Saturday, August 29, 2020

Aula 95-96

 

Aula 95-96 (14 [1.ª], 15 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 16/abr [4.ª]) Em termos de Amor de Perdição ficáramos no cap. 2, no momento em que Simão conhece e se apaixona por Teresa (e se dá uma mudança nele). E ficáramos no momento em que ...

Veremos agora os minutos 18-27 da versão de António Lopes Ribeiro:

E a sequência, já na versão de Manoel de Oliveira (só os primeiros dois minutos):

Já lemos a «Introdução» de Amor de Perdição (está no manual, pp. 192-193). Também está no manual o capítulo 1 (pp. 195-196, 198-200, 201), que lemos ou relanceámos. Os capítulos 2 e 3 não estão no manual, mas ouvimos excertos do capítulo 2. E vimos ou vamos ver trechos que nas adaptações em filme correspondem a estes dois capítulos.

De qualquer modo, resumamos (uso as sínteses numa «sebenta» de Carlos Reis):

Capítulo 2: Simão estuda em Coimbra, adere às ideias da Revolução Francesa e continua a mostrar o seu caráter conflituoso. Entretanto, tendo regressado a Viseu, apaixona-se por Teresa e muda o seu comportamento: abandona a vida agitada e as «companhias da ralé». O amor por Teresa (que lhe corresponde) é contrariado por Tadeu de Albuquerque. Simão parte para Coimbra e, deixando a boémia, troca cartas com Teresa; numa delas, toma conhecimento de uma «peripécia que forçara a filha de Tadeu de Albuquerque a escrever aquela carta de pungentíssima surpresa para o académico».

Capítulo 3: a surpresa é a notícia de que Tadeu quer casar a filha com o primo Baltasar Coutinho. Sendo evidente «o ódio de um [Tadeu] e o desprezo de outro [Domingos, pai de Simão]», os amores dos dois jovens são violentamente contrariados. Mas Teresa opõe-se à vontade do pai: não casará com Baltasar Coutinho e sujeita-se, por isso, a entrar num convento. Todavia, tal não é necessário: Teresa promete «julgar-se morta para todos os homens, menos para seu pai».

Lê as pp. 169-171 do manual (é um passo de Viagens na minha terra, de Almeida Garrett).

Lê e relanceia crónicas de «Fugas dos leitores» (do suplemento «Fugas», do Público). Os linques que pus são de sete colegas de anos anteriores (Pedro, Ana, Tomás, Teresa, Inês, Afonso, Marta); e estão também ficheiros com sete crónicas recentes (de leitores que não conheço).

Escreve texto ao mesmo estilo, de crónica de viagem. Texto deverá ter, para já, entre 400 e 500 palavras. Será descarregado antes da próxima aula.

TPC —Vai lendo, pelo menos, os primeiros capítulos de A Ilustre Casa de Ramires ou de Os Maias.

 

 

#