Sunday, September 15, 2013

Instruções para tarefa com poema de Pessoa


O vídeo — ou, se for caso disso, ficheiro áudio com uma imagem fixa — terá de incluir a leitura de um poema de Fernando Pessoa ou de um dos seus heterónimos. Considerado este constrangimento, o resto da estratégia para o filme (ou ficheiro áudio) fica ao vosso critério. Esta tarefa visa avaliar expressão oral (leitura em voz alta, expressiva, dramatizada), criatividade (na realização e, em geral, em todas as soluções encontradas, que supõem também compreensão dos textos, mesmo se para depois os «transformar») e, eventualmente, a redação.

Que características? O ficheiro pode ter, mesmo no que concerne à parte textual, mais do que a simples leitura em voz alta do poema. E, de qualquer maneira, esta leitura do poema não tem de ser uma «simples leitura». Haverá decerto muita amplitude de soluções, em função do estilo de cada um. Pode assumir-se o texto de Pessoa como foco único, mas também pode, ainda que inserindo o poema em algum momento, acabar por se ter um outro foco, estar o vídeo/áudio recheado de texto vosso, etc. (enfim, o texto de Pessoa poderia chegar a funcionar quase como pretexto para uma ficção vossa). Desaconselho a clássica interpretação literal, slide a slide, com o texto a referir «nau» e a aparecer a imagem de uma nau. Também conviria não se escolher poema demasiado curto, a não ser que o resto do filme inclua suficiente exibição da vossa expressão oral. Note-se que não se pretende abordagem ensaística, mas trabalho criativo (não tem de ser tarefa para se provar conhecimentos da matéria). De modo nenhum se deve aproveitar trechos da net ou de outros autores (darei nota muitíssimo negativa a qualquer trabalho em que note algum grau de plágio). Os ibisfimes feitos por colegas vossos em 2009-2010 são visíveis aqui: 12.º 1.ª, 2.ª, 4.ª, 5.ª, 6.ª. Por acaso, o ideal era que não escolhessem textos então usados, mas admito que seja difícil fazer sempre esse escrutínio.

Que poemas? Ficam proibidos os do manual, porque queria evitar textos que déssemos também em aula. Pesquise-se, portanto, através dos volumes das várias edições pessoanas. Ou, e talvez mais facilmente, através de http://arquivopessoa.net/ (para se ver os poemas, vai-se clicando nos títulos do extenso índice, que inclui Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Fernando Pessoa ortónimo, de poesia lírica e de Mensagem. Neste índice, também há zonas que não nos interessam — as dos textos de prosa; as de textos franceses ou ingleses; as de poemas dramáticos). Deixo link também para poemas do ortónimo datados de 1934 ou de 1935 (mas sem a grafia modernizada, pelo que há que ter cuidado em pronunciar as palavras tal como as dizemos, não se deixando levar pelo inusitado de certas formas gráficas). Se se tratar de poema demasiado longo (à «Ode triunfal», por exemplo), podem adotar-se apenas alguns trechos. Excecionalmente, também pode ser usado mais do que um poema (mas não deixando de fazer as suas leituras em voz alta completas ; e se, depois, no filme, não parecer tudo desconchavado). Deve ser-me entregue a exata referência do poema.

O formato, tempo, regras básicas, são os mesmos de anos anteriores: tipo WMV (mesmo os ficheiros áudio, devem usar este formato ou equivalente, bastando-lhes uma imagem fixa); máximo de três minutos. Pode haver trabalhos em dupla, se intervierem oralmente ambos os autores (convém, porém, perguntarem-me se autorizo a parceria — não queria que trabalhasse em dupla quem tem falhado tepecês ou em outras ocasiões falhou estas tarefas ditas grandes).

Prazo para entrega: até 10 de dezembro. (Perto dessa data passará a estar um computador na sala D9 só para lá depositarem os ficheiros. Antes disso, pode a transferência ser feita para o meu computador habitual.)