Monday, August 29, 2016

Livros a ter por perto



Devem comprar ou pedir emprestado Memorial do Convento, de José Saramago. Qualquer edição serve (as imagens que pus mostram as capas de duas delas, mas há várias outras). Porém, note-se, trata-se do próprio romance, não servem as sebentas-resumos sobre a obra. Podem, se o quiserem, ir começando a ler, ainda que eu próprio lhes vá apresentar proximamente o início do livro. No manual estão apenas alguns trechos da livro de Saramago — que aproveitaremos —, mas é imprescindível lerem Memorial do Convento na íntegra.

Quanto a Felizmente há luar!, de Luís de Sttau Monteiro, também seria desejável que tivessem convosco um exemplar, mas, neste caso, como a sua primeira leitura pode fazer-se numa tarde, até podem requisitar o livro ou pedi-lo emprestado temporariamente. Para a aula, espero levar eu mesmo exemplares (um por carteira, pelo menos) para quando nos detivermos mais nos passos a estudar (cerca do 2.º período). A edição de longe mais corrente é a cuja capa reproduzo em baixo.
As outras «obras do programa» não requerem leitura integral por livro (além do manual). Levarei, a certa altura, exemplares de Mensagem, que aliás é obra a que podem ter acesso fácil por net (pus aqui uma edição explicada). O mesmo se diga do restante Pessoa ou dos Lusíadas (da epopeia os passos ler estão no manual e, com espécie de tradução, numa edição, a de Campos Monteiro, a que se pode aceder por link que pus na secção para Lusíadas).
Creio ainda que é útil terem sempre por perto os manuais do 11.º (sobretudo) e do 10.º ano. Sobre gramáticas, veja-se o que digo aqui. Mas resumo: podem perfeitamente socorrer-se apenas das nossas folhas, das folhas finais do manual, de reproduções de manuais de gramática que pus no blogue, talvez também dos Cadernos de Atividades.