Ainda sobre a tarefa de gravação sobre experiências de leitura
Tentei fazer gravação com exemplo
meu, agora recente. Notem que aproveito livro que acabei de ler ontem, mas
também outro que ainda estou a ler. Com efeito, podemos falar de livro que
ainda se esteja a ler. O que não convém, de modo nenhum, é usar palavras que
não sejam nossas (da net ou de livros); e, de qualquer modo, não se trata de
fazer texto expositivo (ensaístico) sobre livro, portanto não faria sentido recorrer
a trechos wikipédicos ou de sebentas.
Mesmo o meu texto tem
demasiado tiques «académicos», preferia um estilo talvez mais simples, que
relatasse lhanamente a experiência de leitura havida, ainda que num registo
formal. Neste exemplo, também excedi o tempo máximo estipulado (ligeira
ultrapassagem do tempo máximo perdoa-se; ficar aquém do tempo mínimo seria mais
grave). Fi-lo para poder dar exemplo com um livro já lido e com outro cuja
leitura ainda está em curso.
Repito que é importante
verem as instruções da tarefa. Já me chegaram dúvidas que, na verdade, já estavam
esclarecidas nas instruções.
Não se esqueçam de,
primeiro, escrever bem o texto (não pode ser um esboço trapalhão). Mas também
de ensaiar bastante a leitura em voz alta, repetindo até sair tudo sem erros. Esta
minha leitura, que não é nada perfeita, exigiu várias tentativas (as outras
saíram ainda piores...).
Depois os chamarei pelo
Classroom para carregarem aí o vosso ficheiro (repito: ficheiro vídeo ainda que com uma única imagem).
Tenham em conta que o trabalho
ficará no blogue (via YouTube), não usem elementos que os deixassem
depois constrangidos.
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