Aula 55-56
Aula 55-56 (12 [3.ª], 13/dez [1.ª, 4.ª]) Correção de
questionário de compreensão de «Muda de vida».
Lê «Sísifo» (p.
199), de Miguel Torga.
Completa a resposta aos itens 1 e 2, da mesma p. 199, que já fui esboçando:
1. Justifica a utilização do
modo imperativo na primeira estrofe, considerando a intencionalidade e o
assunto do texto.
1. O imperativo anuncia
uma intencionalidade didática, moralista. Ao longo do texto, o sujeito poético
procura transmitir ao seu interlocutor («tu») ___________ de vida.
2. Interpreta o uso de
reticências no primeiro verso.
2. Considerando a figura
mitológica que inspira o poema, identificada no título, as reticências sugerem
o carácter __________ da ação humana.
Escreve
poema que obedeça a estes constrangimentos: duas décimas; sem métrica regular
(entre decassílabos e trissílabos); cinco rimas em cada décima; v. 1 com um
verbo; título
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . .
Classifica as orações
sublinhadas:
O
prometido é devido (Carlos
Tê / Rui Veloso)
Naquele trilho secreto,
Com
palavras santo e senha,
Eu
fui língua e tu, dialeto,
Eu
fui lume e tu foste lenha.
Fomos
guerras e alianças,
| ______________
Tratados
de paz e pessangas,
Fomos sardas, pele e tranças, | .............................
Popeline, seda e ganga.
Recordo
aquele acordo,
Bem
claro e assumido:
Eu
trepava um eucalipto
| ___________
E tu tiravas o vestido. | ____________
Dessa
vez, tu não cumpriste
E
faltaste ao prometido;
Eu
fiquei sentido e triste.
Olha que isso não se faz: | | ___________
Disseste que,
se eu fosse audaz, | | _____________
Tu tiravas o vestido.|.................................
O
prometido é devido.
Rompi
eu as minhas calças,
| _____________
Esfolei
mãos e joelhos
E
tu reduziste o acordo
| ______________
A
um montão de cacos velhos.
Eu,
que vinha de tão longe | _____________
(do
outro lado da rua),
Fazia
o que tu quisesses | _______________
Só
para te poder ver nua.
Quero
já os almanaques
| ________________
Do
fantasma e do patinhas,
Os
falcões e os mandrakes.
Tão
cedo, não terás novas minhas.
Aspeto, Modalidade
Preguiçosamente,
socorro-me destas perguntas da Nova
Gramática didática de português (Carnaxide, Santillana, 2011, p. 233).
Identifica o valor aspetual (perfetivo, imperfetivo, iterativo, habitual, genérico).
Frase |
Aspeto |
Ele
acabou de redigir a ata da reunião da Associação de Estudantes. |
|
A
Ângela anda a ler muita literatura alemã. |
|
Vou
ao cinema todos os sábados. |
|
Nem
todas as bandas de rock são famosas. |
|
Ela
andava tão feliz! |
|
O
Conhé gritou quando ouviu um estrondo. |
|
O
exercício faz bem à saúde. |
|
Chegas
sistematicamente atrasado! |
|
Refere a modalidade (epistémica, deôntica, apreciativa) expressa nos enunciados que
se seguem. Escreve ainda o valor modal (certeza,
probabilidade; obrigação, permissão).
Enunciado |
Modalidade |
Valor modal |
Provavelmente, a Diana não chega a horas. |
|
|
Que vestido maravilhoso! |
|
|
Termina essa tarefa! |
|
|
Podes terminar o trabalho na próxima aula. |
|
|
Podes ter escrito isso, mas eu não vi a tua
mensagem. |
|
|
Eles devem chegar amanhã |
|
|
Felizmente tenho férias para a semana. |
|
|
Podes ir para o teu quarto. |
|
|
Algumas destas afirmações
sobre a modalidade são falsas. Identifica-as.
A —
A modalidade deôntica está relacionada com o domínio da obrigação e da
permissão.
B — A modalidade apreciativa está diretamente
ligada à incerteza.
C — A modalidade nunca pode estar associada ao uso
de adjetivos.
Hiperónimos, Hipónimos, Holónimos,
Merónimos
Depois de vermos «Super de
origem» (série Lopes da Silva), completa, consoante o caso, com o nome em falta
(entre aspas) ou com um dos seguintes termos: hiperónimo, hipónimo, holónimo, merónimo, co-hipónimo, co-merónimo.
«Costureirinha Maravilha»,
«Super de Origem», «Clark Kent» são ________, porque têm um hiperónimo comum,
«Super-herói(s)».
«Aileron», «Aventais»,
«Subwoofers», «Jantes» podem ter como seu ____________ «acessório(s) de
automóvel».
«Tuning» será hipónimo de
«_________»
Talvez um pouco
forçadamente, «Barbinha» pode ser considerado ________ de «adepto de tuning».
«Carro» é _______ de
«jante».
«____» — tirado ao adepto
de tuning — é hipónimo de «chapéu».
«fatiota», relativamente a
«touca» ou «emblema SO», é holónimo, sendo estes últimos, portanto, _________.
«tesoura», «dedal» serão
__________ de «utensílio de costura».
De novo me socorro da Nova Gramática didática de português
(Carnaxide, Santillana, 2011), pp. 218-219, para umas últimas revisões acerca
de holonímia,
meronímia,
hiperonímia,
hiponímia:
Encontra diferentes hipónimos para os
hiperónimos apresentados.
hiperónimo |
hipónimos |
||||
flor |
|
|
|
|
|
grau de parentesco |
|
|
|
|
|
peixe |
|
|
|
|
|
cor |
|
|
|
|
|
No quadro que se segue, encontras vários
hipónimos que pertencem a um mesmo hiperónimo. Elimina, barrando-o, o intruso
de cada grupo e descobre o hiperónimo correspondente.
hipónimos |
hiperónimo |
gato, golfinho, andorinha, Varandas,
baleia, tubarão |
|
avião, teatro, autocarro, bicicleta,
automóvel |
|
Terra, Vénus, Zeus, Jorge Jesus, Hades |
|
enciclopédia,
dicionário, romance, prontuário, gramática |
|
médico, jornalista, pai, professor,
pedreiro |
|
morango, dobrada, banana, laranja,
pêssego |
|
banco, televisão, leitor de CD,
micro-ondas, frigorífico |
|
Refere possíveis merónimos
do holónimo «livro».
____________________
Descobre um holónimo para
cada conjunto de palavras apresentado.
Raiz, caule, folha, ramo, fruto — ___________
Telhas,
tijolos, paredes, janelas, portas — ____________
Palco,
plateia, cadeiras, balcão, cortina — ____________
Capa,
contracapa, lombada, folhas, introdução — __________
Guelras,
barbatanas, escamas, espinhas, boca — __________
Teclado,
rato, monitor, leitor de CD, cabo de alimentação — __________
Cabeça,
pé, braço, perna, costas — __________
TPC
— Lê a ficha corrigida sobre Frase complexa que pus em Gaveta de Nuvens.
#
<< Home