Aula 50-51
Aula
50-51 (5
[3.ª], 6 [1.ª, 4.ª]) Correções.
Os
itens que se seguem tratam de crónica de Luís Filipe Borges, «Muda de vida», do
filme Clube dos Poetas Mortos e de
conteúdos dados ou revistos há pouco tempo. Não recorras ao manual nem a outras
fontes. Circunda a melhor alínea de cada item.
O
rapaz choroso que é referido no primeiro parágrafo era conduzido por um
a) professor e
advogado.
b) encenador
profissional.
c) economista e
professor.
d) economista e
advogado.
O «miúdo de quinze
anos» (cfr. primeiro parágrafo) é
a) um rapaz conhecido
do autor.
b) o próprio
narrador, mais novo.
c) o destinatário do
texto.
d) o protagonista
desta crónica.
O uso do presente do
Indicativo nos primeiros parágrafos («Estamos»; «chora»; «vai»; etc.) resulta
de
a) simultaneidade
entre ato de enunciação e o que se relata (o enunciado).
b) esse tempo verbal
poder adequar-se à expressão do futuro.
c) intenção de se
exprimir aspeto imperfetivo da ação.
d) vontade de se dar
um facto passado como se fosse presenciado na atualidade.
«Não é o que está a
pensar, chiça» (1.º parágrafo, ll. 4-5) previne
a) inferência de que
o aluno era «graxista».
b) conjetura de que o
professor tivesse batido no aluno.
c) que os leitores
pensem que o aluno tinha reprovado.
d) possibilidade de
se julgar estar em causa um ato pedófilo.
Na terceira linha do
segundo parágrafo, «prof» é um exemplo de
a) sigla.
b) acrónimo.
c) truncação.
d) amálgama.
«Oh Captain, my
Captain» (terceiro parágrafo) é uma citação
a) inventada no filme
Clube dos Poetas Mortos.
b) de verso de Walt
Whitman.
c) de fala de peça de
Shakespeare.
d) de trecho de
Álvaro de Campos.
Em «o
considero meu mestre» (fim do 2.º período do quarto parágrafo), os
constituintes sublinhados são, respetivamente,
a) sujeito,
complemento direto.
b) complemento
indireto, complemento direto.
c) complemento
direto, predicativo do complemento direto.
d) complemento
oblíquo, complemento direto.
«Ontem o professor telefonou-me» (1.º período do
quinto parágrafo), em termos de tempo e de aspeto, indica
a) simultaneidade e aspeto perfetivo.
b) posterioridade e aspeto iterativo.
c) anterioridade e aspeto perfetivo.
d) anterioridade e aspeto imperfetivo.
«Continuo a tratá-lo assim» (2.º período do quinto
parágrafo) implica
a) simultaneidade e aspeto imperfetivo.
b) anterioridade e aspeto imperfetivo.
c) simultaneidade e aspeto perfetivo.
d) posterioridade e aspeto habitual.
Ainda no começo do
quinto parágrafo, o 2.º período — «Continuo a tratá-lo assim, artigo definido
em destaque, embora ele mo desaconselhe» — significa que o professor
a) lhe pedia para o
tratar sem artigo.
b) lhe pedira para
usar tratamento mais informal.
c) lhe pedira que o
tratasse por tu.
d) preferia o uso de
«stor» ao uso, mais académico, de «professor».
«artigo definido em
destaque» (5.º parágrafo) traduz que, para o narrador, aquele professor
a) não se confunde
com os outros.
b) é o mais definido.
c) é o mais
indefinido.
d) é um entre vários.
Na l. 9 da segunda coluna (portanto, no quinto
parágrafo), na oração subordinada adjetiva relativa restritiva «que publica de
quando em vez», «que» desempenha a função sintática de
a) sujeito.
b) modificador restritivo do nome.
c) complemento direto.
d) complemento oblíquo.
«apercebo-me de que o
tempo é maleável» (no final do quinto parágrafo) alude à circunstância de
a) o narrador
facilmente se transportar para o passado.
b) o protagonista ser
capaz de desenvolver diversíssimas atividades.
c) se ter esbatido a diferença etária entre as
duas personagens.
d) a personagem estar disposta a mudar
radicalmente vida.
Em «Previsível o professor nunca foi, graças a Deus»
(último período do sexto, e penúltimo, parágrafo), «previsível» desempenha a
função sintática de
a) modificador de frase.
b) predicativo do sujeito.
c) complemento direto.
d) predicativo do complemento direto.
No sétimo, e último, parágrafo, em «E, quando
desligo o telefone, sou outra vez o miúdo de 15 anos [...]», a vírgula após a
conjunção «e»
a) está incorreta.
b) está correta, porque isola-se depois uma oração
subordinada temporal.
c) está correta, porque fazemos realmente uma
pausa a seguir à conjunção.
d) está incorreta, porque não estabelecemos
qualquer pausa entre as duas conjunções («e» e «quando»).
«quando desligo o telefone» desempenha a função
sintática de
a) oração.
b) modificador de frase.
c) modificador de grupo verbal.
d) complemento oblíquo.
Neste mesmo sétimo parágrafo, o narrador revela
a) saudade dos tempos de adolescente.
b) indecisão quanto à melhor forma de ajudar um
amigo.
c) tristeza quanto ao que o destino trouxera ao
ex-professor.
d) angústia por ter estragado uma amizade de
tantos anos.
Os anseios do professor de Economia, bem como os
dos alunos de Clube dos Poetas Mortos,
obedecem a uma perspetiva
a) epicurista (à Reis; ou à Caeiro).
b) estoica (à Reis).
c) inconformista.
d) futurista.
Na interpretação original, horaciana, de «Carpe
diem» — que é a seguida por Ricardo Reis —, o conselho a dar ao professor seria
a) o no título do texto: «Muda de vida».
b) «Arrisca, que a vida são dois dias».
c) «Tudo vale a pena se a alma não é pequena».
d) «Deixa-te estar, vive o melhor possível a tua
situação atual».
«Esta aposta pode correr mal» — frase que invento
— exemplifica a modalidade
a) apreciativa.
b) epistémica (valor de probabilidade).
c) deôntica (valor de permissão).
d) deôntica (valor de obrigação).
A
água cai
A água cai
do céu singelo.
Cai
como cabelo,
A cair
pelos ombros de uma rapariga.
A água
cai,
Criando
poças no asfalto,
Espelhos
sujos com nuvens e prédios no interior.
Cai
sobre o telhado da minha casa.
Cai
sobre a minha mãe e no meu cabelo.
A
maioria das pessoas chama-lhe chuva.
[de personagem
de Paterson, filme realizado por Jim Jarmusch]
Escreve poema
que, tal como sucede em «A água cai», se foque num objeto ou circunstância
(aqui era a chuva), descritos com sentido de observação (podendo recorrer-se a
comparações, metáforas ou outras figuras), terminando-se de modo liminar,
talvez surpreendente.
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Classifica os que
quanto à classe de palavra (pronome relativo; conjunção completiva).
No caso dos pronome relativos, diz a função sintática que desempenham.
Gosto de ti (Luísa Sobral)
Gosto de ti, dos pés aos cabelos,
Da ponta dos dedos até à ponta do nariz.
Gosto de ti, de cada pestana,
Da pele, que é cama | _______
Das constelações que eu fiz. | _______
Gosto de ti e sinto até dores no peito,
Mas é só feitio, não defeito,
É amor a transbordar.
Gosto de ti
E, quando se gosta assim,
Só nos dá para cantar.
Gosto de ti, das tuas bochechas,
Sei que foram feitas para beijar devagar. |
_______
E gosto de ti, dos tornozelos,
Até dos cotovelos, que não são fáceis de
amar. | _______
Gosto de ti e sinto até dores no peito,
Mas é só feitio, não defeito,
É amor a transbordar.
Gosto de ti,
Gosto só porque sim, porque é tão bom gostar.
Compara a abordagem ao tema do amor na
letra da canção de Luísa Sobral com a atitude que vimos na cantiga de amor e no
soneto de Camões estudados na última/penúltima aula. Refere dois aspetos distintivos.
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Depois de vermos
o passo de O último a sair, completa com valor temporal (anterioridade, simultaneidade,
posterioridade), valor aspetual
(perfetivo,
imperfetivo, habitual, iterativo, genérico) e valor modal (epistémico, deôntico,
apreciativo).
Frases de O último a sair — «Terapia de relaxamento» |
v a
l o r
e s |
||
temporal |
aspetual |
modal |
|
Aprendi em Algés uma
técnica de relaxamento à base de peixe. |
______ |
______ |
XXXXXX |
Isto é só malucos,
meu, fogo! |
______ |
______ |
______ |
Não posso explicar
antes [ser à base de peixe]. |
simultaneidade |
XXXXXX |
______ |
Fecha
os olhos, vai respirando. |
______ |
______ ______ |
deôntico
(obrigação) |
Estás a sentir? |
______ |
imperfetivo |
XXXXXX |
Não andamos aqui a
mandar com uma sardinha uns aos outros. |
______ |
______ |
XXXXXX |
Com uma dourada é que
é! |
XXXXXX |
XXXXXX |
______ |
Andaram a mexer no
armário dos medicamentos... |
______ |
______ |
XXXXXX |
Eu estou parvo, de
certeza absoluta. |
______ |
______ |
______ |
Tens de tomar a raia
de oito em oito horas. |
______ |
______ |
______ |
Estragou a raia. |
______ |
______ |
XXXXXX |
Porque
isto está a afetar-me mesmo! |
______ |
______ |
______ ______ |
Resolve «Praticar», 1, na
p. 329. [Circunda a alínea certa:] (A) | (B) | (C) | (D).
TPC — Volto a falar das
leituras de livros. O que se pretende é que leiam várias obras. Portanto, assim
que já tenham lido a que me anunciaram, deviam ir logo pensando em outra
leitura. (Por outro lado, quem ainda me disse/escreveu nada deve fazê-lo.)
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