Sunday, August 20, 2017

Autores que foram alunos da Secundária José Gomes Ferreira ou da Pedro de Santarém (ou, dito de outro modo, uns quatro ou cinco escritores que vale a pena ler)


A exibição em curso na RTP-1 da série 1986 — escrita por Nuno Markl, realizada por Henrique Oliveira e filmada em boa parte na Secundária José Gomes Ferreira —, serve de pretexto para pensarmos que escritores, como sucedeu com Nuno Markl [na imagem, em 1986], andaram na nossa escola (Secundária de Benfica, depois José Gomes Ferreira) ou no Agrupamento de escolas de Benfica (de que a José Gomes Ferreira é agora a sede).
Haverá mais, mas, assim de cor, ocorrem-me: Adília Lopes (nasc. em 1960), aluna da Pedro de Santarém em 72-74; Manuel João Ramos (1960), que, pelos mesmos anos (e já um pouco antes), também foi aluno da Pedro; Rui Zink (1961), mais jovem um ano, também frequentou a Pedro nessa época; quanto a LuísSoares (nascido em 1972), andou já na Secundária de Benfica. Lembro-me dele na escola, embora não tivesse sido meu aluno (e ainda se terá cruzado com Nuno Markl, pouco mais velho do que ele); da Maria José e do Manuel João fui colega na Pedro; Rui Zink, que viria a conhecer na FCSH-UNL, foi do ano imediatamente a seguir ao nosso na Pedro.
Adília Lopes — na poesia —, Rui Zink — na prosa —, Manuel João Ramos — enquanto antropólogo e cronista (de vários assuntos, mas escrevendo sempre muitíssimo bem) —, Luís Soares — como romancista — são escritores que se lerão com gosto e cuja escrita mobiliza o nosso conhecimento. Bons autores, portanto, para ler «recreativamente» (porque os leremos sem fazer sacrifício) e com muito proveito (o que escrevem é original, inteligente, implica perceber referências que só ganhamos em interpretar).
(No nosso caso, o canto IX chegará ainda em abril ou, talvez, já em maio.)

0 Comments:

<< Home