Sumários e tepecês
Aula 1-2 (15 [8.ª, 7.ª, 1.ª], 16/set [5.ª]) Sobre o programa, estilo
de trabalho, etc. Resolução de itens de escolha múltipla, para compreensão de
«Heróis de papel e tinta» (p. 13). Resposta às perguntas 5 e 6 no manual (pp.
14-15) (diversos assuntos de gramática). Audição e leitura de «Nos
desenhos animados» (Azeitonas). Criação de quadra de auto-análise para folha de
caderneta, segundo modelo de «Esta espécie de leitura» (p. 23) de Fernando
Pessoa. TPC — Redação em resposta ao
ponto 2 da p.12 (2. Reflete sobre a pergunta colocada no decorrer do diálogo:
«Qual é o seu herói?» || 2.1. Apresenta
a tua resposta à questão. Fundamenta as tuas afirmações com argumentos
pertinentes, ilustrados com exemplos significativos.). Imponho eu este
constrangimento suplementar: não uses nunca formas do verbo «Ser». E não é
permitido escolher como herói os pais (mãe ou pai, e, aliás, quaisquer
familiares), o professor de Português (e, aliás, quaisquer professores da
ESJGF), Cristiano Ronaldo, Messi, Adel Taarabt, cotovelo de Slimani ou
Bernardina (ex-Casa dos Segredos).
Aula 3-4 (16 [8.ª, 1.ª], 20/set [7.ª, 5.ª]) Correção dos
questionários de compreensão. Assistência a sketch
(«Debate com o Super-homem», série Barbosa) para preenchimento de tabela em
torno de valores temporais, aspetuais, modais, conferidos por verbos
auxiliares. Redação de comentário a estrofe de «Retrato do Herói», de Ary dos
Santos (1./1.1. da p. 16,
«Pós-leitura»). Assistência ao começo de Birdman. TPC — Em folha solta, a caneta, escreve o texto
pedido no item 3./3.1 da p. 16. Recopio-o à frente, para o caso de ainda não
teres acesso ao livro: 3. Relê as frases finais da crónica de João de Mancelos:
«Daniel Pennac afirmou que amar os protagonistas dos livros é um direito do
leitor. E constitui, acrescento, o nosso passaporte para o sonho neste mundo
demasiado real» (ll. 36-38). 3.1 Redige um texto, devidamente estruturado, com
um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas palavras, em que apresentes uma
reflexão sobre a perspetiva apresentada na citação. Fundamenta o teu ponto de vista, recorrendo,
no mínimo, a dois argumentos, e ilustra cada um deles com, pelo menos, um
exemplo significativo. (No final do teu texto, indica o número de palavras.)
Aula 5 (20 [8.ª], 21 [7.ª], 22 [1.ª], 23/set [5.ª]) Resolução de
exercício em torno de aspeto e modalidade. Assistência a sketch «Super de Origem» (Lopes da Silva, I, 4, 9), para se
resolver depois exercício de preenchimento de lacunas sobre hiperónimos,
hipónimos, holónimos, merónimos. Resolução de exercícios em torno de merónimos,
holónimos; hiperónimos, hipónimos. TPC
— Em Gaveta de Nuvens, lê (aqui) a carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais
Monteiro sobre a génese dos heterónimos, escrita pelo poeta no último ano de
vida, 1935. No manual, nas pp. 69-71, há uma versão bastante cortada desta
carta, mas preferia que relanceasses também a versão completa. (Se não o
fizeste o ano passado, aproveita para ler o que está no blogue acerca de 'tempo, aspeto, modalidade', a reprodução de quatro páginas de uma
boa gramática.)
Aula 6-7 (21 [1.ª, 5.ª], 22/set [8.ª, 7.ª]) Correção de redações (e
código de correção). Compreensão de «Fernando Pessoa» (de Miguel Torga; p. 22),
através da redação de frases denotativas correspondentes às, bastante
rebuscadas, de Torga. Audição de entrevista a Inês Pedrosa, para ir respondendo
a questionário (p. 24). Audição/Leitura de «A morte é a curva da estrada», de
Fernando Pessoa; «Para ser grande, sê inteiro: nada», de Ricardo Reis; «Mar
Português», de Fernando Pessoa (Mensagem).
Relance a ‘i agora Pessoa’ (p. 22) e menção a caligramas. Redação de texto
visual/caligrama. Assistência a trecho de Birdman.
TPC — Em Gaveta de Nuvens, relanceia a matéria sobre ‘hiperónimos e
hipónimos; holónimos e merónimos’ (aqui, na secção 6.3.2, pp. 208-209, das
folhas de gramática reproduzidas sob o título ‘Conotação, denotação;polissemia; homonímia; relações semânticas entre palavras’).
Aula 8-9 (23 [8.ª, 1.ª], 27/set [7.ª, 5.ª]) Correção de redações ora
entregues. Leitura, bastante ascendente, de «Ela canta, pobre ceifeira» (p.
44), para completar respostas lacunares a perguntas. Resolução das perguntas 1
e 2 da p. 45 (de análise estilística ao poema da «Ceifeira»).Audição da «Ela
canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa. Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa). Comentário
a tira no Caderno de atividades (p.
65). Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p. 42), pela redação de
comparação com «Ela canta, pobre ceifeira» (70 a 100 palavras; obrigatórias
citações de «Gato»). Assistência a trecho de Birdman. TPC — Em folha
solta, em cem a cento e vinte palavras, redige o texto pedido em «Escrita», 1,
p. 43 («Redige um texto, de cem a cento e vinte palavras, no qual compares o
poema “Gato que brincas na rua” com o texto abaixo, de Vasco Graça Moura [«um
gato de lisboa»] [...]»).
Aula 10 (27 [8.ª], 28 [7.ª], 29 [1.ª], 30/set [5.ª]) Correção
(cópia) de comparação «Gato que brincas na rua» e «Ela canta, pobre ceifeira». Critérios
de avaliação em Português. Explicação sobre conceito de coerência textual. Identificação
de infrações à coerência lógico-conceptual (regra da não-contradição; regra da
não tautologia; regra da relevância) e à coerência pragmático-funcional em
sketches (série Barbosa; série Fonseca). TPC — Em Gaveta de Nuvens, aqui, lê as reproduções de
páginas de uma gramática sobre ‘Coerência [e coesão textual]’.
Aula 11-12 (28 [1.ª, 5.ª], 29/set [8.ª, 7.ª]) Correção
de escritos que se devolviam (dissertação). Relance à quadra «Quase anónima
sorris» (p. 44), para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica
não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de
exercício com casos de anteposição do pronome. Redação de respostas em torno de
analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião
da Gama. Assistência a sketches em
torno de Pessoa (Os Contemporâneos,
«Vai mas é trabalhar»). Assistência a trecho de Birdman. TPC — Escreve o
comentário pedido em 2 da p. 46 (o 2.º parágrafo serão as ll. 11-17).
Aula 13-14 (30/set [8.ª, 1.ª], 4/out [7.ª, 5.ª]) Questionário
de escolha múltipla para compreensão de textos sobre a criação dos heterónimos
(pp. 69-71; p. 68). Resolução do ponto 1 da p. 114 (sobre «Opiário», de Álvaro
de Campos), com relance ao excerto do poema no manual e a texto mais completo
na folha. Resolução de «O estatuto especial de Álvaro de Campos» (p. 115). Visionamento
de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário». Criação de biografia(s) para
heterónimo(s) seu(s). Assistência a trecho de Birdman. TPC — Lê «Um
Campos diferente» (p. 124). Depois, lê também o texto de Campos «Tenho uma
grande constipação» e, em folha que me possas entregar, responde ao ponto 7 da
p. 123. Não esqueças a parte dos dois argumentos e escreve acabadamente (e não,
não quero «Constipação» nem «Lenço cheio de ranho»).
Aula 15 (4 [8.ª], 6 [1.ª], 7 [5.ª], 12/out [7.ª]) Exercício
sobre coerência textual. Exercícios sobre pontuação. Exercícios sobre coesão
textual. TPC — Relanceia, aqui, umas páginas, tiradas
de uma gramática, sobre ‘pontuação’.
Aula 16-17 (6 [8.ª, 7.ª], 7 [1.ª], 11/out [5.ª])
Correção do questionário de compreensão de textos em torno da génese dos
heterónimos. Leitura, para resposta de composição curta acerca de «A arte
futurista» (p. 116). Audição (com algum relance às pp. 117-120), de excertos de
«Ode triunfal», de Campos. Preenchimento de ampliação de «Do sentir ao dizer: a
linguagem na “Ode triunfal”» (p. 122) com abonações do próprio texto.
Assistência a trecho de Birdman. TPC — Logo que possas, lê «Campos: “A
ilha mais lúcida do arquipélago pessoano”» (p. 137); «O percurso poético do
engenheiro-poeta» (p. 138); «O modernismo» (pp. 32-33).
Aula 18-19 (7 [8.ª], 11 [7.ª], 12/out [1.ª, 5.ª]) Correção de redações. Leitura de «O
que há em mim é sobretudo cansaço» (p. 191), de Álvaro Campos, para depois
completar análise a que só faltam as transcrições do poema; resposta ao ponto 1
(pp. 125-126). Em coletivo, resposta ao ponto 1.1 a 1.6 (p. 125). Leitura do
ponto 1 de Escrita na p. 122 (definição de «ode» e «ode» à Campos), para
responder ao ponto 2 (redação de ode a uma realidade qualquer — escolar,
sobretudo? —, à maneira futurista). Assistência a trecho de Birdman. TPC — Em papel que me possas entregar, escreve uma resposta limpa,
não copiada da de manuais ou de colegas, à pergunta 1.1 da p. 126 («Estabelece
pontos de contacto entre as estrofes de Régio e o poema «O que há em mim é
sobretudo cansaço»).
Aula 20 (11 [8.ª], 13 [1.ª], 14 [5.ª], 19 ou 12/out [7.ª]) Correção
do tepecê sobre «Pensar de mais». Critérios para distinguir funções sintáticas.
Exercícios
em torno de funções sintáticas. TPC — Em Gaveta de Nuvens, vai consultando
«Funções sintáticas», reprodução de páginas da Nova gramática didática de português, Carnaxide, Santillana, 2011.
Aula 21-22 (13 [8.ª, 7.ª], 14 [1.ª], 18/out [5.ª])
Visionamento de leitura de «Todas as cartas de amor são ridículas», de Álvaro
de Campos, por Lídia Franco. Resolução de perguntas curtas sobre «Todas as
cartas [...]». Leitura de «Aniversário» (pp. 127-128), também de Álvaro de
Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição curta.
Resolução do ponto 11 da p. 130. Assistência a final de Birdman. TPC — O poema «Aniversário» (p. 127) e a estrofe
parentética correspondente aos vv. 68-76 de «Ode triunfal» (p. 119) têm
em comum a nostalgia da infância. Este tema, caro a Álvaro de Campos, é também
frequente no Pessoa ortónimo. Para já, gostava que relanceasses — em Gaveta de Nuvens (aqui) — «Un soir à Lima», um
longo poema do ortónimo (aliás, na verdade, um poema não assinado), que, tanto
quanto se pode identificar sujeito poético e autor (e não deve), se diria
autobiográfico.
Aula 23-24 (14 [8.ª], 18 [7.ª] 19/out [1.ª, 5.ª]) Correção/Audição
de «Cântico Negro». Audição de «Aniversário», de Álvaro de Campos (de João
Grosso). Leitura de «Aniversário» — crónica de José Manuel dos Santos (p. 127)
— para redação de comentário (de síntese e de contraste com o poema homónimo de
Campos estudado na aula anterior). Compreensão oral de primeira parte de
documentário sobre Pessoa, seguida de questionário V/F. Reescrita de «Dobrada à
moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos trechos narrativos.
TPC — Resolve o ponto 1.1 da p. 130.
Aula 25 (18 [8.ª], 20 [1.ª], 21 [5.ª], 26/out [7.ª]) Exercícios
sobre tipos de sujeito e constituintes internos ao grupo verbal. Mais
exercícios sobre funções sintáticas. TPC
— Em Gaveta de Nuvens, lê as páginas
sobre ‘Predicativo do sujeito e Predicativo do complemento direto’ — tiradas de
Enciclopédia do Estudante, 13 (Língua
Portuguesa I), Carnaxide, Santillana, 2008, pp. 166-167.
Aula 26-27 (20 [8.ª, 7.ª], 21 [1.ª], 25/out [5.ª]) Audição
de clip com «Cântico Negro». Correção de comentário sobre dois «Aniversário»
feito na aula anterior (e ainda à comparação de «Cântico Negro» com poema de
Campos). Apresentação de aspetos da estrutura das provas nacionais de Português
do 12.º ano. Redação de respostas de grupo I de um exame nacional (com texto de
Álvaro de Campos). Cópia de respostas também a outras perguntas sobre o mesmo
texto. Assistência a início de Queres ser
John Malkovich? TPC — Lê «Tabacaria» (pp. 133-135), de
Álvaro de Campos. Depois, resolve o ponto 1/1.1 da p. 133. Procura não
ultrapassar as cem palavras.
Aula 28-29 (21 [8.ª], 25 [7.ª] 26/out [1.ª, 5.ª])
Com exemplares de Mensagem (da
coleção iagora; cfr. p. 22), preenchimento de grelha acerca do paratexto e da
estrutura da obra. Redação de síntese em torno da explicação do título Mensagem. Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?. TPC — (i) Elabora uma nota de
apresentação da obra de Álvaro de Campos (heterónimo de Fernando Pessoa), com
cerca de 100 palavras, que pudesse figurar na contracapa de uma antologia de
poesia deste autor, tendo como base a informação fundamental dos excertos
transcritos a seguir: «E eu vou buscar ao ópio que consola / Um Oriente ao
oriente do Oriente.» (Álvaro de Campos,
«Opiário», in Poesias, Ed. Ática); «À dolorosa luz das grandes
lâmpadas elétricas da fábrica / Tenho febre e escrevo.» (Álvaro de Campos, «Ode Triunfal», in Poesias Heterónimos, Col. Mundo das Letras, Porto Editora);
«E, ah com que felicidade infecundo, cansaço, / Um supremíssimo cansaço, /
Íssimo, íssimo, íssimo, / Cansaço...» (Álvaro
de Campos, «O que há em mim é sobretudo cansaço», in op. cit.); (ii) — No manual, lê as pp. 200-201 e 203
e relanceia também o quadro nas pp. 202-203.
Aula 30 (25 [8.ª], 27 [1.ª], 28/out [5.ª], 2/nov [7.ª]) Exercícios
sobre acentuação gráfica. Exercício sobre verbos. Identificação de funções
sintáticas em canção. TPC — Lê o que
está em Gaveta de Nuvens sobre regrasde acentuação.
Aula 31-32 (27 [8.ª, 7.ª], 28/out [1.ª], 2/nov
[5.ª]) Exercícios de ortografia (pronomes versus
sufixos). Audição de «Tabacaria» (por João Villaret; por Sinde Filipe; por João
Grosso). Preenchimento de tabela em torno de características de Campos comuns
ao ortónimo abonadas em «Tabacaria» (pp. 133-135), de Álvaro de Campos. Redação
de comentário-síntese para compreensão de «Na tabacaria» (p. 136), de Valter
Hugo Mãe. Assistência a trecho de Queres
ser John Malkovich?. TPC — Lê «Camões
e Pessoa: cantores do Império» (p. 197); «Pessoa e o novo sonho português» (p.
199); «A organização simbólica de Mensagem»
(p. 203).
Aula 33-34 (28/out [8.ª], 2 [1:ª], 3 [7.ª], 4/nov
[5.ª]) Assistência a trecho do filme Mensagem,
de Luís Vidal Lopes. Resposta a perguntas da p. 204 sobre «O dos Castelos»
(orientada por trechos lacunares). Audição de «O dos Castelos» (por Sinde
Filipe). Resposta à pergunta 1.1 da p. 204. Audição de «Cansa sentir quando se
pensa», poema de Pessoa cantado por Débora Rodrigues. Redação de comentário a
«Cansa sentir quando se pensa» (usando citações do próprio poema e fazendo
surgir certas expressões dadas: «sujeito poético», «ortónimo/a», «estrofe»,
«quarteto» ou «quadra», «verso», «dicotomia sentir/pensar»). Assistência a
trecho de Queres ser John Malkovich?.
TPC — Vai revendo assuntos de gramática que temos estudado; vai consultando
também páginas do manual em torno do Pessoa que temos dado. (Na turma 5.ª, o tepecê inclui ainda a redação do comentário sobre «Cansa sentir quando se pensa».)
Aula 35 (3 [1.ª], 8 [8.ª], 9 [7.ª], 11/nov [5.ª])
Redação de respostas a grupo I de uma das provas de exame de anos recentes (com
texto de Campos). Identificação de funções sintáticas em canção. TPC — Em Gaveta de Nuvens, lê «Cruzna porta da tabacaria!», poema atribuído a Álvaro de Campos e relacionável com
«Tabacaria».
Aula 36-37 (3 [8.ª], 4 [1.ª], 8/nov [7.ª, 5.ª]) Audição de «Lisbon Revisited (1923)» (p.
131) (Joaquim de Almeida; João Grosso). Resolução de questionário sobre
assuntos de gramática a partir do texto «Lisbon Revisited (1923)». Resposta aos
pontos 2 e 1.2 da p. 132. Visionamento de declamação de «Lisbon Revisited
(1926)» (Paulo Pires). Assistência a segunda parte de documentário sobre Pessoa
(‘Grandes Portugueses’). Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?. TPC
— Escreve uma síntese, em 90 a 105
palavras, de «A dor de pensar» (p. 47). Escreve o número de palavras no final. Podes
relancear regras da síntese na p. 327 — aliás estão mais detalhadas no livro do
ano passado.
Aula 38-39 (4 [8.ª], 9 [1.ª, 5.ª], 10/nov [7.ª]) Explicação
de revisão das noções de modo e género. Preenchimento de tabela, com
reconhecimento de modos, géneros, autores. Resposta a itens de escolha múltipla
sobre «Ulisses» (p. 205). Resolução dos itens 1 e 2.1 das pp. 205-206. Audição
de «Ulisses» (declamado por Natália Luísa). Redação de textos em prosa
começados por dois dos primeiros versos de poemas relanceados no começo da
aula. Assistência a trecho de Queres ser
John Malkovich? TPC — Escreve o
texto pedido em «Escrita/1.» na p. 206. (Anota, no final, o número de
palavras.)
Aula 40 (10 [1.ª], 15 [8.ª], 16 [7.ª], 18/nov [5.ª]) Correção de tarefa de escrita (de aula ou de tepecê). Jogo do Stop em torno de funções sintáticas. TPC — O que está aqui são os itens de
grupo III dos exames nacionais do 12.º ano dos dois últimos anos. Escolhe um deles
e redige a solução (indica o número de palavras).
Aula 41-42 (10 [8.ª], 11 [1.ª], 15/nov [7.ª, 5.ª]) Correção
do questionário de gramática em torno de «Lisbon Revisited (1923)». Preenchimento
de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O
guardador de rebanhos» (p. 79); resolução do ponto 5 da p. 80. Audição de poema
IX de «O guardador de rebanhos» (Mário Viegas). Correção; e explicação acerca
de «Cruz na porta da tabacaria!». Redação de síntese de «O mural de Pessoa», de
Manuel Halpern (p. 72). Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?. TPC — Lê o texto expositivo «Poesia e
poética de Alberto Caeiro» (pp. 89-90).
Aula 43-44 (11 [8.ª], 16 [5.ª] e 17/nov [1.ª, 7.ª])
Correção de tepecê com apresentação de Campos. Redação autobiográfica a partir
de textos de Caeiro (p. 73). Resolução da pergunta 7 da p. 74 e do ponto 1 da
p. 75. Audição de declamações de poemas de Caeiro e Campos. Assistência a
conclusão de Queres ser John Malkovich?.
TPC — Em Gaveta de Nuvens lê (aqui) as instruções sobre tarefa «relativamente
grande» — em torno de poema de Pessoa e implicando expressão oral.
Aula 45 (17 [1.ª], 22 [8.ª], 23 [7.ª], 25/nov [5.ª]) Exercícios de
reconstituição de poemas de «O guardador de rebanhos» (I, XI). Correções e
audições. Classificação de funções sintáticas em canção. TPC — Resolve o ponto 1/1.1 (Escrita) da p. 80.
Aula 46-47 (17 [8.ª], 18 [1.ª], 22/nov [5.ª, 7.ª]) Questionário
de compreensão de «Poesia e poética de Alberto Caeiro» (pp. 89-90). Leitura de
«Se eu pudesse trincar a terra toda» (poema XXI de «O Guardador de Rebanhos»,
para completamento de respostas a perguntas segundo o modelo de grupo I de
exames. Assistência a trecho de O Guardador de Rebanhos, de Edgar
Feldman. Assistência a trecho de À
Procura de Dóri. TPC — Resolve o ponto 1.1 da p. 76 (em cerca
de cem palavras).
Aula 48-49 (18 [8.ª], 23 [1.ª, 5.ª], 24/nov [7.ª]) Correção
de dissertação sobre «mito»; língua gestual (poema em); palavra em LGP para ‘poema’).
Com livros de poetas portugueses do século XX, escolha, por cada aluno, de
poema curto a ler expressivamente; pequenas redações bibliográficas e
preparação de leitura. Leituras expressivas, elegendo melhor conjunto
poema/declamação. Assistência a trecho de À
procura de Dóri. TPC — Começa —
ou escreve já na íntegra — um poema enviável ao concurso Correntes d’Escritas.
(O tepecê consiste na redação de poema, ou de primeiro esboço de poema.
Ver-se-á depois do interesse ou não da candidatura ao prémio.)
Aula 50 (24 [1.ª], 29 [8.ª], 30/nov [7.ª], 2/dez [5.ª]) Explicação,
dirigida por ficha, sobre coordenação e subordinação (e, sobretudo, sobre
coordenadas conclusivas e explicativas e subordinadas substantivas relativas). Assistência
a sketch «Isto um crime de salada!»
(série Meireles). Resolução de ficha em torno de subordinadas adverbiais (e
sketch visto). TPC — Vai estudando
gramática (por exemplo, lendo as páginas de gramática que tenho copiado em Gaveta de Nuvens). Sugiro, desta vez,
que relanceiem as relativas a ‘Coordenação e subordinação’.
Aula 51-52 (24 [8.ª], 25 [1.ª], 29/nov [7.ª, 5.ª]) Correção
do questionário de compreensão feito na aula anterior. Assistência a clips com poemas
de Caeiro. Resposta a perguntas de compreensão acerca de poemas de «O Guardador
de Rebanhos»: XIV (na ficha) e XXXVI (p. 81). Assistência a trecho de À procura de Dóri. TPC — Lembro que está a decorrer — até 4 de dezembro — o prazo da
tarefa com poema de Pessoa. Lê bem as instruções em Gaveta de Nuvens.
Aula 53-54 (25 [8.ª], 30/nov [1.ª, 5.ª, 7.ª]) Correção
dos tepecês das aulas 45 e 46-47. Leitura de três textos expositivos — «A
poesia de Ricardo Reis» (p. 93), «Epicurismo» (94), «Estoicismo» (95), para
resolver item 1.4.1 na p. 94 e pergunta sobre características de epicurismo e estoicismo.
Assistência a sketch «Rústicos pelo
epicurismo» (Zé Carlos). Leitura de duas odes de Ricardo Reis, na p. 96, para
responder a respostas de composição curta. Explicação sobre marcas estilísticas
das odes de Reis (explicação sobre a pergunta 2 da p. 96). Audição de edição de
programa Pensamento Cruzado («Viver o
dia»), para resolver item 11 da p. 96. Sorteio da Liga dos Campeões. Assistência
a trecho de À procura de Dóri. TPC — [Deves estar a preparar tarefa
com poema de Pessoa. Instruções, aqui.]
Aula 55-56 (2 [8.ª, 1.ª], 6 [5.ª], 13/dez [7.ª]) Resposta
curta a pergunta para compreensão de «Coroai-me de rosas» (p. 101). Confronto
da ode «As rosas amo dos jardins de Adónis» (p. 101) com uma sua versão
manuscrita, para apreciar evolução estilística. Transposição em ordem natural
da primeira estrofe da ode. Correções, seguidas de audição de declamação de «As
rosas amo dos jardins de Adónis». Assistência ao sketch «À média e à belga», para preenchimento de análise do mesmo.
Assistência a trecho de À procura de Dóri.
TPC — Responde ao questionário sobre
o poema XXV de «O Guardador de Rebanhos» (no verso de folha entregue em aula).
Aula 57 (6 [8.ª], 7 [7.ª], 9/dez [1.ª, 5.ª]) Exercícios de
classificação de orações. Assistência a sketch-canção
«C certinho» (Zé Carlos). Completamento de texto lacunar sobre o citado sketch
e variação linguística. Correção (também de outros dois exercícios). TPC — Lê o texto «O Dr. Ricardo Reis,
estoico epicurista» (pp. 110-111).
Aula 58-59 (7 [1.ª, 5.ª], 9/dez [8.ª], 3/jan [7.ª])
Leitura de «O arroz-doce quente» (p. 97) e resolução do ponto 1.1. Audição de
«Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (pp. 97-98), declamado por Luís Lima
Barreto. Resposta a vários itens em torno do texto: 1.1.1 (p. 97), 1 (final da
p. 98), 2.1 e 2.2 (p. 99), 7./7.1 e 8. Depois de relance a crónicas
gastronómicas de MEC, redação do mesmo género, em torno de algum outro prazer
alimentar. Assistência a trecho (ou a final) de À procura de Dóri. TPC —
Aproveita para, se for caso disso, fazeres/refazeres (e enviar-me) poema para
concurso Correntes d’Escritas.
Aula 60-61 (13 [5.ª, 8.ª], 14/dez [1.ª, 7.ª]) Questionário
de gramática [na turma 7.ª, na aula 55-56]. Resolução do Grupo I-A de exame
nacional (sobre o passo dos preparativos do casamento de Maria Bárbara em Memorial do Convento). Exercícios sobre
reprodução do discurso no discurso (discurso direto livre, etc.). Assistência a
início de Marie Antoinette, para
confronto com Memorial. TPC — Lê páginas sobre «Relato do discurso» (NGDP) copiadas em Gaveta de Nuvens.
Aula 62-63 (14 [1.ª], 15 [8.ª, 1.ª], 16/dez [7.ª]) Audição
de poema XXV, seguida de correção de trabalhos de grupo I de exame sobre poema
XXV de «O Guardador» agora devolvidos. Correção do teste de gramática. Explicação
sobre as tarefas de oral gravado; e sobre a avaliação no período, em geral. Assistência
a trecho de Marie Antoinette, e, ao
mesmo tempo, conversa com cada um dos alunos sobre a classificação no período. TPC — No início do 2.º período, iremos
já fazendo questionários que implicam terem lido Memorial do Convento, de José Saramago (ou, pelo menos, já alguns
bons capítulos).
Aula 64-65 (3 [5.ª], 4 [1.ª], 5/jan [8.ª, 7.ª]) Resposta
a pergunta de compreensão sobre poema de Sophia — «Não creias, Lídia, que
nenhum estio» (p. 100) —, em contraste com odes de Reis. Leitura de «Prefiro
rosas, meu amor, à pátria» (p. 102), para preenchimento do texto lacunar na p.
102. Assistência a clips diversos em torno de Pessoa. Redação de pastiches de
Caeiro e de Campos, a partir de poema de Reis («Prefiro rosas, mau amor, à
Pátria»). Assistência a trecho de Marie
Antoinette. TPC — [Na próxima
aula «grande», já será preciso teres lido alguns capítulos de Memorial do Convento, de José Saramago, que te pedira fosses vendo nas férias.]
Aula 66-66R (3 [8.ª], 4
[7.ª], 5 [1.ª], 6/jan [5.ª]) Assistência a «[Camões], vai mas é trabalhar»
(Contemporâneos). Explicação
sobre comemorações do tricentenário de Camões e o «O Sentimento dum Ocidental».
Resposta a uma das perguntas do exame de 2014, fase especial. Correção de
sabotagem das estrofes restantes da parte I do poema de Cesário Verde. Audição
de todo o poema. Assistência a 1.ª parte de «O livro de Cesário Verde»,
documentário da série ‘Grandes livros’. TPC
— Lê o capítulo ensaístico sobre «O Sentimento dum Ocidental» (de Helder
Macedo, Nós —uma leitura de Cesário Verde, pp. 165-191) copiado aqui.
Aula 67-68 (4 [5.ª], 5 [7.ª {só o questionário; resto da aula foi/será diluído em outras sessões e tepecês}], 6/jan [8.ª, 1.ª]) Questionário
de escolha múltipla em torno de compreensão do início de Memorial do Convento (pp. 288-289). Redação de respostas a
perguntas (tipo I-A de exame), para compreensão de «Segue o teu destino», de
Ricardo Reis. Apresentação (do manual) sobre Ricardo Reis. Audição do mesmo
poema musicado (Os Mensageiros). Assistência
a trecho de Marie Antoinette. TPC — Lê «O reino das marionetas» (p.
291). Entretanto, se ainda não leste a obra, vai avançando o mais possível na
leitura de Memorial do Convento.
Aula 69-70 (10 [7.ª, 5.ª], 11 [1.ª], 12/jan [8.ª]) Correção
do questionário sobre Memorial. Resposta
a perguntas relativamente fechadas de compreensão da ode de Reis «Cada um
cumpre o destino que lhe cumpre» (p. 104). Comentário em torno de poemas de
José Gomes Ferreira (p. 110) e da escrita de Ricardo Reis. Assistência a trecho
de Marie Antoinette. TPC — Resolve o ponto 1, de Escrita, no cimo da p. 105. (Nota que o
assunto desta dissertação, embora seja sugerido por citação de Ricardo Reis,
não é, no essencial, literário. Trata-se de um tema ao estilo de grupo III de
exames nacionais.)
Aula 71-71R (10 [8.ª], 11 [7.ª], 12 [1.ª], 13/jan
[5.ª]) Exercícios sobre conjunções e orações relativas. Assistência a «Literatura
para porteiras» (série Lopes da Silva). Classificação de orações. Assistência a
episódio 6 (2.ª temporada) de O Programa
do Aleixo. Classificação de orações. Exemplos de perguntas em exames (com
orações). TPC — Experimenta ir
resolvendo a ficha sobre ‘Coordenação e subordinação’ no Caderno de Atividades (pp. 9-12), olhando também as soluções. Pus
reprodução da ficha/soluções aqui, para o caso de não
terem o Caderno de Atividades. Lembro
ainda que todo o capítulo «Coordenação e Subordinação» copiado aqui é
também muito útil para o estudo das orações.
Aula 72-73 (11 [5.ª], 13 [7.ª], 14/jan [8.ª, 1.ª]) Explicação
com enquadramento na globalidade do livro do texto a ler a seguir. Compreensão
de texto do cap. V de Memorial,
«Baltasar e Blimunda» (pp. 292-293), mediante preenchimento de tabela em torno
de deíticos; e outros itens sobre narração, aspetos simbólicos, etc. Preenchimento
de tabela comparativa (Marie Antoinette/Maria Ana e Luís XVI/João V). Redação
com transposição do texto «Baltasar e Blimunda» para contexto actual. TPC — Lê os textos expositivos «Gastar,
gastar, gastar» (pp. 284-285); «Memorial
do Convento: um imaginário marcado pelo tempo» (p. 285); «Sete-Sóis e
Sete-Luas, heróis do pé descalço» (p. 296); e ainda os curtos trechos
enquadrados da p. 295 («O mistério do sete» e «O simbolismo das alcunhas»).
Aula 74-75 (17 [7.ª, 5.ª], 18 [1.ª], 19/jan [8.ª]) Explicação
sobre tepecê (dissertação em torno de «destino») ora devolvido. Completamento
de respostas a perguntas de compreensão de «Autopsicografia» (p. 34); e de
«Isto» (p. 36), também de Fernando Pessoa. Redação de comentário-síntese a
partir de textos na p. 38 (ponto 1.1). Assistência a trecho final de Marie Antoinette. TPC — [Na próxima aula «grande», testaremos já boa parte da leitura
de Memorial.] Completa texto-síntese
começado em aula e trá-lo.
Aula 76-76R (17 [8.ª], 18 [7.ª], 19 [1.ª], 20/jan
[5.ª]) Exercícios em torno da reprodução do discurso no discurso. Exercícios de
pronominalização. Itens de orações nos exames. Assistência a trecho de episódio
2 (série 2) de O programa do Aleixo. Itens
de identificação de funções sintáticas. Identificação de funções sintáticas em
exames recentes. TPC — Resolve
este item — de um exame que começámos a resolver na penúltima aula do 1.º
período (o ideal é ter já lido toda o Memorial; no entanto, uma leitura
que inclua o primeiro terço da obra já fornece matéria suficiente para desenvolver o
comentário): «A reflexão da princesa Maria Bárbara — “teriam feito bem melhor se
me casassem na primavera” — revela que outros, e não ela, é que decidiram sobre
o seu casamento. O mesmo não se passa com o casal Baltasar e Blimunda, cuja
relação não foi imposta e na qual ninguém interfere. // Fazendo apelo à sua
experiência de leitura de Memorial do Convento, comente, num texto de
[até cento e cinquenta] palavras, a relação amorosa de Baltasar e Blimunda».
Aula 77-78 (18 [5.ª], 19 [7:ª], 20/jan [8.ª, 1.ª]) Questionário
de compreensão de «Que padre é este padre?» (pp. 297-298). Resolução do ponto 7
da p. 298 e de «Pós leitura» das pp. 299-300. Assistência a clips de
«Autopsicografia» e de «Eros e Psique» (Fernando Pessoa). Transposição do poema
de Pessoa «Não sei ser triste a valer» (p. 40) para texto expositivo. Assistência
a início de A vida secreta dos nossos bichos.
TPC — Resolve este item saído numa
das provas nacionais de 2013: «Fazendo apelo à sua experiência de leitura do
romance Memorial do Convento, de José Saramago, explique em que medida os
traços de carácter do Padre Bartolomeu de Gusmão o impelem à construção da
passarola, fundamentando a sua exposição em dois exemplos significativos.
Escreva um texto de oitenta a cento e trinta palavras [aliás, pelo menos, 130-150
palavras]». Aproveita para, ainda antes, leres pequenos textos ensaísticos no
manual acerca de Bartolomeu: «Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão: uma
personagem peculiar» (p. 300); «Sonho, projeto e execução» (p. 313).
Aula 79-80 (24 [7.ª,
5.ª], 25 [1.ª], 26/jan [8.ª]) Correção do questionário sobre «Que padre é este
padre?» (p. 297). Audição de gravação sobre Bartolomeu. Leitura de «Não sei quantas almas tenho»
(p. 58), para preenchimento de síntese e de análise lacunares. Resolução do
ponto 3 da p. 59. Audição de «Não sei quantas almas tenho» (por Ana Lains),
para detetar palavras a mais e a menos relativamente ao original de Pessoa. Leitura
de «Deixo ao cego e ao surdo» (p. 64), de Pessoa, para resolver ponto 4 do
manual; relance também à página ao lado (p. 65), para explicar cartoon
(oralmente). Leitura de quadra de Mário de Sá-Carneiro, «O outro», e audição da
canção de Adriana Calcanhoto para notar semelhanças com Pessoa. Cópia de
resposta a item de exame nacional (I-B) em torno da teoria do fingimento
poético em Pessoa. Assistência a trecho de A vida secreta dos nossos bichos. TPC — Lê o texto expositivo «O rosto e as
máscaras da heteronímia» (p. 142); e termina Memorial.
Aula 81-81R (24 [8.ª],
25 [7.ª], 26 [1.ª], 27/jan [5.ª]) Explicação sobre valor restritivo e não
restritivo dos adjetivos; adjetivos numerais, qualificativos e relacionais. Questionário
sobre «Sete-Sóis e Sete-Luas, heróis do pé descalço» (p. 296). Mais itens de
exame sobre orações. Assistência a «Fiscal das danças ridículas» (Lopes da
Silva, II, 11, 8). Preenchimento de tabela com atos ilocutórios. Resposta a
perguntas de exame com atos ilocutórios; seguida de correção. Assistência a declamação
de Virgílio Castelo de «O Sentimento de um Ocidental» (parte I) e a final do
documentário sobre Cesário Verde. TPC
— Faz a dissertação correspondente ao ponto 1.1 no fim da p. 54.
Aula 82-83 (25 [5.ª],
26 [7.ª], 27/jan [8.ª, 1.ª]) Correção de tepecê(s) em torno de Bartolomeu e de
Baltasar/Blimunda. Compreensão
de «Apócrifo pessoano», de Fernando Pinto do Amaral, através da localização de
versos mais irónicos. Reconstituição do texto «Tudo que faço ou medito», de
Pessoa, dado em desordem. Criação de poema antónimo a partir de «Cai do
firmamento» (p. 52), de Pessoa. Resposta a item de grupo I-A de exame nacional
com texto de Pessoa («Em toda a noite o sono não veio»). Assistência a A vida secreta dos nossos bichos. TPC — Ao longo desta ou da próxima semana, envia-me (ou dá-me
impressa) a primeira versão do tepecê sobre Memorial
do Convento que explico aqui.
Aula 84-85 (31/jan [7.ª, 5.ª], 1 [1.ª], 2/fev
[8.ª]) Explicar trabalho de Memorial/Canção
(referência, nome do intérprete, link no próprio texto, traduções razoáveis). Problemas
de escrita/ortografia. Cópia de respostas do exame respondido em aula. Redação
de perguntas para respostas em torno de «Ó sino da minha aldeia»; resolução das
escolhas múltiplas no ponto 1 da p. 51. Redação de respostas a modelo de exame
sobre «Chove. Que fiz eu da vida?». Assistência a trecho de A vida secreta dos nossos bichos. TPC — À medida que for devolvendo, já
corrigidas por mim, as primeiras versões da análise-comentário de Canção/Memorial, lança no ficheiro word as
alterações que sugeri e envia-mo com o texto já alterado (Convento corrigido de Heliodoro do 12.º 0.º). Entretanto, como
tenho multiplamente assinalado, aproveita para terminar leitura de Memorial.
Aula 86-86R (31/jan
[8.ª], 1/fev [7.ª], 2/fev [1.ª], 3/fev [5.ª]) Explicações sobre determinantes, pronomes, quantificadores. Exercícios.
Assistência ao sketch «General e
soldados». Resolução de exercício. Resolução de itens (de exame) em torno de
Cesário Verde (em diálogo, seguido de correção-leitura; por completamento de
lacunas, seguido de correção). TPC — Lê
em Gaveta de Nuvens (aqui) o que há sobre as
‘Classes de palavras’ em que nos detivemos hoje.
Aula 87-88 (1 [5.ª], 2 [7.ª], 3/jan [1.ª, 8.ª]) Explicação
sobre «Predicar». Resposta a questionário sobre «O rosto e as máscaras da
heteronímia» (p. 142). Resolução de correspondência entre tipos de narrador e
passos de «Cem homens e cem formigas» (pp. 301-302). Correção e enquadramento
na obra em termos de intriga. Redação de comentário, ainda em torno de «Cem
homens e cem formigas» e de três espaços aí referidos. Resolução de tabela
comparativa das estruturas de Memorial
e de A Vida Secreta. Assistência a
final de A vida secreta dos nossos bichos.
TPC — Termina leitura de Memorial do Convento.
Aula 89-90 (7 [7.ª, 5.ª], 8 [1.ª], 9/fev [8.ª]) Correção
do comentário feito na aula anterior sobre espaço e Memorial («Cem homens e cem formigas»). Informações úteis para a
reformulação da primeira versão da análise canção/Memorial. Assistência a início de Locke. Compreensão de «Enfim chegou o dia» (pp. 304-305), por
preenchimento de resumo lacunar; resposta a pontos 2.1 e 2.2 da p. 306. Redação
de resposta ao ponto 1.2. da p. 309, com ligeira reformulação da indicação. TPC — Lê o texto expositivo «O tratamento do tempo em Memorial do Convento» (pp. 306-307).
Aula 91-91R (7 [8.ª], 8 [7.ª], 9 [1.ª], 10/fev
[5.ª]) Explicação sobre nomes contáveis e não contáveis. Exercícios sobre
conjunções, nomes, e classes em geral. Exercício de identificação de adjetivos
(e distinção entre adjetivos relacionais, qualificativos, numerais). Exercícios
sobre advérbios e preposições. TPC —
Em «Duas mil vontades» (p. 308), vemos Bartolomeu a aconselhar a Blimunda uma
série de acontecimentos sociais (procissões, touradas, autos de fé) onde
recolheria «vontades» mais facilmente. Depois de relanceares também o item
«Pós-leitura» (p. 309) e o enquadrado «O espaço social em Memorial do Convento», escreve um comentário (de cerca de cento e
cinquenta palavras) em torno da importância desses momentos, e de outros
similares, no retrato do povo e, em geral, na economia de Memorial do Convento.
Aula 92-93 (8 [5.ª], 9 [7.ª], 10/fev [1.ª, 8.ª]) Correção
do questionário de modelo de grupo II feito na última/penúltima aula e
explicações gramaticais (advérbio conectivo vs.
conjunção; pronome relativo e outras palavras relativas, orações relativas
adjetivas e substantivas). Compreensão de «Um segredo» (p. 310), através de
quadro a preencher (com inferências a retirar de cada passo). Resolução do
ponto 8 (p. 312), de revisão gramatical. Audição do trecho da subida da
passarola (cfr. p. 314). Resolução, por escrito, de ponto 2 da p. 314 (sobre
«Que maravilha é viver e inventar»). Assistência a curto trecho de Locke. TPC — Escreve o texto que corresponde ao grupo III de exame na p.
324 do manual.
Aula 94-95 (14 [7.ª, 5.ª], 15 [1.ª], 16/fev [8.ª]) Resolução
de itens de exame sobre classes de palavras. Correção/Redação de resposta a
item de exame sobre Blimunda. Compreensão oral de parte de documentário sobre Memorial do Convento. Resolução de item
de exame sobre passo de Memorial
também lido na última aula. Assistência a trecho de Locke. TPC — Vê resto do
documentário sobre Memorial (aqui).
Aula 96-96R (14 [8.ª],
15 [7.ª], 16 [1.ª], 17/fev [5.ª]) Explicação,
em revisão, em torno de processos morfológicos de formação de palavras. Assistência
aos sketches «Relato de engate» e
«Baratas à procura de casa», para recolher palavras com diversas formações. Preenchimento
de quadro com palavras pertencentes a cada uma das classificações. Resolução de
exercícios sobre o mesmo assunto. Leitura de «Processos irregulares de formação
de palavras» (no manual) para distribuir palavras por quadro em folha dada que
os organizava com exemplos. Assistência a sketch
com as palavras colocadas («Curso de Preparação para o casamento»). Resolução
do resto de ficha com mais exemplos de «Processos irregulares de formação de
palavras». TPC — Relanceia o que está em Gaveta
de Nuvens sobre «Processos morfológicos de formação de palavras» e sobre
«Processos irregulares de formação de palavras».
Aula 97-98 (15 [5.ª], 16 [7.ª], 17/fev [8.ª, 1.ª]) Questionário
de compreensão (grupo II de exame, com texto sobre Memorial). Preenchimento de «Esta é a história de Memorial do Convento...» (p. 286). Correções
e, sobretudo, explicação em torno de expressões criadas por Jorge Jesus, José Mourinho
(e Abel Xavier), a propósito de formação de palavras. Redação de duas respostas
sobre título de Memorial
(aproveitando os textos na p. 287). Preenchimento de tabela sobre ordem e
duração temporais em Memorial do Convento
e em Locke. Assistência a trecho de Locke. TPC — Termina resposta(s) iniciada(s) em aula.
Aula 99-100 (21 [7.ª, 5.ª], 22 [1.ª], 23/fev [8.ª]) Correção
de questionário de compreensão. Questionário de gramática. Redação de
comentário em torno de dois textos de Pessoa (pp. 48-49), em contraste com
crónica de Luís de Sttau Monteiro (p. 49). Assistência a conclusão de Locke. Preenchimento de tabela
comparativa. TPC — No máximo até ao fim do Carnaval termina a
leitura de Memorial do Convento (depois de a teres feito, é claro).
Aula 101-101R
(21 [8.ª], 22 [7.ª], 23
[1.ª], 24/fev [5.ª]) Exercício de identificação de figuras de estilo. Sketch, já visto, «Jesus Cristo ensaia
figuras de estilo». Correção comentada. Sketch
sobre «eufemismo» («Censura na Lusa»). Audição de cap. I de «Sermão». Preenchimento
de respostas em torno do «Sermão». TPC
— Lê o que vou pôr em Gaveta de Nuvens
sobre figuras de estilo (aqui).
Aula 102-103 (22 [5.ª], 23 [7.ª], 24/fev [8.ª, 1.ª]) Leitura
de «Epopeia» (p. 154), para responder a itens V/F. Completamento de «Os Lusíadas: Poema Épico» (p. 156). Revisão
da estrutura de Os Lusíadas (por PP e
relance às pp. 157-159). Reconhecimento, em epopeias e poemas herói-cómicos
distribuídos, de assunto, limites de secções características do género e
aspectos de versificação. Audição/Leitura de «Lusíadas» (Anakim; p. 195). Assistência
a início de Fitzcarraldo. TPC — Para depois do Carnaval, prepara
leitura em voz alta das três estâncias de Os
Lusíadas na p. 161, bem como das quatro estâncias na p. 164. (Para
conseguires leitura razoável, não chegará, desta vez, reconheceres
apressadamente as estrofes pouco antes da aula. Pretende-se uma leitura profissional.)
Aula 104-105 (2 [1.ª (início), 8.ª, 7.ª], 3/mar [1.ª
(fim), 5.ª]) Correção do questionário de gramática. Resolução de itens de exame
com figuras de estilo. Clip com figuras de estilo por Luís Freitas Lobo (e
solução/correção). Redação de respostas de compreensão do poema de Pessoa «Às
vezes, em sonho triste» (p. 55). Assistência ao início de Fitzcarraldo. TPC — (1)
Lê os textos ensaísticos nas pp. 318-319; (2) Procura ir fixando a
classificação das orações (até memorizando as principais conjunções que as
introduzem).
Aula 106-107 (3 [8.ª], 7 [7.ª, 5.ª], 8/mar [1.ª]) Assistência
a trechos de Fitzcarraldo. Leitura de
«Nova vida» (p. 315), para responder às duas perguntas de «leitura e
compreensão» (1 e 2). Audição de «Uma pedra muito grande» (excertos relativos à
epopeia da pedra). Redação de resposta em torno de pintura de José Santa
Bárbara (p. 316); resposta a 1.3. Assistência a trechos de Fitzcarraldo, de Werner Herzog, aproximáveis do passo ouvido e da
pintura na mesma página do manual de Memorial
do Convento (cap. XIX, transporte da pedra de Pêro Pinheiro até Mafra). Correção
da tabela comparativa Memorial-Fitzcarraldo. TPC — Escreve a
dissertação pedida na p. 315 (Escrita,
1): «Elabora uma dissertação, de duzentas a trezentas palavras, sobre o futuro
das profissões ligadas ao trabalho manual». (Recordo ainda um tepecê mais
antigo, de preparação — profissionalíssima, embora nem talvez muito expressiva —
da leitura em voz alta de dadas estâncias de Os Lusíadas.)
Aula 108-108R (7 [8.ª], 8 [7.ª], 9 [1.ª], 10/mar
[5.ª]) Ainda sobre a «epopeia da pedra»: «quasímodo» e «lázaro» (e outros
epónimos). Sobre «berdamerda». Exercício sobre deíticos. Correção, incluindo cena de Quem és tu?. Explicação sobre polaridade
(vs. forma). Leitura/Audição do fim
do cap. I e do início do cap. II (13,30-15,30), por Ary dos Santos. Respostas a
itens sobre começo do cap. II do «Sermão». Trecho do documentário da série
‘Grandes Livros’ sobre «Sermão». TPC
— Lê em Gaveta de Nuvens o que venha
a pôr sobre deíticos e sobre polaridade.
Aula 109-110 (8 [5.ª], 9 [8.ª, 7.ª], 10/mar [1.ª]) Compreensão
das estrofes I, 19-20 (p. 161), pela reescrita sem hipérbatos/anástrofes, e da
estrofe I, 42, pela descodificação de perífrases. Resolução dos itens 3 e 4 da
p. 162. Audição (ilustrada por BD; comentada) de estrofes do «consílio
glorioso». Resolução de 1.1 (pp. 162-163). Resumo de «O significado da
mitologia n’Os Lusíadas» (ponto 1, p.
163). Leitura em voz alta. (sempre que não haja grande reflexo em termos de
métrica, aconselho a que as formas com ortografia/fonética arcaica sejam
modernizadas). Assistência a trecho de Quem
és tu?. Preenchimento de quadro comparativo entre Os Lusíadas e Frei Luís de
Sousa. TPC — Prepara leitura em
voz alta das estâncias nas pp. 166 e 167 (para os clubes dos grupos A e B) e
168-169 (para os dos grupos C e D).
Aula 111-112 (10 [8.ª], 14 [7.ª, 5.ª], 15/mar [1.ª]) Preenchimento
de tabela com transposição de recursos estilísticos para linguagem comum e
identificação de algumas delas (em torno de estâncias finais do canto II e
iniciais do canto III, pp. 106-107 do manual). Preenchimento de lacunas em
diluições em prosa daquelas mesmas estâncias e do passo de Ourique (pp.
168-169). Explicação sobre metáforas e metonímias (e outras figuras de estilo).
Assistência aos sketches «Não faça trocadilhos com o meu nomes» e «O meu filho
é uma joia de moço» (Barbosa), seguida de análise de metáforas e metonímias. Leituras
em voz alta. TPC — Prepara leitura
em voz alta das estâncias dos Lusíadas
nas pp. 172-173 (grupo A: canto IV, 87,
88, 89) e nas pp. 174-175 (B: V, 70,
71, 72; C: V, 86, 89, 90; 92; D: V, 93,
94, 95, 97, 99).
Aula 113-113R (14 [8.ª], 15 [7.ª], 16 [1.ª], 17/mar
[5.ª]) Resposta a perguntas de exame sobre canto III e outras do manual (mas
sempre reportadas às estâncias na p. 164. Valores modais e aspetuais. Exercícios
com hipónimos, hiperónimos, merónimos, holónimos. Exercício com orações (e
«Sermão»). TPC — Lê os textos
ensaísticos «A conceção camoniana da história» (p. 171) e «As reflexões do
poeta n’Os Lusíadas: críticas e
conselhos aos portugueses» (p. 181).
Aula 114-115 (15 [5.ª], 16 [8.ª, 7.ª], 17/mar [1.ª]) Questionário
em torno de «A mitificação do herói n’Os
Lusíadas» (p. 190). Preenchimento de paráfrases das estâncias do passo de
Ourique (pp. 168-169). Audição de crónica de Mafalda Lopes da Costa (sobre
Ourique). Resposta a perguntas sobre as mesmas estâncias. Redação de reportagem
em direto (de batalha de Ourique). Leitura em voz alta. TPC — Escreve a dissertação pedida no ponto 2 da p. 170.
Aula 116-117 (17 [8.ª], 21 [7.ª, 5.ª], 22/mar [1.ª]) Compreensão
das estrofes finais do canto V. Assistência a dois trechos de «Último a sair»,
para resolver exercício sobre aspeto. Completamento de respostas às perguntas
1.1, 1.2, 2 2 e 2.1 (p. 173), sobre as estâncias IV, 87-89. Leituras em voz
alta. TPC — Prepara a leitura em voz
alta das estâncias nas pp. 178-179 (desta vez, todos devem preparar todas as
estâncias).
Aula 118-118R
(21 [8.ª], 22 [7.ª], 23
[4.ª], 24/mar [5.ª]) Correção de questionário de compreensão/gramática feito na
penúltima aula. Explicação acerca de dissertação e texto expositivo-argumentativo,
incluindo leitura de modelo, preenchimento de lacunas e textualização de
tópicos de esboço. Planificação de dissertação. Assistência a sketch sobre argumentos («Sotor, isso é
um argumento!», série Fonseca) e de clip de publicidade (com ironia). Exercícios
sobre tipos textuais. Explicação sobre cenários e Frei Luís de Sousa.
TPC — Completa a planificação que
estiveste a preparar.
Aula 119-120 (22 [5.ª], 23 [7.ª, 8.ª], 24/mar [1.ª]) Audição
das estâncias relativas ao Velho do Restelo. Audição de programa «Lugares
Comuns» (TSF), sobre «Ser um Velho do Restelo». Assistência a trecho de Último a Sair («clichés de despedida da
casa»). Exercício de funções sintáticas. Audição de «Praia das lágrimas», de
Rui Veloso/Carlos Tê. Leitura em voz alta. Redação de comentário comparado de
«Mar Português» e ests. 88-89 de Os
Lusíadas. Assistência a início de A
Pesca do Salmão no Iémen. TPC —
Responde ao ponto 1 da página 177 (umas 150 palavras).
Aula 121-122 (28 [7.ª, 5.ª, 8.ª], 29/mar [1.ª]) Compreensão
das estâncias 92-93, 95-99 (pp. 178-179) do canto VI de Os Lusíadas, através de comparação com passo idêntico de versão em
mirandês. Resolução dos pontos 1, 2, 3, 4, 5, 5.1 e 6 (pp. 179-180), por completamento
de versão começada. Leitura em voz alta das mesmas estâncias. Exercícios de
classificação de orações. Assistência a trecho de A pesca do salmão no Iémen. TPC
— Prepara a leitura em voz alta destas estâncias do canto III (aqui), bem como a das estâncias na p. 182 do manual. É
importante também que vás trazendo agora esta folha. (Todas as leituras
anteriores, ainda que já aproveitadas em aula, são suscetíveis de serem de novo
pedidas — porém, sempre aos clubes a que já tinham sido encomendadas.)
Aula 123 (29/mar [só se fez no 12.º 7.ª]) Questionário de gramática.
Compreensão de passo de D. Fernando, com escrita de respostas a itens. Leitura
em voz alta.
Aula 124-125 (29 [5.ª], 30/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Questionário
de gramática [exceto no 12.º 7.ª]. Compreensão do canto VIII, 96-99 (p. 182),
através de preenchimento de tabela com transcrições. Correção (e acrescento da
tabela do verso). Leitura(s) em voz alta. Leitura de «Retrato de um país que
gosta da cunha» (p. 183) para redigir pequena associação com as estâncias
acabadas de ver. Assistência a trecho de A
pesca do salmão no Iémen.
Aula 126-127 (31/mar [8.ª, 1.ª], 4/abr [7.ª, 5.ª]) Correção
de comentário acerca de despedidas na praia em Camões e «Mar Português». Correção
do questionário de gramática. Combinações úteis. Assistência a A pesca de salmão no Iémen, ao mesmo
tempo de conversa com cada aluno (avaliação). TPC (férias) — (i) Cria um «Alfabeto Pessoano» [se não tens a folha dada em aula, vê aqui]; (ii) Lá para meio
das férias (ir vendo, por favor, o blogue), afixarei um acrescento a este
tepecê [ver aqui], que deve consistir no anúncio da tarefa «grande» que lhes pedirei para
o 3.º período.
Aula 128-129 (19 [1.ª, 5.ª, 7.ª] e 20/abr [8.ª]) Correção
de tepecê sobre passo dos Lusíadas em
contraste com crónica de MEC. Assistência a «O Portugal de... Miguel Esteves
Cardoso», no passo sobre leitura. Compreensão de «Liberdade», de Pessoa (p. 57).
Assistência a clip com o mesmo poema (por Raul Solnado). Resposta a itens de
exame sobre canto VII, est. 78-84. Assistência a início de Cantar. TPC — Aproveita
para fazer tarefas em atraso (ver aqui) e terminar leitura de Memorial do Convento.
Aula 130-131 (20 [7.ª], 21/abr [8.ª, 1.ª, 5.ª]) Correção
das respostas redigidas na última aula (incluindo cópia da quarta). Compreensão
de trecho da Ilha dos Amores (Lusíadas,
IX, pp. 185-186 do manual), preenchendo lacunas em paráfrases e substituindo
intrusos. Assistência ao passo da Ilha dos Amores em Non ou a vã glória de mandar, de Manoel de Oliveira. Redação de
resumos (em cerca de dez palavras) das estrofes IX, 92-95 (p. 187 do manual). Resolução
dos pontos 1, 3, 4 de Leitura/Compreensão (pp. 187-189). Assistência a trecho
de Cantar. TPC — Resolve este item de uma prova-modelo de exame antigo: «Os
Lusíadas continuam a interpelar-nos; revelam uma sensibilidade próxima da
atual. São um misto de entusiasmo heroico e de melancolia desalentada. Um texto
épico e antiépico. Uma afirmação de fé, com um avesso de dúvida, de descrença,
de interrogações.» [MATOS,
Maria Vitalina Leal de, “Lusíadas (Os)” in SILVA, Vítor Aguiar e (coord.),
2011. Dicionário de Luís de Camões.
Alfragide: Caminho]. Partindo da perspetiva exposta na citação da
página anterior, redige um texto, com [cento
e trinta a cento e cinquenta] palavras, no qual apresentes uma
justificação fundamentada para a classificação d’Os Lusíadas como «texto épico e antiépico».
Aula 132 (20/abr [só na turma 1.ª]) Assistência a trecho com «ninguém»
em Frei Luís de Sousa. Depois de
leitura do mesmo passo na peça e de comentário por Pedro Mexia, redação de reflexão
sobre o mesmo assunto. Assistência ao mesmo passo em Quem és tu? Audição de alguns comentários (de alunos). Cópia de
solução de professor. Assistência ao mesmo passo em Madalena.
Aula 133-134 (26 [1.ª, 5.ª], 27/abr [8.ª, 7.ª]) Correção
dos tepecês de alfabetos pessoanos e recolha dos tepecês para hoje. Localização
em diluição em prosa de estrofes e palavras trocadas (X, 144-152, pp. 191-192).
Resolução do ponto 1 de Leitura/Compreensão (p. 193). Assistência a passo de Camões (de Leitão de Barros), com
estrofes vistas acima. Resposta a alguns itens do grupo I-A do exame de 2010,
1.ª fase (sobre X, 144-148). Assistência a trecho de Cantar. TPC — Lê (para compreensão) «Os Lusíadas: Uma visão global» (pp. 159-160).
Aula 135 (27/abr [só na 1.ª turma]) Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa. Resolução de duas perguntas de exame sobre Frei Luís de Sousa. Análise dos critérios de correção. Cópia de uma
solução. Assistência a trecho de Quem és
tu?.
Aula 136-137 (28/abr [8.ª, 1.ª, 5.ª], 2/mai [7.ª]) Correção
de trabalho da aula anterior. Compreensão de «Nove anos, milhares de léguas»
(p. 317), para redigir respostas a três perguntas (de grupo I). Resolução de itens com referentes. Preenchimento de tabela
comparativa entre Memorial e Frei Luís de Sousa. Assistência a trecho
de Cantar. TPC — Resolve 1 de
«Oficina de escrita», na p. 196.
Aula 138-139 (2 [5.ª, 8.ª], 3/mai [4.ª, 7.ª]) Questionário
sobre leitura de Memorial do Convento.
Resposta a questões de gramática. Redação de final alternativo. Compreensão
oral de segunta parte de documentátio sobre Memorial
do Convento. Redação de comentário. Assistência a trecho de Cantar. TPC — Em Gaveta de
Nuvens relanceia «Itens com Lusíadas em provas de exame». (Vai vendo
também os cenários de resposta oficiais — que, nota, não são exatamente modelos
de respostas, mas sínteses-guias para o corretor.)
Aula 140 (2 [8.ª], 3 [7.ª], 4 [1.ª], 5/mai [5.ª];
nas turmas 5.ª, 7.ª, 8.ª, no espaço para revisões prosseguiu-se fez-se a aula 132 [ver], já dada no 12.º 1.ª) Questionário
sobre Memorial do Convento ou, em outros
casos, correção desse questionário. Resposta a perguntas de grupo I-A de uma
prova-modelo sobre «Prece» (Mensagem).
Assistência a trecho de narrativa sinfónica sobre a segunda parte de Mensagem, por Joaquim Luís Gomes,
interpretada por Paulo Alexandre. TPC
— Vai lendo a peça Felizmente há luar!
(reproduzi o livro na íntegra em Gaveta
de Nuvens — ato I e ato II —, mas, é claro, é provavelmente mais cómodo ler
por volume em papel).
Aula 141-142 (3 [5.ª], 5 [8.ª, 1.ª], 9/mai [7.ª]) Compreensão
de «O Quinto Império» (Mensagem), p.
220, mediante escolha de paráfrases-traduções (e precedida de relance a dois
textos expositivos, os nas pp. 220 e 221). Compreensão de «Nevoeiro» (p. 222),
acrescentando paráfrases/traduções; preenchimento de análise só com citações. Assistência a trechos de Mensagem, de Luís Vidal Lopes. Redação
para comparação do final de Mensagem com as estâncias (quase) finais
também de Os Lusíadas (sobretudo 145-146,
p. 191). Assistência a trecho de Cantar.
TPC — Escreve um comentário, pequena dissertação (até duzentas palavras), em
torno de «Memorial do Convento é, e não é, uma epopeia».
Aula
143-144 (9 [5.ª], 10/mai [1.ª] 11/mai [8.ª, 7.ª]) Para compreensão de «O Infante»,
resolução das perguntas 2, 3 e 4. (p. 216); e 1 (de pré-leitura), em torno de cartoon. Relativamente a «Horizonte» (p.
217), resolução de 1 (p. 217). Audições de declamações (também de «Mostrengo»).
Resposta a 1.2 (no fim da p. 217). Comparação Lusíadas / Mensagem.
Tipos de coesão em itens de exame. Assistência a conclusão de Cantar. TPC — Vê solução de prova de exame em torno
do poema de Mensagem «Padrão» (Expressões, fascículo ‘Caderno de apoio
ao exame’, pp. 27-29 [páginas que também reproduzo aqui]). Sempre que
possas, vai relanceando explicações de cada poema de Mensagem (na edição comentada que pus aqui). Lembro ainda a
necessidade de ler (ainda nesta primeira quinzena de maio) Felizmente há luar! (pus reprodução, dividida pelos dois atos, na
secção «Infelizmente não há sol!» — ato I; ato II).
Aula 145-145R (9 [8.ª], 10 [5.ª, 7.ª], 11/mai [1.ª];
nas turmas 5.ª, 7.ª, 8.ª, a sessão de revisões — 145R — correspondeu à aula
135, que se fizera apenas na turma 1.ª) Compreensão de «A loucura» (Sofia
Barrocas) e «D. Sebastião, Rei de Portugal» (Pessoa, Mensagem), na p. 213, por resposta integrada às perguntas 1.1 e 1.2
(pré-leitura) e à pergunta 1 (leitura/compreensão). Resolução de 2 (p. 214) e
preenchimento de lacunas de resposta a 3.1. Leitura breve de outros poemas com
Sebastião («D. Sebastião», «O Desejado», «O Encoberto»); Diabo na Cruz: «Os
loucos estão certos». TPC —
Resolve o ponto 1 / Escrita da p. 215 (dissertação sobre loucura).
Aula 146-147 (16 [7.ª, 5.ª], 17 [1.ª], 18/mai [8.ª]) Correção
de tepecê sobre «Memorial é, e não é,
uma epopeia». Em relance rápido de
algumas folhas de Felizmente,
identificação de exemplos de vários tipos de didascálias. Correção e explicação
sobre outros aspetos paratextuais da peça. Redação em torno da ironia contida
na lista de apresentação das personagens. Audição de informação
biobibliográfica, para responder a 1.1 da p. 232; correção. Assistência
a início de Baarìa. Preenchimento de
tabela sobre Felizmente há luar! / Baarìa. TPC — Vê lista de encargos até ao fim do ano (e vai resolvendo as
tarefas segundo o teu calendário). Vê as instruções para a tarefa de comentário de filme/Felizmente há luar!.
Aula 148-148R (16 [8.ª], 17 [7.ª], 18 [1.ª] 20/mai
[5.ª]) Questionário sobre «O Sebastianismo e o Quinto Império» (p. 215) [ou Correção
do questionário sobre «O Sebastianismo [...]». Preenchimento de texto lacunar com súmula sobre Mensagem. Revisões em torno do «Sermão de Santo António»,
respondendo a itens de exame acerca do cap. V. TPC — Repito ou digo pela primeira vez (consoante as turmas): deves
ver a listade tarefas até ao fim do ano. Deves ver de imediato as Instruçõespara tarefa de comentário-análise de filme/Felizmentehá luar!. No verso desta página, dou notícia de uma das outras tarefas, a de recitação de poemas de Mensagem (ver aqui).
Aula 149-150 (17 [5.ª], 18 [7.ª], 19/mai [8.ª, 1.ª]) Questionário
sobre «O Sebastianismo e o Quinto Império» (p. 215) [ou Correção do
questionário sobre «O Sebastianismo [...]»]. Relanceados ensaios na p. 234 (acerca de teatro épico), comentário sobre
como as duas primeiras notas marginais (manual, p. 242; Felizmente, pp.
15-16) demonstram essa abordagem «épica». Depois de ver peça na parte
correspondente a pp. 242-244, redação para responder a 6, na p. 245. Assistência
a mais um trecho da peça. Assistência a trecho de Baarìa. TPC — Para uma
das duas próximas aulas, prepara a leitura em voz alta das falas do ato I de Felizmente que te tiverem calhado (cfr. tabela, que aliás passarás a trazer
[ver aqui]).
Aula 151-152 (23 [7.ª, 5.ª], 24 [1.ª], 25/mai [8.ª]) Correção de dissertação sobre «Loucura». Indicações
para a dramatização a seguir; escolha de atores em falta. Leitura dramatizada
do ato I. Escrita de resposta a item/itens de exame sobre Felizmente há luar!. TPC —
Vai lendo os diversos textos explicativos da unidade sobre Felizmente há luar! (os enquadrados nas pp. 241, 258, 259, 264, 269
e o texto «Portugal: 1817», nas pp. 235-236).
Aula 153-153R (23 [8.ª], 24 [7.ª], 25 [1.ª], 26/mai
[5.ª]) Explicação sobre marcadores discursivos (cfr. conectores, conjunções,
etc. e utilidade em exame). Itens de exame com conectores/marcadores. Quadro de
conjunções e orações (advertências; acrescentos). Resolução de exercício de
classificação de orações. Redação de itens de exame sobre Frei Luís de Sousa. TPC
— Vai estudando gramática (por exemplo, orações e conjunções, que foram aspeto
revisto hoje).
Aula 154-155 (24 [5.ª], 25 [7.ª], 26/mai [8.ª, 1.ª]) Correção
de trabalho feito na aula anterior. Deteção de incorreções em «As personagens
do poder» (p. 251). Leitura do texto «O chefe da revolta» (252-254 do manual)
para resolver pontos 1. e 3.1 da p. 254 (itens do exame de 2004). Assistência a
trecho de episódio de «Conta-me como foi» para opinar sobre itens na p. 256. Assistência
a trecho de Baarìa. Preenchimento de
tabela comparativa entre Baarìa e Felizmente há luar!. TPC — Preparação das leituras para as duas Ligas: os leitores do jogo iota [ι] de ambas as ligas preparam as falas
em «Matilde de Melo» (p. 257-258); os leitores dos jogos capa [κ], as falas nas duas primeiras páginas
(259-260) de «Neste reino as almas não são caras»; os leitores dos jogos lambda
[λ],
as falas do mesmo texto mas na parte que está nas pp. 261 a 263; os leitores
dos jogos mü (ou mi) [μ],
as falas do texto «Felizmente há luar!» (pp. 266-268). (As didascálias — marginais
ou inseridas no texto — não são para ler, é claro. A leitura será dramatizada.)
Aula 156-157 (30 [7.ª, 5.ª, 8.ª], 31/mai [1.ª]) Leituras dos vários textos que nos faltavam
de Felizmente há luar! no livro, cumprindo-se
assim os quartos de final das duas ligas. Comparação Felizmente/Estado Novo (aliás: 1817-1961).
Resposta a itens de exame sobre passo(s) de Felizmente
há luar! visto antes. Assistência a trecho de Baarìa. TPC —Envia-me os
comentários corrigidos sem grandes demoras. Vai revendo gramática. Recitações
começarão na próxima aula (quem não conseguir absolutamente fazer uma recitação
de memória, fará leitura expressiva, mas esta só valerá metade da pontuação,
portanto será sempre negativa — mesmo que se fosse excecional, teria no máximo
dez; não me parece, portanto, solução aconselhável). Preparação de leituras das
semi-finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa: os leitores apurados para os
jogos [ν] nü e [ξ] csi da Liga dos Campeões prepararão os textos
«Pessoa responde a Ana Moura» (pp. 25-26); os leitores apurados para os jogos
[ν] nü e [ξ] csi da Liga Europa prepararão «Luís de Camões,
esse desconhecido» (pp. 150-151).
Aula 158-159 (31/mai [5.ª, 7.ª], 1/jun [8.ª, 1.ª]) Recitações de poemas de Mensagem. Questionário ao estilo de grupo II sobre linguagem de Felizmente. Assistência a trecho
de Baarìa. Preenchimento de tabela
contrastiva entre Baarìa e Felizmente. TPC — Na próxima aula,
testaremos a gramática. Formato será o dos dois trabalhos do período passado
(tabela para se escrever ao lado a classificação pedida). Conteúdos voltarão a
ser, em primeiro lugar, a classificação de orações e, em segundo lugar, a
identificação de funções sintáticas (no fundo, as matérias que mais costumam
sair nas três ultimas perguntas do grupo II). Outros conteúdos que posso
abordar mas em muito menos itens: classes de palavras; atos ilocutórios;
aspetos; processos (morfológicos e
irregulares) de formação de palavras; recursos estilísticos; etc. Trabalho
de averiguação de leitura de Memorial do Convento (que é só para alguns)
será também na próxima aula. Verei como o vou elaborar, mas é improvável que
use itens de escolha múltipla. Quem leu a obra (não estou a pensar em livros de
resumos, é claro) nada tem de recear.
Aula 160-161 (1
[7.ª], 2/jun [1.ª, 5.ª, 7.ª]) Correção de questionário sobre «A linguagem de Felizmente há luar!». Questionário de
gramática. Itens de exame sobre Pessoa (e correção). Leitura em voz alta de «Luís
de Camões, esse desconhecido» (pp. 150-151) e de «Pessoa responde a Ana Moura»
(pp. 25-26), para efeitos das semi-finais das duas Ligas. Assistência a trecho
de Baarìa. TPC — Se ainda não o fizeste, não esqueças
de enviar reformulações de trabalhos que te tenha devolvido. Ainda antes da
última aula lançarei todos as análises filme/Felizmente
com as respetivas notas (mas antes do fim de semana não conseguirei afixar
quase nada). Os alunos a quem pedi que tratassem de tarefas há muito atrasadas
— e se não o fizeram já — deviam ainda ver o que podem enviar-me (embora já não
comprometa a ver tudo com a mesma simpatia que tenho com os vossos trabalhos em
geral). Para a final da Liga dos Campeões, servirá o soneto
«Fernando Pessoa» (p. 149), de Manuel Alegre; para a final da Liga Europa, o soneto «A Camões» (p.
148), de Manuel Bandeira. Sugestão de tepecê: fazer a dissertação 2 ou 3 da p.
272 (não façam exatas duzentas palavras, por favor). Prometo trazê-la corrigida
para alguma sessão de «cábulas» que venhamos a fazer antes do exame.
Aula 162-163 (5 [1.ª], 6/jun [7.ª, 5.ª, 8.ª]) Correção
do questionário de gramática da penúltima aula. Finais da Liga Europa («A
Camões», de Manuel Bandeira) e da Liga dos Campeões («Fernando Pessoa», de Manuel
Alegre). Outros aspetos úteis. Assistência a conclusão de Baarìa (ao mesmo tempo: conversas com alunos sobre a avaliação).
#
<< Home