Monday, September 12, 2011

Avaliação 9

Começos de Novembro de 2011

A área da receção e da produção orais (isto é, Ouvir/Falar) quase não será referida. Apenas menciono a leitura em voz alta, que se integra na produção oral, já que tenho postergado treino e avaliação de Ouvir e de Falar para a segunda parte do período. Ou seja: nas linhas que se seguem aprecio a Escrita, a Leitura — e esta com menos segurança do que a Escrita —, a Leitura em voz alta (que representa tudo o que fizemos até agora no domínio da oralidade) e a Gramática.

Afonso
Não parece ter dificuldades na compreensão de textos (teve Bom- e Suf+ nos questionários feitos até agora; costuma perceber as tarefas e realizá-las). Escreve bem (média das redações será precisamente de Bom). A leitura em voz alta é uma área em que tem bastante «margem de progessão» (teve 13,25-13,5). Está bem na gramática (15,5). Tem trabalhado concentradamente em aula e tem feito os tepecês.

Margarida
A leitura (compreensão dos textos) não é uma sua área forte (Insuf e Suf-). Está melhor na escrita (as redações serão, em média, de Bom-). Leitura em voz alta de 13,25. Teve Insuf (9) em gramática. Creio que tem trabalhado em aula. Ao contrário, falhou os dois tepecês que versavam a gramática.

Bárbara
Nos dois questionário de leitura, teve Insuficiente. Na escrita, andará pelo Bom(-). Leitura em voz alta: 13,25-13,5. Gramática: 12. Em aula, creio que vai trabalhando. Falhou um dos tepecês.

Bruno
Em leitura, oscilou entre Insuficiente e Suf+. Na escrita, em média, teve Suf- (ainda faz muitos erros de ortografia). Na leitura em voz alta, 12,75. Na gramática, 9. Nas aulas, trabalha razoavelmente (há momentos em que não parece estar concentrado na tarefa pedida, e em que tenho de o incentivar a regressar ao trabalho; ultimamente tenho tido de lhe pedir que se vire para a frente). Falhou dois trabalhos de casa (um e meio, para ser exato).

Carlos
Independentemente do que se segue, nada vale a pena, se não houver outro estilo em aula. É preciso passar a concentrar-se nas tarefas (sem estar a falar para o lado com tanta frequência). Em compreensão de textos tem fracos resultados nos questionários que fizemos (Insuf e Suf-), o que acaba por se confirmar nas tarefas que vamos fazendo em aula (em que não segue o enunciado escrito, se não houver explicação oral adicional — creio que isso sucede talvez até mais por não se focar na tarefa do que por dificuldades de leitura propriamente ditas). A escrita tem sido, em média, de cerca de Suf-. A leitura em voz alta foi de 13. Na gramática, 9. Falhou dois dos tepecês.

Catarina V.
A média em leitura é de Suf (Suf+ e Insuf+). Na escrita, andará pelo Suf+/Bom-. Leitura em voz alta de Bom- (14). Gramática: 8. Creio que, em aula, tem havido demora desnecessária a aplicar-se nas tarefas. A nota em gramática também mostra que não tem estado com a concentração devida. Falhou um dos tepecês.

Catarina S.
A leitura ainda é fraca (Insuf+ e Insuf-), o que se reflecte também na leitura em voz alta (12) e, provavelmente, influenciou o rendimento em gramática (6,5; o trabalho de gramática implicava bastante a leitura das perguntas). Na escrita, apesar dos erros ortográficos (também eles relacionáveis com dificuldades de leitura), vai tendo média de Suf ou de Suf(-). Parece-me trabalhar em aula. Ao contrário, já falhou alguns tepecês, aspeto que deve corrigir.

Daniel
A leitura (isto é, compreensão de textos) será Suficiente (Insuf, primeiro; depois, Suf+). Também na escrita a média será, aproximadamente, de Suf (há ainda erros de ortografia; por vezes, o género de texto não terá sido bem percebido). Leitura em voz alta foi de 13,25. Em gramática, 12,5. Tem trabalhado bem em aula. Tem feito os tepecês.

Filipe
Em compreensão de textos (isto é, leitura), teve Insuf+ e Suf+. Na escrita, andará por Suf+/Bom- (alguns erros ortográficos). A leitura em voz alta foi de 13. Em gramática, 11,5. Tem trabalhado bem em aula. Tem feito os tepecês.

Francisco
Em compreensão de textos (leitura) não terá especiais dificuldades (teve Suf- e Bom-). Na escrita, em média, Suficiente (melhorar: ortografia; pontuação — uso da vírgula quando deveria estar ponto final). Na leitura em voz alta, 13-12,75. Em gramática, 12. Em geral, tem trabalhado bem (embora, de início, algumas vezes tenha tido de o recentrar na tarefa que se estava a fazer). Tem feito os tepecês.

Gonçalo
Tem de alterar o modo de estar nas aulas. A leitura (compreensão dos textos) não é forte (Suf- e Insuf+), o que talvez se note também nas dificuldades em perceber o que se indica nos enunciados das várias tarefas da aula (mas também era preciso estar mais concentrado, evitando a dispersão em conversas — talvez seja mais isso que falha). Na escrita, média de Suficiente (acentuação e pontuação melhoráveis). Na leitura em voz alta, 13,5. Na gramática, 11,5. Como já fui dizendo, trabalho em aula tem de ser menos entrecortado por todos os pretextos de distração que surgem; e tem de haver tentativa de ler o que está nas folhas. Tem feito os tepecês.

Scheltinga
Em leitura (compreensão dos textos), teve Suf- e Bom-. Escreve criativamente (média das redações será próxima do Bom). Leitura em voz alta é de 13,5. Em gramática teve 11. Depois de início com alguns maus momentos, parece-me que agora vai trabalhando melhor, o que preciso ainda de confirmar. Falhou os tepecês relativos a gramática.

João G.
Antes de mais: é preciso mudar completamente de atitude, só conversando excepcionalmente (o foco terão de ser as tarefas distribuídas ou o que se esteja a dizer para todos). A leitura não é o seu forte (Insuf+ em ambos os questionários, feitos aliás com muita demora — aspeto que futuramente terá de ser evitado); é por isso natural que as dúvidas que me põe acerca do que é para fazer, quando se trata das restantes tarefas, sejam efectivas (mas, é claro, não ajuda à compreensão das tarefas o facto de estar a conversar). Na escrita, Suf-/Insuf+ (ou menos, já que também não entregou dois trabalhos de casa, que eram redações). Não lê mal em voz alta (13,75-13,5). Teve 10,5 em gramática. Falhou os tais dois trabalhos de casa.

Manel
Tem capacidades, mas precisa de ir fazendo as tarefas (em aula e em casa). De certo modo, favorecê-lo-ia um estilo de avaliação convencional, centrado nos testes. Assim, em avaliação constante, tem de ir trabalhando mais (não ficar parado, quase que à espera da correção). Nos questionários de compreensão de textos (leitura) teve Suf- e Suf+. A escrita andará pelo Suf/Suf- (erros de pontuação e de acentuação, sobretudo). Fez leitura em voz alta de 14. Teve 10,5 em gramática.

Márcia
Falhou mais no segundo questionário de compreensão de textos (Insuf+) do que no primeiro (Bom-), que aliás fora mais difícil. Não tenho, portanto, uma ideia ainda firmada da sua capacidade nesta área da leitura. Na escrita, tem vindo a evoluir para o Bom+. Também a leitura em voz alta foi boa (15,25). Em gramática, 13,5. Nas aulas trabalha com concentração. Tem feito os tepecês.

Maria
Teve notas fracas na compreensão de textos (Insuf- e Insuf). A escrita é Suficiente. Leitura em voz alta: 13,25. Em gramática, 8,5. Em aula, tem-se empenhado (embora talvez não logo desde o início do ano). Falhou dois tepecês e meio.

Zanatti
Tem de mudar muito o seu estilo de encarar a aula. Na leitura, em média, Suf-. Na escrita, também cerca de Suf-. Na leitura em voz alta, 12,75. Na gramática, 8,5. Nas tarefas em aula, ainda não mostra a concentração necessária. Creio que as interrupções constantes (por conversas ou por não ter lido com calma o que está nas folhas) acabam por prejudicar a realização dos trabalhos; e, claro, têm prejudicado a todos. Há que melhorar muito neste aspecto. Tem feito os tepecês.

Miguel
Na leitura (compreensão de textos), teve Insuf e Suf+. Escreve benzinho (a média em sido de Bom-): pode melhorar acentuação (cfr. esdrúxulas) e pontuação. Na leitura em voz alta, 14,5. Na gramática, 9,5. Tem trabalhado bem em aula. Tem feito os tepecês.

Paulo
Em leitura teve resultados díspares (Insuf. e Bom-), mas tenho a ideia de que a sua capacidade corresponde sobretudo ao segundo resultado. Escreve bem. A leitura em voz alta é de 13 (trata-se, portanto, de domínio em que tem boa «margem de progressão» [recentemente, teve 14]). Bastante bem em gramática (16,5), confirmando qualidades que já lhe percebera. Trabalha bem em aula. Só falhou um tepecê.

Pedro M.
Na compreensão de textos, Suf menos. Na escrita, em média, cerca de Suf/Suf- (ainda faz bastantes erros ortográficos). Em leitura em voz alta, 13,25-13,5. Quanto à gramática, prefiro esperar pelo próximo trabalho para apreciar esse domínio. Em aula, por vezes, demora a lançar-se à tarefa que há para fazer (levado talvez por alguma conversa com colegas próximos). Falhou dois dos tepecês.

Rita
Em leitura, Suf/Suf+. Escreve bem (único aspeto melhorável de imediato: vírgulas a delimitar modificadores). Leitura em voz alta de 13 (decerto pode fazer melhor). Em gramática, 8 (o que deve significar que não esteve atenta). Tenho a ideia de que trabalha bem em aula. Tem feito os tepecês.

Rodrigo
Tem boa compreensão de textos (Suf+ e Bom+). Escrita será ainda de apenas Suf+ (deve evitar certa informalidade que a escrita não pode ter; acentuação das esdrúxulas; alguma pontuação). Leitura em voz alta de 13,5 (certamente, pode aqui progredir muito). Na gramática, 14,5. Tem trabalhado bem aula. Só falhou um tepecê.

Rui
Nos questionários de leitura teve Suf+. A escrita já se aproxima do Bom- (pontuação é o ponto a melhorar mais imediatamente). Leitura em voz alta de 13,75. Em gramática, 13. Tem trabalhado em aula com concentração. E tem feito os tepecês.

Sara
Nos questionários de leitura, em média, Suf. Escreve bem. Leitura em voz alta é de 15,5 [recentemente: 17]. Esteve bem também no questionário de gramática (14,5). Tem trabalhado sempre bem em aula. Fez sempre os tepecês.

Tiago D.
Em leitura (compreensão dos textos), Suf. As redações têm sido de Suf ou de Suf menos (além da caligrafia — distinção maiúsculas/minúsculas, por exemplo —, deve procurar melhorar a ortografia e evitar estilo informal). Na leitura em voz alta, 13,25. Prefiro esperar pelo próximo trabalho, para exprimir apreciação sobre a área da gramática. Creio que, por vezes, não se tem concentrado nas tarefas das aulas com a continuidade desejável (por haver alguma conversa na fila em que está). Falhou parte dos tepecês.

Tiago F.
Tem tido resultados fracos na compreensão de textos (Insuf e Insuf-). A escrita é de Suf (+), em média, mas já teve também Bom(-). Leitura em voz alta: 14 [recentemente, até um pouco mais]. Na gramática, 8. Deve tentar ser mais desembaraçado a resolver as tarefas (creio que a dificuldade se relaciona com a compreensão do que se pede nas folhas, mas é provável que também tenha que ver com a concentração, que não pode ser intermitente); há vários momentos em que não está a fazer as tarefas da aula — ao contrário de Maria, por exemplo, que consegue focar-se mais no que há a fazer. Falhou um tepecê (e meio).

Nuno
Teve resultados quase extremos nos dois questionários de compreensão (Insuf+ e Muito Bom-). Na escrita, em média, Bom menos (ainda faz alguns erros ortográficos). Na leitura em voz alta, 13,5. Na gramática, 12,5. Tem trabalhado bem em aula. Tem feito os tepecês.

João Pedro
Em leitura, Insuficiente e Suficiente+. Na escrita, a média será de Suf+ (ainda há alguns erros ortográficos). A leitura em voz alta foi de 13,25. Na gramática, 9,5. Não consigo ter uma ideia já formada sobre a sua capacidade de concentração nas tarefas da aula. Tem feito os tepecês.