Wednesday, September 11, 2024

Sumários e tepecês

Aula 1-2 (16 [3.ª], 17 [4.ª], 17 e 19/set [1.ª]) Algumas indicações úteis ao trabalho ao longo do ano. Leitura de parágrafos sobre Fernando Pessoa (o primeiro, e muito maioritário, autor deste ano) para ajuizar da sua veracidade. Correção muito comentada, incluindo assistência a clip de «Ao volante de um Chevrolet pela estrada de Sintra». Assistência a episódio de «As minhas coisas favoritas», de Nuno Markl, sobre ‘a experiência de acabar um livro’ (e a mais dois ou três trechos de outros episódios). Redação de lista de «As minhas coisas favoritas» e de texto desenvolvido de uma dessas «minhas coisas favoritas». Assistência a mais algumas passagens das crónicas da série. TPC — Em Gaveta de Nuvens«Preceitos para o trabalho ao longo do ano».

Aula 3 (18 [3.ª], 19/set [1.ª, 4.ª]) Questionário para compreensão de «De verão», de Cesário Verde. Redação de parte de resposta a item 7 sobre «dor humana» em «O Sentimento dum Ocidental». Cópia (ou leitura) de solução de resposta a item sobre Cesário Verde. TPC — Quando puderes, lê o capítulo ensaístico sobre «O Sentimento dum Ocidental» (de Hélder Macedo, Nós —uma leitura de Cesário Verde, pp. 165-191) copiado em Gaveta de Nuvens. Ainda é um ensaio longo e denso, por isso não estabeleço um prazo para esta leitura. Vai lendo quando puderes.

Aula 4-5 (19 [3.ª], 20/set [1.ª, 4.ª]) Correção de «As minhas coisas favoritas». Explicação sobre características do ortónimo. Leitura, bastante ascendente, de «A Ceifeira» (p. 33), para completar respostas lacunares a perguntas. Audição de «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa. Correção das respostas. Comentário a tira relacionável com «a dor de pensar» (e cópia de boa resposta). Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa). Assistência a clip de «Orgulho felino» (Anakim). Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p. 32), pela redação de comparação com «Ela canta, pobre ceifeira», em cerca de cem palavras, sendo obrigatórias citações de «Gato que brincas». Audição de «Friccionário», sobre «Pensar cansa». Assistência a início de Ruby Sparks. TPC — Em Gaveta de Nuvens«Carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre a génese dos heterónimos».

Aula 6-7 (23 [3.ª], 24 [4.ª], 26/set [1.ª]) Correção do comentário sobre «A ceifeira»/«Gato que brincas na rua». Relance à quadra «Quase anónima sorris», também de Pessoa, para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome. Audição de «Gato que brincas na rua» (e «A ceifeira»), declamado por João Villaret. Redação de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião da Gama. Relance aos itens de gramática na p. 34. Redação de texto narrativo dado um início com apontamento-recado para o «Senhor Pessoa». Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Não esqueças a leitura da longa carta de Pessoa a Adolfo Casais Monteiro acerca da génese dos heterónimos, reproduzida em Gaveta de Nuvens.

Aula 8 (24 [1.ª], 25 [3.ª], 26/set [4.ª]) Correção de questionário sobre «De Verão», de Cesário Verde. Leitura de textos ensaísticos na p. 37, sobre «a dor de pensar», para escrever breve comentário com referências à letra de «Talvez se eu dançasse» (Miguel Araújo). Cópia (ou leitura) de boa resposta. Classificação de funções sintáticas com «Talvez se eu dançasse». TPC — Se puderes, relanceia a boa análise de «De Verão» que pus em Gaveta de Nuvens.

Aula 9-10 (26 [3.ª], 27/set [1.ª, 4.ª]) Correção de texto narrativo começado por recado de Adelaide a Pessoa. Questionário sobre carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre génese dos heterónimos (pp. 52-54). Relance a texto A (p. 51) e a excerto de «Opiário», de Álvaro de Campos. Explicação sobre heterónimos, Campos, «fases» de Campos. Audição de excerto de «Opiário» (por Mário Viegas). Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário». Assistência a trecho de Conversa acabada , de João Botelho, correspondente ao dia triunfal. Assistência a Dia Triunfal, de Rita Nunes. Comentário-apreciação crítica sobre «Dia Triunfal». Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Lê em Gaveta de Nuvens duas fichas do Caderno de Atividades já corrigidas: uma ficha com poema de Fernando Pessoa ortónimo; outra com poema de Álvaro de Campos.

Aula 11-12 (30/set [3.ª], 1 [4.ª], 3/out [1.ª]) Correção de questionário de compreensão de carta sobre génese dos heterónimos. Resolução de exercício de preenchimento de lacunas com conectores sobre «O estatuto especial de Álvaro de Campos». Audição de texto de João Pedro George sobre Campos para resolver cinco itens da p. 84. Audição das três primeiras estrofes. Assistência, em Conversa acabada, do passo com «Ode triunfal». Preenchimento de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» com abonações do próprio texto. Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Ode triunfal». Dada definição de «ode» e «ode» à Campos, redação de alguns versos de uma ode a uma realidade qualquer, à maneira futurista. Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Dá uma vista de olhos ao resto da «Ode triunfal» , para que lincarei no tepecê em Gaveta de Nuvens.

Aula 13 (1 [1.ª], 2 [3.ª], 3/out [4.ª]) Apreciação crítica de Dia Triunfal (correção e exemplo). Exercícios de classificação de orações com frases de «A sua tia faleceu». Exercícios de classificação de orações a partir de conversa entre Nuno Markl e Bruno Aleixo. TPC — No manual, percorre as páginas mais relacionadas com classificação de orações (pp. 337-340); também úteis são as classificações de conjunções (pp. 323-324).

Aula 14-15 (3 [3.ª], 9 [4.ª], 10/out [1.ª]) Visionamento de leitura de «Todas as cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco. Resolução de perguntas curtas sobre «Todas as cartas [...]». Audição de «Aniversário» (Luís Lucas). Leitura de «Aniversário» (p. 64), também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição curta. Assistência a passos com poemas de Álvaro de Campos declamados dentro de novela «Clone». Melhoria da redação de ode sensacionista iniciada na aula 11-12. Exercício com pronomes relativos. Assistência a trecho de Ruby Sparks. Preenchimento de tabela com Ruby Sparks / carta sobre heterónimos. TPC — O poema «Aniversário», como outros da fase intimista de Álvaro de Campos (ou mesmo, por vezes, certos trechos das odes sensacionistas), aproveita o que podemos caracterizar como ‘a nostalgia da infância’. Este tema é também frequente no Pessoa ortónimo. Para já, gostava que relanceasses — em Gaveta de Nuvens«Un soir à Lima», um longo poema que, tanto quanto se pode identificar sujeito poético e autor (e não deve), se diria autobiográfico.

Aula 16-17 (7 [3.ª], 11/out [1.ª, 4.ª]) Correção de odes futuristas. Assistência a vídeo sobre exposição sobre Futurismo (cfr. p. 85). Explicação sobre valores aspetuais; ver também pp. 80-81. A partir do sketch «E tudo o convento levou» (Lopes da Silva), preenchimento de tabela sobre valores aspetuais (e temporais). Audição de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 93), declamado por Joaquim de Almeida. Assistência a clip de «Lisbon Revisited (1926)», com Paulo Pires. Comentário de comparação entre dois poemas («Lisbon Revisited (1923)», p. 93, e «Lisbon Revisited (1926)», distribuído em folha). Assistência a trecho de Ruby Sparks. Classificação de ques em «Olá, Solidão» (Os Quatro e Meia). TPC — Lê na p. 321 do manual o que aí se diz sobre funções sintáticas dos pronomes pessoais e dos pronomes relativos; e, sobretudo, a p. 324 toda (sobre conjunções subordinativas e «que»).

Aula 18 (8 [1.ª], 9 [3.ª], 10/out [4.ª]) Assistência a começos de seis versões de Frei Luís de Sousa; comentários. Redação de resposta a pergunta 7 sobre início de Frei Luís de Sousa. TPC — Vê a ficha corrigida que porei em Gaveta de Nuvens (é a ficha nas pp. 34-35 do Caderno de Atividades), que trata das falas de Madalena e Telmo imediatamente a seguir ao passo que lemos hoje. (Menos importante por agora: nas pp. 398-401 do manual estão «guias» para a compreensão de Frei Luís de Sousa.)

Aula XIX-XX (10/out [aula só para a turma 3.ª]) Correção de comentário contrastivo sobre os dois «Lisbon Revisited». Exercício sobre complemento do nome e modificador do nome (p. 92). Assistência a passo de «Último a sair», para resolver tabela sobre valores aspetuais. Conclusão de item 7, começado na aula anterior, com Frei Luís de Sousa. Assistência a trechos do filme sobre «Uivo» (longo poema de Allen Ginsberg, subsidiário da tradição de Walt Whitman, como sucede com as odes de Campos). Relance a exemplares de «Fugas dos leitores» (Público). Redação de texto de viagem, para «Fugas dos leitores». TPC — Relanceia as páginas sobre «Relato de viagem» no manual (pp. 364-365).

Aula 19-20 (14 [3.ª], 15/out [4.ª, 1.ª (só primeiros cinquenta minutos)]) Questionário de compreensão em torno de texto de «O país dos teimosos» (pp. 98-99). Resposta a item (1.2) sobre crónica de Nuno Markl, «Fazer anos fora das férias de verão» (p. 102); visionamento e correção. Relance a questionários de Proust. Assistência a trecho [final] de Ruby Sparks. Preenchimento de tabela comparativa com começo de Frei Luís de Sousa. Classificação de funções sintáticas em «Morro na Praia». TPC — Faz leitura de poema, perguntas e soluções de «Notas sobre Tavira» (pp. 100-101), de Álvaro de Campos. Vai procurando ler sempre as partes «teóricas» das zonas do manual por que formos passando.

Aula 21 (16 [3.ª], 17/out [1.ª, 4.ª]) Correção de texto ora entregue. Ainda o início de Frei Luís de Sousa agora pela rádio. Fim do ato I em diferentes encenações. Resolução do desenvolvimento do item 7 da fase especial de 2020 (em brainstorming ou por redação). Cfr. soluções de exame. TPC — [Só para 12.º 3.ª:] Copia a computador, na Classroom, o texto de «fuga» que te devolvi, incluindo já as minhas emendas. Podes melhorar ainda o texto, mas, atenção, sem qualquer ajuda de net. Depois, eu próprio imprimirei essa versão e farei nova correção (que trarei).

Aulas XXII-XXIII e 22-23 (17 [3.ª] e 18/out [1.ª, 4.ª]) [Na turma 3.ª, recuperação da aula 19-20 do décimo ano, que os alunos não tinham frequentado:] Assistência a clip de Capicua, «Vayorken», para resolver questões de compreensão do oral; correção. Assistência a «tesourinho deprimente» (Diz que é uma espécie de magazine) em torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício em torno de processos fonológicos). Preenchimento de quadro em torno de processos fonológicos. Redação de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras ouvidas. [Nas turmas 1.ª e 4.ª:] Segunda parte também com redação inspirada por bandas sonoras de filmes, ainda que diferentes das usadas há dois anos; primeira parte com exercícios sobre Complemento do nome e Aspeto (turma 4.ª) ou jogo do stop em torno de funções sintáticas. [Cerca de metade de cada uma das três turmas estava em visita de estudo, em Montargil.]

Aula 24-25 (21 [3.ª], 22 [4.ª], 24/out [1.ª]) Ainda algumas correções do comentário comparativo dos dois «Lisbon Revisited». Preenchimento de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O guardador de rebanhos», de Alberto Caeiro (p. 56). Audição de poema IX de «O guardador de rebanhos [Sou um guardador de rebanhos]» (Mário Viegas). Preenchimento de resposta a itens sobre textos expositivos sobre Caeiro (p. 57). Compreensão do poema II [Tudo que vejo está nítido como um girassol]», escrevendo sínteses de máximas (ouvindo declamação, de Sinde Filipe; vendo clip). Algumas correções ao item 7 sobre Frei Luís de Sousa e indícios de tragédia logo desde início. Redação de comentário comparativo entre Caeiro («O luar através dos altos ramos», p. 62; vendo clip também) e Campos («Notas sobre Tavira», p. 100). Assistência a trecho de O Clube dos Poetas Mortos. TPC (para quem não esteve nas aulas de 17 e/ou 18 de outubro) — Vê as aulas em causa em Gaveta de Nuvens, para teres ideia do que se fez. No caso de haver matérias informativas, estuda-as. Para o 12.º 1.ª: aulas 21 e 22-23; para o 12.º 3.ª: aula XXII-XXIII; para o 12.º 4.ª: aulas 21 e 22-23.

#