Sumários e tepecês
Aula 1-2 (16 [3.ª, 5.ª, 9.ª] e 17/set [4.ª]) Algumas indicações
úteis ao trabalho ao longo do ano (remetendo-se também para ‘Preceitos’, em Gaveta de Nuvens), programa e
calendário. Leitura de parágrafos sobre Fernando Pessoa (o primeiro, e muito
maioritário, autor deste ano) para ajuizar da sua veracidade. Correção muito
comentada. Preenchimento da ficha de caderneta (incluindo acróstico com definição
pessoal, desta vez com verbo e advérbio). Redação de quartetos, segundo modelo,
em termos de versificação, de «Sou um evadido» (p. 31), de Fernando Pessoa. TPC — Em Gaveta de Nuvens lê
‘Preceitos’ e relanceia também tudo o que marquei a azul turquesa.
Aula 3 (17 [5.ª], 18 [4.ª], 19 [9.ª], 20/set [3.ª]) Critérios para
distinguir funções sintáticas. Exercícios em torno de funções sintáticas. TPC —
Sobre funções sintáticas podes consultar em Gaveta de Nuvens (‘Funções sintáticas’) uma reprodução de páginas
da Nova gramática didática de português
(Carnaxide, Santillana, 2011). No manual deste ano, o mesmo assunto é tratado nas pp. 8-12 do
anexo. O manual do ano passado, o do 11.º ano, era muito bom na apresentação
dos critérios para distinguir as funções sintáticas (pp. 374-380). Também o
manual do 9.º ano, P9, pp. 280-282,
ainda pode ser útil.
Aula 4-5 (18 [9.ª, 3.ª], 19/set [5.ª, 4.ª]) Assistência a início do
filme de João Botelho Conversa acabada
(o passo da morte de Pessoa no Hospital de São Luís dos Franceses). Explicação
sobre características do ortónimo. Leitura, bastante ascendente, de «Ela canta,
pobre ceifeira» (p. 37), para completar respostas lacunares a perguntas. Audição
da «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa. Assistência
a sketch com ceifeiras (série
Barbosa). Comentário a tira relacionável com «a dor de pensar» (e cópia de boa
resposta). Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p. 38), pela redação de
comparação com «Ela canta, pobre ceifeira», em cerca de 100 palavras, sendo
obrigatórias citações de «Gato que brincas na rua». Assistência a início de Paterson, de Jim Jarmusch. TPC
— Vê o que digo sobre Projeto de leitura e começa a tratar do assunto.
Aula
6-7 (23 [3.ª, 5.ª], 24
[4.ª], 25/set [9.ª]) Correção do comentário sobre «Ela canta, pobre ceifeira»/«Gato
que brincas na rua»; emenda de lapso num dos exercícios da aula sobre Funções
sintáticas. Cópia de um exemplo de comentário. Relance à quadra «Quase anónima
sorris», também de Pessoa, para reparar na repetição do tópico ‘felicidade
implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso,
seguido de exercício com casos de anteposição do pronome. Audição de «Gato que
brincas na rua» e «Ela canta, pobre ceifeira» declamados por João Villaret. Redação
de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e
«Dístico», de Sebastião da Gama. Redação
de síntese de «A dor de pensar» (p. 38). Assistência a trecho de Paterson. TPC — Lê as pp. 32-33 do manual, sobre «Pessoa ortónimo».
Aula 8-8R (23 [9.ª], 24 [5.ª], 25/set [4.ª, 3.ª]) Assistência a clip de «Advérbios de
modo não combinam com amor» (Zé Carlos). Resposta a ficha sobre advérbios
(reportada a «Advérbios de modo não combinam com amor»). Audição de
«Efetivamente», dos GNR. Ficha sobre modificadores de frase (do Caderno de
Atividades). Assistência a trecho final de Amor de Perdição (de Manoel de Oliveira), apud João Botelho, O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu). Redação
de comentário a passo de Amor de Perdição.
Correção por leitura de boa resposta no ecrã. TPC — Vê as classes de palavras (e,
particularmente, a dos advérbios) em Gaveta de Nuvens, «Classes de palavras».
Aula 9-10 (26 [9.ª], 27/set [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Questionário sobre carta
de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre génese dos heterónimos (pp.
25-27). Relance a «Álvaro de Campos — o poeta da modernidade» (p. 55) e a
excerto de «Opiário», de Álvaro de Campos. Explicação sobre heterónimos,
Campos, «fases» de Campos. Audição de excertos de «Opiário». Visionamento de
clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário». Redação de poema, em verso livre,
sem rima, com versos de extensão à Campos. Assistência a trecho de Paterson. TPC — Se não o fizeste em aula, lê em casa a p. 55 e também já a
57, sobre Campos e Futurismo, respetivamente.
Aula
11-12 (30/set [3.ª,
5.ª], 1 [4.ª], 2/out [9.ª]) Correção de questionário de compreensão de carta
sobre génese dos heterónimos. Sobre critérios específicos de avaliação (ler em
casa livros e textos; rever o que emende; fazer todas as tarefas grandes; estar
dentro das coisas em gramática). Resolução de exercício de preenchimento de
lacunas com conectores sobre «O estatuto especial de Álvaro de Campos». Assistência,
em Conversa acabada, do passo com «Ode
triunfal». Preenchimento de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na
“Ode triunfal”» com abonações do próprio texto. Visionamento de clip (Wordsong)
com adaptação de «Ode triunfal». Dada definição de «ode» à Campos, redação de alguns
versos de uma ode a uma realidade qualquer, à maneira futurista. Assistência a
trecho de Paterson. TPC — Conclui, melhorando-a, ode (e traz-ma em folha nova), apostando talvez
mais na qualidade do que na quantidade de versos. (Entretanto, podes relancear o texto integral da «Ode triunfal»).
Aula 13-13R (30/set [9.ª], 1 [5.ª], 2/out [4.ª, 3.ª])
Correção de síntese de «A dor de pensar». Visionamento de leitura de «Todas as
cartas de amor são ridúculas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco. Resolução
de perguntas curtas sobre «Todas as cartas [...]». Audição de «Aniversário»
(Luís Lucas). Leitura de «Aniversário» (p. 64), também de Álvaro de Campos,
para responder a perguntas de completamento ou de composição curta. Assistência
a passos com poemas de Álvaro de Campos declamados dentro de novela O Clone. Exercícios sobre tipos de
sujeito e constituintes internos ao grupo verbal. Mais exercícios. TPC — O poema «Aniversário», como outros da fase intimista de Álvaro de Campos (ou
mesmo, por vezes, certos trechos das odes sensacionistas), aproveita o que
podemos caracterizar como ‘a nostalgia da infância’. Este tema é também
frequente no Pessoa ortónimo. Para já, gostava que relanceasses — em Gaveta de Nuvens — «Un soir à Lima», um
longo poema do ortónimo (aliás, na verdade, um poema não assinado), que, tanto
quanto se pode identificar sujeito poético e autor (e não deve), se diria
autobiográfico.
Aula 14-15 (3 [9.ª],
4/out [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Correção de poema sobre «Quedas de água». Audição de «Lisbon Revisited (1923)» (p.
68), de Álvaro de Campos, declamado por Joaquim de Almeida. Resolução de
questionário sobre assuntos de gramática a partir do texto «Lisbon Revisited
(1923)». Resposta-comentário de comparação entre dois poemas («Lisbon Revisited
(1923)» e «Lisbon Revisited (1926)»). Assistência a clip com «Lisbon Revisited
(1926)», dito por Paulo Pires, e a trailer de filme de Edgar Pêra. Leitura de
resposta-modelo. Assistência a clips de poema de Álvaro de Campos («Esta velha
angústia», por Virgílio Castelo). Assistência a trechos com Pessoa em Contemporâneos. Assistência a trecho de Paterson. TPC — Avança na leitura do
livro (do Projeto de leitura) ou pede-me ajuda.
Aula 16-17 (7 [3.ª,
5.ª], 8 [4.ª], 9/out [9.ª]) Correção de «ode» futurista. Exercícios sobre valor
aspetual (p. 66; com algumas respostas já lançadas); e sobre valor modal (na
p.70). Assistência a «O Desensofador» (série Lopes da Silva), para fazer
exercício sobre modalidade. Assistência a trecho(s) de Último a sair, para resolver exercícios sobre aspeto. Reescrita de «Dobrada à moda do Porto»,
de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos trechos narrativos. Assistência a
trecho de Paterson. TPC — Sobre valor aspetual e valor modal,
além da leres as páginas do manual e respetivo anexo final que já fui
referindo, podes tentar resolver as fichas 31 e 32 (pp. 55-57) do Caderno de atividades. Porei em Gaveta de Nuvens essas fichas já respondidas,
pelo que, mesmo que não queiras resolvê-las tu próprio, podes sempre verificar
as soluções.
Aula 18-18R (7 [9.ª], 8
[5.ª], 9 [4.ª], 11/out [3.ª]) Correção de questionário de gramática sobre
«Lisbon Revisited (1923)». Compreensão
oral de primeira parte de documentário sobre Pessoa. Dada cantiga
de amigo («De que morredes, filha, a do corpo velido», na p. 9), transposição
para a atualidade, com criação de novo contexto e manutenção dos aspetos
formais. Exercício de funções sintáticas com «Velha Infância» (Tribalistas). TPC — Consulta Cantigas Medievais Galego Portuguesas.
Aula 19-20 (9 [3.ª], 10 [9.ª], 11/out [5.ª, 4.ª]) Correção de
comentário sobre duas «Lisboa Revisited» (ou, na turma 3.ª, simples entrega do trabalho
de gramática). Leitura de «Datilografia», de Álvaro de Campos (p. 60), com
preenchimento de tabela com síntese de momentos e resposta curta. Resposta
conduzida sobre noções de valores temporais com «Ao volante do Chevrolet [...]»
(pp. 62-63). Assistência a «Teste de bazófia» (série Barbosa), para preencher
tabela com tempo-modalidade-aspeto. Comentário em torno de «selfies» e
Pessoa/Álvaro de Campos — cfr. «Quem
sou eu?» (p. 14). Assistência a trecho final de Paterson. TPC — Faz (ou vê a solução que porei em Gaveta de Nuvens) a ficha 30 do Caderno
de atividades, sobre ‘Valor temporal’. Para parte da turma 3.ª (os que vão
a Montargil): ver primeira parte (até
se começar a referir a «Ode triunfal», aos 25 minutos) do documentário sobrePessoa da série ‘Grandes Portugueses’; ver slides de correção ao trabalho de
gramática com «Lisbon Revisited (1923)» (ficarão na apresentação da aula
18-18R).
Aula
21-22 (14 [3.ª, 5.ª], 15
[4.ª] 16/out [9.ª]) Leitura de «Alberto Caeiro, o poeta ‘bucólico’» (p. 49) e preenchimento
de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O
guardador de rebanhos», de Alberto Caeiro. Audição de poema IX de «O guardador
de rebanhos» (Mário Viegas). Compreensão do «Poema segundo» (p. 52), escrevendo
sínteses de máximas (ouvindo declamação, vendo clip). Redação de comentário comparativo
entre Alberto Caeiro e Paterson. Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC
— Vai tratando (terminando-a) da leitura do livro escolhido para o PL.
Aula 23-23R (14
[9.ª], 15 [5.ª], 16/out [4.ª, 5,ª]) Correção de trabalho com cantiga de amigo. A
partir do sketch «E tudo o convento
levou» (Lopes da Silva, I, 1, 4), preenchimento de tabela sobre valores
aspetuais e temporais. Completamento de comentário sobre ‘Saudade em cantigas
de amigo». Cópia de uma solução modelar. Assistência a passo de «Último a sair»
(Bruno e Sónia sussurrando), para completar síntese sobre cantigas de amor;
correção Assistência a explicação de Elsa Gonçalves sobre cancioneiros. Exercício
em torno de funções sintáticas com letra de canção. TPC — Lê a solução queporei para a ficha 3 do Caderno de atividades, sobre Álvaro de Campos.
Aula
24-25 (17 [9.ª], 18/out [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Correção da recriação de
«Dobrada à moda do Porto», de Campos, e audição de declamação. Leitura de dois
textos expositivos — «Ricardo Reis, o poeta “clássico”»» (p. 71), «Epicurismo e
estoicismo» (74). Leitura de ode de Ricardo Reis na p. 72 («Uns, com os olhos
postos no passado»), para responder a perguntas de composição curta; e sínteses
de estrofes de outra ode («Cada dia sem gozo não foi teu»). Assistência a
«Rústicos pelo epicurismo» (Zé Carlos). Assistência a clip «Nada fica de nada»
(Rui Reininho diz Reis). Redação de comentário de comparação de poema de José
Gomes Ferreira («Vive em cada minuto») com ode de Reis («Tão cedo passa tudo
quanto passa!», p. 72). Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC
— Lê em Gaveta de Nuvens soluções dasfichas 2 e 4 do Caderno de atividades,
sobre Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Estes trabalhos são para ser feitos com
mais estoicismo (neste caso, alguma abnegação) do que epicurismo (sei lá como
colhem o dia).
Aula 26-27 (21 [3.ª, 5.ª], 22 [4.ª], 23/out [9.ª]) Leitura
de «O arroz-doce quente» (p. 97) e resolução de item de composição curta. Audição
de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 75), de Ricardo Reis, declamado
por Luís Lima Barreto. Compreensão de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do
rio» (p. 75), para resposta a vários itens fechados em torno do texto. Resposta
a item de composição curta para compreensão de poema de Sophia — «Não creias,
Lídia, que nenhum estio» (p. 76) —, em contraste com odes de Reis. Leitura de
«Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 73), para preenchimento de texto
lacunar (precedida de audição de declamação de Luís Lima Barreto). Assistência
a trecho de Clube dos poetas mortos. TPC — Lê páginas
informativas sobre ‘conto’ (pp. 129-131 de manual). A ideia é irmos entrando na
técnica de redação de contos, para, mais tarde, escreverem contos suscetíveis
de concorrerem ao Concurso literário Correntes d’escritas (talvez o mais
importante em Portugal).
Aula 28-28R (21 [9.ª], 22 [5.ª], 23/out [4.ª, 3.ª]) Leitura
de «O que há em mim é sobretudo cansaço», de Campos, para completar análise a
que só faltam citações. Apresentação de aspetos da estrutura das provas nacionais
de Português do 12.º ano. Redação de respostas de grupo I de um exame nacional
(com texto de Álvaro de Campos). Após assistência a sketches «Carjaquim» (Zé Carlos) e «O meu filho é uma joia de moço»
(Barbosa), resolução de exercícios sobre processos irregulares de formação de palavras
e sobre aspeto. Assistência a passo de Último
a sair (traição de Débora), para resolver exercício sobre modalidades. TPC — Vê a solução da ficha 16 do Caderno de atividades (sobre ‘Processos
irregulares de formação de palavras’) que porei em Gaveta de Nuvens.
Aula
29-30 (24 [9.ª], 25/out [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Audição da sexta parte
de «Chuva Oblíqua», por Sinde Filipe. Releitura de trecho da carta sobre a
génese dos heterónimos e leitura de «Chuva Oblíqua» (p. 46), de Pessoa ortónimo,
para localizar partes relativas à infância e ao presente. Resolução de itens de
exames recentes sobre aspeto e modalidade. Assistência a trecho de Conversa acabada (dia triunfal). Leitura
de «Se eu pudesse trincar a terra toda», poema XXI de «O Guardador de
Rebanhos», de Caeiro, para completamento de respostas a perguntas segundo o
modelo de grupo I de exames. Assistência a trecho de O Guardador de Rebanhos de Edgar Feldman. Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Continuando a tentar perceber a
técnica de escrita de narrativas curtas, lê um destes contos: «Sempre é uma
companhia» (pp. 136-142) ou «George» (150-155).
Aula 31-32 (28 [3.ª,
5.ª], 29 [4.ª], 30/out [9.ª]) Questionário
sobre «Muda de vida» (de Luís Filipe Borges). Cópia da correção da última pergunta sobre o poema XXI de Caeiro. Assistência
a Dia triunfal (Rita Nunes). Assistência
a «O dia triunfal» em O que fica do que
passa (Canal Q). Assistência a súmula sobre Caeiro (Santillana). Assistência
a «Matarruano sonhador» (Lopes da Silva), para notar características
caeirianas. Redação de comentário em torno de Caeiro e «Matarruano sonhador». Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Não deixes de ler o conto
pedido em tepecê recente. Logo que possas, lê também o outro.
Aula
33-33R (29 [9.ª], 30
[5.ª], 31/out [4.ª, 3.ª]) Entrega de
respostas sobre Campos (em prova de exame), analisando as duas últimas
sobretudo. Assistência a súmula sobre Campos (Projetos, Santillana). Assistência
a «Diálogo sobre o arrependimento» (série Barbosa). Audição de
«Contrariedades», por Sinde Filipe. Compreensão
de «Contrariedades» (pp. 307-308), de Cesário Verde, preenchendo tabela com
características mais inovadoras e resolvendo itens de interpretação. Apresentação
de pergunta de exame de há dois anos, acrescentando mais tópicos. Redação de
linhas para introdução. Assistência a trechos de «Último a sair»
(paródias de poemas). Comentário em torno de características aproximáveis de
Campos.
Aula 34-35 (4 [3.ª, 5.ª],
5 [4.ª], 6/nov [9.ª]) Correção
de questionário de compreensão e de texto sobre «Matarruano sonhador». Compreensão
de poema de Pessoa sobre nostalgia da infância (soneto «A criança que fui chora
na estrada», p. 45), através de itens para identificação de referentes. Audição
de declamações de «Pobre velha música» (Natália Luísa; João Grosso). Resposta a
perguntas, de composição curta, sobre «Pobre velha música», p. 48, e «Quando as
crianças brincam», p. 48. Resposta sobre conto lido (título e justificação). Assistência
a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Se não o fizeste ainda, lê os contos que pedi que lessem. E
vai também concluindo leituras do Projeto de leitura.
Aula 36-36R (4 [9.ª], 5 [5.ª], 6/nov [4.ª, 3.ª]) Apresentação
de exame; cópia de resposta a item de prova de exame. Audição de súmula sobre
Ricardo Reis (Santillana). Resposta a itens de exame recente, em torno de
«Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 73) (responder a uma ou duas perguntas;
ver o que se pedia nas outras e critérios de todas). Resolução de exercício em
torno de aspeto e modalidade. Assistência a sketch
«Super de Origem» (Lopes da Silva, I, 4, 9), para se resolver depois exercício
de preenchimento de lacunas sobre hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos.
Audição de canção e preenchimento de classificação de orações. TPC — Em Gaveta de Nuvens, lê a ficha corrigida sobre ‘Coesão lexical’
(ficha 34 do Caderno de atividades,
pp. 61-62), que trata destas matérias (hipónimos, hiperónimos; merónimos,
holónimos; antónimos; sinónimos).
Aula 37-38 (7 [9.ª], 8/nov [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Completamento
de respostas lacunares a perguntas de compreensão de «Autopsicografia» (p. 34);
e de «Isto» (p. 36), também de Fernando Pessoa. Correção (incluindo clip de
«Autopsicografia» e, talvez, de «Luar», de Caeiro; e declamações de «Autopsicografia»
e de «Isto», por Villaret). Assistência a trecho de Último a sair para completar tabela sobre aspeto. Redação de conto
com cem palavras. Assistência a curto trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Se não o fizeste ainda, lê os contos que pedi que lessem. Sugiro agora
também «Famílias desavindas», nas pp. 163-165, de Mário de Carvalho.
Aula 39-40 (11 [3.ª, 5.ª,
9.ª], 12/nov [4.ª]) Leituras
de trechos ensaísticos nas pp. 33-34 e 32. Leitura de «Apócrifo pessoano», de
Fernando Pinto do Amaral, para encontrar versos irónicos. Reconstrução de «Tudo
que faço ou medito», de Pessoa ortónimo. Audição de trechos de declamações de «Tabacaria»
(de Álvaro de Campos) para escolher a melhor e conhecer todo o poema. Redação
de pequeno conto, prosa, em continuação de «Tabacaria». Assistência a trecho de
Clube dos Poetas Mortos. TPC
— Já lhes pedi que lessem os três contos que estão na unidade 2 do manual, os
de Maria Judite de Carvalho — «George» (pp. 150-155) —, Manuel da Fonseca —
«Sempre é uma companhia» (pp. 136-142) — e Mário de Carvalho — «Famílias
desavindas» (pp. 163-165). Ao longo desta ou inícios da próxima semana, queria
que escrevessem, a computador, um conto (sugiro, como mínimo, 1000 palavras;
também não aconselho textos muito maiores — fixemos, mas como máximo, o dobro
disto). || O objetivo final é o envio dos textos ao concurso Correntesd’Escritas, talvez o mais importante em Portugal para autores jovens (e
cujo prémio são interessantes mil euros). Independentemente do concurso, a
tarefa é para ser feita por todos e é um dos trabalhos mais importantes deste
período (sendo equivalente a vários tepecês, porque ainda haverá uma correção
minha da primeira versão que me enviem). || Evitem, por mais leve que seja,
qualquer aproveitamento de escritos alheios. Entrega será feita por mail (em Word;
e, por favor, não em PDF). Para já, não usem formatações complicadas nem ocupem
demasiado papel (sugiro Times 12, Arial 11 ou semelhante, a um espaço de
entrelinha ou pouco mais). Travessões fazem-se com Alt 0151. Não esqueçam
título. Escrevam o vosso nome (depois, para efeito de concurso, é que usaremos
pseudónimo).
Aula
41-41R (12 [5.ª], 13/nov
[4.ª, 3.ª, 9.ª]) Correção de prova de exame sobre Reis (2.ª fase de 2018). Compreensão
de «Ode marítima» (p. 58) (vs. «O
mistério das cousas, onde está ele?», p. 53), através de pergunta sobre Sensacionismo.
Assistência a trecho de documentário sobre Pessoa (2.ª parte de episódio da série Grandes
Portugueses). Redação com «tradução» para português atual de texto de Fernão
Lopes (p. 365). Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Não marco tepecê porque está a
decorrer o prazo para irem acabando leituras —as do projeto de leitura; e, ainda
mais urgente, a dos três contos que estão no manual («Sempre é uma companhia»;
«George»; «Famílias desavindas») — e para escreverem um original conto que
vencerá o conceituado Correntes
d’Escritas (em Gaveta de Nuvens
pus conto vencedor há uns anos, para se ter ideia do
estilo de textos que se pretende).
Aula 42-43 (14 [9.ª], 15/nov [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Explicação
acerca de erros das últimas redações (através de tabela com conselhos). Assistência
a canção de «Clã» («Problema de expressão»), com erros de português, em «Diz
que é uma espécie de magazine», para resolver exercício. Assistência a canção
de «Clã», mas já sem erros. Apreciação crítica e Artigo de opinião (leitura,
escrita, a partir de modelo de MEC). Assistência a conclusão de Clube dos Poetas Mortos. TPC — A partir do início da próxima
semana, espero começar a receber, por mail, os contos. Sugiro que as primeiras
versões me cheguem todas ainda durante essa semana. Porei em Gaveta de Nuvens reproduções das fichasdo Caderno de atividades, járesolvidas, relativas aos géneros ‘Apreciaçãocrítica’ e ‘Artigo de opinião’ (pp. 86-91). Relanceia-as.
Aula 44-45 (18 [3.ª, 5.ª], 19 [3.ª], 20/nov [9.ª]) Questionário
de compreensão/gramática (sobre «Famílias desasavindas», de Mário de Carvalho, pp.
163-165). Resposta a item 1 de gramática (p. 166), mas com critérios formais. Redação
de respostas a itens de exame. Assistência a sketch de «Contemporâneos», com espólio
de Pessoa (e referência à BND). Assistência a conclusão de Clube dos poetas mortos. TPC — Durante este semana, o tepecê
é enviarem-me o conto e, à medida que forem recebendo as primeiras versões
corrigidas, enviarem-me uma versão limpa. Pedia que, nessa altura, me dessem de
novo, em aula, a versão com emendas, para eu controlar o lançamento das
correções (em anos anteriores, reparei que essa tarefa nem sempre era cumprida
com cuidado). Na versão limpa acrescentem, no final do texto, um pseudónimo.
Aula 46-46R (18 [9.ª], 19 [5.ª], 20/nov [4.ª, 3.ª]) Redação
de respostas a grupo I de prova de exame (com texto de Campos). Assistência a
«Canção da Cacofonia» (Zé Carlos). Assistência a trecho de documentário (História Essencial de Portugal), acerca
da revolução de 1383-1385. Audição de leitura dramatizada de «Do Alvoroço» (ao
mesmo tempo que se lia texto mais simplificado nos slides), identificando
trocas perversas. Redação de notícia. Identificação de funções sintáticas em
canção de Jorge Palma, ouvindo-a ao mesmo tempo. TPC — [Ver o da aula anterior].
Aula 47-48 (21 [9.ª], 22/nov [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Correção
de questionário sobre «Famílas desavindas» feito há uma aula. Correção de
comentário sobre Ricardo Reis/José Gomes Ferreira. Leitura, e releitura, de poemas
de Ricardo Reis (pp. 74, 73 e 75) para escrever comentário a poemas de Adília
Lopes (com alusão a Reis/Lídia). Leitura de resposta possível. Assistência a sketch com as palavras a colocar em
tabela («Curso de preparação para o casamento» (Lopes da Silva); resposta. Assistência
a início de A biblioteca dos livros
rejeitados. TPC — Durante este semana — que está a findar
(acrescento eu) —, o tepecê é enviarem-me o conto e, à medida que forem
recebendo as primeiras versões corrigidas, enviarem-me a versão limpa. Pedia
que, depois de lançadas as emendas, me trouxessem de novo a versão escrevinhada
por mim, para eu controlar o lançamento das correções (em anos anteriores,
reparei que essa tarefa nem sempre era cumprida com cuidado). Na versão limpa
acrescentem, no final do texto, um pseudónimo (em substituição do nome).
Aula
49-50 (25 [3.ª, 5.ª], 26
[4.ª], 27/nov [9.ª]) Exercícios de ortografia (pronomes vs. sufixos). Audição de trecho de intervenção de Susana Romana
em «Pop Up» sobre como construir histórias. Audição de «Não sei se é
sonho, se realidade» (p. 39). Atribuição de títulos-síntese a cada estrofe;
correção. Assistência a sketch-canção
«C certinho» (Zé Carlos). Completamento de texto lacunar sobre o citado sketch
e variação linguística. Compreensão de «Contemplo o que não vejo» (p. 41), para
acrescentar quadra final que faça o «eu» nos parecesse de (i) Caeiro; (ii) de
Campos; de (iii) Reis. Assistência a trecho de A Biblioteca dos Livros
Rejeitados. Para proceder à reformulação da 1.ª versão do conto — Por vezes, usei dois signos que nem
todos compreenderão: um sinal de cardinal (#) para introduzir espaço; um vê
traçado (aproximadamente: ¥), para tirar espaço que estivesse a mais. Também
posso ter sugerido travessões verdadeiros em vez de hífens (alt + 0151 costuma dar bons travessões:
— ; também se pode inserir Símbolo,
clicar Mais símbolos, depois Carateres
especiais, escolhendo então Travessão). // Quanto ao tipo de fonte (da letra), tamanho,
espaço interlinear, pode ficar ao vosso critério, até para não parecer que os
textos foram trabalhados coletivamente. Em outros concursos, costuma pedir-se Arial, Calibri ou Times New Roman, corpo 12, dois
espaços. Creio, porém, que esse espacejamento (entrelinha) é exagerado (bastará
1,5). // Preferia que os parágrafos fossem europeus (ou seja com uma margem inicial e sem grande espaço
entre parágrafos; os americanos é que preferem não fazer margem inicial e
separar os parágrafos com uma linha de espaço). A tal margem inicial pode ser
feita automaticamente (Parágrafo / Avanços e espaçamento / Especial
/ Primeira linha). Notem que o título não pode ficar com Primeira
linha (para poder ficar mesmo centrado). // Poria o texto justificado (à direita e à esquerda).
Em Parágrafo escolhe-se Alinhamento e aí Justificado. // No
exemplar passado a limpo, não pode aparecer o teu nome (como já disse, deves é
subscrever o texto já com um pseudónimo).
Aula 51-51R (25 [9.ª], 26 [5.ª], 27/nov [4.ª, 3.ª]) Resposta
a perguntas de exame com lírica de Camões (clássica). Exemplo de solução. Explicação,
em revisão, em torno de processos morfológicos de formação de palavras. Assistência
aos sketches «Relato de engate» e
«Baratas à procura de casa» (Lopes da Silva), para recolher palavras com
diversas formações.Preenchimento de quadro com palavras pertencentes a cada uma
das classificações. Resolução de exercícios sobre o mesmo assunto. Exercício de
funções sintáticas a partir de canção de José Mário Branco. TPC — Relanceia o que está em Gaveta de Nuvens sobre «Processosmorfológicos de formação de palavras». No manual do décimo esta matéria estava
na p. 319. (Não é conteúdo muito sucetível de sair em exame, a não ser em
contrastes com processos irregulares de formação ou a propósito de etimologias
e sentidos de palavras.)
Aula 52-53 (28/nov [9.ª], 2 [3.ª, 5.ª], 3/dez [4.ª]) Leitura
de «Não sei quantas almas tenho» (p. 58), para preenchimento de síntese e de
análise lacunares e resolução de correspondência. Correções; audição de «Não
sei quantas almas tenho» (por Ana Lains), para detetar palavras a mais e a
menos relativamente ao original de Pessoa. Leitura de quadra de Mário de
Sá-Carneiro, «O outro», e audição da canção de Adriana Calcanhoto para notar
semelhanças com Pessoa. Assistência a trecho de episódio 2 (série 2) de O programa do Aleixo, para identificação
de funções sintáticas. Escrita de prosa (deambulatória) alfabética, depois de
leitura, para perceber estilo, de «Tudo é absurdo» (p. 85), do Livro do Desassossego. TPC — Vê a versão corrigida das fichas
28 (Funções sintáticas) e 25 (Complemento e modificadores do nome) do Caderno de atividades que reproduzirei
em Gaveta de Nuvens.
Aula 54-54R (2 [9.ª], 3 [5:ª], 4/dez [4.ª, 3.ª]) Audição
de poema de Alberto Caeiro (VII), seguida de compreensão mediante preenchimento
de lacunas em respostas a provas de exame. Relance a três textos da lírica de Camões,
para distinguir vertente tradicional e clássica. Trecho de documentário com
José Mário Branco a explicar como musicou «Mudam-se os tempos»; audição da
canção. Compreensão de «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades», através de comentário
comparado (com estrofe de José Mário Branco e com canção de Rui Veloso). Sobre
classificação de orações. Exercícios com conjunções. Audição de canção de Rui
Veloso para classificar orações sublinhadas. TPC — Lê a ficha do Caderno de atividades sobre orações (27,
Coordenação e subordinação), cuja versão corrigida porei em Gaveta de Nuvens.
Aula
55-56 (4 [9.ª], 6/dez
[3.ª, 4.ª, 5.ª]) Questionário de compreensão de apreciação do Filme do Desassossego (p. 87). Transcrição
de poema de Pessoa citado no filme («Dobre»), a partir de imagem do autógrafo. Redação
de comentário em torno de características de ortónimo no poema «Dobre». Assistência
a início do filme Filme do Desassossego,
de João Botelho. Classificação de características de versos de «Tabacaria». Assistência
a início de A vida secreta dos nossos
bichos. TPC — Vê as seguintes fichas,
já corrigidas, do Caderno de atividades:
24, Complemento do nome; 26, Complemento do adjetivo; 23, Modificador do nome:restritivo e apositivo.
Aula
57-58 (5 [9.ª], 9 [3.ª,
5.ª], 10/dez [4.ª]) Resolução de exercícios em torno de classificação de
orações. Visualização de imagens das ruas do Arsenal e da Alfândega (a
propósito de Bernardo Soares). Redação segundo modelo de «Amo, pelas tardes
demoradas de verão» (p. 83). Assistência a trecho de A vida secreta dos nossos bichos. TPC — [Para quem queira que o seu conto seja enviado ao Correntes d’escritas (e era interessante
enviarmos bastantes textos)]: traz-me, ao longo da semana 9-13/dez, fotocópia do cartão de cidadão. (Queria
evitar estar eu a receber as cópias do CC por mail e a imprimi-las, porque esse
processo, repetido por muitos, acabaria por ser demorado.) Segundo o
regulamento, os concorrentes não podem ter mais de dezoito anos, o que
significa que não poderei enviar textos de quem já tenha dezanove.
Aula
59-59R (9 [9.ª], 10
[5.ª], 11/dez [4.ª, 3.ª]) Correção de questionário sobre apreciação crítica de Filme do Desassossego. Assistência a
trechos de 1986 (partes dos episódios
7 e 8; cfr. famílias desavindas). Redação
de comentário (em torno de ódios de famílias e Amor de Perdição, «Famílias desavindas», etc.). Assistência a sketch («Debate com o Super-homem»,
série Barbosa) para preenchimento de tabela em torno de valores temporais,
aspetuais, modais, conferidos por verbos auxiliares. Classificação de orações
em «A escola» (de Jorge Palma). TPC
— Se não o fizeste ao longo do período, revê agora assuntos de gramática
(marquei no blogue, a azul e a amarelo, recursos úteis, mas admito que também
se possa fazer idêntica revisão através do manual ou das nossas folhas).
Aula 60-61 ([só da turma 9.ª:] 11/dez) Assistência
a depoimento de José Mário Branco sobre construção de canção. Audição de trecho
de «E o resto é História», sobre canções políticas. Assistência de novo a
trechos de A vida secreta para
encontrar os vários Pessoas; seguida de redação de comentário. Assistência a «O
último a sair» (discussão de Débora). Identificação de funções sintáticas. Resolução
de classificação de orações (frases de «O mortal de Bruno»). Audição de «Amar
pelos dois» e classificação de orações.
Aula 62-63 (12 [9.ª], 13 [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Questionário
de gramática. Assistência a trechos de Filme
do Desassossego. Redação em torno de livros lidos. Assistência a trecho de A vida secreta dos nossos bichos.
Aula 64-65 (16 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 17/dez [4.ª]) Sobre
apreciações críticas a livros feitas na aula anterior. Sobre questionários de
gramática feitos na aula anterior. Sobre avaliação. Assistência a final de A vida secreta dos nossos bichos-2 e, ao
mesmo tempo, conversa com cada aluno. TPC
(férias) — (i) Ir já lendo O ano da morte
de Ricardo Reis, de José Saramago. Este livro vai ser objeto de estudo
sobretudo no 3.º período, mas, no segundo, ainda antes de começarmos a análise
da obra, escrutinaremos a sua efetiva leitura. (ii) Lá pelo Natal, porei em Gaveta de Nuvens as instruções para
tarefa que envolverá oralidade e Pessoa (provavelmente, gravação com tratamento
criativo de algum poema do ortónimo ou dos heterónimos — já está aqui). Se houver mais tarefas
antecipáveis, afixá-las-ei no blogue.
Aula
66-67 (6 [3.ª, 5.ª], 7
[4.ª], 8/jan [9.ª]) Leitura de crónica de José Manuel dos Santos sobre
heterónimos («Fernando Pessoa: o ciclo das estações», p. 89), preenchendo
quadro com características «dos vários Pessoas» e classificando figuras de
estilo. Leitura na diagonal de «Eu nunca fiz senão sonhar» (pp. 80-82), do Livro do Desassossego, para completar
quadro, com frases de Bernardo Soares suscetíveis de representar cada
heterónimo. Assistência e resposta a questionário sobre parte de documentário
sobre Livro do Desassossego (série
‘Grandes livros’). Apreciação crítica de anúncio com referências a Pessoa. TPC — No manual, relanceia os textos
ensaísticos e os esquemas em torno de Fernando Pessoa (ortónimo, heterónimos, Livro do Desassossego) que ainda não
tenhas lido — excetua-se o Pessoa de Mensagem,
que começaremos a conhecer no final desta semana. (Acrescentado nas turmas 3.ª, 4.ª e 5.ª: completa a apreciação crítica começada em aula.) Lembro ainda que,
durante as férias, pus em Gaveta de
Nuvens informação sobre tarefa grande (com poema de Pessoa) a fazer em
janeiro (até 6 de fevereiro), ao mesmo tempo que reforcei contar que a leitura
de O Ano da Morte de Ricardo Reis fosse,
pelo menos, iniciada.
Aula 68-68R (6 [9.ª], 7 [5.ª], 8/jan [4.ª, 3.ª]) Assistência
a trechos de últimos episódios de 1986. Resposta a duas perguntas
(completamento e cópia de resposta) sobre Frei Luís de Sousa. Assistência
a mesmo passo da peça em encenações de Jorge Listopad e de João Botelho. Redação
de um item 7 de exame. Preenchimento de quadro comparativo 1986/Frei Luís
de Sousa. Audição de canção cantada por Ana Bacalhau («Pensamos no futuro
amanhã»), para preenchimento de classificação em torno de aspeto, tempo, modo. TPC — (i) Relanceia a ficha n.º 1 do Caderno de atividades (que reproduzo já com soluções), sobre
‘Poesia de Fernando Pessoa (ortónimo) + Bernardo Soares’. (ii) Completa pergunta 7, de prova com Frei Luís de Sousa, começada em aula.
Aula 69-70 (9 [9.ª], 10/jan [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Com
exemplares de Mensagem (da coleção
iagora; cfr. p. 22), preenchimento de grelha acerca do paratexto e da estrutura
da obra. Explicação sobre conceito de coerência textual (e coesão textual). Identificação
de infrações à coerência lógico-conceptual (regra da não-contradição; regra da
não tautologia; regra da relevância) e à coerência pragmático-funcional em
sketches (série Barbosa; série Fonseca). Redação de contracapa (para antologia de
Pessoa). TPC — No manual, lê as pp.
98-100 e relanceia também o quadro na p. 101. (Na turma 9.ª: completa a
apreciação crítica iniciada.)
Aula 71-72 (13 [3.ª, 5.ª],
14 [4.ª], 15/jan [9.ª]) Assistência
a trecho do filme Mensagem, de Luís
Vidal Lopes. Resposta a perguntas da p. 102 sobre «O dos Castelos» (orientada
por trechos lacunares). Correção, incluindo explicação de estâncias de Camões
(III, 20-21) e audição de «O dos Castelos» (por Sinde Filipe). Audição de
«Europa» (p. 215), de Ana Luísa Amaral. Redação de pequeno comentário,
completando ‘O desenho de Agim Sulaj — à direita do poema de Ana Luísa Amaral —
concorda mais com o poema «Europa» do que o «O dos Castelos»’. Assistência a «Qual
papel» (série Fonseca; e Pandilha), exemplo de infração à regra da não
redundância. Redação de argumentos e exemplos, dados quatro grupos III de
provas de exame. TPC — Vê a ficha do
Caderno de atividades sobre Coerência
textual (que porei, já resolvida, aqui).
Aula
73-73R (13 [9.ª], 14
[5.ª], 16/jan [4.ª, 3.ª]) Explicação acerca de enquadramento da cena X do II de
Frei Luís de Sousa; concentração (espaço
e tempo); dia fatídico. Assistência a trecho de Madalena. Resposta a dois itens de exame
recente. Assistência a outro trecho de Madalena. Assistência a episódio
recente de «Governo Sombra», com menção a orçamento e Pessoa. Exercício
sobre coerência textual. Exercícios sobre coesão textual (e coerência). Correção.
Audição de «Quanto é que falta?»
(e classificação de funções sintáticas). TPC — Relanceia,
em Gaveta de Nuvens, páginas de uma
gramática, sobre coerência e coesão textual (marco a azul). Também podes usar o
anexo do manual, pp. 18-19 e 21.
Aula 74-75 (16 [9.ª], 17/jan [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Correção
de apreciações críticas de anúncio. Assistência a trechos de Non, de Manoel de Oliveira. Leitura de
«D. Sebastião, rei de Portugal» (p. 105), para completar análise e exercício de
associação. Leitura de texto de um editorial para comparação, por escrito, com poema
lido; relance a outros textos sobre D. Sebastião em Mensagem. Completamento com conjunções e preposições de síntese
sobre «D. Sebastião». Audição de «Os loucos estão certos» (Diabo na Cruz). Redação
de parágrafos (introdução + um argumento/exemplo) de dissertação sobre loucura.
TPC — Prossegue a dissertação sobre loucura começada em aula, acrescentando
mais um argumento e respetivo(s) exemplo(s).
Aula
76-77 (20 [3.ª, 5.ª], 21
[4.ª], 22/jan [9.ª]) Correção da redação de argumento de parte III de exame. Questionário
de compreensão/gramática sobre «Ulisses» (p. 103). Completamento de respostas
sobre «Sísifo» (p. 190), de Miguel Torga. Assistência a «The mith of Sisyphus»
(TED). Assistência a entrevista com Gregório Duvivier sobre peça «Sísifo». Redação
de argumento (e exemplos) do texto de opinião pedido na p. 229 («A solidão dos
idosos é uma das mais graves doenças das sociedades contemporâneas»). Assistência
a início de Diamantino. Preenchimento de quadro comparativo Diamantino
/ Mensagem. TPC — Relanceia mais uma ficha corrigida do Cadernode atividades (sobre coesão referencial).
Aula
78-78R (20 [9.ª], 21
[5.ª], 22/jan [3.ª, 4.ª]) Assistência a trecho de Non, de Manoel de Oliveira — o decepado. Preenchimento
de respostas em torno de características de tragédia. Assistência a sketches com Hamlet (Monty Python e Gato
Fedorento). Exercício em torno de orações relativas (restritivas e
explicativas), a partir de pontuação. Ainda aspetos das características de
tragédia em Frei Luís de Sousa,
incluindo correção. Redação de parte de dissertação. Exercícios sobre
pontuação. Audição de «Carta»
(Toranja) para classificação de funções sintáticas. TPC — Relanceia mais uma ficha corrigida do Cadernode atividades (sobre coesão lexical e referencial).
Aula 79-80 (23 [9.ª], 24/jan [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Correção
do questionário de compreensão escrita sobre «Ulisses». Resolução de ficha
sobre Atos ilocutórios. Assistência a sketches
(série Barbosa), para depois preencher tabela relativa à força ilocutória dos
actos de fala assinalados. Redação de resposta a pergunta sobre «D. Dinis» (p.
104). Assistência a trecho de Diamantino.
TPC — Em Gaveta de Nuvens lê capítulo de gramáticasobre Atos ilocutórios.
Aula 81-82 (27 [5.ª, 3.ª], 28 [4.ª], 29/jan [9.ª]) Compreensão de «Mar
português» (p. 108), através de perguntas de descodificação de versos aforísticos
e comparação com Os Lusíadas (saída de Belém, IV, 88-89). Audição de «O
mostrengo» (Sinde Filipe). Compreensão de «O mostrengo» (p. 108). Audição de
passo do Adamastor nos Lusíadas.
Redação ou cópia da solução. Preenchimento de comparação Lusíadas/Mensagem.
Assistência
a trecho de O Sentido da Vida, para
homenagem a Terry Jones e caso interessante de coesão lexical. Resposta a itens
de coesão em exames recentes. Assistência
a trecho de Diamantino. TPC — Relanceia mais uma ficha corrigida do Caderno de atividades(sobre coesão frásica).
Aula 83-83R (27 [9.ª], 28 [5.ª], 29/jan [3.ª,
4.ª]) Correção de resposta
sobre «D. Dinis» (Mensagem). Assistência a começo do episódio 1 da série
1986. Resposta a itens de exame com
os Lusíadas. Relance aos critérios das várias perguntas. Relance a Non (episódio de Ilha dos Amores) e/ou
explicação sobre mitificação dos heróis. Continuação de episódio de 1986. Assistência a trechos com contos
de Mário Henrique Leiria. Assistência a sketch
(«Fiscal de danças ridículas») para classificar atos ilocutórios (e também
itens saídos em exames). Audição de canção e classificação de orações (Ornatos
Violeta, «Ouvi dizer»). TPC — Relanceia
mais uma ficha corrigida do Caderno de atividades (sobre coesãointerfrásica).
Aula 84-85 (30/jan [9.ª], 3 [3.ª, 5.ª], 4/fev
[4.ª]) Correção do texto de
opinião sobre «loucura». Para compreensão de «O Infante» (p. 106), resolução de
itens de composição curtos e em torno de cartoon
de António. Relativamente a «Horizonte» (p. 107), resolução de ordenação. Resposta
a item sobre «Sagres» (p. 191). Audição de declamações (Sinde Filipe). Assistência
a «Clube dos Poetas Mortos-Vivos» (Herman José). Redação de último parágrafo de
um texto argumentativo. Assistência a trecho de Diamantino. TPC — A
exemplo do que tenho vindo a fazer nestas últimas aulas, porei em Gaveta de Nuvens mais uma ficha do Caderno de atividades, já resolvida, em
torno de mecanismos de coesão (desta vez, coesão temporal). Deves ir lendo
estas fichas. Lembro que está em curso trabalho «grande» em torno de poema de
Pessoa. Por favor, se não o fizeste ainda, lê as instruções com cuidado e
cumpre o prazo indicado.
Aula
86-86R (3 [9.ª], 4
[5.ª], 6/fev [3.ª, 4.ª]) Entrega de resposta sobre Maria (numa prova com Frei Luís de Sousa) e alerta sobre
respostas a itens 7. Explicação em torno de quadro de conjunções e orações. Resolução
de exercício de classificação de orações. Assistência a passo de Frei Luís
de Sousa (cena VI do ato III). Redação de itens de exame sobre Frei Luís de Sousa. Assistência a passo
de Frei Luís de Sousa (chegada de Manuel no ato I). Audição de canção (e
classificação de orações). TPC — Lê
mais uma ficha corrigida reproduzida do Caderno
de atividades (desta vez, sobre Predicativo do sujeito e predicativo docomplemento direto).
Aula 87-88 (5 [9.ª], 7/fev [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Compreensão
de «O Quinto Império» (Mensagem), p.
109, mediante escolha de paráfrases-traduções (e precedida de relance a dois
textos expositivos). Assistência
a trecho final de Mensagem, de Luís
Vidal Lopes. Compreensão de «Nevoeiro» (p. 112), acrescentando
paráfrases/traduções; preenchimento de análise só com citações. A partir de «Gajos
que tentam adivinha» (série Meireles), identificação de funções sintáticas. Redação
de comparação do final de Mensagem com as estâncias (quase) finais
também de Os Lusíadas (sobretudo X,
145-146), Assistência a trecho de Diamantino. TPC — Duas hipóteses: a) [para quem queira concorrer ao prémio 'Ética no desporto e na vida':] texto, talvez mais cronístico do que argumentativo, suscetível de caber no tema do concurso (ver Instruções) — a computador e enviando-mo ao longo da próxima semana; b) [para quem prefira descartar o tal concurso:] texto de opinião, à exame, em torno de qualquer defesa à volta do mesmo tema ou de qualquer tema argumentável sobre desporto, para treino de grupos III, em cerca de 250 a 350 palavras — escreverão à mão e trar-me-ão a folha.
Aula 89-90 (6/fev [aula só para 12.º 9.ª]) Exercícios
em torno da reprodução do discurso no discurso. Assistência a «Nevoeiro»,
declamado por Rogério Samora. Redação de texto de opinião (parte III de exame).
Assistência a conclusão de Diamantino.
TPC — Vê o da aula anterior, por favor.
Aula 91-91R (10 [9.ª], 11 [5.ª], 12/fev [3.ª, 4.ª]) Compreensão
de «4 de fevereiro» (p. 175), de Afonso Cruz, através de resposta a três
perguntas. Assistência a entrevista com Afonso Cruz e a clip («Palhaços»). Exercícios
de pronominalização. Itens de orações nos exames. Assistência a mais um vídeo
de canção dos The Soaked Lamb. Identificação de funções sintáticas em exames recentes.
Redação diarística, de monólogo ou memorialística, subordinada ao título «29 de
fevereiro». Canção («Palhaços»), com identificação de funções sintáticas.
Aula 92-93 (10 [3.ª, 5.ª], 11 [4.ª], 12/fev [9.ª]) Exercícios
em torno da reprodução do discurso no discurso. Assistência a trecho de Os Maias, de João Botelho. Compreensão
do texto de Os Maias (na p. 8 do
manual), para relacionar com termos de tragédia e marcar discurso indireto
livre Assistência a outro trecho do filme. Redação de argumento mais exemplo (primeiro
parágrafo de desenvolvimento) de texto de opinião. Audição de canção, para
classificar orações. TPC — Cfr. aula 87-88.
Aula 94-95 (13 [9.ª], 14/fev [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Com
livros de poetas portugueses do século XX, escolha, por cada aluno, de poema
curto a ler expressivamente; pequenas redações bibliográficas e preparação de
leitura. Leituras expressivas, elegendo melhor conjunto poema/declamação. Comentário
crítico a versos escolhidos. Assistência a trecho de Sylvia. TPC — Se já tens
a redação para o concurso corrigida por mim, lança as emendas e envia-me a nova
versão (sempre a Arial, corpo 12, 1 espaço de entrelinha).
Aula 96-97 (17 [3.ª, 5.ª], 18 [4.ª], 19/fev [9.ª]) Resposta
escrita a perguntas para compreensão de «Coisas de partir». Assistência a «Ler mais,
ler melhor» com Ana Luísa Amaral. Cópia de resposta sobre arte poética em
Pessoa e em Ana Luísa Amaral. Assistência a programa sobre Sylvia Plath da
série TED. Redação de poema segundo modelo do de Ana Luísa Amaral («Pequena ode
[...]). Audição de trecho de programa de rádio com Ana Luísa Amaral (sobre
Plath). Assistência a trecho de Sylvia.
TPC — Em Gaveta de Nuvens relanceia ficha do Caderno de atividades corrigida sobre Reprodução do discurso nodiscurso.
Aula 98-98R (17 [9.ª], 18 [5.ª], 19/fev [3.ª, 4.ª]) Explicação
do seu enquadramento e audição da parte III de «O Sentimento dum Ocidental»
(por Sinde Filipe). Leitura dessas onzes quadras, para completar soluções de
perguntas. Cópia de solução de uma das perguntas. Exercício sobre de figuras de
estilo. Resolução de itens de exames com figuras de estilo (em conjunto). Depois
de assistência a clip com Luís Freitas Lobo, identificação de figuras de
estilo. Audição de canção de João Pedro Pais, para identificações de orações. TPC — Relê o que vou destacar em Gaveta de Nuvens sobre figuras deestilo.
Aula 99-100 (20 [9.ª], 21/fev [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Assistência
a clip sobre «Orfeu» (TED). Justificação do título «Orfeu Rebelde» (p. 187), a
partir do sentido das suas duas palavras. Assistência a início de O Portugal de Miguel Torga. Resolução
dos itens 3 (p. 192) e 4 (p. 193); correção. Assistência a trecho do mesmo filme
sobre o pseudónimo «Miguel Torga». Leitura de «Regresso» (p. 186), para
escrever comentário com menção também do texto crítico contíguo. Assistência a
trecho de Sylvia. TPC — A partir do Carnaval considero que
já houve tempo para irem avançados na leiturade O Ano da Morte de Ricardo Reis.
Aula 101-102 (27 [9.ª], 28/fev [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Sobre
trabalhos com poemas de Pessoa. Preparação do envio de textos ao concurso «A
ética [...]».Assistência a clips com poemas de Eugénio de Andrade («Adeus», «As
palavras») da série A Voz. Resposta-comentário acerca da «Adeus» (p. 201) e
valor aspetual das formas verbais. Trechos de filme sobre Eugénio de Andrade (O poeta; Rosto precário). Cópia de pequena comparação entre «Palavras»
(Plath) e «As palavras interditas» (Andrade). Assistência a trecho de Sylvia. TPC — Aproveita para ler os textos ensaísticos e as sínteses (estas
estão nas pp. 194, 207, 225) no manual acerca dos três poetas que temos vindo a
analisar (Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Ana Luísa Amaral).
Aula 103-104 (2 [3.ª, 5.ª], 3 [4:ª], 4/mar) Ainda audição
de textos de Eugénio de Andrade. Resposta a dois itens de exame sobre «[Screvo]»,
Mensagem. Exercício com atos
ilocutórios (e Último a sair).
Revisão de funções sintáticas a partir de Último
a sair. Assistência a trecho de Sylvia.
Aula 105-105R (2 [9.ª], 3 [5.ª], 4/mar [4.ª, 3.ª]) Itens
com figuras de estilo nos exames. Itens com figuras de estilo no «Sermão de
Santo António». Assistência a sketches com figuras de estilo já vistos há dois
anos. Assistência a Dédalo & Ícaro (TED) e sketches associáveis aos peixes
repreendidos no «Sermão». Apresentação do «Sermão» (Padre Vieira e Santo
António, etc.). Resposta a um ou dois itens de exame. Assistência a sketches
associáveis a peixes no «Sermão». Audição do «Sermão» (cap. V) declamado por
Ary dos Santos. Audição de canção (por Bárbara Tinoco), para preenchimento com
funções sintáticas.
Aula 106-107 (5 [9.ª], 6/mar [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Correção
do comentário sobre «Adeus» (Eugénio de Andrade) e tempo/aspeto. Ainda o cap. V
do «Sermão de Santo António», com audição do passo do polvo e exercício com
figuras de estilo sobre o mesmo trecho. Assistência ao passo com medusas em À procura de Nemo. Resposta a item de
prova de exame sobre «Voadores». Assistência a passos com o polvo Hank em À procura de Dory, para atribuir depois
características comuns ap polvo de Vieira. Preenchimento de tabela com tipos
humanos e ficcionais próximos dos peixes repreendidos por Vieira. Redação de
descrição de chegada a uma cidade a partir do modelo de descrição inicial de O ano da morte de Ricardo Reis. Assistência
a trecho de Sylvia. TPC — Logo que resolva uns problemas de informática
com que me defronto desde anteontem, porei em Gaveta de Nuvens as indicações para recitação (declamação de memória), em aula, de poema de Mensagem. Vão aproveitando para reverem
gramática e avançarem/fecharem leitura de O
Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago.
Aula 108-109 (9 [3.ª, 5.ª], 10 [4.ª], 11/mar [9.ª]) Questionário
de compreensão, e gramática, de «Esta coisa obscura que é ser português» (pp.
237-238). Tradução em linguagem não figurada das frases de Saramago na p. 232. Assistência
a «O livro da vida de Pilar del Río». Comentário a «Paizinho» (Sylvia Plath, Ariel), em comparação com poema(s) à mãe
de Eugénio de Andrade. Assistência a trecho de Sylvia. TPC — Já terei posto em Gaveta de Nuvens as instruções para tarefa de recitação.
Aula 110-110R (9 [9.ª], 10 [5.ª], 11/mar [3.ª, 4.ª]) Ainda
exemplos de figuras de estilo por relatadores de jogos. Assistência a imagens
com pegadores, voadores, roncadores, polvos. Redação de resposta sobre
Pegadores. Resposta/Cópia de perguntas de exame do cap. 2 do «Sermão». Itens em
torno de valores modais e aspetuais. Assistência a final de À procura de Dóri. Itens com hipónimos,
etc. Item com classificação de orações e «Sermão de Santo António». Audição de «Lisboa»
(Tara Perdida), para identificar funções sintáticas. TPC —
Vê em Gaveta de Nuvens as instruçõespara tarefa de recitação.
Aula 111-112 (12 [9.ª], 13/mar [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Correção
do questionário de compreensão sobre recensão de Clara Ferreira Alves (pp. 237-238). Questionário
de compreensão (e gramática) de discurso de Saramago ao receber prémio Nobel
(p. 235). Redação de texto de opinião (tipo grupo III). Assistência a conclusão
de Sylvia. TPC — Revê gramática; aproveita para ler O Ano da Morte de Ricardo Reis, se ainda não o fizeste; prepara recitação de poema de Mensagem.
Aula 113-114 [= Quarentena 1] (16 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 17/mar [4.ª]) Identificação
de vírgulas mal colocadas numa comunicação sobre inscrições em exames (na
sequência do fecho da escola). Compreensão de crónica de Miguel Esteves Cardoso
sobre discussões acerca do Covid-19, através de completamento de frases.
Redação de comentário a crónica de António Barreto («Emergência e razão»),
também sobre o mesmo assunto. Relance a trechos literários com epidemias (Ensaio sobre a Cegueira, de Saramago;
«Nós», de Cesário Verde). TPC — Vê a
ficha corrigida sobre um poema de Mensagem
(do Caderno de atividades).
Aula 115-115R [=
Quarentena 2] (17 [5.ª], 18/mar
[4.ª, 3.ª, 9.ª]) Ainda «Nós», de Cesário Verde. Explicação sobre
marcadores discursivos (cfr. conectores, conjunções, etc. e utilidade em
exame). Itens de exame com conectores/marcadores. Redação de texto
argumentativo (tema escolhido após relance a seis programas do grupo Jubilee. TPC — Vai lendo O Ano da Morte de Ricardo Reis, se ainda não terminaste o livro. Na
próxima aula, voltaremos à obra de Saramago. (Se já leste, podias muito bem ir
lendo livros que tivesses em casa e de que gostasses. Tenho pena de, na semana
passada, não ter levado livros que lhes pudesse emprestar, mas alguns ainda
terão leituras em curso.)
Aula 116-117 [= Quarentena 3] (19 [9.ª], 20/mar [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Correção
do questionário sobre discurso de Saramago aquando do Nobel. Assistência a momentos
da cerimónia do Nobel com Saramago. A partir de leitura de textos de O Ano
da Morte de Ricardo Reis («O viajante na cidade», pp. 251-253; «No hotel
Bragança», pp. 254-255), redação de um excerto correspondente num O Ano da
Morte de Alberto Caeiro ou num O Ano da Morte de Álvaro de Campos,
com constrangimentos formais também (três parágrafos; letras iniciais de cada
período). TPC — Dá um relance a esta ficha, já corrigida, do Caderno
de atividades, sobre «Dêixis».
Aula 118-119 [=
Quarentena 4] (23 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 24/mar
[4.ª]) Relance a ficha de Caderno de atividades sobre intertextualidade. Escrutínio de quatro
apresentações sobre intertextualidade em O
Ano da Morte de Ricardo Reis. Leitura do conto de Jorge Luis Borges «Análise
da obra de Herbert Quain» (Ficções). Assistência
a animação educativa sobre a obra de Jorge Luis Borges. Leitura de «Uma
rapariga magra» (p. 256), para responder a itens sobre figuras de estilo e
criar falas (discurso interior) para quatro personagens. Assistência a início
de A Revolução de Maio, para conhecer
Lisboa em 1936. Navegação por materiais preparatórios de O Ano da Morte de
Ricardo Reis. TPC — A partir de agora e até quarta-feira inclusivé envia-me
num ficheiro Word cujo título será Quarentena de Fulano do 12.º # (em
que Fulano é o nome porque és tratado nas aulas de Português e #, o número da
tua turma) estes três trabalhos, que ficarão quase seguidos numa única folha,
ou seja, duas páginas no máximo (usa só um espaço de entrelinha, letra 12 ou, se a
fonte que usas for grande, talvez mesmo 11): 1. Parágrafo (só um!,
o primeiro do desenvolvimento, com o primeiro argumento e respetivo exemplo)
que escreveste na aula 115-115R (Quarentena 2), a propósito de um de seis temas
que eram dados. Identifica este parágrafo com o título do assunto que estava em
causa (em português, já agora). Bem sei que terás de passar a computador esse
parágrafo, porque na altura o terás feito a caneta. 2. Texto que te pedi
na aula 116-117 (Quarentena 3): «O ano da morte de Alberto Caeiro / Álvaro de
Campos». 3. As quatro falas (ou discurso interior) que te pedi nesta
aula de hoje, 118-119 (Quarentena 4).
Aula 120-120R [=
Quarentena 5] (24 [5.ª], 25/mar
[4.ª, 9.ª, 3.ª]) Leitura guiada de uma crónica de José Pacheco Pereira («Ler e
saber ajudam mais a atravessar esta pandemia», para detetar argumentos e
exemplos. Leitura de crónica (sobre etimologia de «corona» e de «vírus») de
Frederico Lourenço. Relance a duas notícias do Inimigo Público. Assistência a dois sketches com máscaras. Item de
exame com marcador discursivo. Resposta a questionário de gramática. Correção
pela apresentação. Audição de «Águas de março» (Tom Jobim). Criação de estrofe
de canção (segundo modelo e melodia de «Águas de março»). TPC — Não te esqueças do envio pedido no tepecê da
última aula. (Ao contrário, o que fizemos hoje não é para me enviares, pelo
menos por agora.)
Aula 121-122 [= Quarentena 6] (26 [5.ª], 27/mar [4.ª, 9.ª, 3.ª]) Compreensão de «As notícias dos jornais» (pp. 258-259 do manual),
respondendo a itens 2.1 e 3 (p. 259); correção pela Apresentação. Escrita de
trecho segundo o modelo de Saramago (citação de notícias + comentário irónico).
Sobre avaliação. Assistência trechos de O Sentido da Vida. Para os próximos dias até ao 3.º período
— Vão lendo, se ainda não o tinham feito, O
Ano da Morte de Ricardo Reis. Como alguns se têm queixado de haver demasiadas
referências históricas, alusões a acontecimentos dos anos de 1935 e 36, que têm
dificuldade em perceber, queria sugerir-lhe que, à medida que vão lendo,
consultassem os quadros na pp. 245 («Breve cronologia») e 246-248 («[Aestrutura]»). Reconhecerão melhor os factos históricos, políticos, que se
cruzam com a intriga. Ficam aqui essas quatro páginas do manual. Se lhes sobrar
tempo, deem um relance a este filme, em duas partes, sobre Antero de Quental (é uma ficção, mas com muitos elementos
documentais). No próximo período teremos de rever Antero. Era mesmo por ele que
queria começar as nossas revisões no 3.º período: Anthero: O Palácio da Ventura. Parte 1 e
Anthero: O Palácio da Ventura. Parte 2.
Aula 123-123R [= Quarentena 7] (14 [4.ª, 5.ª], 15/abr [9.ª, 3.ª]) Audição de trecho de programa de
rádio «E o Resto é História» em torno do momento correspondente a «Do alvoroço
que foi na cidade [...]», de Fernão Lopes. Relance a texto de Fernão Lopes. Resposta
a itens sobre o soneto «O Palácio da Ventura», de Antero de Quental, incluindo
escrutínio das correções, assistência a clips (leitura de síntese). Assistência
a trecho inicial do episódio 1 de Sara. Redação de comentário com
contraste entre o soneto de Antero «A um poeta» e esse início da série. Classificação
de orações (em canção de Miguel Araújo). TPC — Lê esta síntese dascaracterísticas da poesia de Antero de Quental, que catrapisquei de um
excelente manual do 11.º ano (Alexandre Dias Pinto e Patrícia Nunes, Entre
Nós e as Palavras, Carnaxide, Santillana, 2016).
Aula 124-125 [= Quarentena 8] (16 [9.ª], 17/abr [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Audição de trecho de programa de
rádio «E o Resto é História» em torno das trovas de Bandarra. Leitura de uma ou
duas trovas do Bandarra e confirmações de profecias em edições do século XIX. Relance
aos poemas de «Os Avisos» (em Mensagem). Compreensão de apreciação crítica
a capa de Expresso por Eduardo Cintra Torres, através de síntese em vinte
palavras. Compreensão de texto de opinião por António Guerreiro, através de
síntese em 15 palavras. Redação de apreciação crítica de imagem de Inimigo
Público. Assistência a três clips relacionados com conselhos a propósito da
quarentena. TPC — Ideia para quem
goste de história e de história da língua: os primeiros vinte minutos de «E oresto é História» desta semana foram sobre como se formaram os apelidos,
assunto de que falámos há dois anos: . Se não tiverem convosco O Ano da Morte de Ricardo Reis e ainda
não o tiverem lido, tentem descarregar este PDF. Lembro também a vantagem de
ter estes quadros à mão (estão no manual também, é claro, mas esse estará no
cacifo). Reportando-me ainda à última aula: como falámos no Dom Quixote, de
Cervantes, talvez pudessem relancear Oessencial sobre Dom Quixote ou, melhor ainda, um ou dois
capítulos do próprio Dom Quixote de La Mancha. Aliás, a INCM, por causa
da quarentena, está a fornecer os PDF de uma série de livros da coleção «OEssencial» (entre estes, podiam interessar-nos também os sobre Miguel
Torga, Walt Whitman, Mário de Sá Carneiro, etc.).
Aula 126-127 [= Quarentena 9] (20 [3.ª 5.ª, 9.ª], 21/abr [4.ª]) Informações metodológicas. Compreensão, releitura,
de «Lídia» (p. 262) na diagonal, com itens da p. 263. Clips de filmes citáveis
dadas ilustrações do manual. Leitura rápida de algumas odes de Reis com
‘Lídia’. Relance/resolução de exercício do Caderno de atividades sobre
Sequências narrativas. Redação de cinco parágrafos com referência a Lídia, cada
um em diferente tipo de sequência narrativa. TPC — Dá uma vista de olhos
a este texto, em torno de Rubem Fonseca, saído no Público.
Aula 128 [= 10 da Quarentena] (21 [5.ª], 22/abr [4.ª, 9.ª, 5.ª]) Informações
metodológicas. Reconhecimento de percurso de Ricardo Reis em parte do cap. III
de OAMRR, através de GoogleMaps. Compreensão de «Lisboa revisitada» (p.
260), com relance ao poema de João de Deus aí citado. Identificação de menções
intertextuais num parágrafo do mesmo cap. III. Identificação de funções
sintáticas em canção («Pica do Sete»). TPC
— Lança as tarefas das aulas 7, 8, 9 em Classroom («Gaveta do ...»).
Aula 129-130 [= 11 da Quarentena] (23 [9.ª], 24/abr [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Informações.
Assistência a correção de «Percurso de Ricardo Reis no cap. III». Questionário
sobre essa correção. Assistência a clips (TED) sobre Eneida e Divina
Comédia. (15) Releitura de «O reencontro com Fernando Pessoa» (pp. 264-266
do manual) para responder à pergunta 4 da p. 267 e leitura das respostas a 5.1,
5.2 e 6. Exercício de Gramática no texto (p. 267). Depois de assistência a
trailers de filmes que adaptaram obras livros de Ian McEwan, comentário de
cerca de cem linhas sobre o mais apetecível desses livros/filmes. TPC — Conclui
tarefa de escrita iniciada na aula (comentário acerca de um filme com obra de
Ian McEwan que pudesses gostar de ver). Se ainda não o fizeste, lança sem mais demoras as tarefas que há
para lançar em «Gaveta do ...» (Classroom).
Aula 131-132 [= 12 da Quarentena] (27 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 28/abr [4.ª]) Informações. Correção
da tarefa da aula 7. Assistência a Sleepwalk, de Filipe Melo. Dados
diálogos da BD «Sleepwalk», passagem para discurso indireto e indireto livre. Tomando
como tópico a curta Sleepwalk, criação de versos ao estilo de Pessoa e
heterónimos (incluindo possível consulta de sínteses sobre cada heterónimo). Assistência
a clip com interpretação da cantiga de escárnio e maldizer «Ai, dona fea, [...]», de
João Garcia de Guilhade, uma recriação dirigida por Filipe Melo. Relance ao
texto da mesma cantiga no site de Cantigas Medievais Galego-portuguesas. Assistência
a clips paródicos de Filipe Melo. TPC — Lança em «Gaveta do 12.º 3.ª/4.ª/5.ª/9ª»
(Classroom) tarefas desta aula e da anterior (11 e 12). Entretanto, se puderes,
relanceia partes do programa de Nuno Markl em que Filipe Melo comenta a curta metragem que aproveitámos hoje.
Aula 133-134 [= 13 da
Quarentena] (28
[5.ª], 29/abr [3.ª, 4.ª, 9.ª]) Correção de tarefa da aula 8 da quarentena. Relance
a quadros sobre os vários capítulos de OAMRR até cerca do VIII. Preenchimento
de lacunas em sínteses de cada capítulo de OAMRR de cerca da primeira
metade da obra e correção. Releitura de «A contrafé» (pp. 268-269), para
responder a itens (p. 269) e esclarecimento sobre inexistência de discurso
indireto livre neste passo. Assistência a passo de episódio 11 de Conta-me
como foi (com PIDE). Redação de comentário acerca de como na série e no
livro se mostra a reação de «terceiros» às perseguições da PVDE/PIDE. Leitura
de trechos de A Metamorfose de Kafka, em contraste com A Barata
de Ian McEwan. Assistência a vídeo educativo (TED) sobre Kafka. Resolução de
questionário sobre cocó. TPC — Resolve em «Gaveta do 12.º 3.ª/4.ª/5.ª/9.ª»
(Classroom) o questionário citado em cima (Tarefa da aula 13 da Quarentena). Conclui
tarefas em atraso, se for caso disso. Vai lendo no manual as partes de
exposição sobre o contexto histórico, político, do enredo de OAMRR (por
exemplo, as pp. 242-244, mas há ainda outras). Fica o link também para a «Breve cronologia» na p. 245.
Aula 135-136 [= 14 da Quarentena] (4 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 5/mai [4.ª]) Compreensão de
trecho curto de OAMRR com percurso até António Maria Cardoso, usando GoogleMaps.
Para compreensão de «Na sede da PVDE», preenchimento de respostas com
comentário sobre sequências textuais. Redação de título-frase para texto lido (incluindo
oração subordinada adverbial e oração subordinante). Assistência a sketches com
interrogatórios. Relance a item 7 de prova de exame em torno de aspetos históricos
e políticos em OAMRR, incluindo critérios de classificação propostos. Assistência
a trailers de filmes com PIDE ou PVDE. Relance a trecho de documentário sobre
PVDE. Descrição de projeto de capa para O Ano da Morte de Ricardo Reis. TPC — Escreve
em «Gaveta do 12.º 3.ª/4.ª/5.ª/9.ª» o título-frase sobre o texto lido que te
pedi no início da aula de hoje (com oração subordinada adverbial e subordinante).
Aula 137-137R [= 15 da Quarentena] (5 [5.ª], 6/mai [3.ª, 4.ª, 9.ª]) Assistência
ao documentário O homem que gostava de zombies, de Filipe Melo, para detetar
indícios de que a biografia de Eurico Bernardes Catatau é fictícia. Leitura ou
relance à carta de Pessoa a Adolfo Casais Monteiro, para o mesmo exercício de
perceber inverosimilhanças. Outros casos de autores fictícios: Carlos Fradique
Mendes. Redação de resposta a item ao estilo de parte C do Grupo I de exames
(em torno do processo heteronímico e de características do ortónimo). Assistência
ao filme de terror I’ll see you in my
dreams, de Filipe Melo. TPC — Guarda
a resposta ao item 7 pedida atrás. É natural que ta peça proximamente.
Aula 138-139 [= 16 da Quarentena] (7 [9.ª], 8/mai [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Explicação
sobre sequências (protótipos, tipos) textuais e correção da tarefa da aula 9. Sobre
«víru», um caso de derivação não afixal. Compreensão de «Ricardo Reis e Lídia»
(p. 276), através de completamento de solução de itens do manual (p. 277). Esboço
de resposta a item de argumentação em torno de Lídia e Marcenda, incluindo leitura
dos textos de Maria Alzira Seixo e Clara Ferreira Alves na p, 278. Relance a edição
de Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro, a propósito de referência
intertextual no cap. III de OAMRR. Comentário escrito sobre fotografia
com estátua de Pessoa em dias de quarentena, segundo matriz de orações. TPC
— Além da pequena redação «gramatical» sobre a imagem de Pessoa no Chiado
(tarefa desta aula 16), lança em «Gaveta do 12.º 3.ª/4.ª/5.ª/9.ª» a tarefa da
aula 15, resposta a item 7 de exame sobre processo heteronímico e
idiossincrasia do ortónimo ou, se preferires, a tarefa de escrita da aula 14, a
descrição de projeto de capa (mas só uma delas; podes descarregar em Word ou
por fotografia do manuscrito).
Aula 140-141 [= 17 da Quarentena] (11 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 12/mai [4.ª]) Correção
do trabalho de título-síntese segundo uma matriz de orações (tarefa da aula 14 da
Quarentena). Preenchimento de sínteses dos capítulos X-XIII de OAMRR. Resposta
a itens 1.1 e 1.2 da p. 281, a implicarem compreensão do texto relido («Ricardo e Fernando», pp. 279-280). Relance a poema «sidonista» de Pessoa. Relance a
textos de Pessoa antissalazaristas e, talvez, a artigo sobre o mesmo assunto. Síntese
de objetivo de texto lido («Ricardo e Fernando»), num período com três orações e segundo matriz
definida. Acrescento à explicação sobre «Marcenda». Redação de comentário
aproximando Marcenda e Lídia de Teresa e Mariana. TPC — Lê as pp.
242-244 do manual, que tratam de Salazar, e a p. 239, que é sobre «A Alemanha
nazi».
Aula 142-142R [= 18 da Quarentena] (12 [5.ª], 13/mai [3.ª, 4.ª, 9.ª]) Releitura de
início da Farsa de Inês Pereira, e resposta a itens sobre as duas
primeiras cenas. Assistência a trechos de duas encenações da Farsa. Assistência
a cinco episódios de «Chamada para a quarentena», para atribuição de
frases-títulos expressivos. Leitura de página de sebenta sobre Farsa de Inês
Pereira. TPC — Vê aqui o PDF desta análise intercalada com o texto
da Farsa de Inês Pereira. É o fascículo intitulado Inês (da
Quimera; por Cristina Almeida Ribeiro; em coleção coordenada por Osório
Mateus). Leres, ou apenas relanceares, esta edição é uma boa maneira de
recordares toda a Farsa.
Aula 143-144 [= 19 da Quarentena] (14 [5.ª], 15/mai [3.ª, 4.ª, 9.ª]) Correção
de tarefa de escolha de trailer. Leitura de poema de Fernando Pessoa sobre
Camilo Pessanha, para redação de comentário que refira linhas temáticas
recorrentes no ortónimo. Assistência a passo de O último a sair
(‘Cogumelos alucinogénios’). Exercícios com fenómenos fonológicos. Assistência
a trechos de documentário sobre Camilo Pessanha. Relance a poemas de Camilo
Pessanha. TPC — Aproveita para pôr em dia as tarefas que tenho pedido.
Relanceia as aulas se não as tens seguido sempre. É natural que ainda te venha
a pedir a tarefa de escrita feita hoje.
Aula 145-146 [= 1 do Desconfinamento; 20 da Quarentena] (19 [9.ª], 20 [5.ª], 21 [4.ª], 22/mai [9.ª]) Questionário
de compreensão sobre «Poesia e poética de Alberto Caeiro». Completamento de
tabela com enquadramento nos capítulos de OAMRR em que estamos. Momentos
intertextuais com Caeiro ou Campos em OAMRR, pretexto também para
pequeno comentário escrito que implica análise e enquadramento no resto da
obra. Assistência a trecho de Locke. Preenchimento de tabela comparativa
com OAMRR. Assistência a trecho de Último a sair («Terapia de
relaxamento»), para resolver exercício sobre valores temporais, aspetuais,
modais. Sobre funcionamento a partir de agora. TPC — A partir da próxima
aula, traz manual e O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago
(que assumo já esteja lido na íntegra).
Aula 147 [21 da Quarentena] (21/mai [3,ª, 4.ª, 5.ª, 9.ª]) Correção de tarefa da
aula 12 da Quarentena (versos ao estilo de cada Pessoa). Compreensão do cap.
XIV de O Ano da Morte de Ricardo Reis e de outros textos sobre «Fátima»
(do Guia de Portugal, de Fernando Pessoa), através de respostas a cinco
itens, curtos ou de composição. TPC — A partir de agora, sentir-me-ei livre para testar a
efetiva leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis. Além do manual,
procura levar também o livro de Saramago para as aulas. Para a próxima aula
presencial — isto é, a da semana de 26-29 de maio — leva, manuscrito, o
conjunto de cinco respostas pedidas há pouco. Os que estão, por razões médicas ou
familiares, dispensados institucionalmente das aulas presenciais — e só esses —
devem pôr essas respostas no Classroom (os outros, por favor, não liguem à
chamada que o Classroom vai fazer no sentido de resolverem esta tarefa e
levem-me a folha na 3.ª, 4.ª, 5.ª ou 6.ª feira, respetivamente, 26, 27, 28, 29
de maio).
Aula 148-149 [= 22 da
Quarentena; desconfinada 2] (26 [9.ª], 27 [5.ª], 28 [4.ª], 29/mai [3.ª])
Compreensão de «Em Portugal, a onda cresce» (p. 284) e de «Pequena memória» (p.
287), através de itens fechados e de composição curta. Assistência a trecho de José
Saramago —Plano B. Correções; e também do questionário
sobre texto sobre Caeiro. Assistência a trecho de documentário sobre Mocidade
Portuguesa (Lá vamos, cantando e rindo...). Redação
de início de dissertação (à grupo III). Assistência a mais um trecho de Locke.
Classificação de orações com canção dos Quatro e meia. TPC — Escreve a dissertação integral cujo segundo parágrafo já fizeste em aula (leva-a, em folha passada a limpo, para a próxima aula presencial).
Aula 150 [= 23 da Quarentena] (29/mai
[9.ª, 5.ª, 4.ª, 3.ª]) Correção da tarefa do
Classroom (aula 14 ou 15: capas ou Fernando Pessoa ortónimo/processo
heteronímico). Apresentação comentada sobre processos fonológicos (pergunta de
«Gramática no texto» na p. 287 do manual). Compreensão de trecho do penúltimo
capítulo de O Ano da Morte de Ricardo Reis através de leitura de
perguntas e respostas (cfr. Caderno de Atividades, ficha 10). Compreensão
de «O menino da sua mãe», de Fernando Pessoa, através também de audição de
programa de rádio, audição de declamações do poema e de versões musicadas. TPC
— (i) Responde ao questionário que farei sobre esta aula e que ainda não pus no
Classroom, mas vou pôr (serão chamados a resolvê-lo entretanto, mas posso ainda
demorar um dia ou dois). (ii) Aproveitava também para lhes pedir que na
folha que me vão entregar para a semana com o tepecê da aula presencial
pusessem estas informações (que me são úteis para tentar preparar o mais
utilmente possível o que falta do ano; e, em parte, também para me satisfazer a
curiosidade): Exame(s) que vais fazer: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .; Cursos (faculdades mesmo,
se quiseres) em que estás a apostar (como primeiras prioridades): . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Aula
151-152 [= 24 da
Quarentena; desconfinada 3] (2
[9.ª], 3 [5.ª], 4 [4.ª], 5/jun [3.ª]) Completamento de texto lacunar sobre origem
e evolução do português. Assistência a trecho de O Último a Sair, para preenchimento
de tabela sobre funções sintáticas. Comentário de poema de Ricardo Reis, relacionando-o
com Marcenda e Lídia em O Ano da Morte de Ricardo Reis. Classificação de
orações com «Morena», de Tiago Bettencourt. TPC — (i) Vai
revendo a gramática que estudámos este ano. (ii) Na próxima aula distante
deixarei notícia de tarefa que implica leitura em voz alta (deixamos cair as
recitações) de poemas do ortónimo, provavelmente, os de Mensagem que já
lhes estavam destinados — ainda que para efeitos de recitação — mais um outro à
escolha. Explicarei melhor entretanto, mas a ideia é reunir as duas leituras
num ficheiro áudio.
Aula 153 [=
25 da Quarentena] (5/jun
[9.ª, 5.ª, 4.ª, 3.ª]) Comentários a tarefas devolvidas ou feitas
recentemente, incluindo assistência a clips a propósito de referências nessas
tarefas. Resposta a fichas 13 e 14 do Caderno de atividades, sobre
história da língua e processos fonológicos, com cotejo com soluções. Assistência
a trechos de programas de história da língua (textos mais antigos, dialetos, cancioneiros,
mudança linguística). TPC — Lança no Classroom as leituras em voz alta
explicadas no corpo da aula.
Aula 154-155 [= 26 da Quarentena; desconfinada 4] (9 [9.ª], 12/jun [3.ª], distantemente [4.ª, 5.ª]) Compreensão de «Ao
Miguel, no seu 4.º aniversário, e contra o nuclear, naturalmente», de Eugénio de Andrade, através de redação de três respostas a itens à
exame; e seleção de alíneas em itens de gramática. Relanceando pp. 288-289 do manual,
assistência a trechos de «O triunfo da PVDE» (revolta dos marinheiros, sobretudo). Explicação em
torno de itens 7 (grupo I, parte C) de exames. Exercício de gramática/escrita,
a partir de tabela com orações. Classificação de funções sintáticas em canção
(«Da próxima vez», de Luís Represas). TPC — Completa exercício agora iniciado
com frases criadas segundo tabela de coordenação e subordinação. Na próxima
presencial devo controlar quer conhecimentos de gramática quer leitura de O
Ano da Morte de Ricardo Reis (livros de resumos não ajudarão, mas, por
outro lado, também não é preciso «decorar» a obra — é só preciso só ter lido).
Aula 156 [= 27 da Quarentena] (10/jun [3.ª, 4.ª, 5.ª, 9.ª]) Explicação em torno
de novo sistema de classificação de exames. A propósito de itens 7 de exame, revisões
de Lusíadas/Mensagem e em torno de poetas contemporâneos. Exercício
(mais para pensar do que para fazer) sobre regras da hifenação. A propósito de
canção («Fevereiro», da banda Acidália), redação de resposta acerca da expressividade
de três dísticos. TPC — Volto a sugerir que leiam os contos (dos três que
estão no livro) que lhes tenham escapado na altura: «Sempre é uma companhia»,
p. 136; «George», p. 150; «Famílias desavindas», p. 163. Façam-no porém apenas se
o não trataram disso há tempos: não repitam a leitura. (Finalmente, pedia-lhes
que vissem se têm livros meus de que já não precisem e, se for assim, mos
levassem numa das próximas aulas presenciais.)
Aula 157-158 [28 da Quarentena, desconfinada
5] (16 [9.ª], 17 [5.ª], 18 [4.ª], 19/jun [3.ª]) Questionário sobre «A Partida» (pp.
288-290), gramática e conhecimento da obra. Assistência a trecho de Locke.
Correção de trabalhos vários e explicação sobre exames. Redação em torno de crónica
de Miguel Esteves Cardoso sobre o Padre Vieira. Audição de «Anda estragar-me os
planos» e classificação de funções sintáticas. TPC — [para todos:]
Completar tarefas que porventura lhes faltem no Classroom; [para os que vão
a exame de Português:] Resolver à mão a composição de um grupo III que
porei na aula distante, trazendo-ma na última aula presencial (prometo corrigir
depois e enviar-lhes ainda o respetivo PDF); [para os que tenham livros meus:]
Trazer-mos.
Aula 159 [29 da Quarentena] (19/jun [9.ª, 5.ª, 4.ª,
3.ª]) Audição de trecho de «E o resto é história» sobre estátuas e heróis
portugueses. Sobre regras de translineação. Explicação sobre estrutura da prova
de exame. Resposta a (partes de) prova de exame. Assistência a «Contemporâneos»,
cena com estátua de Camões. TPC — Para os de exame: leva para a
aula presencial a tua solução para o grupo III. (Entretanto, em breve todos
serão chamados a resolver no Classroom o questionário que constituía o grupo
II.)
Aula
160-161 [30 da Quarentena;
desconfinada 6] (23 [9.ª], 24 [5.ª], 25 [4.ª], 26/jun [3.ª]) Sobre trabalhos
diversos (correções). Correção do questionário sobre «A Partida». Assistência a
passo de Último a sair e tarefa com deíticos. Assistência a trechos de Locke.
Preenchimento de tabelas com Locke e OAMRR. Audição de «Minha
mãe está sempre certa» dos Quatro e Meia, para rever valores temporais, aspetuais
e modais. Assistência a conclusão de Locke e avaliação. Antes dos exames — Durante a semana que
vem irei pondo no blogue o que pense ser útil para os que vão a exame de
Português (cfr. Cábulas para exame). Mas devem ir aproveitando
para, com o que têm (manuais dos três anos, folhas nossas, o que já está no
blogue), relembrar ou melhorar matérias. Também nessa semana antes da do exame
devolverei corrigida a dissertação de grupo III que me trouxeram. E posso ir esclarecendo
por mail dúvidas (concretas!) que me ponham. Confinados (D., G., I., S.): logo que possa, escrever-lhes-ei, com devolução de tarefas e alguma conversa; mas vai ser, se calhar, já no fim de semana.
#
<< Home