Aula 22-23
Aula 22-23 (18/out
[1.ª, 4.ª]) Correção de comentário contrastivo sobre os dois «Lisbon
Revisited».
[Exemplo de comentário sobre
os dois «Lisbon Revisited», de Álvaro de Campos:]
Se é verdade que os poemas
apresentam um tema comum — a desilusão do sujeito poético face ao seu
desencontro emocional com o espaço que o envolve —, o tom usado é distinto.
Em «Lisbon Revisited
(1923)», o tom do discurso é de irrequietude e revolta, como denota a presença
frequente de frases com valor modal deôntico («Paguem o que devem!»; «Não me
peguem no braço!»; etc.), tantas vezes acumulando negação, imperativo e exclamação.
Já em «Lisbon Revisited
(1926)» as palavras do sujeito lírico assumem uma dimensão de desilusão e
desânimo, a que não é alheia a fragmentação do eu («Mas, ai, a mim não me
revejo! / Partiu-se o espelho mágico em que me revia idêntico, / E em cada
fragmento fatídico vejo só um bocado de mim»).
Entretanto, nos dois
textos o poeta sente-se como um «estrangeiro», não integrado nas vivências
comuns e nos hábitos culturais da capital. A utilização do inglês no título dos
poemas acentua a inadaptação do eu lírico,
que expressa assim a sua circunstância de «estrangeiro» em Lisboa.
Na p. 92 do manual,
trata-se da distinção entre complemento do nome e modificador do nome
(restritivo e apositivo).
1. Identifica os versos da «Ode
triunfal» em que as expressões sublinhadas correspondem ao complemento do nome.
[Circunda as alíneas com complementos; nos outros casos teremos
modificadores.]
(A) «À dolorosa luz das grandes
lâmpadas elétricas da fábrica».
(B) «Escrevo rangendo os dentes,
fera para a beleza disto».
(C) «Ó artigos inúteis que
toda a gente quer comprar!».
(D) «Parlamentos, políticas, relatores
de orçamentos».
(E) «Eh-lá desabamentos de
galerias de minas».
(F) «Alterações de constituições,
guerras, tratados, invasões».
(G) «Eia aparelhos de todas
as espécies, férreos, brutos, mínimos».
2. Associa as expressões
sublinhadas à função sintática que lhes corresponde (Complemento do nome
[CN] / Modificador restritivo do nome [MRN] / Modificador apositivo
do nome [MAN]).
Álvaro de Campos assume-se como discípulo de
Alberto Caeiro (a), o mestre inspirador (b), com quem
partilha a valorização das sensações (c). Contudo, para o autor da
«Ode triunfal» (d), que exalta o triunfo da técnica (e),
o sensacionismo associa-se à descrição e às imagens da modernidade (f),
ultrapassando a ligação à natureza (g). O contacto intenso
(h) com as máquinas (i) desencadeia no sujeito poético o
desejo de se fundir com elas (j). Febril e furioso (k),
expressa a sua admiração por todas as coisas contemporâneas (l),
incluindo no seu canto elogioso (m) realidades que poucas
vezes haviam merecido registo poético (n), banais e disfóricas
(o), mas merecedoras de exaltação (p) por integrarem a
diversidade do mundo moderno.
Singular entre os heterónimos (q), a poesia
futurista de Campos (r) recorre a um estilo livre e excessivo
(s), que se manterá (t), mesmo quando tematicamente os
seus versos se tornarem o retrato de um «eu» entregue à solidão e ao
pessimismo (u).
Indica o valor aspetual predominante em cada uma das frases de Último a sair:
Ela estava a fazer jogo, esteve a fazer jogo
desde o início. |
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Há muitas melgas nesta casa. |
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Já acabou o Fenistil. |
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A melga entrou lá dentro. |
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A melga vinha [a voar]. |
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Procurei bué. Estive ali um quarto de hora
à procura da melga. |
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Tu és meu amigo, Rui. |
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* Costumo sair do quarto dos homens e visitar
o das mulheres. |
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* Tens procurado as melgas todas as noites. |
|
* inventados para efeitos do
exercício
Letra |
Estrutura |
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I |
Sujeito |
Núcleo do Predicado |
Modificador do grupo verbal |
Complemento oblíquo
[País] |
A Irene |
irá |
no inverno |
a Inglaterra |
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Sujeito |
Núcleo do Predicado |
Complemento indireto |
Complemento direto |
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Sujeito |
Núcleo do Predicado |
Complemento direto |
Predicativo do c. direto |
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Sujeito |
Núcleo do Predicado |
Complemento direto |
Modificador do grupo
verbal [País] |
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Modificador do GV
[Capital] |
Sujeito |
Núcleo do Predicado |
Predicativo do sujeito |
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Sujeito |
Núcleo do Predicado |
Agente da passiva |
Modificador do grupo
verbal |
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Sujeito [Figura artística] |
Modificador apositivo |
Núcleo do Predicado |
Complemento direto |
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Vocativo |
Núcleo do Predicado |
Complemento direto |
Complemento indireto |
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Sujeito [Figura pública] |
Núcleo do Predicado |
Complemento direto |
Modificador do grupo
verbal |
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Sujeito [Desportista] |
Núcleo do Predicado |
Complemento direto |
Modificador restritivo do
nome |
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Núcleo do Predicado |
Complemento direto |
Complemento indireto |
Modificador do grupo verbal |
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Sujeito [Banda] |
Núcleo do predicado |
Agente da passiva |
Modificador do grupo
verbal |
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Modificador de frase |
Sujeito [Escritor] |
Núcleo do Predicado |
Complemento direto |
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O primeiro a terminar a frase corretamente ganha 3 pontos; o
segundo, 2; o terceiro, 1. A cada frase que se revele errada é atribuído um ponto
negativo (-1 ponto).
Ouviremos quatro trechos de bandas sonoras de filmes. Depois de ouvida cada música (durante cerca de dois minutos), terás mais uns cinco minutos para escrever poucas frases (em prosa — de qualquer género, incluindo prosa poética) que a música te inspire. Já fizemos isto há dois anos, mas as bandas sonoras serão diferentes agora, tendo mantido apenas a primeira, que serve de exemplo.
Não
é dizer «inspira-me isto e aqueloutro», «lembra-me assim ou assado». É escrever
o texto inspirado pela música. Por exemplo, a primeira
música inspirou-me isto:
1 Viajara ainda de noite. Atravessara o rio já raiava a
manhã. Não esperou nem mais um segundo, havia que chegar rápido ao acampamento.
Pararia apenas já a cem metros da tenda em que funcionava o quartel-general.
Foi
então que verificou mais uma vez se levava a carta. E se a tivesse perdido? Mas
logo a sentira, aconchegada no bolso esquerdo.
—
Diga ao Marechal que cheguei.
São estes os áudios [bem,
aqui, no blogue, veem-se os clips que os ilustram respetivos, aliás maus, o que
em aula não acontecia]:
2 .
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3 .
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4 .
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5 .
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Eis os trailers dos quatro
filmes 2-5:
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