Saturday, August 29, 2020

Instruções para gravação em torno de leitura feita ou em curso

 

Objeto final. O que será enviado será um ficheiro vídeo do tipo MP4 (ou correspondente: WMV, AVI, etc.), com uma única imagem fixa e todo preenchido com gravação da vossa voz, a ler texto também vosso. A imagem (fotografia, provavelmente) será tirada pelo autor do trabalho, não será da net. O texto que lerão também terá de ser rigorosamente vosso (serão eliminatórias quaisquer tentativas de plágio, da net ou de livros).

Serão chamados a descarregar o ficheiro no Classroom (só o farei daqui a uns dias), mas convém que vão já pensando e criando o texto a ler, a imagem que servirá de «capa» (a imagem única) e produzindo mesmo o ficheiro. Será permitida a chegada de ficheiros pelo menos durante toda a semana que vem (até ao fim de semana de 12-13 de dezembro), mas nas últimas aulas de cada turma terei de já ter visto os trabalhos, o que significa que deverão estar lançados um pouco antes.

O texto que criarão e gravarão andará em torno do(s) livro(s) cuja escolha e leitura foi pedida quase no início deste ano letivo. Este texto oral (mas de oralidade formal) deverá ter mais de três minutos e menos de cinco.

Embora em formato vídeo, será, no fundo, um registo áudio. O que haverá de visual será uma única imagem fixa, que incluirá o exemplar do livro e aludirá à receção, à leitura, da obra. Nessa única fotografia (ou, eventualmente, montagem de imagens num único slide) devem ser inventivos, usando aliás os próprios livros que tiverem lido, mas decerto outros elementos também. Não são aceitáveis imagens não originais (tiradas da net, por exemplo). Repito que também o texto tem de ser rigorosamente vosso: é absolutamente proibido recorrer a trechos na net e não aconselho pesquisas wikipédicas ou semelhantes. Admito que possa haver leitura de algum pequeníssimo trecho do livro que esteja em causa, mas não é obrigatório, é claro (e não queria abuso de citações).

A avaliação deste trabalho terá em conta (i) a qualidade do vosso texto escrito (ainda que eu o vá ouvir e não ler), o que inclui a relação com livro lido, (ii) a qualidade da leitura em voz alta (por favor, preparar bem, repetir muitas vezes, antes de gravar), (iii) a adequação da imagem escolhida para fundo único.

Título do ficheiro deve seguir este modelo: «Leitura de Fulano do 11.º #.ª», sendo Fulano o nome por que costumam ser tratados em Português e #, o número da turma. Na imagem não devem figurar legendas, nem «trabalho de fulano para a disciplina de sicrano» ou outros dizeres do género. Só a imagem.

Estilo do texto. A abordagem não será a de uma apreciação crítica. O estilo será mais pessoal. O foco estará mais na experiência de leitura havida ou em curso, embora, é claro, se deva falar também do livro.

Deve ficar claro em que momento da leitura estão e que livro, ou livros, efetivamente leram ou estão a ler (e até o que tentaram ler e não conseguiram, se for caso disso). Procurem que estas informações surjam integradas no vosso relato (narrativa, crónica, memória ou o que seja) de modo natural. Não se trata, portanto, de fazer uma crítica do livro, uma análise. Será mais um texto autobiográfico em torno de livros, embora se possa aproveitar para fazer comentários à(s) obra(s) em causa (que, no entanto, não serão demasiado seguidos mas breves alusões).

Devem sempre fazer alusão aos contextos que enquadraram a leitura. No meu exemplo, essa estratégia dá ao texto um tom quase memorialístico. Provavelmente, no vosso caso, como não têm tanto passado, a menção às circunstâncias em que se deu a leitura ficará num registo diferente, menos saudoso. De qualquer modo, parece-me preferível que o estilo seja mais predominantemente narrativo-«literário» do que académico-expositivo, ainda que o ideal seja que se articulem as duas abordagens.

Alojamento. Numa primeira fase, o vosso ficheiro ficará alojado na Classroom da turma e será aí classificado por mim. Posteriormente — talvez já durante as férias —, esses ficheiros serão incorporados em Gaveta de Nuvens (via YouTube), visíveis — no fundo, audíveis — publicamente, em secções de cada turma, sendo então comentados, por escrito, por mim. Como o acesso é universal, ainda que, segundo a experiência que tenho, a consulta por alguém de fora das turmas seja muito residual, as gravações (e, sobretudo, a imagem-capa e única) não devem conter elementos que constranjam o autor, familiares ou terceiros. Na imagem escolhida devem evitar-se retratos de pessoas, ou fazer figurar ambientes domésticos cuja identificação pudesse melindrar alguém.

Exemplos. No fim desta secção dou links para trabalhos de colegas vossos de há cinco e de há oito anos, que estão avaliados. Fica também um ficheiro que fiz nessa altura, para dar um exemplo (mas as leituras então circunscreviam-se a policiais). Cheguei a pensar juntar um outro vídeo, este atual, sobre o que tenho estado a ler, mas, para não demorar mais, deixo cair essa bela intenção.

Exemplo meu de há oito anos:

Como dizia, podem também dar vista de olhos (aliás, de ouvidos) a trabalhos com regras semelhantes de 2015-2016 (11.º 1.ª;  11.º 5.ª;  11.º 7.ª;  11.º 8.ª;  11.º 12.ª) ou de 2012-2013 (11.º 1.ª11.º 3.ª11.º 4.ª11.º 6.ª11.º 9.ª), mas, neste último caso, não estranhem tratar-se quase sempre de policiais — pedira livros desse género). Talvez possam olhar apenas os trabalhos com melhores classificações ou relancear os comentários, para evitar cair em erros que aponto aí.

Também é útil ver — aqui — uma lista de observações aos trabalhos de então, que dá ideia de problemas a evitar.

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