Saturday, August 27, 2016

Recitações de poemas de Mensagem



Cada aluno preparará a recitação dos poemas assinalados na tabela a seguir. Deve entender-se por «recitação» declamação por memória, com certa expressividade — não caiam no erro de dizer o texto à pressa, como se tivessem medo de dele se esquecerem.
Os poemas estão na ordem por que aparecem em Mensagem. O asterisco significa que estão no manual; o negro, que o poema, por ser pequeno, será recitado juntamente com outro e por isso não traz nome de recitador ao lado. Descartei «D. Pedro, Regente de Portugal», um dos poemas pequenos, e alguns dos textos lidos, ou a ler, em aula. Os alunos entre parênteses, que são assistentes, estão dispensados da tarefa, a não ser que a queiram realizar, é claro.
As recitações serão feitas, sem que haja outros avisos até lá, em aulas das penúltima e última semana (talvez entre 25 de maio e 2 de junho). A versão dos textos que devem usar é a da edição no blogue, com comentários à esquerda (aqui). Notem que alguns textos («O Mostrengo»; «Fernão de Magalhães»; «A última nau»; «O Quinto Império»; «Noite») estão em duas folhas.