Aula 45-46
Aula 45-46 (28 [3.ª], 29/nov [1.ª, 4.ª]) Correção dos «Lembro-me».
O
tepecê da aula 27-28 foi lerem um questionário resolvido sobre «Se eu pudesse
trincar a terra toda», o poema XXI de «O Guardador de Rebanhos», de Alberto Caeiro,
nas pp. 58-59. Voltamos a esse poema, para completares estas respostas que já
iniciei.
1. Para o sujeito poético, a
sensação é tudo, valorizando a perceção das coisas tais como são. Transcreve do
poema expressões que provem que os sentidos estão em atividade.
Para o sujeito poético, é
vital sentir, afirmando mesmo que seria mais feliz “se ________” (v. 3). Neste
poema, é evidente a valorização das sensações, como se pode constatar através
das expressões “________” (v. 2), “Nem tudo é dias de sol” (v. 8), “montanhas e
planícies” (v. 12), “________” (v. 16) e “o poente é belo” (v. 19). Sendo
Caeiro um poeta do “olhar”, verifica-se que dá especial realce às _________.
2. O sujeito poético olha o
mundo com naturalidade e simplicidade. Explica a influência desta atitude no
modo de sentir a vida.
O sujeito poético aceita
as coisas tais como elas são, valorizando a diferença na _____ (“montanhas e
planícies”, “rochedos e ervas”, vv. 12-13) e os momentos bons e maus da vida (“_______”,
v. 6; “E que o poente é belo e é bela a noite que fica”, v. _). Assim,
considera que os aspetos menos agradáveis da Natureza e da vida são uma
realidade que é necessário sentir e viver.
3. Com o verso “Sentir como
quem olha” (v. 16), sintetizam-se algumas características da poesia de Alberto
Caeiro. Refere-as.
Partindo do verso “Sentir
como quem olha” (v. 16), podem apontar-se algumas características da poesia de
Alberto Caeiro, nomeadamente: o interesse exclusivo pela realidade e pela
observação das coisas ______ da vida; a importância de experimentar o mundo
através dos ______; a felicidade advinda da visão calma e clara do que o
rodeia; o sensacionismo, sendo boas as ______ por serem naturais; a valorização
da simplicidade e a visualização/perceção das coisas como elas ____.
4.
Relaciona o último verso com a mensagem global do poema.
[copiar:]
O último verso sintetiza a
aceitação harmoniosa da ordem da Natureza e das vivências humanas. Para o
sujeito poético, viver implica aceitar pacificamente a existência e o mundo tal
como se apresentam, sem os questionar. Ou seja, “[o] que é preciso é ser-se
natural e calmo” (v. 14), seguindo o curso dos acontecimentos, sem refletir
sobre eles.
Usando
os verbetes de ‘terra’ e ‘Terra’ — do Grande Dicionário Língua Portuguesa
(Porto Editora, 2004) —, escolhe a aceção de «terra» presente nas seguintes
ocorrências:
ocorrência de «terra» |
significado |
poema de Alberto Caeiro na p. 58, v. 1 |
|
poema de Alberto Caeiro na p. 62, v. 1 |
|
poema de Alberto Caeiro na p. 62, v. 2 |
|
poema de Jorge de Sena, p. 63,
terceira palavra do v. 1 |
|
poema de Jorge de Sena, p. 63,
sexta palavra do v. 1 |
|
no poema de Jorge de Sena, p. 63, v. 4 |
|
no poema de Jorge de Sena, p. 63, v. 10 |
lugar onde se nasceu (aceção 4 de ‘terra’) |
no poema de Jorge de Sena, p. 63, v. 13 |
|
no poema de Jorge de Sena, p. 63, v. 14 |
|
Vê os verbetes (na outra folha), classifica
o processo de formação e indica a etimologia:
palavra |
processo
de formação |
etimologia |
terracota |
empréstimo |
do italiano terracotta |
terrada1 |
derivada por sufixação |
de terra + -ada |
terrada2 |
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terra-inglesa |
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terra-nova |
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terrão |
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terreal |
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terrear |
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terreiro |
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terrento |
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Resolve o item 3 da p. 63:
3. Quer
no poema de Alberto Caeiro quer no de Jorge de Sena a descrição dos espaços é
feita com recurso a artifícios que salientam, por um lado, a identificação do
sujeito poético com um dos locais, notória na utilização do ______ (a)
em ambos os textos, e, por outro lado, uma visão crítica da cidade.
No texto B, essa visão
crítica é reforçada pelo uso da ______ (b) e alargada ao contexto
sociopolítico do poema (1947) nos ______ (c).
Alguns tens de exame em torno de Aspeto ou Modalidade (todos do grupo II):
[2019, 1.ª fase]
7.
Indique a modalidade e o valor modal expressos em «temos de ser capazes de
reconhecer, imaginativamente, os erros e as incongruências» (linhas 15 e 16)
__________________
[2019, 2.ª fase]
7.
Indique o valor aspetual veiculado por cada uma das expressões seguintes: a)
«Quando eu era pequeno tinha a Gija» (linhas 20 e 21); b) «Desapareceu da minha
vida de repente» (linhas 22 e 23).
__________________
[2018, 1.ª fase]
5.
As formas verbais presentes em «A intraduzibilidade de um termo é normal.»
(linha 1) e em «Assim, o termo ganhou uma extensão invulgar» (linha 20) têm,
respetivamente, um valor aspetual
(A)
genérico e perfetivo. | (B) iterativo e perfetivo. | (C) genérico
e imperfetivo. | (D) iterativo e imperfetivo.
[2018,
2.ª fase]
4.
No excerto compreendido entre «Considera negativamente» (linha 22) e «de abuso»
(linha 23) [«Considera negativamente a violência em todas as suas formas. A
nossa sociedade eliminou as formas mais brutais de abuso.»], as formas verbais
têm, respetivamente, um valor aspetual
(A)
genérico e iterativo. | (B) perfetivo e iterativo. | (C)
imperfetivo e genérico. | (D) genérico e perfetivo.
5.
As frases «E não restam dúvidas de que, em boa medida, as suas observações têm
fundamento.» (linha 18) e «Talvez sejamos hipócritas» (linha 32) exprimem a
modalidade epistémica
(A)
com valor de probabilidade, no primeiro caso, e com valor de certeza, no
segundo caso.
(B) com valor de
probabilidade, em ambos os casos.
(C) com valor de
certeza, em ambos os casos.
(D) com valor de
certeza, no primeiro caso, e com valor de probabilidade, no segundo caso.
Os dois poemas enquadrados
a cor de rosa são disfóricos relativamente a espaços de que tratam. No texto de
Caeiro, isso só acontece na segunda estrofe. No texto de Sena há sempre
disforia, mas talvez com dois focos diferentes. Desenvolve esta ideia. Inclui
citações. A caneta.
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TPC — Lê «Leituras de livros»
(blogue ou classroom). Digam-me/Escrevam-me ainda em novembro.
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