Sunday, September 08, 2024

Aula 47-48

Aula 47-48 (2 [3.ª], 3 [4.ª], 5/dez [1.ª]) Correções a comentário sobre Sena vs. Caeiro e/ou tepecê com frases deambulatórias.

Não abras o manual. Dentro dos envelopes estão recortes com versos de um poema de Fernando Pessoa, ortónimo, que tentarás ordenar corretamente. O poema tem rima, mas não tem métrica regular nem as estrofes têm número de versos idêntico (há um terceto, uma quintilha, outro terceto, uma quadra, outra quadra, um dístico final).

O esquema rimático já distribuído pelas estrofes é o que ponho a seguir. Outra uma ajuda: a rima A é -ia. A rima B é -iste.

A / A / A // B / C / D / C / B // E / D / E // F / G / H / E // F / I / J / H // J / H



[Já depois de vermos o poema no manual, na p. 44]

O poema é dado como ilustrativo da ‘nostalgia de infância’ no ortónimo. Porém, talvez consigamos ver laivos dos outros Pessoas aqui e ali. Copia versos que pudessem ser...

de Alberto Caeiro: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

de Ricardo Reis: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

de Álvaro de Campos: [todo o poema poderia ser do Campos da fase intimista, se se lhe retirasse a rima (e se acrescentasse algum momento mais disfórico)]

do Pessoa ortónimo da «dor de pensar»:  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Propõe uma solução para rimas dos vv. 13 e 17, procurando torná-las numa única rima (mas fazendo o mínimo de alterações no resto do texto).

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Vai até à p. 215, para leres o poema «O sopro», de Ana Luísa Amaral, que está entre os quatro poetas pós-Pessoa estudados no manual (Miguel Torga, Alexandre O’Neill, Nuno Júdice, Ana Luísa Amaral). Responde aos itens da p. 216:

1. Fundamenta o recurso à conjunção adversativa no verso 16, atendendo ao desenvolvimento temático do poema.

A __________ introduz o momento em que o sujeito poético contrasta o «ar feliz» (v. 18) e despreocupado da ______ que observa, que brinca distraidamente com a asa da carteira, com a sua velhice e com o aspeto desgastado da indumentária que traz _______.

2. Explica de que forma o comportamento da «mulher» (v. 1) contrasta com a atitude das «pessoas» referidas na quinta estrofe.

A mulher age de forma _______ e espontânea, brincando com a asa da sua carteira, alheada da gravidade das «pessoas ______» (v. 19). Estas pousam as mãos «sobre o colo» (v. 21) e mantêm-se quietas, numa atitude de sisudez que os advérbios dos vv. 20-21 («______________», «seriamente») destacam e que contrasta com a brincadeira da mulher.

3. Apresenta uma interpretação para o título do poema.

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4. Seleciona a opção de resposta adequada para completar a afirmação.

De entre os vários processos que contribuem para imprimir ritmo ao poema, destaca-se a presença, em simultâneo, {circunda a alínea correta} (A) | (B) | (C) | (D)

As Pessoas (Os Azeitonas)

A vida não vai nada bem
Para a miúda do cabelo azul
O que é que a levou a pintar
O cabelo assim de azul
Será que são questões de pai
Ela a dizer olha pai
E ele de olhos no jornal
A dizer filha já vai
E ela de cabelo azul

 

O dia correu de feição
Para o cavalheiro ali atrás
Com cara de que tanto faz
Quem é que ganha as eleições
Tanto lhe dá se a nação
Cai nas mãos dos espanhóis
É como se dois e dois
Não fosse sequer questão
Para o cavalheiro ali atrás

 

As pessoas todas são iguais
E acham mesmo que as demais
Conspiram com outras que tais
Em vidas boas
Duradouros pactos ancestrais
De pessoas pedras e animais
Tirando a dessa pessoa
A vida é boa
E as pessoas são todas iguais

 

O homem do olhar obtuso
Põe as culpas na mulher
No governo, no país
Na tatuagem de ex-recluso
Sente ofensa pessoal
Pela indiferença boçal
Do cavalheiro ali atrás
E dava-lhe tanto faz
Ao indigente ali atrás

 

Aquela senhora de idade
Agarra com as duas mãos
A bolsa de napa marrom
Murmura um lamento sem som
Será que na bolsa marrom
Leva fotos tipo passe
Como se o tempo congelasse
No tempo em que o tempo era bom

A senhora duma certa idade 

As pessoas são todas iguais
E acham que as outras pessoas
Conspiram com outras que tais
Em vidas boas
Com sorrisos e sonhos boçais
Interagem com os demais
Tirando a dessa pessoa, a vida é boa
A vida é boa
E as pessoas são todas iguais

 

Escreve um poema, com estrutura estrófica semelhante à de «Sopro», que parta também da observação de uma personagem, mas que, depois, se vá afastando do retrato e ganhe um escopo cada vez mais subjetivo. Extensão dos versos pode assemelhar-se à do poema de Ana Luísa Amaral. E também não haverá rima.

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