Thursday, September 08, 2022

Aula 29-30

Aula 29-30 (4 [1.ª, 3.ª], 8 [5.ª], 9/nov [4.ª]) Correção de questionário de compreensão sobre a apreciação crítica «Amor, via Twitter» (ver Apresentação).

Na p. 55, lê «Amor e batatas», crónica de Ricardo Araújo Pereira. Para cada um dos quatro parágrafos, escreve uma frase-resumo com até vinte palavras. Não te atenhas aos pormenores da historieta. Ao contrário, tenta perceber o que o autor pretende transmitir-nos. (Já resolvi a frase para o primeiro parágrafo, mas não deixes de lê-lo.)

Parágrafo 1 (ll. 1-6) — Ao contrário do que acontece na literatura, tenho razões para associar amor a batatas; por isso vou escrever sobre elas. (20)

Parágrafo 2 (ll. 7-20) — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Parágrafo 3 (ll. 21-25) — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Parágrafo 4 (ll. 26-28) — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Escreve um Alfabeto Pessoal. Repara no exemplo a seguir — só para as primeiras letras do alfabeto.

Evita que as frases sirvam apenas para declarar aquilo de que gostas ou de que não gostas. Boa solução é não te limitares a qualificar o que escolhes («é bom», «mau», «gosto de», etc.) e usares antes uma redação «de comentário» aos temas destacados. Nota que a palavra que é escolhida pode nem ser o exato assunto, servindo afinal como pretexto para se aludir ao tema que importa mesmo. Podes alternar letras tratadas em algumas linhas com outras que desenvolvas apenas numa frase curta.

A, de Automóvel. Desconfio da importância que em Portugal se dá aos automóveis, prejudicando quem usa os transportes públicos (e os passeios, paisagens, etc.). Admiro o trabalho da ACA-M (Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados), um dos raros exemplos de intervenção da «sociedade civil».

B, de Bife à Império. Foi o texto que lemos há pouco que me lembrou «batatas fritas», embora não sejam estas que quero recordar, antes todo o Bife à Império. Tenho-o recomendado a alunos, sobretudo aos que vão para o Técnico, que confirmam que vale a pena. A mim, que por lá passei religiosamente em várias décadas, lembra-me com quem ia em criança, em adolescente, e depois, e depois, e depois já não. Bife e molho mantêm-se excelentes; batatas, um pouco menos.

C, de Castanhas. Andei no Liceu Dona Leonor a partir do 5.º ano, o atual nono, em 1974-75, o que explica que nada tivesse sido convencional (aliás, salvo erro, no ano anterior o liceu ainda era exclusivamente feminino). Recordo um dos hábitos de então: no inverno, o grupo dos que moravam em Benfica ia apanhar o autocarro a Entrecampos, compartilhando as castanhas assadas compradas no caminho.

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TPC — Vê a ficha já corrigida em torno de «Cantigas de escárnio e maldizer» (ficha 3 do Caderno de atividades, pp. 7-8) que fica reproduzida em Gaveta de Nuvens.

 

 

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