Sunday, August 30, 2020

Sumários e tepecês

Aula 1-2 (18 [4.ª], 21 [1.ª], 22 [5.ª, 2.ª], 23/set [3.ª]) Indicações úteis ao trabalho ao longo do ano. Leitura de frases sobre autores mais presentes no programa do 11.º ano para conjeturar acerca da sua veracidade. Correção comentada. Redação de parágrafos em registo idêntico (e também na 3.ª pessoa), mas de caráter autobiográfico. Preenchimento de folhas da caderneta (com desenho de retrato-emblema). TPC — Em Gaveta de Nuvens lê ‘Preceitos para o trabalho ao longo do ano’. Podes relancear também tudo o que marquei a azul-turquesa.

Aula 3-4 (22 [4.ª], 23 [1.ª], 24/set [3.ª, 2.ª, 5.ª]) Explicação sobre dêixis. Resolução de exercício a partir do discurso de Bean sobre a «A mãe de Whistler», em torno de deíticos, transcrição do oral versus escrito, antecedentes de pronomes. Redação de discurso-apreciação acerca de pintura. Assistência a trechos de Bean, Um autêntico desastre. TPC — Em Gaveta de Nuvens, lê ‘Deíticos’. Ficará reproduzida também a ficha do Caderno de Atividades (5, pp. 36-37) sobre «Dêixis: pessoal, temporal e espacial» (a versão que copiarei tem já as soluções — podes, mais do que praticar muito, verificar se saberias resolvê-la, vendo logo as soluções). Se não o fizeras antes desta aula, não deixes de ler o que pedira como tepecê na aula 1-2.

Aula 5-6 (25 [4.ª], 28 [1.ª], 29 [5.ª, 2.ª], 30/set [3.ª]) Resolução de exercício sobre deíticos. Assistência a trecho de «Apresentação de Bruno Nogueira» (O último a sair), para resolver mais um outro exercício com deíticos. Audição e visualização de declamações de poema de Sophia na p. 13; explicações. Cópia do texto de Sophia mas em prosa e inserindo pontuação. Continuação do texto em registo narrativo. Assistência a final de Bean, um autêntico desastre. TPC — Lê capítulo de gramática sobre ‘Pontuação’ reproduzido em Gaveta de Nuvens. (Poderias ainda relancear as páginas sobre pontuação no manual, «H. Construção de resposta a questionário interpretativo», pp. 355-357, mas, neste caso, são fracas.)

Aula 7-8 (29 [4.ª], 30/set [1.ª], 1/out [3.ª, 2.ª, 5.ª]) Assistência a trecho de episódio de Bruno Aleixo com Busto a discorrer sobre modos literários (formas naturais da literatura). Explicação acerca de modos, géneros, subgéneros. Preenchimento de tabela com modos (e géneros) de textos do 10.º ano. Leitura de definições e resolução de exercício sobre protótipos textuais (revisões de matéria já do 9.º ano). Assistência a sketches (Série Barbosa) para escolher protótipos textuais que lhes correspondem. Redação de fragmentos (exemplificativos dos vários tipos textuais, todos relacionáveis com o próprio autor). TPC — Lê o capítulo de gramática sobre ‘Tipos textuais’ que vai ficar realçado em Gaveta de Nuvens. Vai também dando um relance ao que escrevi sobre ‘Projetode leitura’, ainda que sem a preocupação de decidires já o que vais ler. Completa, e trá-lo, escrito com cinco tipos textuais começado em aula.

Aula 9-10 (2 [4.ª], 6 [5.ª, 2.ª], 7/out [3.ª, 1.ª]) Compreensão de «Ler é maçada» (p. 21), de Pedro Mexia. Audição de «Às vezes (Escuto e Observo Erros de Português)», e preenchimento de tabela sobre os erros em causa. Resolução de exercício em torno de flexão do pretérito perfeito, a partir do sketch «Castigadores da parvoíce». Redação de apreciação crítica de cartoon. TPC — Vê o que está sobre ‘Projeto deleitura’ em Gaveta de Nuvens. Vai ponderando o que podes ler. Além dos livros da lista «oficial», tentarei ir acrescentando outras sugestões nos próximos dias.

Aula 11-12 (6 [4.ª], 8 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 12/out [1.ª]) Correção dos trabalhos completados em casa e agora devolvidos. Assistência a começo do episódio 1 da série 1986. Resposta/cópia a itens de exame com os Lusíadas. Continuação de episódio de 1986. Assistência a declamações com contos de Mário-Henrique Leiria. Preenchimento e correção da tabela comparativa ‘Mitificação do herói nos Lusíadas e em 1986’. Leitura de um dos «Questionários de Proust» (Público, verão de 2020), para redigir respostas a seguir. TPC — Completa, melhora, o que estiveste a escrever e traz-mo na próxima aula. Em Gaveta de Nuvens (aqui) deixarei exemplares do «Questionário de Proust», para o caso de precisares de saber as perguntas.

Aula 13-14 (9 [4.ª], 12 [3.ª], 13 [5.ª, 2.ª], 14/out [1.ª]) Correção de questionário de compreensão de «Ler é maçada». Sobre critérios específicos de avaliação. Audição de cantiga de amigo («Vaiamos, irmana, vaiamos dormir»), para responder a 1. Oralidade (p. 12); audição de versão de Natália Correia musicada (ir vendo no site ‘Cantigas Medievais’, mostrando blogue também). Sobre características formais [e de conteúdo] das cantigas de amigo, e adivinhando estrofe em falta em cantiga de D. Dinis. Assistência a passo de Último a sair (Bruno e Sónia sussurrando), para completar síntese sobre cantigas de amor. Criação de cantiga de amigo com contexto contemporâneo. TPC — (i) Procura conhecer o site ‘Cantigas Medievais Galego-Portuguesas’. Experimenta ver de relance cantigas dos vários géneros, investigar um ou outro trovador, atentar nas sínteses sobre as cantigas. (ii) Conclui, ou melhora, a cantiga de amigo criada em aula.

Aula 15-16 (13 [4.ª], 14 [3.ª], 15 [2.ª, 5.ª], 19/out [1.ª]) Correções de trabalhos devolvidos. Sobre poema de Louise Glück (a recente Prémio Nobel da Literatura) e caráter lírico, ou não, do texto em causa. Critérios de avaliação  de português (exceto na turma 4.ª, onde já tinham sido explicados). Compreensão de «Lusofonia» (p. 16), de Nuno Júdice, para redação de respostas-comentário. Obituário de Pedro Mexia (por Osvaldo Silvestre) e comentário-diário de Pedro Mexia, para reconhecer tipos textuais predominantes. Assistência a «Apóstolo corrige Jesus» (Lopes da Silva), para preencher com formas corretas. Assistência a trechos de O último a sair em torno de criação de poemas.

Aula 17-18 (16 [4.ª], 20 [5.ª, 2.ª], 21/out [3.ª, 1.ª]) Correção de cantiga de amigo criada na aula anterior e completada em casa. Exercício sobre pontuação. Compreensão do discurso de Mia Couto na p. 18 para criação de trechos em falta. Exercício de intuição em torno de nomes de batismo em moda; correção. Audição/leitura de «Maria Albertina» (por Humanos). Comentário-resposta em torno da letra da canção (p. 21). TPC Vai já escolhendo, e lendo, livro do projeto de leitura. Lista de obras está no blogue ( faço algumas restrições mas também acrescento outras possibilidades).

Aula 19-20 (20 [4.ª], 22 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 26/out [1.ª]) Exercício sobre apelidos patronímicos. Depois de assistência ao início de episódio de Bruno Aleixo (2.ª temporada, episódio 1), preenchimento de resposta sobre tipos de apelidos; correção. Criação de séries por associação de ideias (para «Música»), a partir de exemplo dado (de «Kalaf»). Audição de algumas séries (para registo de seis palavras). Compreensão de «O primeiro amor» (p. 17), de Baltasar Lopes, para escrever continuação de narrativa (incorporando seis palavras). Assistência a início de O Discurso do Rei. Síntese sobre antropónimos e trecho do filme. TPC — Por estes tempos, serei parcimonioso em pedidos de tarefas para casa, para poderes ires tratando das escolhas-leituras de livros. É também possível que, proximamente, recebas convite para Classroom «Gaveta do 11.º #»; esperamos contar contigo (apesar de o serviço de catering não ser extraordinário). Continuaremos, porém, a usar o blogue preferencialmente. A referida «sala de aula» servirá sobretudo para arquivo de tarefas, quando for caso disso.

Aula 21-22 (23 [4.ª], 27 [5.ª, 2.ª], 28/out [1.ª, 3.ª]) Correção do comentário sobre «Maria Albertina», mais nomes antigos oferecidos. Audição de «Carta» dos Toranja, para completar lacunas; localização de deíticos pessoais. Resposta em torno de título. Ainda sobre nomes, exercícios sobre campo lexical e campo semântico. Leitura de crónica de Afonso Cruz, «Os camelos [...]» (pp. 23-24), para escrever síntese. Assistência a trecho de O Discurso do Rei. Preenchimento de página com síntese sobre apelidos e filme. TPC — No blogue, destacarei uma zona, que lerás, que inclui as noções de ‘campo lexical’ e de ‘campo semântico’ (é no final da secção a que respeita o link que pus).

Aula 23-24 (27 [4.ª], 29/out [3.ª, 2.ª, 5.ª], 2/nov [1.ª]) Compreensão de trecho de O Murmúrio do mundo (nas pp. 14-15), para responder a item 7 (p. 15) e a poucas questões mais linguísticas (campo lexical, deíticos, neologismo). Escrutínio de elementos paratextuais em livros da coleção ‘Literatura de Viagens’ (Tinta-da-China). Criação de paratexto de livro inventado. Assistência a trecho de O Discurso do ReiTPC — Completa e melhora (e, depois, traz-mo) texto iniciado em aula.

Aula 25-26 (30/out [4.ª], 3 [5.ª, 2.ª], 4/nov [2.ª, 1.ª]) Correção, com leitura de parte de trecho que é sequência do que lemos de Chiquinho. Questionário de compreensão sobre textos ensaísticos nas pp. 28-30 (sobre barroco e Padre Vieira). Exercício de correspondência com termos e definições de elementos do paratexto. Redação de texto expositivo-argumentativo a propósito de cartoon relacionável com passo de O Discurso do Rei. Assistência a trecho de O Discurso do Rei. Sobre imprecações e interjeições. TPC — Em Gaveta de Nuvens lê as duas ou três páginas que ficarão sobre ‘Paratexto’; lê ainda o que está em ‘Classes de palavras’ sobre Interjeições.

Aula 27-28 (3 [4.ª], 5 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 9/nov [1.ª]) Entrega e correção da redação feita na última aula. Correção da ficha com paratexto. Campo semântico de «berdamerda». Neologismos. Arcaísmos. Redação de síntese agregada de três textos ensaísticos na p. 32. Transposição para português atual da didascália inicial do «Sermão de Santo António» (omitida no manual); e preenchimento de legenda a um verbete de «pregar» e «pregar». Assistência a mais um trecho de O Discurso do Rei. TPC — Lê as páginas em Gaveta de Nuvens, retiradas de inteligente enciclopédia de linguística, sobre estes três tópicos: ‘O léxico do português’; ‘Neologismos [vs. Arcaísmos], empréstimos e estrangeirismos’; ‘Palavras [divergentes:] vernáculas e cultismos’.

Aula 29-30 (6 [4.ª], 10 [5.ª, 2.ª], 11/nov [3.ª, 1.ª]) Correção dos trabalhos com criação de paratexto de livro. Explicação de pontos necessários à compreensão do «Sermão de Santo António», cap. I, incluindo clip(s) com Santo António a pregar aos peixes. Audição de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Ser o sal da terra». Preenchimento de lacunas em síntese-análise, para acompanhar leitura da parte I do sermão (pp. 36-38). Redação de curta narrativa com criação de um milagre de Santo António. Assistência a curto trecho de O Discurso do Rei. TPC — Relanceia o glossário de termos sobre o sermão que pus em Gaveta de Nuvens («alegoria», «conceito predicável», «exórdio»). Entretanto, no manual podes ler também, no glossário final, as entradas «Sermão» (p. [400]) e «Barroco» (p. 397). Também aconselho muito que vás passando os olhos pelos excertos ensaísticos nas imediações das páginas que estivermos a ler em aula (para já, pp. 34-39).

Aula 31-32 (10 [4.ª], 12 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 16/nov [1.ª]) Correção do questionário de compreensão de trechos sobre barroco (pp. 28-30). Audição da parte I do Sermão dita por Luís Lima Barreto. Resposta a umas duas ou três perguntas ainda sobre o exórdio. Ilustração da noção de «Alegoria» através de assistência a a trecho «A morte» (O Sentido da Vida, dos Monty Python). Redação de fragmentos a partir de bandas sonoras ouvidas. Assistência a passo de O discurso do rei. TPC — Em Gaveta de Nuvens vê também as páginas 5 e 6 do Caderno de Atividades (ambas sobre o «Sermão de Santo António») — reproduzirei versões com soluções: aqui (p. 5) e aqui (p. 6). Não esqueças ainda a escolha e a leitura de livro (integrável no Projeto de leitura).

Aula 33-34 (13 [4.ª], 17 [5.ª, 2.ª], 18/nov [3.ª, 1.ª]) Correção dos relatos de milagres de Santo António. Compreensão de «Expulsão do Paraíso Infernal» (pp. 42-43), de Luísa Costa Gomes, para completar itens com resposta já esboçada. Assistência a anúncios publicitários a banco (Banif; CGD) e aos sketches «Mofo ou bafio?», «Primeiro-ministro discursa» (ambos da série ‘Lopes da Silva’), para resolver texto lacunar sobre conotação, denotação, polissemia, monossemia, étimo, convergência, homonímia. Redação de comentário sobre publicidade de Sermões. Assistência a O Discurso do Rei. TPC — Em Gaveta de Nuvens relanceia «denotação, conotação;polissemia; hiperonímia, holonímia» (é o mesmo capítulo de que já terás estudado «campo lexical, campo semântico»). Entretanto, não te esqueças de me responder na Classroom sobre o que estás a ler (ou se precisas de ajuda minha); mas, por favor, lê o que está escrito sobre o PL quer em Gaveta de Nuvens quer junto da própria pergunta na Gaveta do 11.º #.ª.

Aula 35-36 (17 [4.ª], 19 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 23/nov [1.ª]) Compreensão do cap. II do «Sermão», por preenchimento de ficha com perguntas curtas. Explicação da noção de ‘coerência’; aplicação da noção de ‘coerência’ a sketches (série Lopes da Silva) com quebras de coerência propositadas. Comentário sobre alegoria e «Sermão». Assistência a conclusão de O Discurso do Rei. TPC — O exame nacional de 2019, 1.ª fase, no seu grupo I, parte B, incluía três itens sobre o passo do «Sermão de Santo António» que lemos hoje. Vê em Gaveta de Nuvens como era essa parte da prova (itens 4, 5, 6) e os respetivos critérios de correção (pp. 7-9).

Aula 37-38 (20 [4.ª], 24 [5.ª, 2.ª], 25/nov [3.ª, 1.ª]) Correção dos textos inspirados em bandas sonoras (incluindo assistência a trailers). Resolução de tabela com problemas de coesão textual (tirados de redações de alunos), com relance às pp. 386-388 e 40-41 do manual. Assistência a sketches para completar tabela da aula passada sobre coerência. A propósito de trecho de episódio de Governo Sombra (reações à ereção de estátua do Padre António Vieira), redação de texto de opinião. TPC — Lê, em «Coerência e coesão textuais» — em Gaveta de Nuvens —, a parte sobre ‘Coesão’ (a parte sobre coerência podes olhá-la com menos atenção); no manual, as pp. 386-388 tratam dos mesmos assuntos. Relanceia e estuda a ficha sobre ‘texto e textualidade’ (coerência e coesão) no Caderno de Atividades (pp. 32-33), que reproduzirei já com soluções. Completa texto de opinião iniciado em aula.

Aula 39-40 (24 [4.ª], 26 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 30/nov [1.ª]) Compreensão de resumo do cap. III, com preenchimento de tabela. Sobre rémora e outros peixes louvados no cap. III; correção. Exercícios sobre argumentos na p. 46 e definições alternativas; e sobre argumento-exemplo (p. 53). Assistência a dois trechos de Bruno Aleixo, com momentos argumentativos. Resolução de ficha em torno de tipos de argumentos e os trechos de Bruno Aleixo. Redação de parágrafos argumentativos (com argumento e exemplo). TPC — Avança mesmo na leitura de livro (ou livros).

Aula 41-42 (27/nov [4.ª], 2 [3.ª, 1.ª], 3/dez [2.ª, 5.ª]) Correção de textos de opinião sobre forma de nos relacionarmos com a história. Questionário de compreensão sobre «O cérebro dos golfinhos» (p. 48). Resolução de ficha sobre hiperonímia e holonímia. Redação de louvor a animal. Assistência a início de Cinema Paraíso. TPC — Continua as leituras para efeitos do PL. Vai revendo gramática. É possível que lhes peça alguma tarefa a fazer entretanto (vão, por favor, seguindo Gaveta de Nuvens).

Aula 43-44 (3 [3.ª], 4 [4.ª], 9 [1.ª], 10/dez [2.ª, 5.ª]) Correção do questionário de compreensão sobre «O cérebro dos golfinhos» (p. 48) (no 11.º 3.ª: correção de texto de opinião). Compreensão do cap. IV do «Sermão», através de completamento de respostas dadas, em esboço, em ficha. Assistência a trecho de «Último a sair», para resolver tarefa em torno de hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos. Redação com repreensões a animais. Assistência a trecho de Cinema Paraíso. TPC — Vai completando encargos a que já aludi: ler livros; rever gramática; fazer tarefa que venha a pedir em Gaveta de Nuvens.

Aula XLIII-XLIV (9/dez [aula só do 11.º 3.ª]) Correção de questionário de compreensão. Redação de narrativa com cem palavras. Assistência a trecho inicial de série ‘Grandes livros’ sobre «Sermão de Santo António». TPC — Vê Instruções sobre gravação (aqui e aqui) e vai fazendo trabalho.

Aula xliii-xliv (10/dez [aula só do 11.º 3.ª]) Correção de texto com louvor a animal. Ficha sobre termos relacionados com coesão referencial (anáfora, catáfora, referente, correferentes). Assistência a passo de A Canção de Lisboa. Após leituras na diagonal de crónicas de MEC, redação de crónica gastronómica. Assistência a trecho de série ‘Grandes livros’ sobre «Sermão de Santo António». Assistência a passo de Cinema Paraíso. TPC — Vê «Instruções sobre gravação», vai fazendo trabalho.

Aula 45-46 (14 [1.ª], 15 [2.ª, 5.ª, 4.ª], 16/dez [3.ª]) Correção de textos argumentativos sobre tourada com audição de passo de «Governo Sombra». Questionário de gramática. Redação de conto em cem palavras. Assistência a trecho de Cinema Paraíso. Resposta e correção de tabela sobre narratologia e Cinema Paraíso.

Aula 47-48 (16 [1.ª], 17 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 18/dez) Correções; explicações acerca da avaliação. Assistência a conclusão de Cinema Paraíso e, ao mesmo tempo, conversas sobre avaliação. Preenchimento de tabela com narratologia e Cinema Paraíso. TPC (férias) — Deviam acabar de ler os livros que começaram a ler e que não concluíram, se essa leitura não estiver a ser um sacrifício. Podem começar outras leituras (será tido em conta). E, se calhar, ir já decidindo entre Os Maias e A Ilustre Casa de Ramires. Durante as férias, mas talvez lá mais para o final, vou pôr lista de tarefas previstas até ao fim do ano, cuja execução podem ir gerindo como lhes der mais jeito. Algumas dependem de conhecerem matérias em que ainda não entrámos, mas outros trabalhos quase que os podem ir já preparando (evitando que lhes calhem depois ao mesmo tempo que momentos fortes das outras disciplinas). (Ao longo das férias espero escrever comentários aos vossos trabalhos de gravação.)

Aula 49-50 (4 [1.ª], 5 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 6/jan [3.ª]) Correção de redação de conto de cem palavras. Introdução ao cap. V, incluindo clips com os peixes em causa (Voadores, Roncadores, Pegadores, Polvo). Leitura (em scanning) da 1.ª parte do cap. V do «Sermão de Santo António». Assistência a «Mães à compita», «Conheço o Lopes da Silva», «Dédalo e Ícaro». Preenchimento de tabela com tipos humanos e ficcionais próximos dos peixes repreendidos por Vieira. Resposta a item (ou itens) de prova de exame. TPC — Vê primeiros vinte minutos da série ‘Grandes livros’ sobre o «Sermão de Santo António aos Peixes» (exceto 11.º 3.ª, que já o pôde fazer em aula). Vai também tratando das restantes tarefas em «Sugestões para próximos dias e começo do 2.º período».

Aula 51-52 (6 [1.ª], 7 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 8/jan [4.ª]) Compreensão do passo do polvo (cap. V, pp. 61-62) e resposta em torno de recursos estilísticos (p. 63). Assistência a trecho, com polvo, de À procura de Dory. Ficha sobre termos relacionados com coesão referencial (anáfora, catáfora, referente, correferentes). Assistência a outro trecho com o polvo de À procura de Dory. Escrito alfabético (com o título «Polvo»). Assistência a final de À procura de Dory. Correção de tabela. TPC — Completa texto alfabético iniciado em aula.

Aula 53-54 (11 [1.ª], 12 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 13/jan [3.ª]) Questionário de compreensão de textos nas pp. 54 e 55. Resposta a ficha sobre empréstimos e estrangeirismos. Assistência a bosquejos «Woody Allen» (Porta dos fundos); «Indivíduo javardolas menos quando fala francês» (Lopes da Silva). Redação de texto expositivo ou de opinião com inclusão obrigatória de doze conectores. TPC — Consulta este Dicionário de estrangeirismos (não fiques só pela letra A). Escolhe três estrangeirismos, de línguas de origem diferentes. Para cada um, cria um equivalente vernáculo, com formação percetível e, eventualmente, alguma graça. (Podes ver estes exemplos de colegas de há dois anos.)

Aula 55-56 (13 [1.ª], 14 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 15/jan [4.ª]) Preenchimento de tabela com história da língua sobre cap. VI do «Sermão». Audição de declamação do cap. VI do «Sermão» por Ary dos Santos. Assistência a sketches com figuras de estilo — «Jesus ensaia figuras de estilo» (Barbosa) sobretudo, e «Que figura de estilo está Manuel Ferreira Leite a usar?» (Zé Carlos). Preenchimento de definições (ou redação de abonações de figuras). Comentário-síntese em torno de «O surpreendente», crónica de MEC. TPC — Não esqueças de fazer e entregar-me agora o há muito explicado acróstico com «Sermão de Santo António aos Peixes» (a folha é do 1.º período, mas está repetida aqui).

Aula 57-58 (18 [1.ª], 19 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 20/jan [3.ª]) Compreensão de «Discurso do escritor Luiz Ruffato na abertura da Feira do Livro de Frankfurt» (p. 66) através da resolução de correspondência acerca da «Estrutura interna do texto» (p. 67, item 1). Audição do discurso (sobretudo da parte em falta no manual). Correção; correção também do trabalho feito em aula de redação com conectores. Assistência a diversos pequenos trechos de Bean em férias. Resolução de perguntas sobre pontuação e de comparações em torno de Bean em férias. Redação em lipograma (de A), dado um começo adaptado do discurso de Ruffato. Assistência a conclusão de Bean em férias. TPC — Recordo que temos estes tepecês em curso (alguns já os entregaram): acróstico com «sermão de santo antónio aos peixes» (em papel); neologismos substitutos de estrangeirismos (em papel); primeira versão de texto para concurso «A ética na vida e no desporto» (a computador; a descarregar na Classroom). Vejam bem as instruções de cada uma destas tarefas.

Aula 59-60 (20 [1.ª], 22/jan [3.ª, 2.ª, 5.ª], ? [na turma 4.ª é provável que esta aula fique como tepecê]) Correção de questionário de compreensão de há duas aulas. Explicação sobre acentos (gráficos e fónicos). Resolução de questionário (p. 69) sobre trailer de Debate pela liberdade. Dados discursos políticos (e debates) em sketches, identificação do que pretendem caricaturar. Redação de dois argumentos (e exemplos). TPC — Aproveita para, se ainda não o fizeste, fazer e descarregar na Classroom (em Word) texto sobre «ética na vida e no desporto». Os que já foram recebendo esses textos corrigidos podem agora emendá-los (e, em breve, lançá-los num novo espaço que abrirei na Classroom só para esse efeito — para as segundas versões).

Aula 61-62 (8 [1.ª], 9 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 10/fev [3.ª]) Sobre como serão as nossas aulas; sobre as diferenças (que não são muitas no nosso caso) em termos de avaliação. Explicação sobre regras de translineação e exercício. Rápida introdução a Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett (e Teatro das Laranjeiras e Ordem de São Domingos). Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa, filme de António Lopes Ribeiro. Leitura na diagonal para análise do paratexto de Frei Luís de Sousa. Redação de didascália transposta para o século XXI. Exercício de translineação do próprio nome. TPC — Envia a versão passada a limpo do texto de «A ética na vida e no desporto». Se não fizeras ainda a primeira versão, podes enviar agora um texto (na mesma área do Classroom), assinalando que se trata da primeira — e, neste caso, única —versão.

Aula 63-64 (10 [1.ª], 11 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 12/fev [4.ª]) Sobre didascália de cenário. Leitura de verbetes e de início da peça Frei Luís de Sousa para responder a perguntas de escolha múltipla. Assistência a início de Quem és tu? Resposta a duas perguntas com escrita. Assistência a trecho do filme Frei Luís de Sousa (resto da cena II). Reescrita da última fala de Madalena na cena II (p. 97), transpondo a mesma situação (espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a atualidade, mudando também o registo linguístico (que deve ser o conveniente a personagens do nosso século). TPC Vai lendo no manual as partes ensaísticas nas imediações do que vamos dando.

Aula 65-66 (15 [1.ª], 16 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 17/fev [3.ª]) Explicação sobre redações feitas na aula anterior e entretanto comentadas. Assistência a trecho de Madalena (adaptação de Frei Luís de Sousa). Questionário para compreensão da cena II do Frei Luís de Sousa (pp. 92-97). Assistência a versão de Jorge Listopad (no caso da turma 1.ª, continuou-se com Madalena). Leitura das cenas III e IV para completar sínteses com trechos em falta. TPC — Vai lendo o que nos falta do ato I (cenas V-VIII, pp. 103-108).

Aula 67-68 (17 [1.ª], 18 [2.ª, 3.ª, 5.ª]. 19/fev [4.ª]) (Só no 11.º 1.ª: Assistência a trecho da encenação de Listopad de Frei Luís de Sousa,) Leitura das cenas V a VIII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 103-108), para completar sínteses, com frases. Assistência a trechos dos filmes de António Lopes Ribeiro (cenas V e VI) e de Quem és tu? (cenas VII-VIII). Correção comentada. Assistência a início de Entre Irmãos. Resolução de tabela comparativa entre Entre Irmãos e Frei Luís de Sousa. Transposição para texto narrativo (com Maria como narradora homodiegética) do início da cena VII. TPC — Caso queiras que envie a concurso o teu texto sobre «Ética na vida e no desporto», escreve no começo da tarefa que te pedirei na aula de hoje estes quatro elementos: nome completo; número do cartão de cidadãoe-mail (o que prefiras dos vários que terás); telemóvel. Depois, completarei eu mesmo o que falta no formulário individual da candidatura e tratarei do envio. // Enviarei com gosto os textos dos que assim quiserem. Embora a nota que tenha dado não seja indicação infalível, sugiro que não deixem de concorrer pelo menos os textos de Bom, Bom (+), Bom+ e, claro, os Muito Bons. Porém, como disse, terei todo o gosto em tratar do envio de quaisquer textos. // Quanto àqueles cujas primeiras versões devolvi hoje, tentem enviar-me, logo que possam, a versão passada a limpo, pode ser mesmo para estes «Materiais da aula 67-68». Logo porei a nota; e, se quiserem o envio a concurso, preencham igualmente os citados dados no cimo da tarefa que pedi no final da aula de hoje. // Tarefa da aula, a descarregar, em Materiais da aula 67-68: «Transpõe o início da cena VII (p. 105, ll. 65-88) para texto narrativo (de um romance, por exemplo), cujo narrador homodiegético fosse Maria. // Não te coles demasiado às frases do original: a mudança de modo literário (dramático > narrativo) e de focalização (perspetiva passa a ser de Maria) implicam também sintaxe e léxico por vezes diferentes dos do texto de Garrett.»

Aula 69-70 (22 [1.ª], 23 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 24/fev [3.ª]) Correção da redação com que terminara a aula anterior (e comentada entretanto). Preenchimento de sínteses para compreensão das cenas IX-XII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 110-111). Assistência a trecho das três adaptações que temos seguido relativo ao final do ato I. Explicação de tarefa de redação de notícia. Redação de notícia de incêndio do palácio de Manuel de Sousa Coutinho. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Completamento de tabela de comparação com Frei Luís de Sousa. TPC — Lê as pp. 112-119 (correspondentes às cenas I-IV do ato II de Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, que já se passa no palácio que fora de D. João de Portugal, também em Almada).

Aula 71-72 (24 [1.ª], 25 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 26/fev [4.ª]) Questionário em torno das cenas I a IV do ato II do Frei Luís de Sousa. Assistência a trechos de Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro, e de Quem és tu?, correspondentes ao início do ato II. Correção do questionário. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Tabela comparativa (peça vs. Entre Irmãos). TPC — Descarrega tarefa de escrita pedida na aula (descrição de fotografia ao estilo das de Os Anos; podes ver a exata tarefa no tepecê no final desta aula).

Aula 73-74 (1 [1.ª], 2 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 3/mar [3.ª]) Redação/Seleção de frases-título que sirvam de emblema a cada uma das cenas V-VIII do ato II (pp. 120-126). Resolução de item 1 da p. 125 (sobre poema de Garrett). Assistência à parte do filme Quem és tu? correspondente às cenas em causa. Exemplo(s) de respostas de títulos sobre as cenas V-VIII; e sobre poema de Garrett. Comentário escrito sobre como nestas cenas V-VIII se vão reunindo as condições convenientes à tragédia. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Preenchimento de tabela comparativa com entre o filme e Frei Luís de Sousa. TPC — Vai lendo resto do Ato II (até p. 131).

Aula 75-76 (3 [1.ª], 4 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 5/mar [4.ª]) Compreensão das três cenas finais do Ato II, criando títulos expressivos. Assistência a trecho correspondente em Frei Luís de Sousa. Leitura de comentário por Pedro Mexia, redação de argumentos sobre o mesmo assunto. Assistência ao passo com «ninguém» em Quem és tu?; em peça escolar; e em Madalena. Audição de alguns argumentos (de alunos). Leitura de uma solução redigida. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Preenchimento de tabela comparativa. TPC — [ou tarefa assíncrona, como se queira:] Os retratos têm função importante na peça. No final do ato I, o de Manuel de Sousa Coutinho, e no começo e no final do ato II, o de João de Portugal, são imprescindíveis à ação, condicionando as intervenções das personagens. Escreve um comentário (de cerca de cento e cinquenta palavras) que explique esse papel relevante das duas pinturas.

Aula 77-78 (8 [1.ª], 9 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 10/mar [3.ª]) Correção do tepecê. Assistência a curtos trechos de Frei Luís de Sousa pelo grupo cénico da Palhaça; e por Actus. Resposta a questionário de escolha múltipla, em torno de cena I do ato III. Assistência a cenas II-VI do ato III na adaptação a cinema de Lopes Ribeiro. Redação de respostas a perguntas sobre estas cenas. Assistência a trecho de Entre Irmãos, incluindo quadro comparativo com Frei Luís de Sousa. TPC — Lê o que nos falta do Ato III, as cenas VII a XII (pp. 141-145).

Aula 79-80 (10 [1.ª], 11 [3.ª, 5.ª, 2.ª], 12/mar [4.ª]) Leitura dos textos A e B da p. 102 para resposta a 1. Sobre o cenário do ato III. Assistência a finais da peça em diversas encenações. Levantamento de argumentos sobre «Quem é o verdadeiro herói de Frei Luís de Sousa?». Assistência a final da peça encaixado numa série biográfica sobre Garrett. Discussão das soluções. Assistência a conclusão de Entre Irmãos. Correção da tabela de comparação filme/peça. TPC — Faz a tarefa cujas instruções estão em Gaveta de Nuvens (ou na Classroom, aula 79-80): comentário-análise de Frei Luís de Sousa e canção.

Aula 81-82 (15 [1.ª], 16 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 17/mar [3.ª]) Relance a textos ensaísticos sobre «tragédia» e «drama» (p. 150 e glossário) e leitura de «Tragédia clássica ou drama romântico?» (p. 148), para resolver item 1 da p. 149. Assistência ao sketch «Shakespeare’s MacDonald» (Lopes da Silva). Preenchimento de síntese sobre aquele sketch, tragédia e drama. Resolução de item 3 da p. 146; correção. Assistência a trecho de «A Alma e a Gente». Preenchimento de tabela; outros dados. Redação de Argumento + dois exemplos sobre modernidade do Frei Luís de Sousa. TPC — Lê, ou relanceia, ficha 3 do Caderno de atividades (pp- 7-8) já corrigida. Se ainda não o fizeste, entrega até à próxima aula trabalho de casa pedido na aula 79-80 («Comentário-análise de Frei Luís de Sousa e canção»).

Aula 83-84 (17 [1.ª], 18 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 19/mar [4.ª]) Sobre trabalhos devolvidos. Explicação sobre critérios de funções sintáticas. Algumas tentativas solução (em direto/diálogo). Assistência a «Discussão de Débora e Luciana» (Último a sair). Resolução de exercício com classificação de funções sintáticas. Correção. TPC Sobre funções sintáticas podes consultar ‘Funções sintáticas’, uma reprodução de páginas da Nova gramática didática de português (Carnaxide, Santillana, 2011). De qualquer modo, o manual trata bem este assunto nas pp. 372-380. Também deves ler a ficha do Caderno de atividades (p. 30) que reproduzirei já com correções.

Aula 85-86 (22 [1.ª], 23 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 24/mar [3.ª]) Comentário a textos de FLS/Canção e instruções para segunda versão. Explicação de noção de articulação narrativa (alternância, encadeamento, encaixe); narratologia em O Amor Acontece. Assistência a trechos «portugueses» de O amor acontece, para deduzir a caracterização indireta (arrolando os adjetivos correspondentes numa caracterização «direta»). Leitura de trechos de A minha palavra favorita, 2007, para exercício de correspondência com as características das palavras escolhidas e e explicação da redação a ir preparando sobre «palavra de estimação». TPC — Depois de lançares as emendas que fiz na primeira versão que enviaste (cfr. PDF anexo: «Canção e Frei ... versão com emendas»), descarrega na Classroom (aula 85-86) a versão já limpa do teu comentário a canção e «Frei Luís de Sousa» (tenta fazê-lo até à próxima aula). Podes ter em conta estas Indicações para correções das análises canção/Frei Luís de Sousa:# significa que falta espaço entre palavras (ou entre palavra e sinal de pontuação); um vê cortado ao meio (mais ou menos assim: Ұ) significa que devem tirar o espaço (há quem, a seguir a um primeiro parêntese, ponha um espaço a mais); nada do vosso texto deve estar a bold (negro); itálico dentro de aspas também é um erro comum (títulos de canções são aspados e não levam itálico; títulos de álbuns vão em itálico e sem aspas; nomes das bandas não têm de levar aspas nem itálico); travessões devem ficar assim: «—» (eventualmente, assim «–»; mas não assim: «-»); as citações que incluam tradução de letras estrangeiras podem fazer-se de vários modos, mas sugiro este modelo: «All you need is love [Só é preciso amor]» (de qualquer modo, se nada assinalei na primeira versão, não têm de alterar o que já esteja); não devem transcrever letras de canções «por atacado», copiando toda uma estrofe (e, por vezes, mesmo na vertical); os versos a citar devem ficar na linha, separados por barras inclinadas: «Nunca voltes ao lugar / Onde já foste feliz / Por muito que o coração diga / Não faças o que ele diz».

Aula 87-88 (24 [1.ª], 25 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 26/mar [4.ª]) Correção de trabalho sobre neologismos. Explicação sobre avaliação. Conversas sobre avaliação. TPC — Descarrega o texto «A minha palavra favorita» na Classroom, aula 87-88. Vai começando a ler uma das duas obras de Eça (Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires).

Aula 89-90 (5 [1.ª], 6 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 7/abr [3.ª]) Sobre os autores do 3.º período; aspetos narratológicos de Amor de Perdição. Questionário de compreensão de texto inicial («Introdução») de Amor de Perdição (pp. 192-193). Assistência a trecho inicial da versão cinematográfica de Amor de Perdição de Lopes Ribeiro. Redação de «introdução» a narrativa encaixada (ao estilo do que sucede em Amor de Perdição). TPC -— Decide sobre obra de Eça a ler e vai avançando (pus PDF de ambos os livros — Os Maias; A Ilustre Casa de Ramires —para poderes escolher melhor, mas aconselho que leias depois em livro propriamente dito). Logo que voltemos às aulas presenciais, iremos fazendo questionários sobre o que já terás então de ter lido.

Aula 91-92 (7 [1.ª], 8 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 9 [4.ª]) Ainda sobre tepecê de palavras favoritas. Assistência a episódio sobre Amor de Perdição na série ‘Grandes Livros’; solução e correção. Resolução de questionário e correção. Redação de biografia ficcionada, segundo modelos dos três primeiros parágrafos do Cap. I de Amor de Perdição. Exercícios da p. 197 (e da p. 200: 3 de Gramática). Assistência a trecho de versão de António Lopes Ribeiro (correspondente à p. 201 do manual). TPC — Vai lançando as emendas no texto sobre a palavra de estimação que devolvi hoje (descarrega a nova versão na Classroom, em «Segunda versão das palavras de estimação»; porei aí então também a nota da primeira versão).

Aula 93-94 (12 [1.ª], 13 [5.ª, 2.ª. 4.ª], 14/abr [3.ª]) Resolução de item sobre relação de Simão e familiares (p. 202), apoiada na p. 201. Assistência a trecho do filme Amor de Perdição, de António Lopes Ribeiro. Redação de comentário sobre Simão enquanto herói romântico. Audição de excerto de cap. II; completamento de esquema (p. 204). Assistência a início de Um Amor de Perdição (Mário Barroso). TPC — Não deixes de ir começando leitura de obra de Eça.

Aula 95-96 (14 [1.ª], 15 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 16/abr [4.ª]) Assistência a trecho de versão de Amor de Perdição, em filme, de António Lopes Ribeiro (cap. III). Assistência a trecho da versão de Manoel de Oliveira (III). Leitura de trecho de Viagens na Minha Terra (pp. 169-171). Explicação (viagem + novela; encaixe, alternância). Assistência a trecho de Um Amor de Perdição, de Mário Barroso. Redação de crónica para Fugas, depois de leitura de alguns dos textos dados como exemplos. TPC —Vai lendo, pelo menos, os primeiros capítulos de A Ilustre Casa de Ramires ou de Os Maias.

Aula 97-98 (19 [1.ª], 20 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 21/abr [3.ª]) Correção da biografia de personagem castiça (segundo o modelo dos primeiros parágrafos do cap. I de Amor de Perdição). Questionário de compreensão de trechos do cap. IV de Amor de Perdição. Preenchimento de tabela comparativa (Amor de Perdição vs. Um Amor de Perdição). Assistência a curtos momentos do filme de 1943. Redação de ponto 1 de Escrita na p. 209. Assistência a Um Amor de Perdição. TPC — Continua a procurar avançar na leitura da obra de Eça que tenhas escolhido (A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias).

Aula 99-100 (21 [1.ª], 22 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 23/abr [4.ª]) Correção do questionário de compreensão feito na aula anterior (sobre cap. IV de Amor de Perdição). Assistência a trechos do Amor de Perdição de António Lopes Ribeiro (1943). Redação de respostas sobre excerto 1 do cap. X (e cópia de um modelo de uma delas). Assistência a trecho de Um Amor de Perdição, de Mário Barroso, para completar depois tabela comparativa com a novela de Camilo. TPC — Vai lendo, pelo menos, os primeiros capítulos da obra de Eça que tenhas escolhido — A Ilustre Casa de Ramires ou Os Maias. Proximamente, aferiremos em aula a leitura de, aproximadamente, o primeiro terço de cada obra (mais tarde, avaliaremos cerca de metade; depois, a totalidade). Livros de resumos ou filmes não servem para este efeito.

Aula 101-102 (26 [1.ª], 27 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 28/abr [3.ª]) Leitura de resumos dos capítulos XI-XIX (e assistência a trecho de filme de Manoel de Oliveira com cenas que antecedem «Conclusão»). Questionário de compreensão da 1.ª parte da Conclusão de Amor de Perdição (pp. 222-224). Assistência a trecho de episódio 3 de Programa do Aleixo, com jogo do Stop. Jogo do Stop, com funções sintáticas. TPC — Reformula crónica de «Fugas» (abrirei espaço na Classroom para o efeito).

Aula 103-104 (28 [1.ª], 29 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 30/abr [4.ª]) Correção do questionário de compreensão (sobre Conclusão de Amor de Perdição, 1.ª parte). Leitura de conclusão (2.ª parte; pp. 224-226) para completar tabela (só o lado esquerdo). Assistência ao mesmo momento nas versões em filme de António Lopes Ribeiro e Manoel de Oliveira. Redação de comentário segundo uma matriz sintática. Assistência a trecho de Um Amor de Perdição. TPC — Para as turmas 3.ª e 4.ª (porque só hoje devolvi as primeiras versões): reformula crónica de «Fugas», descarregando ficheiro na Classroom que abri para esse efeito (nas restantes turmas já este processo estava em curso). Para todos: é cada vez mais necessário terem começado a leitura de A Ilustre Casa de Ramires ou de Os Maias (e, aliás, avançado o mais possível).

Aula 105-106 (3 [1.ª], 4 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 5/mai [3.ª]) Correção de redação segundo matriz sintática. Preenchimento de lacunas no final dos versos de «A débil» (p. 328), de Cesário Verde, para compreensão do poema. Audição de declamação (de Sinde Filipe) de «A débil». Resposta a perguntas (p. 329) sobre «A débil». Assistência a trecho final de Um Amor de Perdição. Completamento de tabela. TPC — Escreve comentário sobre Amor de Perdição e filme, cujas instruções estão aqui.

Aula 107-108 (5 [1.ª], 6 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 7/mai [4.ª]) Leitura de «A uma transeunte», de Baudelaire (p. 330), para preenchimento de tabela comparativa com «A débil». Explicação sobre orações. Assistência a trecho de episódio 6 (série 2) de Bruno Aleixo. Resolução de exercício de classificação de orações adjetivas (sobretudo). Assistência ao sketch «Reunião de condóminos com o Drácula» (Meireles). Resposta a ficha sobre orações subordinadas substantivas (completivas e relativas), a propósito do texto do sketch citado. Assistência a passo de O último a sair, parte com ‘Mortal de Bruno’. Classificação de orações variadas. TPC — Lembro apenas o tepecê da aula passada, que lhes disse poderem entregar ao longo destas duas semanas.

Aula 109-110 (10 [1.ª], 11 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 12/mai [3.ª]) Entrega de textos de opinião sobre «A submissão é uma ignomínia [...]». Reconstituição de poema de Cesário Verde, dados apenas os versos em recortes. Audição de «De tarde», dito por Sinde Filipe, Mário Viegas e João Villaret. Preenchimento apenas com transcrições do poema de uma sua análise lacunar. Redação de texto de momento recordável, segundo exemplo de «De tarde», mas em prosa. Assistência a trecho inicial de Cantar!TPC — A partir da próxima aula talvez já comece a abordar Os Maias/A Ilustre Casa de Ramires. Na próxima semana, podes mesmo trazer o livro que tenhas escolhido (quando testar a efetiva leitura, não o faremos com consulta da obra, mas pode o livro ser útil para outras tarefas – além disso, interessa-me assegurar que têm mesmo o livro, embora não descarte que tenham usado também os pedeefes).

Aula 111-112 (12 [1.ª], 13 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 14/mai [4.ª]) Compreensão de «Num bairro moderno» (pp. 325-326), preenchendo lacunas de sínteses de cada estrofe e cancelando segmentos errados; completamento de respostas a perguntas (1, 7, 8 da p. 327). Redação de observador da cidade (à Cesário Verde). Assistência a trecho de  Cantar! TPC — Se puderes, lê os vários textos excertos de ensaios sobre Cesário Verde nas pp. 319-321 e, já agora, também os das pp. 316-317.

Aula 113-114 (17 [1.ª], 18 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 19/mai [3.ª]) Explicações acerca do trabalho devolvido; e sobre «epónimos»; e noções de ‘conto, novela, romance’ (cfr. p. 245). Leitura de começos e finais de romances de Eça para resolver correspondência entre títulos, começos e finais. Redação de um incipit e de um explicit de um romance (queirosiano) apócrifo; redação também de trecho antecedente de um dos finais de romances de Eça e de continuação de um dos inícios dos romances do mesmo autor. Assistência a trecho de Cantar!. Preenchimento de tabela comparativa entre o filme e as duas obras de Eça a ler. TPC — Em espaço que abrirei («Segunda versão de comentário a Amor de Perdição e filme»), entrega a passagem a limpo do comentário devolvido agora. (Se te esqueceras de fazer a primeira versão desta tarefa, cujo prazo terminava no fim de semana, fá-la ainda sem mais demoras e entrega-a no espaço próprio para a primeira versão.) // Entretanto, muitos se esqueceram de entregar a segunda versão da «Fuga». Devem tratar do envio dessa reformulação através do espaço que lhe compete, até porque não considero a tarefa realizada sem a entrega da segunda versão. É nessa altura, aliás, que indico a classificação.

Aula 115-116 (19 [1.ª], 21 [4.ª], 25 [5.ª, 2.ª], 26/mai [3.ª]) Assistência a sketch «Isto é um crime de salada!» (série Meireles), para resolução de ficha em torno de subordinadas adverbiais. Revisão ainda de classificação de orações a partir de «Homicídio da Paragem Assassina» (Barbosa). Indicação de situação em termos de leitura de obra de Eça; redação a partir de paratexto de obra de Eça [ou questionário sobre obra de Eça]. Assistência a trecho de Cantar!.

Aula CXV-CXVI (24 [1.ª] e 25/mai [4.ª]; nas restantes turmas — por apanharem as quintas-feiras, de feriados e greve — esta aula não será dada, sendo incorporadas em outras sessões as tarefas mais importantes) Correção de texto sobre paratexto de uma das obras de Eça. Questionário sobre obra de Eça (terço inicial). Após leituras na diagonal de crónicas de Miguel Esteves Cardoso (Público, ‘Fugas’), redação de crónica gastronómica. Assistência a passo de Cantar! TPC — Vê «Instruções de trabalho sobre obra de Eça», que porei em breve em Gaveta de Nuvens.

Aula 117-118 (26 [1.ª], 27 [3.ª, 2.ª], 28 [4.ª], 31/mai [5.ª]) Correção do questionário sobre primeiro terço de Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires. Depois de breve explicação sobre o contexto da criação do poema, redação com transposição dos versos dos cinco primeiros quartetos de «O Sentimento dum Ocidental» (pp. 331-332), de Cesário Verde, para contexto diferente (sentimentos disfóricos > alegria, otimismo ou quaisquer outros sentimentos «positivos»; cidade > campo, praia, montanha, ar; XIX > XXI). Exercício de correção de sabotagem das estrofes restantes da parte I do poema de Cesário Verde. Correção; e audição da parte I (Sinde Filipe). Cópia de resposta a uma das perguntas do exame de 2014. Assistência a trecho de Cantar! TPC — Vê as instruções da ‘Tarefa sobre obra de Eça’. Se não o fizeste, vai concluindo leitura de Os Maias / A Ilustre Casa de Ramires. Aproveita também para verificar o que te falta entregar de tarefas mais importantes (reformulações pedidas, por exemplo).

Aula 119-120 (31/mai [1.ª], 1 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 2/jun [3.ª]) Correção de textos ao estilo de «De tarde». Explicação da estrutura de «O Sentimento dum Ocidental». Compreensão de trechos das partes 1 e 2 de «O Sentimento dum Ocidental» (pp. 332-335), mediante tabelas a preencher. Audição da segunda parte de «O Sentimento dum Ocidental». Compreensão da parte III (pp. 336-337), através de resposta a perguntas (à exame). Assistência a trecho de Cantar! TPC — Quando puderes, lê este capítulo ensaístico sobre «O Sentimento dum Ocidental» (de Hélder Macedo, Nós —uma leitura de Cesário Verde, pp. 165-191).

Aula 121-122 (2 [1.ª], 4 [4.ª], 8 [5.ª, 2.ª], 9/jun [3.ª]) Audição da terceira parte de «O Sentimento dum Ocidental». Compreensão da parte IV com redação de quadras: “Introduz uma (ou mais estrofes) que se integrassem no clima desta parte IV de «O Sentimento dum Ocidental» (usa o mesmo esquema rimático das restantes e a mesma métrica)”. Audição da parte IV. Assistência a começo de episódio da série ‘Grandes Livros’ sobre O Livro de Cesário Verde, para responder a questionário. Cópia de resposta de exame. Assistência a conclusão de Cantar! e preenchimento de tabela comparativa. TPC — (i) Vai concluindo leitura da obra de Eça por que tenhas optado. (ii) Vai fazendo o trabalho sobre o capítulo dessa obra que te tenha calhado (mas vê bem as instruções — esqueci-me de dizer que nos trabalhos por pares o vídeo será descarregado apenas na classroom de um dos colegas). (iii) Vai revendo gramática dada neste 3.º período (funções sintáticas; classificação de orações).

Aula CXXI-CXXII (7 [1.ª], 8/jun [4.ª]) Correção de tarefa da aula anterior (com métrica e rima). Redação de sínteses-resumos para estrofes de «Cristalizações» (p. 346). Assistência a trecho de «O Livro de Cesário Verde» na série ‘Grandes Livros’. Resposta a perguntas (à exame) na p. 346. Assistência a início de Malèna. Preenchimento e correção de tabela comparativa entre filme e obras de Eça. TPC — Recordo o caderno de encargos até ao fim do ano: (i) terminar leitura de Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires; (ii) entregar tarefa sobre a referida obra de Eça (até ao fim do dia de Camões); (iii) rever gramática (funções sintáticas; orações).

Aula cxxiii-cxxiv (9 [1.ª], 11/jun [4.ª]) Exercícios para introdução ao discurso indireto livre (e revisão dos restantes processos de relato do discurso). Assistência a trecho da série feita a partir de adaptação de Os Maias, de Bruno Carreiro. Passagem para discurso direto de trecho em discurso indireto livre (do início do cap. III). Assistência a «Mixórdia de temáticas». Assistência a trecho de Malèna. Preenchimento e correção de tabela comparativa. TPC — No Caderno de atividades, as pp. 34-35 trazem uma ficha sobre ‘Reprodução do discurso no discurso’ (incluindo, é claro, o discurso indireto livre). Reproduzirei essa ficha no blogue, já com as soluções. No manual, as pp. 389-391 são ainda melhores.

Aula 123-124 (14 [1.ª], 15 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 16/jun [3.ª]) Questionário sobre orações e funções sintáticas. Questionário sobre obra lida. Compreensão de «A um poeta», de Antero de Quental (p. 297), e cópia de resposta (e resposta criada sobre Cesário e Eça). Assistência a trecho de Malèna. Preenchimento de tabela comparativa sobre espaço no filme e nas obras em causa. TPC — Se te esqueceste de enviar segunda versão de algum destes textos (Frei Luís de Sousa/canção; Amor de Perdição/filme; Fuga]»), descarrega essa passagem a limpo em «Reformulações esquecidas», que abrirei no final desta aula. (Traz-me os livros que porventura te tenha emprestado e de que já não precises.)

Aula 125-126 (16 [1.ª], 17 [5.ª, 2.ª], 18/jun [4.ª, 3.ª]) Correção de questionário de gramática. Reflexões sobre o trabalho ao longo do 3.º período. Assistência a conclusão de Malèna, ao mesmo tempo que conversas com cada um dos alunos sobre avaliação.

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