12.º 7.ª (sobre 2.º período e sugestões para o 3.º período)
Carolina || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Cumpriu quase todas as tarefas pedidas para casa. Tem
progredido, embora ainda insuficientemente, em gramática e talvez até na
escrita. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Terminar leitura de Memorial do Convento. Mantenho ainda o
conselho já dado antes: não se contentar com fazer as tarefas, procurar também
resolvê-las com certo cuidado e gosto. (Dadas as dificuldades que tem em certos
conteúdos — gramática e outros que implicam estudo —, deve aproveitar as
sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13
horas. É disparate não assistir a esses apoios só para poder acompanhar a saída
da colega de carteira.)
Anastasiia || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — São muitos os aspetos positivos do percurso da Anastasiia.
Por isso mesmo, destacarei apenas a sua capacidade para atingir excelente
aproveitamento em qualquer uma das áreas: escrita, compreensão dos textos,
leitura em voz alta, gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Manter a
atitude de trabalho que sempre revelou.
André || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Quando em aula, foca-se nas tarefas. É aluno criativo,
inteligente (mas que não tem trabalhado). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR —
Não faltar às aulas (faltou muitíssimo ao longo do 2.º período, pelo que falhou
várias tarefas da aula). Passar a fazer sempre as tarefas pedidas para casa
(fazer desde já a mais importante do 2.º período — análise de canção/Memorial). Ler na íntegra Memorial do Convento. Tem também de
haver algum esforço de recuperação de matérias de gramática (teve resultados
fraquíssimos). (Dadas as dificuldades que tem em certos conteúdos — gramática e
outros que implicam estudo —, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho
feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Beatriz Cotrim || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Em alguns escritos feitos em aula tem mostrado capacidades
interessantes. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Vir sempre às aulas (tantas
faltas!). Fazer as tarefas pedidas para casa (houve demasiadas falhas neste
período) e estudar (gramática; terminar leitura de Memorial do Convento). Se não resolver estes aspetos, a
classificação continuará a baixar.
Beatriz Belo || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Evolução em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR —
Terminar leitura de Memorial do Convento.
Ser mais regular na entrega das tarefas pedidas para casa (desta vez, houve
algumas falhas). Evitar certo desleixo na revisão do que escreve. Consolidar
progressos em gramática. (Deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho
feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Bernardo Bettencourt || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Foi resolvido o problema da assiduidade. Cumpriu
praticamente todas as tarefas pedidas para casa. || O QUE PODE FAZER PARA
MELHORAR — Terminar leitura de Memorial
do Convento. Investir mais no estudo da gramática (resultados nesta área
foram demasiado fracos).
Carlos || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Como já tenho dito, trabalha bem em aula (compreende bem
os textos; concentra-se nas tarefas). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR —
Evitar faltar às aulas (se for caso disso, e como tem poucas disciplinas, pode
verificar no meu horário se não haverá turmas com horário compatível em que possa
assistir a alguma aula a que tenha de faltar no seu horário próprio). Fazer
sempre as tarefas pedidas para casa. Deve recuperar aliás as tarefas mais
importantes dos dois períodos passados (gravação da leitura de poema de Pessoa;
análise de canção/Memorial). Como os
exames de Português são contingentes e a escrita é talvez a área mais fraca do
Carlos, tem todo o interesse em assegurar uma nota na frequência interna que o
salvaguarde de algum azar nas provas nacionais. Estou consciente disso, mas
convém que haja agora maior esforço, mais regularidade no trabalho, da parte do
Carlos. (Deve também procurar aproveitar as sessões de «revisão» que tenho
feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Catarina || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Evolução quanto a certo tipo de atitudes (incluindo maior
pontualidade e cordialidade). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Deve começar
por recuperar tarefa mais importante do 2.º período que não chegou a fazer
(análise de canção/Memorial). Passar
a fazer as tarefas pedidas para casa (falhou boa parte das pedidas ao longo do
segundo período). Terminar leitura de Memorial
do Convento. Estudar gramática (teve resultados muito fracos neste
domínio). (Dadas as dificuldades que tem em certos conteúdos — gramática e outros
que implicam estudo —, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito
às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Débora || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Quando em aula, tem atitude de trabalho. || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Não dar nem mais uma falta. Passar a fazer sempre as
tarefas pedidas para casa (fazer desde já a tarefa mais importante do 2.º
período — análise de canção/Memorial).
Se ainda não o fez, terminar leitura de Memorial
do Convento. (Dadas as dificuldades que tem em certos conteúdos — gramática
e outros que implicam estudo —, deve aproveitar as sessões de «revisão» que
tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Inês || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Tem havido mais cuidado, mais investimento até, em qualquer
uma das áreas (destaco a compreensão dos conteúdos), o que faz que o
aproveitamento da Inês se tenha consolidado, aproveitando-se assim as suas boas
capacidades de base. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Pontualidade continua
a ser problemática.
Leonor G. || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Não faltar às aulas. Fazer sempre as tarefas pedidas para
casa (recuperar desde já a tarefa mais importante do 2.º período — análise de
canção/Memorial). Tem de haver mais
investimento no trabalho (resultados em gramática foram fracos) e uma atitude
mais séria em aula (cfr. telemóvel; resolução de escritos atrasados ao mesmo
tempo que decorre aula). Terminar
leitura de Memorial do Convento.
(Deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as
12.30 e cerca das 13 horas.)
Leonor F. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Ter conseguido rendimento muito bom em todos os domínios
(compreensão de textos, escrita, leitura em voz alta — ligeiramente mais frágil
este domínio —, gramática). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar com a
excelente atitude de trabalho que tem tido.
Beatriz R. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Preparou algumas das tarefas pedidas para casa (leitura em
voz alta; análise de canção/Memorial),
ainda que falhasse de novo a maioria. Houve agora menos faltas às aulas (ainda
assim...).|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar mais às aulas.
Recuperar a tarefa «grande», em atraso, do 1.º período e passar a fazer tudo o
que seja pedido para casa. Terminar leitura de Memorial do Convento. Tem também de haver algum estudo de gramática
(teve resultados muito fracos). (Dadas as dificuldades que tem em certos
conteúdos — gramática e outros que implicam estudo —, deve aproveitar as
sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13
horas.)
Miguel S. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Foi assíduo, pontual, correto no trato. || O QUE PODE
FAZER PARA MELHORAR — Terminar leitura de Memorial
do Convento. Voltar a fazer sempre as tarefas pedidas para casa (desta vez,
ao contrário do que costumava acontecer, houve algumas falhas). Recuperar em
gramática (houve regressão forte). Tem todo o interesse em retomar a média que
tinha o ano passado (convém, por isso, que haja agora maior investimento também
em estudo — e escrita pode ser mais revista).
Miguel B. || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Já foi mais assíduo (embora ainda não perfeitamente). || O
QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não voltar a faltar. Passar a fazer sempre as
tarefas pedidas para casa (recuperar desde já a mais importante do 2.º período
— análise de canção/Memorial). Ler Memorial do Convento. Tem de progredir em gramática (há que estudar
alguma coisa). (Dadas as dificuldades que tem em certos conteúdos — gramática e
outros que implicam estudo —, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho
feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Paulo || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Como já dissera, este ano tem sido bastante cumpridor das
tarefas pedidas para casa. Em aula, como sempre, teve boa atitude de trabalho.
Saliento a leitura em voz alta. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Se ainda
não o fez, terminar leitura de Memorial
do Convento. E há também que recuperar em gramática.
Rebeca || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Boa atitude de trabalho em aula. Cumprimento de quase
todas as tarefas pedidas para casa (saliento o resultado em leitura em voz
alta).|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Recuperar em gramática. Evitar faltar
a aulas ou falhar tarefas pedidas para casa. (Dadas as dificuldades que tem em
certos conteúdos — gramática e outros que implicam estudo —, deve aproveitar as
sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13
horas.)
Ariana || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Houve agora menos faltas a aulas e atitude em aula mais
próxima do desejável (embora com uma ou outra falhas). Gostei da última leitura
em voz alta que fez. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Voltar a fazer sempre
as tarefas pedidas para casa (neste 2.º período, ao contrário do que era
costume, falhou algumas). Progredir em gramática. Terminar leitura de Memorial do Convento. (Dadas as
dificuldades que tem em certos conteúdos — gramática, por exemplo —, deve
aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e
cerca das 13 horas.)
Sara || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Cumprimento de todas as tarefas. Atitude de trabalho em
aula. Leituras em voz alta. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — É preciso fazer
algum esforço de recuperação em gramática. Não deixar de rever o que escreva (e
atentar nas minhas emendas nas redações). Terminar leitura de Memorial do Convento.
Sebastião || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Escrita. Evolução em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA
MELHORAR — Consolidar evolução em gramática. Pontualidade também é melhorável.
Tomás || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Cumpriu quase todas as tarefas pedidas para casa.
Especialmente bem, a leitura em voz alta. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR —
Não faltar às aulas (a avaliação, em Português, é contínua — não se pode ter
nota positiva se se falta constantemente e, por isso, se falham tantas
tarefas). Se passar a ser assíduo, decerto vai retomar o tipo de classificações
que costumava ter. Tem também de recuperar em gramática. Terminar leitura de Memorial do Convento. (Até por ter faltado
tanto às aulas correntes, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho
feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Melissa || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Leitura em voz alta. Atitude de trabalho em aula.
Cumprimento de quase todas as tarefas pedidas para casa. || O QUE PODE FAZER
PARA MELHORAR — Evitar faltar. Recuperar a tarefa mais importante do 2.º
período — análise de canção/Memorial
— que acabou por não fazer. Terminar leitura de Memorial do Convento. Tentar estudar gramática (houve neste domínio
descida clara, creio que relacionada também com o facto de não ter acompanhado
as aulas durante algum tempo).
Nathalia || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Ter cumprido todas (ou quase todas) as tarefas pedidas
para casa. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Evitar faltar. Estudar gramática
(tem de haver algum trabalho, já que resultados têm sido demasiado fracos) .
(Dado não estar a par das matérias de 10.º e 11.º ano, deve aproveitar as
sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13
horas.)
Mateus || ASPETO
POSITIVO A REALÇAR — Capacidades (as suas redações, por exemplo, mostram que
pode chegar a um nível interessante, se houver regularidade no trabalho). || O
QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Em aula, ser mais rápido a focar-se nas tarefas
(pôr de lado telemóvel; procurar interpretar sozinho as folhas de trabalho).
Passar a fazer sempre as tarefas pedidas para casa (recuperar desde já a mais
importante do 2.º período — análise de canção/Memorial). Ler mesmo Memorial
do Convento. Progredir em gramática, através também de algum estudo em
casa. (Deve ainda aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às
quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.) A descida tão acentuada do
Mateus deveu-se a não ter agora feito a maioria das tarefas pedidas para casa,
ter tido resultados muito fracos em gramática, não ter preparado leitura em voz
alta. Corrigidos — ou mitigados — estes aspetos negativos, a sua classificação
final decerto subirá de novo.
<< Home