Wednesday, September 11, 2024

Sumários e tepecês

Aula 1-2 (16 [3.ª], 17 [4.ª], 17 e 19/set [1.ª]) Algumas indicações úteis ao trabalho ao longo do ano. Leitura de parágrafos sobre Fernando Pessoa (o primeiro, e muito maioritário, autor deste ano) para ajuizar da sua veracidade. Correção muito comentada, incluindo assistência a clip de «Ao volante de um Chevrolet pela estrada de Sintra». Assistência a episódio de «As minhas coisas favoritas», de Nuno Markl, sobre ‘a experiência de acabar um livro’ (e a mais dois ou três trechos de outros episódios). Redação de lista de «As minhas coisas favoritas» e de texto desenvolvido de uma dessas «minhas coisas favoritas». Assistência a mais algumas passagens das crónicas da série. TPC — Em Gaveta de Nuvens«Preceitos para o trabalho ao longo do ano».

Aula 3 (18 [3.ª], 19/set [1.ª, 4.ª]) Questionário para compreensão de «De verão», de Cesário Verde. Redação de parte de resposta a item 7 sobre «dor humana» em «O Sentimento dum Ocidental». Cópia (ou leitura) de solução de resposta a item sobre Cesário Verde. TPC — Quando puderes, lê o capítulo ensaístico sobre «O Sentimento dum Ocidental» (de Hélder Macedo, Nós —uma leitura de Cesário Verde, pp. 165-191) copiado em Gaveta de Nuvens. Ainda é um ensaio longo e denso, por isso não estabeleço um prazo para esta leitura. Vai lendo quando puderes.

Aula 4-5 (19 [3.ª], 20/set [1.ª, 4.ª]) Correção de «As minhas coisas favoritas». Explicação sobre características do ortónimo. Leitura, bastante ascendente, de «A Ceifeira» (p. 33), para completar respostas lacunares a perguntas. Audição de «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa. Correção das respostas. Comentário a tira relacionável com «a dor de pensar» (e cópia de boa resposta). Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa). Assistência a clip de «Orgulho felino» (Anakim). Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p. 32), pela redação de comparação com «Ela canta, pobre ceifeira», em cerca de cem palavras, sendo obrigatórias citações de «Gato que brincas». Audição de «Friccionário», sobre «Pensar cansa». Assistência a início de Ruby Sparks. TPC — Em Gaveta de Nuvens«Carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre a génese dos heterónimos».

Aula 6-7 (23 [3.ª], 24 [4.ª], 26/set [1.ª]) Correção do comentário sobre «A ceifeira»/«Gato que brincas na rua». Relance à quadra «Quase anónima sorris», também de Pessoa, para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome. Audição de «Gato que brincas na rua» (e «A ceifeira»), declamado por João Villaret. Redação de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião da Gama. Relance aos itens de gramática na p. 34. Redação de texto narrativo dado um início com apontamento-recado para o «Senhor Pessoa». Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Não esqueças a leitura da longa carta de Pessoa a Adolfo Casais Monteiro acerca da génese dos heterónimos, reproduzida em Gaveta de Nuvens.

Aula 8 (24 [1.ª], 25 [3.ª], 26/set [4.ª]) Correção de questionário sobre «De Verão», de Cesário Verde. Leitura de textos ensaísticos na p. 37, sobre «a dor de pensar», para escrever breve comentário com referências à letra de «Talvez se eu dançasse» (Miguel Araújo). Cópia (ou leitura) de boa resposta. Classificação de funções sintáticas com «Talvez se eu dançasse». TPC — Se puderes, relanceia a boa análise de «De Verão» que pus em Gaveta de Nuvens.

Aula 9-10 (26 [3.ª], 27/set [1.ª, 4.ª]) Correção de texto narrativo começado por recado de Adelaide a Pessoa. Questionário sobre carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre génese dos heterónimos (pp. 52-54). Relance a texto A (p. 51) e a excerto de «Opiário», de Álvaro de Campos. Explicação sobre heterónimos, Campos, «fases» de Campos. Audição de excerto de «Opiário» (por Mário Viegas). Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário». Assistência a trecho de Conversa acabada , de João Botelho, correspondente ao dia triunfal. Assistência a Dia Triunfal, de Rita Nunes. Comentário-apreciação crítica sobre «Dia Triunfal». Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Lê em Gaveta de Nuvens duas fichas do Caderno de Atividades já corrigidas: uma ficha com poema de Fernando Pessoa ortónimo; outra com poema de Álvaro de Campos.

Aula 11-12 (30/set [3.ª], 1 [4.ª], 3/out [1.ª]) Correção de questionário de compreensão de carta sobre génese dos heterónimos. Resolução de exercício de preenchimento de lacunas com conectores sobre «O estatuto especial de Álvaro de Campos». Audição de texto de João Pedro George sobre Campos para resolver cinco itens da p. 84. Audição das três primeiras estrofes. Assistência, em Conversa acabada, do passo com «Ode triunfal». Preenchimento de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» com abonações do próprio texto. Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Ode triunfal». Dada definição de «ode» e «ode» à Campos, redação de alguns versos de uma ode a uma realidade qualquer, à maneira futurista. Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Dá uma vista de olhos ao resto da «Ode triunfal» , para que lincarei no tepecê em Gaveta de Nuvens.

Aula 13 (1 [1.ª], 2 [3.ª], 3/out [4.ª]) Apreciação crítica de Dia Triunfal (correção e exemplo). Exercícios de classificação de orações com frases de «A sua tia faleceu». Exercícios de classificação de orações a partir de conversa entre Nuno Markl e Bruno Aleixo. TPC — No manual, percorre as páginas mais relacionadas com classificação de orações (pp. 337-340); também úteis são as classificações de conjunções (pp. 323-324).

Aula 14-15 (3 [3.ª], 9 [4.ª], 10/out [1.ª]) Visionamento de leitura de «Todas as cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco. Resolução de perguntas curtas sobre «Todas as cartas [...]». Audição de «Aniversário» (Luís Lucas). Leitura de «Aniversário» (p. 64), também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição curta. Assistência a passos com poemas de Álvaro de Campos declamados dentro de novela «Clone». Melhoria da redação de ode sensacionista iniciada na aula 11-12. Exercício com pronomes relativos. Assistência a trecho de Ruby Sparks. Preenchimento de tabela com Ruby Sparks / carta sobre heterónimos. TPC — O poema «Aniversário», como outros da fase intimista de Álvaro de Campos (ou mesmo, por vezes, certos trechos das odes sensacionistas), aproveita o que podemos caracterizar como ‘a nostalgia da infância’. Este tema é também frequente no Pessoa ortónimo. Para já, gostava que relanceasses — em Gaveta de Nuvens«Un soir à Lima», um longo poema que, tanto quanto se pode identificar sujeito poético e autor (e não deve), se diria autobiográfico.

Aula 16-17 (7 [3.ª], 11/out [1.ª, 4.ª]) Correção de odes futuristas. Assistência a vídeo sobre exposição sobre Futurismo (cfr. p. 85). Explicação sobre valores aspetuais; ver também pp. 80-81. A partir do sketch «E tudo o convento levou» (Lopes da Silva), preenchimento de tabela sobre valores aspetuais (e temporais). Audição de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 93), declamado por Joaquim de Almeida. Assistência a clip de «Lisbon Revisited (1926)», com Paulo Pires. Comentário de comparação entre dois poemas («Lisbon Revisited (1923)», p. 93, e «Lisbon Revisited (1926)», distribuído em folha). Assistência a trecho de Ruby Sparks. Classificação de ques em «Olá, Solidão» (Os Quatro e Meia). TPC — Lê na p. 321 do manual o que aí se diz sobre funções sintáticas dos pronomes pessoais e dos pronomes relativos; e, sobretudo, a p. 324 toda (sobre conjunções subordinativas e «que»).

Aula 18 (8 [1.ª], 9 [3.ª], 10/out [4.ª]) Assistência a começos de seis versões de Frei Luís de Sousa; comentários. Redação de resposta a pergunta 7 sobre início de Frei Luís de Sousa. TPC — Vê a ficha corrigida que porei em Gaveta de Nuvens (é a ficha nas pp. 34-35 do Caderno de Atividades), que trata das falas de Madalena e Telmo imediatamente a seguir ao passo que lemos hoje. (Menos importante por agora: nas pp. 398-401 do manual estão «guias» para a compreensão de Frei Luís de Sousa.)

Aula XIX-XX (10/out [aula só para a turma 3.ª]) Correção de comentário contrastivo sobre os dois «Lisbon Revisited». Exercício sobre complemento do nome e modificador do nome (p. 92). Assistência a passo de «Último a sair», para resolver tabela sobre valores aspetuais. Conclusão de item 7, começado na aula anterior, com Frei Luís de Sousa. Assistência a trechos do filme sobre «Uivo» (longo poema de Allen Ginsberg, subsidiário da tradição de Walt Whitman, como sucede com as odes de Campos). Relance a exemplares de «Fugas dos leitores» (Público). Redação de texto de viagem, para «Fugas dos leitores». TPC — Relanceia as páginas sobre «Relato de viagem» no manual (pp. 364-365).

Aula 19-20 (14 [3.ª], 15/out [4.ª, 1.ª (só primeiros cinquenta minutos)]) Questionário de compreensão em torno de texto de «O país dos teimosos» (pp. 98-99). Resposta a item (1.2) sobre crónica de Nuno Markl, «Fazer anos fora das férias de verão» (p. 102); visionamento e correção. Relance a questionários de Proust. Assistência a trecho [final] de Ruby Sparks. Preenchimento de tabela comparativa com começo de Frei Luís de Sousa. Classificação de funções sintáticas em «Morro na Praia». TPC — Faz leitura de poema, perguntas e soluções de «Notas sobre Tavira» (pp. 100-101), de Álvaro de Campos. Vai procurando ler sempre as partes «teóricas» das zonas do manual por que formos passando.

Aula 21 (16 [3.ª], 17/out [1.ª, 4.ª]) Correção de texto ora entregue. Ainda o início de Frei Luís de Sousa agora pela rádio. Fim do ato I em diferentes encenações. Resolução do desenvolvimento do item 7 da fase especial de 2020 (em brainstorming ou por redação). Cfr. soluções de exame. TPC — [Só para 12.º 3.ª:] Copia a computador, na Classroom, o texto de «fuga» que te devolvi, incluindo já as minhas emendas. Podes melhorar ainda o texto, mas, atenção, sem qualquer ajuda de net. Depois, eu próprio imprimirei essa versão e farei nova correção (que trarei).

Aulas XXII-XXIII e 22-23 (17 [3.ª] e 18/out [1.ª, 4.ª]) [Na turma 3.ª, recuperação da aula 19-20 do décimo ano, que os alunos não tinham frequentado:] Assistência a clip de Capicua, «Vayorken», para resolver questões de compreensão do oral; correção. Assistência a «tesourinho deprimente» (Diz que é uma espécie de magazine) em torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício em torno de processos fonológicos). Preenchimento de quadro em torno de processos fonológicos. Redação de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras ouvidas. [Nas turmas 1.ª e 4.ª:] Segunda parte também com redação inspirada por bandas sonoras de filmes, ainda que diferentes das usadas há dois anos; primeira parte com exercícios sobre Complemento do nome e Aspeto (turma 4.ª) ou jogo do stop em torno de funções sintáticas. [Cerca de metade de cada uma das três turmas estava em visita de estudo, em Montargil.]

Aula 24-25 (21 [3.ª], 22 [4.ª], 24/out [1.ª]) Ainda algumas correções do comentário comparativo dos dois «Lisbon Revisited». Preenchimento de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O guardador de rebanhos», de Alberto Caeiro (p. 56). Audição de poema IX de «O guardador de rebanhos [Sou um guardador de rebanhos]» (Mário Viegas). Preenchimento de resposta a itens sobre textos expositivos sobre Caeiro (p. 57). Compreensão do poema II [Tudo que vejo está nítido como um girassol]», escrevendo sínteses de máximas (ouvindo declamação, de Sinde Filipe; vendo clip). Algumas correções ao item 7 sobre Frei Luís de Sousa e indícios de tragédia logo desde início. Redação de comentário comparativo entre Caeiro («O luar através dos altos ramos», p. 62; vendo clip também) e Campos («Notas sobre Tavira», p. 100). Assistência a trecho de O Clube dos Poetas Mortos. TPC (para quem não esteve nas aulas de 17 e/ou 18 de outubro) — Vê as aulas em causa em Gaveta de Nuvens, para teres ideia do que se fez. No caso de haver matérias informativas, estuda-as. Para o 12.º 1.ª: aulas 21 e 22-23; para o 12.º 3.ª: aula XXII-XXIII; para o 12.º 4.ª: aulas 21 e 22-23.

Aula 26 (22 [1.ª], 23 [3.ª], 24/out [4.ª]) Leitura de «O que há em mim é sobretudo cansaço», de Álvaro de Campos, para completar análise a que só faltam citações. Redação e cópia de respostas de grupo I de um exame nacional (com texto de Álvaro de Campos).

Aula 27-28 (24 [3.ª], 25/out [1.ª, 4.ª]) Correção de questionário de compreensão de «O país dos teimosos». Assistência a sketch para exercício com palavras a colocar em tabela sobre processos irregulares de formação de palavras («Curso de Preparação para o casamento», Lopes da Silva). Resposta ao item 3 da p. 343. Assistência a súmula sobre Caeiro (Santillana). Audição do poema XXXIX do Guardador e resposta às perguntas 3 e 4. Assistência a «Matarruano sonhador» (Lopes da Silva), para notar características caeirianas. Redação de comentário em torno de Caeiro e «Matarruano sonhador». Assistência a trecho de O clube dos poetas mortos. TPC — Lê as pp. 58-59 do manual, que têm um questionário resolvido (sobre o poema «Se eu pudesse trincar a terra toda», de Alberto Caeiro).

Aula 29-30 (28 [3.ª], 29 [4.ª], 31/out [1.ª]) Correção de comentário sobre «Filósofo Matarruano» e Caeiro. Leitura de «O arroz-doce quente», de MEC, e resolução de item de composição curta. Audição de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 68), de Ricardo Reis, declamado por Luís Lima Barreto. Compreensão de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 68), para resposta a vários itens fechados em torno do texto. Audição de declamação por Sinde Filipe. Assistência a Destiny (cfr. p. 77), para relacionar, em resposta de composição curta, a curta e a ode de Reis. Resposta (ou cópia?) a item de composição curta para compreensão de poema de Sophia — «Não creias, Lídia, que nenhum estio» —, em contraste com odes de Reis. Assistência a trecho de Clube dos poetas mortos. TPC — Lê as pp. 74-75 do manual, com a análise do poema de Reis «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» e um texto expositivo (sobre classicismo e Ricardo Reis).

Aula 31 (29 [1.ª], 30 [3.ª], 31/out [4.ª]) Após assistência a sketches «Carjaquim» (Zé Carlos) e «O meu filho é uma joia de moço» (Barbosa), resolução de exercícios sobre processos irregulares de formação de palavras e sobre aspeto. Reescrita de «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos trechos narrativos. Audição prévia. Resolução de itens com processos irregulares de formação de palavras. TPC — Dá um relance à ficha do Caderno de Atividades sobre ‘Processos irregulares de formação de palavras’ (pp. 61-62), que reproduzo, já resolvida, em Gaveta de Nuvens.

Aula XXXII-XXXIII (31/out [só 12.º 3.ª]) Correção de texto sobre «Notas sobre Tavira», de Campos, e contrastes com Caeiro. Ainda o exercício sobre ‘Processos irregulares de formação de palavras’. Assistência a «Discussão de Débora e Luciana» (Último a sair). Resolução de exercício com classificação de funções sintáticas. Assistência a trecho de episódio 3 de Programa do Aleixo. Jogo do Stop, com funções sintáticas. TPC — Sobre funções sintáticas podes consultar em Gaveta de Nuvens (‘Funções sintáticas’). De qualquer modo, o manual trata bem este assunto nas pp. 330-336.

Aula 32-33 (4 [3.ª], 5 [4.ª], 7/nov [1.ª]) Audição de «Dobrada à moda do Porto» (por Sinde Filipe); correção do texto criado na aula 31. Leitura de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 74), para preenchimento de texto lacunar (precedida de audição de declamação de Luís Lima Barreto). Audição de «A consciência e encenação da imortalidade» (p. 76), incluindo resposta a 1. Assistência a clip de Nuno Lanhoso, «Nem desgosto do amor». Resposta de composição curta de comparação com Reis; correção. Sobre avaliação. Assistência a «Rústicos pelo epicurismo» (Zé Carlos, 1). Assistência a clip «Nada fica de nada» (Rui Reininho diz Reis). Redação de comentário de comparação de poema de José Gomes Ferreira («Vive em cada minuto») com ode de Reis («Cada um cumpre o destino que lhe cumpre», p. 77), depois de ouvida declamação desta ode. Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Lê em Gaveta de Nuvens soluções das fichas 2 e 3 do Caderno de atividades, sobre Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Estes trabalhos são para ser feitos com mais estoicismo (neste caso, alguma abnegação) do que epicurismo (sei lá como colhem o dia).

Aula 34 (5 [1.ª], 6 [3.ª], 7/nov [4.ª]) Revisão de características de Fernando Pessoa (ortónimo). Completamento de respostas lacunares a perguntas de compreensão de «Autopsicografia» (p. 27); e de «Isto» (p. 30), também de Fernando Pessoa. Assistência a clip de «Autopsicografia»; e declamações de «Autopsicografia» e de «Isto», por Villaret. Assistência a trecho de Clube dos poetas mortos.

Aula 35-36 (5 [1.ª], 6 [3.ª], 7/nov [4.ª]) Correção de comentário contrastivo José Gomes Ferreira vs. Ricardo Reis. Resposta a itens de exame sobre Amor de Perdição. Assistência a trechos de 1986. Assistência a trecho de Amor de Perdição, de António Lopes Ribeiro. Preenchimento de tabela sobre Mariana (Amor de Perdição) e Patrícia (1986). Questionário de gramática (na turma 3.ª; nas outras turmas, na aula anterior). TPC — Vê o que tentarei deixar na Classroom / no blogue acerca de leituras (para que quem queira possa ir aproveitando já estes dias que aí vêm).

Aula 37-38 (11 [3.ª], 19 [4.ª], 21/nov [1.ª]) Correção do questionário de gramática. Assistência a trechos do episódio 1 da série 1986. Cópia, comentada, a itens de exame com os Lusíadas. Assistência a leitura de contos, por Mário Viegas, de Mário-Henrique Leiria. Preenchimento e correção da tabela comparativa ‘Mitificação do herói nos Lusíadas e em 1986’. Escrita de comentário a partir de «Os Lusíadas» (Anaquim), p. 134, e de Os Lusíadas (ests. 145-146, do canto X).

Aula 39-40 (18 [3.ª], 21 [1.ª], 22/nov [4.ª]) Leitura, verso a verso, de «Pobre velha música!», guiada por tabela. Audição de declamação por Natália Luísa. Audição de «A nostalgia da infância» (p. 47). Preenchimento de classificações sintáticas com «A Paixão (segundo Nicolau da Viola)», de Rui Veloso. Resposta a item (à exame) sobre «O avô e o neto» (p. 42). Redação de frases começadas com «Lembro-me». Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Melhora frases iniciadas e trá-las na próxima aula.

Aula 41 (19 [1.ª], 21/nov [4.ª]) Correção de questionário de gramática. Cópia de item 4 de prova com «As rosas amo dos jardins de Adónis», de Ricardo Reis, depois de explicações sobre a prova e audição de declamações. Redação de resposta aos item 5. Correção e solução do item 6.

Aula 42-43 (25 [3.ª], 26 [4.ª], 28/nov [1.ª]) Correção de comentário a «O avô e o neto». Resposta a itens sobre «Às vezes, em sonho triste» (p. 38); correção. Audição de «Sonho e realidade» (p. 39); resposta a item 1 de «Em destaque». Assistência ao trailler de Slumberland. Redação de respostas a itens de exame. Assistência a Clube dos Poetas Mortos. TPC — Lê «Leituras de livros» (no blogue ou via classroom). Depois, diz-me qualquer coisa ou escreve-me ainda em novembro.

Aula 44 (26 [1.ª], 27 [3.ª], 28/nov [4.ª]) Resolução de item 6 de prova de exame (2024, fase 1), com Álvaro de Campos. Assistência a trecho de episódio 2 (série 2) de O programa do Aleixo, para identificação de funções sintáticas. Escrita de prosa (deambulatória) em que cada período vá tendo um número de palavras maior (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, ...).

Aula 45-46 (28 [3.ª], 29/nov [1.ª, 4.ª]) Correção dos «Lembro-me». Leitura de «Se eu pudesse trincar a terra toda», poema XXI de «O Guardador de Rebanhos», de Caeiro, para completamento de respostas a perguntas segundo o modelo de grupo I de exames. Assistência a trechos de O Guardador de Rebanhos de Edgar Feldman. Preenchimento de tabela com aceções de «terra». Preenchimento de tabela com classificações de processos de formação e etimologias. Clip com Jorge de Sena a ler «Os Paraísos Artificiais». Audição de «Palavra-do-dia» («Inefável»). Redação breve comentário aos poemas Resolução (e correção) de itens de exames recentes sobre aspeto e modalidade.

Aula 47-48 (2 [3.ª], 3 [4.ª], 5/dez [1.ª]) Correções a comentário sobre Sena vs. Caeiro e/ou tepecê com frases deambulatórias. Reconstituição de «Pedrouços», de Fernando Pessoa, a partir de recortes. Escolha de versos suscetíveis de serem subscritos por cada um dos heterónimos. Tentativa de melhorar uma das rimas de Pessoa. Leitura de «Sopro» (p. 215), para preencher respostas a itens (p. 216). Audição, leitura, de «As Pessoas», dos Azeitonas. Redação de poema segundo o começo/molde de «Sopro». Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos.

Aula 49 (3 [1.ª], 4 [3.ª], 5/dez [4.ª]) Apresentação da prova de exame de 2023 (1.ª fase), com lírica de Camões. Redação de item 4, dados critérios do IAVE. Resposta a itens 5 e 6. Audição de Cantiga de amor; paráfrase. Redação de introdução ao item 7. Assistência a passo de «Último a sair» (Bruno e Sónia sussurrando), para completar síntese sobre cantigas de amor; correção.

Aula 50-51 (5 [3.ª], 10/dez [1.ª (mas só 1.ª parte da aula), 4.ª]) Correções. Questionário de compreensão de «Muda de vida» (de Luís Filipe Borges). Assistência a trecho de Paterson (49-56). Redação de poema segundo o molde do de personagem de Paterson. Exercício com «ques» a partir de letra de «Gosto de ti» (Luísa Sobral). Redação de comparação de canção com soneto de Camões. Assistência a clip da canção. Assistência a trecho de Último a sair («Terapia de relaxamento»), para resolver exercício com modalidade, aspeto, tempo; itens também da p. 329. TPC — Volto a falar das leituras de livros. O que se pretende é que leiam várias obras. Portanto, assim que já tenham lido a que me anunciaram, deviam ir logo pensando em outra leitura. (Por outro lado, quem ainda não me disse/escreveu nada deve fazê-lo.)

Aula 52-53 (9 [3.ª], 12/dez [1.ª, 4.ª]) Leitura de «Pequenos Ritos», de Ana Luísa Amaral, para responder a itens na mesma página (217). Audição de trechos de declamações de «Tabacaria» (de Álvaro de Campos) para escolher a melhor e conhecer todo o poema. Votação e expressões escolhidas de cada trecho. Classificação de características de versos de «Tabacaria». Redação de poema em continuação de «Tabacaria» ou segundo o molde de «Pequenos Ritos». Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Ao longo desta (e talvez início da próxima) semana, queria que escrevessem, a computador, os poemas que formos achando valer a pena enviar ao Concurso Correntes d'escritas. Vou abrir tarefa na Classroom para aí descarregarem o poema (ou poemas). Evitem, por mais leve que seja, qualquer aproveitamento de escritos alheios ou de IA. Não esqueçam título. Escrevam, para já, o vosso nome (depois, para efeito de concurso, será preciso pseudónimo).

Aula LIV (11/dez [3.ª]) Redação de resposta (guiada) ao item 4 de prova com «As rosas amo dos jardins de Adónis», de Ricardo Reis, depois de explicações sobre a prova e audição de declamações. Cópia de resposta ao item 5. Correção e solução do item 6. Exercício sobre modalidade e valor modal (a partir de «Traição de Débora», de Último a sair).

Aula 55-56 (12 [3.ª], 13/dez [1.ª, 4.ª]) Correção de questionário de compreensão de «Muda de vida». Assistência a clip «The myth of Sisyphus». Leitura de «Sísifo» (p. 199), de Miguel Torga, para redigir depois décimas segundo alguns constrangimentos do texto de Torga. Audição de canção («O prometido é devido») e preenchimento com classificação de orações. Resolução de exercício em torno de aspeto e modalidade. Assistência a sketch «Super de Origem» (Lopes da Silva, I, 4, 9), para se resolver depois exercício de preenchimento de lacunas sobre hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos. Resolução de exercícios em torno de merónimos, holónimos; hiperónimos, hipónimos. TPC — Lê a ficha corrigida sobre 'Frase complexa' que pus em Gaveta de Nuvens.

Aula 57-58 (16 [3.ª], 17 [4.ª], 19/dez [1.ª]) Com livros de poetas portugueses do século XX, escolha, por cada aluno, de poema curto a ler expressivamente; preparação de leitura. Leituras expressivas, elegendo melhor conjunto poema/declamação. Escrutínio comentado. Escrita de poema que tenha como epígrafe verso de poeta escolhido. Assistência a trecho de Clube dos poetas mortos. TPC — Não esqueças descarregar versões passadas a limpo que eu tenha sugerido valer a pena enviar a concurso. E vai lendo livro.

Aula 59 (18/dez [3.ª]) Preparação dos envios para o Correntes d’escritas. Assistência a clip de «Andorinhas», de Ana Moura. Compreensão de «Liberdade», de Fernando Pessoa (p. 36), através de respostas a perguntas de resposta curta. Assistência a vários sketches com Pessoa.

Aula 60-61 (19 [3.ª], 20/dez [1.ª, 4.ª]) Preparação de envios de poemas a Correntes d’Escritas. Compreensão oral de primeira parte de documentário sobre Pessoa, seguida de questionário V/F; correção (e Tia Albertina). Audição de canção («Sei lá», de Bárbara Tinoco) para classificação de funções sintáticas e orações substantivas e relativas. Apreciação crítica a capa de Inimigo Público. Assistência a final de Clube dos poetas mortos. TPC — Lê os livros que combinámos.

Aula 62-63 (6 [3.ª], 7 [4.ª], 9/jan [1.ª]) Correções a respostas dadas na aula 42-43 (sobre «Bem sei que [...]»). Com exemplares de Mensagem (da coleção «iagora»), preenchimento de grelha acerca do paratexto e da estrutura da obra. Assistência a começo do episódio 5 de «Ministério do tempo» (sobre roubo de Mensagem). Classificação de orações em «Efeito de observação» (Os Azeitonas). Redação de apreciação crítica ao anúncio «As Primas», da NOS Empresas. TPC — Lê sem falta, nas pp. 163-165, o conto «Famílias desavindas», de Mário de Carvalho. A sua leitura prévia é necessária para uma destas aulas.


Aula 64 (7 [1.ª], 8 [3.ª], 9/jan [4.ª]) Audição de «Recantiga» (Miguel Araújo), para encontrar características de Cantigas de amigo/amor. Explicação sobre Cancioneiros. Exercício de reconstituição de cantiga de amigo, para recordar paralelística. Completamento de outra cantiga de amigo de D. Dinis («Pera veer meu amigo»). Redação/Escrita/cópia de solução de itens de exame em torno de cantiga de amigo (de Martim Codax). TPC — Consulta o site Cantigas Medievais Galego-Portuguesas. Além disso, não esqueças a leitura, já pedida, do conto «Famílias desavindas», de Mário de Carvalho, nas pp. 163-165 do manual. Para a aula de quinta, dia 16-1-2025, traz o livro ou livros que tens lido conforme combinado. Ser-te-á pedido, então, que referencies o que leste até agora, bem como alguma aplicação (exercício, resposta, etc.) em volta do livro, ou livros, em causa.

Aula 65-66 (9 [3.ª], 10/jan [1.ª, 4.ª]) Questionário sobre «Famílias desavindas», de Mário de Carvalho (pp. 163-165). Leitura de trecho de cap. II de Amor de Perdição (e excerto correspondente no filme de Manoel de Oliveira; e no filme mudo, de Pallu). Assistência a trecho de 1986 (partes dos episódios 7 e 8. Redação de comentário (em torno de ódios de famílias e Amor de Perdição, «Famílias desavindas», etc.). Assistência a conclusão do episódio de «Ministério do tempo». TPC — Ir continuando leituras. Em termos de gramática, estudar classificação de orações (em Gaveta de Nuvens, vale a pena ler ‘Coordenação e subordinação’, que contém toda esta matéria).

Aula 67-68 (13/jan [3.ª], 14 [4.ª], 16/jan [1.ª]) Leitura de resposta a item 1 da p. 129 sobre o conceito de ‘quinto império’. Compreensão de «O Quinto Império» (Mensagem), p. 129, mediante escolha de paráfrases-traduções. Audição de trecho inicial do episódio 11 de «Um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa» para resolver itens 1-3 da p. 132. Compreensão de «Nevoeiro» (p. 133), acrescentando paráfrases/traduções; preenchimento de análise só com citações. Assistência a clip de «Nevoeiro» com Rogério Samora. Assistência a trecho final de Mensagem, de Luís Vidal Lopes. Redação de comparação do final de Mensagem com as estâncias (quase) finais também de Os Lusíadas (sobretudo X, 145-146). Classificação de orações em «Ouvi dizer» (Ornatos Violeta). TPC Vai lendo as páginas ensaísticas do manual em torno de Mensagem (por exemplo, as pp. 135-136). Na aula de quinta (3.ª)/sexta (1.ª e 4.ª), traz o livro ou livros que tens lido conforme combinado. Ser-te-á pedido, então, que referencies o que leste até agora, bem como alguma aplicação (exercício, resposta, etc.) em volta do livro, ou livros, em causa.

Aula 69 (14/jan [1.ª]) Correção de questionário sobre «Famílias desavindas». Redação de dois argumentos (e exemplos), de um de quatro grupos III de provas de exame. Assistência a trecho de A idade de Adaline. TPC — Completa os parágrafos iniciados em aula.

Aula LXIX (15 [3.ª], 16/jan [4.ª]) Correção de questionário sobre «Famílias desavindas». Exercícios em torno de Coesão textual (e Coerência textual). TPCRevê ‘Mecanismos de coesão textual’ no manual (pp. 351-352).

Aula 70-71 (16 [3.ª], 17/jan [1.ª, 4.ª]) Correção de comentário sobre famílias desavindas. Questionário para compreensão de «Ulisses» (Mensagem). Referência de livros lidos. Resposta a itens com orações substantivas/adjetivas, na p. 114. Redação de grupo III com texto de opinião (dados quatro para escolha). (Na 1.ª: A partir de clip de A idade de Adaline, comentário sobre Pessoas e tempo.) Assistência a trecho de A Idade de Adaline. (Na 1.ª: Exercício com modalidades a partir de «Traição de Débora».) TPC — Vai continuando leituras (de livros; de textos ensaísticos no manual). Em termos de gramática, estuda classificação de orações, funções sintáticas, valores aspetuais e modais, tipos de coesão, formação de palavras, atos de fala, deíticos, ...


Aula 72-73 (20 [3.ª, aula abreviada, tendo o resto sido feito há tempos, na aula 59, ou sendo diluído em próximas aulas], 21 [4.ª], 23/jan [1.ª, embora parte das tarefas (correção de questionário, «compreensão de «Liberdade») tenha sido feita na aula de 21/jan]) Audição de «Ulisses» (Mensagem). Correção de questionário de compreensão escrita sobre «Ulisses». Sobre Ulisses nos Lusíadas. Assistência a clip de «Andorinhas», de Ana Moura. Compreensão de «Liberdade», de Fernando Pessoa (p. 36), através de respostas a perguntas de resposta curta. Exercícios com classificação de orações. Redação de resposta em torno de «D. Dinis» (Mensagem). TPC — Prepara leitura em voz alta (expressiva) destes três sonetos de Pessoa ou Campos (no folheto que distribuí): (i) o com o teu número de pauta, (ii) o com número anterior ao teu [se o teu número for 1, prepararás o soneto 28], (iii) o com o número seguinte ao teu [se fores o 28, prepararás o soneto 1].


Aula 74 (21 [1.ª (na verdade, neste tempo da turma 1.ª, optou-se por antecipar o que figura em parte da aula 73-74: correção de questionário, «Liberdade»)], 22 [3.ª], 23/jan [4.ª]) Correção de trabalho anterior. Exercícios em torno de coesão (e coerência). [4.ª:] A partir de trailer de A idade de Adaline, texto sobre Pessoa e tempo. / [1.ª e 3.ª:] Redação de resposta sobre «D. Dinis» (Mensagem). TPC — Relanceia artigo «O melhor do mundo não são as crianças».


Aula 75-76 (23 [3.ª], 24/jan [1.ª, 4.ª]) Correções de resposta sobre «D. Dinis». Audição de exposição sobre o sebastianismo em Mensagem. Leitura de «D. Sebastião, rei de Portugal» (p. 128), para completar análise e resolver exercício de associação. Leitura de texto de um editorial para comparação, por escrito, com poema lido; relance a outros textos sobre D. Sebastião em Mensagem. Leituras em voz alta de sonetos de Fernando Pessoa. Assistência a trecho de A idade de Adaline. TPC — Prepara recitação (declamação de cor) do soneto de Pessoa que corresponde ao teu número de pauta + 2 (assim, se és o n.º 1, decorarás o soneto 3; se és o n.º 27, decorarás o soneto 1; se és o 28, memorizarás o soneto 2). Não te contentes apenas com memorizar: convém que saibas o poema de cor mas também que sejas capaz de o recitar com a expressividade apropriada.


Aula 77-78 (27 [3.ª], 28 [4.ª], 28 e 30 [1.ª]) Audição de «D. Sebastião, Rei de Portugal». Leitura de «A Mensagem de Fernando Pessoa», de João Mareco e de vários poemas sobre D. Sebastião. Completamento com conjunções e preposições de síntese sobre «D. Sebastião». Assistência a trecho, com a batalha de Alcácer Quibir, de Non ou a vã glória de mandar, de Manoel de Oliveira. Audição de «Os loucos estão certos» (Diabo na Cruz). Redação de introdução + um argumento/exemplo para dissertação sobre loucura. Audição de «Recomeço», para classificar orações. Recitações de sonetos de Pessoa. Assistência a trecho de A Idade de Adaline. TPC — Revê gramática (sobretudo, classificação de orações; logo a seguir, funções sintáticas).

Aula 79 (28 [1.ª], 29 [3.ª], 30/jan [4.ª]; [na turma 1.ª, neste dia deu-se a primeira parte da aula 77-78; e o que se enuncia a seguir será dado na na 1.ª parte da aula do dia 30, ou seja, na aula 77-78]) Correções de texto argumentativo sobre «Os loucos estão certos». Questionário de gramática (orações e funções sintáticas). Assistência a trecho de A idade de Adaline.

Aula 80-81 (30 [3.ª], 31/jan [1.ª, 4.ª]) Correção do questionário de gramática. Redação de texto argumentativo (escolha de palavra do ano). Explicação em torno da avaliação do semestre. Assistência a fim de A Idade de Adaline e conversas com os alunos sobre a avaliação. TPC — Lê o conto «George», de Maria Judite de Carvalho, nas pp. 148-153 do manual. (Além disso, como sempre, aproveita para fazer outras leituras.)

Aula 82-83 (10 [3.ª], 11 [4.ª], 13/jan [1.ª]) Assistência a início de «Visita Guiada» sobre Infante D. Henrique. Para compreensão de «O Infante» (p. 124), resolução de itens de composição curtos e em torno de cartoon de António. Audição de declamações do poema (Sinde Filipe e outros). Resolução e correção de itens de gramática (p. 125). Assistência a clips de publicidade, para comentário em torno de «O Infante». Assistência a sketch («Fiscal de danças ridículas», série Lopes da Silva) para classificar atos ilocutórios (e também itens saídos em exames). TPC — Relanceia, em Gaveta de Nuvens, ficha corrigida sobre «Atos de fala». (Lembro que tepecê anterior foi a leitura de «George», pp. 148-153. Conto que esteja feita.)

Aula 84 (12 [3.ª], 13/fev [4.ª]; na 1.ª, não se faz esta aula) Ainda os atos de fala no manual. Correção de comentário (sobre «Portugal sou eu» e «O Infante»). Audição de «O mostrengo» (por Sinde Filipe). Compreensão de «O mostrengo», de Pessoa (Mensagem), através do preenchimento de sínteses. Audição de passo do Adamastor nos Lusíadas. Redação de resposta comparativa acerca de «O Mostrengo» e Adamastor. Classificação de funções sintáticas em «O Homem do Leme» (Xutos e Pontapés).


Aula 85-86 (13 [3.ª], 14/fev [1.ª, 4.ª]) Compreensão de «Mar português» (p. 127), através de perguntas de descodificação de versos aforísticos e comparação com Os Lusíadas (saída de Belém, IV, 88-89). Preenchimento de comparação Lusíadas/Mensagem; correção. Resposta a itens de coesão em exames. Redação de crónica para concurso do PNED. TPC — Lê o conto «Sempre é uma companhia», de Manuel da Fonseca, nas pp. 173-179 do manual. (Vai terminando leituras combinadas e avançando para outras.)


Aula 87-88 (17 [3.ª], 18 [4.ª], 20/fev [1.ª]) Devolução de primeira versão de texto sobre ética no desporto. Compreensão de crónica de Capicua (pp. 139-140), através de questionário. Identificação de personalidades em canção de Capicua. Assistência a clip da canção; correção. Mais clips de Capicua. Visto o trailer de documentário «O Dilema das Redes Sociais», redação do argumento e exemplo implícitos em 1.2, na p. 143. Assistência ao início de Cinema Paraíso. TPC — Lança na Classroom passagem a limpo do texto sobre ética e desporto que devolvi hoje.

Aula 89 (19 [3.ª], 20/fev [1.ª, 4.ª]) Redação de respostas a itens 1 e 2 de prova de exame com «Screvo meu livro à beira-mágoa» (Mensagem). Leitura de modelo de resposta ao item 4 da citada prova. A partir de Último a sair («A expulsão de Débora»), revisão de atos ilocutórios. Resposta a itens de exame sobre orações.

Aula 90-91 (20 [3.ª], 21/fev [4.ª, 1.ª]) Correção do questionário sobre crónica de Capicua. Visionamento de clip «Gaudí». Classificação de processos de formação de palavras. Resposta a itens sobre ‘conto’ (1 e 3), nas pp. 146-147. Depois de audição da canção «Futuro Eu», de David Fonseca, redação de comentário com respostas a 1.1, 1.2, 1.3, 2 (p. 148). Assistência a trecho de Cinema Paraíso. TPC — Lança na Classroom (em «Última [...]») a segunda versão já emendada, que te terei entregado hoje, do texto sobre ética/desporto (a não ser que ainda não tenhas lançado a primeira versão passada a limpo, o que deves fazer em «Versão [...]»).

Aula 92-93 (24 [3.ª], 25/fev [1.ª, mas só parte da aula; 4.ª]) Resolução de alguns itens de compreensão de «George» (p. 154). Resolução de itens para classificação de «ques». Assistência a trailers de três filmes (referidos na p. 160) com protagonistas comparáveis com George. Redação de argumentos de texto de opinião pedido em prova de exame. Assistência a trecho de Cinema Paraíso. Explicação de itens de exame sobre formação de palavras. TPC — Se ainda não o fizeras, lança em «Última versão [...]» a segunda reformulação do texto sobre ética/desporto.

Aula 94 (26 [3.ª], 27/fev [1.ª, 4.ª]) Preparação do envio de textos para o concurso «Ética no desporto e na vida». Resolução de descodificação de passos expressivos de «Realidade» (pp. 158-159), de Álvaro de Campos. Classificação de tempo, modo, aspeto em «Minha mãe está sempre certa» (Os Quatro e Meia). TPC — Se não o fizeste, lê ainda, sem falta, os dois contos combinados. (Outro assunto: independentemente do concurso, reformulações são obrigatórias.)


Aula 95-96 (27 [3.ª], 28/fev [4.ª e, mas só parte da aula, 1.ª]) Solução de itens de exame. Assistência a segunda parte do documentário «Grandes Portugueses» para responder a questionário de compreensão do oral. Classificação de orações com «Carta» (Toranja). Assistência a pequeno trecho de encenação de Farsa de Inês Pereira. Assistência a clip de «Gisela» (Bárbara Tinoco). Redação de texto comparativo de «Gisela» com Farsa de Inês Pereira. Assistência a trecho de Cinema Paraíso. Resposta a itens de exame com Aspeto. TPC — Aproveita para leituras de livros.


Aula 97-98 (6/mar [1.ª, 3.ª e, na primeira parte da aula, 4.ª]) Questionário de compreensão de primeiras páginas de «Sempre é uma companhia», de Manuel da Fonseca (pp. 173-175). Resumo das linhas 89-123. Passagem para discurso indireto de trecho das ll. 124-134. Visionamento de clip de canção de Os Azeitonas («Ray-dee-oh»). Redação de argumentos contrários a «Rádio é diversidade» (depois de vistos clips da Unesco). Itens de gramática na p. 181. Assistência a trecho de Cinema Paraíso.


Aula 99-100 (7 [1.ª, 4.ª]; 10/mar [3.ª]) [na turma 1.ª, a primeira parte desta aula correspondeu à 1.ª parte da aula 95-96 (e, por isso, não se transcreve aqui); na turma 4.ª, a primeira parte desta aula correspondeu à 2.ª parte da aula 97-98 (e, por isso, não se transcreve aqui)] Sorteio da Liga dos Campeões da leitura em voz alta. Assistência a trecho de episódio de Rádio Calipso, de Nuno Markl. Resolução de itens de exame sobre Recursos estilísticos e Coesão textual. A propósito de trailer de O Sonho de Wadjda (cfr. p. 167, 1), redação de comentário em torno de «Sempre é uma companhia». Assistência a trecho de Cinema Paraíso. TPC — Vai preparando leituras em voz alta de poemas de Mensagem (ver aqui).


Aula 101-102 (10 [3.ª (só a primeira parte da aula)], 11 [1.ª (só a primeira parte da aula); 4.ª], 13/mar [1.ª (segunda parte desta aula)]) Correção do questionário sobre início de «Sempre é uma companhia». Revisão de discurso indireto livre, com «É você» (Tribalistas). Compreensão de ode de Reis (na p. 78) e de crónica de Miguel Araújo (nas pp. 78-79), através de respostas a itens no manual. Assistência a trecho de Cinema Paraíso. Preenchimento de tabela comparativa entre contos e Cinema Paraíso. TPC — Vai preparando as leituras dos poemas de Mensagem (para a fase de grupos da Liga dos Campeões); ver aqui. Também vou deixar em Gaveta de Nuvens ficha corrigida (do Caderno de atividades) sobre discurso direto, indireto e indireto livre.

Aula 103 (11 [1.ª], 12 [3.ª], 13/mar [4.ª]) Correção de texto sobre «Gisela»/Farsa de Inês Pereira. Resposta a pergunta-comentário em torno de «Começar de novo» e expressividade, depois de ouvida a canção. Com «Os Maridos da Outras» (Miguel Araújo), relacionação com Farsa de Inês Pereira, usando palavras de «Começar de novo». TPC — Relanceia ficha corrigida sobre a Farsa de Inês Pereira.

104-105 (13 [3.ª], 14/mar [1.ª, 4.ª]) Resolução de itens sobre aspeto (pp. 80-81). Exercícios com deíticos e com discurso indireto, depois de ouvida a canção «Ainda estamos aqui» (Miguel Araújo). Leitura em voz alta de poemas de Mensagem (Liga dos Campeões). Assistência a trecho de Cinema Paraíso.

Aula 106-107 (17 [3.ª], 18 [4.ª], 20/mar [1.ª]) Correção de comentário-resposta acerca de sinopse para «Do alvoroço [...]». Audição de «E o resto é História» sobre a maior mentira da história de Portugal. Resposta a itens sobre «Guichet/2», de Alexandre O’Neill. Visionamento de clips sobre burocracia (Mixórdia, Gato Fedorento, Pandilha). Criação de títulos para três contos. ([3.ª: ] Redação de sinopse de passo da Crónica de D. João I) Leituras em voz alta. Assistência a trecho de Cinema Paraíso.

Aula 108 (18 [1.ª], 19 [3.ª], 20/mar [4.ª]) Compreensão de trechos de Lusíadas, a partir de tarefa para escolha de significados certos. Redação de respostas a itens de prova de exame com Lusíadas. TPC — Deixo duas fichas do Caderno de Atividades corrigidas com Camões (lírico e épico).

Aula 109-110 (21 [1.ª, 4.ª], 24/mar [3.ª]) Comentário a «[Albertina]» (pp. 201-202), O’Neill. Audição de poemas de O’Neill por Sinde Filipe («E tinh’rrazão», «Portugal»). Assistência a início de Tomai lá do O’Neill. Redação de frases sobre carateres e slogans. Leituras em voz alta. Assistência a trecho de Cinema Paraíso. TPC — Lê os livros que ficaras de ler.

Aula 111-112 (25 [1.ª (só a primeira parte da aula); 4.ª], 26 [3.ª (só a primeira parte da aula)], 27/mar [1.ª (2.ª parte da aula)]) Correção de títulos para contos. Questionário de compreensão de «Um filme em forma de O’Neill» (pp. 223-224). Atualização das leituras em curso. Clips com O’Neill (trecho de Tomai lá do O’Neill, de Fernando Lopes; trailer do filme de João Botelho; entrevista a João Botelho). Resposta a itens de exame sobre figuras de estilo. Assistência a conclusão de Cinema Paraíso. Preenchimento de tabela comparativa entre Cinema Paraíso e contos lidos. TPC Em Gaveta de Nuvens, relanceia os PDF (ou lê-os mesmo para perceberes as narrativas em causa) em torno de Aurora, Circe, Faetonte, Alcíone e Ceíce.

Aula 113 (26 [3.ª, mas na segunda parte da aula (na primeira parte da aula, fez-se o correspondente a aula 111)], 27/mar [1.ª (mas na segunda parte, far-se-á o correspondente a aula 112]) Revisão em torno de Camões (cfr. pp. 386-387), a partir de dois sonetos e duas oitavas de écloga. Assistência a trechos de filme Odisseia (para chegar a passo com Circe). Resumo de oitavas com Alcíone. Passagem a discurso indireto de falas no soneto com Aurora. Exposição com comparação entre «barbie em diagonal», de Vasco Graça Moura, e «Um mover de olhos, brando e piadoso», de Camões (cfr. p. 223). Assistência a mais um trecho de Odisseia.

Aula 114-115 (28 [1.ª], 31/mar [3.ª], 1/abr [4.ª]) Correção de questionário de compreensão de apreciação crítica ao filme Um filme em forma de assim. Assistência a trecho do filme Mensagem, de Luís Vidal Lopes. Resposta a perguntas sobre «O dos Castelos» (orientada por trechos lacunares). Correção, incluindo explicação de estâncias de Camões e audição de «O dos Castelos» (por Sinde Filipe). Audição de «Europa» (pp. 226-227), de Ana Luísa Amaral. Redação de pequeno comentário-resposta comparativo do poema de Ana Luísa Amaral com «O dos Castelos». Apreciação crítica de publicidade a Pingo Doce. Identificação de recursos estilísticos em «Guerra Nuclear». Assistência a conclusão de Cinema Paraíso. TPC — Lê livros.

Aula CXVI (1/abr [1.ª] — e só nesta turma) Correções de trabalho (já antigo) sobre Pessoa e tempo. Resposta a itens de exame (recursos expressivos). Preenchimento de tabela comparativa (espaço) entre contos e Cinema Paraíso. Ainda modalidades, a partir de trecho de «Último a sair» (traição de Débora). Assistência a «Ler Mais Ler Melhor» dedicado a O’Neill.

Aula 116 (2 [3.ª], 3/abr [4.ª]) Compreensão de texto de Bill François (de A Eloquência da Sardinha) sobre polvos, através de descodificação de passos com ironia. Compreensão do passo do polvo (cap. V) no «Sermão de Santo António aos Peixes», do Padre António Vieira, e resposta em torno de recursos estilísticos. Audição de trecho do polvo por Ary dos Santos. Assistência a final de À procura de Dory. TPC — Serão chamados à Classroom um dia destes (para tarefa, de índole não obrigatória, a entregar até ao recomeço das aulas).

Aula 117-118 (3 [3.ª], 4/abr [1.ª, 4.ª]) Correção de apreciação crítica (a publicidade com químicos e Pingo Doce). Assistência a clip sobre «Orfeu e Eurídice». Justificação do título, a partir do sentido das suas duas palavras, de «Orfeu Rebelde», de Torga. Assistência a início de O Portugal de Miguel Torga. Resolução de itens de V/F sobre o filme. Leituras em voz alta. TPC — Vai lendo livros.

#