Aula 21
Aula 21 (16 [3.ª], 17/out [1.ª, 4.ª]) Correção de item 7 sobre
Frei Luís de Sousa feito em aula anterior.
[Solução possível para
o item 7 pedido na aula 18:]
Em Frei
Luís de Sousa são determinantes as dúvidas, a instabilidade emocional de
Madalena. Numa tragédia é essencial a acumulação de indícios que façam
adivinhar que não devemos desafiar o destino.
A primeira cena mostra-nos
Madalena a ler Os Lusíadas e a comparar-se com Inês de Castro, que
considera ter sido mais feliz: apesar de vir a ser assassinada pelos seus
algozes, Inês pudera ainda gozar momentos de felicidade, ao passo que ela
continuava angustiada por aqueles «contínuos terrores» que a impediam de fruir
a felicidade que lhe dava o amor por Manuel.
A entrada de Telmo não
acalmará a ansiedade de Madalena; ao contrário, o velho aio irá aludindo ao
mesmo passado que a atemoriza e lhe será constantemente recordado: a simples
correção «como meu senhor... quero dizer como o Sr. Manuel de Sousa Coutinho» revela
que Telmo não esqueceu o primeiro amo e o prefere ao segundo marido de
Madalena, que aliás respeita.
Sozinha, Madalena não
«vive», porque teme que o passado (ou seja, o primeiro casamento, com João de
Portugal) se interponha. Porém, nem Camões nem Telmo são companhias que a
pacifiquem porque ambos lhe recordam aquilo em que não quer acreditar.
As representações de que
veremos a parte correspondente ao final do Ato I de Frei Luís
Sousa, de Almeida Garrett,
são:
Filme / Peça |
Ano |
Realizador / Encenador / Grupo |
Frei Luís de Sousa |
1958 |
Edgar Marques («Noite de teatro» da Emissora
Nacional) |
Frei Luís de Sousa |
1967 |
Jorge Listopad |
Frei Luís de Sousa |
2019 |
Miguel Loureiro |
Frei Luís de Sousa |
? |
Associação Desportiva Recreativa Educativa de
Palhaça |
O exame de 2020, fase
especial, tinha este item 7 em torno de Frei Luís de Sousa:
Grupo I — Parte C
7. Em Frei Luís de Sousa,
de Almeida Garrett, são vários os aspetos que conferem uma dimensão trágica à
obra, nomeadamente a mudança do espaço onde vai decorrendo a ação.
Escreva uma breve
exposição na qual comprove esta afirmação, baseando-se na sua experiência de
leitura da peça.
A sua exposição deve
incluir:
• uma introdução ao tema;
• um desenvolvimento no qual refira duas alterações significativas observáveis no espaço em que
decorre a ação e explique o modo como essas alterações contribuem para a
dimensão trágica da obra;
• uma conclusão adequada ao desenvolvimento do tema.
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TPC (só para 12.º 3.ª) — Copia
a computador, na Classroom, o texto de «fuga» que te devolvi, incluindo já as
minhas emendas. Podes melhorar ainda o texto, mas, atenção, sem qualquer ajuda
de net. Depois, eu próprio imprimirei essa versão e farei nova correção (que
trarei).
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