Sumários e tepecês
Aula
1-2 (13
[9.ª], 14 [4.ª, 5.ª], 18/set [2.ª, 3.ª]) Informações sobre aspetos com
utilidade para todo o ano (material; manual; lugares na sala; tipo de tarefas; blogue). Preenchimento de folhas da caderneta do professor (com desenho de
retrato-emblema). Leitura de parágrafos sobre autores com textos no manual,
para conjeturar acerca da sua veracidade. Correção comentada (e escrutínio de
quem errou menos). Redação de parágrafos em registo idêntico (e também na 3.ª
pessoa), mas de caráter autobiográfico. TPC — Dá uma vista de olhos a http://gavetadenuvens.blogspot.com/,
para perceberes onde ficam sumários, tepecês, aulas (estas só as transcrevo
passados uns dias), etc. A cores berrantes destacarei o mais urgente ou útil no
imediato.
Aula
3-4 (14
[9.ª], 18 [5.ª], 19/set [2.ª, 3.ª, 4.ª]) Sobre textos devolvidos (feitos na
última aula). Assistência a trecho de episódio de Bruno Aleixo com Busto a
discorrer sobre modos literários. Explicação acerca de modos, géneros,
subgéneros. Preenchimento de tabela com modos e géneros de textos do programa.
Leitura de definições e resolução de exercício sobre protótipos textuais
(revisões de matéria já do 9.º ano). Assistência a sketches (Série Barbosa) para escolher protótipos textuais que lhes
correspondem. Redação de fragmentos (exemplificativos dos vários tipos
textuais, todos relacionáveis com o próprio autor). TPC — Relanceia o capítulo de gramática sobre ‘Tipos textuais’ que
vai ficar realçado em Gaveta de Nuvens
(aqui). Completa os fragmentos que não fizeste em aula (trazendo-me depois a
folha).
Aula
5-6
(20 [9.ª], 21 [4.ª, 5.ª], 25/set [2.ª, 3.ª]) Assistência a sketches com figuras de estilo («Jesus ensaia figuras de estilo»,
sobretudo, e «Que figura de estilo está Manuel Ferreira Leite a usar?»). Preenchimento
de definições (ou redação de abonações de figuras). Resolução de itens sobre
versificação e do item 2 da p. 13, a propósito do poema «Um livro» (p. 12). Criação
de textos a partir de «Um livro» (estrofe com métrica e esquema rimático
idêntico aos do poema; parágrafos em modo narrativo). TPC — Relanceia, em Gaveta de
Nuvens, ‘Modos literários’ e ‘Figuras de estilo’. Estuda, ou tenta resolver
(olhando também as soluções), a ficha 29 do Caderno
de Atividades, sobre ‘Recursos expressivos’ (pp. 54-56; soluções na p. 99)
— que também reproduzo no blogue (aqui).
Aula
7-8
(21 [9.ª], 25 [5.ª], 26/set [2.ª, 3.ª, 4.ª]) Devolução de quintilhas (e
comentário em torno de métrica, rima, etc.). Questionário de compreensão de «A
leitura no ecrã» (p. 14). Criação de textos previstos para a aula anterior
sobre «Um livro» (nos modos narrativo e dramático). Completamento de síntese a
propósito do sketch «Dicionário
Português-Manuelmachadês» e de figuras de estilo nele presentes. Assistência a
clip de canção de Capicua, «Vayorken», para resolver questões de compreensão do
oral (p. 17). Assistência a clip de publicidade turística ao Irão, para
reconhecer figura de estilo. TPC — [Atenção, 10.º 9.ª: o
tepecê passa a ser este, em vez do que deixara na folha da aula (quanto às
outras turmas, só terão esta aula a 25 ou 26 de setembro e, nessa altura, já
explicarei melhor):] Escreve um «Alfabeto pessoal». (Repara no exemplo que pus
a seguir — só reproduzo aqui as primeiras letras —, que fiz há bastantes anos.
Também podes ver um alfabeto por
colegas de 2011.) Evita que as frases sirvam apenas para declarar aquilo de
que gostas ou de que não gostas. Boa solução é não te limitares a qualificar o
que escolhes («é bom», «mau», «gosto de», etc.) e usares antes uma redação «de
comentário» aos temas que destaques. Repara também que a palavra que é
escolhida pode nem ser o exato assunto, servindo afinal como pretexto para se
aludir ao tema que importa mesmo. Podes ir alternando letras tratadas em
algumas linhas (três ou quatro) com outras que desenvolvas apenas numa frase. E
faz o alfabeto completo (fica ao teu critério incluir ou não o k, w,
y).
A, de Automóvel. Irrita-me a importância que
em Portugal se dá aos automóveis, sempre prejudicando quem usa os transportes
públicos (e os passeios, paisagens, etc.). Admiro o trabalho da ACA-M
(Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados), um dos raros exemplos de intervenção
da «sociedade civil».
B, de Benfica. Foi em 1983
a primeira vez que dei aulas na Secundária de Benfica.
Antes de a escola ser construída havia aqui uma quinta e a casa dos meus pais
era do outro lado do muro.
C, de Capitu. Capitu é o hipocorístico de
Capitolina, personagem de Dom Casmurro,
de Machado de Assis, um dos meus livros preferidos.
D, de Dona Leonor. O liceu onde andei a partir
do 5.º ano (o atual nono). Foi em 1974-75, o que explica que nada tivesse sido
convencional (aliás, salvo erro, no ano anterior o liceu ainda era
exclusivamente feminino). Recordo um dos hábitos de então: saindo das aulas, à
tarde e no inverno, o grupo dos que moravam em Benfica ia apanhar o autocarro a
Entrecampos, compartilhando as castanhas assadas compradas no caminho.
[continua
aqui.]
Aula 9-10 (27 [9.ª],
28/set [4.ª, 5.ª], 2/out [2.ª, 3.ª]) Correção do questionário sobre «A leitura
no ecrã». Leitura do texto da p. 23 («Novos trovadores», por Kalaf), para
resolver lacunas em curto texto-síntese. Criação de séries por associação de
ideias (para «Música»), a partir de exemplo dado (de «Kalaf»). Audição de
algumas séries (para registo de seis palavras). Redação de parágrafo
acrescentado ao texto lido, com inclusão obrigatória de seis palavras antes
aleatoriamente reunidas. Assistência a início de Amor ou Consequência. TPC
— Lê a parte de contextualização histórico-literária da poesia trovadoresca,
nas pp. 24-29 do manual.
Aula
11-12 (28 [9.ª], 2/out [5.ª], 3/out [2.ª, 3.ª, 4.ª]) Devolução e
correção de fragmentos com cada tipo textual. Resposta a itens de «tradução» e
compreensão global de «Ondas do mar de Vigo» (p. 30), de Martim Codax. Redação
de resposta para comparação de «Ondas do mar de Vigo» e poema de Adília Lopes, «Nas
ondas [do mar de Vigo]»). Escrita de poema ao estilo de «Pedro de Santarém», de
Adília Lopes. Assistência a trecho de Jeux
d’enfants (Amor ou Consequência).
TPC — Em Gaveta de Nuvens dá um relance a esta entrevista com AdíliaLopes, por colegas teus de há uma dúzia de anos. Podes também experimentar ouvir aqui versões musicais de «Ondas do mar de Vigo», de Martim Codax (são
aborrecidas, aviso, mas darão ideia das melodias que podiam acompanhar
as cantigas). E é útil ires lendo os textos expositivos no manual sobre a
lírica trovadoresca.
Aula
13-14 (4 [9.ª], 9 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 10/out [4.ª]) Explicação sobre
correção de escritos que se entregavam. Resolução de itens sobre
características formais e de conteúdo das cantigas de amigo (da p. 33 e
outros). Resolução de exercício em torno
de flexão do pretérito perfeito, a partir do sketch «Castigadores da parvoíce» (Meireles). Audição
de «Às vezes (Escuto e Observo Erros de Português)», e preenchimento de tabela
sobre os erros em causa. Criação de cantiga de amigo com contexto
contemporâneo. Assistência a trecho de Amor
ou Consequência. TPC — Conclui
(e melhora) a cantiga de amigo criada. Podes até, se quiseres, fazer ainda mais
algumas estrofes (cumprindo as características formais que já conhecemos). Talvez
devas usar nova folha, que me trarás.
Aula 15-16 (10 [2.ª, 3.ª], 11 [9.ª], 12/out
[4.ª, 5.ª]) Audição de várias versões musicais de «Ai flores, ai flores do
verde pino», de D. Dinis. Compreensão de «Ai fores, ai flores do verde pino»
(p. 34) através de questões de escolha múltipla; e acrescentando quatro novas
coblas finais. Assistência a sketch
com formas verbais arcaicas (ou falsamente arcaicas): «Apóstolo corrige Jesus»
(Lopes da Silva). Resolução de tabela a propósito do sketch. Audição de «Olhos nos olhos», de Chico Buarque. Redação-comentário
em torno de semelhanças e diferenças relativamente às cantigas de amigo). Assistência
a trecho de Amor ou Consequência. TPC — Dá um relance ao glossário com
termos da poesia trovadoresca na p. 69. Vai também revendo a matéria da ficha
informativa n.º 2, nas pp. 38-39 (em aula, recordaremos depois esse assunto, os
processos fonológicos, mas podes ir adiantando trabalho).
Aula 17-18 (11
[9.ª], 16 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 17/out [4.ª]) Correção de escritos que se entregavam
(parágrafos finais de um romance). Sínteses para compreensão de «Piropo» (p.
42), de MEC e de vídeos sobre o mesmo assunto. Assistência a «tesourinho
deprimente» (Diz que é uma espécie de
magazine) em torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício em torno de processos
fonológicos). Preenchimento de quadro em torno de processos fonológicos. Redação
de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras
ouvidas. Assistência a trecho de Amor ou
Consequência. TPC — Estuda (revê)
‘Processos fonológicos’, lendo este capítulo de uma gramática e fazendo a ficha
n.º 2 do Caderno de atividades (p. 5;
soluções na p. 93) — que reproduzo aqui, para o caso de não terem Caderno de atividades.
Aula 19-20 (17 [2.ª, 3.ª], 18 [9.ª], 19/out
[4.ª, 5.ª]) Questionário de compreensão de «O rei que refundou
Portugal» (pp. 54-55). Exercício do livro sobre
processos fonológicos (p. 39). Assistência a dois sketches em torno de publicidade
(«Agência Publicitária de Chelas», «Pare de estalar os dedos») e resolução de
ficha (também a propósito dos slogans na p. 47). Redação de esboço de guião de
filmes de publicidade. Assistência a trecho de Amor ou Consequência. TPC
— (i) Conclui redação dos guiões para publicidade. (ii) Deves aproveitar para
ir revendo gramática e conteúdos literários que fomos estudando até agora.
Aula 21-22 (19
[9.ª], 23 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 24/out [4.ª]) Correção de comentário acerca de
«Olhos nos olhos», incluindo cópia da solução. Tarefas de compreensão em torno
de «Levad’, amigo que dormides as manhanas frias» (pp. 36-37). Assistência a três
anúncios publicitários (cfr. pp. 44). Resposta a itens sobre slogans e tempos
verbais. Assistência a «Instrutor que canta o yodle», para completar síntese
sobre imperativo. Assistência a clip «Ilha das vacas felizes», para redação de
apreciação crítica. Assistência a trecho de Amor
ou Consequência. TPC — Dá um relance aos assuntos de gramática ou de
literatura que estudámos (ou revimos) até agora: modos literários; tipos
textuais; recursos estilísticos; processos fonológicos; formas estróficas, métrica,
rima; características formais das cantigas de amigo; aspetos de ortografia que
tivéssemos salientado (a propósito de erros comuns); imperativo; 2.ª pessoa do
plural. Para recordar estes assuntos podem servir as reproduções de capítulos
de gramáticas que fui recomendando (sobre modos literários, tipos de texto,
figuras de estilo, processos fonológicos); algumas páginas informativas do
manual (32, 33, 38, 39, 43, 69, 314, 334, 335); as nossas folhas de aula; as apresentações (seguidas, estão aqui), as fichas
com soluções no Caderno de Atividades
(n.º 29, recursos estilísticos; n.º 2, processos fonológicos).
Aula 23-24 (24 [2.ª, 3.ª], 25 [9.ª], 26/out
[4.ª, 5.ª]) Correção do questionário de compreensão feito há duas aulas. Questionário
de gramática (sobre conteúdos dados até agora). Preenchimento de tabela em
torno de «Proençaes soem mui bem trobar» (p. 48), de D. Dinis, clip de DA.M.A.
e filme que temos vindo a ver. Correção e assistência a clip de D.A.M.A. Assistência
a «Níveis prejudiciais de amor» (Mixórdia
de temáticas), para, em resposta escrita, relacionar com texto(s) lido(s). Assistência
a trecho final de Amor ou Consequência.
TPC —
Escreve frases introduzidas por «Lembro-me que» (ou «Lembro-me de»), que
reportem um episódio, um simples incidente, bom ou mau, possivelmente
insignificante, mas que ficou registado para sempre na tua memória. (Copiei
parágrafos de Luís Maio — de crónica na Fugas
—, no estilo que pretendo. Não são precisas tantas.)
Aula 25-26 (26
[9.ª], 30 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 31/out [4.ª]) Correção de trabalho de criação de
cantiga de amigo moderna. Leitura de textos expositivos sobre cantigas de amor (cfr.
pp. 48, 51, 53), para acrescentar preposições em falta (texto fora dado com
lacunas); preenchimento de quadro com preposições e contrações. Assistência a sketches em torno de questões
relacionadas com preposições e regências, para preenchimento de sínteses. Redação
de texto diarístico com inserção obrigatória de uma frase dada (retirada do
filme a ver a seguir: «A minha adolescência tem sido um céu baixo e pesado, em
que existem, por vezes, pequenas abertas»). Assistência ao início de A história da minha vida. TPC — Estuda ‘Preposição’ nas folhas da
Nova gramática didática de Português que,
em Gaveta de Nuvens, reproduzi em
«Classes de Palavras» (aqui, pp. 137-139) ou, mais diretamente, aqui.
Aula 27-28 (31/out [2.ª, 3.ª], 2/nov [4.ª,
5.ª, 9.ª]) Correção do questionário de gramática feito na
penúltima aula. Compreensão da cantiga de amor «Se eu pudesse desamar» (p. 50),
através da passagem para prosa, com adoção de ordem natural das palavras e substituição
de palavras difíceis. Assistência a sketch para contrastar maneira de ver o
amor em três situações (cantigas de amigo, cantigas de amor, «O que eu gosto do
meu Anselmo!»). Assistência a trecho de A
história da minha vida. Resposta sobre passo de filme e lírica
trovadoresca. TPC — Para estudo, e não para me entregares, lê as pp. 66 e 67 do Caderno de atividades (com perguntas sobre uma cantiga de amigo e sobre uma cantiga de amor) e as respetivas soluções, na p. 100. (Reproduzo aqui as páginas em causa, para o caso de não teres o Caderno de atividades.)
Aula 29-30 (6 [2.ª,
3.ª, 5.ª], 7 [4.ª], 8/nov [9.ª]) Correção do trabalho de redação de fragmentos
inspirados em bandas sonoras de filmes. Audição, seguida de resolução de
sentidos, de crónica de Mafalda Lopes da Costa sobre «Dizer cobras e lagartos».
Compreensão de «Ai, dona fea, fostes-vos queixar», através de perguntas muito
localizadas e de comparação com versão moderna de Natália Correia. Exercício
sobre mesóclise (próclise e ênclise) e ligações verbo-pronome. Assistência a sketches com caracterizações depreciativas
também («Dia em que se pode chamar nomes aos colegas» e «A tua camisa é feia»,
Lopes da Silva) e resolução de tabela. Explicação sobre a classe do adjetivo. Comentário
em torno de tiras de Astérix e o regresso
dos gauleses (p. 57). Assistência a trecho de A história da minha vida. TPC — Estuda a ficha 19 (p. 37) do Caderno
de atividades, sobre ‘pronominalização’ (está aqui, para o caso de não teres o Caderno de atividades).
Aula 31-32 (7
[2.ª, 3.ª], 9/nov [5.ª, 9.ª, 4.ª]) Correção de trabalhos agora
devolvidos. Compreensão da cantiga de escárnio e maldizer «Roi Queimado morreu
com amor» (p. 58) através de criação de sínteses para cada estrofe. Compreensão
de «Quen a sesta quiser dormir» (p. 60), para preenchimento de pequena tabela. Assistência
ao sketch «Relato de engate» (Lopes da Silva), para concluir de
aspetos de paródia e de crítica de costumes. Após leitura de «O país onde a
maledicência é melhor que o silêncio» (pp. 61-62), redação de parágrafo final,
em lipograma de A. Assistência a trecho de A
História da Minha Vida. TPC — Com as iniciais dos teus nomes, escreve formas
verbais nas pessoas e tempos que indico (só escolhi tempos simples). Se, por
teres um nome grande, a lista de tempos se esgotar, continua com infinitivos
impessoais. No exemplo, usei o nome completo de Fernando Pessoa e só lancei os
verbos para as três primeiras letras. Para se perceber melhor, comecei a pôr ao
lado o meu nome, embora resolvesse apenas o primeiro verbo. Escolhe sempre
verbos diferentes e, de preferência, que tenham alguma coisa a ver contigo.
Cumpre as pessoas, tempos e modos exatamente na ordem que é dada no exemplo de fernando antónio nogueira pessoa. Faz o
trabalho numa folha solta. E passa a usar o verso desta folha como modelo para
conjugações. (Também útil para se saber a flexão dos verbos é o site cujo link aqui fica: este.)
Aula 33-34 (13
[2.ª, 3.ª, 5.ª], 14 [4.ª], 16/nov [9.ª]) Correção do tepecê com frases com «Lembro-me
que». Questionário de compreensão de dois depoimentos sobre Fernão Lopes (pp.
76-77). Exercício com pronominalizações. Audição, para completamento de texto, de
canção «Carta», dos Toranja. Redação de comentário sobre o texto em causa (justificação
do título ou comparação com a poesia trovadoresca). Assistência a A história da minha vida. TPC — Recorrendo, ou não, a um dicionário, encontra um verbo interessante
(pouco usual, complicado, engraçado na sua sonoridade, extenso, etc. — enfim,
um verbo que, por algum motivo, consideres simpático ou original). Escreve toda
a sua flexão, incluindo tempos simples e compostos. Aproveita para veres bem a
folha com um modelo de flexão («Fazer») dada na aula 31-32 e para te ires
familiarizando com a conjugação dos verbos. Transcreve também o essencial do
verbete do dicionário relativo ao verbo escolhido. Este tepecê tem de ser
escrito à mão, em folha a entregar-me depois.
Aula 35-36 (14
[2.ª, 3.ª], 16 [5.ª, 4.ª], 22/nov [9.ª]) Correção de tarefa sobre «Carta», dos
Toranja, e lírica trovadoresca. Explicação sobre verbos defetivos, impessoais,
unipessoais, abundantes; conjugações. Preenchimento de texto lacunar sobre
verbos defetivos, impessoais, unipessoais, abundantes. Assistência a dois sketches da série Lopes da Silva
(«Debate sobre malbaratar»; «Não faleci nada»). A propósito dos dois sketches, resolução de ficha sobre
tempos primitivos e derivados. Redação de cronologia/biografia própria
(projetadas no futuro) ao estilo da de Fernão Lopes (p. 78). Assistência a
conclusão de A história da minha vida.
TPC — Sobre ‘Verbo’ vê o que fica aqui. Também
deves relancear a ficha 7 do Caderno de
atividades (pp. 13-15; soluções na p. 94), que reproduzo aqui, para o caso de
não terem o Caderno. (Termina ainda a
cronologia/biografia iniciada em aula. [Esta parte é aconselhável também para a turma 10.º 3.ª, apesar de não ter ficado assim combinado.])
Aula 37-38 (20
[2.ª, 3.ª, 5.ª], 21/nov [4.ª]) {nas turmas 3.ª e 2.ª esta aula não foi, ou quase
não foi, dada (por atividades do dia da escola); na turma 9.ª, que tinha uma aula
a menos, prescindiu-se desta sessão; o essencial será
diluído em outras aulas} Correção do questionário de compreensão dos
depoimentos sobre Fernão Lopes (pp. 76-77). Resposta a item de exame do ano passado
(sobre frase que lembra a de Kevin-Baudelaire). Correção copiada. Assistência a
trechos de Cyrano de Bergerac. TPC — Relanceia a p. 326 do manual (sobre ‘Colocação
do pronome pessoal átono’; também aqui).
Aula 39-40 (21
[2.ª, 3.ª], 23/nov [5.ª, 4.ª, 9.ª]) Compreensão de «Bailemos nós ja todas tres, ai
amigas» (p. 40), através de audição da versão original com leitura da versão
modernizada e resposta a alguns itens do livro. Assistência a documentário
sobre «As Crónicas de Fernão Lopes» (‘Grandes Livros’), para responder a itens de V/F. Assistência a trecho inicial
de filme Orgulho e Preconceito, seguida de exposição, por escrito, em torno de dança (com menção de cantiga e
filme). TPC — Prepara a leitura em voz
alta dos seguintes trechos do livro (ver
tabela). Em aula, serás chamado a ler apenas um passo, que indicarei no
momento. De qualquer modo, deverás treinar todos os textos indicados para a tua
fila. Nota que «preparar» não é ler à pressa no intervalo... Convém exercitar
em casa várias vezes.
Alunos
da...
|
Trechos cuja leitura em voz alta devem preparar
|
fila 1 (a das mesas mais
próximas das janelas)
|
«2.
Luta de classes ou apego à terra?» (p. 80); «3. A arte narrativa de Fernão
Lopes» (p. 81); «Os atores individuais e coletivos» (p. 87)
|
fila 2 (aquela em que estão
computador e projetor — que aliás ficam dispensados da leitura)
|
«A
afirmação da consciência coletiva» (pp. 95 e 96)
|
fila 3 (a que está entre a do
computador e a da parede)
|
«1. Que mudanças marcaram a Idade Média?» (p. 25); «2.
Qual o espaço social das cantigas?» (p. 26); «3. O que é o galego-português?»
(p. 27); «O que é a lírica galego-portuguesa?» (p. 27)
|
fila 4 (a da parede — de
resto, com brecha que não nos dá grande confiança)
|
«5.
Porquê em verso?» (p. 28); «6. Quais as características desta lírica?» (p.
28); «7. Onde podemos encontrar as cantigas?» (p. 29); «Cantigas de escárnio
e maldizer» (p. 63)
|
Aula 41-42 (27 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 28 [4.ª],
29/nov [9.ª]) Leitura de trecho sobre «Processos irregulares
de formação de palavras» (p. 99), para resolução de exercício sobre esses
processos. Assistência ao sketch
«Novo dicionário» (série Barbosa), para resolver ficha sobre processos de
formação. Pré-eliminatória de apuramento para a Liga dos Campeões de Leitura em
voz alta (1.ª parte), com textos expositivos sobre Fernão Lopes ou sobre poesia trovadoresca. Assistência a trecho inicial de Cinema Paraíso. TPC — Em
Gaveta de Nuvens vê as Instruções datarefa de gravação com poesia trovadoresca, que me deve ser enviada até dia 6
de dezembro (turmas 2.ª, 3.ª, 5.ª) ou 8 de dezembro (4.ª, 9.ª). Lê bem essas instruções. Se
houver dificuldades — de pronúncia de palavras, de compreensão de alguma das
regras que indico, até de técnica (embora seja bastante incompetente quanto a
isso) —, pede-me ajuda.
Aula 43-44 (28
[2.ª, 3.ª], 30/nov [5.ª, 4.ª, 9.ª]) Assistência a «Encorning» (série Fonseca),
para preenchimento de quadro sobre empréstimos (vs. estrangeirismos) e com contraste entre anglicismos verdadeiros
e fictícios; e a «Polícia que se quer vestir de mulher» (série Fonseca), para
preencher tabela com galicismos e anglicismos (mais e menos incorporados no
português). Assistência a sketch
(«Indivíduo que é javardola, menos quando fala francês», série Lopes da Silva),
para preenchimento de quadro em torno de tratamento dos empréstimos e estrangeirismos
nos dicionários portugueses e brasileiros. Continuação da Pré-eliminatória da
Liga dos Campeões da leitura em voz alta. Assistência a trecho de Cinema Paraíso. TPC — Repito a importância de leres bem Instruções para tarefa degravação com poesia trovadoresca. (Prazos de envio: até 6 de dezembro [turmas 2.ª, 3.ª, 5.ª {entretanto, fui assumindo que este prazo pode estender-se até 8 de dezembro}] ou até 8 de dezembro [turmas 4.ª e 9.ª].).
Aula
45-46 (4 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 5 [4.ª], 6/dez [9.ª]) Resolução de
exercício da p. 99, sobre processos irregulares de formação de palavras. Pré-eliminatória
de apuramento para a Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (3.ª parte). Reescrita
de texto inicial da p. 83 (Crónica de D.
João), por mudança de contexto. Assistência a trecho de Cinema Paraíso. TPC — Podes estudar esta matéria em Gaveta de Nuvens (em ‘Processos irregulares de formação depalavras’); e, no Caderno de Atividades,
podes estudar a ficha 5 (pp. 9-10; soluções nas pp. 93-94), que copio aqui.
Aula 47-48 (5 [2.ª,
3.ª], 7/dez [4.ª, 5.ª, 9.ª]) Redação de resumo de texto da Crónica de D. João I (pp. 84-85). Pré-eliminatória de apuramento
para a Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (4.ª parte). Cópia de resto de
resumo do trecho da Crónica de D. João I
(p. 85). Assistência a trecho de Cinema
Paraíso. TPC — (i) Não te
esqueças de enviar a gravação (até dia 8 inclusivé — a partir daí, começo a
«descontar», embora seja sempre melhor enviarem o trabalho do que não o
fazerem [Instruções] — não usem cantigas estudadas em aula e, se puderem, evitem «Ai ondas que eu vim veer», de Martim Codax, porque tem sido já usada por vários colegas); (ii) Vai revendo gramática que demos ao longo do período, e,
especialmente, os tópicos mais recentes: verbo (flexão, algumas
classificações) [em GdN: aqui; CdA, ficha 13: aqui; no manual do 9.º ano, P9, esta matéria está também bem tratada]; preposição (e contrações) [GdN: aqui]; adjetivo [GdN: aqui]; colocação do pronome
átono [no manual, p. 326 (aqui); CdA, ficha 19 (aqui)]; processos irregulares de formação de palavras [GdN: aqui; CdA, ficha 5: aqui; manual, p. 99]; empréstimo vs. estrangeirismo; verbete; étimo;
características das cantigas de amor e das cantigas de escárnio e maldizer [relancear manual: fichas informativas, nas pp. 53 e 63; glossário, p. 69];
refrão, estrofes [manual, p. 314]; etc. — além das indicações que pus, podem ser úteis também as nossas folhas das aulas e as apresentações; (iii) Vai tendo folhas arrumadas em dossiê e
consultáveis (vou pedir-te que as tragas para a última aula do período e
preferia que não estivessem perdidas, desirmanadas, nem em plásticos que não
permitem que as consultes verdadeiramente).
Aula 49-50 (11
[2.ª, 3.ª, 5.ª], 12 [4.ª], 13/dez [9.ª]) Questionário de gramática. Audição do resto
de «Do alvoroço que foi na cidade» (correspondente às pp. 84-85 do manual). Leitura
de «O meu 25 de Abril» (p. 86), para escrever comentário contrastivo com «Do
Alvoroço [...]» (pp. 83-85). Sorteio da Liga dos Campeões da Leitura em Voz
Alta. Assistência a trecho de Cinema
Paraíso. Preenchimento de lacunas de texto sobre narratologia e Cinema Paraíso. TPC — Traz caderno (isto é, folhas da aula — as nossas fotocópias e
os trabalhos que te foram devolvidos — devidamente arrumadas).
Aula 51-52 (12
[2.ª, 3.ª], 14/dez [4.ª, 5.ª, 9.ª]) Correção do questionário de gramática. Explicação
sobre avaliação; indicações para o 2.º período. Assistência a conclusão de Cinema Paraíso (ao mesmo tempo que conversas
individuais sobre avaliação). TPC
(férias) — Vai lendo um livro. Logo no começo das férias, em Gaveta de Nuvens, explicarei como pode
essa leitura ser feita (esse meu discurso está aqui). Há livros recomendados pelo programa, os que estão no
manual, na p. 18 — é mesmo obrigatório cada aluno ler, este ano, pelo menos,
uma dessas obras. Quando escrever as tais indicações sobre este assunto, prevenirei
quais desses livros são demasiado difíceis (intragáveis, dir-se-á). Tentarei
ajudá-los a escolherem (repito: aqui). (Não tenham depois problema em pedir-me conselho por
mail, se for o caso.) Também ao longo das férias espero escrever comentários aos
vossos trabalhos de gravação.
Aula 53-54 (3 [9.ª], 4 [5.ª, 4.ª], 8/jan [2.ª,
3.ª]) Compreensão de «Das tribulações [...]» (em adaptação modernizada), de
Fernão Lopes, através da resolução do item 1.1 da p. 92 e de localização de
treze palavras intrusas. Resolução/Correção do item 8 da p. 93. Assistência a
trechos de O amor acontece. Atribuição
de adjetivos em função de ações de «portugueses» num trecho do filme e de nomes
em função de comportamentos em «Do alvoroço». Redação de exposição sobre «Os
portugueses». TPC — Em Gaveta de Nuvens vê o que escrevi em
«Para escolher livros a ler»; vê também comentários a tarefas de gravação. Quem não fez tarefa
de gravação do 1.º período deve fazê-la quanto antes (enviar-me ainda durante a
próxima semana).
Aula 55-56 (4 [9.ª], 8 [5.ª], 9/jan [4.ª, 2.ª,
3.ª]) Resposta/correção da ficha com nomes para ‘povo de Lisboa’ (segundo o que
se infere em «Do alvoroço [...]». Audição de «Encosta-te a mim» (Jorge Palma). Indicação
de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a mim».
Assistência a segunda parte de documentário sobre Crónicas de Fernão Lopes seguida de questionário de compreensão. Redação
em torno de texto lido de Fernão Lopes: peça de telejornal (direto), em torno
de cerco. Assistência a paródias/citações do final de Cinema Paraíso. TPC — Completa
«Definição telegráfica» de Crónica de D.
João I.
Aula 57-58 (10 [9.ª], 11 [5.ª, 4.ª], 15 [3.ª], 22/jan [2.ª]) Preenchimento de tabela com funções sintáticas internas ao grupo verbal
(depois de leitura de critérios de identificação). Assistência a trecho de O amor acontece, com canção a usar no
exercício seguinte. Identificação, em texto da canção referida, de funções
sintáticas (em geral, mas, sobretudo, em torno do grupo verbal). Assistência a mais
brevíssimos trechos de O amor acontece.
Audição de episódio de «Mixórdia de temáticas» sobre História de Portugal
relatada em direto. Redação em torno de texto lido de Fernão Lopes: peça de
telejornal (direto), em torno de cerco de Lisboa. Assistência a final de O amor acontece. TPC — Lê as páginas sobre ‘Funções sintáticas’ que estão copiadas
em Gaveta de Nuvens. Talvez possas
ler sobretudo as das funções sintáticas ao nível da frase (sujeito, predicado,
vocativo, modificador de frase) e as internas ao grupo verbal (complementos
direto, indireto, oblíquo, agente da passiva, predicativo do sujeito,
modificador do verbo; há ainda o predicativo do complemento direto, que daremos
brevemente).
Aula 59-60 (11 [9.ª], 15 [5.ª], 16/jan [3.ª, 4.ª, 2.ª]) Questionário de compreensão dos textos nas pp. 108-109 (depoimentos sobre
Farsa de Inês Pereira, por Rosário
Pedreira e Fernando Alvim). Resolução de ficha sobre hiperonímia e holonímia. Assistência
a parte do episódio 3 do «Programa do Aleixo», para reconhecer, em entrevista de Bruno
a Fernando Alvim, o que seriam perguntas aceitáveis numa entrevista
convencional. Jogo do Stop com conteúdos gramaticais. TPC — Estuda a ficha 24 do Caderno
de atividades («Relações semânticas entre palavras»; pp. 43, 44; soluções
na pp. 97-98; fica também aqui). Não te esqueças, entretanto, de ir lendo/escolhendo livro da
lista que já temos referido.
Aula 61-62 (17 [9.ª], 18 [5.ª, 4.ª], 22 [3.ª],
23/jan [2.ª]) Assistência a episódio de «Último a sair», para resolver tarefa
em torno de hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos, etc. Assistência a
parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira
até «Aqui vem Lionor Vaz» (v. 71). Transposição para português atual, em
registo adequado a contexto de rapariga contemporânea, verosímil, em prosa (mas
sem mudança da factualidade). Assistência a parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira até «concrusão»
(p. 119, v. 169). Redação com transposição idêntica mas com mudança de ponto de
vista (padre relata assédio sobre Lianor). Assistência a início de Expiação. Preenchimento de tabela com
comparação de Expiação e Farsa. TPC — Vai lendo o livro escolhido. (Na próxima aula, inquirirei o
que está a ser feito.)
Aula 63-64 (18 [9.ª], 22 [5.ª], 23 [3.ª, 4.ª],
29/jan [2.ª]) Correção do questionário de compreensão de dois depoimentos sobre
Gil Vicente. Assistência a trecho de «Programa do Aleixo», para completar
esquemas sobre caracterização de personagens. Assistência a partes do vídeo com
Farsa de Inês Pereira. Assistência a
«Ele e Ela» (Carlos Canelhas). Redação de comentário com aproveitamento de Farsa de Inês Pereira e da canção «Ele e
Ela». Assistência a trecho de Expiação.
Preenchimento de tabela com comparação de Expiação
e Farsa. TPC — [Repete-se:] Vai lendo o livro escolhido. (Na próxima aula,
inquirirei o que está a ser feito.) Na turma 9.ª pedi que fosse concluído o
trabalho de comentário comparado iniciado em aula.
Aula 65-66 (24 [9.ª], 25 [5.ª, 4.ª], 29 [3.ª], 30/jan
[2.ª]) Assistência a trechos de Último a
sair, para, após consulta de definições na p. 125, decidir acerca de
exemplos de tipos de cómico. Audição de crónica radiofónica de Mafalda Lopes da
Costa sobre «Fazer judiarias». Assistência a trecho de Farsa correspondente aos versos 390-501 (pp. 126-127). Audição/visionamento
de «Os maridos das outras». Redação para relacionar cantiga e passo da farsa. Assistência
a trecho de Expiação. TPC — Lê, em torno da Farsa, «Caracterização das personagens» (pp. 147-151).
Aula 67-68 (25 [9.ª], 29 [5.ª], 30/jan [3.ª, 4.ª], 5/fev [2.ª]) Explicação sobre predicativo do complemento direto (apoiada na p.
88). Exercício na p. 89 (com apoio em soluções já esboçadas). Assistência a
trecho de Último a sair («A discussão
de Débora»), para resolver tarefa sobre funções sintáticas. Leitura de trechos
de A minha palavra favorita, 2007,
para exercício de correspondência com as características das palavras
escolhidas. Redação sobre «palavra de estimação». Assistência a trecho de Expiação. TPC — Melhora ou cria de novo, mas passando-o a computador em
qualquer dos casos, texto sobre ‘Palavra de estimação’. Se não quiseres
imprimir tu a folha, envia-me o trabalho.
Aula
69-70 (31/jan [9.ª], 1 [4.ª, 5.ª], 5 [3.ª], 19/fev [2.ª (conteúdo da aula um pouco abreviado)]) Assistência a trecho da Farsa (correspondente a pp. 132-133). Resposta
a duas perguntas sobre o texto das pp. 132-133. Assistência a outro trecho da Farsa (pp. 134-135) Leitura de
enquadrado e resposta (de preenchimento de lacunas). Assistência a trecho de Expiação. TPC — Estuda a
ficha 15 do Caderno de atividades,
sobre ‘Predicativo do complemento direto’ (pp. 29-30; aqui). Se ainda não o
fizeste, envia o texto sobre palavra de estimação.
Aula 71-72 (1 [9.ª], 5 [5.ª], 6/fev [2.ª, 4.ª, 3.ª])
Leitura, em scanning, de livros de
teatro distribuídos e de páginas do manual relativas ao paratexto inicial da Farsa de Inês Pereira, para
preenchimento de tabela. Assistência a passo de Vítor do Penedo (em «Cinco para
a meia-noite»). Redação de apreciação crítica ao episódio (em contraste com
Pero Marques). Assistência a trecho de Expiação.
TPC — Lança as correções que fiz no
texto sobre «palavra favorita» e envia-me o ficheiro já passado a limpo.
Aula 73-74 (7 [9.ª], 8 [4.ª, 5.ª], 19/fev [3.ª, 2.ª (nesta turma o conteúdo da aula foi mais condensado ou adiado)]) Assistência a trechos da Farsa
(agora também em outras encenações), correspondentes às pp. 137-139 do
manual. Redação de síntese dos passos em causa (entre o casamento de Inês com Brás
da Mata e o novo casamento, com Pero). Jogo do Stop com funções sintáticas [na
turma 9.ª, esta parte da aula será feita na aula seguinte, a realizar apenas
nesta turma]. Assistência a trecho final de Expiação,
depois de leitura de uma sua análise narratológica. TPC — Lança as correções
que fiz no texto da ‘palavra de estimação’ e envia-me o ficheiro já passado a
limpo (darei a nota depois de ver o texto reformulado). Vai concluindo a
leitura do livro que tenhas escolhido.
Aula 73A-74A (aula que só aconteceu no 10.º 9.ª — 8/fev
[9.ª]) Correções. Redação de início de peça. Jogo do Stop com funções
sintáticas. TPC — Lança as correções que fiz no texto da
‘palavra de estimação’ e envia-me o ficheiro já passado a limpo (darei a nota
depois de ver o texto reformulado). Vai concluindo a leitura do livro que
tenhas escolhido.
Aula 75-76 (15 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 20/fev [2.ª, 3.ª]) Assistência a trecho final da Farsa
de Inês Pereira (vv. 999-1144, em encenação para CITI). Resposta a itens na
folha em torno dos versos em causa. Procura rápida de provérbio para a tarefa
seguinte (em scanning em dicionário
de provérbios). Redação de sinopse de peça (criada para comprovar o provérbio
previamente escolhido). Relance a ficha sobre «Reportagem» (cfr. p. 153). Assistência
a sketches com reportagens/entrevistas (série Fonseca), para decisão sobre
perfil do repórter ou entrevistador caricaturado. TPC — No manual, dá um relance às páginas ensaísticas sobre a Farsa de Inês Pereira que ainda não
tenhamos visto (por exemplo, às pp. 110-115, 141, 155); vai revendo também as
funções sintáticas que estudámos, bem como a hiperonímia e a holonímia.
Aula 77-78 (19 [5.ª], 20 [4.ª], 21 [9.ª], 26/fev [2.ª,
3.ª]) Assistência a sketch da série
Fonseca sobre provérbios. Questionário de compreensão sobre «A estranha
vida de Steve Jobs» (p. 97).
Assistência ao fim da Farsa na versão
do manual. Relance a exemplares de Inimigo
Público para compreensão da elaboração do cómico e da noção de personagem
tipo (mediante preencimento de ficha). Assistência a pequenos trechos de Steve Jobs. O homem por trás da máquina.
TPC — Ficará em Gaveta de Nuvens — muito proximamente — a instrução
da tarefa a realizar a propósito da leitura de livro. Para já, na próxima aula vou inquiri-los sobre o que já leram.
Aula 79-80 (22 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 27/fev [2.ª, 3.ª]) Compreensão
de «A verdura amena», de Camões (p. 173), através de preenchimento de esquema
da sua sintaxe. Assistência a começo do filme A Paixão de Van Gogh. Preenchimento de inquérito sobre situação das
leituras de livros. Apreciação crítica comparada entre canção «Se eu fosse um
dia o teu olhar» e «A verdura amena», completando versão já parcialmente
preenchida. TPC — Completa a definição telegráfica de Farsa de Inês Pereira.
Aula 81-82 (27/fev [4.ª], 1 [5.ª, 9.ª], 5/mar [2.ª,
3.ª]) Correção de questionário sobre texto acerca de Jobs (p. 97). Compreensão de
«Perdigão , que o pensamento» (p. 175), através de ficha a preencher, ao mesmo
tempo de explicação sobre campo lexical, campo semântico, homónimas,
convergentes. Assistência a dois sketches (Lopes da Silva: «Couves [...]» e
«Matarruano sonhador»). Exercício de preenchimento de lacunas sobre ‘verbetes’.
Redação de verbetes (de palavras difíceis). TPC — Faz ficha n.º 25 do Caderno
de atividades, sobre ‘Campo lexical e campo semântico’, pp. 45-46 (reproduzida aqui).
Aula 83-84 (1 [4.ª], 5 [5.ª], 6 [2.ª, 3.ª], 7/mar
[9.ª]) Correção de inícios de peça de teatro criados há já várias aulas. Compreensão
da noção de ‘palavras divergentes / palavras convergentes’, através da
resolução de ficha do manual (p. 194-195), precedida de explicação oral. Assistência
a trecho de Camões, de Leitão de
Barros (passo de «Leonor»). Cópia na ordem do português atual de uma
linearização de «Descalça vai para a fonte» (p. 170). Redação de variações ao
estilo das Leonores de Camões e de Gedeão. Assistência a início de O Leitor. TPC — Para as
próximas aulas prepara a leitura
expressiva, ou tendencialmente expressiva, destes sonetos de Camões. Os
números entre parênteses retos reportam-se aos números dos alunos. Cada número
aparece duas vezes, o que significa que cada um terá de preparar a leitura de dois
poemas. Além do ensaio em voz alta, bastante repetido, aconselha-se uma prévia
compreensão do texto, ainda que, naturalmente, superficial. (Apenas para
efeitos da pronúncia de algumas palavras, vou eu fazer uma leitura destes oito
sonetos — note-se, neutra, sem preocupações interpretativas —, que fica aqui e lhes será útil se
desconhecerem o som de alguma palavra. Usarei a pronúncia atual — embora a
fonética do português de Camões fosse muito diferente da nossa.)
Aula 85-86 (6 [4.ª], 8
[5.ª, 9.ª], 12/mar [2.ª, 3.ª]) Compreensão dos dois sonetos na p. 188 do manual
(«Erros meus, má fortuna, amor ardente» e ««O dia em que eu nasci, moura e
pereça»), através de preenchimento de súmulas. Avaliação de oxímoros/antíteses
em «Amor é um fogo que arde sem se ver» (p. 183) e preenchimento de expressões
caracterizadoras em «Um mover d’olhos, brando e piadoso» (p. 178). Leituras expressivas
de sonetos. Assistência a trecho de O Leitor.
TPC — Relanceada a crónica de Luís Fernando
Veríssimo (vê abaixo), redige um verbete de palavra inventada (criada por ti —
portanto, não dicionarizada e nem mesmo conhecida de qualquer falante). Palavra
deve ter aparência plausível, considerado o padrão português, e ter três
aceções, pelo menos. Não te esqueças de incluir no verbete a abreviatura da
classe gramatical e uma abonação — isto é, uma frase exemplificativa, entre
aspas — de cada acepção. (Nota que no dicionário que reproduzi não há
abonações.) No final do verbete, podes pôr etimologia, mas esta já não será
obrigatória. Escreve a computador, não deixando de usar os tipos de ênfase
encontráveis neste género de textos (itálicos, negros, etc.). Como se trata de trabalho a computador, podes, se quiseres, enviar-mo e eu farei a impressão.
Aula 87-88 (8 [4.ª], 12 [5.ª], 14 [9.ª], 13/mar [2.ª,
3.ª]) Compreensão dos sonetos de Camões «Tanto de meu estado me acho incerto»
e «Pede o desejo, Dama, que vos veja» (p. 182), através de preenchimentos de
lacunas e quadros de síntese. Compreensão dos sonetos «Alegres campos, verdes
arvoredos» (p. 185) e «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» (p. 196), incluindo
audição de canção de José Mario Branco e de canção de Jorge Palma. Leituras
expressivas. Assistência a trecho de O
Leitor. TPC — Prepara a recitação
do soneto que te calhar (cfr. infra), que não será um dos cuja leitura expressiva
preparaste. «Recitar» significa dizer o poema de cor (terás, portanto, de o
memorizar). De qualquer modo, procura também imprimir-lhe entoação adequada,
alguma expressividade. Por vezes, nestes exercícios de recitação,
desconsidera-se este outro lado da tarefa, acabando o recitador por tudo dizer
à pressa, como se apenas o preocupasse não se esquecer do texto decorado. À
esquerda, os números dos alunos, à direita, o soneto a recitar:
Aula 89-90 (15/mar [5.ª,
9.ª, 4.ª]; nas turmas 3.ª e 2.ª esta aula não se fará) Leituras expressivas de
sonetos de Camões. Escrita em torno de poemas de Camões: transformação em
heptassílabos de «Aquela cativa» (p. 176); soneto antónimo de «Erros meus, má fortuna, amor ardente»
(p. 188), incluindo audição de Sérgio Godinho, «Endechas
a Bárbara escrava», e assistência a clip de «Erros meus, má fortuna,
amor ardente» (por João Reis).
Assistência
a trecho de O Leitor. TPC — Além dos trabalhos em curso (envio do
verbete de palavra inventada — ou já da sua reformulação — e preparação da
recitação), revê assuntos de gramática (predicativo do complemento direto e restantes
funções sintáticas; hiperónimo, hipónimo, holónimo, merónimo; campo lexical, campo
semântico; palavras divergentes; palavras convergentes; anáfora e catáfora;
étimo e verbetes de dicionário) ou sobre a parte literária deste período (Farsa de Inês Pereira e lírica de
Camões).
Aula 91-92 (19 [2.ª,
5.ª], 20 [3.ª, 4.ª], 21/mar [9.ª]) Recitações de sonetos. Questionário de gramática.
Assistência a trecho de O Leitor.
Aula 93-94 (20 [2.ª], 21
[3.ª], 22/mar [5.ª, 9.ª, 4.ª]) Correção de questionário de gramática. Sobre
avaliação e indicações para o 3.º período. Assistência a final de O Leitor e conversa sobre avaliação com
cada aluno. TPC — Quando estiver a
terminar a primeira semana de férias (portanto, cerca da Páscoa propriamente
dita), deixarei em Gaveta de Nuvens
indicações sobre tarefa, ou tarefas, que queria que fossem fazendo bastante cedo, ainda antes dos momentos de testes das outras disciplinas [Está já aqui]. Entretanto, podem
também enviar-me reformulações (palavra de estimação; falso verbete) ou mesmo
as respetivas tarefas de raiz.
Aula 95-96 (9 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 10 [4.ª], 11/abr
[9.ª]) Exercício em torno de processos morfológicos de formação de palavras. Assistência
a trecho de conferência de imprensa por Abel Xavier, para preenchimento de
texto lacunar, e a outros trechos com casos de neologia e processos de formação
morfológica («cotovelite», «destreinadores»). Revisualização de um trecho de O Leitor (1.23-1.27). Redação (com
preenchimento de margens do texto), a partir do início do conto «A senhora do
cãozinho», de Tchékhov. TPC — Para
estudares o ponto de gramática explicado hoje, vê a ficha 4 («Processos
regulares de formação de palavras»), nas pp. 7 e 8 do Caderno de Atividades (e aqui); também convém veres as páginas sobre o
assunto («Processos morfológicos de formação de palavras») tiradas de gramática
e que reproduzi aqui.
Aula 97-98 (10 [2.ª], 12 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 16/abr
[3.ª]) Correção da tarefa sobre «A senhora do cãozinho». Assistência a sketch «Possuído por vozes da rádio»
(LS, II, 9, 7), para resolver ficha relativa a processos morfológicos de
formação de palavras; correção. Assistência a sketch
(«O talhantezinho», série Lopes da Silva, II, 9, 5) para responder a ficha
sobre o uso do diminutivo. Assistência a sketch
(«Um quilinho de kunami», série Meireles) para responder a ficha sobre o uso do
diminutivo. Redação de
comentário acerca do retrato de Camões segundo o romance sintetizado na p. 179.
Assistência a início de Cantar. TPC — Não te esqueças que está em curso
trabalho de bibliofilme, que deve chegar-me até ao último minuto do dia 20 de abril 22 de abril (ver aqui).
Aula 99-100 (16 [2.ª, 5.ª], 17 [3.ª, 4.ª], 11/abr
[9.ª]) Questionário de compreensão do escrito (acerca de depoimentos nas pp.
214-215). Exercício de palpite sobre correspondência entre começos e títulos
(de obras clássicas). Assistência a sketch
de Contemporâneos («Vai mas é
trabalhar [Camões]»); explicação de «vai chatear o Camões». Redação da
continuação dos inícios dos livros. Assistência a trecho de Cantar!
Aula 101-102 (17 [2.ª], 19 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 23/abr
[3.ª]) Leitura de «1. A Epopeia: natureza da obra» (p. 217) e «2. Os Lusíadas: estrutura da obra» (p. 218).
Reconhecimento, em epopeias e poemas herói-cómicos distribuídos, de assunto,
limites de secções características do género e aspectos de versificação. Redação
de proposição de uma epopeia criada por cada um. TPC — Não esqueças o envio de bibliofilme, até dia 20, sexta, até dia 22, domingo. Se
não conseguires terminar até esse dia, envia o trabalho nos dias seguintes (mas
nota que cada dia de atraso significa menos meio valor — um trabalho enviado no
dia 25 de abril, por exemplo, terá menos dois valores e meio um valor e meio da classificação
que teria normalmente; ainda assim, parece-me preferível fazer a tarefa com
cuidado a, por pressa, considerar o trabalho acabado quando ainda era melhorável).
E, repetindo-me, não deixes de ler as instruções para esta tarefa.
Aula 103-104 (23 [2.ª, 5.ª], 24 [3.ª, 4.ª], 26/abr [9.ª])
Correção do questionário de compreensão de há duas aulas. Resposta a itens
sobre proposição, invocação, dedicatória. Audição/Leitura de «Lusíadas»
(Anakim). Melhoria de redação da proposição iniciada no final da aula anterior.
Assistência a trecho de Cantar! TPC — Prepara leitura em voz alta das
estâncias 1-18 do canto I dos Lusíadas
(pp. 222, 226, 228-229 do manual). Na Liga dos Campeões, os leitores dos jogos
A, B, C, D preparam as estâncias 1-6; os leitores dos jogos E, F, G, H preparam
as estâncias 7-12. Quanto aos leitores da Liga Europa, preparam todos as
estâncias 13-18. Pus aqui leitura minha (útil apenas para perceber palavras difíceis e as que podemos
conformar ao português atual e talvez para atentarem na interpretação da
pontuação).
Aula 105-106 (24 [2.ª], 26 [4.ª, 5.ª], 30/abr [3.ª], 2/mai [9.ª])
Explicação para enquadramento do passo de Os
Lusíadas a ler. Resposta a perguntas à exame (e de exame mesmo) sobre canto
I, est. 105-106 (p. 231). Assistência a sketch
sobre pronúncias de padre, seguida de resolução. Redação (exposição pedida na
p. 232). Assistência a trecho de Cantar!
TPC — Prepara leitura em voz alta
das estâncias 1-18 do canto I dos Lusíadas
(pp. 222, 226, 228-229 do manual), consoante a distribuição que lhes dei na
última aula (ouve, se quiseres, esta minha tentativa). Vai tratando também do trabalho de redação de crónica de viagem (vê aqui).
Aula 107-108 (30/abr [2.ª, 5.ª], 3 [9.ª, 4.ª], 7/mai
[3.ª]) Compreensão das estâncias 92-100 do canto V (pp. 233-234, «Partida de
Vasco da Gama [de Melinde] — Reflexões do poeta»), através de preenchimento de
lacunas em paráfrases. Mais exemplos de variação linguística, em sketches («Policiês/Português», série
Fonseca); correção. Leitura em voz alta. Assistência a trecho de Cantar! TPC — (i) Ao longo desta semana, envia-me
primeira versão de crónica de viagem (não deixes de ler os exemplos — vê
instruções). (ii) Em Gaveta de Nuvens
relanceia o capítulo de gramática ‘Variação e normalização linguística’.
Aula 109-110 (3 [5.ª], 7 [2.ª], 8 [3.ª, 4.ª], 9/mai
[9.ª]) Enquadramento do passo a ler na ação de Os Lusíadas. Compreensão, através da reconstituição de dísticos, das
ests. 96-99 do canto VIII. Assistência a sketch
«Floribela (novas versões)», em torno de variação linguística. Leitura em voz
alta (oitavos de final da LC). Assistência a trecho de Cantar! TPC — Vai
lendo a ficha informativa 4 (pp. 242-243) e, em geral, os textos ensaísticos do
manual perto dos cantos que temos vindo a ler.
Aula 111-112 (7 [5.ª], 8 [2.ª], 10 [4.ª, 9.ª], 14/mai
[3.ª]) Resposta a três perguntas de exame (sobre Os Lusíadas, VII, 78-84; pp. 237-238). Cópia de resposta de quarto
item. Leitura em voz alta. Assistência a conclusão de Cantar! TPC —Aproveita para fazer tarefas em atraso, se
for caso disso. (Ver a lista de tarefas para todo o período.)
Aula 113-114 (14 [2.ª, 5.ª], 15 [3.ª, 4.ª], 16/mai
[9.ª]) Correção de trabalho anterior; assistência a trecho da série 1986. Compreensão
do passo da chegada à Ilha dos Amores (escrevendo resumos com menos de doze
palavras para estrofes da versão ad usum
delphini de Vasco Graça Moura). Audição/leitura de Polo Norte, «Ilha dos
Amores». Redação de crónica. Assistência a Língua
— vidas em português, para preenchimento de quadro (a realçar
características da variação linguística). TPC
— Se for caso disso, tragam-me os livros que lhes tenha emprestado aquando das
primeiras leituras pedidas. Queria aliás poder ajudá-los de novo a fazerem
ainda alguma leitura de livro durante este mês (não esquecer que era uma das
tarefas pedidas).
Aula 115-116 (15 [2.ª], 17 [4.ª, 5.ª, 9.ª], 21/mai
[3.ª]) Compreensão de «As terríveis aventuras de Jorge de Albuquerque Coelho» (pp.
285-287), através da associação de
correspondência entre lacunas no texto e segmentos dados. Explicação sobre História Trágico-Marítima. Assistência a
trecho de Língua — vidas em português.
Transposição de passo de «As terríveis [...]» para outro meio de transporte (e
época). Assistência a início de Gravity.
TPC — Prepara a leitura em voz alta
das estrofes que se seguem (pode ouvir-se leitura minha aqui): jogos I e J da LC,
p. 231, ests. 105-106, e p. 233, ests. 92-94; jogos K e L da LC, p. 233-234,
ests. 95-100; jogos 1 e 2 da LE, p. 237, ests. 78-83; jogos 3 e 4 da LE, p.
238, ests. 84-87, e p. 240, ests. 96-97; e, quanto a jogos amigáveis de
preparação para o Mundial, vencidos dos jogos A, B, C, D da LC, pp. 244-245,
ests. 52-69; vencidos dos jogos E, F, G, H da LC, pp. 248-249, ests. 88-93; eliminados
dos grupos I e II da LE, p. 249, ests. 94-95, e p. 254, ests. 75-76; eliminados
dos grupos III e IV da LE, p. 254, ests. 76-79.
Aula 117-118 (21
[2.ª, 5.ª], 22 [3.ª, 4.ª], 24/mai [9.ª]) Leitura de segundo trecho de «As
terríveis aventuras [...]» (pp. 290-293), para, após relance a livros de
aforismos, encontrar dois aforismos aplicáveis a personagens ou a situação/situações
do texto. Reconhecimento, no parágrafo ll. 102-108, de palavras não gramaticais
que não sejam do campo lexical «Náutica»; e item 8, sobre fuguras de estilo. Assistência
a documentário «Caravelas e naus [...]». Redação de comentário acerca do documentário.
Assistência a trecho de Gravidade. TPC — Vai treinando leitura
das estâncias atribuídas na última aula (já deixei leitura para tirar dúvidas de pronúncias difíceis: aqui). Quando
puderes, relanceia, a partir de Gaveta de Nuvens, umas partes de uns
programas sobre história da língua portuguesa (sobre crioulos, mudança e
variação linguística, dialetologia do português) que fiz há muitos anos.
Aula 119-120 (22
[2.ª], 24 [5.ª, 4.ª], 25 [9.ª], 28/mai [3.ª]) Questionário de compreensão sobre
crónica de viagem de Tiago Salazar (pp. 301-302). Leitura de ficha informativa
sobre complemento do adjetivo (p. 199) e resolução de itens sobre o mesmo
assunto. [Na turma 2.ª:] Jogo do Stop sobre funções sintáticas. [Nas outras turmas:] Compreensão do final de «As terríveis aventuras [...]» (pp. 295-297) através de audição de parte do texto e preenchimento de tabela para contraste com Gravidade.
Assistência a início de Passageiros. TPC — Estuda ficha 17 do Caderno de atividades ('Complemento do adjetivo'), p. 33. Seria
útil que visses o resto do documentário «Caravelas e naus — um choquetecnológico no século XVI». Vê ainda os
comentários que escrevi aos bibliofilmes. Entretanto, reunirei também as
crónicas de viagem dos que já enviaram a reformulação (ficarão aí as
classificações). Se não chegaste a fazer algum destes trabalhos que referi,
devias agora tratar disso. Lembro ainda que, na indicação das tarefas para todo
o 3.º período — é importante revê-las agora —, desafiara quem não fizera
a recitação de soneto de Camões a decorá-lo ainda e recitar-mo quando quisesse
(mesmo num final de aula). Quanto à tarefa de leitura de mais um livro, não a
descarto mas torno-a mais voluntária ainda do que já era. A minha sugestão
seria que tentassem livro de viagens ou que tivesse que ver com viagem
(entraria aqui também a ficção científica, todo o Júlio Verne e similares,
etc.). Os livros de contos teriam a vantagem de permitirem leituras não
demoradas. Os livros de viagens também são bons para leituras parcelares. Mas não
restringiria a nenhum género em particular. Recordo, finalmente, o concurso JoséGomes Ferreira (poesia, conto, teatro).
Aula 121-122 (28
[5.ª], 29 [3.ª, 4.ª, 2.ª], 30/mai [9.ª]) Explicação sobre ‘Complemento do nome’.
Leitura da ficha informativa sobre ‘Complemento do nome’ (pp. 129-130) e
resolução dos exercícios na p. 131 (com ajuda de solução esboçada já). Leitura
em voz alta. Redação de início de conto. Assistência a trecho de Passageiros.
TPC — Relê o capítulo de gramática ‘Funções sintáticas’ (em Gaveta de
Nuvens), atentando agora sobretudo nas funções que estão nas últimas quatro
páginas, as que estudámos recentemente (predicativo do complemento direto,
complemento do nome — e, por contraste, os modificadores do nome, apositivo e
restritivo —, complemento do adjetivo). Também seria útil estudares a ficha 16 do Caderno de atividades (‘Complemento do nome’), pp. 31-32.
Aula 123-124 (4
[2.ª, 3.ª, 5.ª], 5 [4.ª], 6/jun [9.ª]) Correção do questionário de compreensão
(sobre crónica de Tiago Salazar). Itens de compreensão/escrita, em torno de depoimento
de Tim (p. 163), poema de Torga (p. 309), canção dos Rio Grande. Linearização
de «Postal dos Correios», alterando apenas pontuação. Leitura em voz alta. Assistência
a trecho de Passageiros. TPC — Convém que vejas o que tenhas em atraso
(cfr, papel que dou a cada um) — e até o rol de tarefas para todo o 3.ºperíodo. Pedi também, em alguns casos, o desenvolvimento do conto que devolvia
(ou de outro). Quem estiver mais livre, pode (i) ler livro; (ii) rever conteúdos de gramática; (iii) dedicar-se ao Concurso literário José Gomes Ferreira (teatro,
por exemplo).
Aula 125-126 (5
[2.ª, 3.ª], 7/jun [5.ª, 9.ª, 4.ª]) Compreensão de «Quatro Sonetos a Afrodite Anadiómena»,
de Jorge de Sena,
mediante preenchimento de síntese lacunar. Exercício com funções sintáticas a
partir de passo de Último a sair. Escrita de poema a partir de versos de
canções. Assistência a trecho de Passageiros. TPC — Tem em conta a metade de folha em
que fiz um ponto da situação do que te falte. Entretanto, revê também
«conteúdos»: funçõessintáticas (vimos ultimamente a de complemento do nome [pp. 129-130] e a de
complemento do adjetivo [p. 199], mas todas as outras também); processos regulares de formação de palavras
[p. 319]; infelizmente, não vimos com o devido cuidado parte das matérias de
história da língua (o português: génese, variação e mudança [pp. 64-66];
principais etapas do português [cfr. p. 64 e pp. 203-205]; genealogia
linguística [p. 269]; arcaísmo e neologismo [p. 239]), mas ainda relanceámos a geografia do português [pp. 270-272]; estudámos
aspetos de estrutura e de enredo de Os
Lusíadas [pp. 216-221, 275] e da História
Trágico-marítima.
Aula 127-128 (8
[9.ª], 11 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 12/jun [4.ª]) Questionário sobre conteúdos de
gramática. Leitura de «A viagem» (p. 307), para responder ao item 7 (comparação
com o texto na p. 306). Cópia de exemplo de resposta. Leituras em voz alta. Assistência
a trecho de Passageiros. TPC — Os finalistas das duas Ligas
prepararão (tentando alguma expressividade): as estâncias 145-146 da p. 260
(Liga Europa); e as estâncias 155-156 da p. 261 (Liga dos Campeões). Não esqueçam as tarefas em atraso que lhes
assinalei há duas aulas. Entretanto, pensem no Concurso José Gomes Ferreira (os
textos são entregues no CRE até sexta, dia quinze — é importante ver o
regulamento),
mas terei todo o gosto em relanceá-los e aconselhá-los se mos enviarem
entretanto.
Aula 129-130 (12
[3.ª, 2.ª], 14/jun [4.ª, 5.ª, 9.ª]) Correção do questionário de gramática. Finais
das duas Ligas. Assistência a conclusão de Passageiros (e conversas sobre avaliação).
#
<< Home