Saturday, August 29, 2020

Sugestões para próximos dias e começo do 2.º período

 

Assistir a primeiros vinte minutos (pelo menos) de série ‘Grandes livros’ sobre «Sermão de Santo António aos Peixes» do Padre António Vieira; serão as duas primeiras partes aqui ou mesmo já também a terceira. (Os da turma 11.º 3.ª estão isentos deste tepecê porque já o fizeram em aula.)

Ir criando o acróstico (que já iniciei em poucas letras) de «sermão de santo antónio aos peixes», ainda que sem o fechar (ainda há importante capítulo que nos falta ler). Têm essa página no verso de folha usada na penúltima aula, mas reproduzo-a de novo aqui. Acrescento que se trata de frases criativas, até na palavra que serve de lema em cada letra do acróstico (reparem pelo meu exemplo que não é necessário que essa palavra seja da área do sermão diretamente; o truque está em criar alguma analogia; e aproveitem para ler sobre o Sermão ou Vieira mas sem pespegar no acróstico  frases que não sejam vossas).

Ir escrevendo texto para Concurso «A ética na vida e no desporto». Leiam, por favor, estas instruções. (Este texto é obrigatório, mesmo que, depois, não pretendam o envio a concurso.)

Ir decidindo sobre que obra de Eça lerão. Para ajuizarem melhor, leiam o começo de cada uma: A Ilustre Casa de Ramires; Os Maias.

Terminar leituras iniciadas (PL) se o livro lhes estiver a agradar suficientemente.

#