Sunday, September 08, 2024

Aula 45-46

Aula 45-46 (28 [3.ª], 29/nov [1.ª, 4.ª]) Correção dos «Lembro-me».

O tepecê da aula 27-28 foi lerem um questionário resolvido sobre «Se eu pudesse trincar a terra toda», o poema XXI de «O Guardador de Rebanhos», de Alberto Caeiro, nas pp. 58-59. Voltamos a esse poema, para completares estas respostas que já iniciei.

1. Para o sujeito poético, a sensação é tudo, valorizando a perceção das coisas tais como são. Transcreve do poema expressões que provem que os sentidos estão em atividade.

Para o sujeito poético, é vital sentir, afirmando mesmo que seria mais feliz “se ________” (v. 3). Neste poema, é evidente a valorização das sensações, como se pode constatar através das expressões “________” (v. 2), “Nem tudo é dias de sol” (v. 8), “montanhas e planícies” (v. 12), “________” (v. 16) e “o poente é belo” (v. 19). Sendo Caeiro um poeta do “olhar”, verifica-se que dá especial realce às _________.

2. O sujeito poético olha o mundo com naturalidade e simplicidade. Explica a influência desta atitude no modo de sentir a vida.

O sujeito poético aceita as coisas tais como elas são, valorizando a diferença na _____ (“montanhas e planícies”, “rochedos e ervas”, vv. 12-13) e os momentos bons e maus da vida (“_______”, v. 6; “E que o poente é belo e é bela a noite que fica”, v. _). Assim, considera que os aspetos menos agradáveis da Natureza e da vida são uma realidade que é necessário sentir e viver.

3. Com o verso “Sentir como quem olha” (v. 16), sintetizam-se algumas características da poesia de Alberto Caeiro. Refere-as.

Partindo do verso “Sentir como quem olha” (v. 16), podem apontar-se algumas características da poesia de Alberto Caeiro, nomeadamente: o interesse exclusivo pela realidade e pela observação das coisas ______ da vida; a importância de experimentar o mundo através dos ______; a felicidade advinda da visão calma e clara do que o rodeia; o sensacionismo, sendo boas as ______ por serem naturais; a valorização da simplicidade e a visualização/perceção das coisas como elas ____.

4. Relaciona o último verso com a mensagem global do poema.

[copiar:]

O último verso sintetiza a aceitação harmoniosa da ordem da Natureza e das vivências humanas. Para o sujeito poético, viver implica aceitar pacificamente a existência e o mundo tal como se apresentam, sem os questionar. Ou seja, “[o] que é preciso é ser-se natural e calmo” (v. 14), seguindo o curso dos acontecimentos, sem refletir sobre eles.



Usando os verbetes de ‘terra’ e ‘Terra’ — do Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) —, escolhe a aceção de «terra» presente nas seguintes ocorrências:

ocorrência de «terra»

significado

poema de Alberto Caeiro na p. 58, v. 1

 

poema de Alberto Caeiro na p. 62, v. 1

 

poema de Alberto Caeiro na p. 62, v. 2

 

poema de Jorge de Sena, p. 63, terceira palavra do v. 1

 

poema de Jorge de Sena, p. 63, sexta palavra do v. 1

 

no poema de Jorge de Sena, p. 63, v. 4

 

no poema de Jorge de Sena, p. 63, v. 10

lugar onde se nasceu (aceção 4 de ‘terra’)

no poema de Jorge de Sena, p. 63, v. 13

 

no poema de Jorge de Sena, p. 63, v. 14

 

Vê os verbetes (na outra folha), classifica o processo de formação e indica a etimologia:

palavra

processo de formação

etimologia

terracota

empréstimo

do italiano terracotta

terrada1

derivada por sufixação

de terra + -ada

terrada2

 

 

terra-inglesa

 

 

terra-nova

 

 

terrão

 

 

terreal

 

 

terrear

 

 

terreiro

 

 

terrento

 

 

Resolve o item 3 da p. 63:

3.        Quer no poema de Alberto Caeiro quer no de Jorge de Sena a descrição dos espaços é feita com recurso a artifícios que salientam, por um lado, a identificação do sujeito poético com um dos locais, notória na utilização do ______ (a) em ambos os textos, e, por outro lado, uma visão crítica da cidade.

No texto B, essa visão crítica é reforçada pelo uso da ______ (b) e alargada ao contexto sociopolítico do poema (1947) nos ______ (c).

Alguns tens de exame em torno de Aspeto ou Modalidade (todos do grupo II):

[2019, 1.ª fase]

7. Indique a modalidade e o valor modal expressos em «temos de ser capazes de reconhecer, imaginativamente, os erros e as incongruências» (linhas 15 e 16)

__________________

[2019, 2.ª fase]

7. Indique o valor aspetual veiculado por cada uma das expressões seguintes: a) «Quando eu era pequeno tinha a Gija» (linhas 20 e 21); b) «Desapareceu da minha vida de repente» (linhas 22 e 23).

__________________

[2018, 1.ª fase]

5. As formas verbais presentes em «A intraduzibilidade de um termo é normal.» (linha 1) e em «Assim, o termo ganhou uma extensão invulgar» (linha 20) têm, respetivamente, um valor aspetual

(A) genérico e perfetivo. | (B) iterativo e perfetivo. | (C) genérico e imperfetivo. | (D) iterativo e imperfetivo.

[2018, 2.ª fase]

4. No excerto compreendido entre «Considera negativamente» (linha 22) e «de abuso» (linha 23) [«Considera negativamente a violência em todas as suas formas. A nossa sociedade eliminou as formas mais brutais de abuso.»], as formas verbais têm, respetivamente, um valor aspetual

(A) genérico e iterativo. | (B) perfetivo e iterativo. | (C) imperfetivo e genérico. | (D) genérico e perfetivo.

5. As frases «E não restam dúvidas de que, em boa medida, as suas observações têm fundamento.» (linha 18) e «Talvez sejamos hipócritas» (linha 32) exprimem a modalidade epistémica

(A) com valor de probabilidade, no primeiro caso, e com valor de certeza, no segundo caso.

(B) com valor de probabilidade, em ambos os casos.

(C) com valor de certeza, em ambos os casos.

(D) com valor de certeza, no primeiro caso, e com valor de probabilidade, no segundo caso.

Os dois poemas enquadrados a cor de rosa são disfóricos relativamente a espaços de que tratam. No texto de Caeiro, isso só acontece na segunda estrofe. No texto de Sena há sempre disforia, mas talvez com dois focos diferentes. Desenvolve esta ideia. Inclui citações. A caneta.

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TPC — Lê «Leituras de livros» (blogue ou classroom). Digam-me/Escrevam-me ainda em novembro.

 

 

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