Monday, September 12, 2011

Avaliação 4

Começos de Novembro de 2011

A área da receção e da produção orais (isto é, Ouvir/Falar) quase não será referida. Apenas menciono a leitura em voz alta, que se integra na produção oral, já que tenho postergado treino e avaliação de Ouvir e de Falar para a segunda parte do período. Ou seja: nas linhas que se seguem aprecio a Escrita, a Leitura — e esta com menos segurança do que a Escrita —, a Leitura em voz alta (que representa tudo o que fizemos até agora no domínio da oralidade) e a Gramática.

Alexandre C.
Já se percebeu que escreve muito bem (tem tido entre Bom+ e Muito Bom- nas redações). Também teve dos melhores resultados em compreensão de leitura. Para já, a leitura em voz alta (teve 14,75, abaixo do que vale nas outras áreas avaliadas; mas ainda pouco treinámos a leitura em voz alta) e a gramática (13,5) parecem ser os domínios em que tem mais margem de progressão. Só falhou um tepecê. Trabalha bem em aula, com toda a concentração.

Alexandre A.
Ponto a melhorar: falhou vários tepecês. Ao contrário, em aula tem trabalhado bem. Escrita andará pelo Bom menos (tem de rever mais e ter cuidado com pontuação: noção de ponto final — versus vírgula — ainda não está bem adquirida). Leitura e leitura em voz alta também têm média semelhante. Gramática: 9,5.

Margarida
Na escrita tem tido, em média, Suf+ (há algumas falhas de pontuação e, esperavelmente, de ortografia). Na leitura (compreensão de textos) estará entre Insuf+ e Suf-. Em leitura em voz alta, Suf. No questionário de gramática, 8,5 (embora eu saiba que esta nota fica aquém dos seus conhecimentos). Tem feito os tepecês, tal como trabalha com empenho em aula.

Artur
Aspecto a melhorar: cumprimento de tepecês. Falhou quase sempre neste aspecto. Outro aspecto a advertir: certa precipitação na conclusão de tarefas (há que não se satisfazer com a versão imediata, empenhar-se mais na revisão e até na elaboração do que faz). Há um certo desperdício de capacidades que tem (criativas, reflexivas; em boa parte, metalinguísticas, o que até pode constituir interessante destreza na nossa disciplina), por rapidamente se satisfazer com as tarefas a entregar. Escrita tem andado pelo Suf/Suf+, mas houve os tais trabalhos não feitos. Leitura ficou entre o Suf e o Insuf (mas arrisco que houve desnecessária precipitação, vontade de logo entregar). Leitura em voz alta de Suf (13). Gramática: 7,5.

Catarina S.
Escreve bem, embora ainda possa melhorar na ortografia e na pontuação. Em leitura, depois de um primeiro questionário fraco, esteve depois bastante melhor; e, em aula, trabalha bem, concentradamente. Julgo que na leitura em voz alta ainda vai progredir (está no Suf+/Bom-). No questionário de gramática teve 13. Falhou, digamos, um tepecê e meio.

Catarina N.
Escreve muito bem. Também em leitura tem tido bons resultados. O mesmo se diga da leitura em voz alta. Teve 18 no questionário de gramática. Tem trabalhado irrepreensivelmente, em aula e em casa.

Daniel
Escreve bem (aliás, muito bem). Teve 16,6 na gramática. Também tem tido bons resultados em leitura e em leitura em voz alta (embora decerto ainda vá progredir para notas melhores: tem andado pelo Bom(+) nestes dois domínios). Tem cumprido perfeitamente, tanto em aula como nos tepecês.

David
A escrita tem alternado entre Suf+ e Bom- (há erros ortográficos — em geral, a implicarem verbos e acentuação). Leitura, em média, foi de Insuf+/Suf-. Leitura em voz alta: Suf+ [recentemente: 14,5]. Gramática: 9. Tem-me parecido concentrado no trabalho em aula. Tem feito os tepecês, embora, por vezes, sem o rigor ideal.

Filipa
Falhou um trabalho e dois tepecês (terá isto coincidido com alguma falta a aulas?). Também não chegou a ler ainda em voz alta (estava constipada no dia em que treinámos/testámos a leitura em voz alta [recentemente: Bom-]). Portanto, tenho ainda um conhecimento da Filipa mais parcial do que em outros casos. A escrita tem sido de Suficiente (+), em média. Ainda deve progredir (sobretudo em ortografia e na pontuação). Não parece ter especiais dificuldades na compreensão de textos (teve Suf e Bom-). Em gramática: 11. Julgo que tem estado concentrada nas aulas.

Hipólito
Escreve bem. Também já percebi que é ágil na compreensão de textos. Na leitura em voz alta, andou pelo Bom (-), mas tudo indica possa progredir bastante neste domínio. Em gramática: 10,5. Tem feito os tepecês. Nas aulas, parece-me concentrado (embora, às vez, pareça demorar-se demasiado).

Gonçalo N.
Já falhou dois tepecês. Nos questionários de compreensão, Suf- e Bom+. As redações são, em média, de Suf (+), embora me faltem duas (uma em aula, mas que não chegou a entregar; e um dos tais tepecês). Há erros de ortografia e de pontuação. A leitura em voz alta é apenas Suficiente. Na gramática, 11. No trabalho em aula, tem de procurar ser mais rápido.

Gonçalo C.
Na escrita, a média será de Suf(+), falhando sobretudo a ortografia. Na compreensão de textos tenho resultados díspares (primeiro, fraco; depois, benzinho). A leitura em voz alta não é forte (12,75 foi o que registei). Em gramática, 12. Tem feito os tepecês e parece-me concentrado nas aulas (ou intermitentemente concentrado?).

Inês Marq.
Escreve bem (pontos a melhorar: a pontuação; alguma ortografia, incluindo acentuação). Nos questionários de compreensão de textos (leitura) tem tido Suficiente. Faz boa leitura em voz alta. No questionário de gramática, 10,5. Falhou um só tepecê, o primeiro.

Inês Mir.
Escreve bem (aliás, muito bem). Também em leitura (entenda-se: compreensão dos textos) teve Muito Bom- no segundo questionário, depois de uma nota não tão boa da primeira vez; mas, mais do que isso, revela muita capacidade na resolução das tarefas da aula. A leitura em voz alta foi boa (mas é decerto uma das áreas em que lhe será mais fácil progredir quase imediatamente). Em gramática, 17,5. Fez sempre os tepecês.

Joana
Na escrita, a média andará pelo Suf+ (ligeiros problemas de ortografia e de pontuação). A leitura, segundo os questionários mais formais, é ainda apenas de Insuf+, talvez porque não esteja ainda habituada ao estilo das perguntas. Acontecerá também um pouco isso na gramática (8,5)? A leitura em voz alta foi de Bom menos. Tem feito os tepecês (e até com bastante rigor) e tem-me parecido empenhada no trabalho em aula.

Beatriz
A escrita, em média, é de Bom menos (há ligeiros problemas de ortografia e de pontuação). A leitura andará pelo Suficiente. Também Suf+ a leitura em voz alta. Em gramática, 13,5. Tem feito os tepecês. Parece-me concentrada nas aulas.

Mar
Na escrita, a média será de Suf+/Bom- (ainda pode progredir na ortografia e na pontuação). Na leitura (compreensão de textos), também Suf+/Bom-. E o mesmo em leitura em voz alta. A área mais fraca foi, portanto, a gramática (12). Tem feito sempre os tepecês. Parece-me empenhada no trabalho em aula.

Maria Inês
Escreve bem (ainda que, em termos linguísticos, com aspectos ainda a melhorar: pontuação, alguma ortografia). Só fez um dos questionários de leitura, de Suf+. A leitura em voz alta também não corresponde ao nível de que, aparentemente, será capaz (teve 13,75-14). Na gramática, 13,5. Sobretudo no início, mostrou-se pouco cumpridora de certas regras necessárias: chegou algumas vezes ligeiramente atrasada, esqueceu o livro, não fez então os tepecês. Prometeu atenuar esse estilo, digamos, esquivo a certas convenções escolares. Em aula, resolve bem as tarefas.

Mariana
A escrita é de Suficiente, em média. Há bastantes problemas de ortografia e de pontuação. A leitura será de um pouco melhor (teve Suf e Bom-). Leitura em voz alta de Suf+. Gramática: 10,5. Pareceu-me que se desconcentrava muito nas primeiras aulas (pouco paciente para ler as folhas), mas admito que já esteja a evoluir para um trabalho mais contínuo, sem demasiadas conversas com a Maria Inês ou para trás. Tem feito os tepecês.

Marta M.
Escreve bem (ou, mesmo, muito bem). Nos questionários de leitura não tem estado tão bem (Suf e Suf+), mas creio que também nessa área vale mais do que isso. A leitura em voz alta é boa. Em gramática, 14. Tem-se mostrado concentrada nas aulas. Tem feito todos os tepecês.

Miguel A.
Tenho vários trabalhos em falta do Miguel (sete, para ser concreto). Até agora não fez tepecês! Também não fez um dos questionários de leitura nem uma das redações em aula (terá faltado, portanto). No que posso aferir em termos mais formais, andará pelo Suficiente+, na escrita, e pelo Suf-, na leitura; mas deve ter-se em conta que estas médias baixarão se se considerarem os tepecês por fazer. A leitura em voz alta foi fracota (na casa do doze) e aposto que não fora preparada em casa. No questionário de gramática, 9,5. Em aula, despacha-se sempre bastante rapidamente (o que é bom ou mau sinal?). Enfim, creio que tem de haver mais esforço, mais cumprimento dos «deveres».

Miguel D.
Escreve bastante bem. Também em leitura parece não ter dificuldades. A leitura em voz alta (13,75-14) é que ficou aquém do que presumo sejam as suas capacidades em geral. Decerto pode melhorar muito neste domínio, mesmo a curto prazo. Em gramática: 14,5. Tem feito os tepecês e parece-me empenhado no trabalho.

Núria
Escreve com gosto e inteligência; e com alguns erros também... (tudo isto pesado, a média será Suf+/Bom-). (As falhas são de pontuação, sobretudo, e de ortografia). Na leitura, tem estado entre o Insuficiente e o Suficiente-. A leitura em voz alta foi de Bom-. Em gramática: 8,5. Tem feito os tepecês e trabalha concentradamente nas aulas.

Rafaela
Em escrita tem tido, em média, Suf+/Bom-. Tem estado um pouco mais fraca nos questionários de compreensão de textos (Insuf+/Suf-). Boa leitura em voz alta. Em gramática, 8,5.Tem feito os tepecês e parece-me empenhada no trabalho em aula.

Rita
Escreve bem (pontuação ainda deve melhorar). Parece ter boa capacidade de compreender os textos, o que se confirma com a boa leitura em voz alta que faz (foi a melhor da turma neste domínio [recentemente: 17,5]). Na gramática, 11.Tem feito os tepecês e tem trabalhado bem em aula.

Rodrigo
Na escrita, tem-se fixado no Bom menos (melhorável: contraste maiúscula-minúscula; gestão dos limites da página; pontuação) . Também foi essa a nota mais recente em questionários de leitura. E também a leitura em voz alta foi de Bom menos. Tal como em gramática teve 14. Tem feito os tepecês. Costuma trabalhar bem em aula.

Sara
Tem de evitar falhar os tepecês. Na escrita andará pelo Bom (mas se não levar em conta o que ficou por entregar...). Na leitura também esteve entre Suf e Bom-. A leitura em voz alta foi de 14,5-14,75 [recentemente: 16,25]. Está bastante bem em gramática (16). Não tenho queixas quanto ao trabalho em aula — costuma estar concentrada e é despachada —, mas faltam os tais tepecês.

Catarina B.
Tenho poucos elementos ainda. Chegou à turma numa altura em que já fizéramos vários trabalhos. Desde essa altura, fizemos alguns outros, mas ainda os estou a corrigir. Teve um questionário de leitura de Suf+. Na leitura em voz alta, 13,25. No questionário de gramática, 10 (mas tem de se ter em conta que não seguira boa parte das aulas sobre os primeiros conteúdos de gramática). Parece ter boa atitude em aula.