Saturday, August 31, 2019

Sumários e tepecês


Aula 1-2 (16 [3.ª, 5.ª, 9.ª] e 17/set [4.ª]) Algumas indicações úteis ao trabalho ao longo do ano (remetendo-se também para ‘Preceitos’, em Gaveta de Nuvens), programa e calendário. Leitura de parágrafos sobre Fernando Pessoa (o primeiro, e muito maioritário, autor deste ano) para ajuizar da sua veracidade. Correção muito comentada. Preenchimento da ficha de caderneta (incluindo acróstico com definição pessoal, desta vez com verbo e advérbio). Redação de quartetos, segundo modelo, em termos de versificação, de «Sou um evadido» (p. 31), de Fernando Pessoa. TPC Em Gaveta de Nuvens‘Preceitos’ e relanceia também tudo o que marquei a azul turquesa.
Aula 3 (17 [5.ª], 18 [4.ª], 19 [9.ª], 20/set [3.ª]) Critérios para distinguir funções sintáticas. Exercícios em torno de funções sintáticas. TPC Sobre funções sintáticas podes consultar em Gaveta de Nuvens (‘Funções sintáticas’) uma reprodução de páginas da Nova gramática didática de português (Carnaxide, Santillana, 2011). No manual deste ano,  o mesmo assunto é tratado nas pp. 8-12 do anexo. O manual do ano passado, o do 11.º ano, era muito bom na apresentação dos critérios para distinguir as funções sintáticas (pp. 374-380). Também o manual do 9.º ano, P9, pp. 280-282, ainda pode ser útil.

Aula 4-5 (18 [9.ª, 3.ª], 19/set [5.ª, 4.ª]) Assistência a início do filme de João Botelho Conversa acabada (o passo da morte de Pessoa no Hospital de São Luís dos Franceses). Explicação sobre características do ortónimo. Leitura, bastante ascendente, de «Ela canta, pobre ceifeira» (p. 37), para completar respostas lacunares a perguntas. Audição da «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa. Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa). Comentário a tira relacionável com «a dor de pensar» (e cópia de boa resposta). Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p. 38), pela redação de comparação com «Ela canta, pobre ceifeira», em cerca de 100 palavras, sendo obrigatórias citações de «Gato que brincas na rua».  Assistência a início de Paterson, de Jim Jarmusch. TPC — Vê o que digo sobre Projeto de leitura e começa a tratar do assunto.

Aula 6-7 (23 [3.ª, 5.ª], 24 [4.ª], 25/set [9.ª]) Correção do comentário sobre «Ela canta, pobre ceifeira»/«Gato que brincas na rua»; emenda de lapso num dos exercícios da aula sobre Funções sintáticas. Cópia de um exemplo de comentário. Relance à quadra «Quase anónima sorris», também de Pessoa, para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome. Audição de «Gato que brincas na rua» e «Ela canta, pobre ceifeira» declamados por João Villaret. Redação de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião da Gama.  Redação de síntese de «A dor de pensar» (p. 38). Assistência a trecho de Paterson. TPC — Lê as pp. 32-33 do manual, sobre «Pessoa ortónimo».

Aula 8-8R (23 [9.ª], 24 [5.ª], 25/set [4.ª, 3.ª]) Assistência a clip de «Advérbios de modo não combinam com amor» (Zé Carlos). Resposta a ficha sobre advérbios (reportada a «Advérbios de modo não combinam com amor»). Audição de «Efetivamente», dos GNR. Ficha sobre modificadores de frase (do Caderno de Atividades). Assistência a trecho final de Amor de Perdição (de Manoel de Oliveira), apud João Botelho, O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu). Redação de comentário a passo de Amor de Perdição. Correção por leitura de boa resposta no ecrã. TPC — Vê as classes de palavras (e, particularmente, a dos advérbios) em Gaveta de Nuvens, «Classes de palavras».
Aula 9-10 (26 [9.ª], 27/set [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Questionário sobre carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre génese dos heterónimos (pp. 25-27). Relance a «Álvaro de Campos — o poeta da modernidade» (p. 55) e a excerto de «Opiário», de Álvaro de Campos. Explicação sobre heterónimos, Campos, «fases» de Campos. Audição de excertos de «Opiário». Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário». Redação de poema, em verso livre, sem rima, com versos de extensão à Campos. Assistência a trecho de Paterson. TPC — Se não o fizeste em aula, lê em casa a p. 55 e também já a 57, sobre Campos e Futurismo, respetivamente.

Aula 11-12 (30/set [3.ª, 5.ª], 1 [4.ª], 2/out [9.ª]) Correção de questionário de compreensão de carta sobre génese dos heterónimos. Sobre critérios específicos de avaliação (ler em casa livros e textos; rever o que emende; fazer todas as tarefas grandes; estar dentro das coisas em gramática). Resolução de exercício de preenchimento de lacunas com conectores sobre «O estatuto especial de Álvaro de Campos». Assistência, em Conversa acabada, do passo com «Ode triunfal». Preenchimento de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» com abonações do próprio texto. Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Ode triunfal». Dada definição de «ode» à Campos, redação de alguns versos de uma ode a uma realidade qualquer, à maneira futurista. Assistência a trecho de Paterson. TPCConclui, melhorando-a, ode (e traz-ma em folha nova), apostando talvez mais na qualidade do que na quantidade de versos. (Entretanto, podes relancear o texto integral da «Ode triunfal»).

Aula 13-13R (30/set [9.ª], 1 [5.ª], 2/out [4.ª, 3.ª]) Correção de síntese de «A dor de pensar». Visionamento de leitura de «Todas as cartas de amor são ridúculas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco. Resolução de perguntas curtas sobre «Todas as cartas [...]». Audição de «Aniversário» (Luís Lucas). Leitura de «Aniversário» (p. 64), também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição curta. Assistência a passos com poemas de Álvaro de Campos declamados dentro de novela O Clone. Exercícios sobre tipos de sujeito e constituintes internos ao grupo verbal. Mais exercícios. TPC — O poema «Aniversário», como outros da fase intimista de Álvaro de Campos (ou mesmo, por vezes, certos trechos das odes sensacionistas), aproveita o que podemos caracterizar como ‘a nostalgia da infância’. Este tema é também frequente no Pessoa ortónimo. Para já, gostava que relanceasses — em Gaveta de Nuvens — «Un soir à Lima», um longo poema do ortónimo (aliás, na verdade, um poema não assinado), que, tanto quanto se pode identificar sujeito poético e autor (e não deve), se diria autobiográfico.
Aula 14-15 (3 [9.ª], 4/out [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Correção de poema sobre «Quedas de água». Audição de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 68), de Álvaro de Campos, declamado por Joaquim de Almeida. Resolução de questionário sobre assuntos de gramática a partir do texto «Lisbon Revisited (1923)». Resposta-comentário de comparação entre dois poemas («Lisbon Revisited (1923)» e «Lisbon Revisited (1926)»). Assistência a clip com «Lisbon Revisited (1926)», dito por Paulo Pires, e a trailer de filme de Edgar Pêra. Leitura de resposta-modelo. Assistência a clips de poema de Álvaro de Campos («Esta velha angústia», por Virgílio Castelo). Assistência a trechos com Pessoa em Contemporâneos. Assistência a trecho de Paterson. TPCAvança na leitura do livro (do Projeto de leitura) ou pede-me ajuda.

Aula 16-17 (7 [3.ª, 5.ª], 8 [4.ª], 9/out [9.ª]) Correção de «ode» futurista. Exercícios sobre valor aspetual (p. 66; com algumas respostas já lançadas); e sobre valor modal (na p.70). Assistência a «O Desensofador» (série Lopes da Silva), para fazer exercício sobre modalidade. Assistência a trecho(s) de Último a sair, para resolver exercícios sobre aspeto. Reescrita de «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos trechos narrativos. Assistência a trecho de Paterson. TPC — Sobre valor aspetual e valor modal, além da leres as páginas do manual e respetivo anexo final que já fui referindo, podes tentar resolver as fichas 31 e 32 (pp. 55-57) do Caderno de atividades. Porei em Gaveta de Nuvens essas fichas já respondidas, pelo que, mesmo que não queiras resolvê-las tu próprio, podes sempre verificar as soluções.

Aula 18-18R (7 [9.ª], 8 [5.ª], 9 [4.ª], 11/out [3.ª]) Correção de questionário de gramática sobre «Lisbon Revisited (1923)». Compreensão oral de primeira parte de documentário sobre Pessoa. Dada cantiga de amigo («De que morredes, filha, a do corpo velido», na p. 9), transposição para a atualidade, com criação de novo contexto e manutenção dos aspetos formais. Exercício de funções sintáticas com «Velha Infância» (Tribalistas). TPC — Consulta Cantigas Medievais Galego Portuguesas.
Aula 19-20 (9 [3.ª], 10 [9.ª], 11/out [5.ª, 4.ª]) Correção de comentário sobre duas «Lisboa Revisited» (ou, na turma 3.ª, simples entrega do trabalho de gramática). Leitura de «Datilografia», de Álvaro de Campos (p. 60), com preenchimento de tabela com síntese de momentos e resposta curta. Resposta conduzida sobre noções de valores temporais com «Ao volante do Chevrolet [...]» (pp. 62-63). Assistência a «Teste de bazófia» (série Barbosa), para preencher tabela com tempo-modalidade-aspeto. Comentário em torno de «selfies» e Pessoa/Álvaro de Campos — cfr. «Quem sou eu?» (p. 14). Assistência a trecho final de Paterson. TPC — Faz (ou vê a solução que porei em Gaveta de Nuvens) a ficha 30 do Caderno de atividades, sobre ‘Valor temporal’. Para parte da turma 3.ª (os que vão a Montargil): ver primeira parte (até se começar a referir a «Ode triunfal», aos 25 minutos) do documentário sobrePessoa da série ‘Grandes Portugueses’; ver slides de correção ao trabalho de gramática com «Lisbon Revisited (1923)» (ficarão na apresentação da aula 18-18R).

Aula 21-22 (14 [3.ª, 5.ª], 15 [4.ª] 16/out [9.ª]) Leitura de «Alberto Caeiro, o poeta ‘bucólico’» (p. 49) e preenchimento de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O guardador de rebanhos», de Alberto Caeiro. Audição de poema IX de «O guardador de rebanhos» (Mário Viegas). Compreensão do «Poema segundo» (p. 52), escrevendo sínteses de máximas (ouvindo declamação, vendo clip). Redação de comentário comparativo entre Alberto Caeiro e Paterson. Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Vai tratando (terminando-a) da leitura do livro escolhido para o PL.

Aula 23-23R (14 [9.ª], 15 [5.ª], 16/out [4.ª, 5,ª]) Correção de trabalho com cantiga de amigo. A partir do sketch «E tudo o convento levou» (Lopes da Silva, I, 1, 4), preenchimento de tabela sobre valores aspetuais e temporais. Completamento de comentário sobre ‘Saudade em cantigas de amigo». Cópia de uma solução modelar. Assistência a passo de «Último a sair» (Bruno e Sónia sussurrando), para completar síntese sobre cantigas de amor; correção Assistência a explicação de Elsa Gonçalves sobre cancioneiros. Exercício em torno de funções sintáticas com letra de canção. TPC — Lê a solução queporei para a ficha 3 do Caderno de atividades, sobre Álvaro de Campos.
Aula 24-25 (17 [9.ª], 18/out [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Correção da recriação de «Dobrada à moda do Porto», de Campos, e audição de declamação. Leitura de dois textos expositivos — «Ricardo Reis, o poeta “clássico”»» (p. 71), «Epicurismo e estoicismo» (74). Leitura de ode de Ricardo Reis na p. 72 («Uns, com os olhos postos no passado»), para responder a perguntas de composição curta; e sínteses de estrofes de outra ode («Cada dia sem gozo não foi teu»). Assistência a «Rústicos pelo epicurismo» (Zé Carlos). Assistência a clip «Nada fica de nada» (Rui Reininho diz Reis). Redação de comentário de comparação de poema de José Gomes Ferreira («Vive em cada minuto») com ode de Reis («Tão cedo passa tudo quanto passa!», p. 72). Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Lê em Gaveta de Nuvens soluções dasfichas 2 e 4 do Caderno de atividades, sobre Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Estes trabalhos são para ser feitos com mais estoicismo (neste caso, alguma abnegação) do que epicurismo (sei lá como colhem o dia).

Aula 26-27 (21 [3.ª, 5.ª], 22 [4.ª], 23/out [9.ª]) Leitura de «O arroz-doce quente» (p. 97) e resolução de item de composição curta. Audição de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 75), de Ricardo Reis, declamado por Luís Lima Barreto. Compreensão de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (p. 75), para resposta a vários itens fechados em torno do texto. Resposta a item de composição curta para compreensão de poema de Sophia — «Não creias, Lídia, que nenhum estio» (p. 76) —, em contraste com odes de Reis. Leitura de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 73), para preenchimento de texto lacunar (precedida de audição de declamação de Luís Lima Barreto). Assistência a trecho de Clube dos poetas mortos. TPC — Lê páginas informativas sobre ‘conto’ (pp. 129-131 de manual). A ideia é irmos entrando na técnica de redação de contos, para, mais tarde, escreverem contos suscetíveis de concorrerem ao Concurso literário Correntes d’escritas (talvez o mais importante em Portugal).

Aula 28-28R (21 [9.ª], 22 [5.ª], 23/out [4.ª, 3.ª]) Leitura de «O que há em mim é sobretudo cansaço», de Campos, para completar análise a que só faltam citações. Apresentação de aspetos da estrutura das provas nacionais de Português do 12.º ano. Redação de respostas de grupo I de um exame nacional (com texto de Álvaro de Campos). Após assistência a sketches «Carjaquim» (Zé Carlos) e «O meu filho é uma joia de moço» (Barbosa), resolução de exercícios sobre processos irregulares de formação de palavras e sobre aspeto. Assistência a passo de Último a sair (traição de Débora), para resolver exercício sobre modalidades. TPC — Vê a solução da ficha 16 do Caderno de atividades (sobre ‘Processos irregulares de formação de palavras’) que porei em Gaveta de Nuvens.
Aula 29-30 (24 [9.ª], 25/out [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Audição da sexta parte de «Chuva Oblíqua», por Sinde Filipe. Releitura de trecho da carta sobre a génese dos heterónimos e leitura de «Chuva Oblíqua» (p. 46), de Pessoa ortónimo, para localizar partes relativas à infância e ao presente. Resolução de itens de exames recentes sobre aspeto e modalidade. Assistência a trecho de Conversa acabada (dia triunfal). Leitura de «Se eu pudesse trincar a terra toda», poema XXI de «O Guardador de Rebanhos», de Caeiro, para completamento de respostas a perguntas segundo o modelo de grupo I de exames. Assistência a trecho de O Guardador de Rebanhos de Edgar Feldman. Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Continuando a tentar perceber a técnica de escrita de narrativas curtas, lê um destes contos: «Sempre é uma companhia» (pp. 136-142) ou «George» (150-155).

Aula 31-32 (28 [3.ª, 5.ª], 29 [4.ª], 30/out [9.ª]) Questionário sobre «Muda de vida» (de Luís Filipe Borges). Cópia da correção da última pergunta sobre o poema XXI de Caeiro. Assistência a Dia triunfal (Rita Nunes). Assistência a «O dia triunfal» em O que fica do que passa (Canal Q). Assistência a súmula sobre Caeiro (Santillana). Assistência a «Matarruano sonhador» (Lopes da Silva), para notar características caeirianas. Redação de comentário em torno de Caeiro e «Matarruano sonhador». Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Não deixes de ler o conto pedido em tepecê recente. Logo que possas, lê também o outro.

Aula 33-33R (29 [9.ª], 30 [5.ª], 31/out [4.ª, 3.ª]) Entrega de respostas sobre Campos (em prova de exame), analisando as duas últimas sobretudo. Assistência a súmula sobre Campos (Projetos, Santillana). Assistência a «Diálogo sobre o arrependimento» (série Barbosa). Audição de «Contrariedades», por Sinde Filipe. Compreensão de «Contrariedades» (pp. 307-308), de Cesário Verde, preenchendo tabela com características mais inovadoras e resolvendo itens de interpretação. Apresentação de pergunta de exame de há dois anos, acrescentando mais tópicos. Redação de linhas para introdução. Assistência a trechos de «Último a sair» (paródias de poemas). Comentário em torno de características aproximáveis de Campos.
Aula 34-35 (4 [3.ª, 5.ª], 5 [4.ª], 6/nov [9.ª]) Correção de questionário de compreensão e de texto sobre «Matarruano sonhador». Compreensão de poema de Pessoa sobre nostalgia da infância (soneto «A criança que fui chora na estrada», p. 45), através de itens para identificação de referentes. Audição de declamações de «Pobre velha música» (Natália Luísa; João Grosso). Resposta a perguntas, de composição curta, sobre «Pobre velha música», p. 48, e «Quando as crianças brincam», p. 48. Resposta sobre conto lido (título e justificação). Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Se não o fizeste ainda, lê os contos que pedi que lessem. E vai também concluindo leituras do Projeto de leitura.

Aula 36-36R (4 [9.ª], 5 [5.ª], 6/nov [4.ª, 3.ª]) Apresentação de exame; cópia de resposta a item de prova de exame. Audição de súmula sobre Ricardo Reis (Santillana). Resposta a itens de exame recente, em torno de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 73) (responder a uma ou duas perguntas; ver o que se pedia nas outras e critérios de todas). Resolução de exercício em torno de aspeto e modalidade. Assistência a sketch «Super de Origem» (Lopes da Silva, I, 4, 9), para se resolver depois exercício de preenchimento de lacunas sobre hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos. Audição de canção e preenchimento de classificação de orações. TPC — Em Gaveta de Nuvens, lê a ficha corrigida sobre ‘Coesão lexical’ (ficha 34 do Caderno de atividades, pp. 61-62), que trata destas matérias (hipónimos, hiperónimos; merónimos, holónimos; antónimos; sinónimos).
Aula 37-38 (7 [9.ª], 8/nov [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Completamento de respostas lacunares a perguntas de compreensão de «Autopsicografia» (p. 34); e de «Isto» (p. 36), também de Fernando Pessoa. Correção (incluindo clip de «Autopsicografia» e, talvez, de «Luar», de Caeiro; e declamações de «Autopsicografia» e de «Isto», por Villaret). Assistência a trecho de Último a sair para completar tabela sobre aspeto. Redação de conto com cem palavras. Assistência a curto trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Se não o fizeste ainda, lê os contos que pedi que lessem. Sugiro agora também «Famílias desavindas», nas pp. 163-165, de Mário de Carvalho.

Aula 39-40 (11 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 12/nov [4.ª]) Leituras de trechos ensaísticos nas pp. 33-34 e 32. Leitura de «Apócrifo pessoano», de Fernando Pinto do Amaral, para encontrar versos irónicos. Reconstrução de «Tudo que faço ou medito», de Pessoa ortónimo. Audição de trechos de declamações de «Tabacaria» (de Álvaro de Campos) para escolher a melhor e conhecer todo o poema. Redação de pequeno conto, prosa, em continuação de «Tabacaria». Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Já lhes pedi que lessem os três contos que estão na unidade 2 do manual, os de Maria Judite de Carvalho — «George» (pp. 150-155) —, Manuel da Fonseca — «Sempre é uma companhia» (pp. 136-142) — e Mário de Carvalho — «Famílias desavindas» (pp. 163-165). Ao longo desta ou inícios da próxima semana, queria que escrevessem, a computador, um conto (sugiro, como mínimo, 1000 palavras; também não aconselho textos muito maiores — fixemos, mas como máximo, o dobro disto). || O objetivo final é o envio dos textos ao concurso Correntesd’Escritas, talvez o mais importante em Portugal para autores jovens (e cujo prémio são interessantes mil euros). Independentemente do concurso, a tarefa é para ser feita por todos e é um dos trabalhos mais importantes deste período (sendo equivalente a vários tepecês, porque ainda haverá uma correção minha da primeira versão que me enviem). || Evitem, por mais leve que seja, qualquer aproveitamento de escritos alheios. Entrega será feita por mail (em Word; e, por favor, não em PDF). Para já, não usem formatações complicadas nem ocupem demasiado papel (sugiro Times 12, Arial 11 ou semelhante, a um espaço de entrelinha ou pouco mais). Travessões fazem-se com Alt 0151. Não esqueçam título. Escrevam o vosso nome (depois, para efeito de concurso, é que usaremos pseudónimo).

Aula 41-41R (12 [5.ª], 13/nov [4.ª, 3.ª, 9.ª]) Correção de prova de exame sobre Reis (2.ª fase de 2018). Compreensão de «Ode marítima» (p. 58) (vs. «O mistério das cousas, onde está ele?», p. 53), através de pergunta sobre Sensacionismo. Assistência a trecho de documentário sobre Pessoa (2.ª parte de episódio da série Grandes Portugueses). Redação com «tradução» para português atual de texto de Fernão Lopes (p. 365). Assistência a trecho de Clube dos Poetas Mortos. TPC — Não marco tepecê porque está a decorrer o prazo para irem acabando leituras —as do projeto de leitura; e, ainda mais urgente, a dos três contos que estão no manual («Sempre é uma companhia»; «George»; «Famílias desavindas») — e para escreverem um original conto que vencerá o conceituado Correntes d’Escritas (em Gaveta de Nuvens pus conto vencedor há uns anos, para se ter ideia do estilo de textos que se pretende).

Aula 42-43 (14 [9.ª], 15/nov [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Explicação acerca de erros das últimas redações (através de tabela com conselhos). Assistência a canção de «Clã» («Problema de expressão»), com erros de português, em «Diz que é uma espécie de magazine», para resolver exercício. Assistência a canção de «Clã», mas já sem erros. Apreciação crítica e Artigo de opinião (leitura, escrita, a partir de modelo de MEC). Assistência a conclusão de Clube dos Poetas Mortos. TPC — A partir do início da próxima semana, espero começar a receber, por mail, os contos. Sugiro que as primeiras versões me cheguem todas ainda durante essa semana. Porei em Gaveta de Nuvens reproduções das fichasdo Caderno de atividades, járesolvidas, relativas aos géneros ‘Apreciaçãocrítica’ e ‘Artigo de opinião’ (pp. 86-91). Relanceia-as.

Aula 44-45 (18 [3.ª, 5.ª], 19 [3.ª], 20/nov [9.ª]) Questionário de compreensão/gramática (sobre «Famílias desasavindas», de Mário de Carvalho, pp. 163-165). Resposta a item 1 de gramática (p. 166), mas com critérios formais. Redação de respostas a itens de exame. Assistência a sketch de «Contemporâneos», com espólio de Pessoa (e referência à BND). Assistência a conclusão de Clube dos poetas mortos. TPC — Durante este semana, o tepecê é enviarem-me o conto e, à medida que forem recebendo as primeiras versões corrigidas, enviarem-me uma versão limpa. Pedia que, nessa altura, me dessem de novo, em aula, a versão com emendas, para eu controlar o lançamento das correções (em anos anteriores, reparei que essa tarefa nem sempre era cumprida com cuidado). Na versão limpa acrescentem, no final do texto, um pseudónimo.

Aula 46-46R (18 [9.ª], 19 [5.ª], 20/nov [4.ª, 3.ª]) Redação de respostas a grupo I de prova de exame (com texto de Campos). Assistência a «Canção da Cacofonia» (Zé Carlos). Assistência a trecho de documentário (História Essencial de Portugal), acerca da revolução de 1383-1385. Audição de leitura dramatizada de «Do Alvoroço» (ao mesmo tempo que se lia texto mais simplificado nos slides), identificando trocas perversas. Redação de notícia. Identificação de funções sintáticas em canção de Jorge Palma, ouvindo-a ao mesmo tempo. TPC — [Ver o da aula anterior].
Aula 47-48 (21 [9.ª], 22/nov [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Correção de questionário sobre «Famílas desavindas» feito há uma aula. Correção de comentário sobre Ricardo Reis/José Gomes Ferreira. Leitura, e releitura, de poemas de Ricardo Reis (pp. 74, 73 e 75) para escrever comentário a poemas de Adília Lopes (com alusão a Reis/Lídia). Leitura de resposta possível. Assistência a sketch com as palavras a colocar em tabela («Curso de preparação para o casamento» (Lopes da Silva); resposta. Assistência a início de A biblioteca dos livros rejeitados. TPC — Durante este semana — que está a findar (acrescento eu) —, o tepecê é enviarem-me o conto e, à medida que forem recebendo as primeiras versões corrigidas, enviarem-me a versão limpa. Pedia que, depois de lançadas as emendas, me trouxessem de novo a versão escrevinhada por mim, para eu controlar o lançamento das correções (em anos anteriores, reparei que essa tarefa nem sempre era cumprida com cuidado). Na versão limpa acrescentem, no final do texto, um pseudónimo (em substituição do nome).

Aula 49-50 (25 [3.ª, 5.ª], 26 [4.ª], 27/nov [9.ª]) Exercícios de ortografia (pronomes vs. sufixos). Audição de trecho de intervenção de Susana Romana em «Pop Up» sobre como construir histórias. Audição de «Não sei se é sonho, se realidade» (p. 39). Atribuição de títulos-síntese a cada estrofe; correção. Assistência a sketch-canção «C certinho» (Zé Carlos). Completamento de texto lacunar sobre o citado sketch e variação linguística. Compreensão de «Contemplo o que não vejo» (p. 41), para acrescentar quadra final que faça o «eu» nos parecesse de (i) Caeiro; (ii) de Campos; de (iii) Reis. Assistência a trecho de A Biblioteca dos Livros Rejeitados. Para proceder à reformulação da 1.ª versão do contoPor vezes, usei dois signos que nem todos compreenderão: um sinal de cardinal (#) para introduzir espaço; um vê traçado (aproximadamente: ¥), para tirar espaço que estivesse a mais. Também posso ter sugerido travessões verdadeiros em vez de hífens (alt + 0151 costuma dar bons travessões: — ; também se pode inserir Símbolo, clicar Mais símbolos, depois Carateres especiais, escolhendo então Travessão). // Quanto ao tipo de fonte (da letra), tamanho, espaço interlinear, pode ficar ao vosso critério, até para não parecer que os textos foram trabalhados coletivamente. Em outros concursos, costuma pedir-se Arial, Calibri ou Times New Roman, corpo 12, dois espaços. Creio, porém, que esse espacejamento (entrelinha) é exagerado (bastará 1,5). // Preferia que os parágrafos fossem europeus (ou seja com uma margem inicial e sem grande espaço entre parágrafos; os americanos é que preferem não fazer margem inicial e separar os parágrafos com uma linha de espaço). A tal margem inicial pode ser feita automaticamente (Parágrafo / Avanços e espaçamento / Especial / Primeira linha). Notem que o título não pode ficar com Primeira linha (para poder ficar mesmo centrado). // Poria o texto justificado (à direita e à esquerda). Em Parágrafo escolhe-se Alinhamento e aí Justificado. // No exemplar passado a limpo, não pode aparecer o teu nome (como já disse, deves é subscrever o texto já com um pseudónimo).

Aula 51-51R (25 [9.ª], 26 [5.ª], 27/nov [4.ª, 3.ª]) Resposta a perguntas de exame com lírica de Camões (clássica). Exemplo de solução. Explicação, em revisão, em torno de processos morfológicos de formação de palavras. Assistência aos sketches «Relato de engate» e «Baratas à procura de casa» (Lopes da Silva), para recolher palavras com diversas formações.Preenchimento de quadro com palavras pertencentes a cada uma das classificações. Resolução de exercícios sobre o mesmo assunto. Exercício de funções sintáticas a partir de canção de José Mário Branco. TPC — Relanceia o que está em Gaveta de Nuvens sobre «Processosmorfológicos de formação de palavras». No manual do décimo esta matéria estava na p. 319. (Não é conteúdo muito sucetível de sair em exame, a não ser em contrastes com processos irregulares de formação ou a propósito de etimologias e sentidos de palavras.)
Aula 52-53 (28/nov [9.ª], 2 [3.ª, 5.ª], 3/dez [4.ª]) Leitura de «Não sei quantas almas tenho» (p. 58), para preenchimento de síntese e de análise lacunares e resolução de correspondência. Correções; audição de «Não sei quantas almas tenho» (por Ana Lains), para detetar palavras a mais e a menos relativamente ao original de Pessoa. Leitura de quadra de Mário de Sá-Carneiro, «O outro», e audição da canção de Adriana Calcanhoto para notar semelhanças com Pessoa. Assistência a trecho de episódio 2 (série 2) de O programa do Aleixo, para identificação de funções sintáticas. Escrita de prosa (deambulatória) alfabética, depois de leitura, para perceber estilo, de «Tudo é absurdo» (p. 85), do Livro do Desassossego. TPC — Vê a versão corrigida das fichas 28 (Funções sintáticas) e 25 (Complemento e modificadores do nome) do Caderno de atividades que reproduzirei em Gaveta de Nuvens.

Aula 54-54R (2 [9.ª], 3 [5:ª], 4/dez [4.ª, 3.ª]) Audição de poema de Alberto Caeiro (VII), seguida de compreensão mediante preenchimento de lacunas em respostas a provas de exame. Relance a três textos da lírica de Camões, para distinguir vertente tradicional e clássica. Trecho de documentário com José Mário Branco a explicar como musicou «Mudam-se os tempos»; audição da canção. Compreensão de «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades», através de comentário comparado (com estrofe de José Mário Branco e com canção de Rui Veloso). Sobre classificação de orações. Exercícios com conjunções. Audição de canção de Rui Veloso para classificar orações sublinhadas. TPC — Lê a ficha do Caderno de atividades sobre orações (27, Coordenação e subordinação), cuja versão corrigida porei em Gaveta de Nuvens.

Aula 55-56 (4 [9.ª], 6/dez [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Questionário de compreensão de apreciação do Filme do Desassossego (p. 87). Transcrição de poema de Pessoa citado no filme («Dobre»), a partir de imagem do autógrafo. Redação de comentário em torno de características de ortónimo no poema «Dobre». Assistência a início do filme Filme do Desassossego, de João Botelho. Classificação de características de versos de «Tabacaria». Assistência a início de A vida secreta dos nossos bichos. TPC — Vê as seguintes fichas, já corrigidas, do Caderno de atividades: 24, Complemento do nome; 26, Complemento do adjetivo; 23, Modificador do nome:restritivo e apositivo.

Aula 57-58 (5 [9.ª], 9 [3.ª, 5.ª], 10/dez [4.ª]) Resolução de exercícios em torno de classificação de orações. Visualização de imagens das ruas do Arsenal e da Alfândega (a propósito de Bernardo Soares). Redação segundo modelo de «Amo, pelas tardes demoradas de verão» (p. 83). Assistência a trecho de A vida secreta dos nossos bichos. TPC — [Para quem queira que o seu conto seja enviado ao Correntes d’escritas (e era interessante enviarmos bastantes textos)]: traz-me, ao longo da semana 9-13/dez, fotocópia do cartão de cidadão. (Queria evitar estar eu a receber as cópias do CC por mail e a imprimi-las, porque esse processo, repetido por muitos, acabaria por ser demorado.) Segundo o regulamento, os concorrentes não podem ter mais de dezoito anos, o que significa que não poderei enviar textos de quem já tenha dezanove.

Aula 59-59R (9 [9.ª], 10 [5.ª], 11/dez [4.ª, 3.ª]) Correção de questionário sobre apreciação crítica de Filme do Desassossego. Assistência a trechos de 1986 (partes dos episódios 7 e 8; cfr. famílias desavindas). Redação de comentário (em torno de ódios de famílias e Amor de Perdição, «Famílias desavindas», etc.). Assistência a sketch («Debate com o Super-homem», série Barbosa) para preenchimento de tabela em torno de valores temporais, aspetuais, modais, conferidos por verbos auxiliares. Classificação de orações em «A escola» (de Jorge Palma). TPC — Se não o fizeste ao longo do período, revê agora assuntos de gramática (marquei no blogue, a azul e a amarelo, recursos úteis, mas admito que também se possa fazer idêntica revisão através do manual ou das nossas folhas).

Aula 60-61 ([só da turma 9.ª:] 11/dez) Assistência a depoimento de José Mário Branco sobre construção de canção. Audição de trecho de «E o resto é História», sobre canções políticas. Assistência de novo a trechos de A vida secreta para encontrar os vários Pessoas; seguida de redação de comentário. Assistência a «O último a sair» (discussão de Débora). Identificação de funções sintáticas. Resolução de classificação de orações (frases de «O mortal de Bruno»). Audição de «Amar pelos dois» e classificação de orações.

Aula 62-63 (12 [9.ª], 13 [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Questionário de gramática. Assistência a trechos de Filme do Desassossego. Redação em torno de livros lidos. Assistência a trecho de A vida secreta dos nossos bichos.
Aula 64-65 (16 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 17/dez [4.ª]) Sobre apreciações críticas a livros feitas na aula anterior. Sobre questionários de gramática feitos na aula anterior. Sobre avaliação. Assistência a final de A vida secreta dos nossos bichos-2 e, ao mesmo tempo, conversa com cada aluno. TPC (férias) — (i) Ir já lendo O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago. Este livro vai ser objeto de estudo sobretudo no 3.º período, mas, no segundo, ainda antes de começarmos a análise da obra, escrutinaremos a sua efetiva leitura. (ii) Lá pelo Natal, porei em Gaveta de Nuvens as instruções para tarefa que envolverá oralidade e Pessoa (provavelmente, gravação com tratamento criativo de algum poema do ortónimo ou dos heterónimos — já está aqui). Se houver mais tarefas antecipáveis, afixá-las-ei no blogue.
Aula 66-67 (6 [3.ª, 5.ª], 7 [4.ª], 8/jan [9.ª]) Leitura de crónica de José Manuel dos Santos sobre heterónimos («Fernando Pessoa: o ciclo das estações», p. 89), preenchendo quadro com características «dos vários Pessoas» e classificando figuras de estilo. Leitura na diagonal de «Eu nunca fiz senão sonhar» (pp. 80-82), do Livro do Desassossego, para completar quadro, com frases de Bernardo Soares suscetíveis de representar cada heterónimo. Assistência e resposta a questionário sobre parte de documentário sobre Livro do Desassossego (série ‘Grandes livros’). Apreciação crítica de anúncio com referências a Pessoa. TPC — No manual, relanceia os textos ensaísticos e os esquemas em torno de Fernando Pessoa (ortónimo, heterónimos, Livro do Desassossego) que ainda não tenhas lido — excetua-se o Pessoa de Mensagem, que começaremos a conhecer no final desta semana. (Acrescentado nas turmas 3.ª, 4.ª e 5.ª: completa a apreciação crítica começada em aula.) Lembro ainda que, durante as férias, pus em Gaveta de Nuvens informação sobre tarefa grande (com poema de Pessoa) a fazer em janeiro (até 6 de fevereiro), ao mesmo tempo que reforcei contar que a leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis fosse, pelo menos, iniciada.

Aula 68-68R (6 [9.ª], 7 [5.ª], 8/jan [4.ª, 3.ª]) Assistência a trechos de últimos episódios de 1986. Resposta a duas perguntas (completamento e cópia de resposta) sobre Frei Luís de Sousa. Assistência a mesmo passo da peça em encenações de Jorge Listopad e de João Botelho. Redação de um item 7 de exame. Preenchimento de quadro comparativo 1986/Frei Luís de Sousa. Audição de canção cantada por Ana Bacalhau («Pensamos no futuro amanhã»), para preenchimento de classificação em torno de aspeto, tempo, modo. TPC — (i) Relanceia a ficha n.º 1 do Caderno de atividades (que reproduzo já com soluções), sobre ‘Poesia de Fernando Pessoa (ortónimo) + Bernardo Soares’. (ii) Completa pergunta 7, de prova com Frei Luís de Sousa, começada em aula.
Aula 69-70 (9 [9.ª], 10/jan [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Com exemplares de Mensagem (da coleção iagora; cfr. p. 22), preenchimento de grelha acerca do paratexto e da estrutura da obra. Explicação sobre conceito de coerência textual (e coesão textual). Identificação de infrações à coerência lógico-conceptual (regra da não-contradição; regra da não tautologia; regra da relevância) e à coerência pragmático-funcional em sketches (série Barbosa; série Fonseca). Redação de contracapa (para antologia de Pessoa). TPC — No manual, lê as pp. 98-100 e relanceia também o quadro na p. 101. (Na turma 9.ª: completa a apreciação crítica iniciada.)

Aula 71-72 (13 [3.ª, 5.ª], 14 [4.ª], 15/jan [9.ª]) Assistência a trecho do filme Mensagem, de Luís Vidal Lopes. Resposta a perguntas da p. 102 sobre «O dos Castelos» (orientada por trechos lacunares). Correção, incluindo explicação de estâncias de Camões (III, 20-21) e audição de «O dos Castelos» (por Sinde Filipe). Audição de «Europa» (p. 215), de Ana Luísa Amaral. Redação de pequeno comentário, completando ‘O desenho de Agim Sulaj — à direita do poema de Ana Luísa Amaral — concorda mais com o poema «Europa» do que o «O dos Castelos»’. Assistência a «Qual papel» (série Fonseca; e Pandilha), exemplo de infração à regra da não redundância. Redação de argumentos e exemplos, dados quatro grupos III de provas de exame. TPC — Vê a ficha do Caderno de atividades sobre Coerência textual (que porei, já resolvida, aqui).

Aula 73-73R (13 [9.ª], 14 [5.ª], 16/jan [4.ª, 3.ª]) Explicação acerca de enquadramento da cena X do II de Frei Luís de Sousa; concentração (espaço e tempo); dia fatídico. Assistência a trecho de Madalena. Resposta a dois itens de exame recente. Assistência a outro trecho de Madalena. Assistência a episódio recente de «Governo Sombra», com menção a orçamento e Pessoa. Exercício sobre coerência textual. Exercícios sobre coesão textual (e coerência). Correção. Audição de «Quanto é que falta?» (e classificação de funções sintáticas). TPC — Relanceia, em Gaveta de Nuvens, páginas de uma gramática, sobre coerência e coesão textual (marco a azul). Também podes usar o anexo do manual, pp. 18-19 e 21.
Aula 74-75 (16 [9.ª], 17/jan [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Correção de apreciações críticas de anúncio. Assistência a trechos de Non, de Manoel de Oliveira. Leitura de «D. Sebastião, rei de Portugal» (p. 105), para completar análise e exercício de associação. Leitura de texto de um editorial para comparação, por escrito, com poema lido; relance a outros textos sobre D. Sebastião em Mensagem. Completamento com conjunções e preposições de síntese sobre «D. Sebastião». Audição de «Os loucos estão certos» (Diabo na Cruz). Redação de parágrafos (introdução + um argumento/exemplo) de dissertação sobre loucura. TPC Prossegue a dissertação sobre loucura começada em aula, acrescentando mais um argumento e respetivo(s) exemplo(s).

Aula 76-77 (20 [3.ª, 5.ª], 21 [4.ª], 22/jan [9.ª]) Correção da redação de argumento de parte III de exame. Questionário de compreensão/gramática sobre «Ulisses» (p. 103). Completamento de respostas sobre «Sísifo» (p. 190), de Miguel Torga. Assistência a «The mith of Sisyphus» (TED). Assistência a entrevista com Gregório Duvivier sobre peça «Sísifo». Redação de argumento (e exemplos) do texto de opinião pedido na p. 229 («A solidão dos idosos é uma das mais graves doenças das sociedades contemporâneas»). Assistência a início de Diamantino. Preenchimento de quadro comparativo Diamantino / Mensagem. TPC — Relanceia mais uma ficha corrigida do Cadernode atividades (sobre coesão referencial).

Aula 78-78R (20 [9.ª], 21 [5.ª], 22/jan [3.ª, 4.ª]) Assistência a trecho de Non, de Manoel de Oliveira — o decepado. Preenchimento de respostas em torno de características de tragédia. Assistência a sketches com Hamlet (Monty Python e Gato Fedorento). Exercício em torno de orações relativas (restritivas e explicativas), a partir de pontuação. Ainda aspetos das características de tragédia em Frei Luís de Sousa, incluindo correção. Redação de parte de dissertação. Exercícios sobre pontuação. Audição de «Carta» (Toranja) para classificação de funções sintáticas. TPC — Relanceia mais uma ficha corrigida do Cadernode atividades (sobre coesão lexical e referencial).
Aula 79-80 (23 [9.ª], 24/jan [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Correção do questionário de compreensão escrita sobre «Ulisses». Resolução de ficha sobre Atos ilocutórios. Assistência a sketches (série Barbosa), para depois preencher tabela relativa à força ilocutória dos actos de fala assinalados. Redação de resposta a pergunta sobre «D. Dinis» (p. 104). Assistência a trecho de Diamantino. TPC — Em Gaveta de Nuvens capítulo de gramáticasobre Atos ilocutórios.

Aula 81-82 (27 [5.ª, 3.ª], 28 [4.ª], 29/jan [9.ª]) Compreensão de «Mar português» (p. 108), através de perguntas de descodificação de versos aforísticos e comparação com Os Lusíadas (saída de Belém, IV, 88-89). Audição de «O mostrengo» (Sinde Filipe). Compreensão de «O mostrengo» (p. 108). Audição de passo do Adamastor nos Lusíadas. Redação ou cópia da solução. Preenchimento de comparação Lusíadas/Mensagem. Assistência a trecho de O Sentido da Vida, para homenagem a Terry Jones e caso interessante de coesão lexical. Resposta a itens de coesão em exames recentes. Assistência a trecho de Diamantino. TPC Relanceia mais uma ficha corrigida do Caderno de atividades(sobre coesão frásica).

Aula 83-83R (27 [9.ª], 28 [5.ª], 29/jan [3.ª, 4.ª]) Correção de resposta sobre «D. Dinis» (Mensagem). Assistência a começo do episódio 1 da série 1986. Resposta a itens de exame com os Lusíadas. Relance aos critérios das várias perguntas. Relance a Non (episódio de Ilha dos Amores) e/ou explicação sobre mitificação dos heróis. Continuação de episódio de 1986. Assistência a trechos com contos de Mário Henrique Leiria. Assistência a sketch («Fiscal de danças ridículas») para classificar atos ilocutórios (e também itens saídos em exames). Audição de canção e classificação de orações (Ornatos Violeta, «Ouvi dizer»). TPC Relanceia mais uma ficha corrigida do Caderno de atividades (sobre coesãointerfrásica).
Aula 84-85 (30/jan [9.ª], 3 [3.ª, 5.ª], 4/fev [4.ª]) Correção do texto de opinião sobre «loucura». Para compreensão de «O Infante» (p. 106), resolução de itens de composição curtos e em torno de cartoon de António. Relativamente a «Horizonte» (p. 107), resolução de ordenação. Resposta a item sobre «Sagres» (p. 191). Audição de declamações (Sinde Filipe). Assistência a «Clube dos Poetas Mortos-Vivos» (Herman José). Redação de último parágrafo de um texto argumentativo. Assistência a trecho de Diamantino. TPC — A exemplo do que tenho vindo a fazer nestas últimas aulas, porei em Gaveta de Nuvens mais uma ficha do Caderno de atividades, já resolvida, em torno de mecanismos de coesão (desta vez, coesão temporal). Deves ir lendo estas fichas. Lembro que está em curso trabalho «grande» em torno de poema de Pessoa. Por favor, se não o fizeste ainda, lê as instruções com cuidado e cumpre o prazo indicado.

Aula 86-86R (3 [9.ª], 4 [5.ª], 6/fev [3.ª, 4.ª]) Entrega de resposta sobre Maria (numa prova com Frei Luís de Sousa) e alerta sobre respostas a itens 7. Explicação em torno de quadro de conjunções e orações. Resolução de exercício de classificação de orações. Assistência a passo de Frei Luís de Sousa (cena VI do ato III). Redação de itens de exame sobre Frei Luís de Sousa. Assistência a passo de Frei Luís de Sousa (chegada de Manuel no ato I). Audição de canção (e classificação de orações). TPC — Lê mais uma ficha corrigida reproduzida do Caderno de atividades (desta vez, sobre Predicativo do sujeito e predicativo docomplemento direto).

Aula 87-88 (5 [9.ª], 7/fev [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Compreensão de «O Quinto Império» (Mensagem), p. 109, mediante escolha de paráfrases-traduções (e precedida de relance a dois textos expositivos). Assistência a trecho final de Mensagem, de Luís Vidal Lopes. Compreensão de «Nevoeiro» (p. 112), acrescentando paráfrases/traduções; preenchimento de análise só com citações. A partir de «Gajos que tentam adivinha» (série Meireles), identificação de funções sintáticas. Redação de comparação do final de Mensagem com as estâncias (quase) finais também de Os Lusíadas (sobretudo X, 145-146), Assistência a trecho de Diamantino. TPC — Duas hipóteses: a) [para quem queira concorrer ao prémio 'Ética no desporto e na vida':] texto, talvez mais cronístico do que argumentativo, suscetível de caber no tema do concurso (ver Instruções) — a computador e enviando-mo ao longo da próxima semana; b) [para quem prefira descartar o tal concurso:] texto de opinião, à exame, em torno de qualquer defesa à volta do mesmo tema ou de qualquer tema argumentável sobre desporto, para treino de grupos III, em cerca de 250 a 350 palavras — escreverão à mão e trar-me-ão a folha.   

Aula 89-90 (6/fev [aula só para 12.º 9.ª]) Exercícios em torno da reprodução do discurso no discurso. Assistência a «Nevoeiro», declamado por Rogério Samora. Redação de texto de opinião (parte III de exame). Assistência a conclusão de Diamantino. TPC — Vê o da aula anterior, por favor.

Aula 91-91R (10 [9.ª], 11 [5.ª], 12/fev [3.ª, 4.ª]) Compreensão de «4 de fevereiro» (p. 175), de Afonso Cruz, através de resposta a três perguntas. Assistência a entrevista com Afonso Cruz e a clip («Palhaços»). Exercícios de pronominalização. Itens de orações nos exames. Assistência a mais um vídeo de canção dos The Soaked Lamb. Identificação de funções sintáticas em exames recentes. Redação diarística, de monólogo ou memorialística, subordinada ao título «29 de fevereiro». Canção («Palhaços»), com identificação de funções sintáticas.
Aula 92-93 (10 [3.ª, 5.ª], 11 [4.ª], 12/fev [9.ª]) Exercícios em torno da reprodução do discurso no discurso. Assistência a trecho de Os Maias, de João Botelho. Compreensão do texto de Os Maias (na p. 8 do manual), para relacionar com termos de tragédia e marcar discurso indireto livre Assistência a outro trecho do filme. Redação de argumento mais exemplo (primeiro parágrafo de desenvolvimento) de texto de opinião. Audição de canção, para classificar orações. TPCCfr. aula 87-88.
Aula 94-95 (13 [9.ª], 14/fev [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Com livros de poetas portugueses do século XX, escolha, por cada aluno, de poema curto a ler expressivamente; pequenas redações bibliográficas e preparação de leitura. Leituras expressivas, elegendo melhor conjunto poema/declamação. Comentário crítico a versos escolhidos. Assistência a trecho de Sylvia. TPC — Se já tens a redação para o concurso corrigida por mim, lança as emendas e envia-me a nova versão (sempre a Arial, corpo 12, 1 espaço de entrelinha).

Aula 96-97 (17 [3.ª, 5.ª], 18 [4.ª], 19/fev [9.ª]) Resposta escrita a perguntas para compreensão de «Coisas de partir». Assistência a «Ler mais, ler melhor» com Ana Luísa Amaral. Cópia de resposta sobre arte poética em Pessoa e em Ana Luísa Amaral. Assistência a programa sobre Sylvia Plath da série TED. Redação de poema segundo modelo do de Ana Luísa Amaral («Pequena ode [...]). Audição de trecho de programa de rádio com Ana Luísa Amaral (sobre Plath). Assistência a trecho de Sylvia. TPC — Em Gaveta de Nuvens relanceia ficha do Caderno de atividades corrigida sobre Reprodução do discurso nodiscurso.

Aula 98-98R (17 [9.ª], 18 [5.ª], 19/fev [3.ª, 4.ª]) Explicação do seu enquadramento e audição da parte III de «O Sentimento dum Ocidental» (por Sinde Filipe). Leitura dessas onzes quadras, para completar soluções de perguntas. Cópia de solução de uma das perguntas. Exercício sobre de figuras de estilo. Resolução de itens de exames com figuras de estilo (em conjunto). Depois de assistência a clip com Luís Freitas Lobo, identificação de figuras de estilo. Audição de canção de João Pedro Pais, para identificações de orações. TPC — Relê o que vou destacar em Gaveta de Nuvens sobre figuras deestilo.
Aula 99-100 (20 [9.ª], 21/fev [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Assistência a clip sobre «Orfeu» (TED). Justificação do título «Orfeu Rebelde» (p. 187), a partir do sentido das suas duas palavras. Assistência a início de O Portugal de Miguel Torga. Resolução dos itens 3 (p. 192) e 4 (p. 193); correção. Assistência a trecho do mesmo filme sobre o pseudónimo «Miguel Torga». Leitura de «Regresso» (p. 186), para escrever comentário com menção também do texto crítico contíguo. Assistência a trecho de Sylvia. TPC — A partir do Carnaval considero que já houve tempo para irem avançados na leiturade O Ano da Morte de Ricardo Reis.

Aula 101-102 (27 [9.ª], 28/fev [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Sobre trabalhos com poemas de Pessoa. Preparação do envio de textos ao concurso «A ética [...]».Assistência a clips com poemas de Eugénio de Andrade («Adeus», «As palavras») da série A Voz. Resposta-comentário acerca da «Adeus» (p. 201) e valor aspetual das formas verbais. Trechos de filme sobre Eugénio de Andrade (O poeta; Rosto precário). Cópia de pequena comparação entre «Palavras» (Plath) e «As palavras interditas» (Andrade). Assistência a trecho de Sylvia. TPC — Aproveita para ler os textos ensaísticos e as sínteses (estas estão nas pp. 194, 207, 225) no manual acerca dos três poetas que temos vindo a analisar (Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Ana Luísa Amaral).

Aula 103-104 (2 [3.ª, 5.ª], 3 [4:ª], 4/mar) Ainda audição de textos de Eugénio de Andrade. Resposta a dois itens de exame sobre «[Screvo]», Mensagem. Exercício com atos ilocutórios (e Último a sair). Revisão de funções sintáticas a partir de Último a sair. Assistência a trecho de Sylvia.

Aula 105-105R (2 [9.ª], 3 [5.ª], 4/mar [4.ª, 3.ª]) Itens com figuras de estilo nos exames. Itens com figuras de estilo no «Sermão de Santo António». Assistência a sketches com figuras de estilo já vistos há dois anos. Assistência a Dédalo & Ícaro (TED) e sketches associáveis aos peixes repreendidos no «Sermão». Apresentação do «Sermão» (Padre Vieira e Santo António, etc.). Resposta a um ou dois itens de exame. Assistência a sketches associáveis a peixes no «Sermão». Audição do «Sermão» (cap. V) declamado por Ary dos Santos. Audição de canção (por Bárbara Tinoco), para preenchimento com funções sintáticas.
Aula 106-107 (5 [9.ª], 6/mar [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Correção do comentário sobre «Adeus» (Eugénio de Andrade) e tempo/aspeto. Ainda o cap. V do «Sermão de Santo António», com audição do passo do polvo e exercício com figuras de estilo sobre o mesmo trecho. Assistência ao passo com medusas em À procura de Nemo. Resposta a item de prova de exame sobre «Voadores». Assistência a passos com o polvo Hank em À procura de Dory, para atribuir depois características comuns ap polvo de Vieira. Preenchimento de tabela com tipos humanos e ficcionais próximos dos peixes repreendidos por Vieira. Redação de descrição de chegada a uma cidade a partir do modelo de descrição inicial de O ano da morte de Ricardo Reis. Assistência a trecho de Sylvia. TPC — Logo que resolva uns problemas de informática com que me defronto desde anteontem, porei em Gaveta de Nuvens as indicações para recitação (declamação de memória), em aula, de poema de Mensagem. Vão aproveitando para reverem gramática e avançarem/fecharem leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago.

Aula 108-109 (9 [3.ª, 5.ª], 10 [4.ª], 11/mar [9.ª]) Questionário de compreensão, e gramática, de «Esta coisa obscura que é ser português» (pp. 237-238). Tradução em linguagem não figurada das frases de Saramago na p. 232. Assistência a «O livro da vida de Pilar del Río». Comentário a «Paizinho» (Sylvia Plath, Ariel), em comparação com poema(s) à mãe de Eugénio de Andrade. Assistência a trecho de Sylvia. TPCJá terei posto em Gaveta de Nuvens as instruções para tarefa de recitação.

Aula 110-110R (9 [9.ª], 10 [5.ª], 11/mar [3.ª, 4.ª]) Ainda exemplos de figuras de estilo por relatadores de jogos. Assistência a imagens com pegadores, voadores, roncadores, polvos. Redação de resposta sobre Pegadores. Resposta/Cópia de perguntas de exame do cap. 2 do «Sermão». Itens em torno de valores modais e aspetuais. Assistência a final de À procura de Dóri. Itens com hipónimos, etc. Item com classificação de orações e «Sermão de Santo António». Audição de «Lisboa» (Tara Perdida), para identificar funções sintáticas. TPC Vê em Gaveta de Nuvens as instruçõespara tarefa de recitação.
Aula 111-112 (12 [9.ª], 13/mar [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Correção do questionário de compreensão sobre recensão de Clara Ferreira Alves (pp. 237-238). Questionário de compreensão (e gramática) de discurso de Saramago ao receber prémio Nobel (p. 235). Redação de texto de opinião (tipo grupo III). Assistência a conclusão de Sylvia. TPC — Revê gramática; aproveita para ler O Ano da Morte de Ricardo Reis, se ainda não o fizeste; prepara recitação de poema de Mensagem.

Aula 113-114 [= Quarentena 1] (16 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 17/mar [4.ª]) Identificação de vírgulas mal colocadas numa comunicação sobre inscrições em exames (na sequência do fecho da escola). Compreensão de crónica de Miguel Esteves Cardoso sobre discussões acerca do Covid-19, através de completamento de frases. Redação de comentário a crónica de António Barreto («Emergência e razão»), também sobre o mesmo assunto. Relance a trechos literários com epidemias (Ensaio sobre a Cegueira, de Saramago; «Nós», de Cesário Verde). TPC — Vê a ficha corrigida sobre um poema de Mensagem (do Caderno de atividades).

Aula 115-115R [= Quarentena 2] (17 [5.ª], 18/mar [4.ª, 3.ª, 9.ª]) Ainda «Nós», de Cesário Verde. Explicação sobre marcadores discursivos (cfr. conectores, conjunções, etc. e utilidade em exame). Itens de exame com conectores/marcadores. Redação de texto argumentativo (tema escolhido após relance a seis programas do grupo Jubilee. TPC — Vai lendo O Ano da Morte de Ricardo Reis, se ainda não terminaste o livro. Na próxima aula, voltaremos à obra de Saramago. (Se já leste, podias muito bem ir lendo livros que tivesses em casa e de que gostasses. Tenho pena de, na semana passada, não ter levado livros que lhes pudesse emprestar, mas alguns ainda terão leituras em curso.)

Aula 116-117 [= Quarentena 3] (19 [9.ª], 20/mar [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Correção do questionário sobre discurso de Saramago aquando do Nobel. Assistência a momentos da cerimónia do Nobel com Saramago. A partir de leitura de textos de O Ano da Morte de Ricardo Reis («O viajante na cidade», pp. 251-253; «No hotel Bragança», pp. 254-255), redação de um excerto correspondente num O Ano da Morte de Alberto Caeiro ou num O Ano da Morte de Álvaro de Campos, com constrangimentos formais também (três parágrafos; letras iniciais de cada período). TPC — Dá um relance a esta ficha, já corrigida, do Caderno de atividades, sobre «Dêixis».

Aula 118-119 [= Quarentena 4] (23 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 24/mar [4.ª]) Relance a ficha de Caderno de atividades sobre intertextualidade. Escrutínio de quatro apresentações sobre intertextualidade em O Ano da Morte de Ricardo Reis. Leitura do conto de Jorge Luis Borges «Análise da obra de Herbert Quain» (Ficções). Assistência a animação educativa sobre a obra de Jorge Luis Borges. Leitura de «Uma rapariga magra» (p. 256), para responder a itens sobre figuras de estilo e criar falas (discurso interior) para quatro personagens. Assistência a início de A Revolução de Maio, para conhecer Lisboa em 1936. Navegação por materiais preparatórios de O Ano da Morte de Ricardo Reis. TPC — A partir de agora e até quarta-feira inclusivé envia-me num ficheiro Word cujo título será Quarentena de Fulano do 12.º # (em que Fulano é o nome porque és tratado nas aulas de Português e #, o número da tua turma) estes três trabalhos, que ficarão quase seguidos numa única folha, ou seja, duas páginas no máximo (usa só um espaço de entrelinha, letra 12 ou, se a fonte que usas for grande, talvez mesmo 11): 1. Parágrafo (só um!, o primeiro do desenvolvimento, com o primeiro argumento e respetivo exemplo) que escreveste na aula 115-115R (Quarentena 2), a propósito de um de seis temas que eram dados. Identifica este parágrafo com o título do assunto que estava em causa (em português, já agora). Bem sei que terás de passar a computador esse parágrafo, porque na altura o terás feito a caneta. 2. Texto que te pedi na aula 116-117 (Quarentena 3): «O ano da morte de Alberto Caeiro / Álvaro de Campos». 3. As quatro falas (ou discurso interior) que te pedi nesta aula de hoje, 118-119 (Quarentena 4).

Aula 120-120R [= Quarentena 5] (24 [5.ª], 25/mar [4.ª, 9.ª, 3.ª]) Leitura guiada de uma crónica de José Pacheco Pereira («Ler e saber ajudam mais a atravessar esta pandemia», para detetar argumentos e exemplos. Leitura de crónica (sobre etimologia de «corona» e de «vírus») de Frederico Lourenço. Relance a duas notícias do Inimigo Público. Assistência a dois sketches com máscaras. Item de exame com marcador discursivo. Resposta a questionário de gramática. Correção pela apresentação. Audição de «Águas de março» (Tom Jobim). Criação de estrofe de canção (segundo modelo e melodia de «Águas de março»). TPC — Não te esqueças do envio pedido no tepecê da última aula. (Ao contrário, o que fizemos hoje não é para me enviares, pelo menos por agora.)

Aula 121-122 [= Quarentena 6] (26 [5.ª], 27/mar [4.ª, 9.ª, 3.ª]) Compreensão de «As notícias dos jornais» (pp. 258-259 do manual), respondendo a itens 2.1 e 3 (p. 259); correção pela Apresentação. Escrita de trecho segundo o modelo de Saramago (citação de notícias + comentário irónico). Sobre avaliação. Assistência trechos de O Sentido da Vida. Para os próximos dias até ao 3.º período — Vão lendo, se ainda não o tinham feito, O Ano da Morte de Ricardo Reis. Como alguns se têm queixado de haver demasiadas referências históricas, alusões a acontecimentos dos anos de 1935 e 36, que têm dificuldade em perceber, queria sugerir-lhe que, à medida que vão lendo, consultassem os quadros na pp. 245 («Breve cronologia») e 246-248 («[Aestrutura]»). Reconhecerão melhor os factos históricos, políticos, que se cruzam com a intriga. Ficam aqui essas quatro páginas do manual. Se lhes sobrar tempo, deem um relance a este filme, em duas partes, sobre Antero de Quental (é uma ficção, mas com muitos elementos documentais). No próximo período teremos de rever Antero. Era mesmo por ele que queria começar as nossas revisões no 3.º período: Anthero: O Palácio da Ventura. Parte 1 e Anthero: O Palácio da Ventura. Parte 2.

Aula 123-123R [= Quarentena 7] (14 [4.ª, 5.ª], 15/abr [9.ª, 3.ª]) Audição de trecho de programa de rádio «E o Resto é História» em torno do momento correspondente a «Do alvoroço que foi na cidade [...]», de Fernão Lopes. Relance a texto de Fernão Lopes. Resposta a itens sobre o soneto «O Palácio da Ventura», de Antero de Quental, incluindo escrutínio das correções, assistência a clips (leitura de síntese). Assistência a trecho inicial do episódio 1 de Sara. Redação de comentário com contraste entre o soneto de Antero «A um poeta» e esse início da série. Classificação de orações (em canção de Miguel Araújo). TPC — Lê esta síntese dascaracterísticas da poesia de Antero de Quental, que catrapisquei de um excelente manual do 11.º ano (Alexandre Dias Pinto e Patrícia Nunes, Entre Nós e as Palavras, Carnaxide, Santillana, 2016).

Aula 124-125 [= Quarentena 8] (16 [9.ª], 17/abr [3.ª, 4.ª, 5.ª]) Audição de trecho de programa de rádio «E o Resto é História» em torno das trovas de Bandarra. Leitura de uma ou duas trovas do Bandarra e confirmações de profecias em edições do século XIX. Relance aos poemas de «Os Avisos» (em Mensagem). Compreensão de apreciação crítica a capa de Expresso por Eduardo Cintra Torres, através de síntese em vinte palavras. Compreensão de texto de opinião por António Guerreiro, através de síntese em 15 palavras. Redação de apreciação crítica de imagem de Inimigo Público. Assistência a três clips relacionados com conselhos a propósito da quarentena. TPC — Ideia para quem goste de história e de história da língua: os primeiros vinte minutos de «E oresto é História» desta semana foram sobre como se formaram os apelidos, assunto de que falámos há dois anos: . Se não tiverem convosco O Ano da Morte de Ricardo Reis e ainda não o tiverem lido, tentem descarregar este PDF. Lembro também a vantagem de ter estes quadros à mão (estão no manual também, é claro, mas esse estará no cacifo). Reportando-me ainda à última aula: como falámos no Dom Quixote, de Cervantes, talvez pudessem relancear Oessencial sobre Dom Quixote ou, melhor ainda, um ou dois capítulos do próprio Dom Quixote de La Mancha. Aliás, a INCM, por causa da quarentena, está a fornecer os PDF de uma série de livros da coleção «OEssencial» (entre estes, podiam interessar-nos também os sobre Miguel Torga, Walt Whitman, Mário de Sá Carneiro, etc.).

Aula 126-127 [= Quarentena 9] (20 [3.ª 5.ª, 9.ª], 21/abr [4.ª]) Informações metodológicas. Compreensão, releitura, de «Lídia» (p. 262) na diagonal, com itens da p. 263. Clips de filmes citáveis dadas ilustrações do manual. Leitura rápida de algumas odes de Reis com ‘Lídia’. Relance/resolução de exercício do Caderno de atividades sobre Sequências narrativas. Redação de cinco parágrafos com referência a Lídia, cada um em diferente tipo de sequência narrativa. TPC — Dá uma vista de olhos a este texto, em torno de Rubem Fonseca, saído no Público.

Aula 128 [= 10 da Quarentena] (21 [5.ª], 22/abr [4.ª, 9.ª, 5.ª]) Informações metodológicas. Reconhecimento de percurso de Ricardo Reis em parte do cap. III de OAMRR, através de GoogleMaps. Compreensão de «Lisboa revisitada» (p. 260), com relance ao poema de João de Deus aí citado. Identificação de menções intertextuais num parágrafo do mesmo cap. III. Identificação de funções sintáticas em canção («Pica do Sete»). TPC — Lança as tarefas das aulas 7, 8, 9 em Classroom («Gaveta do ...»).

Aula 129-130 [= 11 da Quarentena] (23 [9.ª], 24/abr [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Informações. Assistência a correção de «Percurso de Ricardo Reis no cap. III». Questionário sobre essa correção. Assistência a clips (TED) sobre Eneida e Divina Comédia. (15) Releitura de «O reencontro com Fernando Pessoa» (pp. 264-266 do manual) para responder à pergunta 4 da p. 267 e leitura das respostas a 5.1, 5.2 e 6. Exercício de Gramática no texto (p. 267). Depois de assistência a trailers de filmes que adaptaram obras livros de Ian McEwan, comentário de cerca de cem linhas sobre o mais apetecível desses livros/filmes. TPC — Conclui tarefa de escrita iniciada na aula (comentário acerca de um filme com obra de Ian McEwan que pudesses gostar de ver). Se ainda não o fizeste, lança sem mais demoras as tarefas que há para lançar em «Gaveta do ...» (Classroom).

Aula 131-132 [= 12 da Quarentena] (27 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 28/abr [4.ª]) Informações. Correção da tarefa da aula 7. Assistência a Sleepwalk, de Filipe Melo. Dados diálogos da BD «Sleepwalk», passagem para discurso indireto e indireto livre. Tomando como tópico a curta Sleepwalk, criação de versos ao estilo de Pessoa e heterónimos (incluindo possível consulta de sínteses sobre cada heterónimo). Assistência a clip com interpretação da cantiga de escárnio e maldizer «Ai, dona fea, [...]», de João Garcia de Guilhade, uma recriação dirigida por Filipe Melo. Relance ao texto da mesma cantiga no site de Cantigas Medievais Galego-portuguesas. Assistência a clips paródicos de Filipe Melo. TPC — Lança em «Gaveta do 12.º 3.ª/4.ª/5.ª/9ª» (Classroom) tarefas desta aula e da anterior (11 e 12). Entretanto, se puderes, relanceia partes do programa de Nuno Markl em que Filipe Melo comenta a curta metragem que aproveitámos hoje.

Aula 133-134 [= 13 da Quarentena] (28 [5.ª], 29/abr [3.ª, 4.ª, 9.ª]) Correção de tarefa da aula 8 da quarentena. Relance a quadros sobre os vários capítulos de OAMRR até cerca do VIII. Preenchimento de lacunas em sínteses de cada capítulo de OAMRR de cerca da primeira metade da obra e correção. Releitura de «A contrafé» (pp. 268-269), para responder a itens (p. 269) e esclarecimento sobre inexistência de discurso indireto livre neste passo. Assistência a passo de episódio 11 de Conta-me como foi (com PIDE). Redação de comentário acerca de como na série e no livro se mostra a reação de «terceiros» às perseguições da PVDE/PIDE. Leitura de trechos de A Metamorfose de Kafka, em contraste com A Barata de Ian McEwan. Assistência a vídeo educativo (TED) sobre Kafka. Resolução de questionário sobre cocó. TPC — Resolve em «Gaveta do 12.º 3.ª/4.ª/5.ª/9.ª» (Classroom) o questionário citado em cima (Tarefa da aula 13 da Quarentena). Conclui tarefas em atraso, se for caso disso. Vai lendo no manual as partes de exposição sobre o contexto histórico, político, do enredo de OAMRR (por exemplo, as pp. 242-244, mas há ainda outras). Fica o link também para a «Breve cronologia» na p. 245.

Aula 135-136 [= 14 da Quarentena] (4 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 5/mai [4.ª]) Compreensão de trecho curto de OAMRR com percurso até António Maria Cardoso, usando GoogleMaps. Para compreensão de «Na sede da PVDE», preenchimento de respostas com comentário sobre sequências textuais. Redação de título-frase para texto lido (incluindo oração subordinada adverbial e oração subordinante). Assistência a sketches com interrogatórios. Relance a item 7 de prova de exame em torno de aspetos históricos e políticos em OAMRR, incluindo critérios de classificação propostos. Assistência a trailers de filmes com PIDE ou PVDE. Relance a trecho de documentário sobre PVDE. Descrição de projeto de capa para O Ano da Morte de Ricardo Reis. TPC — Escreve em «Gaveta do 12.º 3.ª/4.ª/5.ª/9.ª» o título-frase sobre o texto lido que te pedi no início da aula de hoje (com oração subordinada adverbial e subordinante).

Aula 137-137R [= 15 da Quarentena] (5 [5.ª], 6/mai [3.ª, 4.ª, 9.ª]) Assistência ao documentário O homem que gostava de zombies, de Filipe Melo, para detetar indícios de que a biografia de Eurico Bernardes Catatau é fictícia. Leitura ou relance à carta de Pessoa a Adolfo Casais Monteiro, para o mesmo exercício de perceber inverosimilhanças. Outros casos de autores fictícios: Carlos Fradique Mendes. Redação de resposta a item ao estilo de parte C do Grupo I de exames (em torno do processo heteronímico e de características do ortónimo). Assistência ao filme de terror I’ll see you in my dreams, de Filipe Melo. TPC — Guarda a resposta ao item 7 pedida atrás. É natural que ta peça proximamente.

Aula 138-139 [= 16 da Quarentena] (7 [9.ª], 8/mai [5.ª, 4.ª, 3.ª]) Explicação sobre sequências (protótipos, tipos) textuais e correção da tarefa da aula 9. Sobre «víru», um caso de derivação não afixal. Compreensão de «Ricardo Reis e Lídia» (p. 276), através de completamento de solução de itens do manual (p. 277). Esboço de resposta a item de argumentação em torno de Lídia e Marcenda, incluindo leitura dos textos de Maria Alzira Seixo e Clara Ferreira Alves na p, 278. Relance a edição de Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro, a propósito de referência intertextual no cap. III de OAMRR. Comentário escrito sobre fotografia com estátua de Pessoa em dias de quarentena, segundo matriz de orações. TPC — Além da pequena redação «gramatical» sobre a imagem de Pessoa no Chiado (tarefa desta aula 16), lança em «Gaveta do 12.º 3.ª/4.ª/5.ª/9.ª» a tarefa da aula 15, resposta a item 7 de exame sobre processo heteronímico e idiossincrasia do ortónimo ou, se preferires, a tarefa de escrita da aula 14, a descrição de projeto de capa (mas só uma delas; podes descarregar em Word ou por fotografia do manuscrito).

Aula 140-141 [= 17 da Quarentena] (11 [3.ª, 5.ª, 9.ª], 12/mai [4.ª]) Correção do trabalho de título-síntese segundo uma matriz de orações (tarefa da aula 14 da Quarentena). Preenchimento de sínteses dos capítulos X-XIII de OAMRR. Resposta a itens 1.1 e 1.2 da p. 281, a implicarem compreensão do texto relido («Ricardo e Fernando», pp. 279-280). Relance a poema «sidonista» de Pessoa. Relance a textos de Pessoa antissalazaristas e, talvez, a artigo sobre o mesmo assunto. Síntese de objetivo de texto lido («Ricardo e Fernando»), num período com três orações e segundo matriz definida. Acrescento à explicação sobre «Marcenda». Redação de comentário aproximando Marcenda e Lídia de Teresa e Mariana. TPC — Lê as pp. 242-244 do manual, que tratam de Salazar, e a p. 239, que é sobre «A Alemanha nazi».

Aula 142-142R [= 18 da Quarentena] (12 [5.ª], 13/mai [3.ª, 4.ª, 9.ª]) Releitura de início da Farsa de Inês Pereira, e resposta a itens sobre as duas primeiras cenas. Assistência a trechos de duas encenações da Farsa. Assistência a cinco episódios de «Chamada para a quarentena», para atribuição de frases-títulos expressivos. Leitura de página de sebenta sobre Farsa de Inês Pereira. TPC — Vê aqui o PDF desta análise intercalada com o texto da Farsa de Inês Pereira. É o fascículo intitulado Inês (da Quimera; por Cristina Almeida Ribeiro; em coleção coordenada por Osório Mateus). Leres, ou apenas relanceares, esta edição é uma boa maneira de recordares toda a Farsa.

Aula 143-144 [= 19 da Quarentena] (14 [5.ª], 15/mai [3.ª, 4.ª, 9.ª]) Correção de tarefa de escolha de trailer. Leitura de poema de Fernando Pessoa sobre Camilo Pessanha, para redação de comentário que refira linhas temáticas recorrentes no ortónimo. Assistência a passo de O último a sair (‘Cogumelos alucinogénios’). Exercícios com fenómenos fonológicos. Assistência a trechos de documentário sobre Camilo Pessanha. Relance a poemas de Camilo Pessanha. TPC — Aproveita para pôr em dia as tarefas que tenho pedido. Relanceia as aulas se não as tens seguido sempre. É natural que ainda te venha a pedir a tarefa de escrita feita hoje.

Aula 145-146 [= 1 do Desconfinamento; 20 da Quarentena] (19 [9.ª], 20 [5.ª], 21 [4.ª], 22/mai [9.ª]) Questionário de compreensão sobre «Poesia e poética de Alberto Caeiro». Completamento de tabela com enquadramento nos capítulos de OAMRR em que estamos. Momentos intertextuais com Caeiro ou Campos em OAMRR, pretexto também para pequeno comentário escrito que implica análise e enquadramento no resto da obra. Assistência a trecho de Locke. Preenchimento de tabela comparativa com OAMRR. Assistência a trecho de Último a sair («Terapia de relaxamento»), para resolver exercício sobre valores temporais, aspetuais, modais. Sobre funcionamento a partir de agora. TPC — A partir da próxima aula, traz manual e O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago (que assumo já esteja lido na íntegra).

Aula 147 [21 da Quarentena] (21/mai [3,ª, 4.ª, 5.ª, 9.ª]) Correção de tarefa da aula 12 da Quarentena (versos ao estilo de cada Pessoa). Compreensão do cap. XIV de O Ano da Morte de Ricardo Reis e de outros textos sobre «Fátima» (do Guia de Portugal, de Fernando Pessoa), através de respostas a cinco itens, curtos ou de composição. TPC — A partir de agora, sentir-me-ei livre para testar a efetiva leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis. Além do manual, procura levar também o livro de Saramago para as aulas. Para a próxima aula presencial — isto é, a da semana de 26-29 de maio — leva, manuscrito, o conjunto de cinco respostas pedidas há pouco. Os que estão, por razões médicas ou familiares, dispensados institucionalmente das aulas presenciais — e só esses — devem pôr essas respostas no Classroom (os outros, por favor, não liguem à chamada que o Classroom vai fazer no sentido de resolverem esta tarefa e levem-me a folha na 3.ª, 4.ª, 5.ª ou 6.ª feira, respetivamente, 26, 27, 28, 29 de maio).

Aula 148-149 [= 22 da Quarentena; desconfinada 2] (26 [9.ª], 27 [5.ª], 28 [4.ª], 29/mai [3.ª]) Compreensão de «Em Portugal, a onda cresce» (p. 284) e de «Pequena memória» (p. 287), através de itens fechados e de composição curta. Assistência a trecho de José Saramago —Plano B. Correções; e também do questionário sobre texto sobre Caeiro. Assistência a trecho de documentário sobre Mocidade Portuguesa (Lá vamos, cantando e rindo...). Redação de início de dissertação (à grupo III). Assistência a mais um trecho de Locke. Classificação de orações com canção dos Quatro e meia. TPC — Escreve a dissertação integral cujo segundo parágrafo já fizeste em aula (leva-a, em folha passada a limpo, para a próxima aula presencial). 

Aula 150 [= 23 da Quarentena] (29/mai [9.ª, 5.ª, 4.ª, 3.ª]) Correção da tarefa do Classroom (aula 14 ou 15: capas ou Fernando Pessoa ortónimo/processo heteronímico). Apresentação comentada sobre processos fonológicos (pergunta de «Gramática no texto» na p. 287 do manual). Compreensão de trecho do penúltimo capítulo de O Ano da Morte de Ricardo Reis através de leitura de perguntas e respostas (cfr. Caderno de Atividades, ficha 10). Compreensão de «O menino da sua mãe», de Fernando Pessoa, através também de audição de programa de rádio, audição de declamações do poema e de versões musicadas. TPC — (i) Responde ao questionário que farei sobre esta aula e que ainda não pus no Classroom, mas vou pôr (serão chamados a resolvê-lo entretanto, mas posso ainda demorar um dia ou dois). (ii) Aproveitava também para lhes pedir que na folha que me vão entregar para a semana com o tepecê da aula presencial pusessem estas informações (que me são úteis para tentar preparar o mais utilmente possível o que falta do ano; e, em parte, também para me satisfazer a curiosidade): Exame(s) que vais fazer: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .; Cursos (faculdades mesmo, se quiseres) em que estás a apostar (como primeiras prioridades): . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Aula 151-152 [= 24 da Quarentena; desconfinada 3] (2 [9.ª], 3 [5.ª], 4 [4.ª], 5/jun [3.ª]) Completamento de texto lacunar sobre origem e evolução do português. Assistência a trecho de O Último a Sair, para preenchimento de tabela sobre funções sintáticas. Comentário de poema de Ricardo Reis, relacionando-o com Marcenda e Lídia em O Ano da Morte de Ricardo Reis. Classificação de orações com «Morena», de Tiago Bettencourt. TPC — (i) Vai revendo a gramática que estudámos este ano. (ii) Na próxima aula distante deixarei notícia de tarefa que implica leitura em voz alta (deixamos cair as recitações) de poemas do ortónimo, provavelmente, os de Mensagem que já lhes estavam destinados — ainda que para efeitos de recitação — mais um outro à escolha. Explicarei melhor entretanto, mas a ideia é reunir as duas leituras num ficheiro áudio.

Aula 153 [= 25 da Quarentena] (5/jun [9.ª, 5.ª, 4.ª, 3.ª]) Comentários a tarefas devolvidas ou feitas recentemente, incluindo assistência a clips a propósito de referências nessas tarefas. Resposta a fichas 13 e 14 do Caderno de atividades, sobre história da língua e processos fonológicos, com cotejo com soluções. Assistência a trechos de programas de história da língua (textos mais antigos, dialetos, cancioneiros, mudança linguística). TPC — Lança no Classroom as leituras em voz alta explicadas no corpo da aula.

Aula 154-155 [= 26 da Quarentena; desconfinada 4] (9 [9.ª], 12/jun [3.ª], distantemente [4.ª, 5.ª]) Compreensão de «Ao Miguel, no seu 4.º aniversário, e contra o nuclear, naturalmente», de Eugénio de Andrade, através de redação de três respostas a itens à exame; e seleção de alíneas em itens de gramática. Relanceando pp. 288-289 do manual, assistência a trechos de «O triunfo da PVDE» (revolta dos marinheiros, sobretudo). Explicação em torno de itens 7 (grupo I, parte C) de exames. Exercício de gramática/escrita, a partir de tabela com orações. Classificação de funções sintáticas em canção («Da próxima vez», de Luís Represas). TPC — Completa exercício agora iniciado com frases criadas segundo tabela de coordenação e subordinação. Na próxima presencial devo controlar quer conhecimentos de gramática quer leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis (livros de resumos não ajudarão, mas, por outro lado, também não é preciso «decorar» a obra — é só preciso só ter lido).

Aula 156 [= 27 da Quarentena] (10/jun [3.ª, 4.ª, 5.ª, 9.ª]) Explicação em torno de novo sistema de classificação de exames. A propósito de itens 7 de exame, revisões de Lusíadas/Mensagem e em torno de poetas contemporâneos. Exercício (mais para pensar do que para fazer) sobre regras da hifenação. A propósito de canção («Fevereiro», da banda Acidália), redação de resposta acerca da expressividade de três dísticos. TPC — Volto a sugerir que leiam os contos (dos três que estão no livro) que lhes tenham escapado na altura: «Sempre é uma companhia», p. 136; «George», p. 150; «Famílias desavindas», p. 163. Façam-no porém apenas se o não trataram disso há tempos: não repitam a leitura. (Finalmente, pedia-lhes que vissem se têm livros meus de que já não precisem e, se for assim, mos levassem numa das próximas aulas presenciais.)

Aula 157-158 [28 da Quarentena, desconfinada 5] (16 [9.ª], 17 [5.ª], 18 [4.ª], 19/jun [3.ª]) Questionário sobre «A Partida» (pp. 288-290), gramática e conhecimento da obra. Assistência a trecho de Locke. Correção de trabalhos vários e explicação sobre exames. Redação em torno de crónica de Miguel Esteves Cardoso sobre o Padre Vieira. Audição de «Anda estragar-me os planos» e classificação de funções sintáticas. TPC — [para todos:] Completar tarefas que porventura lhes faltem no Classroom; [para os que vão a exame de Português:] Resolver à mão a composição de um grupo III que porei na aula distante, trazendo-ma na última aula presencial (prometo corrigir depois e enviar-lhes ainda o respetivo PDF); [para os que tenham livros meus:] Trazer-mos.
Aula 159 [29 da Quarentena] (19/jun [9.ª, 5.ª, 4.ª, 3.ª]) Audição de trecho de «E o resto é história» sobre estátuas e heróis portugueses. Sobre regras de translineação. Explicação sobre estrutura da prova de exame. Resposta a (partes de) prova de exame. Assistência a «Contemporâneos», cena com estátua de Camões. TPC — Para os de exame: leva para a aula presencial a tua solução para o grupo III. (Entretanto, em breve todos serão chamados a resolver no Classroom o questionário que constituía o grupo II.)
Aula 160-161 [30 da Quarentena; desconfinada 6] (23 [9.ª], 24 [5.ª], 25 [4.ª], 26/jun [3.ª]) Sobre trabalhos diversos (correções). Correção do questionário sobre «A Partida». Assistência a passo de Último a sair e tarefa com deíticos. Assistência a trechos de Locke. Preenchimento de tabelas com Locke e OAMRR. Audição de «Minha mãe está sempre certa» dos Quatro e Meia, para rever valores temporais, aspetuais e modais. Assistência a conclusão de Locke e avaliação. Antes dos exames — Durante a semana que vem irei pondo no blogue o que pense ser útil para os que vão a exame de Português (cfr. Cábulas para exame). Mas devem ir aproveitando para, com o que têm (manuais dos três anos, folhas nossas, o que já está no blogue), relembrar ou melhorar matérias. Também nessa semana antes da do exame devolverei corrigida a dissertação de grupo III que me trouxeram. E posso ir esclarecendo por mail dúvidas (concretas!) que me ponham. Confinados (D., G., I., S.): logo que possa, escrever-lhes-ei, com devolução de tarefas e alguma conversa; mas vai ser, se calhar, já no fim de semana.
#