Friday, September 05, 2014

Informações sobre 10.º 5.ª a meio de novembro



Nos comentários ao trabalho de cada aluno, uso esta sequência. Nos primeiros parágrafos, síntese da avaliação por áreas: Leitura (que é a compreensão de textos escritos); Escrita; Oralidade (compreensão do oral e expressão oral); Gramática. Por enquanto, a terceira destas áreas, a que reúne receção e produção orais, vai só apreciada no que se refere à produção (leitura em voz alta, até agora), já que não se testou suficientemente a receção. Os dois últimos parágrafos servem para aspetos genéricos e sugestões para melhoria.

Vejamos o que coube, em termos de avaliação mais direta, em cada uma das quatro áreas.
A leitura foi observada em três questionários sobre textos («A Memória» [aula 5-6]; «Duas ou três coisas que sei sobre mim» [15-16]; «Carta de José Régio a Jorge de Sena» [29-30]). Menos objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir resolvendo as restantes fichas dadas em aula, o que acabará por ser também tido em conta, embora não o tenha referido muito nestas sínteses.
A capacidade em escrita foi observável em oito redações em aula (Frases autobiográficas verdadeiras e falsas [aula 1-2]; «Lembro-me que» + «Imagem mais antiga» [3-4]; Texto diarístico com inclusão de frase dada [5-6]; Incidentes ou Anamneses [11-12]; Texto cronístico sobre «O melhor dia» [13-14]; Fragmentos exemplificativos de tipos textuais [19-20]; Conclusão de «Biografia por medida» com seis palavras obrigatórias [23-24]; Carta a Malena [29-30]) e em dois trabalhos de casa («Alfabeto Pessoal» [tepecê da aula 3-4]; «Pequenos Prazeres» [7-8]).
A avaliação da expressão oral decorreu apenas de uma ou duas leituras em voz alta preparadas em casa [aulas 13-14, 15-16, 17-18]. Proximamente, os alunos deverão entregar gravação autobiográfica que será importante tarefa neste domínio [cfr. tepecê da aula 23-24].
A gramática, dita também «conhecimento explícito da língua» ou «funcionamento da língua», foi aferida por um questionário sobre os assuntos dados até agora [aula 31-32]. Houve também dois trabalhos de casa em torno de verbos ([9-10] e [15-16]), embora com muito menos relevo. Ainda faremos um outro questionário até ao final do período.
 
Cláudia (1)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita — Suficiente (+) ou Suficiente +
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Bom- (13,7)
Em aula, trabalha muito concentradamente. Tem feito sempre os trabalhos de casa.
Na escrita — que é criativa —, faz alguns erros de orografia (daqueles que só o hábito de leitura irá remediando). Porém, também há outros erros advertíveis por regras, que deve ir tendo em conta (os de acentuação, sobretudo).
 
Rita (2)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita — Suficiente
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente (+) (12,6)
Deve fazer mais os trabalhos de casa.
Em rigor, as notas das áreas de escrita e de gramática até seriam mais fracas se se contasse com trabalhos de casa que não foram feitos. Na escrita, é interessante a tentativa de criar textos com alguma complexidade, mesmo se parte dos erros que faz resulte dessa tentativa (que nem sempre consegue gerir bem).
 
Ana (3)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente + (ou mesmo Bom-?)
Escrita — Suficiente (+)
Expressão oral — Suficiente (+)
Gramática — Suficiente - (10,3)
Não tenho razões de queixa quanto a trabalho em aula. Falhou parte dos tepecês, o que, no futuro, deve tentar evitar.
Na escrita, faz alguns erros ortográficos e de pontuação.
 
Bia G. (4)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Bom -
Gramática — Suficiente (12)
Trabalha muito focadamente em aula. Quanto a trabalhos de casa, também os tem cumprido na íntegra.
Na escrita, pode melhorar ainda bastante (cfr. acentuação e alguns outros erros de ortografia).
 
Beatriz R. (5)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente + / Bom -
Gramática — Insuficiente (6,9)
Em aula, trabalha bem. Em geral, também tem feito os tepecês.
A nota em gramática foi fraca (talvez porque não estivesse habituada ao formato, ao estilo, dos itens?), mas facilmente recuperará (são assuntos autónomos e ainda estamos no início). Mas vale a pena reler as nossas fichas, algum estudo do que fui aconselhando, etc.
Na escrita, a noção de período (uso do ponto final) é o aspeto mais importante (mais do que os erros ortográficos, que também faz).
 
Bia S. (6)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Bom -
Gramática — Suficiente (-) (11,4)
Creio que trabalha bem em aula. E, quanto a tepecês, tem cumprido sempre.
Na escrita, alguns erros ortográficos (que o tempo e a leitura irão decerto remediando) e de pontuação (ter mais noção da necessidade de ponto final).
 
Catarina (7)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom (-)
Escrita — Bom
Expressão oral — Suficiente + / Bom -
Gramática — Suficiente + (12,6), no questionário. (Neste domínio, fez também dois bons trabalhos em casa.)
Costuma resolver as tarefas com eficiência e rapidez. Tem feito sempre os trabalhos de casa.
Escreve bem. Julgo que os resultados na leitura em voz alta (cfr. expressão oral) e na gramática ainda subirão muito (de certo modo, são as áreas onde a progressão é mais fácil).
 
Diana (8)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente - / Insuficiente +
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Insuficiente no questionário (7,4), mas fez bons trabalhos em casa neste domínio.
Costuma focar-se bem nas tarefas em aula. Tem feito sempre os trabalhos de casa.
Na compreensão de textos difíceis (isto é, com o vocabulário que não é o corrente) reflete-se, naturalmente, o facto de não ter o português como língua materna. E, no próprio questionário de gramática, terá acontecido que a dificuldade do enunciado — escolhas múltiplas muito finas — a terão prejudicado (mais do que o desconhecimento de gramática). Não vale a pena, por isso, dramatizar demasiado os resultados nestas duas áreas. A leitura de livros em português, e cada vez mais literários, pode ser a melhor estratégia. Nas atividades de expressão (escrita e leitura em voz alta) consegue, com bom trabalho, superar aquela desvantagem. Escreve aliás com gosto e criatividade.
 
Diogo (9)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom (-)
Escrita — Suficiente -
Expressão oral — Suficiente (-)
Gramática — Bom (-) (14,9)
Em aula, demora a concentrar-se nas tarefas. Não porque não as consiga fazer, mas porque se entusiasma muito em conversas. Por vezes, isso tem levado a que os trabalhos fiquem incompletos (ou tenham até de ser terminados em casa). Não tem feito a maior parte dos tepecês. Reverter estas duas constantes é o conselho óbvio.
Na escrita, deve atentar na acentuação (esdrúxulas, sobretudo) e evitar o abuso (por desleixo? desconcentração?) de estruturas de mera justaposição (e + e + e). Creio que é o facto de também os escritos decorrerem ao mesmo tempo que muitos comentários que faz que tudo saia assim, pouco elaborado. Os resultados em leitura e em gramática mostram que se trata de aluno com boas capacidades de compreensão.
 
Gonçalo S. (10)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Suficiente (+)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Bom - (13,7), no questionário mais formal (mas fez também dois trabalhos bons em casa).
Tem sido aluno empenhado, preocupado com o trabalho, mesmo se houve momentos em que conversou um tanto. [Deve, com efeito, evitar distrair-se com o colega de carteira.] Também é bastante cuidadoso no que faz em casa. Fez todos os trabalhos de casa.
Na escrita, a noção de período (fazer pontos finais) ainda tem de ser mais interiorizada. A acentuação (sobretudo, esdrúxulas) e a ortografia em geral (a relacionada com verbos, por exemplo) ainda podem melhorar.
 
Gonçalo P. (11)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente + / Bom -
Escrita — Suficiente
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente (+) (12,6)
Creio que está razoavelmente concentrado em aula[, embora haja alguns momentos em que fica demasiado parado ante a tarefa a fazer]. Nos trabalhos de casa pode ser mais perfeito (falhou um e fez outro bastante fora do que se pretendia).
Na escrita, ainda pode progredir nalguma ortografia e adquirir melhor a noção de período (quando se tem de usar o ponto final).
 
Joana (12)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita — Bom -
Expressão oral — Bom
Gramática — Bom- (13,7), no trabalho mais formal, mas também dois outros trabalhos muito bem feitos.
Tem trabalhado bem, tanto em aula como em casa. Que continue assim.
Na escrita, em que não faz muitos erros, o que há a melhorar é de relativo pormenor: uso dos pronomes (de complemento direto e indireto), vírgulas em modificadores e, por vezes, pontos finais (em falta).
 
J. Cabo (13)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente -
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Suficiente (11,4)
Em aula, costuma focar-se no trabalho. Tem feito quase todos os trabalhos de casa.
Os resultados mostram que é mais forte nas competências de produção (escrita e leitura em voz alta) e que a área em que ainda tem que progredir é a da compreensão de textos. Na escrita, quase não faz erros, o que não significa que não possa ainda melhorar em outros aspetos da redação.
 
J. Tavares (14)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente (+)
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente -/Insuficiente + (9,7)
Parece-me razoavelmente focado nos trabalhos em aula  e fez quase todos os tepecês.
Na escrita faz alguns erros de certa importância (pronomes relativos, ortografia, acentuação das esdrúxulas), mas falha também por falta de revisão, de cuidado, portanto. É aspeto a desenvolver. Convém também não se desligar da gramática (mais atenção às explicações em aula? mais um pouco de estudo também?).
 
João (15)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita — Suficiente
Expressão oral — Bom -/Suficiente +
Gramática — Suficiente (12)
Creio que, em aula, costuma ir fazendo as tarefas[, embora, aqui e ali, já o tenha achado distraído ou desatento]. E fez quase todos os trabalhos de casa.
Na escrita, o que há a melhorar é sobretudo a ortografia (e, mais ainda, a ligada à flexão dos verbos).
 
Leonor (16)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom
Escrita — Bom (-)
Expressão oral — Suficiente + (quase Suficiente + /Bom -)
Gramática — Bom (-) (14,9)
Tem trabalhado bem em aula e em casa.
Na escrita, quase não faz erros (alguns raros acentos em falta apenas). A leitura em voz alta parece ser a área menos forte (e a com maior margem de progressão).
 
Manel (17)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente (-)
Escrita — Bom +
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Bom (+) (16)
Trabalha bem em aula. Fez quase todos os trabalhos de casa, embora talvez com menos eficiência do que a de que seria capaz.
Escreve com bastante desenvoltura, com inteligência. As áreas que destoam têm sido as da compreensão de textos (contingência dos textos em causa?) e a da leitura em voz alta (foi preparada em casa?).
 
Maria (18)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Suficiente
Expressão oral — .Suficiente
Gramática — Suficiente (11,4)
Não tenho razões de queixa quanto a trabalho em aula. Em casa, também tem feito sempre os trabalhos.
Na escrita, é melhorável a noção de período (fazer ponto final), outros aspetos da pontuação, alguma acentuação (incluindo esdrúxulas). Rever sempre.
 
Patrícia (19)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom
Escrita — Bom - / Suficiente +
Expressão oral — Bom (-)
Gramática — Bom (-) (14,9), no questionário (fez também dois trabalhos em casa bons).
Tem tido a atitude certa no trabalho em aula. Também tem feito sempre os trabalhos de casa. Escreve com criatividade e inteligência, mas, por vezes, com alguns erros ortográficos.
 
Pedro N. (20)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente (+) (12,6)
Em aula, trabalha muito bem. Também tem feito sempre os trabalhos de casa.
Escreve com gosto e certa sofisticação (em termos de criatividade e estrutura). Na ortografia, ainda há erros. Desenho dos is é de difícil leitura.
 
Pedro C. (Capela) (21)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita — Bom -
Expressão oral — Bom (-)
Gramática —  Bom - (14,3), no questionário. Fez também dois bons trabalhos de casa neste domínio.
No trabalho em aula, tem tido sempre boa concentração. Também tem feito todos os trabalhos de casa.
Na escrita consegue já interessante elaboração. Não costuma fazer erros.
 
Susana (24)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Bom - / Suficiente +
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente - (10,3)
Sempre concentrada nos trabalhos em aula. Fez todos os trabalhos de casa.
Na escrita, pode melhorar ainda na sintaxe (algumas ligações, a pontuação). Um cuidado que deve ter (mais específico): os seus acentos, de tão pequenos, quase parecem pontos (dos is).
 
Tety (25)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente (+)
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente -
Gramática — Suficiente -
Boa atitude em aula. Também tem feito sempre os trabalhos de casa.
Nota-se que há boa sensibilidade para a escrita. Como é natural, na sua redação ainda se consegue perceber, aqui e ali, algumas características da sintaxe de quem não teve o português como língua materna. Mas não faz muitos erros de ortografia. Creio que conseguirá melhorar em gramática (ou a dificuldade veio mais do enunciado do questionário do que do assunto?).
 
Tomás (26)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita — Suficiente - / Insuficiente +
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente (-) (10,9)
Não tenho razões de queixa da atitude do Tomás em aula. Já em casa, falhou metade dos trabalhos. Fazer sempre os tepecês é o conselho que darei.
Na escrita, além de alguns erros ortográficos, é importante ir ganhando a noção de período (e do uso do ponto de final, no fundo).
 
Sam (27)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita — Suficiente (-) / Suficiente
Expressão oral — Suficiente (-)
Gramática — Bom - (14,3)
Em aula trabalha bem. Ao contrário, falhou boa parte dos tepecês. É aspeto a melhorar.
Na escrita, os acentos (isto é, a sua falta) são uma das falhas mais repetidas.
 
Carolina (28)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente (-)
Escrita — Bom (-)
Expressão oral —  Suficiente
Gramática — Bom (-) (14,9)
Trabalha bastante bem em aula. Também fez todos os trabalhos de casa.
Na escrita, a acentuação tem-se revelado como o aspeto que deve melhorar.
 
Ariel (29)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente -
Escrita — Suficiente (+)
Expressão oral — Suficiente (-)
Gramática — Insuficiente (8)
Em aula, tem boa atitude de trabalho. Também cumpriu todos os trabalhos de casa.
Deve ter-se em conta que parte da matéria de gramática já tinha sido dada quando a Ariel entrou na turma. Também é natural que tenha falhado um pouco mais por causa do tipo de enunciado (leitura) do que pelos assuntos (gramática).
 
Amy (30)
Ainda tenho poucos elementos de avaliação. Fez o questionário de gramática (com esperado resultado negativo, dado que não seguira esta matéria). De resto, como teve de faltar num dos dias em que fizemos dois trabalhos, ainda não consigo dizer nada sobre a Amy.
 
Lucas (31)
Ainda tenho poucos elementos, mas, por acaso, já três de áreas diferentes:
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente -
Escrita — Suficiente
Gramática — Suficiente - (10,3)
Parece ser aluno empenhado.