Tarefas até final do ano
Destinatários
|
Encargo
|
Prazo
|
Alunos
atrasados da turma 6.ª (nas outras já terminou o prazo)
|
Tarefa
sobre Memorial/Canção (ver instruções
aqui)
|
12 a 19 de maio
|
Alunos
atrasados da turma 6.ª (nas outras já terminou o prazo)
|
Abecedário
sobre Memorial (foi tepecê de
140-141; ver aqui)
|
12 a 19 de maio
|
Alunos
que escrevam bem (ou gostem de escrever) e queiram compensar repetidas falhas
em tepecês (ou quaisquer alunos que queiram concorrer a este prémio, embora o
prazo seja curto)
|
Texto,
a computador, suscetível de concorrer a Prémio «Quem conta um conto... ao
modo de José Saramago?!» (PNL/FJS). Ver aqui ou aqui o regulamento (mínimo: 4 páginas,
a espaço e meio, Arial 12)
|
12-14
de maio (já que teria eu de enviar o texto a 15 de maio)
|
Alunos
que falharam tepecês já passados no 3.º período
|
Tepecês
das aulas 131, 133, 134-135, 136-137 [vê-los aqui], que porventura tenham
falhado
|
até 16 de maio
|
Todos
|
Leitura de Felizmente há luar! (foi tepecê da aula 140-141)
Não
serão feitos questionários de verificação de leitura mas pedirei em aula comentários
escritos que exigem o conhecimento global do texto. Livro está aqui e aqui; representação
da peça aqui
|
a partir de 12 de maio, podem ser pedidos em
aula pequenos trabalhos de comentário à peça.
Os
alunos que tenham o livro deviam passar a trazê-lo (quanto aos exemplares que
emprestei, por favor, tragam-mos rapidissimamente)
|
Todos
|
Dissertação
(250 a 300 palavras, talvez mais para as trezentas, por favor) com analogia — semelhanças ou diferenças; em termos de
assunto, modo literário, abordagens, épocas, etc. — entre livro lido nas
férias (tepecê da aula 129-130 [ver aqui]) e obra, ou obras, do 11.º ano (Frei Luís de Sousa, Os Maias, Sermão de Santo António aos Peixes — enfim, preferia que evitassem Frei Luís de Sousa por já termos usado a peça em tarefa de analogias também)
|
até 22 ou 23 de maio
|
Todos
|
Preparação
de leitura dramatizada (como teatro radiofónico: teatralização mas com o
texto a ser lido por livro) de passo atribuído de Felizmente há luar! (a indicação dos trechos/alunos será feita em
folhas distribuídas na aula anterior)
|
representação («radiofónica») será feita numa
das aulas entre 19 e 30 de maio — mas a indicação do passo a ler/dramatizar
será dada ainda antes disso
|
Todos
|
Gravação
(vídeo-áudio ou só áudio) a propósito de poema de Cesário Verde (a escolher
aqui e aqui; pode ver-se ainda esta edição). As regras deste trabalho são as
mesmas do realizado com poemas de Pessoa no 1.º período (cfr. instruções
aqui); a diferença é a de, em vez de poema do Arquivo Pessoa, se usar um dos poemas
de Cesário. Pedia também que não houvesse apenas leitura, sendo agora aconselhada alguma componente de criação pessoal. Como alguns dos poemas de Cesário são muito grandes, admito que não sejam incluídos na íntegra.
|
26 ou 27 de maio (haverá computador na sala só para
esse efeito)
|
Todos
|
Recitação
de poema de Mensagem (isto é, dizer
de memória e com a devida expressividade). Poema que cada um lerá está indicado aqui e pode ser preparado a partir desta reprodução de edição de Mensagem. Além da recitação, cada aluno fará enquadramento e explicação
oral do poema (menos de um minuto), para o que será útil o que se diz sobre o poema (nas páginas à esquerda da edição que copiei).
|
recitações
serão feitas na penúltima e na última semana de aulas (entre 27 de maio e 5
de junho — começaremos na segunda aula da penúltima semana), mas não todas ao mesmo tempo — porém, uma vez que eu peça a cada
um a recitação, não haverá adiamento (nem trocas)
|
Todos
|
Estudar
para um questionário de gramática (no exato estilo do que foi feito no final
do 2.º período, com apenas o acréscimo de um ou dois itens sobre figuras de
estilo).
|
este
questionário, pensado para um quarto de hora (por favor, sem aquelas cenas de
ficar a «pensar»), será feito numa das aulas entre 22 de maio e 5 de junho (previsivelmente, no início da última semana de aulas)
|
Alunos
que, em questionários anteriores, não mostraram, indubitavelmente, ter lido a
obra na íntegra (porei a lista aqui proximamente [decerto todos os que
tiveram menos de Bom- no último questionário sobre Memorial])
|
Questionário
(ou pequena tarefa escrita para verificação de leitura) sobre Memorial
|
2 ou 3 de junho
|
Quem
queira
|
Texto
para Concurso literário José Gomes Ferreira (ver regulamento aqui). Podem até
talvez reciclar textos que escreveram para outros concursos
|
texto
não me seria entregue a mim, mas no CRE, até 6 de junho
|
<< Home