Monday, August 29, 2016

Sumários e tepecês



Aula 1-2 (15 [8.ª, 7.ª, 1.ª], 16/set [5.ª]) Sobre o programa, estilo de trabalho, etc. Resolução de itens de escolha múltipla, para compreensão de «Heróis de papel e tinta» (p. 13). Resposta às perguntas 5 e 6 no manual (pp. 14-15) (diversos assuntos de gramática). Audição e leitura de «Nos desenhos animados» (Azeitonas). Criação de quadra de auto-análise para folha de caderneta, segundo modelo de «Esta espécie de leitura» (p. 23) de Fernando Pessoa. TPC — Redação em resposta ao ponto 2 da p.12 (2. Reflete sobre a pergunta colocada no decorrer do diálogo: «Qual é o seu herói?» || 2.1. Apresenta a tua resposta à questão. Fundamenta as tuas afirmações com argumentos pertinentes, ilustrados com exemplos significativos.). Imponho eu este constrangimento suplementar: não uses nunca formas do verbo «Ser». E não é permitido escolher como herói os pais (mãe ou pai, e, aliás, quaisquer familiares), o professor de Português (e, aliás, quaisquer professores da ESJGF), Cristiano Ronaldo, Messi, Adel Taarabt, cotovelo de Slimani ou Bernardina (ex-Casa dos Segredos).
Aula 3-4 (16 [8.ª, 1.ª], 20/set [7.ª, 5.ª]) Correção dos questionários de compreensão. Assistência a sketch («Debate com o Super-homem», série Barbosa) para preenchimento de tabela em torno de valores temporais, aspetuais, modais, conferidos por verbos auxiliares. Redação de comentário a estrofe de «Retrato do Herói», de Ary dos Santos (1./1.1. da p. 16, «Pós-leitura»). Assistência ao começo de Birdman. TPC Em folha solta, a caneta, escreve o texto pedido no item 3./3.1 da p. 16. Recopio-o à frente, para o caso de ainda não teres acesso ao livro: 3. Relê as frases finais da crónica de João de Mancelos: «Daniel Pennac afirmou que amar os protagonistas dos livros é um direito do leitor. E constitui, acrescento, o nosso passaporte para o sonho neste mundo demasiado real» (ll. 36-38). 3.1 Redige um texto, devidamente estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas palavras, em que apresentes uma reflexão sobre a perspetiva apresentada na citação. Fundamenta o teu ponto de vista, recorrendo, no mínimo, a dois argumentos, e ilustra cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo. (No final do teu texto, indica o número de palavras.)

Aula 5 (20 [8.ª], 21 [7.ª], 22 [1.ª], 23/set [5.ª]) Resolução de exercício em torno de aspeto e modalidade. Assistência a sketch «Super de Origem» (Lopes da Silva, I, 4, 9), para se resolver depois exercício de preenchimento de lacunas sobre hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos. Resolução de exercícios em torno de merónimos, holónimos; hiperónimos, hipónimos. TPC Em Gaveta de Nuvens, lê (aqui) a carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre a génese dos heterónimos, escrita pelo poeta no último ano de vida, 1935. No manual, nas pp. 69-71, há uma versão bastante cortada desta carta, mas preferia que relanceasses também a versão completa. (Se não o fizeste o ano passado, aproveita para ler o que está no blogue acerca de 'tempo, aspeto, modalidade', a reprodução de quatro páginas de uma boa gramática.)

Aula 6-7 (21 [1.ª, 5.ª], 22/set [8.ª, 7.ª]) Correção de redações (e código de correção). Compreensão de «Fernando Pessoa» (de Miguel Torga; p. 22), através da redação de frases denotativas correspondentes às, bastante rebuscadas, de Torga. Audição de entrevista a Inês Pedrosa, para ir respondendo a questionário (p. 24). Audição/Leitura de «A morte é a curva da estrada», de Fernando Pessoa; «Para ser grande, sê inteiro: nada», de Ricardo Reis; «Mar Português», de Fernando Pessoa (Mensagem). Relance a ‘i agora Pessoa’ (p. 22) e menção a caligramas. Redação de texto visual/caligrama. Assistência a trecho de Birdman. TPC — Em Gaveta de Nuvens, relanceia a matéria sobre ‘hiperónimos e hipónimos; holónimos e merónimos’ (aqui, na secção 6.3.2, pp. 208-209, das folhas de gramática reproduzidas sob o título ‘Conotação, denotação;polissemia; homonímia; relações semânticas entre palavras’).

Aula 8-9 (23 [8.ª, 1.ª], 27/set [7.ª, 5.ª]) Correção de redações ora entregues. Leitura, bastante ascendente, de «Ela canta, pobre ceifeira» (p. 44), para completar respostas lacunares a perguntas. Resolução das perguntas 1 e 2 da p. 45 (de análise estilística ao poema da «Ceifeira»).Audição da «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa. Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa). Comentário a tira no Caderno de atividades (p. 65). Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p. 42), pela redação de comparação com «Ela canta, pobre ceifeira» (70 a 100 palavras; obrigatórias citações de «Gato»). Assistência a trecho de Birdman. TPC — Em folha solta, em cem a cento e vinte palavras, redige o texto pedido em «Escrita», 1, p. 43 («Redige um texto, de cem a cento e vinte palavras, no qual compares o poema “Gato que brincas na rua” com o texto abaixo, de Vasco Graça Moura [«um gato de lisboa»] [...]»).

Aula 10 (27 [8.ª], 28 [7.ª], 29 [1.ª], 30/set [5.ª]) Correção (cópia) de comparação «Gato que brincas na rua» e «Ela canta, pobre ceifeira». Critérios de avaliação em Português. Explicação sobre conceito de coerência textual. Identificação de infrações à coerência lógico-conceptual (regra da não-contradição; regra da não tautologia; regra da relevância) e à coerência pragmático-funcional em sketches (série Barbosa; série Fonseca). TPC — Em Gaveta de Nuvens, aqui, lê as reproduções de páginas de uma gramática sobre ‘Coerência [e coesão textual]’.

Aula 11-12 (28 [1.ª, 5.ª], 29/set [8.ª, 7.ª]) Correção de escritos que se devolviam (dissertação). Relance à quadra «Quase anónima sorris» (p. 44), para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome. Redação de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião da Gama. Assistência a sketches em torno de Pessoa (Os Contemporâneos, «Vai mas é trabalhar»). Assistência a trecho de Birdman. TPC — Escreve o comentário pedido em 2 da p. 46 (o 2.º parágrafo serão as ll. 11-17).

Aula 13-14 (30/set [8.ª, 1.ª], 4/out [7.ª, 5.ª]) Questionário de escolha múltipla para compreensão de textos sobre a criação dos heterónimos (pp. 69-71; p. 68). Resolução do ponto 1 da p. 114 (sobre «Opiário», de Álvaro de Campos), com relance ao excerto do poema no manual e a texto mais completo na folha. Resolução de «O estatuto especial de Álvaro de Campos» (p. 115). Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário». Criação de biografia(s) para heterónimo(s) seu(s). Assistência a trecho de Birdman. TPC — Lê «Um Campos diferente» (p. 124). Depois, lê também o texto de Campos «Tenho uma grande constipação» e, em folha que me possas entregar, responde ao ponto 7 da p. 123. Não esqueças a parte dos dois argumentos e escreve acabadamente (e não, não quero «Constipação» nem «Lenço cheio de ranho»).

Aula 15 (4 [8.ª], 6 [1.ª], 7 [5.ª], 12/out [7.ª]) Exercício sobre coerência textual. Exercícios sobre pontuação. Exercícios sobre coesão textual. TPC — Relanceia, aqui, umas páginas, tiradas de uma gramática, sobre ‘pontuação’.

Aula 16-17 (6 [8.ª, 7.ª], 7 [1.ª], 11/out [5.ª]) Correção do questionário de compreensão de textos em torno da génese dos heterónimos. Leitura, para resposta de composição curta acerca de «A arte futurista» (p. 116). Audição (com algum relance às pp. 117-120), de excertos de «Ode triunfal», de Campos. Preenchimento de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» (p. 122) com abonações do próprio texto. Assistência a trecho de Birdman. TPC — Logo que possas, lê «Campos: “A ilha mais lúcida do arquipélago pessoano”» (p. 137); «O percurso poético do engenheiro-poeta» (p. 138); «O modernismo» (pp. 32-33).

Aula 18-19 (7 [8.ª], 11 [7.ª], 12/out [1.ª, 5.ª]) Correção de redações. Leitura de «O que há em mim é sobretudo cansaço» (p. 191), de Álvaro Campos, para depois completar análise a que só faltam as transcrições do poema; resposta ao ponto 1 (pp. 125-126). Em coletivo, resposta ao ponto 1.1 a 1.6 (p. 125). Leitura do ponto 1 de Escrita na p. 122 (definição de «ode» e «ode» à Campos), para responder ao ponto 2 (redação de ode a uma realidade qualquer — escolar, sobretudo? —, à maneira futurista). Assistência a trecho de Birdman. TPC — Em papel que me possas entregar, escreve uma resposta limpa, não copiada da de manuais ou de colegas, à pergunta 1.1 da p. 126 («Estabelece pontos de contacto entre as estrofes de Régio e o poema «O que há em mim é sobretudo cansaço»).

Aula 20 (11 [8.ª], 13 [1.ª], 14 [5.ª], 19 ou 12/out [7.ª]) Correção do tepecê sobre «Pensar de mais». Critérios para distinguir funções sintáticas. Exercícios em torno de funções sintáticas. TPC Em Gaveta de Nuvens, vai consultando «Funções sintáticas», reprodução de páginas da Nova gramática didática de português, Carnaxide, Santillana, 2011.

Aula 21-22 (13 [8.ª, 7.ª], 14 [1.ª], 18/out [5.ª]) Visionamento de leitura de «Todas as cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco. Resolução de perguntas curtas sobre «Todas as cartas [...]». Leitura de «Aniversário» (pp. 127-128), também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição curta. Resolução do ponto 11 da p. 130. Assistência a final de Birdman. TPC — O poema «Aniversário» (p. 127) e a estrofe parentética correspondente aos vv. 68-76 de «Ode triunfal» (p. 119) têm em comum a nostalgia da infância. Este tema, caro a Álvaro de Campos, é também frequente no Pessoa ortónimo. Para já, gostava que relanceasses — em Gaveta de Nuvens (aqui) — «Un soir à Lima», um longo poema do ortónimo (aliás, na verdade, um poema não assinado), que, tanto quanto se pode identificar sujeito poético e autor (e não deve), se diria autobiográfico.

Aula 23-24 (14 [8.ª], 18 [7.ª] 19/out [1.ª, 5.ª]) Correção/Audição de «Cântico Negro». Audição de «Aniversário», de Álvaro de Campos (de João Grosso). Leitura de «Aniversário» — crónica de José Manuel dos Santos (p. 127) — para redação de comentário (de síntese e de contraste com o poema homónimo de Campos estudado na aula anterior). Compreensão oral de primeira parte de documentário sobre Pessoa, seguida de questionário V/F. Reescrita de «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos trechos narrativos. TPC — Resolve o ponto 1.1 da p. 130.

Aula 25 (18 [8.ª], 20 [1.ª], 21 [5.ª], 26/out [7.ª]) Exercícios sobre tipos de sujeito e constituintes internos ao grupo verbal. Mais exercícios sobre funções sintáticas. TPC — Em Gaveta de Nuvens, lê as páginas sobre ‘Predicativo do sujeito e Predicativo do complemento direto’ — tiradas de Enciclopédia do Estudante, 13 (Língua Portuguesa I), Carnaxide, Santillana, 2008, pp. 166-167.

Aula 26-27 (20 [8.ª, 7.ª], 21 [1.ª], 25/out [5.ª]) Audição de clip com «Cântico Negro». Correção de comentário sobre dois «Aniversário» feito na aula anterior (e ainda à comparação de «Cântico Negro» com poema de Campos). Apresentação de aspetos da estrutura das provas nacionais de Português do 12.º ano. Redação de respostas de grupo I de um exame nacional (com texto de Álvaro de Campos). Cópia de respostas também a outras perguntas sobre o mesmo texto. Assistência a início de Queres ser John Malkovich? TPC Lê «Tabacaria» (pp. 133-135), de Álvaro de Campos. Depois, resolve o ponto 1/1.1 da p. 133. Procura não ultrapassar as cem palavras.

Aula 28-29 (21 [8.ª], 25 [7.ª] 26/out [1.ª, 5.ª]) Com exemplares de Mensagem (da coleção iagora; cfr. p. 22), preenchimento de grelha acerca do paratexto e da estrutura da obra. Redação de síntese em torno da explicação do título Mensagem. Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?. TPC — (i) Elabora uma nota de apresentação da obra de Álvaro de Campos (heterónimo de Fernando Pessoa), com cerca de 100 palavras, que pudesse figurar na contracapa de uma antologia de poesia deste autor, tendo como base a informação fundamental dos excertos transcritos a seguir: «E eu vou buscar ao ópio que consola / Um Oriente ao oriente do Oriente.» (Álvaro de Campos, «Opiário», in Poesias, Ed. Ática); «À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábrica / Tenho febre e escrevo.» (Álvaro de Campos, «Ode Triunfal», in Poesias Heterónimos, Col. Mundo das Letras, Porto Editora); «E, ah com que felicidade infecundo, cansaço, / Um supremíssimo cansaço, / Íssimo, íssimo, íssimo, / Cansaço...» (Álvaro de Campos, «O que há em mim é sobretudo cansaço», in op. cit.); (ii) — No manual, lê as pp. 200-201 e 203 e relanceia também o quadro nas pp. 202-203.

Aula 30 (25 [8.ª], 27 [1.ª], 28/out [5.ª], 2/nov [7.ª]) Exercícios sobre acentuação gráfica. Exercício sobre verbos. Identificação de funções sintáticas em canção. TPC — Lê o que está em Gaveta de Nuvens sobre regrasde acentuação.

Aula 31-32 (27 [8.ª, 7.ª], 28/out [1.ª], 2/nov [5.ª]) Exercícios de ortografia (pronomes versus sufixos). Audição de «Tabacaria» (por João Villaret; por Sinde Filipe; por João Grosso). Preenchimento de tabela em torno de características de Campos comuns ao ortónimo abonadas em «Tabacaria» (pp. 133-135), de Álvaro de Campos. Redação de comentário-síntese para compreensão de «Na tabacaria» (p. 136), de Valter Hugo Mãe. Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?. TPC — Lê «Camões e Pessoa: cantores do Império» (p. 197); «Pessoa e o novo sonho português» (p. 199); «A organização simbólica de Mensagem» (p. 203).

Aula 33-34 (28/out [8.ª], 2 [1:ª], 3 [7.ª], 4/nov [5.ª]) Assistência a trecho do filme Mensagem, de Luís Vidal Lopes. Resposta a perguntas da p. 204 sobre «O dos Castelos» (orientada por trechos lacunares). Audição de «O dos Castelos» (por Sinde Filipe). Resposta à pergunta 1.1 da p. 204. Audição de «Cansa sentir quando se pensa», poema de Pessoa cantado por Débora Rodrigues. Redação de comentário a «Cansa sentir quando se pensa» (usando citações do próprio poema e fazendo surgir certas expressões dadas: «sujeito poético», «ortónimo/a», «estrofe», «quarteto» ou «quadra», «verso», «dicotomia sentir/pensar»). Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?. TPCVai revendo assuntos de gramática que temos estudado; vai consultando também páginas do manual em torno do Pessoa que temos dado. (Na turma 5.ª, o tepecê inclui ainda a redação do comentário sobre «Cansa sentir quando se pensa».)

Aula 35 (3 [1.ª], 8 [8.ª], 9 [7.ª], 11/nov [5.ª]) Redação de respostas a grupo I de uma das provas de exame de anos recentes (com texto de Campos). Identificação de funções sintáticas em canção. TPC — Em Gaveta de Nuvens, «Cruzna porta da tabacaria!», poema atribuído a Álvaro de Campos e relacionável com «Tabacaria».

Aula 36-37 (3 [8.ª], 4 [1.ª], 8/nov [7.ª, 5.ª]) Audição de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 131) (Joaquim de Almeida; João Grosso). Resolução de questionário sobre assuntos de gramática a partir do texto «Lisbon Revisited (1923)». Resposta aos pontos 2 e 1.2 da p. 132. Visionamento de declamação de «Lisbon Revisited (1926)» (Paulo Pires). Assistência a segunda parte de documentário sobre Pessoa (‘Grandes Portugueses’). Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?. TPCEscreve uma síntese, em 90 a 105 palavras, de «A dor de pensar» (p. 47). Escreve o número de palavras no final. Podes relancear regras da síntese na p. 327 — aliás estão mais detalhadas no livro do ano passado.
Aula 38-39 (4 [8.ª], 9 [1.ª, 5.ª], 10/nov [7.ª]) Explicação de revisão das noções de modo e género. Preenchimento de tabela, com reconhecimento de modos, géneros, autores. Resposta a itens de escolha múltipla sobre «Ulisses» (p. 205). Resolução dos itens 1 e 2.1 das pp. 205-206. Audição de «Ulisses» (declamado por Natália Luísa). Redação de textos em prosa começados por dois dos primeiros versos de poemas relanceados no começo da aula. Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich? TPC — Escreve o texto pedido em «Escrita/1.» na p. 206. (Anota, no final, o número de palavras.)

Aula 40 (10 [1.ª], 15 [8.ª], 16 [7.ª], 18/nov [5.ª]) Correção de tarefa de escrita (de aula ou de tepecê). Jogo do Stop em torno de funções sintáticas. TPC — O que está aqui são os itens de grupo III dos exames nacionais do 12.º ano dos dois últimos anos. Escolhe um deles e redige a solução (indica o número de palavras).

Aula 41-42 (10 [8.ª], 11 [1.ª], 15/nov [7.ª, 5.ª]) Correção do questionário de gramática em torno de «Lisbon Revisited (1923)». Preenchimento de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O guardador de rebanhos» (p. 79); resolução do ponto 5 da p. 80. Audição de poema IX de «O guardador de rebanhos» (Mário Viegas). Correção; e explicação acerca de «Cruz na porta da tabacaria!». Redação de síntese de «O mural de Pessoa», de Manuel Halpern (p. 72). Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?. TPC — Lê o texto expositivo «Poesia e poética de Alberto Caeiro» (pp. 89-90).
Aula 43-44 (11 [8.ª], 16 [5.ª] e 17/nov [1.ª, 7.ª]) Correção de tepecê com apresentação de Campos. Redação autobiográfica a partir de textos de Caeiro (p. 73). Resolução da pergunta 7 da p. 74 e do ponto 1 da p. 75. Audição de declamações de poemas de Caeiro e Campos. Assistência a conclusão de Queres ser John Malkovich?. TPC — Em Gaveta de Nuvens lê (aqui) as instruções sobre tarefa «relativamente grande» — em torno de poema de Pessoa e implicando expressão oral.

Aula 45 (17 [1.ª], 22 [8.ª], 23 [7.ª], 25/nov [5.ª]) Exercícios de reconstituição de poemas de «O guardador de rebanhos» (I, XI). Correções e audições. Classificação de funções sintáticas em canção. TPC — Resolve o ponto 1/1.1 (Escrita) da p. 80.

Aula 46-47 (17 [8.ª], 18 [1.ª], 22/nov [5.ª, 7.ª]) Questionário de compreensão de «Poesia e poética de Alberto Caeiro» (pp. 89-90). Leitura de «Se eu pudesse trincar a terra toda» (poema XXI de «O Guardador de Rebanhos», para completamento de respostas a perguntas segundo o modelo de grupo I de exames. Assistência a trecho de O Guardador de Rebanhos, de Edgar Feldman. Assistência a trecho de À Procura de Dóri. TPC Resolve o ponto 1.1 da p. 76 (em cerca de cem palavras).
Aula 48-49 (18 [8.ª], 23 [1.ª, 5.ª], 24/nov [7.ª]) Correção de dissertação sobre «mito»; língua gestual (poema em); palavra em LGP para ‘poema’). Com livros de poetas portugueses do século XX, escolha, por cada aluno, de poema curto a ler expressivamente; pequenas redações bibliográficas e preparação de leitura. Leituras expressivas, elegendo melhor conjunto poema/declamação. Assistência a trecho de À procura de Dóri. TPC — Começa — ou escreve já na íntegra — um poema enviável ao concurso Correntes d’Escritas. (O tepecê consiste na redação de poema, ou de primeiro esboço de poema. Ver-se-á depois do interesse ou não da candidatura ao prémio.)

Aula 50 (24 [1.ª], 29 [8.ª], 30/nov [7.ª], 2/dez [5.ª]) Explicação, dirigida por ficha, sobre coordenação e subordinação (e, sobretudo, sobre coordenadas conclusivas e explicativas e subordinadas substantivas relativas). Assistência a sketch «Isto um crime de salada!» (série Meireles). Resolução de ficha em torno de subordinadas adverbiais (e sketch visto). TPC — Vai estudando gramática (por exemplo, lendo as páginas de gramática que tenho copiado em Gaveta de Nuvens). Sugiro, desta vez, que relanceiem as relativas a ‘Coordenação e subordinação’.

Aula 51-52 (24 [8.ª], 25 [1.ª], 29/nov [7.ª, 5.ª]) Correção do questionário de compreensão feito na aula anterior. Assistência a clips com poemas de Caeiro. Resposta a perguntas de compreensão acerca de poemas de «O Guardador de Rebanhos»: XIV (na ficha) e XXXVI (p. 81). Assistência a trecho de À procura de Dóri. TPC — Lembro que está a decorrer — até 4 de dezembro — o prazo da tarefa com poema de Pessoa. Lê bem as instruções em Gaveta de Nuvens.
Aula 53-54 (25 [8.ª], 30/nov [1.ª, 5.ª, 7.ª]) Correção dos tepecês das aulas 45 e 46-47. Leitura de três textos expositivos — «A poesia de Ricardo Reis» (p. 93), «Epicurismo» (94), «Estoicismo» (95), para resolver item 1.4.1 na p. 94 e pergunta sobre características de epicurismo e estoicismo. Assistência a sketch «Rústicos pelo epicurismo» (Zé Carlos). Leitura de duas odes de Ricardo Reis, na p. 96, para responder a respostas de composição curta. Explicação sobre marcas estilísticas das odes de Reis (explicação sobre a pergunta 2 da p. 96). Audição de edição de programa Pensamento Cruzado («Viver o dia»), para resolver item 11 da p. 96. Sorteio da Liga dos Campeões. Assistência a trecho de À procura de Dóri. TPC — [Deves estar a preparar tarefa com poema de Pessoa. Instruções, aqui.]

Aula 55-56 (2 [8.ª, 1.ª], 6 [5.ª], 13/dez [7.ª]) Resposta curta a pergunta para compreensão de «Coroai-me de rosas» (p. 101). Confronto da ode «As rosas amo dos jardins de Adónis» (p. 101) com uma sua versão manuscrita, para apreciar evolução estilística. Transposição em ordem natural da primeira estrofe da ode. Correções, seguidas de audição de declamação de «As rosas amo dos jardins de Adónis». Assistência ao sketch «À média e à belga», para preenchimento de análise do mesmo. Assistência a trecho de À procura de Dóri. TPC — Responde ao questionário sobre o poema XXV de «O Guardador de Rebanhos» (no verso de folha entregue em aula).

Aula 57 (6 [8.ª], 7 [7.ª], 9/dez [1.ª, 5.ª]) Exercícios de classificação de orações. Assistência a sketch-canção «C certinho» (Zé Carlos). Completamento de texto lacunar sobre o citado sketch e variação linguística. Correção (também de outros dois exercícios). TPC — Lê o texto «O Dr. Ricardo Reis, estoico epicurista» (pp. 110-111).

Aula 58-59 (7 [1.ª, 5.ª], 9/dez [8.ª], 3/jan [7.ª]) Leitura de «O arroz-doce quente» (p. 97) e resolução do ponto 1.1. Audição de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (pp. 97-98), declamado por Luís Lima Barreto. Resposta a vários itens em torno do texto: 1.1.1 (p. 97), 1 (final da p. 98), 2.1 e 2.2 (p. 99), 7./7.1 e 8. Depois de relance a crónicas gastronómicas de MEC, redação do mesmo género, em torno de algum outro prazer alimentar. Assistência a trecho (ou a final) de À procura de Dóri. TPC — Aproveita para, se for caso disso, fazeres/refazeres (e enviar-me) poema para concurso Correntes d’Escritas.

Aula 60-61 (13 [5.ª, 8.ª], 14/dez [1.ª, 7.ª]) Questionário de gramática [na turma 7.ª, na aula 55-56]. Resolução do Grupo I-A de exame nacional (sobre o passo dos preparativos do casamento de Maria Bárbara em Memorial do Convento). Exercícios sobre reprodução do discurso no discurso (discurso direto livre, etc.). Assistência a início de Marie Antoinette, para confronto com Memorial. TPC — Lê páginas sobre «Relato do discurso» (NGDP) copiadas em Gaveta de Nuvens.

Aula 62-63 (14 [1.ª], 15 [8.ª, 1.ª], 16/dez [7.ª]) Audição de poema XXV, seguida de correção de trabalhos de grupo I de exame sobre poema XXV de «O Guardador» agora devolvidos. Correção do teste de gramática. Explicação sobre as tarefas de oral gravado; e sobre a avaliação no período, em geral. Assistência a trecho de Marie Antoinette, e, ao mesmo tempo, conversa com cada um dos alunos sobre a classificação no período. TPC — No início do 2.º período, iremos já fazendo questionários que implicam terem lido Memorial do Convento, de José Saramago (ou, pelo menos, já alguns bons capítulos).

Aula 64-65 (3 [5.ª], 4 [1.ª], 5/jan [8.ª, 7.ª]) Resposta a pergunta de compreensão sobre poema de Sophia — «Não creias, Lídia, que nenhum estio» (p. 100) —, em contraste com odes de Reis. Leitura de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 102), para preenchimento do texto lacunar na p. 102. Assistência a clips diversos em torno de Pessoa. Redação de pastiches de Caeiro e de Campos, a partir de poema de Reis («Prefiro rosas, mau amor, à Pátria»). Assistência a trecho de Marie Antoinette. TPC — [Na próxima aula «grande», já será preciso teres lido alguns capítulos de Memorial do Convento, de José Saramago, que te pedira fosses vendo nas férias.]

Aula 66-66R (3 [8.ª], 4 [7.ª], 5 [1.ª], 6/jan [5.ª]) Assistência a «[Camões], vai mas é trabalhar» (Contemporâneos). Explicação sobre comemorações do tricentenário de Camões e o «O Sentimento dum Ocidental». Resposta a uma das perguntas do exame de 2014, fase especial. Correção de sabotagem das estrofes restantes da parte I do poema de Cesário Verde. Audição de todo o poema. Assistência a 1.ª parte de «O livro de Cesário Verde», documentário da série ‘Grandes livros’. TPC — Lê o capítulo ensaístico sobre «O Sentimento dum Ocidental» (de Helder Macedo, Nós —uma leitura de Cesário Verde, pp. 165-191) copiado aqui.
Aula 67-68 (4 [5.ª], 5 [7.ª {só o questionário; resto da aula foi/será diluído em outras sessões e tepecês}], 6/jan [8.ª, 1.ª]) Questionário de escolha múltipla em torno de compreensão do início de Memorial do Convento (pp. 288-289). Redação de respostas a perguntas (tipo I-A de exame), para compreensão de «Segue o teu destino», de Ricardo Reis. Apresentação (do manual) sobre Ricardo Reis. Audição do mesmo poema musicado (Os Mensageiros). Assistência a trecho de Marie Antoinette. TPC — Lê «O reino das marionetas» (p. 291). Entretanto, se ainda não leste a obra, vai avançando o mais possível na leitura de Memorial do Convento.

Aula 69-70 (10 [7.ª, 5.ª], 11 [1.ª], 12/jan [8.ª]) Correção do questionário sobre Memorial. Resposta a perguntas relativamente fechadas de compreensão da ode de Reis «Cada um cumpre o destino que lhe cumpre» (p. 104). Comentário em torno de poemas de José Gomes Ferreira (p. 110) e da escrita de Ricardo Reis. Assistência a trecho de Marie Antoinette. TPC — Resolve o ponto 1, de Escrita, no cimo da p. 105. (Nota que o assunto desta dissertação, embora seja sugerido por citação de Ricardo Reis, não é, no essencial, literário. Trata-se de um tema ao estilo de grupo III de exames nacionais.)

Aula 71-71R (10 [8.ª], 11 [7.ª], 12 [1.ª], 13/jan [5.ª]) Exercícios sobre conjunções e orações relativas. Assistência a «Literatura para porteiras» (série Lopes da Silva). Classificação de orações. Assistência a episódio 6 (2.ª temporada) de O Programa do Aleixo. Classificação de orações. Exemplos de perguntas em exames (com orações). TPC — Experimenta ir resolvendo a ficha sobre ‘Coordenação e subordinação’ no Caderno de Atividades (pp. 9-12), olhando também as soluções. Pus reprodução da ficha/soluções aqui, para o caso de não terem o Caderno de Atividades. Lembro ainda que todo o capítulo «Coordenação e Subordinação» copiado aqui é também muito útil para o estudo das orações.
Aula 72-73 (11 [5.ª], 13 [7.ª], 14/jan [8.ª, 1.ª]) Explicação com enquadramento na globalidade do livro do texto a ler a seguir. Compreensão de texto do cap. V de Memorial, «Baltasar e Blimunda» (pp. 292-293), mediante preenchimento de tabela em torno de deíticos; e outros itens sobre narração, aspetos simbólicos, etc. Preenchimento de tabela comparativa (Marie Antoinette/Maria Ana e Luís XVI/João V). Redação com transposição do texto «Baltasar e Blimunda» para contexto actual. TPC — Lê os textos expositivos «Gastar, gastar, gastar» (pp. 284-285); «Memorial do Convento: um imaginário marcado pelo tempo» (p. 285); «Sete-Sóis e Sete-Luas, heróis do pé descalço» (p. 296); e ainda os curtos trechos enquadrados da p. 295 («O mistério do sete» e «O simbolismo das alcunhas»).

Aula 74-75 (17 [7.ª, 5.ª], 18 [1.ª], 19/jan [8.ª]) Explicação sobre tepecê (dissertação em torno de «destino») ora devolvido. Completamento de respostas a perguntas de compreensão de «Autopsicografia» (p. 34); e de «Isto» (p. 36), também de Fernando Pessoa. Redação de comentário-síntese a partir de textos na p. 38 (ponto 1.1). Assistência a trecho final de Marie Antoinette. TPC — [Na próxima aula «grande», testaremos já boa parte da leitura de Memorial.] Completa texto-síntese começado em aula e trá-lo.

Aula 76-76R (17 [8.ª], 18 [7.ª], 19 [1.ª], 20/jan [5.ª]) Exercícios em torno da reprodução do discurso no discurso. Exercícios de pronominalização. Itens de orações nos exames. Assistência a trecho de episódio 2 (série 2) de O programa do Aleixo. Itens de identificação de funções sintáticas. Identificação de funções sintáticas em exames recentes. TPC — Resolve este item — de um exame que começámos a resolver na penúltima aula do 1.º período (o ideal é ter já lido toda o Memorial; no entanto, uma leitura que inclua o primeiro terço da obra já fornece matéria suficiente para desenvolver o  comentário): «A reflexão da princesa Maria Bárbara — “teriam feito bem melhor se me casassem na primavera” — revela que outros, e não ela, é que decidiram sobre o seu casamento. O mesmo não se passa com o casal Baltasar e Blimunda, cuja relação não foi imposta e na qual ninguém interfere. // Fazendo apelo à sua experiência de leitura de Memorial do Convento, comente, num texto de [até cento e cinquenta] palavras, a relação amorosa de Baltasar e Blimunda».
Aula 77-78 (18 [5.ª], 19 [7:ª], 20/jan [8.ª, 1.ª]) Questionário de compreensão de «Que padre é este padre?» (pp. 297-298). Resolução do ponto 7 da p. 298 e de «Pós leitura» das pp. 299-300. Assistência a clips de «Autopsicografia» e de «Eros e Psique» (Fernando Pessoa). Transposição do poema de Pessoa «Não sei ser triste a valer» (p. 40) para texto expositivo. Assistência a início de A vida secreta dos nossos bichos. TPC — Resolve este item saído numa das provas nacionais de 2013: «Fazendo apelo à sua experiência de leitura do romance Memorial do Convento, de José Saramago, explique em que medida os traços de carácter do Padre Bartolomeu de Gusmão o impelem à construção da passarola, fundamentando a sua exposição em dois exemplos significativos. Escreva um texto de oitenta a cento e trinta palavras [aliás, pelo menos, 130-150 palavras]». Aproveita para, ainda antes, leres pequenos textos ensaísticos no manual acerca de Bartolomeu: «Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão: uma personagem peculiar» (p. 300); «Sonho, projeto e execução» (p. 313).

Aula 79-80 (24 [7.ª, 5.ª], 25 [1.ª], 26/jan [8.ª]) Correção do questionário sobre «Que padre é este padre?» (p. 297). Audição de gravação sobre Bartolomeu. Leitura de «Não sei quantas almas tenho» (p. 58), para preenchimento de síntese e de análise lacunares. Resolução do ponto 3 da p. 59. Audição de «Não sei quantas almas tenho» (por Ana Lains), para detetar palavras a mais e a menos relativamente ao original de Pessoa. Leitura de «Deixo ao cego e ao surdo» (p. 64), de Pessoa, para resolver ponto 4 do manual; relance também à página ao lado (p. 65), para explicar cartoon (oralmente). Leitura de quadra de Mário de Sá-Carneiro, «O outro», e audição da canção de Adriana Calcanhoto para notar semelhanças com Pessoa. Cópia de resposta a item de exame nacional (I-B) em torno da teoria do fingimento poético em Pessoa. Assistência a trecho de A vida secreta dos nossos bichos. TPC — Lê o texto expositivo «O rosto e as máscaras da heteronímia» (p. 142); e termina Memorial.

Aula 81-81R (24 [8.ª], 25 [7.ª], 26 [1.ª], 27/jan [5.ª]) Explicação sobre valor restritivo e não restritivo dos adjetivos; adjetivos numerais, qualificativos e relacionais. Questionário sobre «Sete-Sóis e Sete-Luas, heróis do pé descalço» (p. 296). Mais itens de exame sobre orações. Assistência a «Fiscal das danças ridículas» (Lopes da Silva, II, 11, 8). Preenchimento de tabela com atos ilocutórios. Resposta a perguntas de exame com atos ilocutórios; seguida de correção. Assistência a declamação de Virgílio Castelo de «O Sentimento de um Ocidental» (parte I) e a final do documentário sobre Cesário Verde. TPC — Faz a dissertação correspondente ao ponto 1.1 no fim da p. 54.
Aula 82-83 (25 [5.ª], 26 [7.ª], 27/jan [8.ª, 1.ª]) Correção de tepecê(s) em torno de Bartolomeu e de Baltasar/Blimunda. Compreensão de «Apócrifo pessoano», de Fernando Pinto do Amaral, através da localização de versos mais irónicos. Reconstituição do texto «Tudo que faço ou medito», de Pessoa, dado em desordem. Criação de poema antónimo a partir de «Cai do firmamento» (p. 52), de Pessoa. Resposta a item de grupo I-A de exame nacional com texto de Pessoa («Em toda a noite o sono não veio»). Assistência a A vida secreta dos nossos bichos. TPC — Ao longo desta ou da próxima semana, envia-me (ou dá-me impressa) a primeira versão do tepecê sobre Memorial do Convento que explico aqui.

Aula 84-85 (31/jan [7.ª, 5.ª], 1 [1.ª], 2/fev [8.ª]) Explicar trabalho de Memorial/Canção (referência, nome do intérprete, link no próprio texto, traduções razoáveis). Problemas de escrita/ortografia. Cópia de respostas do exame respondido em aula. Redação de perguntas para respostas em torno de «Ó sino da minha aldeia»; resolução das escolhas múltiplas no ponto 1 da p. 51. Redação de respostas a modelo de exame sobre «Chove. Que fiz eu da vida?». Assistência a trecho de A vida secreta dos nossos bichos. TPC — À medida que for devolvendo, já corrigidas por mim, as primeiras versões da análise-comentário de Canção/Memorial, lança no ficheiro word as alterações que sugeri e envia-mo com o texto já alterado (Convento corrigido de Heliodoro do 12.º 0.º). Entretanto, como tenho multiplamente assinalado, aproveita para terminar leitura de Memorial.

Aula 86-86R (31/jan [8.ª], 1/fev [7.ª], 2/fev [1.ª], 3/fev [5.ª]) Explicações sobre determinantes, pronomes, quantificadores. Exercícios. Assistência ao sketch «General e soldados». Resolução de exercício. Resolução de itens (de exame) em torno de Cesário Verde (em diálogo, seguido de correção-leitura; por completamento de lacunas, seguido de correção). TPC — Lê em Gaveta de Nuvens (aqui) o que há sobre as ‘Classes de palavras’ em que nos detivemos hoje.
Aula 87-88 (1 [5.ª], 2 [7.ª], 3/jan [1.ª, 8.ª]) Explicação sobre «Predicar». Resposta a questionário sobre «O rosto e as máscaras da heteronímia» (p. 142). Resolução de correspondência entre tipos de narrador e passos de «Cem homens e cem formigas» (pp. 301-302). Correção e enquadramento na obra em termos de intriga. Redação de comentário, ainda em torno de «Cem homens e cem formigas» e de três espaços aí referidos. Resolução de tabela comparativa das estruturas de Memorial e de A Vida Secreta. Assistência a final de A vida secreta dos nossos bichos. TPC — Termina leitura de Memorial do Convento.

Aula 89-90 (7 [7.ª, 5.ª], 8 [1.ª], 9/fev [8.ª]) Correção do comentário feito na aula anterior sobre espaço e Memorial («Cem homens e cem formigas»). Informações úteis para a reformulação da primeira versão da análise canção/Memorial. Assistência a início de Locke. Compreensão de «Enfim chegou o dia» (pp. 304-305), por preenchimento de resumo lacunar; resposta a pontos 2.1 e 2.2 da p. 306. Redação de resposta ao ponto 1.2. da p. 309, com ligeira reformulação da indicação. TPC Lê o texto expositivo «O tratamento do tempo em Memorial do Convento» (pp. 306-307).

Aula 91-91R (7 [8.ª], 8 [7.ª], 9 [1.ª], 10/fev [5.ª]) Explicação sobre nomes contáveis e não contáveis. Exercícios sobre conjunções, nomes, e classes em geral. Exercício de identificação de adjetivos (e distinção entre adjetivos relacionais, qualificativos, numerais). Exercícios sobre advérbios e preposições. TPC — Em «Duas mil vontades» (p. 308), vemos Bartolomeu a aconselhar a Blimunda uma série de acontecimentos sociais (procissões, touradas, autos de fé) onde recolheria «vontades» mais facilmente. Depois de relanceares também o item «Pós-leitura» (p. 309) e o enquadrado «O espaço social em Memorial do Convento», escreve um comentário (de cerca de cento e cinquenta palavras) em torno da importância desses momentos, e de outros similares, no retrato do povo e, em geral, na economia de Memorial do Convento.
Aula 92-93 (8 [5.ª], 9 [7.ª], 10/fev [1.ª, 8.ª]) Correção do questionário de modelo de grupo II feito na última/penúltima aula e explicações gramaticais (advérbio conectivo vs. conjunção; pronome relativo e outras palavras relativas, orações relativas adjetivas e substantivas). Compreensão de «Um segredo» (p. 310), através de quadro a preencher (com inferências a retirar de cada passo). Resolução do ponto 8 (p. 312), de revisão gramatical. Audição do trecho da subida da passarola (cfr. p. 314). Resolução, por escrito, de ponto 2 da p. 314 (sobre «Que maravilha é viver e inventar»). Assistência a curto trecho de Locke. TPC — Escreve o texto que corresponde ao grupo III de exame na p. 324 do manual.

Aula 94-95 (14 [7.ª, 5.ª], 15 [1.ª], 16/fev [8.ª]) Resolução de itens de exame sobre classes de palavras. Correção/Redação de resposta a item de exame sobre Blimunda. Compreensão oral de parte de documentário sobre Memorial do Convento. Resolução de item de exame sobre passo de Memorial também lido na última aula. Assistência a trecho de Locke. TPC — Vê resto do documentário sobre Memorial (aqui).

Aula 96-96R (14 [8.ª], 15 [7.ª], 16 [1.ª], 17/fev [5.ª]) Explicação, em revisão, em torno de processos morfológicos de formação de palavras. Assistência aos sketches «Relato de engate» e «Baratas à procura de casa», para recolher palavras com diversas formações. Preenchimento de quadro com palavras pertencentes a cada uma das classificações. Resolução de exercícios sobre o mesmo assunto. Leitura de «Processos irregulares de formação de palavras» (no manual) para distribuir palavras por quadro em folha dada que os organizava com exemplos. Assistência a sketch com as palavras colocadas («Curso de Preparação para o casamento»). Resolução do resto de ficha com mais exemplos de «Processos irregulares de formação de palavras». TPC Relanceia o que está em Gaveta de Nuvens sobre «Processos morfológicos de formação de palavras» e sobre «Processos irregulares de formação de palavras».
Aula 97-98 (15 [5.ª], 16 [7.ª], 17/fev [8.ª, 1.ª]) Questionário de compreensão (grupo II de exame, com texto sobre Memorial). Preenchimento de «Esta é a história de Memorial do Convento...» (p. 286). Correções e, sobretudo, explicação em torno de expressões criadas por Jorge Jesus, José Mourinho (e Abel Xavier), a propósito de formação de palavras. Redação de duas respostas sobre título de Memorial (aproveitando os textos na p. 287). Preenchimento de tabela sobre ordem e duração temporais em Memorial do Convento e em Locke. Assistência a trecho de Locke. TPC — Termina resposta(s) iniciada(s) em aula.

Aula 99-100 (21 [7.ª, 5.ª], 22 [1.ª], 23/fev [8.ª]) Correção de questionário de compreensão. Questionário de gramática. Redação de comentário em torno de dois textos de Pessoa (pp. 48-49), em contraste com crónica de Luís de Sttau Monteiro (p. 49). Assistência a conclusão de Locke. Preenchimento de tabela comparativa. TPC No máximo até ao fim do Carnaval termina a leitura de Memorial do Convento (depois de a teres feito, é claro).

Aula 101-101R (21 [8.ª], 22 [7.ª], 23 [1.ª], 24/fev [5.ª]) Exercício de identificação de figuras de estilo. Sketch, já visto, «Jesus Cristo ensaia figuras de estilo». Correção comentada. Sketch sobre «eufemismo» («Censura na Lusa»). Audição de cap. I de «Sermão». Preenchimento de respostas em torno do «Sermão». TPC — Lê o que vou pôr em Gaveta de Nuvens sobre figuras de estilo (aqui).
Aula 102-103 (22 [5.ª], 23 [7.ª], 24/fev [8.ª, 1.ª]) Leitura de «Epopeia» (p. 154), para responder a itens V/F. Completamento de «Os Lusíadas: Poema Épico» (p. 156). Revisão da estrutura de Os Lusíadas (por PP e relance às pp. 157-159). Reconhecimento, em epopeias e poemas herói-cómicos distribuídos, de assunto, limites de secções características do género e aspectos de versificação. Audição/Leitura de «Lusíadas» (Anakim; p. 195). Assistência a início de Fitzcarraldo. TPC — Para depois do Carnaval, prepara leitura em voz alta das três estâncias de Os Lusíadas na p. 161, bem como das quatro estâncias na p. 164. (Para conseguires leitura razoável, não chegará, desta vez, reconheceres apressadamente as estrofes pouco antes da aula. Pretende-se uma leitura profissional.)

Aula 104-105 (2 [1.ª (início), 8.ª, 7.ª], 3/mar [1.ª (fim), 5.ª]) Correção do questionário de gramática. Resolução de itens de exame com figuras de estilo. Clip com figuras de estilo por Luís Freitas Lobo (e solução/correção). Redação de respostas de compreensão do poema de Pessoa «Às vezes, em sonho triste» (p. 55). Assistência ao início de Fitzcarraldo. TPC — (1) Lê os textos ensaísticos nas pp. 318-319; (2) Procura ir fixando a classificação das orações (até memorizando as principais conjunções que as introduzem).

Aula 106-107 (3 [8.ª], 7 [7.ª, 5.ª], 8/mar [1.ª]) Assistência a trechos de Fitzcarraldo. Leitura de «Nova vida» (p. 315), para responder às duas perguntas de «leitura e compreensão» (1 e 2). Audição de «Uma pedra muito grande» (excertos relativos à epopeia da pedra). Redação de resposta em torno de pintura de José Santa Bárbara (p. 316); resposta a 1.3. Assistência a trechos de Fitzcarraldo, de Werner Herzog, aproximáveis do passo ouvido e da pintura na mesma página do manual de Memorial do Convento (cap. XIX, transporte da pedra de Pêro Pinheiro até Mafra). Correção da tabela comparativa Memorial-Fitzcarraldo. TPC Escreve a dissertação pedida na p. 315 (Escrita, 1): «Elabora uma dissertação, de duzentas a trezentas palavras, sobre o futuro das profissões ligadas ao trabalho manual». (Recordo ainda um tepecê mais antigo, de preparação — profissionalíssima, embora nem talvez muito expressiva — da leitura em voz alta de dadas estâncias de Os Lusíadas.)

Aula 108-108R (7 [8.ª], 8 [7.ª], 9 [1.ª], 10/mar [5.ª]) Ainda sobre a «epopeia da pedra»: «quasímodo» e «lázaro» (e outros epónimos). Sobre «berdamerda». Exercício sobre deíticos. Correção, incluindo cena de Quem és tu?. Explicação sobre polaridade (vs. forma). Leitura/Audição do fim do cap. I e do início do cap. II (13,30-15,30), por Ary dos Santos. Respostas a itens sobre começo do cap. II do «Sermão». Trecho do documentário da série ‘Grandes Livros’ sobre «Sermão». TPC — Lê em Gaveta de Nuvens o que venha a pôr sobre deíticos e sobre polaridade.

Aula 109-110 (8 [5.ª], 9 [8.ª, 7.ª], 10/mar [1.ª]) Compreensão das estrofes I, 19-20 (p. 161), pela reescrita sem hipérbatos/anástrofes, e da estrofe I, 42, pela descodificação de perífrases. Resolução dos itens 3 e 4 da p. 162. Audição (ilustrada por BD; comentada) de estrofes do «consílio glorioso». Resolução de 1.1 (pp. 162-163). Resumo de «O significado da mitologia n’Os Lusíadas» (ponto 1, p. 163). Leitura em voz alta. (sempre que não haja grande reflexo em termos de métrica, aconselho a que as formas com ortografia/fonética arcaica sejam modernizadas). Assistência a trecho de Quem és tu?. Preenchimento de quadro comparativo entre Os Lusíadas e Frei Luís de Sousa. TPC — Prepara leitura em voz alta das estâncias nas pp. 166 e 167 (para os clubes dos grupos A e B) e 168-169 (para os dos grupos C e D).

Aula 111-112 (10 [8.ª], 14 [7.ª, 5.ª], 15/mar [1.ª]) Preenchimento de tabela com transposição de recursos estilísticos para linguagem comum e identificação de algumas delas (em torno de estâncias finais do canto II e iniciais do canto III, pp. 106-107 do manual). Preenchimento de lacunas em diluições em prosa daquelas mesmas estâncias e do passo de Ourique (pp. 168-169). Explicação sobre metáforas e metonímias (e outras figuras de estilo). Assistência aos sketches «Não faça trocadilhos com o meu nomes» e «O meu filho é uma joia de moço» (Barbosa), seguida de análise de metáforas e metonímias. Leituras em voz alta. TPC — Prepara leitura em voz alta das estâncias dos Lusíadas nas pp. 172-173 (grupo A: canto IV, 87, 88, 89) e nas pp. 174-175 (B: V, 70, 71, 72; C: V, 86, 89, 90; 92; D: V, 93, 94, 95, 97, 99).

Aula 113-113R (14 [8.ª], 15 [7.ª], 16 [1.ª], 17/mar [5.ª]) Resposta a perguntas de exame sobre canto III e outras do manual (mas sempre reportadas às estâncias na p. 164. Valores modais e aspetuais. Exercícios com hipónimos, hiperónimos, merónimos, holónimos. Exercício com orações (e «Sermão»). TPC — Lê os textos ensaísticos «A conceção camoniana da história» (p. 171) e «As reflexões do poeta n’Os Lusíadas: críticas e conselhos aos portugueses» (p. 181).

Aula 114-115 (15 [5.ª], 16 [8.ª, 7.ª], 17/mar [1.ª]) Questionário em torno de «A mitificação do herói n’Os Lusíadas» (p. 190). Preenchimento de paráfrases das estâncias do passo de Ourique (pp. 168-169). Audição de crónica de Mafalda Lopes da Costa (sobre Ourique). Resposta a perguntas sobre as mesmas estâncias. Redação de reportagem em direto (de batalha de Ourique). Leitura em voz alta. TPC — Escreve a dissertação pedida no ponto 2 da p. 170.

Aula 116-117 (17 [8.ª], 21 [7.ª, 5.ª], 22/mar [1.ª]) Compreensão das estrofes finais do canto V. Assistência a dois trechos de «Último a sair», para resolver exercício sobre aspeto. Completamento de respostas às perguntas 1.1, 1.2, 2 2 e 2.1 (p. 173), sobre as estâncias IV, 87-89. Leituras em voz alta. TPC — Prepara a leitura em voz alta das estâncias nas pp. 178-179 (desta vez, todos devem preparar todas as estâncias).

Aula 118-118R (21 [8.ª], 22 [7.ª], 23 [4.ª], 24/mar [5.ª]) Correção de questionário de compreensão/gramática feito na penúltima aula. Explicação acerca de dissertação e texto expositivo-argumentativo, incluindo leitura de modelo, preenchimento de lacunas e textualização de tópicos de esboço. Planificação de dissertação. Assistência a sketch sobre argumentos («Sotor, isso é um argumento!», série Fonseca) e de clip de publicidade (com ironia). Exercícios sobre tipos textuais. Explicação sobre cenários e Frei Luís de Sousa. TPC — Completa a planificação que estiveste a preparar.

Aula 119-120 (22 [5.ª], 23 [7.ª, 8.ª], 24/mar [1.ª]) Audição das estâncias relativas ao Velho do Restelo. Audição de programa «Lugares Comuns» (TSF), sobre «Ser um Velho do Restelo». Assistência a trecho de Último a Sair («clichés de despedida da casa»). Exercício de funções sintáticas. Audição de «Praia das lágrimas», de Rui Veloso/Carlos Tê. Leitura em voz alta. Redação de comentário comparado de «Mar Português» e ests. 88-89 de Os Lusíadas. Assistência a início de A Pesca do Salmão no Iémen. TPC — Responde ao ponto 1 da página 177 (umas 150 palavras).

Aula 121-122 (28 [7.ª, 5.ª, 8.ª], 29/mar [1.ª]) Compreensão das estâncias 92-93, 95-99 (pp. 178-179) do canto VI de Os Lusíadas, através de comparação com passo idêntico de versão em mirandês. Resolução dos pontos 1, 2, 3, 4, 5, 5.1 e 6 (pp. 179-180), por completamento de versão começada. Leitura em voz alta das mesmas estâncias. Exercícios de classificação de orações. Assistência a trecho de A pesca do salmão no Iémen. TPC — Prepara a leitura em voz alta destas estâncias do canto III (aqui), bem como a das estâncias na p. 182 do manual. É importante também que vás trazendo agora esta folha. (Todas as leituras anteriores, ainda que já aproveitadas em aula, são suscetíveis de serem de novo pedidas — porém, sempre aos clubes a que já tinham sido encomendadas.)

Aula 123 (29/mar [só se fez no 12.º 7.ª]) Questionário de gramática. Compreensão de passo de D. Fernando, com escrita de respostas a itens. Leitura em voz alta.

Aula 124-125 (29 [5.ª], 30/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Questionário de gramática [exceto no 12.º 7.ª]. Compreensão do canto VIII, 96-99 (p. 182), através de preenchimento de tabela com transcrições. Correção (e acrescento da tabela do verso). Leitura(s) em voz alta. Leitura de «Retrato de um país que gosta da cunha» (p. 183) para redigir pequena associação com as estâncias acabadas de ver. Assistência a trecho de A pesca do salmão no Iémen.
Aula 126-127 (31/mar [8.ª, 1.ª], 4/abr [7.ª, 5.ª]) Correção de comentário acerca de despedidas na praia em Camões e «Mar Português». Correção do questionário de gramática. Combinações úteis. Assistência a A pesca de salmão no Iémen, ao mesmo tempo de conversa com cada aluno (avaliação). TPC (férias) — (i) Cria um «Alfabeto Pessoano» [se não tens a folha dada em aula, vê aqui]; (ii) Lá para meio das férias (ir vendo, por favor, o blogue), afixarei um acrescento a este tepecê [ver aqui], que deve consistir no anúncio da tarefa «grande» que lhes pedirei para o 3.º período.

Aula 128-129 (19 [1.ª, 5.ª, 7.ª] e 20/abr [8.ª]) Correção de tepecê sobre passo dos Lusíadas em contraste com crónica de MEC. Assistência a «O Portugal de... Miguel Esteves Cardoso», no passo sobre leitura. Compreensão de «Liberdade», de Pessoa (p. 57). Assistência a clip com o mesmo poema (por Raul Solnado). Resposta a itens de exame sobre canto VII, est. 78-84. Assistência a início de Cantar. TPC — Aproveita para fazer tarefas em atraso (ver aqui) e terminar leitura de Memorial do Convento.

Aula 130-131 (20 [7.ª], 21/abr [8.ª, 1.ª, 5.ª]) Correção das respostas redigidas na última aula (incluindo cópia da quarta). Compreensão de trecho da Ilha dos Amores (Lusíadas, IX, pp. 185-186 do manual), preenchendo lacunas em paráfrases e substituindo intrusos. Assistência ao passo da Ilha dos Amores em Non ou a vã glória de mandar, de Manoel de Oliveira. Redação de resumos (em cerca de dez palavras) das estrofes IX, 92-95 (p. 187 do manual). Resolução dos pontos 1, 3, 4 de Leitura/Compreensão (pp. 187-189). Assistência a trecho de Cantar. TPC — Resolve este item de uma prova-modelo de exame antigo: «Os Lusíadas continuam a interpelar-nos; revelam uma sensibilidade próxima da atual. São um misto de entusiasmo heroico e de melancolia desalentada. Um texto épico e antiépico. Uma afirmação de fé, com um avesso de dúvida, de descrença, de interrogações.» [MATOS, Maria Vitalina Leal de, “Lusíadas (Os)” in SILVA, Vítor Aguiar e (coord.), 2011. Dicionário de Luís de Camões. Alfragide: Caminho]. Partindo da perspetiva exposta na citação da página anterior, redige um texto, com [cento e trinta a cento e cinquenta] palavras, no qual apresentes uma justificação fundamentada para a classificação d’Os Lusíadas como «texto épico e antiépico».

Aula 132 (20/abr [só na turma 1.ª]) Assistência a trecho com «ninguém» em Frei Luís de Sousa. Depois de leitura do mesmo passo na peça e de comentário por Pedro Mexia, redação de reflexão sobre o mesmo assunto. Assistência ao mesmo passo em Quem és tu? Audição de alguns comentários (de alunos). Cópia de solução de professor. Assistência ao mesmo passo em Madalena.
Aula 133-134 (26 [1.ª, 5.ª], 27/abr [8.ª, 7.ª]) Correção dos tepecês de alfabetos pessoanos e recolha dos tepecês para hoje. Localização em diluição em prosa de estrofes e palavras trocadas (X, 144-152, pp. 191-192). Resolução do ponto 1 de Leitura/Compreensão (p. 193). Assistência a passo de Camões (de Leitão de Barros), com estrofes vistas acima. Resposta a alguns itens do grupo I-A do exame de 2010, 1.ª fase (sobre X, 144-148). Assistência a trecho de Cantar. TPC — Lê (para compreensão) «Os Lusíadas: Uma visão global» (pp. 159-160).

Aula 135 (27/abr [só na 1.ª turma]) Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa. Resolução de duas perguntas de exame sobre Frei Luís de Sousa. Análise dos critérios de correção. Cópia de uma solução. Assistência a trecho de Quem és tu?.

Aula 136-137 (28/abr [8.ª, 1.ª, 5.ª], 2/mai [7.ª]) Correção de trabalho da aula anterior. Compreensão de «Nove anos, milhares de léguas» (p. 317), para redigir respostas a três perguntas (de grupo I). Resolução de itens com referentes. Preenchimento de tabela comparativa entre Memorial e Frei Luís de Sousa. Assistência a trecho de Cantar. TPC Resolve 1 de «Oficina de escrita», na p. 196.

Aula 138-139 (2 [5.ª, 8.ª], 3/mai [4.ª, 7.ª]) Questionário sobre leitura de Memorial do Convento. Resposta a questões de gramática. Redação de final alternativo. Compreensão oral de segunta parte de documentátio sobre Memorial do Convento. Redação de comentário. Assistência a trecho de Cantar. TPCEm Gaveta de Nuvens relanceia «Itens com Lusíadas em provas de exame». (Vai vendo também os cenários de resposta oficiais — que, nota, não são exatamente modelos de respostas, mas sínteses-guias para o corretor.)

Aula 140 (2 [8.ª], 3 [7.ª], 4 [1.ª], 5/mai [5.ª]; nas turmas 5.ª, 7.ª, 8.ª, no espaço para revisões prosseguiu-se fez-se a aula 132 [ver], já dada no 12.º 1.ª) Questionário sobre Memorial do Convento ou, em outros casos, correção desse questionário. Resposta a perguntas de grupo I-A de uma prova-modelo sobre «Prece» (Mensagem). Assistência a trecho de narrativa sinfónica sobre a segunda parte de Mensagem, por Joaquim Luís Gomes, interpretada por Paulo Alexandre. TPC — Vai lendo a peça Felizmente há luar! (reproduzi o livro na íntegra em Gaveta de Nuvensato I e ato II —, mas, é claro, é provavelmente mais cómodo ler por volume em papel).

Aula 141-142 (3 [5.ª], 5 [8.ª, 1.ª], 9/mai [7.ª]) Compreensão de «O Quinto Império» (Mensagem), p. 220, mediante escolha de paráfrases-traduções (e precedida de relance a dois textos expositivos, os nas pp. 220 e 221). Compreensão de «Nevoeiro» (p. 222), acrescentando paráfrases/traduções; preenchimento de análise só com citações. Assistência a trechos de Mensagem, de Luís Vidal Lopes. Redação para comparação do final de Mensagem com as estâncias (quase) finais também de Os Lusíadas (sobretudo 145-146, p. 191). Assistência a trecho de Cantar. TPC Escreve um comentário, pequena dissertação (até duzentas palavras), em torno de «Memorial do Convento é, e não é, uma epopeia».

Aula 143-144 (9 [5.ª], 10/mai [1.ª] 11/mai [8.ª, 7.ª]) Para compreensão de «O Infante», resolução das perguntas 2, 3 e 4. (p. 216); e 1 (de pré-leitura), em torno de cartoon. Relativamente a «Horizonte» (p. 217), resolução de 1 (p. 217). Audições de declamações (também de «Mostrengo»). Resposta a 1.2 (no fim da p. 217). Comparação Lusíadas / Mensagem. Tipos de coesão em itens de exame. Assistência a conclusão de Cantar. TPC — Vê solução de prova de exame em torno do poema de Mensagem «Padrão» (Expressões, fascículo ‘Caderno de apoio ao exame’, pp. 27-29 [páginas que também reproduzo aqui]). Sempre que possas, vai relanceando explicações de cada poema de Mensagem (na edição comentada que pus aqui). Lembro ainda a necessidade de ler (ainda nesta primeira quinzena de maio) Felizmente há luar! (pus reprodução, dividida pelos dois atos, na secção «Infelizmente não há sol!» — ato I; ato II).

Aula 145-145R (9 [8.ª], 10 [5.ª, 7.ª], 11/mai [1.ª]; nas turmas 5.ª, 7.ª, 8.ª, a sessão de revisões — 145R — correspondeu à aula 135, que se fizera apenas na turma 1.ª) Compreensão de «A loucura» (Sofia Barrocas) e «D. Sebastião, Rei de Portugal» (Pessoa, Mensagem), na p. 213, por resposta integrada às perguntas 1.1 e 1.2 (pré-leitura) e à pergunta 1 (leitura/compreensão). Resolução de 2 (p. 214) e preenchimento de lacunas de resposta a 3.1. Leitura breve de outros poemas com Sebastião («D. Sebastião», «O Desejado», «O Encoberto»); Diabo na Cruz: «Os loucos estão certos». TPC — Resolve o ponto 1 / Escrita da p. 215 (dissertação sobre loucura).
Aula 146-147 (16 [7.ª, 5.ª], 17 [1.ª], 18/mai [8.ª]) Correção de tepecê sobre «Memorial é, e não é, uma epopeia». Em relance rápido de algumas folhas de Felizmente, identificação de exemplos de vários tipos de didascálias. Correção e explicação sobre outros aspetos paratextuais da peça. Redação em torno da ironia contida na lista de apresentação das personagens. Audição de informação biobibliográfica, para responder a 1.1 da p. 232; correção. Assistência a início de Baarìa. Preenchimento de tabela sobre Felizmente há luar! / Baarìa. TPC — Vê lista de encargos até ao fim do ano (e vai resolvendo as tarefas segundo o teu calendário). Vê as instruções para a tarefa de comentário de filme/Felizmente há luar!.

Aula 148-148R (16 [8.ª], 17 [7.ª], 18 [1.ª] 20/mai [5.ª]) Questionário sobre «O Sebastianismo e o Quinto Império» (p. 215) [ou Correção do questionário sobre «O Sebastianismo [...]». Preenchimento de texto lacunar com súmula sobre Mensagem. Revisões em torno do «Sermão de Santo António», respondendo a itens de exame acerca do cap. V. TPC — Repito ou digo pela primeira vez (consoante as turmas): deves ver a listade tarefas até ao fim do ano. Deves ver de imediato as Instruçõespara tarefa de comentário-análise de filme/Felizmentehá luar!. No verso desta página, dou notícia de uma das outras tarefas, a de recitação de poemas de Mensagem (ver aqui).
Aula 149-150 (17 [5.ª], 18 [7.ª], 19/mai [8.ª, 1.ª]) Questionário sobre «O Sebastianismo e o Quinto Império» (p. 215) [ou Correção do questionário sobre «O Sebastianismo [...]»]. Relanceados ensaios na p. 234 (acerca de teatro épico), comentário sobre como as duas primeiras notas marginais (manual, p. 242; Felizmente, pp. 15-16) demonstram essa abordagem «épica». Depois de ver peça na parte correspondente a pp. 242-244, redação para responder a 6, na p. 245. Assistência a mais um trecho da peça. Assistência a trecho de Baarìa. TPC — Para uma das duas próximas aulas, prepara a leitura em voz alta das falas do ato I de Felizmente que te tiverem calhado (cfr. tabela, que aliás passarás a trazer [ver aqui]).

Aula 151-152 (23 [7.ª, 5.ª], 24 [1.ª], 25/mai [8.ª]) Correção de dissertação sobre «Loucura». Indicações para a dramatização a seguir; escolha de atores em falta. Leitura dramatizada do ato I. Escrita de resposta a item/itens de exame sobre Felizmente há luar!. TPC Vai lendo os diversos textos explicativos da unidade sobre Felizmente há luar! (os enquadrados nas pp. 241, 258, 259, 264, 269 e o texto «Portugal: 1817», nas pp. 235-236).

Aula 153-153R (23 [8.ª], 24 [7.ª], 25 [1.ª], 26/mai [5.ª]) Explicação sobre marcadores discursivos (cfr. conectores, conjunções, etc. e utilidade em exame). Itens de exame com conectores/marcadores. Quadro de conjunções e orações (advertências; acrescentos). Resolução de exercício de classificação de orações. Redação de itens de exame sobre Frei Luís de Sousa. TPC — Vai estudando gramática (por exemplo, orações e conjunções, que foram aspeto revisto hoje).
Aula 154-155 (24 [5.ª], 25 [7.ª], 26/mai [8.ª, 1.ª]) Correção de trabalho feito na aula anterior. Deteção de incorreções em «As personagens do poder» (p. 251). Leitura do texto «O chefe da revolta» (252-254 do manual) para resolver pontos 1. e 3.1 da p. 254 (itens do exame de 2004). Assistência a trecho de episódio de «Conta-me como foi» para opinar sobre itens na p. 256. Assistência a trecho de Baarìa. Preenchimento de tabela comparativa entre Baarìa e Felizmente há luar!. TPC Preparação das leituras para as duas Ligas: os leitores do jogo iota [ι] de ambas as ligas preparam as falas em «Matilde de Melo» (p. 257-258); os leitores dos jogos capa [κ], as falas nas duas primeiras páginas (259-260) de «Neste reino as almas não são caras»; os leitores dos jogos lambda [λ], as falas do mesmo texto mas na parte que está nas pp. 261 a 263; os leitores dos jogos mü (ou mi) [μ], as falas do texto «Felizmente há luar!» (pp. 266-268). (As didascálias — marginais ou inseridas no texto — não são para ler, é claro. A leitura será dramatizada.)

Aula 156-157 (30 [7.ª, 5.ª, 8.ª], 31/mai [1.ª]) Leituras dos vários textos que nos faltavam de Felizmente há luar! no livro, cumprindo-se assim os quartos de final das duas ligas. Comparação Felizmente/Estado Novo (aliás: 1817-1961). Resposta a itens de exame sobre passo(s) de Felizmente há luar! visto antes. Assistência a trecho de Baarìa. TPC —Envia-me os comentários corrigidos sem grandes demoras. Vai revendo gramática. Recitações começarão na próxima aula (quem não conseguir absolutamente fazer uma recitação de memória, fará leitura expressiva, mas esta só valerá metade da pontuação, portanto será sempre negativa — mesmo que se fosse excecional, teria no máximo dez; não me parece, portanto, solução aconselhável). Preparação de leituras das semi-finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa: os leitores apurados para os jogos [ν] nü e [ξ] csi da Liga dos Campeões prepararão os textos «Pessoa responde a Ana Moura» (pp. 25-26); os leitores apurados para os jogos [ν] nü e [ξ] csi da Liga Europa prepararão «Luís de Camões, esse desconhecido» (pp. 150-151).

Aula 158-159 (31/mai [5.ª, 7.ª], 1/jun [8.ª, 1.ª]) Recitações de poemas de Mensagem. Questionário ao estilo de grupo II sobre linguagem de Felizmente. Assistência a trecho de Baarìa. Preenchimento de tabela contrastiva entre Baarìa e Felizmente. TPCNa próxima aula, testaremos a gramática. Formato será o dos dois trabalhos do período passado (tabela para se escrever ao lado a classificação pedida). Conteúdos voltarão a ser, em primeiro lugar, a classificação de orações e, em segundo lugar, a identificação de funções sintáticas (no fundo, as matérias que mais costumam sair nas três ultimas perguntas do grupo II). Outros conteúdos que posso abordar mas em muito menos itens: classes de palavras; atos ilocutórios; aspetos; processos (morfológicos e  irregulares) de formação de palavras; recursos estilísticos; etc. Trabalho de averiguação de leitura de Memorial do Convento (que é só para alguns) será também na próxima aula. Verei como o vou elaborar, mas é improvável que use itens de escolha múltipla. Quem leu a obra (não estou a pensar em livros de resumos, é claro) nada tem de recear.

Aula 160-161 (1 [7.ª], 2/jun [1.ª, 5.ª, 7.ª]) Correção de questionário sobre «A linguagem de Felizmente há luar!». Questionário de gramática. Itens de exame sobre Pessoa (e correção). Leitura em voz alta de «Luís de Camões, esse desconhecido» (pp. 150-151) e de «Pessoa responde a Ana Moura» (pp. 25-26), para efeitos das semi-finais das duas Ligas. Assistência a trecho de Baarìa. TPC — Se ainda não o fizeste, não esqueças de enviar reformulações de trabalhos que te tenha devolvido. Ainda antes da última aula lançarei todos as análises filme/Felizmente com as respetivas notas (mas antes do fim de semana não conseguirei afixar quase nada). Os alunos a quem pedi que tratassem de tarefas há muito atrasadas — e se não o fizeram já — deviam ainda ver o que podem enviar-me (embora já não comprometa a ver tudo com a mesma simpatia que tenho com os vossos trabalhos em geral). Para a final da Liga dos Campeões, servirá o soneto «Fernando Pessoa» (p. 149), de Manuel Alegre; para a final da Liga Europa, o soneto «A Camões» (p. 148), de Manuel Bandeira. Sugestão de tepecê: fazer a dissertação 2 ou 3 da p. 272 (não façam exatas duzentas palavras, por favor). Prometo trazê-la corrigida para alguma sessão de «cábulas» que venhamos a fazer antes do exame.

Aula 162-163 (5 [1.ª], 6/jun [7.ª, 5.ª, 8.ª]) Correção do questionário de gramática da penúltima aula. Finais da Liga Europa («A Camões», de Manuel Bandeira) e da Liga dos Campeões («Fernando Pessoa», de Manuel Alegre). Outros aspetos úteis. Assistência a conclusão de Baarìa (ao mesmo tempo: conversas com alunos sobre a avaliação).

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