Monday, September 12, 2011

Avaliação 3

Começos de Novembro de 2011

A área da receção e da produção orais (isto é, Ouvir/Falar) quase não será referida. Apenas menciono a leitura em voz alta, que se integra na produção oral, já que tenho postergado treino e avaliação de Ouvir e de Falar para a segunda parte do período. Ou seja: nas linhas que se seguem aprecio a Escrita, a Leitura — e esta com menos segurança do que a Escrita —, a Leitura em voz alta (que representa tudo o que fizemos até agora no domínio da oralidade) e a Gramática.

Afonso
Tem estado concentrado nas aulas. Não tem mostrado especiais dificuldades nas tarefas de compreensão (embora tenha tido, nos dois questionários de compreensão escrita já corrigidos, Insuf e Suf-). A leitura em voz alta foi até de Bom- [fez há pouco outra leitura apenas Suficiente]. Na escrita há alguns erros de ortografia, mas as redações têm sido Suficientes. Tem feito os tepecês. Na gramática, 9,5.

Ana Gisela
Tem sido muito correcta na atitude de trabalho. Faz alguns erros ortográficos. Nas várias áreas está cerca do Suf+ (Leitura: I+ e B-; Escrita: Suf+; Leitura em voz alta: 13; Gramática: 12) Tem feito os tepecês.

Marta
Inicialmente, das mais ansiosas no magno problema das notinhas (e, nessa altura, no resto do tempo sempre a falar para o lado ou desatenta). Lá discutimos e alterou decisivamente a sua atitude, estando agora a trabalhar com concentração. Tem uma escrita que ainda tem de se tornar mais vigiada (erros ortográficos e até alguma sintaxe), mas vai-se aproximando do Bom. Leitura propriamente dita foi de Insuf e Suf+. Leitura em voz alta de Bom-. Em gramática, 16,5. Tem feito os trabalhos de casa.

Filipa
Tem qualidades no domínio do Português — boa leitura em voz alta (16,75), escrita bastante aceitável (à volta de Bom(-)) — e tem feito os trabalhos de casa. Em aula, na fase inicial, revelou pouca concentração (pedindo ajuda para o que estva evidentemente plasmado no enunciado, por exemplo); porém, creio que estará agora mais autónoma. Nos questionários de leitura, em média, Suf. Na gramática, 11.

Filipe
Tem caligrafia má e ortografia e leitura em voz alta também bastante incipientes. Não tem feito tepecês, o que não é nada aconselhável para quem terá de mostrar atitude de esforço (já que tem algumas dificuldades nesta área). Na leitura, Insuf- e Suf-. Na escrita, Insuf+/Suf-. Na leitura em voz alta, 12. Na gramática, 10,5.

Francisco Alm.
Já falhou tepecês. Parece escrever bem — na escrita, média será de Bom(-). Terá boa compreensão de textos também (Bom e Bom+). Leitura em voz alta foi apenas razoável (14), talvez porque não a preparasse em casa. Em gramática, 13.

Francisco Az.
Escrita parece ser apenas suficiente. Também a leitura em voz alta e a compreensão do escrito (= leitura propriamente dita) apenas rondam o Bom-. Em gramática, 13. Trabalhos de casa feitos com pouco cuidado (e um por fazer).

Gi
Bom trabalho em aula. As capacidades de base no Português também as parece ter (reporto-me sobretudo à expressão e à recepção; na gramática não teve grande resultado) . Embora nas várias tarefas ainda não tenha ultrapassado o Bom (médias: Leitura: Suf+; Escrita: Bom; Leitura em voz alta: 13,75; Gramática: 11), adivinho que vai evoluir muito. Tem feito os tepecês.

Gonçalo C.
Não fez nenhum tepecê! Na leitura, Insuf+ e Suf+. Na escrita, Suf+/Bom- (mas não estou a contar com o que não fez e deveria ter feito). Na leitura em voz alta, 13,75. Na gramática, 10,5. Não tenho ideia de que em aula não esteja concentrado, mas tem de alterar a atitude quanto ao trabalho em casa.

Gonçalo F.
Já falhou tepecês. Não parece ter dificuldades nos vários domínios (embora nem sempre me pareça completamente concentrado — cfr. conversa com João). Leitura, Suf. Escrita, Suf+/Bom-. Leitura em voz alta foi boa (15 [mas, recentemente, já esteve um pouco pior, creio que porque não a preparara em casa]).

Inês G.
Já falhou dois tepecês. Tem feito as tarefas com nível aceitável (entre o Suf+ e o Bom-, direi). Na compreensão de textos (leitura), teve Suf- e Bom+. Na escrita, ainda há alguns erros ortográficos (em média, Suf+). Ainda não pude avaliar a sua leitura em voz alta. Em gramática, 11.

Inês V.
Na escrita, a média andará pelo Suf+ (faz alguns erros ortográficos). Nos questionários de compreensão do escrito, Insuf+ e Suf-. Na leitura em voz alta, Bom- (13,25/5 e, recentemente, 14). A gramática foi a área mais fraca (6,5). Tem feito os tepecês.

Joana
Parece ter capacidades nos domínios do Português (boa leitura em voz alta — 15,25 e, recentemente, 17 —, escrita razoável, que se vem acercando do Bom, apesar de alguns erros ortográficos). Tem feito os tepecês. Em aula, parece-me que trabalha bem.

João
Há o problema comum a outros colegas que estava na fila da parede (que aliás, entretanto, foi reformulada): desatenção, quando estou a falar; alguma demora, no começo das tarefas. (E, agora que mudou para a segunda fila, mantém-se a situação, no se refere à relativa desatenção, embora já mitigadamente.) Não parece ter dificuldades particulares nas várias áreas, embora esteja a ter sobretudo Suf+/B- (Leitura: Suf e Suf-; Escrita: Suf+/Bom-; Leitura em voz alta: 13,75-14; Gramática: 12,5) Tem feito os tepecês.

José
O que referi acima (cfr. João) sobre a fila da parede também é verdade (ou era então verdade) para o José. Que aliás não estará terá a mesma facilidade do antigo colega de carteira nas competências do Português: Leitura: Insuf+ e Suf+; Escrita Suf/Suf+; Leitura em voz alta: 12,5; Gramática: 10,5. Tem feito os tepecês.

Rafael
Julgo que tem boa atitude em aula. Tem feito os tepecês. A escrita, a leitura, a leitura em voz alta andam pelo Suf, Suf+, abeirando-se, por vezes, do Bom-. Em gramática, 12.

Leonor
Outra aluna muito correcta no modo como encara o trabalho. Além disso, tem capacidades nestes domínios (sem dificuldades especiais na compreensão, bem na leitura em voz alta e na escrita). Tem andado entre o Bom- e o Bom+, mas esteve abaixo disso na gramática, com 11. Tem feito os tepecês.

Luísa
Tem muito boa capacidade para se concentrar nas tarefas e resolvê-las. Em compreensão de textos começou por Suf, mas já teve entretanto Muito Bom-. Na escrita e na gramática, vai-se avizinhando do (ou tendo mesmo) Muito Bom. A área em que tem mais «margem de progressão» é a leitura em voz alta (em que esteve apenas Bem [e, com efeito, quando isto escrevo, acabou de fazer uma leitura já muito melhor, de 17,5]). Tem feito os tepecês (e sempre muito bem).

Marta P.
Em aula, tem trabalhdo bem. Não tem dificuldades em nenhuma das áreas (Leitura: cerca de Bom; Escrita: Suf+/Bom-; Leitura em voz alta: 13,75; Gramática: 14), embora adivinhe que a leitura em voz alta possa ser melhorada quase imediatamente. Tem feito os tepecês.

Marta V.
Boa atitude em aula. Parece-me ter boas capacidades nos domínios da expressão e da receção. Destaco a leitura em voz alta (de Bom +; nas outras competências, anda entre o Bom – e o Bom +). Na gramática, não esteve tão bem: 10. Tem feito os tepecês.

Miguel G.
A sua atitude em aula, aparentemente aérea, não deixa de ser correcta e relativamente aplicada. Não tem dificuldades, embora também não tenha ultrapassado o Bom pequeno em nenhuma das áreas de produção e de compreensão; e, no domínio da gramática, teve apenas 10 (talvez não tenha havido concentração nesses momentos ou trabalho em casa). Falhou um tepecê e meio.

Miguel B.
Sobretudo nos primeiros tempos, exasperante a conversa para o lado e para trás. Recentemente, creio que isso tem sido quase revertido. Não lhe vejo dificuldades de maior (a não ser a falta de «arrumação» e esforço, notável, por exemplo, na classificação em gramática, que foi de 9). Não fez dois tepecês e meio.

Pedro R.
Tem várias boas capacidades. A sua escrita é — o que é interessante — complexificadora, mas, aqui e ali, há falhas de sintaxe e de ortografia, que podem aconselhar maior esforço na revisão. Até se ter mudado para o lado da Marta V., esteve conversador (com Miguel B., Franciscos e João/José, salvo erro). Nos questionários de leitura, Suf e Bom+; na Escrita, Bom; na Leitura em voz alta, 14,75-15; na gramática, 15). Tem feito os tepecês.

Pedro A.
Não parece ter dificuldades particulares em nenhuma das áreas, embora também ande quase sempre pelo Suf +/Bom- (Leitura: Suf+/Bom-; Escrita: Suf+; Leitura em voz alta: 13,5 — na escrita haverá que melhorar a ortografia e a noção de ponto final, que troca, por vezes, por vírgula). Em gramática, obteve já 15,5. Tem feito os tepecês.

Sara
Das melhores na compreensão do escrito (isto é, leitura): Bom- e Bom+. Bem também na leitura em voz alta: 14,5-14-75; e na gramática: 14. Um pouco mais fraca nos primeiros trabalhos de escrita (Suf/Suf+), embora escreva de modo interessante (e apesar de alguns erros ortográficos). Bom trabalho em aula. Tem feito os tepecês.

Cláudia
Faz alguns erros ortográficos que revelam incipiência, mas o retrato final do seu aproveitamento nas várias áreas de expressão e de receção aponta para o Suf+/Bom-. Em leitura, fez questionários de Insuf e de Bom-; a escrita é, em média, de Suf+/Bom-. A leitura em voz alta foi de 14. Esteve mais fraca na gramática (8,5). Não me parece que esteja desatenta, porém. Tem feito os tepecês.

Marta B.
Não deve ter especiais dificuldades na leitura (Suf- e Bom-). Escrita tem-se aproximado do Bom (pode melhorar: acentuação das esdrúxulas; ortografia, em geral; uso da vírgula). Teve boa leitura em voz alta (15). Área mais fraca foi a gramática (10). Creio que trabalha bem em aula. Falhou um tepecê.