Planos de aulas
Aula
1-2 (13 [9.ª], 14 [4.ª, 5.ª], 18/set [2.ª, 3.ª])
(20) Informações
sobre aspetos com utilidade para todo o ano (material; manual; lugares na sala; tipo de
tarefas; blogue).
(10) Preenchimento de folhas da caderneta do professor (com desenho
de retrato-emblema).
(20) Leitura de parágrafos sobre autores com textos no manual, para
conjeturar acerca da sua veracidade.
(20) Correção comentada (e escrutínio de quem errou menos).
(20) Redação de parágrafos em registo idêntico (e também na 3.ª
pessoa), mas de caráter autobiográfico.
Aula
3-4 (14 [9.ª], 18 [5.ª], 19/set [2.ª, 3.ª, 4.ª])
(5) Sobre textos devolvidos (feitos na última
aula).
(5) Assistência a trecho de episódio de Bruno
Aleixo com Busto a discorrer sobre modos literários.
(5) Explicação acerca de modos, géneros,
subgéneros.
(10) Preenchimento de tabela com modos e géneros
de textos do programa.
(5) Correção.
(10) Leitura de definições e resolução de
exercício sobre protótipos textuais (revisões de matéria já do 9.º ano).
(5) Correção.
(23) Assistência a sketches (Série Barbosa) para escolher protótipos textuais que lhes
correspondem.
(20) Redação de fragmentos (exemplificativos dos
vários tipos textuais, todos relacionáveis com o próprio autor).
Aula 5-6 (20 [9.ª], 21 [4.ª, 5.ª], 25/set [2.ª,
3.ª])
(10) Recolha de redações de textos com diversos
tipos textuais.
(10) Assistência a sketches com figuras de estilo («Jesus ensaia figuras de estilo»,
sobretudo, e «Que figura de estilo está Manuel Ferreira Leite a usar?»).
(20) Preenchimento de definições (ou redação de
abonações de figuras).
(15) Correção (comentada).
(10) Resolução de itens sobre versificação e de
2 da p. 13.
(5) Correção.
(20) Tarefa de escrita a partir de «Um livro»
(fragmento de «um livro» em modo narrativo; em modo dramático; mais uma estrofe
com métrica e esquema rimático idêntico).
Aula
7-8 (21 [9.ª], 25 [5.ª], 26/set [2.ª, 3.ª, 4.ª])
(15) Devolução de quintilhas (e comentário em
torno de métrica, rima, etc.).
(20) Questionário de compreensão de «A leitura
no ecrã» (p. 14).
(25) Criação de texto(s) previstos para a aula
anterior sobre «Um livro» (nos modos narrativo e dramático).
(15) Completamento de síntese a propósito do sketch «Dicionário
Português-Manuelmachadês»; correção.
(8) Assistência a clip de Capicua,
«Vayorken», para resolver questões de compreensão do oral na p. 17; correção.
(5) Assistência a clip de publicidade a Irão,
para reconhecer ironia.
(2) Explicação do tepecê.
Aula 9-10 (27 [9.ª],
28/set [4.ª, 5.ª], 2/out [2.ª, 3.ª])
(5) Recolha de Alfabetos pessoais.
(15) Correção do questionário sobre «A leitura no ecrã».
(10) Leitura do texto da p. 23 («Novos
trovadores», por Kalaf), para resolver lacunas em curto texto-síntese.
(5) Correção com a explicação sobre a
metáfora «Novos travadores» e campo lexical (vs. associação de ideias).
(10) Criação de séries por associação de ideias
(para «Música»), a partir de exemplo dado (de «Kalaf»).
(15) Audição de algumas séries (para registo de
seis palavras).
(20) Redação em «logo-rali» (parágrafo
acrescentado ao texto lido, com inclusão obrigatória de seis palavras antes
aleatoriamente reunidas).
(10) Assistência a início de Amor ou Consequência.
Aula
11-12 (28 [9.ª], 2/out [5.ª], 3/out [2.ª, 3.ª, 4.ª])
(15) Devolução e correção de fragmentos com cada
tipo textual (e recolha ainda de Alfabetos pessoais atrasados).
(15) Resposta a itens de «tradução» e
compreensão global de «Ondas do mar de Vigo» (p. 30), de Martim Codax.
(10) Correção e explicação do paralelismo.
(10) Redação de resposta para comparação de
«Ondas do mar de Vigo» e poema de Adília Lopes, «Nas ondas [do mar de Vigo]»).
(10) [Audição de uma resposta de alunos e] cópia
de resposta em slide.
(20) Escrita de poema ao estilo de «Pedro de
Santarém», de Adília Lopes.
(15) Assistência a trecho de Jeux d’enfants (Amor ou Consequência).
Aula
13-14 (4 [9.ª], 9 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 10/out [4.ª])
(10) Explicação sobre correção de escritos que
se entregavam.
(15) Resolução de itens sobre características
formais e de conteúdo das cantigas de amigo (da p. 33 e outros).
(10) Correção.
(8) Resolução
de exercício em torno de flexão do pretérito perfeito, a partir do sketch «Castigadores da parvoíce» (Meireles).
(2) Correção.
(10) Audição de «Às vezes (Escuto e Observo Erros
de Português)», e preenchimento de tabela sobre os erros em causa.
(10) Correção.
(15) Criação de cantigas de amigo com contexto
contemporâneo.
(10) Assistência a trecho de Amor ou Consequência.
Aula 15-16 (10 [2.ª, 3.ª], 11 [9.ª], 12/out [4.ª, 5.ª])
(10) Recolhas e correções de trabalhos.
(10) Audição de várias versões musicais de «Ai flores, ai flores do
verde pino», de D. Dinis.
(20) Compreensão de «Ai fores, ai flores do verde pino» (p. 34)
através de questões de escolha múltipla; e acrescentando quatro novas coblas
finais.
(5) Correção.
(5) Assistência a sketch
com formas verbais arcaicas (ou falsamente arcaicas): «Apóstolo corrige Jesus»
(Lopes da Silva).
(10) Resolução de tabela a propósito do sketch; correção.
(5) Audição de «Olhos nos olhos», de Chico Buarque.
(15) Redação-comentário em torno de semelhanças e diferenças relativamente
às cantigas de amigo).
(10) Assistência a trecho de Amor
ou Consequência.
Aula 17-18 (11 [9.ª], 16 [2.ª, 3.ª, 5.ª],
17/out [4.ª])
(10) Correção de escritos que se entregavam
(parágrafos finais de um romance); recolhas.
(15) Sínteses para compreensão de «Piropo» (p.
42), de MEC e de vídeos sobre o mesmo assunto.
(10) Correção e assistência a sketches sobre «Piropo».
(5) Assistência a «tesourinho deprimente» (Diz que é uma espécie de magazine) em torno de «p’tanto» e
«‘samente» (para exercício em torno de processos fonológicos).
(10) Preenchimento de quadro em torno de processos
fonológicos.
(10) Correção.
(20) Redação de fragmentos (de prosa, poesia,
prosa poética), a partir de bandas sonoras ouvidas.
(10) Assistência a trecho de Amor
ou Consequência.
Aula 19-20 (17 [2.ª, 3.ª], 18 [9.ª], 19/out [4.ª, 5.ª])
(7) Correção de escrito com uso de seis palavras num texto a inserir
em crónica de Kalaf.
(20) Questionário de compreensão de «O rei que
refundou Portugal» (pp. 54-55).
(5) Exercício do livro sobre processos fonológicos (p. 39).
(7) Correção.
(15) Assistência a dois sketches em torno de publicidade («Agência Publicitária de Chelas»,
«Pare de estalar os dedos») e resolução de ficha (também a propósito dos
slogans na p. 47).
(5) Correção.
(20) Redação de esboço de guião de filmes de
publicidade.
(10) Assistência a trecho de Amor ou Consequência.
(20) Correção de comentário acerca de «Olhos nos olhos», incluindo cópia
da solução.
(10) Tarefas de compreensão em torno de «Levad’, amigo que dormides
as manhanas frias» (pp. 36-37).
(5) Correção.
(5) Assistência a três anúncios publicitários (cfr. pp. 44).
(5) Resposta a itens sobre slogans e tempos verbais.
(7) Assistência a «Instrutor que canta o yodle», para completar
síntese sobre imperativo.
(5) Correção
(5) Assistência a clip «Ilha das vacas felizes».
(18) Redação de apreciação crítica.
(10) Assistência a trecho de Amor
ou Consequência.
Aula 23-24 (24 [2.ª, 3.ª], 25 [9.ª], 26/out [4.ª, 5.ª])
(20) Correção do questionário de compreensão feito há duas aulas.
(20) Questionário de gramática (sobre conteúdos dados até agora).
(10) Preenchimento de tabela em torno de «Proençaes soem mui bem
trobar» (p. 48), de D. Dinis, clip de D.A.M.A. e filmes que temos vindo a ver.
(10) Correção e assistência a clip de D.A.M.A.
(15) Assistência a «Níveis prejudiciais de amor» (Mixórdia de temáticas), para, em
resposta escrita, relacionar com texto(s) lidos.
(13) Assistência a trecho final de Amor ou Consequência.
Aula 25-26 (26 [9.ª], 30 [2.ª, 3.ª, 5.ª],
31/out [4.ª])
(10) Correção de trabalho de criação de cantiga
de amigo moderna.
(20) Leitura de textos expositivos sobre
cantigas de amor (cfr. pp. 48, 51, 53), para acrescentar preposições em falta
(texto fora dado com lacunas); preenchimento de quadro com preposições e
contrações.
(10) Correções.
(12) Assistência a sketches em torno de questões relacionadas com preposições e
regências, para preenchimento de sínteses.
(5) Correção.
(20) Redação de texto diarístico com inserção
obrigatória de uma frase dada (retirada do filme a ver a seguir: «A minha
adolescência tem sido um céu baixo e pesado, em que existem, por vezes,
pequenas abertas»).
(13) Assistência ao início de A história da minha vida.
Aula 27-28 (31/out [2.ª, 3.ª], 2/nov [4.ª, 5.ª, 9.ª])
(25) Correção do questionário de gramática feito
na penúltima aula.
(20) Compreensão da cantiga de amor «Se eu
pudesse desamar» (p. 50), através da passagem para prosa, com adoção de ordem
natural das palavras e substituição de palavras difíceis.
(10) Correção; e também do item de correspondência no fim da p. 53.
(5) Assistência a sketch
para contrastar maneira de ver o amor em três situações (cantigas de amigo,
cantigas de amor, «O que eu gosto do meu Anselmo», Lopes da Silva).
(5) Correção.
(10) Assistência a trecho de A
história da minha vida.
(7) Resposta sobre passo de filme e lírica trovadoresca.
(3) Correção.
Aula
29-30 (6 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 7 [4.ª], 8/nov [9.ª])
(12) Correção do trabalho de redação de
fragmentos inspirados em bandas sonoras de filmes.
(8) Audição, seguida de resolução de sentidos, de crónica de
Mafalda Lopes da Costa sobre «Dizer cobras e lagartos».
(5) Correção; exposição sobre a classificação de «Cantigas de
escárnio e maldizer» (cfr. p. 56).
(10) Compreensão de «Ai, dona fea, fostes-vos queixar», através de comparação
com versão moderna de Natália Correia (e, sobretudo, pela emissão de recriações
musicadas).
(10) Exercício sobre mesóclise (próclise e ênclise) e ligações
verbo-pronome; correção.
(10) Assistência a sketches
com caracterizações depreciativas também («Dia em que se pode chamar nomes aos
colegas» e «A tua camisa é feia», Lopes da Silva) e resolução de tabela.
(5) Correção e explicação sobre a classe do adjetivo
(qualificativo; versus numeral [e
relacional]).
(15) Comentário em torno de tiras de Astérix e o regresso dos gauleses (p. 57).
(12) Assistência a trecho de A
história da minha vida.
Aula
31-32 (7 [2.ª, 3.ª], 9/nov [5.ª, 9.ª, 4.ª])
(10) Correção de trabalhos agora devolvidos.
(15) Compreensão da cantiga de escárnio e maldizer «Roi Queimado
morreu com amor» (p. 58) através de criação de sínteses para cada estrofe.
(5) Correção.
(5) Compreensão de «Quen a sesta quiser dormir» (p. 60), para
preenchimento de pequena tabela.
(5) Correção.
(5) Assistência ao sketch
«Relato de engate» (Lopes da Silva),
para concluir de aspetos de paródia e de crítica de costumes; correção. [LS, I,
5.2]
(30) Leitura de «O país onde a maledicência é melhor que o silêncio»
(pp. 61-62), para, em lipograma, redigir mais um ou dois parágrafos que o continuassem.
(12) Assistência a trecho de A
História da Minha Vida.
(3) Preenchimento de tabela sobre narrativas no filme.
Aula
33-34 (13 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 14 [4.ª], 16/nov
[9.ª])
(10) Correção do tepecê com frases com
«Lembro-me que».
(20) Questionário de compreensão de dois
depoimentos sobre Fernão Lopes (pp. 76-77).
(7) Exercício com pronominalizações.
(8) Correção.
(10) Audição, para completamento de texto, de
canção «Carta», dos Toranja; correção.
(20) Redação de comentário sobre o texto em
causa («características de cantiga de amigo, de amor, de escárnio e maldizer?»;
«porque ...»).
(15) Assistência a A história da minha vida.
Aula
35-36 (14 [2.ª, 3.ª], 16 [5.ª, 4.ª], 22/nov [9.ª])
(5) Correção de tarefa sobre «Carta», dos
Toranja, e lírica trovadoresca.
(5) Explicação sobre verbos defetivos, impessoais,
unipessoais, abundantes; conjugações.
(7) Preenchimento de texto lacunar sobre
verbos defetivos, impessoais, unipessoais, abundantes.
(5) Correção.
(5) Assistência a dois sketches da série Lopes da Silva («Debate sobre malbaratar»; «Não
faleci nada»).
(15) A propósito dos dois sketches, resolução de ficha sobre tempos primitivos e derivados.
(10) Correção.
(15) Escrever cronologia/biografia própria
(projetadas no futuro) ao estilo da de Fernão Lopes (p. 78).
(20) Assistência a conclusão de A história da minha vida.
Aula
37-38 (20 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 21 [4.ª]) {nas
turmas 2.ª e 3.ª esta aula quase não foi dada (por atividades do dia da escola);
na turma 9.ª, que tinha uma aula a menos, prescinde-se desta sessão; o
essencial será diluído em outras aulas}
(20) Correção do questionário de compreensão dos
depoimentos sobre Fernão Lopes (pp. 76-77).
(5) Assistência a versão musicada de «Ai,
dona fea, [...]», [cfr. Filipe Melo?].
(2) Audição de declamação por Luís Gaspar.
(20) Resposta a item de exame do ano (sobre
frase que lembra a de Kevin-Baudelaire).
(10) Correção copiada.
(25) Assistência a trechos de Cyrano de Bergerac.
Aula
39-40 (21 [2.ª, 3.ª], 23 [5.ª, 4.ª, 9.ª])
(15) [na 3.ª e na 9.ª: Correção do questionário
de compreensão.]
(15) Compreensão de «Bailemos nós ja todas tres,
ai amigas» (p. 40), através de audição da versão original com leitura da versão
modernizada e resposta a alguns itens do livro (p. 41).
(5) Correção.
(10) Assistência a documentário sobre «As
Crónicas de Fernão Lopes» (‘Grandes Livros’).
(10) Correção comentada e cópia das soluções do
esquema no livro (p. 79).
(10) Assistência a trecho inicial do filme Orgulho e Preconceito.
(15) Redação de exposição em torno da dança (com
menção de cantiga e filme).
Aula
41-42 (27 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 28 [4.ª],
29/nov [9.ª])
(15) Leitura de trecho sobre «Processos
irregulares de formação de palavras» (p. 99), para resolução de exercício sobre
esses processos.
(10) Correção.
(5) Assistência ao sketch «Novo dicionário» (série Barbosa).
(10) Resolução de ficha sobre sketch e processos de formação.
(5) Correção.
(30) Pré-eliminatória de apuramento para a Liga
dos Campeões de Leitura em voz alta (1.ª parte).
(13) Assistência a trecho inicial de Cinema Paraíso.
Aula
43-44 (28 [2.ª, 3.ª], 30/nov [5.ª, 4.ª, 9.ª])
(5) Correções.
(15) Assistência a «Encorning» (série Fonseca),
para preenchimento de quadro sobre empréstimos (vs. estrangeirismos) e com contraste entre anglicismos verdadeiros
e fictícios; e a «Polícia que se quer vestir de mulher» (série Fonseca), para
preencher tabela com galicismos e anglicismos (mais e menos incorporados no
português).
(10) Correções.
(10) Assistência a sketch («Indivíduo que é javardola, menos quando fala francês»,
série Lopes da Silva), para preenchimento de quadro em torno de tratamento dos
empréstimos e estrangeirismos nos dicionários portugueses e brasileiros.
(5) Correção.
(30) Pré-eliminatória de apuramento para a Liga
dos Campeões de Leitura em voz alta (2.ª parte).
(12) Assistência a trecho de Cinema Paraíso.
Aula 45-46 (4 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 5
[4.ª], 6/dez [9.ª])
(5) Correções.
(15) Resolução
de exercício da p. 99, sobre processos irregulares de formação de palavras.
(5) Correções.
(30) Pré-eliminatória
de apuramento para a Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (3.ª parte).
(20) Reescrita
de texto inicial da p. 83 (Crónica de D.
João), por mudança de contexto.
(15) Assistência
a trecho de Cinema Paraíso.
Aula 47-48 (5 [2.ª, 3.ª], 7/dez
[4.ª, 5.ª, 9.ª])
(30) Redação
de resumo de texto da Crónica de D. João
I (pp. 84-85).
(35) Pré-eliminatória
de apuramento para a Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (4.ª parte).
(10) Cópia
de resto de resumo do trecho da Crónica
de D. João I (p. 85).
(15) Assistência
a trecho de Cinema Paraíso.
Aula 49-50 (11 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 12
[4.ª], 13/dez [9.ª])
(20) Questionário
de gramática.
(5) Audição
do resto de «Do alvoroço que foi na cidade» (correspondente às pp. 84-85 do
manual).
(30) Leitura
de «O meu 25 de Abril» (p. 86), para escrever comentário contrastivo com «Do
Alvoroço [...]» (pp. 83-85).
(15) Sorteio
da Liga dos Campeões da Leitura em Voz Alta.
(15) Assistência
a trecho de Cinema Paraíso.
(5) Preenchimento
de lacunas de texto sobre narratologia e Cinema
Paraíso.
Aula 51-52 (12 [2.ª, 3.ª], 14/dez
[4.ª, 5.ª, 9.ª])
(20) Correção
do questionário de gramática.
(12) Explicação
sobre avaliação; indicações para o 2.º período.
(55) Assistência
a conclusão de Cinema Paraíso (e, ao
mesmo tempo, conversas individuais sobre avaliação).
(3) Preenchimento
de lacunas de texto sobre narratologia e Cinema
Paraíso.
Aula 53-54
(3 [9.ª], 4 [5.ª, 4.ª], 8/jan [2.ª, 3.ª])
(5) Indicações
úteis acerca do recomeço do trabalho.
(20) Compreensão
de «Das tribulações [...]» (em adaptação modernizada), através da resolução do
item 1.1 da p. 92 e de localização de treze palavras intrusas.
(10) Correção
(incluindo resolução do item 8 da p. 93).
(5) Explicação
de noção de articulação narrativa (alternância, encadeamento, encaixe).
(15) Assistência
a trechos de O amor acontece
(relativos aos «portugueses»).
(10) Atribuição
de adjetivos em função de ações de «portugueses» num trecho do filme e de nomes
em função de comportamentos em «Do alvoroço».
(5) Correção.
(20) Redação
de exposição sobre «Os portugueses».
Aula 55-56
(4 [9.ª], 8 [5.ª], 9/jan [4.ª, 2.ª, 3.ª])
(15) Resposta/correção
da ficha com nomes para ‘povo de Lisboa’.
(5) Audição
de «Encosta-te a mim» (Jorge Palma).
(12) Indicação
de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a
mim».
(5) Correção.
(18) Assistência
a segunda parte de documentário sobre Crónicas
de Fernão Lopes seguida de questionário de compreensão.
(5) Correção
(e apuramento do Prémio Tia Albertina).
(25) Redação
em torno de texto lido de Fernão Lopes: peça de telejornal (direto), em torno
de cerco.
(5) Assistência
a paródias/citações do final de Cinema
Paraíso.
Aula 57-58
(10 [9.ª], 11 [5.ª, 4.ª], 15 [3.ª], 22/jan [2.ª])
(5) Recolha
de definições telegráficas.
(20) Preenchimento
de tabela com funções sintáticas internas ao grupo verbal (depois de leitura de
critérios de identificação).
(10) Correção.
(3) Assistência
a trecho de O amor acontece, com
canção a usar no exercício seguinte.
(10) Identificação,
em texto da canção referida, de funções sintáticas (em geral, mas, sobretudo,
em torno do grupo verbal).
(5) Correção.
(5) Assistência
a trechos de O amor acontece.
(7) Audição
de episódio de «Mixórdia de temáticas» sobre História de Portugal relatada em
direto.
(20) Redação
em torno de texto lido de Fernão Lopes: peça de telejornal (direto), em torno
de cerco de Lisboa.
(4) Assistência
a final de O amor acontece.
Aula 59-60
(11 [9.ª], 15 [5.ª], 16/jan [3.ª, 4.ª, 2.ª])
(25) Questionário
de compreensão dos textos nas pp. 108-109 (depoimentos sobre Farsa de Inês Pereira, por Rosário
Pedreira e Fernando Alvim).
(15) Resolução
de ficha sobre hiperonímia e holonímia.
(10) Correção.
(10) Assistência
a parte do episódio 3 do «Programa do Aleixo», para reconhecer, em entrevista de Bruno
a Fernando Alvim, o que seriam perguntas aceitáveis numa entrevista
convencional.
(30) Jogo
do Stop com conteúdos gramaticais.
Aula 61-62 (17 [9.ª], 18 [5.ª, 4.ª], 22 [3.ª], 23/jan [2.ª])
(12) Assistência a episódio de «Último a sair»,
para resolver tarefa em torno de hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos,
etc.
(5) Correção.
(4) Assistência a parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira até «Aqui vem
Lionor Vaz» (v. 71).
(15) Transposição
para português atual, em registo adequado a contexto de rapariga contemporânea,
verosímil, em prosa (mas sem mudança da factualidade).
(10) Correção.
(5) Assistência a parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira até «concrusão»
(p. 119, v. 169).
(17) Redação
com transposição idêntica mas com mudança de ponto de vista (padre relata
assédio sobre Lianor).
(13) Assistência
a início de Expiação.
(5) Preenchimento
de tabela com comparação de Expiação
e Farsa.
Aula 63-64 (18 [9.ª], 22 [5.ª], 23 [3.ª, 4.ª], 29/jan [2.ª])
(18) Correção do questionário de compreensão de
dois depoimentos sobre Gil Vicente.
(5) Assistência
a passo do «Programa do Aleixo» (ser. 2, ep. 1).
(10) Completamento de esquema em torno de
processos de caracterização.
(5) Assistência a parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira (vv. 170-...).
(5) Preenchimento de esquema sobre conceção
de personagens.
(5) Assistência a parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira (vv. ...-390).
(5) Assistência
a «Ele e Ela» (Carlos Canelhas).
(20) Redação
de comentário/análise com aproveitamento de Farsa
de Inês Pereira e da canção «Ele e Ela» (citando, pelo menos, duas vezes o
texto e duas vezes a cantiga).
(14) Assistência
a trecho de Expiação.
(3) Preenchimento
de tabela com comparação de Expiação
e Farsa.
Aula 65-66
(24 [9.ª], 25 [5.ª, 4.ª], 29 [3.ª], 30/jan [2.ª])
(10) Explicação
acerca das definições telegráficas devolvidas.
(20) Assistência
a trechos de Último a sair («O
milagre de Bruno»; «A história de Bruno») para, após consulta de definições na
p. 125, decidir acerca de exemplos de tipos de cómico.
(3) Audição
de crónica radiofónica de Mafalda Lopes da Costa sobre «Fazer judiarias».
(5) Assistência
a trecho de Farsa correspondente aos
vv. 390-501 (pp. 126-127).
(5) Audição/visionamento
de «Os maridos das outras».
(15) Redação
para relacionar cantiga e passo da farsa.
(5) Correção.
(15) Assistência
a trecho de Expiação.
Aula 67-68
(25 [9.ª], 29 [5.ª], 30/jan [3.ª, 4.ª], 5/fev [2.ª])
(10) Explicação
sobre predicativo do complemento direto (apoiada na p. 88).
(10) Exercício
na p. 89 (com apoio em soluções já esboçadas).
(5) Correção.
(5) Assistência
a trecho de Último a sair («A
discussão de Débora»), para resolver tarefa sobre funções sintáticas.
(10) Resolução.
(5) Correção.
(10) Leitura
de trechos de A minha palavra favorita,
2007, para exercício de correspondência com as características das palavras
escolhidas.
(5) Correção;
e explicação da redação a pedir.
(15) Redação
sobre «palavra de estimação».
(15) Assistência
a trecho de Expiação.
Aula 69-70
(31/jan [9.ª], 1 [4.ª, 5.ª], 5 [3.ª], 19/fev [2.ª])
(5) Recolha
dos tepecês.
(5) Assistência
a trecho de Farsa (correspondente às pp.
132-133)
(15) Resposta
a duas perguntas sobre o texto das pp. 132-133.
(5) Correção.
(7) Assistência
a trecho de Farsa (= pp. 134-135)
(8) Leitura
de enquadrado na p. 136 e resposta (de preenchimento).
(5) Correção.
(5) Assistência
a trecho com Vítor do Penedo em «Cinco para a meia-noite».
(20) Apreciação
crítica na p. 124 (Vítor do Penedo e Pero Marques). (não se fez na turma 2.ª)
(15) Assistência
a trecho de Expiação.
Aula 71-72 (1 [9.ª], 5 [5.ª], 6/fev
[4.ª, 3.ª, 2.ª])
(35) Leitura,
em scanning, de livros de teatro
distribuídos e de páginas do manual relativas ao paratexto inicial da Farsa de Inês Pereira, para
preenchimento de tabela.
(10) Correções
(incluindo audição de leituras expressivas de falas).
(35) Redação
de início de peça de teatro.
(10) Assistência
a trecho de Expiação.
Aula 73-74 (7 [9.ª], 8 [4.ª, 5.ª],
19/fev [2.ª, 3.ª])
(10) Correções.
(15) Assistência
a trechos da Farsa (agora também de
encenação para CITI), correspondentes às pp. 137-139 do manual).
(10) Síntese
por escrito (o que se passa, em termos de intriga, entre o casamento de
Inês/Brás e o aparecimento de novo de Lianor Vaz / novo casamento) / ou cópia
de resposta.
(33) Jogo
do Stop com funções sintáticas [na turma 9.ª, esta parte da aula será feita na
aula seguinte, a realizar apenas nesta turma]. (adiado na turma 2.ª)
(22) Assistência
a trecho final de Expiação. (adiado na turma 2.ª)
Aula 73A-74A [só para o 10.º 9.ª] (8/fev
[9.ª])
(15) Correções
(de comentário comparado Vítor do Penedo vs.
Pero Marques).
(5) assistência
a um episódio de «Vítor do Penedo» na Rádio
Calypso.
(35) Redação
de início de peça de teatro.
(35) Jogo
do Stop com funções sintáticas.
Aula 75-76 (15 [5.ª, 9.ª, 4.ª],
20/fev [2.ª, 3.ª])
(5) Correções
(e indicações).
(10) Assistência
a trecho final de Farsa (vv.
999-1144, em versão para CITI).
(10) Resposta
a itens na folha em torno dos versos em causa.
(10) Correção;
ainda sobre ‘Farsa’.
(5) Procura
rápida de provérbio para a tarefa seguinte (en scanning em dicionário de
provérbios).
(30) Redação
de sinopse de peça (criada para comprovar o provérbio previamente escolhido).
(5) Relance
a ficha sobre «Reportagem» (cfr. p. 153).
(15) Assistência
a sketches com reportagens/entrevistas, para decisão sobre perfil do repórter
ou entrevistador caricaturado.
Aula 76-77
(19
[5.ª], 20 [4.ª], 21 [9.ª], 26/fev [2.ª, 3.ª])
(5) Assistência
a sketch da série Fonseca sobre
provérbios.
(10) Correções
do trabalho da última aula.
(20) Questionário
de compreensão sobre «A estranha vida de Steve Jobs» (p. 97).
(5) Assistência
ao fim da Farsa (agora na versão que
acompanha o manual).
(35) Relance
a exemplares de Inimigo Público para
compreensão da elaboração do cómico e da noção de personagem-tipo (mediante
preencimento de ficha).
(15) Assistência
a pequenos trechos de Steve Jobs. O homem
por trás da máquina.
Aula 79-80 (22 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 27/fev [2.ª, 3.ª])
(20) Compreensão de «A verdura amena», de Camões
(p. 173), através de preenchimento de esquema da sua sintaxe.
(10) Correção, incluindo explicações acerca de forma,
locus amoenus, petrarquismo (cfr.
glossário, p. 207).
(10) Assistência a começo do filme A Paixão de Van Gogh e, ao mesmo tempo,
preenchimento de inquérito sobre situação das leituras de livros.
(5) Audição de canção por Pedro Abrunhosa.
(40) Apreciação crítica (completando versão já
parcialmente preenchida).
(5) Assistência a mais um trecho de A Paixão de Van Gogh.
Aula 81-82 (27/fev [4.ª], 1 [5.ª,
9.ª], 5/mar [2.ª, 3.ª])
(15) Correção
de questionário sobre texto acerca de Jobs (p. 97).
(15) Compreensão de «Perdigão, que o pensamento»
(p. 175), através de ficha a preencher, ao mesmo tempo que explicação sobre
campo lexical, campo semântico, homónimas, convergentes.
(10) Correção.
(5) Assistência dois sketches («Couves [...]»
e «Matarruano sonhador»), objeto da mesma ficha.
(10) Exercício de preenchimento de lacunas sobre
verbetes.
(5) Correção.
(20) Redação de verbetes.
(10) Assistência a trecho inicial de O Leitor.
Aula 83-84 (1 [4.ª], 5 [5.ª], 6 [2.ª,
3.ª], 7/mar [9.ª])
(10) Correção
de inícios de peça de teatro criados há várias aulas.
(20) Compreensão
da noção de ‘palavras divergentes / palavras convergentes’, através da
resolução de ficha do manual (pp. 194-195), precedida de explicação oral.
(10) Correção
(5) Assistência
a trecho de Camões, de Leitão de
Barros.
(7) Cópia
na ordem do português atual de uma linearização de «Descalça vai para a fonte»
(p. 170).
(3) Correção.
(25) Redação
de variações ao estilo das Leonores de Camões e de Gedeão.
(10) Assistência a trecho de O Leitor.
Aula 85-86 (6 [4.ª], 8 [5.ª, 9.ª], 12/mar [2.ª, 3.ª])
(10) Compreensão dos dois sonetos na p. 188 do
manual («Erros meus, má fortuna, amor ardente» e «O dia em que eu nasci, moura
e pereça»), através de preenchimento de súmulas.
(5) Correção.
(10) Avaliação de oxímoros/antíteses em «Amor é
um fogo que arde sem se ver» (p. 183) e preeenchimento de expressões
caracterizadoras em «Um mover d’olhos, brando e piadoso» (p. 178)
(10) Correção e audição de canção dos Polo
Norte.
(40) Leituras de sonetos.
(15) Assistência a trecho de O Leitor.
Aula 87-88 (8 [4.ª], 12 [5.ª], 14
[9.ª], 13/mar [2.ª, 3.ª])
(10) Compreensão dos sonetos de Camões «Tanto de
meu estado me acho incerto» e «Pede o desejo, Dama, que vos veja» (p. 182),
através de preenchimentos de lacunas e quadros de síntese.
(5) Correção.
(15) Compreensão dos sonetos «Alegres campos,
verdes arvoredos» (p. 185) e «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» (p.
196), incluindo audição de canção de José Mário Branco [e de canção de Jorge
Palma] e correções.
(50) Leituras expressivas.
(10) Assistência a trecho de O Leitor.
Aula 89-90 (15/mar [5.ª, 9.ª, 4.ª]; nas turmas 3.ª e 2.ª esta
aula não se fará)
(10) Ponto da situação quanto a tarefas a
entregar e aulas próximas, blogue, etc.
(40) Leituras expressivas de sonetos de Camões.
(30) Escrita em torno de poemas de Camões: transformação em
heptassílabos de «Aquela cativa» (p. 176); soneto antónimo de «Erros meus, má
fortuna, amor ardente» (p. 188), incluindo audição de Sérgio Godinho, «Endechas
a Bárbara escrava», e assistência a clip de «Erros meus, má fortuna, amor
ardente» (por João Reis).
(10) Assistência a trecho de O Leitor.
Aula 91-92 (19 [2.ª, 5.ª], 20 [3.ª, 4.ª], 21/mar [9.ª])
(50) Recitações de sonetos.
(25) Questionário de gramática.
(15) Assistência a trecho de O Leitor.
Aula 93-94 (20 [2.ª], 21 [3.ª], 22/mar [5.ª, 9.ª, 4.ª])
(25) Correção de questionário de gramática.
(15) Sobre avaliação e indicações para o 3.º
período.
(50) Assistência a final de O Leitor e conversa com cada aluno sobre avaliação.
Aula 95-96 (9 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 10
[4.ª], 11/abr [9.ª])
(20) Exercício
em torno de processos morfológicos de formação de palavras.
(15) Correção
(e explicações adicionais).
(10) Assistência
a trecho de conferência de imprensa por Abel Xavier, para preenchimento de
texto lacunar.
(10) Correção
e assistência a outros trechos com casos de neologia e processos de formação
morfológica («cotovelite», «destreinadores»).
(5) Revisualização
de um trecho de O Leitor.
(30) Redação
(com preenchimento de margens do texto), a partir do início do conto «A senhora
do cãozinho», de Tchékhov.
Aula 97-98 (10 [2.ª], 12 [5.ª,
9.ª, 4.ª], 16/abr [3.ª])
(10) Correção
da tarefa sobre «A senhora do cãozinho».
(10) Assistência
a sketch «Possuído por vozes da
rádio» (Lopes da Silva), para resolver ficha relativa a processos morfológicos
de formação de palavras; correção.
(10) Assistência a sketch («O talhantezinho», série Lopes da Silva) para responder a
ficha sobre o uso do diminutivo.
(3) Correção.
(7) Assistência a sketch («Um quilinho de kunami», série Meireles) para responder a
ficha sobre o uso do diminutivo.
(5) Correção e súmula sobre diminutivos.
(20) Redação
de comentário acerca do retrato de Camões segundo o romance sintetizado na p.
179.
(10) Correção.
(12) Assistência
a início de Cantar!
Aula
99-100
(16 [2.ª, 5.ª], 17 [3.ª, 4.ª], 11/abr [9.ª])
(25) Questionário
de compreensão do escrito (acerca de depoimentos nas pp. 214-215).
(10) Exercício
de palpite sobre correspondência entre começos e títulos (de obras clássicas).
(5) Assistência
a sketch de Contemporâneos («Vai mas é trabalhar [Camões]»); explicação de «vai
chatear o Camões».
(5) Correção
da correspondência de inícios de obras a títulos.
(25) Redação
da continuação dos inícios dos livros.
(16) Assistência
a trecho de Cantar!
Aula
101-102
(17 [2.ª], 19 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 23/abr [3.ª])
(10) Correção
de texto «à Gedeão»; audição de canção.
(10) Leitura
de «1. A Epopeia: natureza da obra» (p. 217).
(30) Reconhecimento,
em epopeias e poemas herói-cómicos distribuídos, de assunto, limites de secções
características do género e aspectos de versificação.
(15) Correção.
(25) Redação
de proposição de uma epopeia criada por cada um.
Aula
103-104
(23 [2.ª, 5.ª], 24 [3.ª, 4.ª], 26/abr [9.ª])
(20) Correção
do questionário de compreensão de há duas aulas.
(20) Resposta
a itens sobre proposição, invocação, dedicatória.
(15) Correção.
(5) Audição/Leitura
de «Lusíadas» (Anakim).
(15) Melhoria
do trabalho iniciado no final da aula anterior.
(12) Assistência
a trecho de Cantar!
Aula
105-106
(24 [2.ª], 26 [4.ª, 5.ª], 30/abr [3.ª], 2/mai [9.ª])
(10) Explicação
para enquadramento do passo de Os
Lusíadas a ler; cópia da resposta ao primeiro item.
(15) Resposta
a perguntas à exame (e de exame mesmo) sobre canto I, est. 105-106 (p. 231).
(10) Correção.
(10) Assistência
a sketch sobre pronúncias de padre, seguida de resolução.
(10) Correção.
(20) Redação
(exposição pedida na p. 232).
(15) Assistência
a trecho de Cantar!
Aula
107-108
(30/abr [2.ª, 5.ª], 3 [9.ª, 4.ª], 7/mai [3.ª]
(30) Compreensão das estâncias 92-100 do canto V
(pp. 233-234, «Partida de Vasco da Gama [de Melinde] — Reflexões do poeta»),
através de preenchimento de lacunas em paráfrases.
(15) Correção.
(10) Mais exemplos de variação linguística, em sketches («Policiês/Português», série
Fonseca); correção.
(20) Leitura em voz alta.
(12) Assistência a trecho de Cantar!
Aula
109-110
(3 [5.ª], 7 [2.ª], 8 [3.ª, 4.ª], 9/mai [9.ª])
(15) Enquadramento
do passo a ler na ação de Os Lusíadas.
Compreensão, através da reconstituição de dísticos, das ests. 96-99 do canto
VIII.
(20) Compreensão
através da reconstituição dos dísticos.
(5) Correção
(e Tia Albertina).
(3) Assistência
a sketch «Floribela (novas versões)»,
em torno de variação linguística.
(35) Leitura em voz alta (oitavos de final da
LC).
(15) Assistência
a trecho de Cantar!
Aula
111-112
(7 [5.ª], 8 [2.ª], 10 [4.ª, 9.ª], 14/mai [3.ª])
(40) Resposta
a três perguntas de exame (sobre Os
Lusíadas, VII, 78-84; pp. 237-238).
(5) Cópia
de resposta de quarto item.
(30) Leitura
em voz alta.
(15) Assistência
a conclusão de Cantar!
Aula
113-114
(14 [2.ª, 5.ª], 15 [3.ª, 4.ª], 16/mai [9.ª])
(10) Correção
de trabalho anterior; assistência a trecho da série 1986.
(20) Compreensão
do passo da chegada à Ilha dos Amores (escrevendo resumos com menos de doze
palavras para estrofes da versão ad usum
delphini de Vasco Graça Moura).
(10) Correção.
(5) Audição/leitura
de Polo Norte, «Ilha dos Amores».
(20) Redação
de crónica sobre «Ilha dos Amores».
(20) Assistência
a Língua — vidas em português, para
preenchimento de quadro (a realçar características da variação linguística).
(5) Correção.
Aula
115-116
(15 [2.ª], 17 [4.ª, 5.ª, 9.ª], 21/mai [3.ª])
(20) Compreensão
de «As terríveis aventuras de Jorge de Albuquerque Coelho» (pp. 285-287),
através da associação de correspondência
entre lacunas no texto e segmentos dados.
(10) Explicação
sobre História Trágico-Marítima; correção;
PP sobre enredo.
(5) [algum
jogo em atraso].
(10) Assistência
a trecho de Língua — vidas em português.
+ correção.
(2) Correção.
(5) Rui
Veloso, «No país do gelo».
(20) Transposição
de passo para outro meio de transporte (e época).
(12) Assistência
a início de Gravity.
Aula 117-118 (21 [2.ª, 5.ª], 22 [3.ª, 4.ª], 23/mai [9.ª])
(40) Leitura de segundo trecho
de «As terríveis aventuras [...]» (pp. 290-293), para, após relance a livros de
aforismos, encontrar dois aforismos aplicáveis a personagens ou a
situação/situações do texto.
(5) Reconhecimento, no
parágrafo ll. 102-108, de palavras não gramaticais que não sejam do campo
lexical «Náutica»; e item 8, sobre fuguras de estilo.
(20) Assistência a
documentário «Caravelas e naus [...]».
(12) Comentário acerca do
documentário (resposta ao ponto 1.2 da p. 288: reflete sobre o tipo de
cenário(s) projetado no momento de cada depoimento de investigadores; Correção.
(13) Assistência a trecho de Gravidade.
Aula 119-120 (22 e 28 [2.ª], 24 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 28/mai
[3.ª])
(20) Questionário de
compreensão de crónica de Tiago Salazar (pp. 301-302).
(10) Leitura de ficha
informativa sobre complemento do adjetivo.
(5) Correção.
(15) Assistência a trechos e a
conclusão de Gravity.
(10) Audição de p. 295 de «As
terríveis aventuras [...]».
(15) Leitura do restante (pp.
296-297) para completar lado direito da tabela.
(5) Correção.
(10) Assistência a início de Passageiros.
Aula 121-122 (28 [5.ª], 29 [3.ª, 4.ª, 2.ª], 30/mai [9.ª])
(10) Explicação sobre
‘Complemento do nome’ (PP em síntese das pp. 129-130).
(15) Leitura da ficha
informativa sobre ‘Complemento do nome’ (pp. 129-130) e resolução dos
exercícios na p. 131 (com ajuda de solução esboçada já).
(10) Correção.
(25) Leitura em voz alta.
(20) Redação de início de
conto.
(10) Assistência a trecho de Passageiros.
Aula 123-124 (4 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 5 [4.ª], 6/jun [9.ª])
(20) Correção do questionário
de compreensão (sobre crónica de Tiago Salazar).
(25) Itens de
compreensão/escrita, em torno de depoimento de Tim (p. 163), poema de Torga (p.
309), canção dos Rio Grande.
(10) Linearização de «Postal
dos correios», alterando apenas pontuação.
(5) Correção.
(17) Leitura em voz alta.
(13) Assistência a trecho de Passageiros.
Aula 125-126 (5 [2.ª, 3.ª], 7/jun [5.ª, 9.ª, 4.ª])
(10) Compreensão de «Quatro Sonetos a
Afrodite Anadiómena», de Jorge de Sena, mediante preenchimento de síntese lacunar.
(5) Correção.
(15) Exercício com funções
sintáticas a partir de passo de Último a sair (assistência, resolução,
correção).
(20) Leitura em voz alta.
(8) Audição de canções.
(20) Escrita de poema.
(12) Assistência a trecho de Passageiros.
Aula 127-128 (8 [9.ª], 11 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 12/jun [4.ª])
(25) Questionário de
gramática.
(15) Leitura de «A viagem» (p.
307), para responder ao item 7 (comparação com trecho de Hstória
Trágico-Marítima).
(5) Cópia de exemplo de
resposta.
(25) Leituras em voz alta.
(15) Assistência a trecho de Passageiros.
Aula 129-130 (12 [3.ª, 2.ª], 14/jun [4.ª, 5.ª, 9.ª])
(20) Correção do questionário
de gramática (ver Apresentação).
(20) Leitras em voz alta
(finais).
(50) Assistência a conclusão
de Passageiros e, ao mesmo tempo, conversas sobre avaliação com alunos.
#
<< Home