Informações sobre 10.º 8.ª a meio de novembro
Nos comentários ao trabalho de cada aluno, uso
esta sequência. Nos primeiros parágrafos, síntese da avaliação por áreas: Leitura (que é a compreensão de textos
escritos); Escrita; Oralidade (compreensão do oral e expressão
oral); Gramática.
Por enquanto, a terceira destas áreas, a que reúne receção e produção orais,
vai só apreciada no que se refere à produção (leitura em voz alta, até agora),
já que não se testou suficientemente a receção. Os dois últimos parágrafos
servem para aspetos genéricos e sugestões para melhoria.
Vejamos o que coube, em termos de avaliação
mais direta, em cada uma das quatro áreas.
A leitura
foi observada em três questionários sobre textos («A Memória» [aula 5-6]; «Duas
ou três coisas que sei sobre mim» [15-16]; «Carta de José Régio a Jorge de Sena»
[29-30]). Menos objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir
resolvendo as restantes fichas dadas em aula, o que acabará por ser também tido
em conta, embora não o tenha referido muito nestas sínteses.
A capacidade em escrita foi observável em oito redações em aula (Frases
autobiográficas verdadeiras e falsas [aula 1-2]; «Lembro-me que» + «Imagem mais
antiga» [3-4]; Texto diarístico com inclusão de frase dada [5-6]; Incidentes ou
Anamneses [11-12]; Texto cronístico sobre «O melhor dia» [13-14]; Fragmentos
exemplificativos de tipos textuais [19-20]; Conclusão de «Biografia por medida»
com seis palavras obrigatórias [23-24]; Carta a Malena [29-30]) e em dois trabalhos
de casa («Alfabeto Pessoal» [tepecê da aula 3-4]; «Pequenos Prazeres» [7-8]).
A avaliação da expressão oral decorreu apenas de uma ou duas leituras em voz alta
preparadas em casa [aulas 13-14, 15-16, 17-18]. Proximamente, os alunos deverão
entregar gravação autobiográfica que será importante tarefa neste domínio [cfr.
tepecê da aula 23-24].
A gramática,
dita também «conhecimento explícito da língua» ou «funcionamento da língua»,
foi aferida por um questionário sobre os assuntos dados até agora [aula 31-32].
Houve também dois trabalhos de casa em torno de verbos ([9-10] e [15-16]),
embora com muito menos relevo. Ainda faremos um outro questionário até ao final
do período.
Afonso Puga (1)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
+
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente (+)
Gramática — Faltou no dia em que fizemos
o questionário de gramática. (Além disso, nesta área, fez um bom trabalho de
casa e falhou outro.)
Em aula, trabalha concentradamente. Fez
a maioria dos trabalhos de casa.
Tem escrita criativa e não faz muitos
erros (falha em alguma acentuação e em pontuação sem demasiada gravidade). Pode
perfeitamente melhorar a classificação que obteve no ano passado nesta
disciplina, mas não deve deixar de fazer todos os tepecês e trabalhos que
venham a ser pedidos.
Xana (2)
Leitura (= Compreensão do escrito) —
Suficiente -
Escrita — Suficiente -
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Insuficiente (+) (8,6)
Não tenho razões de queixa quanto à
atitude em aula, mas tem de passar a fazer os trabalhos de casa: falhou a
maioria. (As notas das áreas de escrita e de gramática seriam mais fracas se se
contasse com trabalhos de casa que não foram feitos.)
Na escrita, o que há mais a melhorar é a
noção de período (quando se deve fechar frases com ponto final). Parece poder
conseguir subir bastante na leitura em voz alta. A nota em gramática mostra que
não houve grande estudo (ou foi o enunciado que também lhe criou problemas e a
dificuldade seria sobretudo de leitura?)
Catarina S. (3)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
- ? (faltou a um dos três questionários, portanto este resultado ainda é mais
contingente do que sempre seria)
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente - (10,3)
Não tenho razões de queixa quanto a
trabalho em aula, mas já aconteceu não trazer material. Tem feito quase todos os
tepecês.
Na escrita, faz alguns erros
ortográficos (de acentuação, sobretudo) e de pontuação (aqui, o aspeto mais
importante a corrigir é a falta de uso de pontos finais).
Filipa (4)
Leitura (= Compreensão do escrito) —
Insuficiente + / Suficiente - (tendo faltado a um dos questionários).
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — [Faltou na aula em que
deveria ter lido (mas também não chegara a preparar a leitura).]
Gramática — Insuficiente (+) (9,1)
Por vezes, em aula, deveria ser mais
ativa, mais pronta a resolver as tarefas. Tem feito quase todos os trabalhos de
casa.
Escreve relativamente bem (faz apenas
alguns erros, mas pouco importantes, de acentuação e pontuação). Falhou na
gramática (eventualmente, porque ainda não está habituada a este tipo de
enunciados? — seria portanto mais a leitura a falhar do que o conhecimento?); a
solução será seguir tudo com mais atenção, estudar um pouco também.
Ana (5)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom
-
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente (+)
Gramática — Suficiente (+) (12,6)
Não tenho razões de queixa do seu
trabalho em aula, mas, por vezes, tem-me parecido faladora (com colegas de
trás). Fez a maioria dos trabalhos de casa; mas deve fazer todos, é claro. Como
parece ser bastante competente nas duas decisivas modalidades (ler, escrever),
tem obrigação de chegar a resultados ainda melhores.
Escreve sem dificuldades. Faz raros
erros e sem grande importância (falta de vírgulas em alguns modificadores e
pouco mais).
Bárbara (6)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom
- (teve resultados díspares: de Insuficiente + a Bom +, mas, pelo que vejo das
tarefas mais informais em aula, terá mesmo boa capacidade de compreensão dos
textos)
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente + (13,1)
Trabalha muito concentradamente em aula,
resolvendo rapidamente as tarefas. Quanto a tepecês, tem cumprido quase sempre.
Na escrita, que é interessante, ainda há
alguns problemas de ortografia (com escrita moldada pelo som). Para este tipo
de falhas, o melhor remédio é ler livros, ler muito (é a única maneira de as
grafias irem sendo memorizadas visualmente).
Carolina (7)
Leitura (= Compreensão do escrito) —
Suficiente
Escrita — Suficiente
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Insuficiente + / Suficiente
- (9,7)
Creio que costuma trabalhar
razoavelmente em aula, mas já houve situações em que achei que havia demasiada
conversa com colegas. Até há pouco tinha feito sempre os trabalhos de casa.
Na escrita, pode procurar melhorar
acentuação (das esdrúxulas e não só) e ter mais noção de período (ou seja, da
necessidade de fazer pontos finais).
Catarina F. (8)
Leitura (= Compreensão do escrito) —
Suficiente (faltou num dos dias em que fizemos questionário, por isso ainda não
tenho muitos dados nesta área: teve Suficiente + e Insuficiente +).
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente -
Gramática — Suficiente (11,4), mas fez
também dois bons trabalhos neste domínio.
Costuma focar-se bem nas tarefas em
aula. Em algumas tarefas, de escrita sobretudo, demora um tanto a começar, por
alegada falta de inspiração... (ora é aluna que até escreve bem). Pode
melhorar, sem grande dificuldade, a nota que teve no 10.º ano do ano passado,
mas não deve deixar de ir fazendo as tarefas marcadas para casa (falhou uma).
Faltas a certos primeiros tempos estão justificadas, salvo erro (mas então há
que tentar recuperar o que se fez nesses tempos).
Escreve bem (raros erros de ortografia).
Catarina A. (9)
Leitura (= Compreensão do escrito) — [Não
fez nenhum dos questionários, porque terá faltado nessas aulas — três aulas!]
Escrita — Suficiente (mas, se formos
fazer média com trabalhos que não entregou, Insuficiente)
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Bom - / Suficiente + (13,7)
Problema maior são as faltas a aulas
(houve trabalhos que ficaram por fazer) e a completa falha nos trabalhos de
casa (não fez nenhum).
É uma aluna que, tanto quanto posso
perceber, tem até razoáveis capacidades nesta disciplina (não escreve mal, por
exemplo; da compreensão de textos, ainda pouco pude saber, mas a nota a
gramática e em leitura em voz alta indicia que não será fraca). Mas é preciso
levar isto mais a sério, com mais arrumação.
Cláudia (10)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom
+
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Insuficiente (8)
Costuma ser aluna concentrada, mas,
recentemente, achei-a um pouco mais distraída. Fez a maioria dos trabalhos de
casa.
Parece ser a compreensão de textos o seu
ponto forte e a gramática o aspeto em que tem de progredir mais. Na escrita,
pode melhorar no uso da pontuação (sobretudo, na definição de períodos, usando
pontos finais), na acentuação (esdrúxulas e não só) e em alguma sintaxe
(pronomes relativos).
Filipe (11)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
-
Escrita — Suficiente - / Insuficiente +
Expressão oral — Bom (-)
Gramática — Suficiente - /Insuficiente +
(9,7)
Creio que, por vezes, tem vindo a
distrair-se em conversas (mais por culpa da zona em que está). Tem falhado os
trabalhos de casa quase todos. Teve boa nota numa leitura em voz alta preparada
em casa (portanto, esse trabalho fê-lo decerto), o que significa que,
mobilizando-se para o trabalho, conseguirá bons resultados.
Na escrita, há ainda erros na ortografia
relacionada com verbos e pronomes, na acentuação (esdrúxulas também), no uso do
ponto final. Até por isso, não deve deixar de ir fazendo as redações pedidas
para casa.
João A. (12)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom
- / Suficiente +
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente (-)
Gramática — Suficiente - / Insuficiente
+ (9,7)
Nos últimos tempos, depois de o ter
mudado de lugar, foi-se tornando mais conversador. Conselho: voltar a ser mais
concentrado só no trabalho. Tem feito quase todos os trabalhos de casa.
Na escrita, há alguns problemas de
ortografia (é sobretudo a leitura, o hábito de ler, que pode fazer com se
habitue às grafias corretas). Também tem de ler com mais cuidado as instruções
das tarefas (já aconteceu não fazer exatamente o que era pedido).
João M. (13)
Leitura (= Compreensão do escrito) —
Suficiente (-)
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Suficiente (11,4)
Em aula, costuma focar-se no trabalho.
Tem feito quase todos os trabalhos de casa.
Na escrita, ainda há bastante que
melhorar: por um lado, a ortografia (incluindo acentos relativamente óbvios);
por outro, a noção de frase (e o uso do ponto final).
Zé (14)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom
Escrita — Bom (-)
Expressão oral — Suficiente (+)
Gramática — Suficiente (+) (12,6)
Trabalha muito bem em aula e também tem
cumprido sempre em casa.
Escreve bem. Em termos de correção
linguística, falha apenas em alguns acentos (-amos/-ámos; -ível). As
áreas em que tem mais «margem de progressão» são a da leitura em voz alta e da
gramática.
Kristina (15)
Leitura (= Compreensão do escrito) —
Suficiente +
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente -
Gramática — Suficiente - /Insuficiente +
(9,7)
Trabalha concentradamente em aula.
Também cumpriu todos os trabalhos de casa.
Na escrita, o que há a melhorar é
sobretudo a acentuação. Há também alguns usos de preposições e de pronomes
relativos que ainda não saem perfeitos, o que é natural. As áreas menos fortes
(leitura em voz alta e gramática) são também aquelas em que os progressos
costumam ser mais rápidos.
Liane (16)
Leitura (= Compreensão do escrito) —
Suficiente +
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Insuficiente + (9,1)
Creio que tem trabalhado em aula. Já
quanto a trabalho de casa, houve algumas falhas (talvez relacionáveis com aulas
a que faltou).
Na escrita, ainda se notam muitos erros
de ortografia (grafia dos verbos/pronomes). A sintaxe, a organização das
frases, também ainda pode melhorar muito. Melhor conselho: ler livros.
Madalena F. (17)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom
-
Escrita — Bom +
Expressão oral — Bom -
Gramática — Bom - (14,3)
Trabalha bem em aula, com a devida
concentração. Fez quase todos os trabalhos de casa.
Escreve muito bem (único erro de que me
lembro: «daria-me» por «dar-me-ia»). Em todas as áreas desta disciplina tem
boas capacidades.
Madalena S. (18)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom
-
Escrita — Bom -
Expressão oral — .Suficiente + / Bom -
Gramática — Suficiente (11,4)
Trabalha bem em aula. Em casa, também
tem feito sempre os trabalhos.
Na escrita, quase não faz erros (umas
vírgulas em falta na delimitação de modificadores e pouco mais; por vezes, o ponto
final em falta também). Só a nota em gramática está a destoar, e um pouco a da
leitura em voz alta, mas decerto facilmente as subirá.
Marco (19)
Leitura (= Compreensão do escrito) —
Suficiente +
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente -
Gramática — Insuficiente + (9,1), além
de que falhou os dois tepecês neste domínio.
Não tenho razões de queixa quanto a
trabalho em aula. No entanto, no trabalho em casa pode ser mais cumpridor. A
fraca nota em gramática estará relacionada com certa falta de arrumação nesse
campo, o dos tepecês (tal como o rendimento na leitura em voz alta,
provavelmente). Pode melhorar bastante a nota com que vem do 10.º ano, mas não
deve desleixar-se (como, por vezes, acontece com está a fazer melhoria de
nota).
Na escrita, os acentos e a ortografia
dos verbos ainda são muito melhoráveis.
Matilde (20)
Leitura (= Compreensão do escrito) —
Suficiente + / Bom -
Escrita — Bom +
Expressão oral — Bom (-)
Gramática — Bom + (16,6), no
questionário, mas mais fracos os tepecês nesta área
Em aula, trabalha muito bem. Também tem
feito sempre os trabalhos de casa.
Só a compreensão de textos pode parecer
menos forte, mas a verdade é que os questionários (apenas três) são
contingentes. De resto, nas tarefas de compreensão de textos em aula mostra ser
muito capaz. Também na leitura em voz alta, logo que consiga conjugar o risco
da expressividade com certa segurança e controlo, melhorará facilmente o
resultado.
Miguel (21)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom
(+)
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente + / Bom -
Gramática — Suficiente (11,4)
Em aula, recentemente, tem estado
demasiado conversador (no início, mostrou até capacidades de se focar no
trabalho). Também em matéria de trabalhos de casa, pode ser mais regular (falhou
metade).
Tem escrita agradável. Em matéria de
correção linguística, é a acentuação o aspeto mais melhorável. Interessantes os
resultados na compreensão de textos.
Natacha (22)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
(-) mas falhando dois dos três questionários.
Escrita — Suficiente (+)
Expressão oral — [Não tenho elementos
sobre a Natacha nesta área.]
Gramática — [Faltou no dia do
questionário. Fez um tepecê sobre verbos perfeito.]
Quando está em aula trabalha bem.
Na escrita, mostra bastante destreza. A
noção de período (uso do ponto final) ainda pode ser melhorada.
Sara M. (23)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
+ / Bom -
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Suficiente (+) (12,6)
Boa atitude em aula. Também tem feito
sempre os trabalhos de casa.
Tem escrita inteligente e criativa. Já
no campo da correção linguística, ainda há que melhorar (sobretudo, a nível da
pontuação).
Sara T. (24)
Leitura (= Compreensão do escrito) —
Suficiente / Suficiente (-)
Escrita — Suficiente, mas nota baixará
muito se contarmos com trabalhos (de casa) que não foram feitos
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente - / Insuficiente
+ (9,7), mas classificação baixará porque não fez os restantes trabalhos passados
para casa
Nunca fez os trabalhos de casa. Em aula,
tem estado demasiado conversadora. A Sara não teria demasiadas dificuldades
nesta disciplina, mas, não fazendo tantos trabalhos, terá nota fraca.
Na escrita, não faz demasiados erros
(mas faz alguns de ortografia, associados a verbos e pronomes).
Vasco G. (26)
Leitura (= Compreensão do escrito) —
Suficiente
Escrita — Suficiente
Expressão oral — Suficiente
Gramática — [Não esteve no dia do
questionário. Também não os fez ou teve resultados fracos nos restantes
trabalhos nesta área.]
Em aula, começou por trabalhar bem.
Faltou um tanto entretanto. Recentemente, por vezes, um pouco conversador.
Também nos tepecês há que melhorar (falhou metade).
Na escrita, faz alguns erros
ortográficos e ainda não domina bem a noção de período (uso do ponto final).
Vasco Af. (27)
Leitura (= Compreensão do escrito) —
Suficiente +
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente (+)
Gramática — Insuficiente + (9,1)
Normalmente, trabalha bem em aula
(embora, recentemente, o tenha achado um pouco conversador). Falhou metade dos
trabalhos de casa.
Na escrita, o uso do ponto final ainda é
melhorável, bem como o de certos pronomes relativos.
Catarina P. (28)
Leitura (= Compreensão do escrito) —Suficiente
-, mas mais fraco se se contar com as tarefas informais em aula.
Escrita — Suficiente -, mas menos se
contar com trabalhos que não fez.
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Suficiente + (13,1), mas
menos porque não fez nenhum dos tepecês neste domínio.
Em aula, não se foca suficientemente no
trabalho, sendo demasiado conversadora. Também falhou quase todos os trabalhos
de casa. Há que mudar de atitude.
Na escrita, faz alguns erros
ortográficos e de uso de preposições, mas nada de insuperável.
Henrique (29)
Leitura (= Compreensão do escrito) —Suficiente
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente + / Bom - (13,7).
Em aula, tem boa concentração. Também
tem feito a maior parte dos tepecês (recuperou há pouco alguns atrasados).
Na escrita, pode melhorar acentuação
(esdrúxulas) e pontuação (ponto final, vírgulas em modificadores).
Vitória (30)
Leitura (= Compreensão do escrito) —Suficiente
+, no único questionário que fez.
Escrita — Suficiente -, mas falhou a
maior parte dos trabalhos em casa e na aula, pelo que, em rigor, avaliação será
mais fraca.
Expressão oral — Suficiente + / Bom -
Gramática — [Não esteve no dia do
questionário nem fez nenhum dos outros trabalhos.]
Em aula, consegue focar-se bem no
trabalho. Tem de passar a fazer os tepecês. É aluna inteligente, mas pouco
cumpridora das, digamos assim, convenções escolares (assiduidade, pontualidade,
trabalho em casa). Se remediar este aspeto, terá até facilidade na disciplina.
De outro modo, terá classificação fraca.
Na escrita, pode melhorar o uso do ponto
final).
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