Saturday, August 29, 2020

Ainda sobre a tarefa de gravação sobre experiências de leitura

 

Tentei fazer gravação com exemplo meu, agora recente. Notem que aproveito livro que acabei de ler ontem, mas também outro que ainda estou a ler. Com efeito, podemos falar de livro que ainda se esteja a ler. O que não convém, de modo nenhum, é usar palavras que não sejam nossas (da net ou de livros); e, de qualquer modo, não se trata de fazer texto expositivo (ensaístico) sobre livro, portanto não faria sentido recorrer a trechos wikipédicos ou de sebentas.

Mesmo o meu texto tem demasiado tiques «académicos», preferia um estilo talvez mais simples, que relatasse lhanamente a experiência de leitura havida, ainda que num registo formal. Neste exemplo, também excedi o tempo máximo estipulado (ligeira ultrapassagem do tempo máximo perdoa-se; ficar aquém do tempo mínimo seria mais grave). Fi-lo para poder dar exemplo com um livro já lido e com outro cuja leitura ainda está em curso.

Repito que é importante verem as instruções da tarefa. Já me chegaram dúvidas que, na verdade, já estavam esclarecidas nas instruções.

Não se esqueçam de, primeiro, escrever bem o texto (não pode ser um esboço trapalhão). Mas também de ensaiar bastante a leitura em voz alta, repetindo até sair tudo sem erros. Esta minha leitura, que não é nada perfeita, exigiu várias tentativas (as outras saíram ainda piores...).

Depois os chamarei pelo Classroom para carregarem aí o vosso ficheiro (repito: ficheiro vídeo ainda que com uma única imagem).

Tenham em conta que o trabalho ficará no blogue (via YouTube), não usem elementos que os deixassem depois constrangidos.

#