Sunday, September 14, 2008

Novidades

No Concurso ‘À descoberta da obra do Padre António Vieira’, alunos da ESJGF tiveram excelentes resultados. Ana Cano (11.º 4.ª) ficou em primeiro lugar (no concurso para o ensino secundário). Diogo Figueiredo (11.º 1.ª) ficou em terceiro. Entre as três menções honrosas estão Dulce Félix (11.º 5.ª) e João Maria Picão (11.º 4.ª). As classificações completas estão aqui. Cerimónia de entrega de prémios é dia 20, na Faculdade de Letras de Lisboa.
A vencedora do Prémio Correntes d’Escrita/Papelaria Locus foi Tatiana Vanessa Fernandes Bessa, da Escola Secundária D. Afonso Henriques (Vila das Aves). O poema é o que transcrevo a seguir. (É um bom poema. Parabéns à Tatiana. Aos vários participantes da José Gomes Ferreira [ver aqui lista de concorrentes] — cujos pseudónimos até consigo descodificar quase sempre —, parabéns também. Se bem me lembro dos seus textos, devo dizer que alguns deles tinham nível idêntico ao do desta colega avense [tenho de verificar este gentílico].)

geometria das sombras

largava os dias

lacrava-os
com lamparinas de sonhos
e largava-os

não via além
das tempestades
com que inundava
as estradas

cravava nas valetas
o cheiro
das estórias
com que embalava
o tic-tac
dos meus passos

largava os dias

mas na geometria das sombras
desenhaste-me um verso

e não mais larguei os dias

Ophelia Nery (= Tatiana Bessa)
No dia 11 de Fevereiro saber-se-á resultado do prémio Correntes d’Escritas (notícia aqui). Entretanto, durante os próximos dias (primeiro, nos tepecês desta semana; depois, nas reformulações que venha a sugerir), ver-se-á se conseguimos reunir alguns textos para o concurso «À descoberta da obra do Padre António Vieira» (regulamento; conselhos para o tepecê em causa).

Já está — por aqui ou aqui — visível a lista dos 183 poemas concorrentes ao Prémio Correntes d’Escritas. São mais trabalhos do que o ano passado, decerto porque é mais fácil fazer um poema do que um texto em prosa, mais longo. Na lista, os concorrentes aparecem ainda com pseudónimos. Vê-se que entre esses trabalhos há uma dezena da ESJGF (talvez haja até mais, já que uns trabalhos identificados só com a localidade podem ser também de alunos da Secundária de Benfica). É difícil dar uma opinião sobre a hipótese de algum dos poemas de alunos da escola vir a vencer o concurso — e nem sei exactamente quem enviou textos —, mas a ideia que tenho é que os «nossos» poemas deste ano são menos bons, enquanto poemas, do que os contos do ano passado, enquanto textos de prosa. Ainda por cima, este ano há mais concorrentes (embora a participação da ESJGF, em termos percentuais, se aproxime da do ano passado).Já agora: ainda não há notícias sobre a abertura do concurso «Terminemos este conto», edição 2009, embora o último Voz Activa pudesse dar a entender que sim. Como falo no Voz Activa, vale a pena dizer que saíram, neste número de Dezembro de 2008, vários textos de «A minha fuga mais feliz», mas ainda faltam alguns dos que dera à coordenação do jornal (deverão esses talvez ser publicados no próximo número).
Concurso Literário José Gomes Ferreira No dia da escola, 20 de Novembro, decorreu na sala B11 a entrega dos prémios da edição de 2007-2008. (Esta sessão contou com a presença do escritor Rui Zink, que integrara o júri.) No escalão do Secundário, as classificações foram as seguintes (estes dados são de memória, da presença na cerimónia; podem não estar completos — confirmá-los-ei em breve):
Prosa: 1.º lugar: Ana Cano (do actual 11.º 4.ª) e Pedro Ferreira (agora já na Faculdade de Medicina); Poesia: 1.º lugar: João Maria Picão (do actual 11.º 4.ª); 2.º lugar: Brigitta Cismasiu (do actual 11.º 1.ª); 3.º lugar: Alexandra Gil (do actual 11.º 1.ª). Parabéns à Ana (primeira, ex aequo com colega que estava no décimo segundo quando ela ainda frequentava o décimo), ao João Maria, à Brigitta, à Alexandra (e a todos os alunos que, em Junho, concorreram).
O meu horário na Sala de estudo (anexa à Biblioteca; antiga sala dos Directores de Turma) é sextas-feiras, 13.45-14.30.
Já está praticamente concluída a distribuição dos devedês aos alunos que entraram o ano passado no Concurso NEscolas, oferecidos, como prémio de participação, pelo Diário de Notícias. Proximamente, os elementos do grupo vencedor — Joana, Mariana, Pedro (11.º 2.ª) — hão-de ser chamados pelo jornal para receberem os seus prémios. (Ver notícia anterior sobre os resultados.)
Voz Activa A recolha de textos para o primeiro número deste ano fecha a 31 de Outubro. Ainda lhes vou pedir contributos para este número (que depois apresentarei à direcção do jornal da escola, que é sempre quem decide o que se publica), mas também podem propor directamente os vossos trabalhos (através de mim, que serviria de correio, ou à professora Céu Tarouca, que coordena o Voz Activa).
Concurso Correntes d’Escritas Neste concurso — cujo primeiro prémio é de 1000 euros — estiveram o ano passado Ana C. (do actual 11.º 4.ª), Brigitta C. (11.º 1.ª), Francisco F. (11.º 2.ª), João Maria P. (11.º 4.ª). Este ano, o concurso realiza-se na modalidade ‘poesia’ (ver o regulamento). É natural que, em aula, os venha ainda a aborrecer com isto, mas fica já a sugestão de começarem a escrever os textos. (Mesmo que venha a pedir um poema como tepecê, o regulamento diz que se pode concorrer com dois textos.)