Sunday, September 15, 2013

Tarefas até final do ano




Destinatários

Encargo

Prazo

Alunos atrasados da turma 6.ª (nas outras já terminou o prazo)

Tarefa sobre Memorial/Canção (ver instruções aqui)

12 a 19 de maio

Alunos atrasados da turma 6.ª (nas outras já terminou o prazo)

Abecedário sobre Memorial (foi tepecê de 140-141; ver aqui)

12 a 19 de maio

Alunos que escrevam bem (ou gostem de escrever) e queiram compensar repetidas falhas em tepecês (ou quaisquer alunos que queiram concorrer a este prémio, embora o prazo seja curto)

Texto, a computador, suscetível de concorrer a Prémio «Quem conta um conto... ao modo de José Saramago?!» (PNL/FJS). Ver aqui ou aqui o regulamento (mínimo: 4 páginas, a espaço e meio, Arial 12)

12-14 de maio (já que teria eu de enviar o texto a 15 de maio)

Alunos que falharam tepecês já passados no 3.º período

Tepecês das aulas 131, 133, 134-135, 136-137 [vê-los aqui], que porventura tenham falhado

 até 16 de maio

Todos

Leitura de Felizmente há luar! (foi tepecê da aula 140-141)

Não serão feitos questionários de verificação de leitura mas pedirei em aula comentários escritos que exigem o conhecimento global do texto. Livro está aqui e aqui; representação da peça aqui

a partir de 12 de maio, podem ser pedidos em aula pequenos trabalhos de comentário à peça.

Os alunos que tenham o livro deviam passar a trazê-lo (quanto aos exemplares que emprestei, por favor, tragam-mos rapidissimamente)

Todos

Dissertação (250 a 300 palavras, talvez mais para as trezentas, por favor) com analogia — semelhanças ou diferenças; em termos de assunto, modo literário, abordagens, épocas, etc. — entre livro lido nas férias (tepecê da aula 129-130 [ver aqui]) e obra, ou obras, do 11.º ano (Frei Luís de Sousa, Os Maias, Sermão de Santo António aos Peixes — enfim, preferia que evitassem Frei Luís de Sousa por já termos usado a peça em tarefa de analogias também) 

até 22 ou 23 de maio

Todos

Preparação de leitura dramatizada (como teatro radiofónico: teatralização mas com o texto a ser lido por livro) de passo atribuído de Felizmente há luar! (a indicação dos trechos/alunos será feita em folhas distribuídas na aula anterior)

representação («radiofónica») será feita numa das aulas entre 19 e 30 de maio — mas a indicação do passo a ler/dramatizar será dada ainda antes disso

Todos

Gravação (vídeo-áudio ou só áudio) a propósito de poema de Cesário Verde (a escolher aqui e aqui; pode ver-se ainda  esta edição). As regras deste trabalho são as mesmas do realizado com poemas de Pessoa no 1.º período (cfr. instruções aqui); a diferença é a de, em vez de poema do Arquivo Pessoa, se usar um dos poemas de Cesário. Pedia também que não houvesse apenas leitura, sendo agora aconselhada alguma componente de criação pessoal. Como alguns dos poemas de Cesário são muito grandes, admito que não sejam incluídos na íntegra. 

26 ou 27 de maio (haverá computador na sala só para esse efeito)

Todos

Recitação de poema de Mensagem (isto é, dizer de memória e com a devida expressividade). Poema que cada um lerá está indicado aqui e pode ser preparado a partir desta reprodução de edição de Mensagem. Além da recitação, cada aluno fará enquadramento e explicação oral do poema (menos de um minuto), para o que será útil o que se diz sobre o poema (nas páginas à esquerda da edição que copiei).

recitações serão feitas na penúltima e na última semana de aulas (entre 27 de maio e 5 de junho — começaremos na segunda aula da penúltima semana), mas não todas ao mesmo tempo — porém, uma vez que eu peça a cada um a recitação, não haverá adiamento (nem trocas)

Todos

Estudar para um questionário de gramática (no exato estilo do que foi feito no final do 2.º período, com apenas o acréscimo de um ou dois itens sobre figuras de estilo).

este questionário, pensado para um quarto de hora (por favor, sem aquelas cenas de ficar a «pensar»), será feito numa das aulas entre 22 de maio e 5 de junho (previsivelmente, no início da última semana de aulas)

Alunos que, em questionários anteriores, não mostraram, indubitavelmente, ter lido a obra na íntegra (porei a lista aqui proximamente [decerto todos os que tiveram menos de Bom- no último questionário sobre Memorial])

Questionário (ou pequena tarefa escrita para verificação de leitura) sobre Memorial

2 ou 3 de junho

Quem queira

Texto para Concurso literário José Gomes Ferreira (ver regulamento aqui). Podem até talvez reciclar textos que escreveram para outros concursos

texto não me seria entregue a mim, mas no CRE, até 6 de junho