Friday, August 26, 2016

Informações / Recomendações sobre o 12.º 1.ª, no início de novembro de 2016



Estas informações/recomendações respeitam à primeira parte do 1.º período (até à aula de 4 de novembro). Ainda não testámos nem a gramática nem a expressão oral. Portanto, tenho em conta apenas as duas outras «competências» (compreensão de textos e escrita) e os aspetos de atitude.
Nas linhas a seguir, aconselharei muitas vezes que não se deixem de fazer as redações que vá pedindo (e se atente depois nas correções), que é o melhor que se pode fazer para treinar a escrita. Como ainda não testei a gramática, nada recomendarei nesse domínio, mas adivinho que muitos não estarão a rever os capítulos que tenho pedido que leiam. Também é importante que cumpram depois, dentro do prazo, o trabalho que venha a ser indicado no domínio da expressão oral. Mais tarde, será também preciso lerem as obras do programa (Memorial do convento, Felizmente há luar!).

Francisca
Nos questionários de compreensão de textos teve Suficiente +, o que, tendo em conta que não estaria habituada ao tipo de itens usados, mostra que tem boa capacidade de descodificação dos textos. Tenho-o confirmado informalmente, já que é bastante eficiente a resolver as fichas sobre textos.
Tem feito todas as tarefas de redação pedidas. Em escrita tem estado entre o Suficiente + e o Bom -. Ainda pode melhorar (noção de período, uso de vírgulas, algumas distracções na acentuação).
Boa atitude em aula.
Conselho: continuar assim.

Bea Sá
Fraquejou um tanto nos dois questionários, o que pode perfeitamente ser circunstancial.
Em escrita, tem tido, em média, Suficiente +, acreditando eu que ainda irá subir. Tem cumprido todas as tarefas pedidas.
Boa atitude em aula.
Nada a criticar.

Bea S.
Tem estado abaixo do nível que teve em anos anteriores e, sobretudo, do que me parece poderia atingir. Falhou algumas das redações pedidas como tepecê, o que baixa a sua nota.
Não tenho razões de queixa quanto a atitude em aula.
Conselho: passar a não deixar de fazer todas as redacções.

Bruno
Se o período terminasse agora, teria negativa (baixa).
Quase não tem feito as redações pedidas para casa. As redações que faz revelam uma escrita com erros que deveria ir advertindo (por isso o treino é tão necessário).
Já houve várias falhas de pontualidade. Por vezes, em aula, noto-lhe um estilo menos diligente do que aquele que já teve (certa demora a começar as tarefas, depois resolvidas também com precipitação).
Conselho: é importante ir fazendo todas as redações pedidas. O exame de Português é punitivo para quem não tem boa ortografia, pelo que convinha obter na frequência interna nota que lhe desse margem para o que aconteça em exame. Longe disso, até agora.

Carlota
Tem cumprido todas as tarefas pedidas para casa. Tem mostrado boa atitude em aula.
Tem estado, no que se refere à escrita, cerca do Suficiente, Suficiente +, mas decerto ainda melhorará.
Nada a criticar.

Carolina A.
Interessante o resultado nos dois questionários de compreensão (Bom -), já que nem sempre têm sido estes o seu ponto forte.
Na escrita vai tendo sobretudo Suficientes, mas tem feito sempre todas as tarefas pelo que ainda vai subir decerto.
Boa atitude em aula.
Nada a criticar.

Carolina D.
Se o período acabasse agora, baixaria bastante relativamente ao ano passado, já que não tem feito boa parte das tarefas pedidas para casa (e, assim sendo, a nota em escrita será fraca).
Em aula, boa atitude.
Conselho: não deixar por fazer nenhuma redação pedida.

Catarina F.
Interessantes as notas nos questionários de compreensão (Bom e Suf+). Boa atitude de trabalho em aula.
É pena que não tenha feito as últimas tarefas pedidas para casa. Como em anos anteriores, estas falhas de redações farão baixar a nota que poderia ter.
Conselho: corrigir ainda o aspeto que mencionei. (E evitar faltar.)

Catarina C.
Sem problemas.
Conselho: continuar assim.

Gonçalo
Neste momento, teria nota negativa.
Questionários de compreensão mostram dificuldades. Os escritos pedidos para casa até há pouco não estavam a ser feitos.
Recentemente, começou a entregar as redações pedidas. O meu conselho é que prossiga com essa nova disposição.

Inês
Na escrita talvez se vá notando já algum progresso (mas as mudanças na capacidade de redigir não são nunca rápidas, é claro).
Tem boa atitude em aula. Tem cumprido as tarefas pedidas.
Nada a criticar.

Isabela
Falhou parte das tarefas de escrita (como me pediu, aqui ficam quais: tepecês das aulas 8-9, 18-19, 23-24, 26-27, 28-29), o que faz que tivesse sempre nota bastante fraca se o período terminasse agora.
Teve notas razoáveis (Bom e Suf) na compreensão de textos.
Conselho: não deixar de entregar sempre as redações pedidas.

Joana
Não terá dificuldades na compreensão de textos, a avaliar pelas notas que teve nos primeiros questionários de compreensão (Suf e Bom +).
Em escrita também não tem dificuldades (só algumas ligeiras trocas nas regências), obtendo notas, sobretudo, de Suf + e Bom-. Tenderá a atingir o Bom decerto.
Boa atitude em aula.
Recentemente, tem falhado algumas redações pedidas para casa.
Conselho: remediar ainda o que lhe observei na frase anterior.

João R.
Neste momento teria nota fraca.
Não fez a maioria das redações pedidas para casa (que são tarefas como outras quaisquer, por isso contabilizáveis nas médias).
Houve falhas de assiduidade e de pontualidade.
Em termos de atitude em aula, não tenho críticas a fazer neste momento, mas, a certa altura, tive de separar os dois Joões por conversarem demasiado.
Conselho: há que investir mais no trabalho em casa.

Joãozão
Em ambos os questionários de compreensão de textos teve Bom-.
Na escrita, tem havido alguma oscilação (entre Insuf + e Bom-), além de que duas redações não foram entregues.
Tem havido problemas de pontualidade. Em aula, a certa altura tive de o separar do colega por haver demasiada desconcentração, mas costuma estar focado nas tarefas.
Conselho: é preciso investir mais.

Maria
Há alguma intermitência na realização das tarefas pedidas para casa. O meu conselho é que seja doravante absolutamente regular na entrega dos tepecês, não falhando nunca. Tem escrita fácil, interessante, mas pode, é claro, torná-la ainda mais proficiente (se for sempre trabalhando).
Boa atitude em aula.

Madalena
No início do ano houve demasiados problemas de desconcentração (e até, um pouco, de pontualidade). Creio que estarão corrigidos. Agora, a atitude em aula tem sido boa.
Conselho: ser pontual nas tarefas a entregar; a regularidade no treino da escrita é decisiva para que retome o seu nível neste domínio (que é superior ao Bom - ou Bom-/Suf+ que tem tido).

Marta
Talvez a aconselhasse a ser menos económica nas suas tarefas. Por vezes, haveria que tentar responder com mais extensão ou, pelo menos, com mais elaboração.
Tem feito todas as tarefas pedidas — com média de Suf/Bom- (o que me parece melhorável, se houver o tal maior investimento).
Nada a criticar.

Pedro
Resolveu bem os questionários de compreensão (Bom e Bom+), o que mostra ser a leitura uma área em que tem facilidade.
Também tem melhorado, paulatinamente, na redação (que atualmente andará pelo Bom -).
Tem feito todas as tarefas.
Boa atitude em aula.

R. Leal
Interessantes as notas na compreensão textos testada formalmente (Suf+ e Bom), que confirmam ter facilidade a perceber os textos.
A redação merecia que houvesse mais demora, mais revisão (e mais atenção também às emendas que lhe vou fazendo). E já falhou algumas das tarefas pedidas para casa.
Em aula, notei alguns momentos de demasiada demora a entrar nas tarefas.
Conselho: demorar-se mais nos seus textos; fazê-los sempre.

Tiago
Como se vê por algumas das redações, poderia ter um nível nos escritos sempre na faixa do Bom, quando, na verdade, acaba por ter na escrita uma média de cerca de Suf (+).
Recentemente, deixou de haver problemas de desconcentração em aula, como acontecia na carteira em que esteve no início.
Conselho: não falhar as redações pedidas (três das últimas não foram entregues).

Adiana
Tem boa atitude de trabalho.
Parece-me que não terá problemas na compreensão de textos. Teve questionário Suficiente - e é aluna inteligente.
Na escrita, que é criativa, notam-se alguns erros compreensíveis por questões de variação linguística (uso dos clíticos, ortografia da contração «à», uso dos tempos dos verbos).
Conselho: não deixe de ir entregando sempre as redações pedidas.

Jacemila
Ainda chegou há pouco tempo (não pude ver ainda textos seus). Tem boa atitude em aula. Conselho: ponha-me as dúvidas todas de que precise esclarecimento (é natural que haja ajuda a dar nesta fase inicial).