Sunday, September 08, 2024

Aula 41

 

Aula 41 (19 [1.ª], 21/nov [4.ª]) Correção de questionário de gramática.

Solução do questionário de gramáticaVersão com cão King a alertar a aldeia

Kamela (< Kamala + camela)

amálgama

dossiê (< fr. dossier)

empréstimo

Santi (< Santiago)

truncação

IVA (pronunciado iva)

acrónimo

vírus [informática] < vírus

extensão semântica

zumbido

onomatopeia

Ota (< Otamendi)

truncação

domótica (< domos [‘casa’] + informática)

amálgama

SLB (pronunciado esseelebê)

sigla

 

O cão King alertou a aldeia.

perfetivo

O King é o herói da aldeia.

genérico

O King costuma seguir a dona por toda a parte.

habitual

Olímpia andava a passear pelos campos.

imperfetivo

Olímpia tem revelado, nestes últimos meses, múltiplos sinais de Alzheimer.

iterativo

 

Comerei o chocolate.

Comê-lo-ei.

Amas Georgina?

Ama-la?

Copia a frase.

Copia-a.

 

O vestido transparente de Ana Moura provocou celeuma.

modificador restritivo do nome

Não tremas, Terra, porque não queremos mais um terremoto.

vocativo

Fábio Loureiro fugiu para Marrocos.

complemento oblíquo

Os jornalistas elegeram Rodri bola de ouro.

predicativo do complemento direto

Desenlacemos as mãos.

predicado

Delegados e subdelegados nomearam segunda suplente a Neves.

predicativo do complemento direto

A alteração do futebol do Benfica é mérito do turco Artur.

complemento do nome

O produtor de vinho está preocupado com a filoxera.

complemento do nome

Em Chaves, um cão matou uma criança.

modificador do grupo verbal

A Cova da Moura, que visitei há anos para fazer inquéritos dialetológicos, é pacata.

complemento direto

Em Valência, desapareceram bens e pessoas.

sujeito

Estão aí as intercalares.

sujeito

Mourinho, que os fãs admiram, usa a Uber Eats.

modificador apositivo do nome

A falecida avó do menino, que era de Faiões, também era muito boa pessoa.

sujeito

Fernando Valente, o principal suspeito, pode ser acusado até final do mês.

modificador apositivo do nome

Son, que o treinador do Tottenham substituiu inesperadamente, ficou surpreendido.

complemento direto

Quatro dos golos foram marcados por Gyökeres.

complemento agente da passiva

Os donos de carros andam preocupados com a violência gratuita.

predicativo do sujeito

Os alunos ultrapassaram-me na chegada ao bloco.

complemento direto

A Amorim os sportinguistas desejam muitas felicidades.

complemento indireto

Quando chover como em Valência, Lisboa sofrerá.

modificador do grupo verbal

O afilhado de Marco Paulo ficou podre de rico.

predicativo do sujeito

Na Europa consideram-nos muito simpáticos.

complemento direto

Solução do questionário de gramática Versão com cão a atacar criança

chave [‘solução’] < chave, ‘instrumento que abre portas, cofres, etc.’

extensão semântica

TAP (pronunciado tape)

acrónimo

ronronar

onomatopeia

Mada (< Madalena)

truncação

nega (< negativa)

truncação

Chalanix (< Chalana + Asterix)

amálgama

ateliê (< fr. atelier)

empréstimo

TPC (pronunciado tepecê)

sigla

espanglês (< espanhol + inglês)

amálgama

 

Em Faiões, a criança foi atacada pelo cão.

perfetivo

A Judiciária está a investigar a morte da criança.

imperfetivo

A família costumava visitar os avôs sempre que possível.

habitual

Esta raça de cães tem ocasionado todas as semanas notícias tristíssimas.

iterativo

A cadela é do avô do menino.

genérico

 

Amaria Lídia.

Amá-la-ia.

Entrega a folha.

Entrega-a.

Bebes a cerveja?

Bebe-la?

 

A decisão sobre telemóveis está para breve.

complemento do nome

Abriguem-se, alunos, porque vem aí um exercício de prevenção.

vocativo

Designaram Marta Baptista representante dos alunos no Conselho Geral.

predicativo do complemento direto

Os adeptos leoninos culpam Varandas pela venda de Amorim ao MU.

complemento do nome

Georgina só agora regressou do hospital.

complemento oblíquo

Os dragartos acharam Bruno Lage uma ótima escolha.

predicativo so complemento direto

Dentro de poucos dias começam umas pequenas férias.

sujeito

As cheias em Barcelona preocupam-nos.

complemento direto

Nunca deu problemas o cão que matou o bebé.

sujeito

O homem que matou a sua companheira não sabe o que lhe passou pela cabeça.

modificador restritivo do nome

Durante as eleições para a Associação, a escola fica caótica.

predicativo do sujeito

Odair, que abalroou uma data de automóveis, corria como se não houvesse amanhã.

sujeito

Matilde Mourinho, que é joalheira, casou-se em Azeitão.

sujeito

Mourinho, que os fãs adoram, encomenda muita coisa pela Uber Eats.

complemento direto

Filomena Silva, a tia da grávida da Murtosa, passou dias e dias sem dormir.

modificador apositivo do nome

Porque há eleições para a AE, a escola está barulhenta.

modificador do grupo verbal

O orçamento de estado foi aprovado pela maioria dos deputados.

complemento agente da passiva

Na prisão de Vale de Judeus, os telemóveis são mais que muitos.

modificador do grupo verbal

Ao Sporting só pagam a cláusula.

complemento indireto

A grávida da Murtosa continua desaparecida.

predicativo do sujeito

Abraço-te por mais este bom resultado.

complemento direto

Vem sentar-te comigo.

predicado

A saia azul de Kim custou milhares de euros.

modificador restritivo do nome

A parte B do Grupo I da prova de exame de Português mais recente (2024, 2.ª fase) aproveitava uma ode de Ricardo Reis. (A parte A do mesmo Grupo I usava um texto de A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós; a parte C — ou item 7 — pedia uma «breve exposição» em que se compararia uma pintura de René Magritte e o texto da parte A.)

PARTE B

Leia o poema e as notas.

 

As rosas amo dos jardins de Adónis1,

Essas volucres2 amo, Lídia, rosas,

               Que em o dia em que nascem,

               Em esse dia morrem.

5             A luz para elas é eterna, porque

Nascem nascido já o sol, e acabam

               Antes que Apolo3 deixe

               O seu curso visível.

Assim façamos nossa vida um dia,

10           Inscientes4, Lídia, voluntariamente

               Que há noite antes e após

               O pouco que duramos.

Ricardo Reis, Poesia, edição de Manuela Parreira da Silva, Lisboa, Assírio & Alvim, 2000, pp. 13-14.

NOTAS

1 Adónis – jovem da mitologia grega, símbolo de beleza masculina.

2 volucres – efémeras.

3 Apolo – deus grego do sol.

4 Inscientes – ignorantes.

* 4. Explicite a importância da referência aos elementos da natureza para o desenvolvimento do pensamento do sujeito poético.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

[Solução possível:

As rosas representam a efemeridade da vida. São «volucres» (v. 2), pois, «em o dia em que nascem» (v. 3), morrem, pelo que ilustram o carácter transitório da existência. Por outro lado, uma vez que «nascem nascido já o Sol» (v. 6) e perecem antes que ele se ponha, «a luz para elas é eterna» (v. 5), o que deve inspirar os humanos a aproveitarem moderadamente a vida, conscientes da sua finitude, semelhante à de «um dia» (v. 9) das rosas.

O curso diurno do sol representa a duração da vida: para a rosa, um dia; para o ser humano, uma passagem efémera («O pouco que duramos» v. 12).]

* 5. Explique os quatro últimos versos do poema, tendo em conta o ideal de vida defendido pelo sujeito poético.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

[Solução possível:

Face à constatação da efemeridade da vida, o sujeito poético aconselha Lídia a que viva o momento presente («Assim façamos nossa vida um dia» v. 9), de acordo com o princípio epicurista do carpe diem, único caminho para a felicidade e para a ausência de dor, assumindo uma atitude de indiferença face à passagem do tempo, num esforço de autodisciplina. Exorta-a a assumir uma atitude deliberada de aceitação da efemeridade da vida e da inevitabilidade da morte («há noite antes e após / O pouco que duramos» vv. 11-12).]

6. Complete as afirmações abaixo apresentadas, selecionando a opção adequada a cada espaço. Na folha de respostas, registe apenas as letras – a) e b) – e, para cada uma delas, o número que corresponde à opção selecionada.

No poema apresentado, constata-se o classicismo da poesia de Ricardo Reis, nomeadamente através do recurso à _______ [a)], nos versos 7 e 8. O carácter moralista da poesia deste heterónimo pessoano é indiciado pelo uso de verbos conjugados na primeira pessoa do modo conjuntivo, como ocorre _______ [b)]

a)

b)

1. perífrase

2. hipérbole

3. metonímia

1. no verso 12

2. no verso 1

3. no verso 9

 

 

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