Índice do 12.º ano (2016-2017)
12.º ano (2016-2017) Resumo do programa; Programa (12.º ano: pp. 15, 43-47, 60-63); Sumários e tepecês; Aulas (1.º período, 1.ª parte: 1-34); Aulas (1.º período, 2.ª parte: 35-63); Aulas (2.º período, 1.ª parte: 64-103); Aulas (2.º período, 2.ª parte: 104-127); Aulas (3.º período: 128-163); Apresentações das aulas (1.º período); Apresentações das aulas (2.º período); Apresentações das aulas (3.º período); Planos de aulas; Horário do professor; Instrumentos Dicionário Terminológico (definições de gramática); Base de dados morfológica (flexão de verbos, por exemplo); Dicionário de estrangeirismos; Dicionário de termos literários; Catálogo do CRE; Linguagista (sobre erros correntes); Nomes e mais nomes (sobre nomes de batismo); Ciberdúvidas; Biblioteca Nacional Digital; Biblioteca Digital Camões; Bibliotrónica; RTP Ensina (português); Exames Exames nacionais de Português (2013-2016; 2008-2012); Provas intermédias (2011-2014); Informação sobre o modelo de prova em 2016-2017 (corresponde ao formato destes últimos anos); Itens com Os Lusíadas nos exames nacionais; Itens com o «Sermão de Santo António» nos exames nacionais; Itens com Cesário Verde nos exames nacionais; Itens de gramática em exames (organizados por assuntos); Grupo III nos exames de 2016 e 2015; Dados sobre cursos superiores; Gramática Capítulos de manuais (princípios de cortesia e de cooperação [nGDP]; atos ilocutórios [nGDP]; tipos de texto [nGDP]; figuras de estilo [nGDP]; variação e normalização linguística [nGDP]; coesão referencial (anáfora, catáfora, etc.) [nGDP]; processos fonológicos [nGDP]; funções sintáticas [nGDP]; coordenação e subordinação [nGDP]; relato do discurso [nGDP]; discurso direto, direto livre, indireto e indireto livre [EGES]; processos morfológicos de formação de palavras [nGDP]; processos irregulares de formação de palavras [nGDP]; classes de palavras [nGDP]; conotação, denotação; polissemia; homonímia; hiperonímia; holonímia; meronímia [nGDP]; predicativo do sujeito e predicativo do complemento direto [EdE]; tempo, aspeto, modalidade [nGDP]; deíticos [nGDP]; polaridade [nGDP]; coerência e coesão textuais [nGDP]; acentuação gráfica [GFP]; pontuação [nGDP]; «Páginas verdes» de gramática em falta no manual do 11.º ano); Exemplos de «Comunicado». Fernando Pessoa Arquivo Pessoa; Espólio de Pessoa (parte
digitalizada); Biblioteca de Pessoa; Artigos de jornal sobre Pessoa; Ibisfilmes (filmes a partir de textos de Pessoa, em 2009-2010: 12.º 1.ª; 2.ª; 4.ª; 5.ª, 6.ª; e em 2013-2014: 12.º 1.ª, 3.ª, 4.ª, 6.ª); Análises dos poemas usados nos ibisfilmes
(2009-2010); Documentário sobre Pessoa ('Grandes Portugueses'); Drama em gente (reportagem sobre Pessoa); O poeta fingidor (da Globo); O viajante imóvel (parte 1; parte 2); Cinema com Pessoa; Carta de Pessoa a Adolfo Casais
Monteiro sobre a génese dos heterónimos; «Un soir à Lima»; «Cruz na porta da
tabacaria!»; Mensagem (edição com comentários nas folhas pares); «O melhor do mundo não são as crianças»; Memorial do Convento Documentáriosobre Memorial do Convento na série 'Grandes Livros'; Outros filmes e documentários sobre José Saramago; Fundação
José Saramago; Coleção
José Saramago (BND); Baltafilmes (sobre Memorial do Convento, em 2009-2010); Análises de canções e Memorial (em 2013-2014: 12.º 1.ª, 3.ª, 4.ª, 6.ª); Memorial
transcrito na íntegra: I-V; VI-X; XI-XV; XVI-XX; XXI-XXV; Depoimento de Miguel Real sobre Memorial; Os Lusíadas Edições de Os Lusíadas (uma com alguns erros; edição Pimpão; para descarregar edição Pimpão; edição princeps Ee); Estrofes do programa parafraseadas (edição Campos
Monteiro): canto I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X; Os Lusíadas vs Mensagem; Documentário 'Grandes Livros' sobre Os
Lusíadas; Felizmente
há luar! Infelizmente não há sol! (ato I; ato II); Felizmente há luar! encenado na RTP (parte 1; 2; 3); Revisões Análise de «O Sentimento dum Ocidental» (por Helder Macedo); Documentário da série 'Grandes livros' sobre O Livro de Cesário Verde; Poemas de Cesário Verde (parte 1; parte 2); O Livro de Cesário Verde, 1887 (pp. 60-68: «O Sentimento dum Ocidental»); Portugal a Camões (com «O Sentimento dum Ocidental»); Edições correntes do «Sermão de Santo António» (digital; pdf); «Sermão de Santo António» (na série 'Grandes livros'); «Sermão de Santo António» (dito por Ary dos Santos); Termos úteis ao estudo de sermões; «Ser o sal da terra»; Aula-vídeo sobre o «Sermão de Santo António»; Frei Luís de Sousa (edição corrente); Frei Luís de Sousa (filme); Quem és tu? (filme); Madalena (peça); Concursos: Correntes d'Escritas (regulamento da edição de 2017; conto vencedor de 2014, por Luísa Morgado; à edição de 2017 foram enviados onze poemas — quatro do 12.º 1.ª; quatro do 12.º 7.ª; dois do 12.º 5.ª; um do 12.º 8.ª; o prémio coube a Juliana Barbosa — não sei a que escola pertence —, com o poema «Simplesmente parecidos» [ver aqui a ata do júri; e, aqui, muitas notícias sobre este grande festival literário] — concorreram cinquenta e um poemas); Concurso Literário José Gomes Ferreira (na edição de 2015-2016 foram premiados três alunos do 12.º 5.ª: Susana venceu a categoria de 'conto', tendo Manel sido segundo; em 'poesia', Pedro obteve o segundo lugar; regulamento da edição de 2016-2017); Olimpíadas da língua portuguesa (estiveram presentes no dia 10 de março, os doze alunos que indicara, em função das notas no 1.º período, sobretudo — entretanto, saíram já os resultados desta 1.ª fase: das nossas turmas ficou apurada para a 2.ª fase, que será a 11 de maio, no Camões, Leonor F., do 12.º 7.ª, tal como dois alunos que não conheço, do 12.º 3.ª, João M. e Ana Rita R.; destacarei ainda os três resultados seguintes, na casa do dezoito ou do dezassete, de Catarina R. (12.º 5.ª), Patrícia (12.º 5.ª) e Inês (12.º 7.ª); mas fiquei contente com todos, já que a prova é sempre concebida de modo a que haja pouquíssimos alunos na fase final); Coisas das aulas e das turmas: De notas qualitativas a valores; Prémios Tia Albertina; Livros a ter por perto; Informações / Recomendações (no início de novembro de 2016): 12.º 1.ª, 12.º 5.ª, 12.º 7.ª, 12.º 8.ª; Instruções para tarefa com poema de Pessoa; Tarefa com poema de Pessoa: 12.º 1.ª (com comentários); 12.º 5.ª (com comentários); 12.º 7.ª (com comentários); 12.º 8.ª (com comentários); Classificações no 1.º período; Recomendações no início do 2.º período (12.º 1.ª; 12.º 5.ª; 12.º 7.ª; 12.º 8.ª); Instruções para tepecê de análise de canção e de Memorial do Convento; Análises de canção e de Memorial: 12.º 1.ª; 12.º 5.ª; 12.º 7.ª; 12.º 8.ª; Vale a pena comprar uma gramática?; Classificações no 2.º período; Sínteses descritivas (sobre 2.º período e sugestões para o 3.º período): 12.º 1.ª; 12.º 5.ª; 12.º 7.ª; 12.º 8.ª; Tepecê de férias (de Páscoa); Respostas a itens de exame sobre «Padrão»; Recitações de Mensagem; Instruções para tarefa de comentário a filme e a Felizmente há luar!; Comentários a filme e Felizmente há luar!: 12.º 1.ª; 12.º 5.ª; 12.º 7.ª; 12.º 8.ª; Tarefas até ao fim do ano; Tabelas para a leitura «radiofónica»; As sessões de cábulas serão, afinal, na sala D9 e reajustei ligeiramente os horários para não conflituarmos com os tempos da escola (esquecera-me de que ainda há aulas do décimo). Assim, dia 12 (segunda): 8.15-9.45 [12.º 5.ª]; 10-11.30 [12.º 8.ª]; 11.45-13.15 [12.º 7.ª]; 14-15.30 [12.º 1.ª]. Resolvi fazer sessões também na quarta-feira, dia 14 (seguiremos os horários usados já nesta segunda); entretanto, na sexta, dia 16, resolvi agora fazer apenas sessões de manhã (à tarde, as salas começam a ser arranjadas para os exames; e o horário do segundo bloco dá para reunir as turmas 8.ª e 1.ª). Assim, na sexta, 16, o horário será este: 8.15-9.45 [12.º 5.ª]; 10-11.30 [12.º 1.ª & 12.º 8.ª]; 11.45-13.15 [12.º 7.ª] (como sempre, serão aceitáveis idas de alunos a turmas que não as suas, mas, neste caso, sempre de manhã); Esquemas sebenteiros; Aulas de cábulas (roteiro das); Apresentações das aulas de cábulas; Critérios de classificação da prova de Português de 19 de junho; Comentário meu à prova de exame; Autógrafo do poema de Alberto Caeiro usado no grupo I; Texto completo da autobiografia de Vergílio Ferreira usada no grupo I; Sobre a classificação dos exames de Português (2016-2017, 1.ª fase); Recensão da prova de exame de 2013-2014.
<< Home