trabalho. Recentemente, porém, creio que tem acabado por ser muito influenciado por certa desconcentração motivada por conversa do colega de carteira. Outro aspeto a melhorar em aula é evitar certa precipitação, não deixando de responder com certa demora.

Costuma fazer as tarefas pedidas para casa.

Sugiro ainda que não deixe de fazer algum estudo de gramática.

 

Inês (15)

Tem descido, se considerarmos a falha de trabalhos que eram para entregar. (Este período não fez nenhuma das redações pedidas para casa.)

Em aula, costuma focar-se razoavelmente nas tarefas, mas também há momentos em que se distrai bastante na conversa com Isabela.

Deve fazer algum estudo de gramática, área em que teve resultados fracos no 1.º período.

 

Isabela (16)

Tem descido, se considerarmos a falha de trabalhos que eram para entregar. Neste 2.º período, não fez nenhuma das redações pedidas para casa.

Em aula, parece-me focada no trabalho, embora suceda, por vezes, fazerem-se as tarefas com certa ligeireza (prejudicando talvez a sua completude, e favorecendo a conversa com a Inês).

Mas o aspeto a remediar mais rapidamente é o do trabalho em casa.

No 1.º período revelou que a leitura em voz alta é domínio em que tem boa «margem de progressão».

 

João S. (17)

Deve entregar tarefa de gravação que era para ser feita ainda durante o 1.º período.

Nos restantes trabalhos de casa também não tem estado bem (fez uma de cinco redações pedidas para casa este período). E o João precisa mesmo de ir treinando a escrita.

Também a gramática precisa de estudo em casa.

Em aula, ainda que com intermitências, vai trabalhando.

Se não houver mais cumprimento do que é pedido para casa, descerá.

 

João C. (18)

Tem trabalhado bem, em casa e em aula.

Em aula, houve uma fase em que me parecia estar bastante conversador (com as colegas de trás), mas essa desconcentração tem sido controlada.

Continuar assim.

Uma área em que deve fazer algum estudo é a da gramática — foi claramente a mais fraca no 1.º período.

 

Madalena A. (19)

Tem descido.

Em aula, a Madalena tem estado agora muitas vezes a falar com a colega do lado, a Maria, não se focando de forma continuada nas tarefas. Não fez até agora nenhuma das cinco redações pedidas para casa (ao contrário do que acontecera no 1.º período, em que nunca falhou tepecês).

Também deveria ser mais pontual (raramente tem chegado a horas)..

Tem boas capacidades de escrita (mas não tem feito as redações pedidas; mesmo as feitas em aula têm sido menos fortes do que as que fazia antes); tem boas capacidades de compreensão (mas não se tem concentrado nas fichas de aula); a gramática, essa já era o seu domínio mais fraco no 1.º período (tem estudado?).

Enfim, tem de regressar à atitude que teve no 1.º período.

 

Maria (20)

Tem descido um pouco.

Em aula conversa bastante com a colega do lado, concentrando-se nas tarefas menos do que deveria. Não fez até agora nenhuma das cinco redações pedidas para casa, o que significa que, em escrita, baixaria muito (em uma ou outra redação feita em aula até terá mostrado evolução positiva em termos de escrita, mas nada disso compensa tantas falhas de tepecês).

Também deveria ser mais pontual (muitas vezes tem chegado atrasada à sala).

Deve corrigir os aspetos que foquei. Também convém haver algum estudo de gramática, a área em que falhou mais no 1.º período.

 

Madalena J. (21)

Em aula, tem feito bom trabalho (se houve alguma conversa, isso não a impediu de estar geralmente focada nas tarefas).

Também tem entregado todos os trabalhos de casa (eventualmente, com ligeiros atrasos).

Continuar assim.

Recomendo ainda alguma revisão das matérias que demos em gramática, porque se trata da área em esteve menos bem no 1.º período.

 

Mariana (23)

Tem descido.

Em várias aulas, em momentos em que deveria estar a ouvir, a seguir explicações para todos, conversou muito (ficando, aqui e ali, desconcentrada). Talvez esta situação alterne com momentos de relativo empenho nas tarefas, mas, para ser franco, tenho notado muitos momentos de desfocagem da aula.

Também fez poucas das redações pedidas para casa (fez a primeira do período e respetiva reformulação), não entregou as três restantes redações.

Tem de regressar a uma atitude mais focada no trabalho.

 

Marta (24)

Tem feito bom trabalho em aula (consegue, mesmo indo conversando alguma coisa, manter-se focada nas tarefas).

Também tem feito todas as tarefas pedidas para casa.

Continuar assim, portanto.

A área em que, no 1.º período, mostrou ter mais margem de progressão foi a da gramática (vale por isso a pena investir também no estudo deste domínio).

 

Miguel (25)

Em aula, em geral mostra trabalho concentrado (com intermitências, porém, já que também houve aulas em que me pareceu um pouco mais conversador). Talvez aconselhe a que evite ficar encostado à parede, porque é posição que propicia a conversa com outros colegas.

No entanto, o aspeto a remediar prioritariamente é o trabalho em casa. Não fez até agora uma única redação pedida para casa.

O Miguel escreve bem, mas a falta de boa parte dos escritos pedidos, a manter-se, prejudicará a sua nota nesta área.

 

Rodrigo M. (26)

Deve entregar o trabalho de gravação que era para ter sido feito no 1.º período e que o Rodrigo me prometeu completar agora.

Não fez até agora, neste período, nenhum trabalho de casa. Assim descerá.

Convinha também fazer algum estudo de gramática, a área em que mais falhou no 1.º período.

 

R. Leal (27)

Tem descido.

A atitude em aula tem sido demasiado displicente. Enquanto que, no 1.º período, embora houvesse muita desfocagem e conversa, notava-se que o Rodrigo ia progressivamente entrando nas tarefas, agora quase não há nenhum momento seguido com alguma concentração na tarefa. Há demasiada conversa.

Também não fez nenhum dos trabalhos pedidos para casa (ao contrário do que sucedera no 1.º período).

No 1.º período teve nota muito fraca em gramática, pelo que conviria fazer algum estudo nesta área.

 

Sofia (28)

Em aula, mantém a concentração nas tarefas, embora com intermitências. Há alguma conversa com o colega do lado, sobretudo.

Há também muito mérito na boa disposição que revela sempre, motivadora do trabalho, afinal de contas.

Ao contrário do que acontecera no 1.º período, falhou agora a maioria dos trabalhos de casa (os três últimos).

Ainda não entregou a tarefa de gravação que era para ser entregue no 1.º período.

Tratar desta tarefa e passar a fazer o que se lhe peça para casa seriam os objetivos a perseguir de imediato.

Se não for assim, poderá descer. Se tratar destes aspetos, tem capacidades até para, no futuro, subir.

 

Tiago (29)

Em aula, a exemplo do que digo acerca de Sofia, vai trabalhando, embora haja bastante conversa (precisamente, com a colega do lado).

Em casa tem de trabalhar mais (apenas cumpriu um dos cinco trabalhos de casa deste período).

Tem boas capacidades (compreensão, que leva até a que seja também muito razoável em gramática), que não deveria desperdiçar.

 

Rebeca (31)

Tem boas capacidades de compreensão dos textos. Tem escrita inteligente e elaborada (falha, porém, nos acentos, sobretudo, o que é relacionável com o vocalismo brasileiro, menos fechado que o português). Lê bem em voz alta.

Em aula, é aluna muito concentrada.

Ao contrário, falha muitos dos trabalhos pedidos para casa. É o que deve corrigir.

 

Hugo (32)

Ainda está em fase de adaptação. É notório que, por vezes, não conhece ainda as próprias características das tarefas, o formato dos exercícios.

Nem a sua escrita nem a compreensão de textos são fortes, mas tem tido boa atitude em aula, procurando resolver as tarefas (e pedindo ajuda para compreender o que se pretende).

Já no trabalho em casa tem falhado mais. É, para já, este o aspeto que deve procurar corrigir, mantendo a atitude interessada em aula.