Sunday, September 15, 2013

Concurso




PRÉMIO LITERÁRIO CORRENTES D’ ESCRITAS PAPELARIA LOCUS

regulamento 2014

1 – O PRÉMIO LITERÁRIO CORRENTES D’ ESCRITAS PAPELARIA LOCUS, instituído no dia 11 de fevereiro de 2004, destina-se a galardoar, anualmente, um Conto ou um Poema inéditos, em português, escritos por jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, naturais de países de expressão portuguesa.

2 – O valor do PRÉMIO LITERÁRIO CORRENTES D’ ESCRITAS PAPELARIA LOCUS é, em 2014, de 1000,00 euros (mil euros). Para além disso, o Conto/Poema premiado será publicado na edição seguinte da Revista Correntes d’ Escritas.

3 – O prémio será atribuído nos anos pares a Conto e nos anos ímpares a Poesia. Assim, em 2014, o Prémio distinguirá Prosa.

4 – A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, como organizadora do Correntes d’ Escritas, designará os elementos do Júri.

5 – O Júri será constituído por 3 elementos, só podendo decidir com a presença de todos os membros.

6 – Reunirá o Júri as vezes que entender para que o prémio, em 2014, seja anunciado e atribuído na XV edição do Correntes d’ Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, que se realizará entre 20 e 22 de fevereiro de 2014.

a) Não haverá atribuição de prémios ex-aequo do PRÉMIO LITERÁRIO CORRENTES D’ ESCRITAS PAPELARIA LOCUS, nem de menções honrosas.

b) O Júri poderá, se assim o entender, não atribuir o Prémio, caso nenhuma das obras a concurso o justifique. Da decisão do Júri não haverá recurso.

7 – A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim prestará, nas sessões que vierem a realizar-se, todo o apoio necessário ao funcionamento do Júri.

8 – O anúncio da obra premiada será feito durante a sessão de abertura da XV edição de Correntes d’ Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, em fevereiro de 2014.

9 – A entrega do PRÉMIO CORRENTES D’ ESCRITAS PAPELARIA LOCUS ao galardoado ocorrerá na sessão de Encerramento – Cerimónia Pública – do Correntes d’ Escritas.

10 – Caso o texto premiado venha a ser posteriormente publicado deverá referenciar, em lugar destacado, a menção PRÉMIO LITERÁRIO CORRENTES D’ ESCRITAS/PAPELARIA LOCUS.

11 – A organização divulgará o presente Regulamento através dos órgãos de comunicação social e junto de escolas E.B. 2/3 e Secundárias, no sentido de que, de cada texto a concurso, lhe sejam enviados, pelos meios correntes, até 30 de novembro de 2013, 3 exemplares dactilografados, em português, destinados ao júri.

12 – Cada concorrente poderá apresentar o máximo de dois trabalhos.

13 – Os textos deverão ser apresentados por escrito e sob pseudónimo.

14 – Forma de apresentação:

a) As obras a concurso devem ser encerradas em envelope opaco e fechado, no rosto do qual deve ser escrita a palavra «Obra»;

b) Em envelope com as características indicadas na alínea anterior, no rosto do qual deve constar a identificação, morada e pseudónimo do concorrente, devem ser encerrados os documentos que contenham os seguintes elementos:

Fotocópia do Bilhete de Identidade;

Indicação de morada, n.º de telefone e e-mail;

Estabelecimento de ensino que frequenta, se for caso disso.

c) Os envelopes a que se referem as alíneas anteriores são encerrados num terceiro, igualmente opaco e fechado, que se denominará «Invólucro exterior», para ser remetido sob registo ou entregue pessoalmente.

15 – Os trabalhos deverão ser enviados, até 30 de novembro de 2013, para a seguinte morada: PRÉMIO LITERÁRIO CORRENTES D’ ESCRITAS PAPELARIA LOCUS, ao c/ de Manuela Ribeiro, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Praça do Almada, 4490 – 438, Póvoa de Varzim.

17 – A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim reserva-se o direito de publicar os trabalhos concorrentes, estando reservados os direitos de autor à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

18 – Os exemplares dos trabalhos apresentados não serão devolvidos aos concorrentes.

19 – Serão excluídos todos os trabalhos que não respeitem o presente Regulamento.

Póvoa de Varzim, 17 de setembro de 2013