Saturday, August 27, 2016

Recomendações no início do 2.º período (12.º 8.ª)



Afonso || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Atitude de trabalho em aula. Tarefas de expressão oral (ou que impliquem criação mais pessoal). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Fazer sempre as redações pedidas para casa (classificação em escrita seria melhor se não houvesse trabalhos que não chegaram a ser entregues; nesta área, havendo treino, teria evoluído mais). Também em gramática pode ainda progredir. Ser pontual.
Xana || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Boa aitude de trabalho em aula. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Fazer sempre as tarefas de redação pedidas para casa (houve várias falhas, sobretudo na primeira metade do período). Em gramática convirá haver algum estudo.
Catarina S. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Atitude de trabalho em aula. Criatividade e gosto revelados em várias tarefas (destaco o microfilme). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Acompanhar melhor os conteúdos de gramática. Fazer sempre redações pedidas para casa (várias falhas na primeira metade do período prejudicaram a sua classificação neste domínio). Evitar faltar a aulas.
Ana Filipa || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Muito boa atitude de trabalho, em aula e no que se refere a cumprimento de tarefas pedidas para casa. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar o bom trabalho que tem feito. Rever parte dos conteúdos de gramática (talvez o assunto mais recente, orações, não esteja suficientemente interiorizado; em outras matérias revelou até excelente domínio).
Ana || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Concentração em aula. Muito boa atitude de trabalho (também quanto a tarefas de casa). Escrita. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Vale a pena estudar gramática. (Em compreensão de textos também teve classificação inferior à das áreas de expressão.)
Bárbara || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Compreensão de textos. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Tem de voltar a ter com esta disciplina o grau de «compromisso» que já teve. Deve sobretudo evitar falhar tarefas pedidas para casa ou atrasar-se demasiado nos seus prazos. Não faltar a aulas. Ser pontual.
Carolina || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Destaco evolução em gramática e resultados em compreensão de textos. Também o facto de ter cumprido todas as tarefas pedidas. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Nas atividades de expressão (escrita, gravações), atentar bem nas instruções e procurar trabalhar mais em qualidade do que em quantidade (reler, reformular).
Kiki || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Muito boa atitude de trabalho. Destaco escrita, que já se vai adaptando bem ao estilo de respostas que se pretende. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não deixar de se manter a par dos conteúdos de gramática (apesar de notas tidas em alguns questionários, conhece já bastante a matéria e precisa apenas de se habituar ao tipo de perguntas). Não se deixar atrasar nas tarefas pedidas para casa (leitura de livro; trabalhos «grandes»), para não ter depois de as resolver à pressa. Nas tarefas de leitura em voz alta, repetir as vezes que seja necessário.
Catarina A. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Nível atingido em quase todas as redações feitas (as da segunda metade do período, porém, ficaram por entregar). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Alterar tipo de relação com tarefas escolares (é preciso ir fazendo o que se peça). Não faltar.
Cláudia || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Capacidades (de compreensão, sobretudo) que tem. Em aula, perante tarefas, boa atitude de trabalho (mas, quando se trata apenas de ouvir, por vezes há conversa com Carolina). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Fazer sempre tarefas marcadas (na segunda metade do período falhou várias redações e a tarefa mais importante). Fico ainda a aguardar a tarefa de gravação. Progredir em gramática. Não faltar a aulas.
Elly || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Boa atitude de trabalho em aula. Destaco também a compreensão de textos e a leitura em voz alta. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Fazer sempre tarefas pedidas para casa (em geral, gosto da sua escrita, mas convém ir cumprindo sempre os prazos). Em gramática, deve progredir (é verdade que teve o azar de ter estado doente numa altura em que demos a parte mais importante desta matéria; mas pode agora recuperar esses assuntos, através de estudo).
Pipa || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Excelente atitude de trabalho em aula. Capacidades (de compreensão, sobretudo; acabo por ter poucos testemunhos de escrita, já que nunca faz as redações pedidas para casa).|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Fazer as tarefas marcadas para casa (como não tem feito as redações nem a tarefa de expressão oral, a sua classificação fica muito aquém das capacidades que sei que tem). Não faltar a aulas.
Filipe|| ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Tem havido este ano mais «compromisso» com o trabalho nesta disciplina (cumpriu quase todas as tarefas pedidas para casa). Também em aula tem tido boa atitude de trabalho. Fez tarefa de gravação com criatividade. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Tem de progredir em gramática (estudar esta matéria de raiz até pode ser uma vantagem).
João || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Em geral, boa atitude de trabalho em aula (quando em aula, como é óbvio). Boas capacidades do João (compreensão, criatividade). Certa preocupação em ir entregando tarefas pedidas para casa (embora haja falhas, porque há desarrumação). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar às aulas. A curto prazo: entregar-me, ou enviar-me, tarefa de gravação (que terá feito, mas que nunca me chegou; alertado por mim, também não houve o cuidado de remediar este problema).
Jonnes || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Muito boa atitude de trabalho. Destaco ainda as capacidades de expressão (escrita, oral). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar o bom trabalho que tem feito. Progredir nos conteúdos de gramática.
|| ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Toda a muito boa atitude de trabalho que revela. Destacarei as capacidades de expressão. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar o excelente trabalho que tem feito.
Kristina || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Em aula, trabalha bem. Tem a preocupação de entregar as tarefas, mesmo já um pouco atrasadas. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar às aulas. (Não chegou a fazer questionário de gramática, contra o que combináramos.) Ser pontual.
Madalena F. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Excelentes capacidades (escrita, compreensão de textos, leitura em voz alta). Em aula, muito boa atitude de trabalho.|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Pode progredir ainda em gramática. Procurar ser mais pontual na entrega de redações.
Madalena S. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Muito boa atitude de trabalho em aula. Tarefas mais criativas (sobretudo a de expressão oral). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Progredir em gramática.
Marco || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Bons resultados em questionários de compreensão (embora, em termos de trabalhos com textos em aula, esteja o Marco menos eficiente, menos diligente, do que em anos anteriores). Ter ainda feito, já com muito atraso, tarefa de gravação. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Tem de haver outro tipo de «compromisso» com as tarefas escolares. Em gramática, é preciso algum estudo. Em escrita, nota-se agora mais a falta das redações pedidas para casa (atualmente, a maioria das redações é pedida para casa).
Vitória || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Tem boa atitude trabalho em aula. Alguns bons resultados (compreensão, gramática, expressão oral): serão consistentes?|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Ser mais regular, mais pontual, a entregar as tarefas pedidas. Evitar faltar a aulas; chegar a horas.
Matilde || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Destaco resultados em gramática e a evolução positiva em termos de trabalho em aula. Microfilme mostrou mais investimento do que outros trabalhos do mesmo género em anos anteriores. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Evitar faltar a aulas. Ser pontual. Progredir na compreensão de textos. Ir refinando escrita (tomando atenção às minhas emendas).
Miguel || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Boa atitude no trabalho em aula. Destacarei especialmente as capacidades de expressão (escrita e oral). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Progredir em gramática.
Sara || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Ter havido alguma evolução em gramática (que espero se consolide). Escrita, no particular género ‘resposta académica’, também tem evoluído positivamente. Gostei da tarefa de expressão oral. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Em aula, em momentos em que estou a dar informações, ou a explicar, não deve haver conversa com colegas do lado. Ser mais pontual na entrega das tarefas.
Stefanie || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Excelente atitude de trabalho (em aula e nas tarefas pedidas para casa). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar assim.
Vasco G. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Em aula, tem sempre boa atitude de trabalho. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Tem de haver trabalho em casa (não fez nenhuma das treze redações pedidas; não fez tarefa de expressão oral; não terá estudado gramática). Evitar faltar a aulas.
Vasco Af. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Tem havido boa atitude de trabalho (em aula; e até, em geral, em termos de tarefas pedidas para casa). Destaco ainda a tarefa de expressão oral. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Progredir em gramática.