Correção do exame nacional
Ponho
as respostas aos itens mais diretos, os do grupo II (as letras separadas por
barra diagonal correspondem a cada uma das versões). Depois, acerca do grupo I
(A e B), remeto para as aulas em que estudámos os textos em causa. (Entretanto, já foram publicados os critérios oficiais: ver aqui. Eu enganara-me na 1.7...)
1.
1.1 B/C || interpretação idealista da sua
personalidade. || (É isto que o seu ponto de vista não inclui. As outras
alíneas são referidas no resto do parágrafo.)
1.2 C/A || mantém-se inalterada. || (Embora deva
dizer que esta pergunta não estará bem feita. Ainda que me pareça que seja a
resposta que exigem, é perfeitamente possível inferir que, no fundo, a
admiração da autora foi caldeada pelo próprio conhecimento de outros
escritores e, portanto, teria mudado —
consideravelmente?)
1.3. A/D || passou a integrar o real de forma
mais complexa.
1.4. D/C || da dificuldade dos leitores em entenderem
a literatura subsequente.
1.5. D/B || uma metáfora.
1.6. A/C || obrigação. (É o sentido deôntico,
não é o epistémico.)
1.7. D/B || expositivo. (Esta é uma pergunta que não
deveria constar de um exame nacional. As fronteiras entre texto argumentativo e expositivo
são ténues; no parágrafo em causa há os dois tipos de abordagem, embora me
pareça prevalecer a expositiva. [E enganei-me mesmo: é «argumentativo» que está na correção do GAVE.])
2.
2.1 Predicativo do sujeito. || (Verbo
«continuar» é copulativo.)
2.2. Subordinada adjetiva relativa explicativa. ||
(Também é um pouco rasteirento o recurso a uma relativa começada por «onde»,
embora nós as chegássemos a exemplificar mais do que uma vez.)
2.3. Ato ilocutório compromissivo. || (Enfim, não
é a melhor das testagens dos atos ilocutórios. Mas aceita-se. [Entretanto, Sónia Rodrigues, da Associação Portuguesa de Linguística, e a Associação de Professores da Português já vieram dizer que esta pergunta está mal corrigida pelo IAVE: não se pode pretender a resposta «compromissivo», teria de ser «assertivo». Por mim, direi que o item está mal feito, nunca se deveria propor pergunta com solução tão discutível. Para o estilo de ensino que acaba por se fazer no secundário, a resposta mais óbvia é «compromissivo», mas, para um linguista, a melhor resposta é «assertivo». Seria «compromissivo» se 'como um dia veremos' significasse que a autora trataria desse assunto em próxima aula ou em próxima crónica e com isso se comprometia; porém, a interpretação que um leitor eficiente faz é de que a cronista assevera que o que acabara de dizer é verdadeiro e por isso será comprovado «um dia» — logo o ato ilocutório em causa parece ser «assertivo»].)
Quanto ao grupo I, a parte A ocupava-se de um
texto que até ouvimos em aula (aula 98-99; ver o slide 35 da apresentação, por
exemplo); também os tepecês das aulas 83-84 e 88-89 quase que correspondem ao
que era perguntado nesta parte do exame. Quanto à parte B, o texto com a
repreensão dos Voadores foi também analisado em aula (ver aqui, mais ou menos a meio: o quadro da
aula 43-44 do 11.º ano contém aproximadamente o que foi perguntado na prova de exame).
Espero
que o exame lhes tenha corrido o melhor possível. (Na verdade, será talvez até mais o modo como escreveram do que as «matérias» que moldará a classificação.) E que tenham agora também bons
resultados nas outras provas que aí vêm. Boa sorte.
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