Monday, September 12, 2011

Avaliação 1

Começos de Novembro de 2011

A área da receção e da produção orais (isto é, Ouvir/Falar) quase não será referida. Apenas menciono a leitura em voz alta, que se integra na produção oral, já que tenho postergado treino e avaliação de Ouvir e de Falar para a segunda parte do período. Ou seja: nas linhas que se seguem aprecio a Escrita, a Leitura — e esta com menos segurança do que a Escrita —, a Leitura em voz alta (que representa tudo o que fizemos até agora no domínio da oralidade) e a Gramática.

Tomi
Na leitura (= compreensão de textos) tem tido Suf+. Na escrita, aproxima-se do Bom menos (além da pontuação, ainda pode melhorar a ortografia). Na leitura em voz alta, esteve também «benzinho» (14,75-14-5). No questionário de gramática, 13. Tem trabalhado bem em aula. Tem feito os tepecês.

Beatriz
Na leitura (= compreensão de textos) tem tido Suf+. Na escrita é aluna de Bom, para já, mesmo se algumas redações tiveram um pouco menos do que isso (uso das vírgulas melhorável). Lê bem em voz alta. No questionário de gramática teve 13,5. Tem trabalhado em aula concentradamente. Tem feito sempre os tepecês.

Cláudia
Na leitura, tem duas notas bastantes diferentes (num primeiro questionário, fraca; mais recentemente, Bom menos). Na escrita, que tem sido de Suficiente, há bastante a melhorar, no domínio da pontuação (noção de ponto final, que é muitas vezes substituído por mera vírgula) e da acentuação (raramente põe acentos). Leitura em voz alta foi de 12,75. No questionário de gramática teve 7. Trabalha bem em aula. Tem feito os tepecês.

Diogo
Na leitura teve agora Suf+ (mas tivera antes um Insuficiente). Na escrita a média é de Suf+ (ainda pode ganhar estilo mais formal e atentar na pontuação). Teve uma boa leitura em voz alta. No questionário de gramática, 8,5. Não tenho razões de queixa quanto ao trabalho em aula, mas tenho quanto aos tepecês, que nem sempre fez, ou fez com pouco cuidado.

Duarte
Teve Suf e Suf- nos questionários de leitura. Parece ser mais forte na escrita, onde já se vem fixando no Bom menos, e na gramática (no questionário, 15,5). Na leitura em voz alta ainda há bastante para progredir (teve 13). Tem feito tepecês e parece-me que tem trabalhado bem em aula.

Francisco S.
Teve notas fracas nos questionários de leitura (talvez ainda não esteja habituado a este tipo de questionários fechados). Na escrita tem andado, em média, pelo Bom- (há alguns erros ortográficos que pode ir evitando). Leitura em voz alta foi de 14,25-14,5. No questionário de gramática teve 13. Trabalha bem em aula (creio, porém, que ainda está pouco acostumado a ler as tarefas e a avançar sem explicação minha). Tem feito os tepecês.

Francisco R.
Na leitura tem, em média, Suficiente. Na escrita, Bom menos (alguns erros ortográficos). Pode ainda melhorar muito a leitura em voz alta, que foi de 12,25 apenas. No questionário de gramática teve 10,5 (outra área em que deve progredir). Tem trabalhado bem em aula. Tem feitos os tepecês.

Guilherme
Leitura, se considerarmos apenas os questionários, foi de Suf-. Na escrita tem vindo a ter sobretudo Suf+/Bom- (descartando a caligrafia, de letras desligadas, consegue boa sintaxe, tem boas ideias, mas faz ainda alguns erros ortográficos). Leitura em voz alta foi de 13. No questionário de gramática teve 13,5. Trabalha em aula com concentração. Tem feitos os tepecês.

Inês C.
Teve Bom menos nos questionários de leitura. Escreve muito bem (tem estado entre o Bom+ e o Muito Bom-). A leitura em voz alta foi de 15,25. No questionário de gramática teve 16,5. Tem a concentração ideal em aula. Tem feito sempre os tepecês.

Inês P.
Na leitura, Suf+/Bom-. Na escrita, está entre Bom e Bom+ (ainda há alguns raros erros ortográficos que pode evitar). Na leitura em voz alta, 15,25. No questionário de gramática teve 12,5. Tem tido muito bom trabalho em aula. Tem feito os tepecês.

Inês O.
A leitura (entenda-se, compreensão de texto) é a parte em se tem mostrado menos forte (Insuf+ e Suf-). Já a escrita tem sido Boa (a melhorar: ligeiras falhas de pontuação). Lê bem em voz alta (15,75). Pode melhorar em grmática, em cujo questionário teve 10,5. Creio que trabalha bem em aula. Tem feito os tepecês.

Joana
Nos questionários de leitura teve Suf e Suf+. Nas redações, costuma ter Bom/Bom-. Certamente que pode melhorar bastante na leitura em voz alta (teve apenas 13,25). No questionário de gramática, 12,5. Parece-me que trabalha bem em aula. Tem feito os tepecês (embora, às vezes, com confusões quanto à interpretação da tarefa).

João R.
Creio que tem boa compreensão dos textos (nos questionários teve Suf e Bom+). Também a escrita é inteligente, mas merecia ser mais revista (simples esquecimentos, acentuação, alguma pontuação); nas redações, tem tido entre Suf+ e Bom-. Leitura em voz alta: 14,25. No questionário de gramática teve 12,5. Em aula, não tenho razões de queixa quanto ao seu empenho, mas já falhou alguns tepecês.

João S.
Na leitura, em média, Suficiente. Também Suficiente na escrita (ainda há bastantes erros ortográficos; também a pontuação é melhorável — convém distinguir vírgula e ponto). Leitura em voz alta: 13,5-13,75. No questionário de gramática teve 11. Não tenho razão de queixa quanto ao seu trabalho em aula. Em termos de tepecês, houve uma falha e meia.

Luís
A compreensão dos textos é um seu ponto forte (teve Bom e Muito Bom-). A escrita andará, em média, pelo Bom menos (léxico é bom; pontuação é o que deve procurar ir remediando). Leitura em voz alta de 13,5-13,75 (portanto, também aqui pode progredir). No questionário de gramática teve 14,5. No trabalho em aula, revela-se rigoroso, mas pode melhorar a agilidade num momento inicial das tarefas (a sua hesitação perante o enunciado — certa precipitação? — contrasta com a capacidade de compreensão dos textos a que já aludi). Tem feito os tepecês.

Marta
A compreensão dos textos não é, para já, uma sua área forte (teve S- e I+). Ao contrário, as redações vêm-se fixando no Bom+. A leitura em voz alta é outro domínio em que pode melhorar muito (teve 13,75). E talvez também em gramática (no questionário respectivo teve 11). Trabalha bem em aula. Falhou apenas um tepecê.

Miguel F.
Na compreensão de textos, Suficiente, em média. Na escrita, tem tido cerca de Bom menos (e escreve bem — embora com certo vagar, o que aliás não é forçosamente mau —, pelo que até subirá decerto). Na leitura em voz alta, 14. No questionário de gramática teve 12. Trabalha bem em aula. Tem feito os tepecês.

Miguel P.
Na leitura, Suf +. Escreve bem (ou bem menos): faz apenas ligeiros erros de pontuação. Também a leitura em voz alta é boa (14,75). No questionário de gramática teve 11,5. Trabalha bem em aula. Tem feito os tepecês.

Mónica
Nos questionários de leitura teve Insuficiente e Suf menos. Na escrita já vem andando pelo Bom- (distinção vírgula/ponto pode ser melhorada). Leitura em voz alta: 13,75. No questionário de gramática teve 10,5. Tem trabalhado bem em aula. Tem feito os tepecês.

Noorani
Em leitura (média de Suf) esteve menos bem do que na escrita (redações vão-se aproximento do Bom. Boa leitura em voz alta (15,5). No questionário de gramática teve 13,5. Trabalha bem em aula. Tem feito os tepecês.

Pedro D.
Nos questionários de leitura, média de Suficiente. Na escrita, costuma ter entre Bom(+) e Bom- (há aspectos de ortografia a melhorar, incluindo acentuação). Na leitura em voz alta, 13,75. No questionário de gramática teve 8,5 (trata-se, portanto, de área em que deve investir mais). Tem trabalhado bem em aula. Tem feito sempre os tepecês.

Pedro P.
Áreas em que parece menos forte são a compreensão dos textos (entre Insuficiente e Suficiente menos, nos dois questionários feitos) e a gramática (no questionário de gramática teve 9,5). Escrita é de Suf+. Creio que tem trabalhado bem em aula. Quanto aos trabalhos de casa, é aspecto em que pode ser mais cuidadoso.

Pedro C.
Parece ter boas capacidades de leitura (Bom, em média, nos questionários). Nas redações costuma ter cerca de Bom menos (pode melhorar a acentuação — esquece as esdrúxulas, por exemplo). Decerto conseguirá subir o nível da leitura em voz alta (teve apenas 13,5, o que não é apropriado a quem parece compreender bem os textos). No questionário de gramática teve 13,5. Tem trabalhado bem em aula. Tem feito os tepecês.

Rui
Creio que lê bem, apesar de um primeiro questionário negativo (entretanto, num outro, teve Bom+). Nas redações a média será de cerca de Bom (mas deve melhorar a acentuação, sobretudo, já que muito a esquece). Fez boa leitura em voz alta (16-15,75). No questionário de gramática teve 14. Tem trabalhado bem. Tem feito os tepecês.

Tiago
Teve resultados fracos nos dois questionários de leitura (Insuf- e Insuf). Na escrita, a média será de Suf+ (há que melhorar a ortografia e a noção de ponto final — que aparece como simples vírgula). Na leitura em voz alta, 13,25. No questionário de gramática, 9,5. Em aula, não trabalhou como deveria, até há pouco tempo (demorando a entrar nas tarefas), mas admito que, recentemente, esteja a tentar melhorar a sua concentração (é evolução ainda a confirmar). Também nem sempre foi rigoroso a fazer os tepecês.

Yaroslav
Teve bons questionários de leitura (Bom menos, ambos). Na escrita a média é Suf+, mas creio que será capaz de melhor. Leitura em voz alta: 15. No questionário de gramática, 11. Em muitas aulas teve concentração muito esquiva (sem se dedicar às tarefas de imediato); tenho a ideia de que há poucas aulas começou a trabalhar com mais empenho. Também os tepecês não foram feitos sempre com o rigor devido.

Miguel M.
(Não tenho tantos elementos como relativamente aos outros colegas, já que chegou um pouco mais tarde.) No questionário de leitura que fez teve Suf+. Na escrita tem andado pelo Suf (é preciso rever mais). Leitura em voz alta de 14. No questionário de gramática teve 9,5. Tem trabalhado bem em aula, embora deva melhorar a capacidade de seguir as tarefas pelas folhas (e estar talvez mais atento ao que vou anunciando). Tem feito os trabalhos de casa.