Planos de aulas
Aula 1-2 (15 [8.ª, 7.ª,
1.ª], 16/set [5.ª])
(30) Sobre
o programa, estilo de trabalho, etc.
(20) Resolução
de itens de escolha múltipla, para compreensão de «Heróis de papel e tinta» (p.
13).
(10) Resposta
às perguntas 5 e 6 no manual (pp. 14-15) (diversos assuntos de gramática).
(10) Correção.
(5) Audição/leitura
de «Nos desenhos animados» (Azeitonas).
(15) Criação
de quadra de auto-análise para folha de caderneta, segundo modelo de «Esta
espécie de leitura» (p. 23) de Fernando Pessoa.
Aula 3-4 (16 [8.ª, 1.ª],
20/set [7.ª, 5.ª])
(15) Correção
dos questionários de compreensão.
(15) Assistência
a sketch («Debate com o Super-homem»,
série Barbosa) para preenchimento de tabela em torno de valores temporais,
aspetuais, modais, conferidos por verbos auxiliares.
(15) Correção
e explicação.
(25) Redação
de comentário a estrofe de «Retrato do Herói», de Ary dos Santos (1./1.1. da p. 16, «Pós-leitura»).
(18) Assistência
ao começo de Birdman.
Aula
5 (20 [8.ª], 21 [7.ª], 22 [1.ª], 23/set [5.ª])
(5) Resolução
de exercício em torno de aspeto e modalidade.
(5) Correção.
(10) Assistência
a sketch «Super de Origem» (Lopes da
Silva, I, 4, 9), para se resolver depois exercício de preenchimento de lacunas
sobre hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos.
(5) Correção.
(15) Resolução
de exercícios em torno de merónimos, holónimos; hiperónimos, hipónimos.
(5) Correção.
Aula 6-7 (21 [1.ª, 5.ª],
22/set [8.ª, 7.ª])
(15) Correção
de redações (e código de correção).
(15) Compreensão
de «Fernando Pessoa» (de Miguel Torga; p. 22), através da redação de frases
denotativas correspondentes às, bastante rebuscadas, de Torga.
(10) Correção.
(6) Audição
de entrevista a Inês Pedrosa, para ir respondendo a questionário (p. 24).
(3) Correção.
(3) Audição/Leitura
de «A morte é a curva da estrada», de Fernando Pessoa.
(2) Audição/Leitura
de «Para ser grande, sê inteiro: nada», de Ricardo Reis.
(4) Audição/Leitura
de «Mar Português», de Fernando Pessoa (Mensagem).
(2) Relance
a ‘i agora Pessoa’ (p. 22) e menção a caligramas (PP).
(15) Redação
de texto visual/caligrama.
(15) Assistência
a trecho de Birdman.
Aula 8-9 (23 [8.ª, 1.ª],
27/set [7.ª, 5.ª])
(10) Correção
de redações ora entregues.
(15) Leitura,
bastante ascendente, de «Ela canta, pobre ceifeira» (p. 44), para completar
respostas lacunares a perguntas.
(5) Correção.
(10) Resolução
das perguntas 1 e 2 da p. 45 (de análise estilística ao poema da «Ceifeira»).
(5) Correção.
(2) Audição
da «Ela canta, pobre ceifeira», em declamação por Natália Luísa.
(8) Assistência
a sketch com ceifeiras (série Barbosa).
(2) Comentário
a tira no Caderno de atividades (p.
65).
(15) Compreensão
de «Gato que brincas na rua» (p. 42), pela redação de comparação com «Ela
canta, pobre ceifeira» (70 a 100 palavras; obrigatórias citações de «Gato»).
(12) Assistência a Birdman.
Aula 10 (27 [8.ª], 28
[7.ª], 29 [1.ª], 30/set [5.ª])
(10) Correção
(cópia) de comparação «Gato que brincas na rua» e «Ela canta, pobre ceifeira».
(10) Critérios
de avaliação em Português.
(5) Explicação
sobre conceito de coerência textual.
(15) Identificação
de infrações à coerência lógico-conceptual (regra da não-contradição; regra da
não tautologia; regra da relevância) e à coerência pragmático-funcional em
sketches (série Barbosa; série Fonseca).
(5) Correção.
Aula 11-12
(28 [1.ª, 5.ª], 29/set [8.ª, 7.ª])
(15) Correção
de escritos que se devolviam (dissertação).
(5) Audição
de «Gato que brincas na rua» (e «Ela canta, pobre ceifeira»), declamado por
João Villaret.
(10) Relance
à quadra «Quase anónima sorris» (p. 44), para reparar na repetição do tópico
‘felicidade implica não-conhecimento’ e na discutível coesão frásica do último
verso, seguido de exercício com casos de anteposição do pronome.
(8) Correção.
(20) Redação
de respostas em torno de analogia entre «Gato que brincas na rua», de Pessoa, e
«Dístico», de Sebastião da Gama.
(15) Correção.
(5) Assistência
a sketches em torno de Pessoa (Os Contemporâneos, «Vai mas é
trabalhar»).
(12) Assistência
a trecho de Birdman.
Aula
13-14 (30/set [8.ª, 1.ª], 4/out [7.ª, 5.ª])
(30) Questionário de escolha múltipla para
compreensão de textos sobre a criação dos heterónimos (pp. 69-71; p. 68).
(10) Resolução do ponto 1 da p. 114 (sobre
«Opiário», de Álvaro de Campos), com relance ao excerto do poema no manual e a
texto mais completo na folha.
(5) Correção, seguida logo de audição de excertos
de «Opiário».
(5) Resolução de «O estatuto especial de
Álvaro de Campos» (p. 115).
(5) Visionamento de clip (Wordsong) com
adaptação de «Opiário».
(5) Correção.
(20) Criação de biografia(s) para heterónimo(s)
seu(s).
(10) Assistência a trecho de Birdman.
Aula 15 (4 [8.ª], 6
[1.ª], 7 [5.ª], 12/out [7.ª])
(5) Exercício
sobre coerência textual.
(10) Exercícios
sobre pontuação.
(10) Correção.
(15) Exercícios
sobre coesão textual (e coerência).
(5) Correção.
Aula 16-17 (6
[8.ª, 7.ª], 7 [1.ª], 11/out [5.ª])
(15) Correção
do questionário de compreensão de textos em torno da génese dos heterónimos.
(15) Leitura,
para resposta de composição curta acerca de «A arte futurista» (p. 116).
(5) Correção.
(8) Audição
(com algum relance às pp. 117-120), de excertos de «Ode triunfal», de Campos.
(15) Preenchimento
de ampliação de «Do sentir ao dizer: a linguagem na “Ode triunfal”» (p. 122)
com abonações do próprio texto.
(15) Correção.
(12) Assistência
a trecho de Birdman.
Aula 18-19 (7
[8.ª], 11 [7.ª], 12/out [1.ª, 5.ª])
(10) Correção
de redações.
(20) Leitura de «O que há em mim é sobretudo
cansaço» (p. 191), de Álvaro Campos, para depois completar análise a que só
faltam as transcrições do poema; resposta ao ponto 1 (pp. 125-126).
(5) Correção.
(5) Em coletivo, resposta ao ponto 1.1 a 1.6
(p. 125).
(5) Audição de «Dobrada à moda do Porto».
(5) Visionamento
de clip de Wordsong («Ode Triunfal»).
(20) Leitura
do ponto 1 de Escrita na p. 122 (definição de «ode» e «ode» à Campos), para
responder ao ponto 2 (redação de ode a uma realidade qualquer — escolar,
sobretudo? —, à maneira futurista).
(14) Assistência
a trecho de Birdman.
Aula 20 (11 [8.ª], 13 [1.ª], 14
[5.ª], 19/out [7.ª])
(5) Correção
do tepecê sobre «Pensar de mais».
(15) Critérios
para distinguir funções sintáticas.
(20) Exercícios em torno de funções sintáticas.
(5) Correção.
Aula 21-22
(13 [8.ª, 7.ª], 14 [1.ª], 18/out [5.ª])
(10) Correção
de trabalho de criação de ode; ponto da situação em termos de estilo de atitude.
(5) Visionamento de leitura de «Todas as
cartas de amor são ridículas», de Álvaro de Campos, por Lídia Franco.
(5) Resolução de perguntas curtas sobre
«Todas as cartas [...]».
(5) Correção; audição de versão musicada de
«Todas as cartas [...]».
(5) Audição de «Aniversário» (Luís Lucas).
(25) Leitura de «Aniversário» (pp. 127-128),
também de Álvaro de Campos, para responder a perguntas de completamento ou de
composição curta.
(5) Resolução
do ponto 11 da p. 130.
(15) Correções.
(20) Assistência
a final de Birdman.
Aula 23-24
(14 [8.ª], 18 [7.ª], 19/out [1.ª, 5.ª])
(5) Audição
de «Cântico Negro» (por João Villaret).
(5) Audição
de «Aniversário», de Álvaro de Campos (por João Grosso).
(30) Leitura
de «Aniversário» — crónica de José Manuel dos Santos (p. 127) — para redação de
comentário (de síntese e de contraste com o poema homónimo de Campos estudado
na aula anterior).
(30) Compreensão
oral de primeira parte de documentário sobre Pessoa, seguida de questionário
V/F.
(20) Reescrita
de «Dobrada à moda do Porto», de Álvaro de Campos, com mudança apenas dos
trechos narrativos.
Aula 25 (18 [8.ª], 20 [1.ª], 21
[5.ª], 26/out [7.ª])
(15) Exercícios
sobre tipos de sujeito e constituintes internos ao grupo verbal.
(10) Correção.
(10) Mais
exercícios.
(10) Correção.
Aula 26-27
(20 [8.ª, 7.ª], 21 [1.ª], 25/out [5.ª])
(5) Audição
de clip com «Cântico Negro».
(15) Correção
de comentário sobre dois «Aniversário» feito na aula anterior (e ainda à
comparação de «Cântico Negro» com poema de Campos).
(10) Apresentação
de aspetos da estrutura das provas nacionais de Português do 12.º ano.
(30) Redação
de respostas de grupo I de um exame nacional (com texto de Álvaro de Campos).
(10) Cópia
de respostas também a outras perguntas sobre o mesmo texto.
(20) Assistência
a início de Queres ser John Malkovich?
Aula 28-29
(21 [8.ª], 25 [7.ª] 26/out [1.ª, 5.ª])
(35) Com
exemplares de Mensagem (da coleção
iagora; cfr. p. 22), preenchimento de grelha acerca do paratexto e da estrutura
da obra.
(15) Correção.
(5) Assistência
a «A Massagem de Pessoa»
(Contemporâneos) e/ou clips com video-poemas.
(20) Redação
de síntese em torno da explicação do título Mensagem.
(12) Assistência
a trecho de Queres ser John Malkovich?
Aula 30 (25 [8.ª], 27
[1.ª], 28/out [5.ª], 2/nov [7.ª])
(15) Exercícios
sobre acentuação gráfica.
(5) Correção.
(10) Exercício
sobre verbos.
(10) Correção.
(5) Identificação
de funções sintáticas em canção.
Aula 31-32
(27 [8.ª, 7.ª], 28/out [1.ª], 2/nov [5.ª])
(15) Exercícios
de ortografia (pronomes versus
sufixos).
(10) Correção.
(8) Audição
de «Tabacaria» (por João Villaret; por Sinde Filipe).
(12) Preenchimento
de tabela em torno de características de Campos comuns ao ortónimo abonadas em
«Tabacaria» (pp. 133-135), de Álvaro de Campos.
(5) Correção.
(20) Redação
de comentário-síntese para compreensão de «Na tabacaria» (p. 136), de Valter
Hugo Mãe.
(5) Correção.
(12) Assistência
a trecho de Queres ser John Malkovich?.
Aula 33-34 (28/out
[8.ª], 2 [1.ª], 3 [7.ª], 4/nov [5.ª])
(7) Assistência
a trecho do filme Mensagem, de Luís
Vidal Lopes.
(20) Resposta
a perguntas da p. 204 sobre «O dos Castelos» (orientada por trechos lacunares).
(10) Correção.
(3) Audição
de «O dos Castelos» (por Sinde Filipe).
(10) Resposta
à pergunta 1.1 da p. 204.
(5) Correção.
(4) Audição
de «Cansa sentir quando se pensa», poema de Pessoa cantado por Débora
Rodrigues.
(20) Redação
de comentário a «Cansa sentir quando se pensa» (usando citações do próprio
poema e fazendo surgir certas expressões dadas: «sujeito poético»,
«ortónimo/a», «estrofe», «quarteto» ou «quadra», «verso», «dicotomia
sentir/pensar»).
(10) Assistência
a trecho de Queres ser John Malkovich?.
Aula 35 (3 [1.ª], 8 [8.ª], 9 [7.ª],
11/nov [5.ª])
(30) Redação
de respostas a grupo I de uma das provas de exame de anos recentes (com texto
de Campos).
(10) Correção das perguntas.
(5) Identificação de funções sintáticas em
canção.
Aula 36-37
(3
[8.ª], 4 [1.ª], 8/nov [7.ª, 5.ª])
(5) Audição
de «Lisbon Revisited (1923)» (p. 131) (Joaquim de Almeida; João Grosso).
(20) Resolução
de questionário sobre assuntos de gramática a partir do texto «Lisbon Revisited
(1923)».
(15) Resposta
aos pontos 2 e 1.2 da p. 132.
(5) Visionamento
de declamação de «Lisbon Revisited (1926)» (Paulo Pires).
(5) Cópia
de respostas ao ponto 2 da p. 132 (comparação dos dois textos).
(22) Assistência
a segunda parte de documentário sobre Pessoa (‘Grandes Portugueses’).
(5) Correção.
(12) Assistência
a trecho de Queres ser John Malkovich?.
Aula 38-39 (4 [8.ª], 9 [1.ª, 5.ª],
10/nov [7.ª])
(10) Explicação
de revisão das noções de modo e género.
(15) Preenchimento
de tabela, com reconhecimento de modos, géneros, autores.
(5) Correção.
(5) Resposta
a itens de escolha múltipla sobre «Ulisses» (p. 205).
(10) Resolução
dos itens 1 e 2.1 das pp. 205-206.
(10) Correção.
(2) Audição
de «Ulisses» (declamado por Natália Luísa).
(20) Redação
de textos em prosa começados por dois dos primeiros versos de poemas
relanceados no começo da aula.
(10) Assistência
a trecho de Queres ser John Malkovich?
Aula 40 (10 [1.ª], 15 [8.ª], 16
[7.ª], 18/nov [5.ª])
(10) Correção
de tarefa de escrita (de tepecê ou da aula).
(35) Jogo
do Stop em torno de funções sintáticas.
Aula 41-42 (10 [8.ª], 11 [1.ª], 15/nov
[7.ª, 5.ª])
(15) Correção do questionário de gramática em
torno de «Lisbon Revisited (1923)».
(25) Preenchimento
de tabela com valor de figuras de estilo para compreensão do texto IX de «O
guardador de rebanhos» (p. 79); resolução do ponto 5 da p. 80.
(2) Audição
de poema IX de «O guardador de rebanhos» (Mário Viegas).
(15) Correção;
e explicação acerca de «Cruz na porta da tabacaria!».
(15) Redação
de síntese de «O mural de Pessoa», de Manuel Halpern (p. 72).
(3) Correção.
(15) Assistência
a trecho de Queres ser John Malkovich?.
Aula 43-44 (11 [8.ª], 16 [5.ª] e
17/nov [1.ª, 7.ª])
(10) Correção
de tepecê com apresentação de Campos.
(40) Redação
autobiográfica a partir de textos de Caeiro (p. 73).
(10) Resolução
da pergunta 7 da p. 74 e do ponto 1 da p. 75.
(10) Audição
de declamações de poemas de Caeiro e Campos.
(10) Correção
da pergunta 7 e do ponto 1.
(10) Assistência
a conclusão de Queres ser John Malkovich?.
Aula 45 (17 [1.ª], 22 [8.ª], 23
[7.ª], 25/nov [5.ª])
(25) Exercícios
de reconstituição de poemas de «O guardador de rebanhos» (I, XI).
(10) Correções
e audição do poema I do Guardador.
(5) Assistência
a alguma a clip (com declamação ou a propósito de Caeiro).
(5) Classificação
de funções sintáticas em canção.
Aula 46-47 (17 [8.ª], 18 [1.ª],
22/nov [5.ª, 7.ª])
(20) Questionário
de compreensão de «Poesia e poética de Alberto Caeiro» (pp. 89-90).
(20) Leitura
de «Se eu pudesse trincar a terra toda» (poema XXI de «O Guardador de Rebanhos»,
para completamento de respostas a perguntas segundo o modelo de grupo I de
exames).
(20) Assistência
a trecho de O Guardador de Rebanhos, de
Edgar Feldman.
(15) Correção
(e cópia de respostas).
(15) Assistência
a trecho de À Procura de Dóri.
Aula 48-49 (18 [8.ª], 23 [1.ª, 5.ª],
24/nov [7.ª])
(5) Correção
de dissertação sobre mito; língua gestual, poema; palavra para poema.
(35) Com
livros de poetas portugueses do século XX, escolha, por cada aluno, de poema
curto a ler expressivamente; pequenas redações bibliográficas e preparação de
leitura.
(40) Leituras
expressivas, elegendo melhor conjunto poema/declamação.
(10) Assistência
a trecho de À procura de Dóri.
Aula 50 (24 [1.ª], 29 [8.ª],
30/nov [7.ª], 2/dez [5.ª])
(15) Explicação,
dirigida por ficha, sobre coordenação e subordinação (e, sobretudo, sobre
coordenadas conclusivas e explicativas e subordinadas substantivas relativas).
(10) Correção.
(5) Assistência
a sketch «Isto um crime de salada!»
(série Meireles).
(10) Resolução
de ficha em torno de subordinadas adverbiais (e sketch visto).
(5) Correção.
Aula 51-52 (24 [8.ª], 25 [1.ª],
29/nov [7.ª, 5.ª])
(20) Correção
do questionário de compreensão feito na aula anterior.
(10) Clips
com poemas de Caeiro.
(25) Resposta
a perguntas de compreensão acerca de poemas de «O Guardador de Rebanhos»: XIV
(na ficha) e XXXVI (p. 81).
(20) Correções.
(15) Assistência
a trecho de À procura de Dóri.
Aula 53-54 (25 [8.ª], 30/nov [1.ª,
5.ª, 7.ª])
(5) Correção
dos tepecês das aulas 45 e 46-47.
(15) Leitura
de três textos expositivos — «A poesia de Ricardo Reis» (p. 93), «Epicurismo»
(94), «Estoicismo» (95), para resolver item 1.4.1 na p. 94 e pergunta sobre
características de epicurismo e estoicismo.
(10) Correção.
(5) Assistência
a sketch «Rústicos pelo epicurismo»
(Zé Carlos).
(10) Leitura
de duas odes de Ricardo Reis, na p. 96, para responder a respostas de
composição curta.
(10) Correção;
explicação sobre marcas estilísticas das odes de Reis (explicação sobre a
pergunta 2 da p. 96).
(5) Audição
de edição de programa Pensamento Cruzado
(«Viver o dia»), para resolver item 11 da p. 96.
(15) Sorteio
da Liga dos Campeões.
(15) Assistência
a trecho de À procura de Dóri.
Aula 55-56 (2 [8.ª, 1.ª], 6 [5.ª],
13/dez [7.ª])
(10) Correção
de exercício final da aula 50 [8.ª] / Audição de edição de programa Pensamento Cruzado («Viver o dia»), para
resolver item 11 da p. 96 [1.ª; 5.ª] / Questionário de gramática [7.ª].
(5) Resposta
curta a pergunta para compreensão de «Coroai-me de rosas» (p. 101).
(15) Confronto
da ode «As rosas amo dos jardins de Adónis» (p. 101) com uma sua versão
manuscrita, para apreciar evolução estilística.
(5) Transposição
em ordem natural da primeira estrofe da ode.
(15) Correções,
seguidas de audição de declamação de «As rosas amo dos jardins de Adónis».
(15) Assistência
ao sketch «À média e à belga», para
preenchimento de análise do mesmo [na turma 7.ª, esta tarefa foi feita na aula
57].
(15) Assistência
a trecho de À procura de Dóri.
Aula 57 (6 [8.ª], 7 [7.ª],
9/dez [1.ª, 5.ª])
(15) Exercícios
de classificação de orações.
(10) Correção.
(5) Assistência
a sketch-canção «C certinho» (Zé
Carlos).
(5) Completamento
de texto lacunar sobre o citado sketch
e variação linguística.
(10) Correção
(também de outros dois exercícios).
Aula 58-59 (7 [1.ª, 5.ª], 9/dez
[8.ª], 3/jan [7.ª])
(15) Leitura
de «O arroz-doce quente» (p. 97) e resolução do ponto 1.1.
(5) Correção.
(3) Audição
de «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» (pp. 97-98), declamado por
Luís Lima Barreto.
(15) Resposta
a vários itens em torno do texto: 1.1.1 (p. 97), 1 (final da p. 98), 2.1 e 2.2
(p. 99), 7./7.1 e 8.
(10) Correção;
audição de declamação por Sinde Filipe.
(25) Depois
de relance a crónicas gastronómicas de MEC, redação do mesmo género, em torno
de algum outro prazer alimentar.
(15) Assistência
trecho/final de À procura de Dóri.
Aula 60-61 (13 [5.ª, 8.ª], 14/dez
[1.ª, 7.ª])
(25) Questionário
de gramática.
(20) Resolução
do Grupo I-A de exame nacional (sobre o passo dos preparativos do casamento de
Maria Bárbara em Memorial do Convento).
(15) Exercícios
sobre reprodução do discurso no discurso (discurso direto livre, etc.).
(15) Correções.
(15) Assistência
a início de Marie Antoinette, para
confronto com Memorial.
Aula 62-63 (14 [1.ª], 15 [8.ª,
1.ª], 16/dez [7.ª])
(15) Audição
de poema XXV, seguida de correção de trabalhos de grupo I de exame sobre poema
XXV de «O Guardador» agora devolvidos.
(10) Correção
do teste de gramática.
(10) Explicação
sobre as tarefas de oral gravado; e sobre a avaliação no período, em geral.
(45) Assistência
a trecho de Marie Antoinette, e, ao
mesmo tempo, conversa com cada um dos alunos sobre a classificação no período.
Aula 64-65 (3
[5.ª], 4 [1.ª], 5/jan [8.ª, 7.ª])
(20) Resposta
a pergunta de compreensão sobre poema de Sophia — «Não creias, Lídia, que
nenhum estio» (p. 100) —, em contraste com odes de Reis.
(20) Leitura
de «Prefiro rosas, meu amor, à pátria» (p. 102), para preenchimento do texto
lacunar na p. 102.
(10) Correções;
ponto da situação.
(10) Assistência
a clips de poemas de Campos; apresentação (do manual) sobre Caeiro.
(20) Redação
de pastiches de Caeiro (e de Campos) a partir de poema de Reis («Prefiro rosas,
mau amor, à Pátria»).
(10) Assistência
a trecho de Marie Antoinette.
Aula 66-66R (3 [8.ª], 4 [7.ª], 5 [1.ª], 6/jan [5.ª])
(3) Assistência
a sketch «[Camões], vai mas é trabalhar» (Contemporâneos).
(5) Sobre
comemorações do tricentenário de Camões e o «O Sentimento dum Ocidental».
(15) Resposta
a uma das perguntas do exame de 2014, fase especial.
(10) Correção.
(10) Cópia
da segunda resposta.
(15) Correção
de sabotagem das estrofes restantes da parte I do poema de Cesário Verde; as
quatro partes.
(10) Correção;
audição de todo o poema.
(15) Assistência
a 1.ª parte de «O livro de Cesário Verde», documentário da série ‘Grandes
livros’.
Aula 67-68
(4 [5.ª],
5 [7.ª {mas só questionário}], 6/jan [8.ª, 1.ª])
(30) Questionário
de escolha múltipla em torno de compreensão do início de Memorial do Convento (pp. 288-289).
(25) Redação
de respostas a perguntas (tipo I-A de exame), para compreensão de «Segue o teu
destino», de Ricardo Reis.
(5) Apresentação
(do manual) sobre Ricardo Reis.
(5) Audição
do mesmo poema musicado (Os Mensageiros).
(10) Correção.
(10) Assistência
a trecho de Marie Antoinette.
Aula 69-70
(10 [7.ª, 5.ª], 11 [1.ª], 12/jan [8.ª])
(20) Correção
do questionário sobre Memorial.
(20) Resposta
a perguntas relativamente fechadas de compreensão da ode de Reis «Cada um
cumpre o destino que lhe cumpre» (p. 104).
(10) Correção.
(25) Comentário
em torno de poemas de José Gomes Ferreira (p. 110) e da escrita de Ricardo
Reis.
(12) Assistência
a trecho de Marie Antoinette.
Aula 71-71R (10 [8.ª], 11 [7.ª], 12
[1.ª], 13/jan [5.ª])
(20) Exercícios
sobre conjunções e orações relativas.
(10) Correção.
(5) Assistência
a «Curso de literatura para porteiras» (Lopes da Silva).
(10) Classificação
de orações.
(5) Correção.
(5) Assistência
a episódio 6 (2.ª temporada) de Bruno Aleixo.
(5) Classificação
de orações.
(5) Correção.
(10) Exemplos
de perguntas em exames e, ao mesmo tempo, correção.
Aula 72-73 (11
[5.ª], 13 [7.ª], 14/jan [8.ª, 1.ª])
(15) Explicação
com enquadramento na globalidade do livro do texto a ler a seguir.
(20) Compreensão
de texto do cap. V de Memorial,
«Baltasar e Blimunda» (pp. 292-293), mediante preenchimento de tabela em torno
de deíticos; e outros itens sobre narração, aspetos simbólicos, etc.
(15) Correção.
(5) Preenchimento
de tabela comparativa (Marie Antoinette/Maria Ana e Luís XVI/João V).
(5) Correção.
(30) Redação
com transposição do texto «Baltasar e Blimunda» para contexto actual.
Aula 74-75 (17
[7.ª, 5.ª], 18 [1.ª], 19/jan [8.ª])
(5) Explicação
sobre tepecê (dissertação em torno de «destino») ora devolvido.
(35) Completamento
de respostas a perguntas de compreensão de «Autopsicografia» (p. 34); e de
«Isto» (p. 36), também de Fernando Pessoa.
(20) Correção
(incluindo assistência a clip de «Autopsicografia»).
(20) Redação
de comentário-síntese a partir de textos na p. 38 (ponto 1.1).
(10) Assistência
a trecho final de Marie Antoinette.
Aula 76-76R (17 [8.ª], 18 [7.ª], 19 [1.ª], 20/jan [5.ª])
(15) Exercícios
em torno da reprodução do discurso no discurso.
(5) Exercícios
de pronominalização.
(10) Correção.
(10) Itens
de orações nos exames.
(5) Correções.
(6) Assistência
a trecho de episódio 2 (série 2) de O
programa do Aleixo.
(10) Identificação
de funções sintáticas.
(10) Correção.
(5) Identificação
de funções sintáticas em exames recentes.
(5) Correções.
Aula 77-78 (18
[5.ª], 19 [7:ª], 20/jan [8.ª, 1.ª])
(30) Questionário
de compreensão de «Que padre é este padre?» (pp. 297-298).
(10) Resolução
do ponto 7 da p. 298 e de «Pós leitura» das pp,. 299-300.
(5) Correção.
(5) Clips
de «Autopsicografia» e de «Eros e Psique» (Fernando Pessoa).
(20) Transposição
do poema de Pessoa «Não sei ser triste a valer» (p. 40) para texto expositivo.
(5) Correção.
(15) Assistência
a início de A Vida Secreta dos Nossos
Bichos.
Aula 79-80 (24 [7.ª, 5.ª], 25 [1.ª], 26/jan [8.ª])
(20) Correção do questionário sobre «Que padre é
este padre?» (p. 297).
(7) Audição de gravação sobre Bartolomeu (+
correção do ponto 1.1. da p. 297).
(10) Leitura
de «Não sei quantas almas tenho» (p. 58), para preenchimento de síntese e de
análise lacunares.
(5) Resolução
do ponto 3 da p. 59.
(7) Correções;
audição de «Não sei quantas almas tenho» (por Ana Lains), para detetar palavras
a mais e a menos relativamente ao original de Pessoa.
(10) Leitura
de «Deixo ao cego e ao surdo» (p. 64), de Pessoa, para resolver ponto 4 do
manual; relance também à página ao lado (p. 65), para explicar cartoon
(oralmente).
(5) Correções.
(5) Leitura
de quadra de Mário de Sá-Carneiro, «O outro», e audição da canção de Adriana
Calcanhoto para notar semelhanças com Pessoa.
(5) Cópia
de resposta a item de exame nacional (I-B) em torno da teoria do fingimento
poético em Pessoa.
(15) Assistência a trecho de A vida secreta dos nossos bichos.
Aula 81-81R (24 [8.ª], 25 [7.ª], 26 [1.ª], 27/jan [5.ª])
(10) Explicação sobre valor restritivo e não
restritivo dos adjetivos; adjetivos numerais, qualificativos e relacionais.
(15) Questionário sobre «Sete-Sóis e Sete-Luas,
heróis do pé descalço» (p. 296).
(10) Mais itens de exame sobre orações.
(10) Correções.
(5) Assistência a «Fiscal das danças
ridículas» (Lopes da Silva, II, 11, 8).
(5) Preenchimento de tabela com atos
ilocutórios.
(5) Correção.
(7) Resposta a perguntas de exame com atos
ilocutórios; seguida de correção.
(4) Assistência a declamação de Virgílio
Castelo de «O Sentimento de um Ocidental» (parte I).
(8) Assistência a fim do documentário sobre
Cesário Verde [exceto nas turmas 1.ª e 5].ª
Aula 82-83 (25 [5.ª], 26 [7.ª], 27/jan [8.ª, 1.ª])
(20) Correção de tepecê(s) em torno de Bartolomeu
e de Baltasar/Blimunda.
(5) Compreensão
de «Apócrifo pessoano», de Fernando Pinto do Amaral, através da localização de
versos mais irónicos.
(10) Reconstituição
do texto «Tudo que faço ou medito», de Pessoa, dado em desordem.
(7) Correções
(incluindo item na p. 54).
(15) Criação
de poema antónimo a partir de «Cai do firmamento» (p. 52), de Pessoa.
(15) Resposta
a item de grupo I-A de exame nacional com texto de Pessoa («Em toda a noite o sono não veio»).
(15) Assistência
a A vida secreta dos nossos bichos.
Aula 84-85 (31/jan [7.ª, 5.ª], 1 [1.ª], 2/fev [8.ª])
(5) Explicar trabalho de Memorial/Canção (referência, nome do intérprete, link no próprio
texto, traduções razoáveis).
(5) Problemas de escrita/ortografia.
(10) Cópia de respostas do exame respondido em
aula.
(10) Redação
de perguntas para respostas em torno de «Ó sino da minha aldeia»; resolução das
escolhas múltiplas no ponto 1 da p. 51.
(10) Correção eaudição de canção.
(20) Redação de respostas a modelo de exame
sobre «Chove. Que fiz eu da vida?».
(13) Correção.
(16) Assistência a trecho de A vida secreta dos nossos bichos.
Aula 86-86R (31/jan [8.ª], 1/fev [7.ª], 2/fev [1.ª], 3/fev
[5.ª])
(5) Explicações
sobre determinantes, pronomes, quantificadores.
(10) Exercícios.
(5) Correção.
(3) Assistência
ao sketch «General e soldados».
(7) Resolução
de exercício.
(5) Correção.
(6) Mais
exercícios.
(4) Correção
e audição de canção.
(15) Resolução
de itens (de exame) em torno de Cesário Verde (em diálogo, seguido de
correção-leitura).
(15) Resolução
de itens (de exame) em torno de Cesário Verde (por completamento de lacunas,
seguido de correção).
Aula 87-88 (1 [5.ª], 2 [7.ª], 3/jan [1.ª, 8.ª])
(5) Explicação sobre «Predicar».
(20) Resposta a questionário sobre «O rosto e as
máscaras da heteronímia» (p. 142).
(10) Resolução
de correspondência entre tipos de narrador e passos de «Cem homens e cem
formigas» (pp. 301-302).
(8) Correção e enquadramento na obra em
termos de intriga.
(20) Redação
de comentário, ainda em torno de «Cem homens e cem formigas» e de três espaços
aí referidos.
(5) Resolução de tabela comparativa das
estruturas de Memorial e de A Vida Secreta.
(16) Assistência a final de A vida secreta dos nossos bichos.
(4) Correção da tabela.
Aula 89-90 (7 [7.ª, 5.ª], 8 [1.ª], 9/fev [8.ª])
(10) Correção
do comentário feito na aula anterior sobre espaço e Memorial («Cem homens e cem formigas»).
(5) Informações úteis para a reformulação da
primeira versão da análise canção/Memorial.
(15) Assistência
a início de Locke.
(20) Compreensão
de «Enfim chegou o dia» (pp. 304-305), por preenchimento de resumo lacunar;
resposta a pontos 2.1 e 2.2 da p. 306.
(10) Correção,
incluindo PP’s sobre ‘tempo’ e ‘intertextualidade’ em Memorial.
(22) Redação
de resposta ao ponto 1.2. da p. 309, com ligeira reformulação da indicação.
(8) Assistência
a trecho de Locke.
Aula
91-91R
(7 [8.ª], 8 [7.ª], 9 [1.ª], 10/fev [5.ª])
(5) Explicação
sobre nomes contáveis e não contáveis.
(15) Exercícios
sobre conjunções, nomes, e classes em geral.
(10) Correção
e audição de canção.
(10) Mais
exercícios sobre os mesmos assuntos.
(5) Correção.
(15) Exercício
de identificação de adjetivos (e distinção entre adjetivos relacionais,
qualificativos, numerais).
(10) Correção.
(15) Exercícios
sobre advérbios e preposições.
(5) Correções.
Aula 92-93 (8 [5.ª], 9 [7.ª],
10/fev [1.ª, 8.ª])
(20) Correção
do questionário de modelo de grupo II feito na última/penúltima aula e
explicações gramaticais (advérbio conectivo vs.
conjunção; pronome relativo e outras palavras relativas, orações relativas
adjetivas e substantivas).
(30) Compreensão
de «Um segredo» (p. 310), através de quadro a preencher (com inferências a
retirar de cada passo).
(5) Resolução
do ponto 8 (p. 312), de revisão gramatical.
(15) Correção.
(5) Audição
do trecho da subida da passarola (cfr. p. 314).
(10) Resolução,
por escrito, de ponto 2 da p. 314 (sobre «Que maravilha é viver e inventar»).
(5) Assistência
a trecho de Locke.
Aula 94-95
(14
[7.ª, 5.ª], 15 [1.ª], 16/fev [8.ª])
(10) Resolução
de itens de exame sobre classes de palavras.
(10) Correção.
(10) Correção/Redação
de resposta a item de exame sobre Blimunda.
(20) Compreensão
oral de parte de documentário sobre Memorial
do Convento.
(5) Correção.
(20) Resolução
de item de exame sobre passo de Memorial
também lido na última aula.
(15) Assistência
a trecho de Locke.
Aula 96-96R (14 [8.ª], 15 [7.ª], 16 [1.ª], 17/fev [5.ª])
(10) Explicação,
em revisão, em torno de processos morfológicos de formação de palavras.
(7) Assistência
aos sketches «Relato de engate» e
«Baratas à procura de casa» (Lopes da Silva), para recolher palavras com
diversas formações.
(3) Preenchimento
de quadro com palavras pertencentes a cada uma das classificações.
(2) Correção.
(15) Resolução
de exercícios sobre o mesmo assunto.
(5) Correção.
(10) Leitura
de «Processos irregulares de formação de palavras» (no manual) para distribuir
palavras por quadro em folha dada que os organizava com exemplos.
(5) Assistência
a sketch com as palavras colocadas
(«Curso de Preparação para o casamento» (LS).
(5) Correção
dessa parte da ficha.
(10) Resolução
do resto de ficha com mais exemplos de «Processos irregulares de formação de
palavras».
(5) Correção.
Aula 97-98 (15 [5.ª], 16 [7.ª],
17/fev [8.ª, 1.ª])
(20) Questionário
de compreensão (grupo II de exame, com texto sobre Memorial).
(15) Preenchimento
de «Esta é a história de Memorial do
Convento...» (p. 286).
(10) Correções
e, sobretudo, explicação em torno de expressões criadas por Jorge Jesus, José
Mourinho (e Abel Xavier).
(20) Redação
de duas respostas sobre título de Memorial
(aproveitando os textos na p. 287).
(5) Preenchimento
de tabela sobre ordem e duração temporais em Memorial do Convento e em Locke.
(13) Assistência
a trecho de Locke.
(5) Correção.
Aula
99-100
(21 [7.ª, 5.ª], 22 [1.ª], 23/fev [8.ª])
(20) Correção
de questionário de compreensão.
(20) Questionário
de gramática.
(25) Redação
de comentário em torno de dois textos de Pessoa (pp. 48-49), em contraste com
crónica de Luís de Sttau Monteiro (p. 49).
(15) Assistência
a conclusão de Locke.
(5) Preenchimento
de tabela comparativa/correção.
Aula
101-101R (21
[8.ª], 22 [7.ª], 23 [1.ª], 247fev [5.ª])
(20) Exercício
de identificação de figuras de estilo.
(5) Sketch, já visto há dois anos, «Jesus
Cristo ensaia figuras de estilo».
(15) Correção
comentada.
(5) Sketch sobre «eufemismo».
(6) Audição
de cap. I de «Sermão».
(15) Preenchimento
de respostas em torno do «Sermão».
(10) Correções,
etc.
Aula
102-103
(22 [5.ª], 23 [7.ª], 24/fev [8.ª, 1.ª])
(10) Leitura
de «Epopeia» (p. 154), para responder a itens V/F.
(5) Correção.
(10) Completamento
de «Os Lusíadas: Poema Épico» (p.
156).
(5) Correção;
revisão da estrutura de Os Lusíadas
(por PP e relance às pp. 157-159).
(30) Reconhecimento,
em epopeias e poemas herói-cómicos distribuídos, de assunto, limites de secções
características do género e aspectos de versificação.
(20) Correção.
(5) Audição/Leitura
de «Lusíadas» (Anakim; p. 195).
(5) Assistência
a sketch «Que figura de estilo Manuela Ferreira
Leite está a fazer?».
Aula 104-105 (2 [1.ª (início), 8.ª,
7.ª], 3/mar [1.ª (fim), 5.ª])
(15) Correção
do questionário de gramática.
(10) Resolução
de itens de exame com figuras de estilo.
(5) Correção.
(10) Clip
com figuras de estilo por Luís Freitas Lobo (e solução/correção).
(20) Redação
de respostas de compreensão do poema de Pessoa «Às vezes, em sonho triste» (p.
55).
(10) Correção.
(5) Assistência
ao início de Fitzcarraldo.
Aula
106-107
(3 [8.ª], 7 [7.ª, 5.ª], 8/mar [1.ª])
(7) Correção
de um tepecê.
(10) Assistência
a trechos de Fitzcarraldo.
(15) Leitura
de «Nova vida» (p. 315), para responder às duas perguntas de «leitura e
compreensão» (1 e 2).
(5) Correção.
(10) Assistência
a trechos de Fitzcarraldo.
(5) Audição
de «Uma pedra muito grande» (excertos relativos à epopeia da pedra).
(15) Redação
de resposta em torno de pintura de José Santa Bárbara (p. 316); resposta a 1.3.
(5) Correções.
(15) Assistência
a trechos de Fitzcarraldo, de W.
Herzog, aproximáveis do passo ouvido e da pintura na mesma página do manual de Memorial do Convento (cap. XIX,
transporte da pedra de Pêro Pinheiro até Mafra).
(2) Correção
da tabela comparativa Memorial-Fizcarraldo.
Aula
108-108R
(7 [8.ª], 8 [7.ª], 9 [1.ª], 10/mar [5.ª])
(5) Ainda
sobre a «epopeia da pedra»: «quasímodo» e «lázaro» (e outros epónimos).
(5) Sobre
«Berdamerda» (incluindo clip de Bruno de Carvalho); anáfora; Rodolfo Reis.
(10) Exercício
sobre deíticos.
(7) Correção,
incluindo cena de Frei Luís de Sousa
(aliás Quem és tu).
(5) Explicação
sobre polaridade (vs. forma).
(5) Exercício
(+ correção).
(5) Leitura/Audição
do fim do cap. I e do início do cap. II, por Ary dos Santos.
(10) Respostas
a itens sobre início do cap. II.
(5) Correção.
(5) Trecho
do documentário da série ‘Grandes Livros’ sobre «Sermão [...]».
Aula
109-110
(8 [5.ª], 9 [8.ª, 7.ª], 10/mar [1.ª])
(15) Compreensão
das estrofes I, 19-20 (p. 161), pela reescrita sem hipérbatos/anástrofes, e da
estrofe I, 42, pela descodificação de perífrases.
(5) Resolução
dos itens 3 e 4 da p. 162.
(10) Correções.
(7) Audição
(ilustrada por BD; comentada) de estrofes do «consílio glorioso».
(5) Resolução
de 1.1 (pp. 162-163).
(3) Correção.
(15) Resumo
de «O significado da mitologia n’Os
Lusíadas» (ponto 1, p. 163).
(5) Correção.
(5) Hino
da Liga dos Campeões.
(15) Leitura
em voz alta. (sempre que não haja grande reflexo em termos de métrica,
aconselho a que as formas com ortografia/fonética arcaica sejam modernizadas).
(5) Assistência
a trechos de Quem és tu?
(10) Preenchimento
de quadro comparativo entre Os Lusíadas
e Frei Luís de Sousa.
Aula
111-112
(10 [8.ª], 14 [7.ª, 5.ª], 15/mar [1.ª])
(25) Preenchimento
de tabela com transposição de recursos estilísticos para linguagem comum e
identificação de algumas delas (em torno de estâncias finais do canto II e
iniciais do canto III, pp. 106-107 do manual).
(5) Preenchimento
de lacunas em diluições em prosa daquelas mesmas estâncias e do passo de Ourique (pp. 168-169).
(10) Correção.
(5) Explicação
sobre metáforas e metonímias (e outras figuras de estilo).
(15) Assistência
aos sketches «Não faça trocadilhos com o meu nomes» e «O meu filho é uma joia
de moço», seguida de análise de metáforas e metonímias.
(10) Correção.
(15) Leituras
em voz alta.
Aula
113-113R
(14 [8.ª], 15 [7.ª], 16 [1.ª], 17/mar [5.ª])
(25) Resposta
a perguntas de exame sobre canto III e outras do manual (mas sempre reportadas
às estâncias na p. 164).
(10) Correção
(incluindo cópia da solução do item 1).
(10) Valores
modais e aspetuais.
(5) Correções.
(10) Exercícios
com hipónimos, merónimos, etc.
(5) Correções.
(5) Exercício
com orações em trechos do «Sermão de Santo António».
(5) Correções.
Aula
114-115
(15 [5.ª], 16 [8.ª, 7.ª], 17/mar [1.ª])
(25) Questionário
em torno de «A mitificação do herói n’Os
Lusíadas» (p. 190).
(10) Preenchimento
de paráfrases das estâncias do passo de Ourique (pp. 168-169).
(5) Audição
de crónica de Mafalda Lopes da Costa (sobre Ourique).
(7) Resposta
a perguntas sobre as mesmas estâncias.
(10) Correções
(incluindo cópia).
(18) Redação
de reportagem em direto (de batalha de Ourique).
(15) Leitura
em voz alta.
Aula
116-117
(17 [8.ª], 21 [7.ª, 5.ª], 22/mar [1.ª])
(30) Compreensão
das estrofes finais do canto V.
(15) Correções.
(7) Assistência
a dois trechos de «Último a sair».
(5) Solução/Correção
de exercício sobre aspeto.
(5) Completamento
de respostas às perguntas 1.1, 1.2, 2 2 e 2.1 (p. 173), sobre as estâncias IV,
87-89.
(5) Correções.
(20) Leitura
em voz alta.
Aula 118-118R
(21
[8.ª], 22 [7.ª], 23 [4.ª], 24/mar [5.ª])
(10) Correção
de questionário de compreensão/gramática feito na penúltima aula.
(15) Explicação
acerca de dissertação e texto expositivo-argumentativo, incluindo leitura de
modelo, preenchimento de lacunas e textualização de tópicos de esboço.
(15) Planificação
de dissertação.
(4) Assistência
a sketch sobre argumento («Soutor,
isso é um argumento»).
(4) Clip
de publicidade (com ironia).
(10) Exercícios
sobre tipos textuais.
(5) Correções.
(5) Explicação
sobre cenários em Frei Luís de Sousa.
(6) Audição
de canções com orações substantivas e adjetivas.
Aula 119-120 (22 [5.ª], 23 [7.ª,
8.ª], 24/mar [1.ª])
(5) Releitura
de «A largada» (para comentar: «Qual é o assunto da composição?»).
(5) Audição
das estâncias relativas ao Velho do Restelo.
(2) Audição
de programa «Lugares Comuns» (TSF), sobre «Ser um Velho do Restelo».
(2) Apresentação
de resposta ao ponto 2 da p. 173.
(3) Apresentação
de soluções para trabalho sobre «Velho do Restelo».
(6) Assistência
a trecho de Último a Sair («clichés
de despedida da casa»).
(7) Exercício
de identificação de funções sintáticas.
(8) Correção.
(5) Audição
de «Praia das lágrimas», de Rui Veloso/Carlos Tê.
(10) Leitura
em voz alta.
(20) Redação
de comentário comparado de «Mar Português» e ests. 88-89 de Os Lusíadas.
(13) Assistência
a trecho inicial de A Pesca de Salmão no
Iémen.
Aula
121-122
(28 [7.ª, 5.ª, 8.ª], 29/mar [1.ª])
(10) Compreensão
das estâncias 92-93, 95-99 (pp. 178-179) do canto VI de Os Lusíadas, através de comparação com passo idêntico de versão em
mirandês.
(15) Resolução
dos pontos 1, 2, 3, 4, 5, 5.1 e 6 (pp. 179-180), por completamento de versão
começada.
(10) Correções,
incluindo a do ponto 7.
(20) Leitura
em voz alta das mesmas estâncias.
(15) Exercícios
de classificação de orações.
(5) Correção.
(15) Assistência
a trecho de A pesca do salmão no Iémen.
Aula 123 (29/mar [só se fez no
12.º 7.ª])
(20) Questionário
de gramática.
(10) Compreensão
de passo de D. Fernando/Leonor Teles, nos Lusíadas,
com escrita de respostas a itens.
(5) Correção.
(10) Leitura
em voz alta.
Aula
124-125
(29 [5.ª], 30/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(20) Questionário
de gramática.
(20) Compreensão
do canto VIII, 96-99 (p. 182), através de preenchimento de tabela com
transcrições.
(5) Correção
(e acrescento da tabela do verso).
(15) Leitura(s)
em voz alta.
(15) Leitura
de «Retrato de um país que gosta da cunha» (p. 183) para redigir pequena
associação com as estâncias acabadas de ver.
(15) Assistência
a trecho de A pesca do salmão no Iémen.
Aula
126-127
(31/mar [8.ª, 1.ª], 4/abr [7.ª, 5.ª])
(10) Correção
de comentário acerca de despedidas na praia em Camões e «Mar Português».
(15) Correção
do questionário de gramática.
(5) Combinações
úteis.
(55) Assistência
a A pesca do salmão no Iémen, ao
mesmo tempo de conversa com cada aluno (avaliação).
Aula
128-129
(19 [1.ª, 5.ª, 7.ª] e 20/abr [8.ª])
(15) Correção
de tepecê sobre passo dos Lusíadas em
contraste com crónica de MEC.
(5) Assistência
a «O Portugal de... Miguel Esteves Cardoso», no passo sobre leitura.
(20) Compreensão
de «Liberdade», de Pessoa (p. 57).
(3) Assistência
a clip com o mesmo poema (por Raul Solnado).
(25) Resposta
a itens de exame sobre canto VII, est. 78-84.
(15) Assistência
a início de Cantar.
Aula
130-131
(20 [7.ª], 21/abr [8.ª, 1.ª, 5.ª])
(5) Correção
das respostas redigidas na última aula (incluindo cópia da quarta).
(25) Compreensão
de trecho da Ilha dos Amores (Lusíadas,
IX, pp. 185-186 do manual), preenchendo lacunas em paráfrases e substituindo
intrusos.
(15) Correção,
incluindo cópia de resumos.
(10) Assistência
ao passo da Ilha dos Amores em Non ou a
vã glória de mandar, de Manoel de Oliveira.
(15) Cópia
de resumos (em cerca de dez palavras) das estrofes IX, 92-95 (p. 187 do
manual).
(15) Assistência
a trecho de Cantar.
Aula 132 (20/abr [só no 12.º 1.ª])
(5) Assistência
a trecho com «ninguém» em Frei Luís de
Sousa.
(20) Depois
de leitura do mesmo passo na peça e de comentário por Pedro Mexia, redação de
reflexão sobre o mesmo assunto.
(5) Assistência
ao mesmo passo em Quem és tu?
(5) Audição
de alguns comentários (de alunos).
(5) Cópia
de solução de professor.
(5) Assistência
ao mesmo passo em Madalena.
Aula
133-134
(26 [1.ª, 5.ª], 27/abr [8.ª, 7.ª])
(8) Correção
dos tepecês de alfabetos pessoanos e recolha dos tepecês para hoje.
(15) Localização
em diluição em prosa de estrofes e palavras trocadas (X, 144-152, pp. 191-192).
(15) Resolução
do ponto 1 de Leitura/Compreensão (p. 193).
(10) Correções.
(5) Assistência
a passo de Camões (de Leitão de
Barros), com estrofes vistas acima.
(20) Resposta
a alguns itens do grupo I-A do exame de 2010, 1.ª fase (sobre X, 144-148).
(15) Assistência
a trecho de Cantar.
Aula 135 (27/abr [só no 12.º 1.ª])
(5) Explicar
visita de estudo na terça.
(7) Assistência
a trecho de Frei Luís de Sousa.
(20) Resolução
de duas perguntas de exame sobre FLS.
(3) Análise
dos critérios de correção.
(7) Cópia
de uma solução.
(3) Assistência
a trecho de Quem és tu?.
Aula 136-137 (28/abr [8.ª, 1.ª, 5.ª],
2/mai [7.ª])
(15) Correção
de trabalho da aula anterior.
(35) Compreensão
de «Nove anos, milhares de léguas» (p. 317), para redigir respostas a três
perguntas (de grupo I).
(10) Resolução
de itens com referentes.
(5) Preenchimento
de tabela comparativa entre Memorial
e Frei Luís de Sousa.
(10) Correções.
(15) Assistência
a trecho de Cantar.
Aula
138-139
(2 [5.ª, 8.ª], 3/mai [4.ª, 7.ª])
(5) Correções
do tepecê.
(15) Questionário
sobre leitura de Memorial do Convento.
(5) Resposta
a questões de gramática.
(10) Redação
de final alternativo.
(10) Correções.
(20) Compreensão
oral de segunta parte de documentátio sobre Memorial
do Convento.
(3) Correção.
(12) Assistência
a trecho de Cantar.
Aula 140 (2 [8.ª], 3 [7.ª], 4
[1.ª], 5/mai [5.ª]; nas turmas 5.ª, 7.ª, 8.ª, no espaço para revisões fez-se a
aula 132, já dada no 12.º 1.ª)
(15) Correções de tepecê e de questionário de
leitura de Memorial do Convento.
(2) Explicação
sobre «prece».
(20) Resposta a perguntas de grupo I-A de uma
prova-modelo sobre «Prece» (Mensagem).
(3) Assistência a trecho de narrativa
sinfónica sobre a segunda parte de Mensagem,
por Joaquim Luís Gomes, interpretada por Paulo Alexandre.
(5) Correções.
Aula
141-142
(3 [5.ª], 5 [8.ª, 1.ª], 9/mai [7.ª])
(20) Compreensão
de «O Quinto Império» (Mensagem), p.
220, mediante escolha de paráfrases-traduções (e precedida de relance a dois
textos expositivos, os nas pp. 220 e 221).
(5) Correção.
(20) Compreensão
de «Nevoeiro» (p. 222), acrescentando paráfrases/traduções; preenchimento de
análise só com citações.
(10) Correções.
(5) Assistência a trechos de Mensagem, de Luís Vidal Lopes.
(12) Redação
para comparação do final
de Mensagem com as estâncias (quase)
finais também de Os Lusíadas
(sobretudo 145-146, p. 191).
(3) Correção.
(15) Assistência
a trecho de Cantar.
Aula 143-144 (9
[5.ª], 10/mai [1.ª] 11/mai [8.ª, 7.ª])
(25) Para
compreensão de «O Infante», resolução das perguntas 2, 3 e 4. (p. 216); e 1 (de
pré-leitura), em torno de cartoon.
(5) Relativamente
a «Horizonte» (p. 217), resolução de 1 (p. 217).
(10) Correções;
audições de declamações (também de «Mostrengo»). Relance também a penúltimo
poema, «Antemanhã» (p. 90 da edição de Mensagem).
(5) Resposta
a 1.2 (no fim da p. 217).
(10) Preenchimento de tabela para comparação Lusíadas / Mensagem.
(5) Correção.
(10) Itens de exame sobre tipos de coesão.
(15) Assistência a conclusão de Cantar.
Aula 145-145R (9 [8.ª], 10 [5.ª,
7.ª], 11/mai [1.ª]; nas turmas 5.ª, 7.ª, 8.ª, a sessão de revisões — 145R —
correspondeu à aula 135, que se fizera apenas na turma 1.ª)
(20) Compreensão
de «A loucura» (Sofia Barrocas) e «D. Sebastião, Rei de Portugal» (Pessoa, Mensagem), na p. 213, por resposta
integrada às perguntas 1.1 e 1.2 (pré-leitura) e à pergunta 1
(leitura/compreensão).
(10) Resolução
de 2 (p. 214) e preenchimento de lacunas de resposta a 3.1.
(12) Correções;
relance aos outros poemas com Sebastião («D. Sebastião», «O Desejado», «O
Encoberto»).
(3) Audição
de Diabo na Cruz: «Os loucos estão certos».
Aula
146-147
(16 [7.ª, 5.ª], 17 [1.ª], 18/mai [8.ª])
(15) Correção
de tepecê sobre «Memorial é, e não é,
uma epopeia».
(15) Em relance rápido de algumas folhas de Felizmente, identificação de exemplos de
vários tipos de didascálias.
(12) Correção e explicação sobre outros aspetos
paratextuais da peça.
(15) Redação em torno da ironia contida na lista
de apresentação das personagens.
(5) Correções.
(5) Audição de informação biobibliográfica,
para responder a 1.1 da p. 232; correção.
(15) Assistência
a início de Baarìa.
(8) Preenchimento
de tabela sobre Felizmente há luar! /
Baarìa.
Aula
148-148R
(16 [8.ª], 17 [7.ª], 18 [1.ª] 20/mai [5.ª]
(20) Questionário
sobre «O Sebastianismo e o Quinto Império» (p. 215) [ou Correção do
questionário sobre «O Sebastianismo [...]»].
(15) Preenchimento de texto lacunar com súmula
sobre Mensagem.
(5) Correção.
(6) Assistência
a trecho de programa «Mixórdia [...]» com relatos de momentos da História e da
Literatura.
(30) Revisões
em torno do «Sermão [...]».
Aula
149-150
(17 [5.ª], 18 [7.ª], 19/mai [8.ª, 1.ª])
(15) Correção
do questionário sobre «O Sebastianismo [...]».
(20) Relanceados ensaios na p. 234 (acerca de
teatro épico), comentário sobre como as duas primeiras notas marginais (manual,
p. 242; Felizmente, pp. 15-16) demonstram essa abordagem «épica».
(25) Depois de ver peça na parte correspondente
a pp. 242-244, redação para responder a 6, na p. 245.
(5) Assistência a mais um trecho da peça.
(15) Assistência a trecho de Baarìa.
Aula 151-152 (23 [7.ª, 5.ª], 24
[1.ª], 25/mai [8.ª])
(15) Correção de dissertação sobre «Loucura».
(10) Indicações para a dramatização a seguir;
escolha de atores em falta.
(40) Leitura dramatizada do ato I.
(5) Avaliação das leituras.
(20) Escrita de resposta a item/itens de exame
sobre Felizmente Há Luar!.
Aula
153-153R
(23 [8.ª], 24 [7.ª], 25 [1.ª], 26/mai [5.ª])
(5) Explicação
sobre marcadores discursivos (cfr. conectores, conjunções, etc. e utilidade em
exame).
(10) Resposta
a itens de exame com conectores/marcadores.
(5) Correção.
(5) Quadro
de conjunções e orações (advertências; acrescentos).
(12) Resolução
de exercício de classificação de orações.
(8) Correção.
(30) Redação
de itens de exame sobre Frei Luís de
Sousa.
Aula
154-155
(24 [5.ª], 25 [7.ª], 26/mai [8.ª, 1.ª]) {= 155-156 [+ 153-154]}
(15) Correção
de trabalho feito na aula anterior.
(5) Assistência
a passo de Felizmente há luar!.
(10) Deteção
de incorreções em «As personagens do poder» (p. 251).
(5) Correção.
(20) Leitura
do texto «O chefe da revolta» (252-254 do manual) para resolver pontos 1. e 3.1
da p. 254 (itens do exame de 2004).
(8) Assistência
a trecho de episódio de «Conta-me como foi» para opinar sobre itens na p. 256.
(5) Correções.
(15) Assistência
a trecho de Baarìa.
(3) Preenchimento
de tabela comparativa.
Aula
156-157 (30
[7.ª, 5.ª, 8.ª], 31/mai [1.ª])
(25) Leituras dos vários textos que nos faltavam
de Felizmente há luar! no livro,
cumprindo-se assim os quartos de final das duas ligas.
(5) Assistência a trecho da peça.
(30) Resolução
de perguntas de grupo I-A sobre Felizmente
há luar!
(10) Preenchimento
de tabela sobre paralelismos entre Felizmente
e 1961.
(5) Correções.
(15) Assistência
a trecho de Baarìa.
Aula
158-159
(31/mai [5.ª, 7.ª], 1/jun [8.ª, 1.ª])
(45) Recitações de poemas de Mensagem.
(5) Avaliação do anterior.
(20) Questionário ao estilo de grupo II sobre
linguagem de Felizmente.
(17) Assistência
a trecho de Baarìa.
(3) Preenchimento
de tabela contrastiva entre Baarìa e Felizmente.
Aula
160-161 (1 [7.ª], 2/jun [1.ª, 5.ª, 7.ª])
(15) Correção de questionário sobre «A linguagem
de Felizmente há luar!».
(25) Questionário de gramática.
(15) Leitura em voz alta de «Pessoa responde a
Ana Moura» (pp. 25-26) e de «Luís de Camões, esse desconhecido» (pp. 150-151),
para efeitos das semi-finais das duas Ligas.
(15) Escrita de item de exame sobre Álvaro de
Campos.
(20) Assistência a trecho de Baarìa.
Aula
162-163
(5 [1.ª], 6/jun [7.ª, 5.ª, 8.ª])
(20) Correção
do questionário de gramática da penúltima aula.
(10) Finais
da Liga Europa («A Camões», de Manuel Bandeira) e da Liga dos Campeões
(«Fernando Pessoa», de Manuel Alegre).
(3) Outros
aspetos úteis.
(55) Assistência
a conclusão de Baarìa.
<< Home