Sunday, September 15, 2013

Correção do exame nacional


Ponho as respostas aos itens mais diretos, os do grupo II (as letras separadas por barra diagonal correspondem a cada uma das versões). Depois, acerca do grupo I (A e B), remeto para as aulas em que estudámos os textos em causa. (Entretanto, já foram publicados os critérios oficiais: ver aqui. Eu enganara-me na 1.7...)


1.

1.1 B/C || interpretação idealista da sua personalidade. || (É isto que o seu ponto de vista não inclui. As outras alíneas são referidas no resto do parágrafo.)

1.2 C/A || mantém-se inalterada. || (Embora deva dizer que esta pergunta não estará bem feita. Ainda que me pareça que seja a resposta que exigem, é perfeitamente possível inferir que, no fundo, a admiração da autora foi caldeada pelo próprio conhecimento de outros escritores  e, portanto, teria mudado — consideravelmente?)

1.3. A/D || passou a integrar o real de forma mais complexa.

1.4. D/C || da dificuldade dos leitores em entenderem a literatura subsequente.

1.5. D/B || uma metáfora.

1.6. A/C || obrigação. (É o sentido deôntico, não é o epistémico.)

1.7. D/B || expositivo. (Esta é uma pergunta que não deveria constar de um exame nacional. As fronteiras entre texto argumentativo e expositivo são ténues; no parágrafo em causa há os dois tipos de abordagem, embora me pareça prevalecer a expositiva. [E enganei-me mesmo: é «argumentativo» que está na correção do GAVE.])

2.

2.1 Predicativo do sujeito. || (Verbo «continuar» é copulativo.)

2.2. Subordinada adjetiva relativa explicativa. || (Também é um pouco rasteirento o recurso a uma relativa começada por «onde», embora nós as chegássemos a exemplificar mais do que uma vez.)

2.3. Ato ilocutório compromissivo. || (Enfim, não é a melhor das testagens dos atos ilocutórios. Mas aceita-se. [Entretanto, Sónia Rodrigues, da Associação Portuguesa de Linguística, e a Associação de Professores da Português já vieram dizer que esta pergunta está mal corrigida pelo IAVE: não se pode pretender a resposta «compromissivo», teria de ser «assertivo». Por mim, direi que o item está mal feito, nunca se deveria propor pergunta com solução tão discutível. Para o estilo de ensino que acaba por se fazer no secundário, a resposta mais óbvia é «compromissivo», mas, para um linguista, a melhor resposta é «assertivo». Seria «compromissivo» se 'como um dia veremos' significasse que a autora trataria desse assunto em próxima aula ou em próxima crónica e com isso se comprometia; porém, a interpretação que um leitor eficiente faz  é de que a cronista assevera que o que acabara de dizer é verdadeiro e por isso  será comprovado «um dia» —  logo o ato ilocutório em causa parece ser «assertivo»].)


Quanto ao grupo I, a parte A ocupava-se de um texto que até ouvimos em aula (aula 98-99; ver o slide 35 da apresentação, por exemplo); também os tepecês das aulas 83-84 e 88-89 quase que correspondem ao que era perguntado nesta parte do exame. Quanto à parte B, o texto com a repreensão dos Voadores foi também analisado em aula (ver aqui, mais ou menos a meio:  o quadro da aula 43-44 do 11.º ano contém aproximadamente o que foi perguntado na prova de exame).







Espero que o exame lhes tenha corrido o melhor possível. (Na verdade, será talvez até mais o modo como escreveram do que as «matérias» que moldará a classificação.) E que tenham agora também bons resultados nas outras provas que aí vêm. Boa sorte.


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