Monday, September 12, 2011

Avaliação 6

Começos de Novembro de 2011

A área da receção e da produção orais (isto é, Ouvir/Falar) quase não será referida. Apenas menciono a leitura em voz alta, que se integra na produção oral, já que tenho postergado treino e avaliação de Ouvir e de Falar para a segunda parte do período. Ou seja: nas linhas que se seguem aprecio a Escrita, a Leitura — e esta com menos segurança do que a Escrita —, a Leitura em voz alta (que representa tudo o que fizemos até agora no domínio da oralidade) e a Gramática.

Filipa
Na leitura (= compreensão de textos) não tem tido grandes resultados: média será de Insuf+. Na escrita, andará pelo Bom/Bom menos (ainda pode melhorar a ortografia). Na leitura em voz alta, 13,75. No questionário de gramática, 7,5. Tem trabalhado bem em aula, quando se trata de realizar tarefas (escrever textos, por exemplo); pode estar mais concentrada nos momentos de exposição minha (e, se calhar, nas tarefas de gramática). Tem feito os tepecês.

Sofia A.
Na leitura, depois de um Insuf (num questionário em que muitos tiveram nota igualmente fraca), teve um Bom menos, que mostra que não tem dificuldades marcadas na compreensão de textos. Na escrita vem tendo Suf+/Bom- em quase todas as redações. Na leitura em voz alta, 13. No questionário de gramática teve 12,5. Tem trabalhado em aula concentradamente. Tem feito sempre os tepecês.

Carolina
Na leitura (compreensão de textos), Suf+. Na escrita, a média estará entre entre o Bom e o Bom menos (um dos aspectos que pode melhorar é o uso das vírgulas, por vezes excessivo). Leitura em voz alta boa (15,5-15,25). No questionário de gramática teve 14. Trabalha bem em aula, mas precisa de desenvolver a capacidade de ler as indicações e prosseguir com certa autonomia. Tem feito os tepecês.

Catarina
A compreensão de textos não é uma sua área forte (teve Suf- e Insuf+). Nem a gramática aliás (no questionário, teve 8). Na escrita, a média é de Suf+/Bom- (deve melhorar a pontuação, atentando mais no uso do ponto, em vez da vírgula; e também a acentuação). Teve uma leitura em voz alta de 14,5-14,75. Sobretudo na primeira dezena de aulas, revelou pouca propensão para ouvir o pouco que eu explicasse (falava sempre com o colega do lado); também não seguia as indicações escritas com facilidade. Estará agora mais atenta. Só falhou um tepecê.

Daniel
Na leitura (compreensão de textos) terá de melhorar bastante (em ambos os questionários teve nota fraca). A escrita é de Suf/Suf- (a ortografia, incluindo a acentuação, é o problema maior). Na leitura em voz alta, 12. Na gramática, 9. Falhou dois tepecês. Não tenho razões de queixa quanto à atitude de trabalho em aula.

Gonçalo
Teve notas fracas nos questionários de leitura (talvez ainda não esteja habituado a este tipo de questionários fechados). Na escrita, a média será de Suf+ mas já se tem aproximdo do Bom. Leitura em voz alta: 14. Na gramática, 8. Houve uma fase inicial do ano em que esteve por vezes bastante desatento (por conversa); desde que mudou de lugar, tem estado sempre concentrado. Tem feito os tepecês.

João
Na leitura (compreensão de textos) não terá dificuldades especiais (em média, nos questionários, Suf+). A escrita também tem aproximdamente a mesma média (Suf+). E a leitura em voz alta também é de Suf+ (13). No questionário de gramática teve 10,5. Depois de um começo em que falava demasiado com os colegas perto, tem agora trabalhado com concentração. Tem feito os tepecês.

João Almendra
Leitura (compreensão de textos) não será forte (os questionários não estiveram em nível suficiente). Ao contrário, parece escrever bem: nas redações, média de Bom menos (pode melhorar o uso das vírgulas nos casos de modificadoes). Leitura em voz alta foi de 15,5. No questionário de gramática teve 8. Trabalha em aula com concentração. Tem feito os tepecês.

Lara
Nos questionários de leitura (compreensão de textos) não atingiu nível suficiente. Na escrita, em média, Suf+/Bom-. A leitura em voz alta foi de 14,5. No questionário de gramática teve 7,5, o que eu atribuo também a provável precipitação na leitura. Tem trabalhado em aula com concentração. Tem feito sempre os tepecês.

Maria
Nos dois questionários de leitura (entenda-se compreensão de textos) teve Insuf+ e Suf menos. Na escrita, terá um pouco mais (Suf+), mas falhou vários trabalhos (que terão coincidido com faltas?). A melhorar: uso do ponto final (em muito casos em que põe vírgula); acentuação das esdrúxulas. Na leitura em voz alta, 12. No questionário de gramática, 10. Tem trabalhado bem em aula, embora no início do ano estivesse apenas intermitentemente comcentrada. Tem feito os tepecês.

Mariana S.
Na leitura (compreensão de texto) começou por ter fraca nota, mas teve depois Bom-, classificação em que acredito mais. A escrita tem sido Boa (a evitar: ligeiras falhas de pontuação). Lê bem em voz alta (15,5-15,75). Deve procurar melhorar em gramática, em cujo questionário teve 8. Trabalha bem em aula. Tem feito os tepecês, mas incompletamente os de gramática.

Mariana C.
Nos questionários de leitura teve Suf- e Bom-. Nas redações, tem, em média, Bom+ (escreve muito bem). Também a leitura em voz alta se aproxima do Muito Bom (teve 17). No questionário de gramática, 15. Trabalha bem em aula. Tem feito os tepecês.

Mariana L.
Creio que tem boa compreensão dos textos (nos questionários: Insuf+ seguido de um Bom+). Escreve bem (nas redações: entre Suf+ e Bom-). Também boa a leitura em voz alta (15). No questionário de gramática teve apenas 10 (e já tinha sido nesta área que falhara um tepecê e meio). Em aula, trabalha bem. Só falhou o tal tepecê e meio.

Marta
Na leitura ainda deve ter de evoluir (teve notas fracas nos dois questionários). Na escrita já vem tendo Bom ou Bom- (pormenor a rever: tende a usar vírgulas a mais). Leitura em voz alta: 14-13,75. No questionário de gramática teve 10,5. Costuma trabalhar bem em aula. (Em certos momentos, tal como outros colegas da mesma fila, não pareceu suficientemente atenta ao que estava a dizer — a anunciar tarefas ou a explicar gramática, por exemplo). Tem feito os tepecês.

Miguel T.
Nos questionários de leitura (compreensão) teve Suficiente e Suficiente-. Escreve bem: nas redações tem tido Bom ou Bom(-). Leitura em voz alta: 14. No questionário de gramática teve 13,5. Tem trabalhado bem em aula. Tem feito os tepecês.

Pedro F.
Tem boa compreensão dos textos (leitura). Escreve bem (redações têm estado entre Bom- e o Muito Bom-). A leitura em voz alta foi de 15. No questionário de gramática, 11 (aliás, já nos tepecês de gramática estivera abaixo do resto das suas capacidades; é área a não descurar). Trabalha bem em aula. Fez todos os tepecês.

Pedro S.
Tem decerto boa capacidade de leitura (Suf+ e Bom- nos questionários). A escrita, em média, é de Bom. Também boa a leitura em voz alta (15,75). No questionário de gramática, 14. Tem trabalhado bem nas aulas (resolve as tarefas com concentração), embora, como já disse a propósito de Marta, nem sempre a fila deixe de conversar quando estou a explicar alguma coisa à turma. Tem feito os tepecês.

Rita
A leitura (compreensão de textos) não é a sua área melhor (nos questionários, Insuf+ e Suf-). Escreve bem (nas redações teve sempre Bom). A leitura em voz alta foi de 14,5-14,25. No questionário de gramática teve 10,5. Trabalha bem em aula (quer a resolver as tarefas; quer na atenção ao que é explicado). Tem feito os tepecês, mas não os de gramática. Aspeto que não deve ser descurado: assiduidade.

Salomé
A leitura (compreensão de textos) ainda é a área menos forte (nos dois questionários, Suf- e Insuf+). Na escrita a média é de Bom (e consegue escrever com interessante elaboração). Leitura em voz alta: 14,25. No questionário de gramática teve 13,5. Tem trabalhado bem em aula, com concentração. Tem feito os tepecês.

Sofia R.
Nos questionários de leitura (compreensão de textos) teve Insuf+ e Suf+. Na escrita tem tido Bom e, agora, Bom(+). (Pode melhorar o uso das vírgulas, quando delimitam modificadores.) Boa leitura em voz alta (15,25). No questionário de gramática teve 14,5. Trabalha bem em aula, resolvendo bem as tarefas e sabendo ouvir. Tem feito os tepecês.

Solange
Nos questionários de leitura, Suficiente menos. Na escrita, tem tido entre Suf(+) e Bom- (ainda há alguns erros ortográficos). Na leitura em voz alta, 14-13,75. No questionário de gramática, 8,5. Tem trabalhado bem em aula. Tem feito sempre os tepecês.

David
Na compreensão dos textos (leitura), Suf-. Na escrita, tenho menos trabalhos seus do que dos outros colegas, o que se deve a ter faltado várias aulas (a média dos que vi é de Suf+; aspecto a melhorar: pontuação). Leitura em voz alta: 13. Não esteve na aula em que fizemos o questionário de gramática. Assiduidade é aliás qualidade que deve cultivar. Tem feito os trabalhos de casa. Creio que tem trabalhado bem nas aulas.

Tiago
Parece ter boa capacidade de leitura (Suf-, primeiro; depois, Bom+). Escrita andará pelo Bom-. Leitura em voz alta: 14. No questionário de gramática teve 11. Tem trabalhado bem em aula. Tem feito os tepecês.

Miguel G.
Deve ter boa capacidade de leitura (depois de um Insuf+, teve Muito Bom-). Já a escrita ainda terá de melhorar (a média tem sido de Suf/Suf+): é preciso rever mais, ser mais cuidadoso (ortografia, pontuação). Fez fraca leitura em voz alta (11,75). No questionário de gramática teve 9. Tem trabalhado bem em aula. Tem feito os tepecês.