Monday, August 29, 2016

Planos de aulas



Aula 1-2 (15 [8.ª, 7.ª, 1.ª], 16/set [5.ª])
(30)     Sobre o programa, estilo de trabalho, etc.
(20)     Resolução de itens de escolha múltipla, para compreensão de «Heróis de papel e tinta» (p. 13).
(10)     Resposta às perguntas 5 e 6 no manual (pp. 14-15) (diversos assuntos de gramática).
(10)     Correção.
(5)     Audição/leitura de «Nos desenhos animados» (Azeitonas).
(15)     Criação de quadra de auto-análise para folha de caderneta, segundo modelo de «Esta espécie de leitura» (p. 23) de Fernando Pessoa.

Aula 3-4 (16 [8.ª, 1.ª], 20/set [7.ª, 5.ª])

(15)     Correção dos questionários de compreensão.
(15)     Assistência a sketch («Debate com o Super-homem», série Barbosa) para preenchimento de tabela em torno de valores temporais, aspetuais, modais, conferidos por verbos auxiliares.
(15)     Correção e explicação.
(25)     Redação de comentário a estrofe de «Retrato do Herói», de Ary dos Santos (1./1.1. da p. 16, «Pós-leitura»).
(18)     Assistência ao começo de Birdman.

Aula 5 (20 [8.ª], 21 [7.ª], 22 [1.ª], 23/set [5.ª])

(5)       Resolução de exercício em torno de aspeto e modalidade.
(5)       Correção.
(10)     Assistência a sketch «Super de Origem» (Lopes da Silva, I, 4, 9), para se resolver depois exercício de preenchimento de lacunas sobre hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos.
(5)       Correção.
(15)     Resolução de exercícios em torno de merónimos, holónimos; hiperónimos, hipónimos.
(5)       Correção.

Aula 6-7 (21 [1.ª, 5.ª], 22/set [8.ª, 7.ª])

(15)     Correção de redações (e código de correção).
(15)     Compreensão de «Fernando Pessoa» (de Miguel Torga; p. 22), através da redação de frases denotativas correspondentes às, bastante rebuscadas, de Torga.
(10)     Correção.
(6)       Audição de entrevista a Inês Pedrosa, para ir respondendo a questionário (p. 24).
(3)       Correção.
(3)       Audição/Leitura de «A morte é a curva da estrada», de Fernando Pessoa.
(2)       Audição/Leitura de «Para ser grande, sê inteiro: nada», de Ricardo Reis.
(4)       Audição/Leitura de «Mar Português», de Fernando Pessoa (Mensagem).
(2)       Relance a ‘i agora Pessoa’ (p. 22) e menção a caligramas (PP).
(15)     Redação de texto visual/caligrama.
(15)     Assistência a trecho de Birdman.

Aula 8-9 (23 [8.ª, 1.ª], 27/set [7.ª, 5.ª])

(10)     Correção de redações ora entregues.
(15)     Leitura, bastante ascendente, de «Ela canta, pobre ceifeira» (p. 44), para completar respostas lacunares a perguntas.
(5)       Correção.
(10)     Resolução das perguntas 1 e 2 da p. 45 (de análise estilística ao poema da «Ceifeira»).
(5)       Correção.
(2)       Audição da «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa.
(8)       Assistência a sketch com ceifeiras (série Barbosa).
(2)       Comentário a tira no Caderno de atividades (p. 65).
(15)     Compreensão de «Gato que brincas na rua» (p. 42), pela redação de comparação com «Ela canta, pobre ceifeira» (70 a 100 palavras; obrigatórias citações de «Gato»).
(12)     Assistência a Birdman.

Aula 10 (27 [8.ª], 28 [7.ª], 29 [1.ª], 30/set [5.ª])

(10)     Correção (cópia) de comparação «Gato que brincas na rua» e «Ela canta, pobre ceifeira».
(10)     Critérios de avaliação em Português.
(5)       Explicação sobre conceito de coerência textual.
(15)     Identificação de infrações à coerência lógico-conceptual (regra da não-contradição; regra da não tautologia; regra da relevância) e à coerência pragmático-funcional em sketches (série Barbosa; série Fonseca).
(5)       Correção.

Aula 11-12 (28 [1.ª, 5.ª], 29/set [8.ª, 7.ª])

(15)     Correção de escritos que se devolviam (dissertação).
(5)       Audição de «Gato que brincas na rua» (e «Ela canta, pobre ceifeira»), declamado por João Villaret.
(10)     Relance à quadra «Quase anónima sorris» (p. 44), para reparar na repetição do tópico ‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome.
(8)       Correção.
(20)     Redação de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e «Dístico», de Sebastião da Gama.
(15)     Correção.
(5)       Assistência a sketches em torno de Pessoa (Os Contemporâneos, «Vai mas é trabalhar»).
(12)     Assistência a trecho de Birdman.

Aula 13-14 (30/set [8.ª, 1.ª], 4/out [7.ª, 5.ª])

(30)     Questionário de escolha múltipla para compreensão de textos sobre a criação dos heterónimos (pp. 69-71; p. 68).
(10)     Resolução do ponto 1 da p. 114 (sobre «Opiário», de Álvaro de Campos), com relance ao excerto do poema no manual e a texto mais completo na folha.
(5)       Correção, seguida logo de audição de excertos de «Opiário».
(5)       Resolução de «O estatuto especial de Álvaro de Campos» (p. 115).
(5)       Visionamento de clip (Wordsong) com adaptação de «Opiário».
(5)       Correção.
(20)     Criação de biografia(s) para heterónimo(s) seu(s).
(10)     Assistência a trecho de Birdman.

Aula 15 (4 [8.ª], 6 [1.ª], 7 [5.ª], 12/out [7.ª])

(5)       Exercício sobre coerência textual.
(10)     Exercícios sobre pontuação.
(10)     Correção.
(15)     Exercícios sobre coesão textual (e coerência).
(5)       Correção.

Aula 16-17 (6 [8.ª, 7.ª], 7 [1.ª], 11/out [5.ª])

(15)     Correção do questionário de compreensão de textos em torno da génese dos heterónimos.
(15)     Leitura, para resposta de composição curta acerca de «A arte futurista» (p. 116).
(5)       Correção.
(8)       Audição (com algum relance às pp. 117-120), de excertos de «Ode triunfal», de Campos.
(15)     Preenchimento de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» (p. 122) com abonações do próprio texto.
(15)     Correção.
(12)     Assistência a trecho de Birdman.

Aula 18-19 (7 [8.ª], 11 [7.ª], 12/out [1.ª, 5.ª])

(10)     Correção de redações.
(20)     Leitura de «O que há em mim é sobretudo cansaço» (p. 191), de Álvaro Campos, para depois completar análise a que só faltam as transcrições do poema; resposta ao ponto 1 (pp. 125-126).
(5)       Correção.
(5)       Em coletivo, resposta ao ponto 1.1 a 1.6 (p. 125).
(5)       Audição de «Dobrada à moda do Porto».
(5)       Visionamento de clip de Wordsong («Ode Triunfal»).
(20)     Leitura do ponto 1 de Escrita na p. 122 (definição de «ode» e «ode» à Campos), para responder ao ponto 2 (redação de ode a uma realidade qualquer — escolar, sobretudo? —, à maneira futurista).
(14)     Assistência a trecho de Birdman.

Aula 20 (11 [8.ª], 13 [1.ª], 14 [5.ª], 19/out [7.ª])

(5)       Correção do tepecê sobre «Pensar de mais».
(15)     Critérios para distinguir funções sintáticas.
(20)     Exercícios em torno de funções sintáticas.
(5)       Correção.

Aula 21-22 (13 [8.ª, 7.ª], 14 [1.ª], 18/out [5.ª])

(10)     Correção de trabalho de criação de ode; ponto da situação em termos de estilo de atitude.
(5)       Visionamento de leitura de «Todas as cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco.
(5)       Resolução de perguntas curtas sobre «Todas as cartas [...]».
(5)       Correção; audição de versão musicada de «Todas as cartas [...]».
(5)       Audição de «Aniversário» (Luís Lucas).
(25)     Leitura de «Aniversário» (pp. 127-128), também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de composição curta.
(5)       Resolução do ponto 11 da p. 130.
(15)     Correções.
(20)     Assistência a final de Birdman.

Aula 23-24 (14 [8.ª], 18 [7.ª], 19/out [1.ª, 5.ª])
(5)       Audição de «Cântico Negro» (por João Villaret).
(5)       Audição de «Aniversário», de Álvaro de Campos (por João Grosso).
(30)     Leitura de «Aniversário» — crónica de José Manuel dos Santos (p. 127) — para redação de comentário (de síntese e de contraste com o poema homónimo de Campos estudado na aula anterior).
(30)     Compreensão oral de primeira parte de documentário sobre Pessoa, seguida de questionário V/F.
(20)     Reescrita de «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos trechos narrativos.

Aula 25 (18 [8.ª], 20 [1.ª], 21 [5.ª], 26/out [7.ª])

(15)     Exercícios sobre tipos de sujeito e constituintes internos ao grupo verbal.
(10)     Correção.
(10)     Mais exercícios.
(10)     Correção.

Aula 26-27 (20 [8.ª, 7.ª], 21 [1.ª], 25/out [5.ª])
(5)       Audição de clip com «Cântico Negro».
(15)     Correção de comentário sobre dois «Aniversário» feito na aula anterior (e ainda à comparação de «Cântico Negro» com poema de Campos).
(10)     Apresentação de aspetos da estrutura das provas nacionais de Português do 12.º ano.
(30)     Redação de respostas de grupo I de um exame nacional (com texto de Álvaro de Campos).
(10)     Cópia de respostas também a outras perguntas sobre o mesmo texto.
(20)     Assistência a início de Queres ser John Malkovich?

Aula 28-29 (21 [8.ª], 25 [7.ª] 26/out [1.ª, 5.ª])

(35)     Com exemplares de Mensagem (da coleção iagora; cfr. p. 22), preenchimento de grelha acerca do paratexto e da estrutura da obra.
(15)     Correção.
(5)       Assistência a «A Massagem de Pessoa» (Contemporâneos) e/ou clips com video-poemas.
(20)     Redação de síntese em torno da explicação do título Mensagem.
(12)     Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?

Aula 30 (25 [8.ª], 27 [1.ª], 28/out [5.ª], 2/nov [7.ª])
(15)     Exercícios sobre acentuação gráfica.
(5)       Correção.
(10)     Exercício sobre verbos.
(10)     Correção.
(5)       Identificação de funções sintáticas em canção.

Aula 31-32 (27 [8.ª, 7.ª], 28/out [1.ª], 2/nov [5.ª])

(15)     Exercícios de ortografia (pronomes versus sufixos).
(10)     Correção.
(8)       Audição de «Tabacaria» (por João Villaret; por Sinde Filipe).
(12)     Preenchimento de tabela em torno de características de Campos comuns ao ortónimo abonadas em «Tabacaria» (pp. 133-135), de Álvaro de Campos.
(5)       Correção.
(20)     Redação de comentário-síntese para compreensão de «Na tabacaria» (p. 136), de Valter Hugo Mãe.
(5)       Correção.
(12)     Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?.

Aula 33-34 (28/out [8.ª], 2 [1.ª], 3 [7.ª], 4/nov [5.ª])
(7)       Assistência a trecho do filme Mensagem, de Luís Vidal Lopes.
(20)     Resposta a perguntas da p. 204 sobre «O dos Castelos» (orientada por trechos lacunares).
(10)     Correção.
(3)       Audição de «O dos Castelos» (por Sinde Filipe).
(10)     Resposta à pergunta 1.1 da p. 204.
(5)       Correção.
(4)       Audição de «Cansa sentir quando se pensa», poema de Pessoa cantado por Débora Rodrigues.
(20)     Redação de comentário a «Cansa sentir quando se pensa» (usando citações do próprio poema e fazendo surgir certas expressões dadas: «sujeito poético», «ortónimo/a», «estrofe», «quarteto» ou «quadra», «verso», «dicotomia sentir/pensar»).
(10)     Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?.

Aula 35 (3 [1.ª], 8 [8.ª], 9 [7.ª], 11/nov [5.ª])

(30)     Redação de respostas a grupo I de uma das provas de exame de anos recentes (com texto de Campos).
(10)     Correção das perguntas.
(5)       Identificação de funções sintáticas em canção.

Aula 36-37 (3 [8.ª], 4 [1.ª], 8/nov [7.ª, 5.ª])
(5)       Audição de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 131) (Joaquim de Almeida; João Grosso).
(20)     Resolução de questionário sobre assuntos de gramática a partir do texto «Lisbon Revisited (1923)».
(15)     Resposta aos pontos 2 e 1.2 da p. 132.
(5)       Visionamento de declamação de «Lisbon Revisited (1926)» (Paulo Pires).
(5)       Cópia de respostas ao ponto 2 da p. 132 (comparação dos dois textos).
(22)     Assistência a segunda parte de documentário sobre Pessoa (‘Grandes Portugueses’).
(5)       Correção.
(12)     Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?.

Aula 38-39 (4 [8.ª], 9 [1.ª, 5.ª], 10/nov [7.ª])
(10)     Explicação de revisão das noções de modo e género.
(15)     Preenchimento de tabela, com reconhecimento de modos, géneros, autores.
(5)       Correção.
(5)       Resposta a itens de escolha múltipla sobre «Ulisses» (p. 205).
(10)     Resolução dos itens 1 e 2.1 das pp. 205-206.
(10)     Correção.
(2)       Audição de «Ulisses» (declamado por Natália Luísa).
(20)     Redação de textos em prosa começados por dois dos primeiros versos de poemas relanceados no começo da aula.
(10)     Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?

Aula 40 (10 [1.ª], 15 [8.ª], 16 [7.ª], 18/nov [5.ª])

(10)     Correção de tarefa de escrita (de tepecê ou da aula).
(35)     Jogo do Stop em torno de funções sintáticas.

Aula 41-42 (10 [8.ª], 11 [1.ª], 15/nov [7.ª, 5.ª])
(15)     Correção do questionário de gramática em torno de «Lisbon Revisited (1923)».
(25)     Preenchimento de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O guardador de rebanhos» (p. 79); resolução do ponto 5 da p. 80.
(2)       Audição de poema IX de «O guardador de rebanhos» (Mário Viegas).
(15)     Correção; e explicação acerca de «Cruz na porta da tabacaria!».
(15)     Redação de síntese de «O mural de Pessoa», de Manuel Halpern (p. 72).
(3)       Correção.
(15)     Assistência a trecho de Queres ser John Malkovich?.

Aula 43-44 (11 [8.ª], 16 [5.ª] e 17/nov [1.ª, 7.ª])

(10)     Correção de tepecê com apresentação de Campos.
(40)    Redação autobiográfica a partir de textos de Caeiro (p. 73).
(10)     Resolução da pergunta 7 da p. 74 e do ponto 1 da p. 75.
(10)     Audição de declamações de poemas de Caeiro e Campos.
(10)     Correção da pergunta 7 e do ponto 1.
(10)     Assistência a conclusão de Queres ser John Malkovich?.

Aula 45 (17 [1.ª], 22 [8.ª], 23 [7.ª], 25/nov [5.ª])
(25)     Exercícios de reconstituição de poemas de «O guardador de rebanhos» (I, XI).
(10)     Correções e audição do poema I do Guardador.
(5)       Assistência a alguma a clip (com declamação ou a propósito de Caeiro).
(5)       Classificação de funções sintáticas em canção.

Aula 46-47 (17 [8.ª], 18 [1.ª], 22/nov [5.ª, 7.ª])
(20)     Questionário de compreensão de «Poesia e poética de Alberto Caeiro» (pp. 89-90).
(20)     Leitura de «Se eu pudesse trincar a terra toda» (poema XXI de «O Guardador de Rebanhos», para completamento de respostas a perguntas segundo o modelo de grupo I de exames).
(20)     Assistência a trecho de O Guardador de Rebanhos, de Edgar Feldman.
(15)     Correção (e cópia de respostas).
(15)     Assistência a trecho de À Procura de Dóri.

Aula 48-49 (18 [8.ª], 23 [1.ª, 5.ª], 24/nov [7.ª])
(5)       Correção de dissertação sobre mito; língua gestual, poema; palavra para poema.
(35)     Com livros de poetas portugueses do século XX, escolha, por cada aluno, de poema curto a ler expressivamente; pequenas redações bibliográficas e preparação de leitura.
(40)    Leituras expressivas, elegendo melhor conjunto poema/declamação.
(10)     Assistência a trecho de À procura de Dóri.

Aula 50 (24 [1.ª], 29 [8.ª], 30/nov [7.ª], 2/dez [5.ª])

(15)     Explicação, dirigida por ficha, sobre coordenação e subordinação (e, sobretudo, sobre coordenadas conclusivas e explicativas e subordinadas substantivas relativas).
(10)     Correção.
(5)       Assistência a sketch «Isto um crime de salada!» (série Meireles).
(10)     Resolução de ficha em torno de subordinadas adverbiais (e sketch visto).
(5)       Correção.

Aula 51-52 (24 [8.ª], 25 [1.ª], 29/nov [7.ª, 5.ª])
(20)     Correção do questionário de compreensão feito na aula anterior.
(10)     Clips com poemas de Caeiro.
(25)     Resposta a perguntas de compreensão acerca de poemas de «O Guardador de Rebanhos»: XIV (na ficha) e XXXVI (p. 81).
(20)     Correções.
(15)     Assistência a trecho de À procura de Dóri.

Aula 53-54 (25 [8.ª], 30/nov [1.ª, 5.ª, 7.ª])
(5)       Correção dos tepecês das aulas 45 e 46-47.
(15)     Leitura de três textos expositivos — «A poesia de Ricardo Reis» (p. 93), «Epicurismo» (94), «Estoicismo» (95), para resolver item 1.4.1 na p. 94 e pergunta sobre características de epicurismo e estoicismo.
(10)     Correção.
(5)       Assistência a sketch «Rústicos pelo epicurismo» (Zé Carlos).
(10)     Leitura de duas odes de Ricardo Reis, na p. 96, para responder a respostas de composição curta.
(10)     Correção; explicação sobre marcas estilísticas das odes de Reis (explicação sobre a pergunta 2 da p. 96).
(5)       Audição de edição de programa Pensamento Cruzado («Viver o dia»), para resolver item 11 da p. 96.
(15)     Sorteio da Liga dos Campeões.
(15)     Assistência a trecho de À procura de Dóri.

Aula 55-56 (2 [8.ª, 1.ª], 6 [5.ª], 13/dez [7.ª])

(10)     Correção de exercício final da aula 50 [8.ª] / Audição de edição de programa Pensamento Cruzado («Viver o dia»), para resolver item 11 da p. 96 [1.ª; 5.ª] / Questionário de gramática [7.ª].
(5)       Resposta curta a pergunta para compreensão de «Coroai-me de rosas» (p. 101).
(15)     Confronto da ode «As rosas amo dos jardins de Adónis» (p. 101) com uma sua versão manuscrita, para apreciar evolução estilística.
(5)       Transposição em ordem natural da primeira estrofe da ode.
(15)     Correções, seguidas de audição de declamação de «As rosas amo dos jardins de Adónis».
(15)     Assistência ao sketch «À média e à belga», para preenchimento de análise do mesmo [na turma 7.ª, esta tarefa foi feita na aula 57].
(15)     Assistência a trecho de À procura de Dóri.

Aula 57 (6 [8.ª], 7 [7.ª], 9/dez [1.ª, 5.ª])
(15)     Exercícios de classificação de orações.
(10)     Correção.
(5)       Assistência a sketch-canção «C certinho» (Zé Carlos).
(5)       Completamento de texto lacunar sobre o citado sketch e variação linguística.
(10)     Correção (também de outros dois exercícios).

Aula 58-59 (7 [1.ª, 5.ª], 9/dez [8.ª], 3/jan [7.ª])
(15)     Leitura de «O arroz-doce quente» (p. 97) e resolução do ponto 1.1.
(5)       Correção.
(3)       Audição de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (pp. 97-98), declamado por Luís Lima Barreto.
(15)     Resposta a vários itens em torno do texto: 1.1.1 (p. 97), 1 (final da p. 98), 2.1 e 2.2 (p. 99), 7./7.1 e 8.
(10)     Correção; audição de declamação por Sinde Filipe.
(25)     Depois de relance a crónicas gastronómicas de MEC, redação do mesmo género, em torno de algum outro prazer alimentar.
(15)     Assistência trecho/final de À procura de Dóri.

Aula 60-61 (13 [5.ª, 8.ª], 14/dez [1.ª, 7.ª])
(25)     Questionário de gramática.
(20)     Resolução do Grupo I-A de exame nacional (sobre o passo dos preparativos do casamento de Maria Bárbara em Memorial do Convento).
(15)     Exercícios sobre reprodução do discurso no discurso (discurso direto livre, etc.).
(15)     Correções.
(15)     Assistência a início de Marie Antoinette, para confronto com Memorial.

Aula 62-63 (14 [1.ª], 15 [8.ª, 1.ª], 16/dez [7.ª])
(15)     Audição de poema XXV, seguida de correção de trabalhos de grupo I de exame sobre poema XXV de «O Guardador» agora devolvidos.
(10)     Correção do teste de gramática.
(10)     Explicação sobre as tarefas de oral gravado; e sobre a avaliação no período, em geral.
(45)     Assistência a trecho de Marie Antoinette, e, ao mesmo tempo, conversa com cada um dos alunos sobre a classificação no período.

Aula 64-65 (3 [5.ª], 4 [1.ª], 5/jan [8.ª, 7.ª])

(20)     Resposta a pergunta de compreensão sobre poema de Sophia — «Não creias, Lídia, que nenhum estio» (p. 100) —, em contraste com odes de Reis.
(20)     Leitura de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 102), para preenchimento do texto lacunar na p. 102.
(10)     Correções; ponto da situação.
(10)     Assistência a clips de poemas de Campos; apresentação (do manual) sobre Caeiro.
(20)     Redação de pastiches de Caeiro (e de Campos) a partir de poema de Reis («Prefiro rosas, mau amor, à Pátria»).
(10)     Assistência a trecho de Marie Antoinette.

Aula 66-66R (3 [8.ª], 4 [7.ª], 5 [1.ª], 6/jan [5.ª])
(3)       Assistência a sketch «[Camões], vai mas é trabalhar» (Contemporâneos).
(5)       Sobre comemorações do tricentenário de Camões e o «O Sentimento dum Ocidental».
(15)     Resposta a uma das perguntas do exame de 2014, fase especial.
(10)     Correção.
(10)     Cópia da segunda resposta.
(15)     Correção de sabotagem das estrofes restantes da parte I do poema de Cesário Verde; as quatro partes.
(10)     Correção; audição de todo o poema.
(15)     Assistência a 1.ª parte de «O livro de Cesário Verde», documentário da série ‘Grandes livros’.

Aula 67-68 (4 [5.ª], 5 [7.ª {mas só questionário}], 6/jan [8.ª, 1.ª])
(30)     Questionário de escolha múltipla em torno de compreensão do início de Memorial do Convento (pp. 288-289).
(25)     Redação de respostas a perguntas (tipo I-A de exame), para compreensão de «Segue o teu destino», de Ricardo Reis.
(5)       Apresentação (do manual) sobre Ricardo Reis.
(5)       Audição do mesmo poema musicado (Os Mensageiros).
(10)     Correção.
(10)     Assistência a trecho de Marie Antoinette.

Aula 69-70 (10 [7.ª, 5.ª], 11 [1.ª], 12/jan [8.ª])

(20)     Correção do questionário sobre Memorial.
(20)     Resposta a perguntas relativamente fechadas de compreensão da ode de Reis «Cada um cumpre o destino que lhe cumpre» (p. 104).
(10)     Correção.
(25)     Comentário em torno de poemas de José Gomes Ferreira (p. 110) e da escrita de Ricardo Reis.
(12)     Assistência a trecho de Marie Antoinette.

Aula 71-71R (10 [8.ª], 11 [7.ª], 12 [1.ª], 13/jan [5.ª])
(20)     Exercícios sobre conjunções e orações relativas.
(10)     Correção.
(5)       Assistência a «Curso de literatura para porteiras» (Lopes da Silva).
(10)     Classificação de orações.
(5)       Correção.
(5)       Assistência a episódio 6 (2.ª temporada) de Bruno Aleixo.
(5)       Classificação de orações.
(5)       Correção.
(10)     Exemplos de perguntas em exames e, ao mesmo tempo, correção.

Aula 72-73 (11 [5.ª], 13 [7.ª], 14/jan [8.ª, 1.ª])
(15)     Explicação com enquadramento na globalidade do livro do texto a ler a seguir.
(20)     Compreensão de texto do cap. V de Memorial, «Baltasar e Blimunda» (pp. 292-293), mediante preenchimento de tabela em torno de deíticos; e outros itens sobre narração, aspetos simbólicos, etc.
(15)     Correção.
(5)       Preenchimento de tabela comparativa (Marie Antoinette/Maria Ana e Luís XVI/João V).
(5)       Correção.
(30)     Redação com transposição do texto «Baltasar e Blimunda» para contexto actual.

Aula 74-75 (17 [7.ª, 5.ª], 18 [1.ª], 19/jan [8.ª])

(5)       Explicação sobre tepecê (dissertação em torno de «destino») ora devolvido.
(35)     Completamento de respostas a perguntas de compreensão de «Autopsicografia» (p. 34); e de «Isto» (p. 36), também de Fernando Pessoa.
(20)     Correção (incluindo assistência a clip de «Autopsicografia»).
(20)     Redação de comentário-síntese a partir de textos na p. 38 (ponto 1.1).
(10)     Assistência a trecho final de Marie Antoinette.

Aula 76-76R (17 [8.ª], 18 [7.ª], 19 [1.ª], 20/jan [5.ª])
(15)     Exercícios em torno da reprodução do discurso no discurso.
(5)       Exercícios de pronominalização.
(10)     Correção.
(10)     Itens de orações nos exames.
(5)       Correções.
(6)       Assistência a trecho de episódio 2 (série 2) de O programa do Aleixo.
(10)     Identificação de funções sintáticas.
(10)     Correção.
(5)       Identificação de funções sintáticas em exames recentes.
(5)       Correções.

Aula 77-78 (18 [5.ª], 19 [7:ª], 20/jan [8.ª, 1.ª])
(30)     Questionário de compreensão de «Que padre é este padre?» (pp. 297-298).
(10)     Resolução do ponto 7 da p. 298 e de «Pós leitura» das pp,. 299-300.
(5)       Correção.
(5)       Clips de «Autopsicografia» e de «Eros e Psique» (Fernando Pessoa).
(20)     Transposição do poema de Pessoa «Não sei ser triste a valer» (p. 40) para texto expositivo.
(5)       Correção.
(15)     Assistência a início de A Vida Secreta dos Nossos Bichos.

Aula 79-80 (24 [7.ª, 5.ª], 25 [1.ª], 26/jan [8.ª])

(20)     Correção do questionário sobre «Que padre é este padre?» (p. 297).
(7)       Audição de gravação sobre Bartolomeu (+ correção do ponto 1.1. da p. 297).
(10)     Leitura de «Não sei quantas almas tenho» (p. 58), para preenchimento de síntese e de análise lacunares.
(5)       Resolução do ponto 3 da p. 59.
(7)       Correções; audição de «Não sei quantas almas tenho» (por Ana Lains), para detetar palavras a mais e a menos relativamente ao original de Pessoa.
(10)     Leitura de «Deixo ao cego e ao surdo» (p. 64), de Pessoa, para resolver ponto 4 do manual; relance também à página ao lado (p. 65), para explicar cartoon (oralmente).
(5)       Correções.
(5)       Leitura de quadra de Mário de Sá-Carneiro, «O outro», e audição da canção de Adriana Calcanhoto para notar semelhanças com Pessoa.
(5)       Cópia de resposta a item de exame nacional (I-B) em torno da teoria do fingimento poético em Pessoa.
(15)     Assistência a trecho de A vida secreta dos nossos bichos.

Aula 81-81R (24 [8.ª], 25 [7.ª], 26 [1.ª], 27/jan [5.ª])
(10)     Explicação sobre valor restritivo e não restritivo dos adjetivos; adjetivos numerais, qualificativos e relacionais.
(15)     Questionário sobre «Sete-Sóis e Sete-Luas, heróis do pé descalço» (p. 296).
(10)     Mais itens de exame sobre orações.
(10)     Correções.
(5)       Assistência a «Fiscal das danças ridículas» (Lopes da Silva, II, 11, 8).
(5)       Preenchimento de tabela com atos ilocutórios.
(5)       Correção.
(7)       Resposta a perguntas de exame com atos ilocutórios; seguida de correção.
(4)       Assistência a declamação de Virgílio Castelo de «O Sentimento de um Ocidental» (parte I).
(8)       Assistência a fim do documentário sobre Cesário Verde [exceto nas turmas 1.ª e 5].ª

Aula 82-83 (25 [5.ª], 26 [7.ª], 27/jan [8.ª, 1.ª])
(20)     Correção de tepecê(s) em torno de Bartolomeu e de Baltasar/Blimunda.
(5)       Compreensão de «Apócrifo pessoano», de Fernando Pinto do Amaral, através da localização de versos mais irónicos.
(10)     Reconstituição do texto «Tudo que faço ou medito», de Pessoa, dado em desordem.
(7)       Correções (incluindo item na p. 54).
(15)     Criação de poema antónimo a partir de «Cai do firmamento» (p. 52), de Pessoa.
(15)     Resposta a item de grupo I-A de exame nacional com texto de Pessoa («Em toda a noite o sono não veio»).
(15)     Assistência a A vida secreta dos nossos bichos.

Aula 84-85 (31/jan [7.ª, 5.ª], 1 [1.ª], 2/fev [8.ª])

(5)       Explicar trabalho de Memorial/Canção (referência, nome do intérprete, link no próprio texto, traduções razoáveis).
(5)       Problemas de escrita/ortografia.
(10)     Cópia de respostas do exame respondido em aula.
(10)     Redação de perguntas para respostas em torno de «Ó sino da minha aldeia»; resolução das escolhas múltiplas no ponto 1 da p. 51.
(10)     Correção eaudição de canção.
(20)     Redação de respostas a modelo de exame sobre «Chove. Que fiz eu da vida?».
(13)     Correção.
(16)     Assistência a trecho de A vida secreta dos nossos bichos.

Aula 86-86R (31/jan [8.ª], 1/fev [7.ª], 2/fev [1.ª], 3/fev [5.ª])
(5)       Explicações sobre determinantes, pronomes, quantificadores.
(10)     Exercícios.
(5)       Correção.
(3)       Assistência ao sketch «General e soldados».
(7)       Resolução de exercício.
(5)       Correção.
(6)       Mais exercícios.
(4)       Correção e audição de canção.
(15)     Resolução de itens (de exame) em torno de Cesário Verde (em diálogo, seguido de correção-leitura).
(15)     Resolução de itens (de exame) em torno de Cesário Verde (por completamento de lacunas, seguido de correção).

Aula 87-88 (1 [5.ª], 2 [7.ª], 3/jan [1.ª, 8.ª])
(5)       Explicação sobre «Predicar».
(20)     Resposta a questionário sobre «O rosto e as máscaras da heteronímia» (p. 142).
(10)     Resolução de correspondência entre tipos de narrador e passos de «Cem homens e cem formigas» (pp. 301-302).
(8)       Correção e enquadramento na obra em termos de intriga.
(20)     Redação de comentário, ainda em torno de «Cem homens e cem formigas» e de três espaços aí referidos.
(5)       Resolução de tabela comparativa das estruturas de Memorial e de A Vida Secreta.
(16)     Assistência a final de A vida secreta dos nossos bichos.
(4)       Correção da tabela.

Aula 89-90 (7 [7.ª, 5.ª], 8 [1.ª], 9/fev [8.ª])

(10)     Correção do comentário feito na aula anterior sobre espaço e Memorial («Cem homens e cem formigas»).
(5)       Informações úteis para a reformulação da primeira versão da análise canção/Memorial.
(15)     Assistência a início de Locke.
(20)     Compreensão de «Enfim chegou o dia» (pp. 304-305), por preenchimento de resumo lacunar; resposta a pontos 2.1 e 2.2 da p. 306.
(10)     Correção, incluindo PP’s sobre ‘tempo’ e ‘intertextualidade’ em Memorial.
(22)     Redação de resposta ao ponto 1.2. da p. 309, com ligeira reformulação da indicação.
(8)       Assistência a trecho de Locke.

Aula 91-91R (7 [8.ª], 8 [7.ª], 9 [1.ª], 10/fev [5.ª])
(5)       Explicação sobre nomes contáveis e não contáveis.
(15)     Exercícios sobre conjunções, nomes, e classes em geral.
(10)     Correção e audição de canção.
(10)     Mais exercícios sobre os mesmos assuntos.
(5)       Correção.
(15)     Exercício de identificação de adjetivos (e distinção entre adjetivos relacionais, qualificativos, numerais).
(10)     Correção.
(15)     Exercícios sobre advérbios e preposições.
(5)       Correções.

Aula 92-93 (8 [5.ª], 9 [7.ª], 10/fev [1.ª, 8.ª])
(20)     Correção do questionário de modelo de grupo II feito na última/penúltima aula e explicações gramaticais (advérbio conectivo vs. conjunção; pronome relativo e outras palavras relativas, orações relativas adjetivas e substantivas).
(30)     Compreensão de «Um segredo» (p. 310), através de quadro a preencher (com inferências a retirar de cada passo).
(5)       Resolução do ponto 8 (p. 312), de revisão gramatical.
(15)     Correção.
(5)       Audição do trecho da subida da passarola (cfr. p. 314).
(10)     Resolução, por escrito, de ponto 2 da p. 314 (sobre «Que maravilha é viver e inventar»).
(5)       Assistência a trecho de Locke.

Aula 94-95 (14 [7.ª, 5.ª], 15 [1.ª], 16/fev [8.ª])

(10)     Resolução de itens de exame sobre classes de palavras.
(10)     Correção.
(10)     Correção/Redação de resposta a item de exame sobre Blimunda.
(20)     Compreensão oral de parte de documentário sobre Memorial do Convento.
(5)       Correção.
(20)     Resolução de item de exame sobre passo de Memorial também lido na última aula.
(15)     Assistência a trecho de Locke.

Aula 96-96R (14 [8.ª], 15 [7.ª], 16 [1.ª], 17/fev [5.ª])
(10)     Explicação, em revisão, em torno de processos morfológicos de formação de palavras.
(7)       Assistência aos sketches «Relato de engate» e «Baratas à procura de casa» (Lopes da Silva), para recolher palavras com diversas formações.
(3)       Preenchimento de quadro com palavras pertencentes a cada uma das classificações.
(2)       Correção.
(15)     Resolução de exercícios sobre o mesmo assunto.
(5)       Correção.
(10)     Leitura de «Processos irregulares de formação de palavras» (no manual) para distribuir palavras por quadro em folha dada que os organizava com exemplos.
(5)       Assistência a sketch com as palavras colocadas («Curso de Preparação para o casamento» (LS).
(5)       Correção dessa parte da ficha.
(10)     Resolução do resto de ficha com mais exemplos de «Processos irregulares de formação de palavras».
(5)       Correção.

Aula 97-98 (15 [5.ª], 16 [7.ª], 17/fev [8.ª, 1.ª])
(20)     Questionário de compreensão (grupo II de exame, com texto sobre Memorial).
(15)     Preenchimento de «Esta é a história de Memorial do Convento...» (p. 286).
(10)     Correções e, sobretudo, explicação em torno de expressões criadas por Jorge Jesus, José Mourinho (e Abel Xavier).
(20)     Redação de duas respostas sobre título de Memorial (aproveitando os textos na p. 287).
(5)       Preenchimento de tabela sobre ordem e duração temporais em Memorial do Convento e em Locke.
(13)     Assistência a trecho de Locke.
(5)       Correção.

Aula 99-100 (21 [7.ª, 5.ª], 22 [1.ª], 23/fev [8.ª])

(20)     Correção de questionário de compreensão.
(20)     Questionário de gramática.
(25)     Redação de comentário em torno de dois textos de Pessoa (pp. 48-49), em contraste com crónica de Luís de Sttau Monteiro (p. 49).
(15)     Assistência a conclusão de Locke.
(5)       Preenchimento de tabela comparativa/correção.

Aula 101-101R (21 [8.ª], 22 [7.ª], 23 [1.ª], 247fev [5.ª])
(20)     Exercício de identificação de figuras de estilo.
(5)       Sketch, já visto há dois anos, «Jesus Cristo ensaia figuras de estilo».
(15)     Correção comentada.
(5)       Sketch sobre «eufemismo».
(6)       Audição de cap. I de «Sermão».
(15)     Preenchimento de respostas em torno do «Sermão».
(10)     Correções, etc.

Aula 102-103 (22 [5.ª], 23 [7.ª], 24/fev [8.ª, 1.ª])
(10)     Leitura de «Epopeia» (p. 154), para responder a itens V/F.
(5)       Correção.
(10)     Completamento de «Os Lusíadas: Poema Épico» (p. 156).
(5)       Correção; revisão da estrutura de Os Lusíadas (por PP e relance às pp. 157-159).
(30)     Reconhecimento, em epopeias e poemas herói-cómicos distribuídos, de assunto, limites de secções características do género e aspectos de versificação.
(20)     Correção.
(5)       Audição/Leitura de «Lusíadas» (Anakim; p. 195).
(5)       Assistência a sketch «Que figura de estilo Manuela Ferreira Leite está a fazer?».

Aula 104-105 (2 [1.ª (início), 8.ª, 7.ª], 3/mar [1.ª (fim), 5.ª])

(15)     Correção do questionário de gramática.
(10)     Resolução de itens de exame com figuras de estilo.
(5)       Correção.
(10)     Clip com figuras de estilo por Luís Freitas Lobo (e solução/correção).
(20)     Redação de respostas de compreensão do poema de Pessoa «Às vezes, em sonho triste» (p. 55).
(10)     Correção.
(5)       Assistência ao início de Fitzcarraldo.

Aula 106-107 (3 [8.ª], 7 [7.ª, 5.ª], 8/mar [1.ª])

(7)       Correção de um tepecê.
(10)     Assistência a trechos de Fitzcarraldo.
(15)     Leitura de «Nova vida» (p. 315), para responder às duas perguntas de «leitura e compreensão» (1 e 2).
(5)       Correção.
(10)     Assistência a trechos de Fitzcarraldo.
(5)       Audição de «Uma pedra muito grande» (excertos relativos à epopeia da pedra).
(15)     Redação de resposta em torno de pintura de José Santa Bárbara (p. 316); resposta a 1.3.
(5)       Correções.
(15)     Assistência a trechos de Fitzcarraldo, de W. Herzog, aproximáveis do passo ouvido e da pintura na mesma página do manual de Memorial do Convento (cap. XIX, transporte da pedra de Pêro Pinheiro até Mafra).
(2)       Correção da tabela comparativa Memorial-Fizcarraldo.

Aula 108-108R (7 [8.ª], 8 [7.ª], 9 [1.ª], 10/mar [5.ª])
(5)       Ainda sobre a «epopeia da pedra»: «quasímodo» e «lázaro» (e outros epónimos).
(5)       Sobre «Berdamerda» (incluindo clip de Bruno de Carvalho); anáfora; Rodolfo Reis.
(10)     Exercício sobre deíticos.
(7)       Correção, incluindo cena de Frei Luís de Sousa (aliás Quem és tu).
(5)       Explicação sobre polaridade (vs. forma).
(5)       Exercício (+ correção).
(5)       Leitura/Audição do fim do cap. I e do início do cap. II, por Ary dos Santos.
(10)     Respostas a itens sobre início do cap. II.
(5)       Correção.
(5)       Trecho do documentário da série ‘Grandes Livros’ sobre «Sermão [...]».

Aula 109-110 (8 [5.ª], 9 [8.ª, 7.ª], 10/mar [1.ª])
(15)     Compreensão das estrofes I, 19-20 (p. 161), pela reescrita sem hipérbatos/anástrofes, e da estrofe I, 42, pela descodificação de perífrases.
(5)       Resolução dos itens 3 e 4 da p. 162.
(10)     Correções.
(7)       Audição (ilustrada por BD; comentada) de estrofes do «consílio glorioso».
(5)       Resolução de 1.1 (pp. 162-163).
(3)       Correção.
(15)     Resumo de «O significado da mitologia n’Os Lusíadas» (ponto 1, p. 163).
(5)       Correção.
(5)       Hino da Liga dos Campeões.
(15)     Leitura em voz alta. (sempre que não haja grande reflexo em termos de métrica, aconselho a que as formas com ortografia/fonética arcaica sejam modernizadas).
(5)       Assistência a trechos de Quem és tu?
(10)     Preenchimento de quadro comparativo entre Os Lusíadas e Frei Luís de Sousa.

Aula 111-112 (10 [8.ª], 14 [7.ª, 5.ª], 15/mar [1.ª])
(25)     Preenchimento de tabela com transposição de recursos estilísticos para linguagem comum e identificação de algumas delas (em torno de estâncias finais do canto II e iniciais do canto III, pp. 106-107 do manual).
(5)       Preenchimento de lacunas em diluições em prosa daquelas mesmas estâncias  e do passo de Ourique (pp. 168-169).
(10)     Correção.
(5)       Explicação sobre metáforas e metonímias (e outras figuras de estilo).
(15)     Assistência aos sketches «Não faça trocadilhos com o meu nomes» e «O meu filho é uma joia de moço», seguida de análise de metáforas e metonímias.
(10)     Correção.
(15)     Leituras em voz alta.

Aula 113-113R (14 [8.ª], 15 [7.ª], 16 [1.ª], 17/mar [5.ª])

(25)     Resposta a perguntas de exame sobre canto III e outras do manual (mas sempre reportadas às estâncias na p. 164).
(10)     Correção (incluindo cópia da solução do item 1).
(10)     Valores modais e aspetuais.
(5)       Correções.
(10)     Exercícios com hipónimos, merónimos, etc.
(5)       Correções.
(5)       Exercício com orações em trechos do «Sermão de Santo António».
(5)       Correções.

Aula 114-115 (15 [5.ª], 16 [8.ª, 7.ª], 17/mar [1.ª])
(25)     Questionário em torno de «A mitificação do herói n’Os Lusíadas» (p. 190).
(10)     Preenchimento de paráfrases das estâncias do passo de Ourique (pp. 168-169).
(5)       Audição de crónica de Mafalda Lopes da Costa (sobre Ourique).
(7)       Resposta a perguntas sobre as mesmas estâncias.
(10)     Correções (incluindo cópia).
(18)     Redação de reportagem em direto (de batalha de Ourique).
(15)     Leitura em voz alta.

Aula 116-117 (17 [8.ª], 21 [7.ª, 5.ª], 22/mar [1.ª])
(30)     Compreensão das estrofes finais do canto V.
(15)     Correções.
(7)       Assistência a dois trechos de «Último a sair».
(5)       Solução/Correção de exercício sobre aspeto.
(5)       Completamento de respostas às perguntas 1.1, 1.2, 2 2 e 2.1 (p. 173), sobre as estâncias IV, 87-89.
(5)       Correções.
(20)     Leitura em voz alta.

Aula 118-118R (21 [8.ª], 22 [7.ª], 23 [4.ª], 24/mar [5.ª])
(10)     Correção de questionário de compreensão/gramática feito na penúltima aula.
(15)     Explicação acerca de dissertação e texto expositivo-argumentativo, incluindo leitura de modelo, preenchimento de lacunas e textualização de tópicos de esboço.
(15)     Planificação de dissertação.
(4)       Assistência a sketch sobre argumento («Soutor, isso é um argumento»).
(4)       Clip de publicidade (com ironia).
(10)     Exercícios sobre tipos textuais.
(5)       Correções.
(5)       Explicação sobre cenários em Frei Luís de Sousa.
(6)       Audição de canções com orações substantivas e adjetivas.

Aula 119-120 (22 [5.ª], 23 [7.ª, 8.ª], 24/mar [1.ª])
(5)       Releitura de «A largada» (para comentar: «Qual é o assunto da composição?»).
(5)       Audição das estâncias relativas ao Velho do Restelo.
(2)       Audição de programa «Lugares Comuns» (TSF), sobre «Ser um Velho do Restelo».
(2)       Apresentação de resposta ao ponto 2 da p. 173.
(3)       Apresentação de soluções para trabalho sobre «Velho do Restelo».
(6)       Assistência a trecho de Último a Sair («clichés de despedida da casa»).
(7)       Exercício de identificação de funções sintáticas.
(8)       Correção.
(5)       Audição de «Praia das lágrimas», de Rui Veloso/Carlos Tê.
(10)     Leitura em voz alta.
(20)     Redação de comentário comparado de «Mar Português» e ests. 88-89 de Os Lusíadas.
(13)     Assistência a trecho inicial de A Pesca de Salmão no Iémen.

Aula 121-122 (28 [7.ª, 5.ª, 8.ª], 29/mar [1.ª])

(10)     Compreensão das estâncias 92-93, 95-99 (pp. 178-179) do canto VI de Os Lusíadas, através de comparação com passo idêntico de versão em mirandês.
(15)     Resolução dos pontos 1, 2, 3, 4, 5, 5.1 e 6 (pp. 179-180), por completamento de versão começada.
(10)     Correções, incluindo a do ponto 7.
(20)     Leitura em voz alta das mesmas estâncias.
(15)     Exercícios de classificação de orações.
(5)       Correção.
(15)     Assistência a trecho de A pesca do salmão no Iémen.

Aula 123 (29/mar [só se fez no 12.º 7.ª])
(20)     Questionário de gramática.
(10)     Compreensão de passo de D. Fernando/Leonor Teles, nos Lusíadas, com escrita de respostas a itens.
(5)       Correção.
(10)     Leitura em voz alta.

Aula 124-125 (29 [5.ª], 30/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(20)     Questionário de gramática.
(20)     Compreensão do canto VIII, 96-99 (p. 182), através de preenchimento de tabela com transcrições.
(5)       Correção (e acrescento da tabela do verso).
(15)     Leitura(s) em voz alta.
(15)     Leitura de «Retrato de um país que gosta da cunha» (p. 183) para redigir pequena associação com as estâncias acabadas de ver.
(15)     Assistência a trecho de A pesca do salmão no Iémen.

Aula 126-127 (31/mar [8.ª, 1.ª], 4/abr [7.ª, 5.ª])
(10)     Correção de comentário acerca de despedidas na praia em Camões e «Mar Português».
(15)     Correção do questionário de gramática.
(5)       Combinações úteis.
(55)     Assistência a A pesca do salmão no Iémen, ao mesmo tempo de conversa com cada aluno (avaliação).

Aula 128-129 (19 [1.ª, 5.ª, 7.ª] e 20/abr [8.ª])

(15)     Correção de tepecê sobre passo dos Lusíadas em contraste com crónica de MEC.
(5)       Assistência a «O Portugal de... Miguel Esteves Cardoso», no passo sobre leitura.
(20)     Compreensão de «Liberdade», de Pessoa (p. 57).
(3)       Assistência a clip com o mesmo poema (por Raul Solnado).
(25)     Resposta a itens de exame sobre canto VII, est. 78-84.
(15)     Assistência a início de Cantar.

Aula 130-131 (20 [7.ª], 21/abr [8.ª, 1.ª, 5.ª])
(5)       Correção das respostas redigidas na última aula (incluindo cópia da quarta).
(25)     Compreensão de trecho da Ilha dos Amores (Lusíadas, IX, pp. 185-186 do manual), preenchendo lacunas em paráfrases e substituindo intrusos.
(15)     Correção, incluindo cópia de resumos.
(10)     Assistência ao passo da Ilha dos Amores em Non ou a vã glória de mandar, de Manoel de Oliveira.
(15)     Cópia de resumos (em cerca de dez palavras) das estrofes IX, 92-95 (p. 187 do manual).
(15)     Assistência a trecho de Cantar.

Aula 132 (20/abr [só no 12.º 1.ª])
(5)       Assistência a trecho com «ninguém» em Frei Luís de Sousa.
(20)     Depois de leitura do mesmo passo na peça e de comentário por Pedro Mexia, redação de reflexão sobre o mesmo assunto.
(5)       Assistência ao mesmo passo em Quem és tu?
(5)       Audição de alguns comentários (de alunos).
(5)       Cópia de solução de professor.
(5)       Assistência ao mesmo passo em Madalena.

Aula 133-134 (26 [1.ª, 5.ª], 27/abr [8.ª, 7.ª])
(8)       Correção dos tepecês de alfabetos pessoanos e recolha dos tepecês para hoje.
(15)     Localização em diluição em prosa de estrofes e palavras trocadas (X, 144-152, pp. 191-192).
(15)     Resolução do ponto 1 de Leitura/Compreensão (p. 193).
(10)     Correções.
(5)       Assistência a passo de Camões (de Leitão de Barros), com estrofes vistas acima.
(20)     Resposta a alguns itens do grupo I-A do exame de 2010, 1.ª fase (sobre X, 144-148).
(15)     Assistência a trecho de Cantar.

Aula 135 (27/abr [só no 12.º 1.ª])
(5)       Explicar visita de estudo na terça.
(7)       Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa.
(20)     Resolução de duas perguntas de exame sobre FLS.
(3)       Análise dos critérios de correção.
(7)       Cópia de uma solução.
(3)       Assistência a trecho de Quem és tu?.

Aula 136-137 (28/abr [8.ª, 1.ª, 5.ª], 2/mai [7.ª])
(15)     Correção de trabalho da aula anterior.
(35)     Compreensão de «Nove anos, milhares de léguas» (p. 317), para redigir respostas a três perguntas (de grupo I).
(10)     Resolução de itens com referentes.
(5)       Preenchimento de tabela comparativa entre Memorial e Frei Luís de Sousa.
(10)     Correções.
(15)     Assistência a trecho de Cantar.

Aula 138-139 (2 [5.ª, 8.ª], 3/mai [4.ª, 7.ª])

(5)       Correções do tepecê.
(15)     Questionário sobre leitura de Memorial do Convento.
(5)       Resposta a questões de gramática.
(10)     Redação de final alternativo.
(10)     Correções.
(20)     Compreensão oral de segunta parte de documentátio sobre Memorial do Convento.
(3)       Correção.
(12)     Assistência a trecho de Cantar.

Aula 140 (2 [8.ª], 3 [7.ª], 4 [1.ª], 5/mai [5.ª]; nas turmas 5.ª, 7.ª, 8.ª, no espaço para revisões fez-se a aula 132, já dada no 12.º 1.ª)
(15)     Correções de tepecê e de questionário de leitura de Memorial do Convento.
(2)       Explicação sobre «prece».
(20)     Resposta a perguntas de grupo I-A de uma prova-modelo sobre «Prece» (Mensagem).
(3)       Assistência a trecho de narrativa sinfónica sobre a segunda parte de Mensagem, por Joaquim Luís Gomes, interpretada por Paulo Alexandre.
(5)       Correções.

Aula 141-142 (3 [5.ª], 5 [8.ª, 1.ª], 9/mai [7.ª])
(20)     Compreensão de «O Quinto Império» (Mensagem), p. 220, mediante escolha de paráfrases-traduções (e precedida de relance a dois textos expositivos, os nas pp. 220 e 221).
(5)       Correção.
(20)     Compreensão de «Nevoeiro» (p. 222), acrescentando paráfrases/traduções; preenchimento de análise só com citações.
(10)     Correções.
(5)       Assistência a trechos de Mensagem, de Luís Vidal Lopes.
(12)     Redação para comparação do final de Mensagem com as estâncias (quase) finais também de Os Lusíadas (sobretudo 145-146, p. 191).
(3)       Correção.
(15)     Assistência a trecho de Cantar.

Aula 143-144 (9 [5.ª], 10/mai [1.ª] 11/mai [8.ª, 7.ª])

(25)     Para compreensão de «O Infante», resolução das perguntas 2, 3 e 4. (p. 216); e 1 (de pré-leitura), em torno de cartoon.
(5)       Relativamente a «Horizonte» (p. 217), resolução de 1 (p. 217).
(10)     Correções; audições de declamações (também de «Mostrengo»). Relance também a penúltimo poema, «Antemanhã» (p. 90 da edição de Mensagem).
(5)       Resposta a 1.2 (no fim da p. 217).
(10)     Preenchimento de tabela para comparação Lusíadas / Mensagem.
(5)       Correção.
(10)     Itens de exame sobre tipos de coesão.
(15)     Assistência a conclusão de Cantar.

Aula 145-145R (9 [8.ª], 10 [5.ª, 7.ª], 11/mai [1.ª]; nas turmas 5.ª, 7.ª, 8.ª, a sessão de revisões — 145R — correspondeu à aula 135, que se fizera apenas na turma 1.ª)
(20)     Compreensão de «A loucura» (Sofia Barrocas) e «D. Sebastião, Rei de Portugal» (Pessoa, Mensagem), na p. 213, por resposta integrada às perguntas 1.1 e 1.2 (pré-leitura) e à pergunta 1 (leitura/compreensão).
(10)     Resolução de 2 (p. 214) e preenchimento de lacunas de resposta a 3.1.
(12)     Correções; relance aos outros poemas com Sebastião («D. Sebastião», «O Desejado», «O Encoberto»).
(3)       Audição de Diabo na Cruz: «Os loucos estão certos».

Aula 146-147 (16 [7.ª, 5.ª], 17 [1.ª], 18/mai [8.ª])

(15)     Correção de tepecê sobre «Memorial é, e não é, uma epopeia».
(15)     Em relance rápido de algumas folhas de Felizmente, identificação de exemplos de vários tipos de didascálias.
(12)     Correção e explicação sobre outros aspetos paratextuais da peça.
(15)     Redação em torno da ironia contida na lista de apresentação das personagens.
(5)       Correções.
(5)       Audição de informação biobibliográfica, para responder a 1.1 da p. 232; correção.
(15)     Assistência a início de Baarìa.
(8)       Preenchimento de tabela sobre Felizmente há luar! / Baarìa.

Aula 148-148R (16 [8.ª], 17 [7.ª], 18 [1.ª] 20/mai [5.ª]
(20)     Questionário sobre «O Sebastianismo e o Quinto Império» (p. 215) [ou Correção do questionário sobre «O Sebastianismo [...]»].
(15)     Preenchimento de texto lacunar com súmula sobre Mensagem.
(5)       Correção.
(6)       Assistência a trecho de programa «Mixórdia [...]» com relatos de momentos da História e da Literatura.
(30)     Revisões em torno do «Sermão [...]».

Aula 149-150 (17 [5.ª], 18 [7.ª], 19/mai [8.ª, 1.ª])
(15)     Correção do questionário sobre «O Sebastianismo [...]».
(20)     Relanceados ensaios na p. 234 (acerca de teatro épico), comentário sobre como as duas primeiras notas marginais (manual, p. 242; Felizmente, pp. 15-16) demonstram essa abordagem «épica».
(25)     Depois de ver peça na parte correspondente a pp. 242-244, redação para responder a 6, na p. 245.
(5)       Assistência a mais um trecho da peça.
(15)     Assistência a trecho de Baarìa.

Aula 151-152 (23 [7.ª, 5.ª], 24 [1.ª], 25/mai [8.ª])
(15)     Correção de dissertação sobre «Loucura».
(10)     Indicações para a dramatização a seguir; escolha de atores em falta.
(40)    Leitura dramatizada do ato I.
(5)       Avaliação das leituras.
(20)     Escrita de resposta a item/itens de exame sobre Felizmente Há Luar!.

Aula 153-153R (23 [8.ª], 24 [7.ª], 25 [1.ª], 26/mai [5.ª])
(5)       Explicação sobre marcadores discursivos (cfr. conectores, conjunções, etc. e utilidade em exame).
(10)     Resposta a itens de exame com conectores/marcadores.
(5)       Correção.
(5)       Quadro de conjunções e orações (advertências; acrescentos).
(12)     Resolução de exercício de classificação de orações.
(8)       Correção.
(30)     Redação de itens de exame sobre Frei Luís de Sousa.

Aula 154-155 (24 [5.ª], 25 [7.ª], 26/mai [8.ª, 1.ª]) {= 155-156 [+ 153-154]}
(15)     Correção de trabalho feito na aula anterior.
(5)       Assistência a passo de Felizmente há luar!.
(10)     Deteção de incorreções em «As personagens do poder» (p. 251).
(5)       Correção.
(20)     Leitura do texto «O chefe da revolta» (252-254 do manual) para resolver pontos 1. e 3.1 da p. 254 (itens do exame de 2004).
(8)       Assistência a trecho de episódio de «Conta-me como foi» para opinar sobre itens na p. 256.
(5)       Correções.
(15)     Assistência a trecho de Baarìa.
(3)       Preenchimento de tabela comparativa.

Aula 156-157 (30 [7.ª, 5.ª, 8.ª], 31/mai [1.ª])
(25)     Leituras dos vários textos que nos faltavam de Felizmente há luar! no livro, cumprindo-se assim os quartos de final das duas ligas.
(5)       Assistência a trecho da peça.
(30)     Resolução de perguntas de grupo I-A sobre Felizmente há luar!
(10)     Preenchimento de tabela sobre paralelismos entre Felizmente e 1961.
(5)       Correções.
(15)     Assistência a trecho de Baarìa.

Aula 158-159 (31/mai [5.ª, 7.ª], 1/jun [8.ª, 1.ª])
(45)     Recitações de poemas de Mensagem.
(5)       Avaliação do anterior.
(20)     Questionário ao estilo de grupo II sobre linguagem de Felizmente.
(17)     Assistência a trecho de Baarìa.
(3)       Preenchimento de tabela contrastiva entre Baarìa e Felizmente.

Aula 160-161 (1 [7.ª], 2/jun [1.ª, 5.ª, 7.ª])
(15)     Correção de questionário sobre «A linguagem de Felizmente há luar!».
(25)     Questionário de gramática.
(15)     Leitura em voz alta de «Pessoa responde a Ana Moura» (pp. 25-26) e de «Luís de Camões, esse desconhecido» (pp. 150-151), para efeitos das semi-finais das duas Ligas.
(15)     Escrita de item de exame sobre Álvaro de Campos.
(20)     Assistência a trecho de Baarìa.

Aula 162-163 (5 [1.ª], 6/jun [7.ª, 5.ª, 8.ª])
(20)     Correção do questionário de gramática da penúltima aula.
(10)     Finais da Liga Europa («A Camões», de Manuel Bandeira) e da Liga dos Campeões («Fernando Pessoa», de Manuel Alegre).
(3)       Outros aspetos úteis.
(55)     Assistência a conclusão de Baarìa.