Friday, August 26, 2016

Informações / Recomendações sobre o 12.º 8.ª, no início de novembro de 2016



Estas informações/recomendações respeitam à primeira parte do 1.º período (até à aula de 4 de novembro). Ainda não testámos nem a gramática nem a expressão oral. Portanto, tenho em conta apenas as duas outras «competências» (compreensão de textos e escrita) e os aspetos de atitude.
Nas linhas a seguir, aconselharei muitas vezes que não se deixem de fazer as redações que vá pedindo (e se atente depois nas correções), que é o melhor que se pode fazer para treinar a escrita. Como ainda não testei a gramática, nada recomendarei nesse domínio, mas adivinho que muitos não estarão a rever os capítulos que tenho pedido que leiam. Também é importante que cumpram depois, dentro do prazo, o trabalho que venha a ser indicado no domínio da expressão oral. Mais tarde, será também preciso lerem as obras do programa (Memorial do convento, Felizmente há luar!).

Afonso Puga
Parece ir passar a ser regular na realização das redações pedidas para casa. Se assim for, muito bem. É o que tem falhado em anos anteriores.
De resto, sem problemas.

Xana
Neste momento, teria nota negativa.
Tem falhado a maioria das redações pedidas. Aspeto positivo: tem estado bem nos questionários de compreensão.
Conselho: corrigir o aspeto que menciono em cima. Não pode falhar mais nenhum trabalho.

Catarina S.
Já teve muitas falhas a aulas (sete tempos).
Mais de metade das redações pedidas para casa não foram feitas. (Os resultados em questionários de compreensão de textos também foram sobre o fraco.)
Teria negativa, se o período acabasse agora.
Conselho: ir fazendo regularmente as redações que eu peça (e os outros trabalhos); evitar faltar às aulas.

Ana Filipa
Sem problemas. (Nível na compreensão de textos é inferior ao da redação.)
Conselho: continuar assim, atentando sempre no que eu vá emendando.

Ana
Interessante a capacidade de redação e a realização das tarefas em aula. Questionários de compreensão um pouco mais fracos.
Conselho: continuar o bom trabalho que tem feito.

Bárbara
Tem falhado demasiadas redações pedidas para casa.
Neste momento, baixaria bastante a nota que tem do ano passado.
Conselho: não deve deixar de fazer nenhum tepecê.

Carolina
Melhor a compreensão de textos do que a escrita, que ainda precisa ser aperfeiçoada. De qualquer modo, tem feito as tarefas, pelo que é natural que vá melhorando as redações.
Conselhos: evitar faltar e, em aula, não conversar quando exponho.

Kiki
Tem feito bom trabalho.
Redações ainda podem melhorar. A forma costuma estar bem. Por vezes, não responde completamente ao que é pedido (estilo breve é vantajoso, mas há que tentar tratar de todos os assuntos no enunciado).
Conselho: continuar assim.

Catarina A.
Tem tido boas classificações nas tarefas (de compreensão e de escrita). Como já se sabia, escreve bem.
Tem realizado as redações pedidas para casa, embora algumas com ligeiro atraso (por exemplo, ainda não recebi as últimas).
Conselho: continuar a boa evolução que se tem verificado este ano.

Cláudia
Este ano já tem entregado quase todas as tarefas pedidas. Ainda vai melhorar mas já está num nível superior ao do ano passado.
Conselho: continuar a não faltar. Evitar conversar quando exponho para todos.

Elly
Resultados interessantes na compreensão de textos.
Problemas que havia com a pontualidade já estará resolvido.
Na escrita, há cuidado, rigor, pelo que ainda vai melhorar.
Conselho: evitar certos atrasos na entrega dos trabalhos (não tenho ainda alguns dos mais recentes).

Pipa
Teria decerto nota fraca se o período acabasse agora.
Muito bem no trabalho em aula. Não fez porém nenhum dos trabalhos pedidos para casa (que são em maior número do que os feitos em aula).
Conselho: passar a fazer as tarefas pedidas para casa.

Filipe
Parece este ano mais apostado em ir cumprindo as tarefas pedidas. Já houve atrasos mas também já procurou recuperar o que não fizera.
Conselho: passar agora a trabalhar regularmente, no dia a dia.

Jonnes
Sem problemas.
Conselho: continuar assim.

João
Se o período terminasse agora, baixaria bastante relativamente ao ano anterior, sobretudo porque tem faltado a muitas aulas (e, por isso, não tem realizado tarefas e acompanhado os trabalhos).
Tem entregado boa parte das tarefas pedidas para casa (por vezes, com atraso). Mas é preciso passar a fazer mesmo todas.
Conselho: não faltar; ser pontual.

Sem problemas.
Conselho: continuar assim.

Kristina
Teve algumas faltas a aulas (seis tempos), que sucederam numa fase inicial sobretudo.
Tem cumprido as tarefas mas, por vezes, com atraso.
Conselho: evitar, a partir de agora, as falhas, as desarrumações, a que aludi em cima.

Madalena F.
Sem problemas.
Conselho: continuar assim.

Madalena S.
Tem-se mostrado eficiente em aula (talvez até com mais desenvoltura do que o ano passado). Também quanto a redações em casa tem cumprido praticamente sempre.
Conselho: continuar assim. (Em compreensão de textos houve um questionário com resultado fracote.)

Marco
Resultados interessantes nos questionários de compreensão de textos.
Ao contrário, na escrita em aula, mostra não ter evoluído, mesmo se os resultados são positivos. Como não tem feito as redações pedidas para casa (fez só uma), a classificação que teria se o período acabasse agora não seria nada famosa.
Conselho: passar a fazer as tarefas.

Vitória
Embora nem sempre com classificações como as que já teve em anos anteriores, tem feito quase todas as tarefas (as duas ou três mais recentes é que estão em falta).
Conselho: nada de faltar a aulas; quanto à escrita, se continuar a fazer sempre o que é pedido e a atentar nas emendas que lanço, ainda irá melhorar.

Matilde
Não começou bem (desconcentrações, falta de pontualidade, problemas com telemóvel), mas admito que já mostra agora outro espírito.
Na compreensão de textos teve resultados relativamente fracos.
Tem feito, em geral, as redações pedidas para casa. A sua escrita, neste estilo mais formal que se pretende, ainda está a evoluir. É preciso reler, rever, demorar-se. Se o for fazendo, essa melhoria vai começar a notar-se.

Miguel
Bons resultados nos questionários de compreensão.
Em geral, também bons escritos.
Na aula, bem também.
Conselho: continuar assim.

Sara
Uma única crítica: aqui e ali, alguma conversa (mesmo se menos do que em outros anos).
Resultados interessantes na compreensão.
Na escrita, vai-se adaptando bem a este estilo mais formal.
Conselho: continuar assim.

Stefanie
Sem problemas.
Conselho: continuar assim.

Vasco G.
Bom trabalho em aula.
Na escrita, começou por fazer as redações pedidas para casa, mas não tem mantido essa boa intenção. (Falta precisamente o treino que esses trabalhos proporcionariam.)
Conselho: é imprescindível passar a fazer regularmente as tarefas pedidas para casa (sem isso, terá decerto nota fraca).

Vasco Af.
Alguns bons escritos. Aliás tem sido mais cumpridor das redações pedidas para casa do que em anos anteriores, ainda que sem regularidade completa.
Conselho: conseguir a tal regularidade completa de que falei em cima.